Audi Cupês Europa Lançamentos SUVs

Audi Q3 Sportback chega para peitar BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé

Audi Q3 Sportback chega para peitar BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé

O Audi Q3 Sportback finalmente surgiu e agora a marca de luxo alemã tem um produto para peitar os BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé. Visualmente mais agressivo que o Q3 padrão, o SUV aposta num estilo mais próximo de um cupê para fazer a diferença e conquistar consumidores mais jovens.


A frente tem faróis chanfrados e com luzes diurnas triplas de LED, tendo ainda projetores full LED principais. A grade projeta-se com molduras em preto brilhante e elementos estéticos internos que saem um pouco do padrão da Audi, mas atraem os olhos. Molduras laterais imitam entradas de ar nas versões comuns.

Audi Q3 Sportback chega para peitar BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé

Vincos ressaltados sobre os dois eixos, marcam o visual do Audi Q3 Sportback, que tem uma curvatura suave descendo para a traseira. Esta incorpora colunas C mais inclinadas e tampa do bagageiro ampla, tendo lanternas em LEDD que reproduzem formas e estilo dos faróis. O para-choque engloba difusor de ar e molduras laterais que imitam grades.


As rodas de liga leve são bem agressivas e o interior conta com painel similar ao do Q3 padrão, sendo um conjunto em dois níveis com cluster digital de 10,25 polegadas (12,3 polegadas é opcional) e multimídia com tela bem ampla de 10,1 polegadas. O volante esportivo de fundo chato dá o tom da proposta do Audi Q3 Sportback.

Audi Q3 Sportback chega para peitar BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé

O banco traseiro pode deslizar 130 mm para ampliar o espaço para pernas ou bagagem, que no caso tem 530 litros no mínimo no porta-malas, podendo ser ampliado para 1.400 litros. A tampa pode ter abertura e fechamento elétricos por movimento de pé.

Audi Q3 Sportback chega para peitar BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé

Os bancos em tecido ou couro pode ter dois tons e há pelo menos 30 combinações de cores para a pintura externa. Na motorização, o Audi Q3 Sportback chega ao mercado europeu nas versões 35 TDI com 2.0 TDI de 150 cavalos e 34,5 kgfm.

Na 45 TFSI, o SUV tem motor 2.0 TFSI de 230 cavalos e 35,7 kgfm. Em ambos, o câmbio é S tronic de sete marchas e há opção Quattro. O último vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem máxima de 233 km/h.

Audi Q3 Sportback 2020 – Galeria de fotos

 

Audi Q3 Sportback chega para peitar BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé
Nota média 3.4 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • fschulz84

    Eu confesso que não sou nem um pouco adepto a crossovers (continuo me recusando a chamá-los de SUVs).

    Porém, essa crise de identidade de crossovers-coupé me desagrada ainda mais…

  • Natán Barreto

    Cada vez esses carros estão mais estranhos

    • what_the_hell??

      Esse daí ficou feio mesmo! Parece um remendo!

  • F30FLORIPA

    Achei lindo.
    Não entendo pq a Audi do Brasil está demorando tanto para trazer essa nova geração do Q3 para o Brasil.

    • Rafaelprado

      deve ter um estoque enorme de Q3 okm sobrando pelo mundo ainda..

      • Gran RS 78

        Pelo mundo não, pois o Novo Q3 já foi lançado lá fora, menos no Brasil.

    • Gran RS 78

      Eu tbm não entendo o porque da demora, sem contar o Q2, que iria vender muito por aqui.

    • Rodrigo

      Se não me engano o Q3 vendido no Brasil é montado aqui. Enquanto não decidirem se importarão ou fabricarão aqui vai levar um tempo. Eu tenho o palpite que vão interromper a fabricação nacional e importar assim que sair o tal acordo Mercosul e UE.

  • Licergico

    o painel é bem feinho …

    • th!nk.t4nk

      Por fotos é meio estranho de fato, mas pessoalmente achei animal esse painel, bem “cockpit”!

    • Peter Bishop

      é o do Polo, levemente mexido com acabamento decente

    • Jeanphil

      Achei parecido como painel do Jetta…

  • rodrigosr

    Acho que pra peitar GLC e X4 seria um Q5 Sportback. O Q3 concorreria com X1/X2 e GLA/GLB

    • CanalhaRS

      Você está esquecendo que a Audi tem o Q2, para peitar o X1 e o GLA.

