Audi Q4 E-Tron avisa que você não comprou a função

audi q4 etron not

É frustrante você apertar um botão no interior do carro e não ativar a função destinada.


Em alguns carros, um botão em específico privilegia quem tem apenas um tipo de dispositivo móvel ou está simplesmente disfarçado de acabamento, quando na verdade oculta uma função não paga…

Os casos citados estão no Brasil e se você já se perguntou em quais marcas, lembre-se da Peugeot e Citroën. Contudo, o caso aqui envolve a Audi, mas (ainda) não no Brasil.

Com a eletrificação, veio a digitalização dos comandos e hoje as multimídias controlam tudo, porém, alguns fabricantes, notadamente alemães de luxo, adoram botões.

Mesmo no Audi Q4 E-Tron, existem vários comandos físicos e um deles chamou atenção de seu proprietário na Dinamarca.

audi q4 etron 2

Ainda que os comandos físicos estejam lá, nem todos funcionam se você não se esforçar financeiramente.

Isso nos lembra que marcas como a Citroën, ativavam funções do carro que estavam ocultas, bastando o pagamento adicional na concessionária e pronto.

Hoje em dia, porém, a atualização remota (OTA) quer ocupar o lugar do mecânico e do notebook, com aquele programa que muda anualmente…

No Q4 e-tron, ainda que o OTA não esteja funcional na questão, o dono decidiu apertar o botão “Sync” do ar-condicionado.

Ele sabia que não havia se esforçado em pagar mais pelo ar-condicionado tri-zone, cuja adição equivale a US$ 758.

audi q4 etron 5

Mesmo assim, decidiu apertar o botão, como alguém com Android faria num Peugeot com um misterioso botão na haste do pisca.

Então, eis que algo aconteceu e não foi a ativação da função. Ele possivelmente esperava que nada acontecesse, mas então veio a mensagem abaixo:

“The function has not been purchased”. Não é preciso traduzir o aviso da Audi de que ele não comprou a função e, assim, claramente não tem direito de usar.

O dono reconhece que não pagou por isso, mas não esperava que a Audi o lembrasse disso. Não sabemos como ele se sente realmente, mas muita gente não gostaria de ser lembrado.

Quem sabe lá na frente, a Audi atualize o Q4 e-tron citado e o tri-zone funcione de fato ou o dono possa comprar a partir do carro, outra função inativa em seu crossover elétrico.

[Fonte: The Drive]

Agradecimentos ao Randolph

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.