Audi Q4 e-tron é flagrado em testes nas Minas Gerais

audi q4 etron flagra 1

O Audi Q4 e-tron se aproxima do Brasil. Flagrado em testes na Avenida Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. Escoltado por um Volkswagen ID.4, o SUV elétrico da marca de luxo estava camuflado.


Visto pelo leitor Enderson Rocha, o Audi Q4 e-tron deverá chegar ao mercado nacional até o final de 2022 e será um rival direto do Volvo XC40 elétrico, que atua na faixa entre R$ 300 mil e R$ 400 mil.

Assim como o Novo Q3, que acabou de chegar ao país, o Audi Q4 e-tron tem variantes SUV e Sportback, sendo o primeiro visto no flagrante acima.

audi q4 etron flagra 2

Produzido em Zwickau, na Alemanha, o Audi Q4 e-tron difere do Audi e-tron por usar a plataforma modular MEB, a mesma do ID.4 que o acompanhava na foto acima.

Com 4,588 m de comprimento, 1,865 m de largura, 1,632 m de altura e 2,764 m de entre-eixos, o Audi Q4 e-tron não muda nem mesmo o espaço na base da MEB, a mesma do ID.3, por exemplo.

Pelo porte, ele é maior que o XC40, que tem 4,42 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, o Audi Q4 e-tron tem opção de tração traseira ou nas quatro rodas.

audi q4 etron 2

No primeiro caso, a tração é feita por um motor elétrico de 203 cavalos e 31,5 kgfm, enquanto a versão quattro tem 304 cavalos, porém, existem mais opções.

O Q4 e-tron começa com um motor traseiro de 170 cavalos na versão 35 e-tron, indo de 0 a 100 km/h em 9 segundos e com autonomia de 341 km no ciclo WLTP no SUV e 349 km no Sportback.

audi q4 etron 3

Na versão de 203 cavalos, a autonomia é de 520 km com baterias de 77 kWh. Já a versão AWD tem uma opção de 261 cavalos, chamada 45 e-tron, que tem autonomia de 490 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

Por fim, a versão de 304 cavalos tem alcance de 485 km e aceleração até 100 km/h em 6,2 segundos. Provavelmente somente as versões 40 e-tron e 50 e-tron serão vendidas aqui, mas dificilmente a Audi cobrirá os preços da Volvo.

Agradecimentos ao Enderson.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.