      • Luiz Felipe S. Silva

        Mas o Q2 é bem mais compacto que o X1, com 10cm menos de entre-eixos, atuando num segmento abaixo.
        O Q3 concorre com X1 e GLA.

        • CanalhaRS

          Verdade, Luiz. As medidas são bem diferentes, nem havia me tocado disso.
          Valeu.

      • Vinícius Sza

        Q2 ? Ele é do tamanho do T Cross

      • th!nk.t4nk

        O Q2 é minúsculo. Ele nao concorre com nenhum outro premium: é produto único no mercado. Já X1 e X2 concorrem com Q3 e Q3 Sportback, respectivamente. Quanto a GLA e GLB, são produtos que ficam entre categorias, como é de praxe na Mercedes (eles têm sempre um posicionamento levemente diferente de seus modelos no mercado).

    • MonHoe

      Acho que esse seja pra peitar o X2

  • 4lex5andro

    Esse interior e esse painel… melhor parte do carro, já por fora parece mais do mesmo (SUV e crossovers, everytime).

  • FFSB

    O novo A3 (hatch de verdade) poderia seguir essa linha mais esportiva, com queda acentuada do teto a partir da coluna B. Para não parecer mais do mesmo…

  • Éder Sibilin

    A Audi evoluiu muito em design nos últimos tempos.. esse SUV está bem lindo, me acha atenção a frente.. não gostei tanto da traseira.. mas dentre os concorrentes, sou mais a MB

  • Alexandre

    Finalmente a Audi acordou para os SUV coupe

  • oloko

    Não seria concorrente de X2 e de uma possível GLA coupé sei lá, porque o Q3 é de um nivel abaixo de X3 e GLC, o concorrente da audi nesse caso seria o Q5 não? Se for isso mesmo não sei o que a audi ta pensando.

    • Alexandre

      Sim, esse é concorrente do X2. Matéria totalmente errada. GLA nem tanto, esse Q3 está acima. Mas X4 jamais.

    • th!nk.t4nk

      Perfeito. Ele bate exatamente de frente com o X2. E vou te dizer que entre os dois achei esse Audi mais interessante.

  • Rodolfo Deo

    Incluí essa na minha lista de fastbacksuvs lindos, agora são 3.

  • CanalhaRS

    Não é meu tipo de veículo mas, entre os três, me parece ser o que ficou mais acertado.

  • Vinícius Sza

    Pq se chama 45 TFSI se nem os cavalos e o torque se aproximam disso ? Olha o procon

    • th!nk.t4nk

      Nao tem a ver com o torque, mas com o posicionamento (desempenho) no lineup. Eles pegaram uma referência e encaixaram os demais modelos nesses números (caso contrário teriam dezenas de variaçoes numéricas e ficaria confuso).

    • Sobrinho

      A montadora passou a usar dois dígitos a fim de especificar a potência. Tal é definida em kW, unidade padrão usada pela fabricante. Esse “30” foi uma escolha aleatória, e significa o primeiro degrau de uma escala, que vai de 5 em 5. A potência em kilowatts também é pouco utilizada no Brasil, e equivale a 1,35 cv. A razão que norteou a mudança na Audi é a mesma da Volkswagen: a cilindrada é cada vez menos importante, à medida que sistemas alternativos de propulsão ganham espaço. Foi a forma que a Audi encontrou de tornar mais natural a relação entre o nome do carro e sua potência — uma vez que a designação do deslocamento podia passar a impressão de que o carro não fosse tão potente quanto de fato é — vide os modelos 1.4 de 180 cv da marca.

      30 – de 110 a 130 cv (81 a 91 kW)
      35 – de 150 a 163 cv (110 a 120 kW)
      40 – de 170 a 204 cv (125 a 150 kW)
      45 – de 230 a 250 cv (169 a 185 kW)
      50 – de 285 a 312 cv (210 a 230 kW)
      55 – de 332 a 373 cv (245 a 275 kW)
      60 – de 435 a 460 cv (320 a 340 kW)
      70 – acima de 544 cv (400 kW)

  • Gran RS 78

    Ficou muito show esse Q3 sportback, mas ele não concorre com o X4, e sim com o X2.

  • Roger

    Estão “cupezeando” os SUVs… Não gosto. Mas, pelo menos, os “SUVs-Coupés” da Audi têm desenho muito melhor que os da Mercedes e BMW (esses sim, apavorantes).

  • Peter Bishop

    Painel do Polo com acabamento decente

  • Rafael Ramos Vagnes

    Ele virá concorrer com GLA, X2, Evoque… Ele não tem nem porte, nem equipamentos, nem powertrain, nem refinamento para concorrer com X4 e GLC Coupé. Está nitidamente na categoria de baixo. Assim como Q3 concorre diretamente com Z1, XC40, GLB… Agora o Q5 sim concorre com X3 e GLC. Se um dia tivermos um Q5 Sportback ou um Q6, aí sim estamos falando de concorrente para X4 e GLC Coupé.

  • Miguel

    O design, pra mim, dá de 10 a 0 nos Mercedes e BMW. Muuuito mais bem resolvido o caimento na traseira, ficou bem harmônico e estiloso. Os outros nunca chamaram a minha atenção, coisas desnecessárias.

  • G. de F.

    Abusaram na dose do fermento ou do whey, não???

  • Eduardo T. Küll

    Não faz muito tempo, por sinal um pouco antes do fim da produção do Q3 aqui, foram divulgados comunicados sobre um dito reposicionamento da marca, apareceram filmetes (lembram daquele da mulher em trabalho de parto em um A4|?), etc., mas de que adianta “reposicionar” a marca, se não tem produto? No salão, mostraram o A6, o A7 e o A8. PERGUNTO: Qual deles já está à venda. A resposta é NENHUM! Q3 saiu de cena, mas sobre o novo, apenas é dito que vai vir e da Espanha, sem esclarecer quando, lembrando que o modelo foi mostrado ANO PASSADO, ou seja, uns 10 meses atrás, com vendas logo em seguida na Europa. Volta e meia falam que o A4 vai ser nacionalizado. Este, convenhamos, vende pouco e vai continuar assim, uma vez que concorrentes se renovaram e ele nem ao menos tem data para chegar aqui em versão com facelift. Pessoalmente, acho que seria MUITÍSSIMO MAIS LÓGICO, que se for para nacionalizar algo, seria mais interessante o Q3. POR QUE?
    A) É de um segmento que está bombando, portanto, poderia dar mais escala a uma eventual produção no Paraná;
    B) Usa a plataforma MQB, a mesma do Golf, que é/era montado aqui e de onde derivou a MQB-A0 de Polo & cia., portanto, deve ser muitíssimo fácil usar a planta paranaense para fazê-lo com bem poucas adaptações. Fora que, por exemplo, painel digital já está sendo nacionalizado para a família Polo, então, seria mais um item passivel de ser produzido para o Audi, aumentando a nacionalização, de cara;
    C) Q5 vem do México, Q2 parece não ter chance por aqui, A4, como disse, já está devendo a atualização e ainda por cima já passou do meio de sua vida útil, sendo que a próxima geração vai usar outra plataforma, então, gastar para nacionalizá-lo, quando já se encaminha para o fim, parece jogar dinheiro fora. Então, se a marca ainda pretende produzir algo aqui, me parece que o candidato mais viável e próximo, é o Q3.
    De mais a mais, já se anunciou nos EUA que o motor 1.5 vai ser lançado por lá em VW, ou seja, o contrato de exportação dos atuais 1.4 TSi não deve ter vida longa, então, o Q3 ainda poderia servir de porta de entrada para este motor aqui, já visando nacionalização E EXPORTAÇÃO.
    Infelizmente, muitas vezes o que parece mais lógico não é o que as montadoras fazem, então veremos.

  • Marcus Vinicius

    É mais fácil nacionalizar o SUV Q2 do que esse aí

  • Eskarmory .

    Pessoal criticando bastante, inclusive concordo sobre a estranheza dos crossovers-coupe. Mas gente, este carro ficou belo.
    Alguns detalhes proporcionaram uma harmonia desconhecida neste tipo de carroceria, por exemplo os ”músculos” logo acima das rodas e o principal, as linhas do teto ligeiramente mais horizontais fizeram toda a diferença. A inclinação do vidro traseira na medida. Curti bastante!

  • Paulo Araujo

    Esse carro competir com a X4 e a MB GLC deve ser piada.

  • Celios Rangel

    Se querem colocar pra concorrer com X4 então não esperem esse Q3 por menos de 340mil

    • Bruno Silva

      Não faz sentido. O Q5 tá partindo de 199mil, esse aí tem que partir de no máximo 190mil, e ele concorre com o X2 da BMW.

  • Diego Nascimento

    Bizarro!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email