Audi Carros Conceito Crossovers Elétricos Europa Salões do Automóvel

Audi Q4 e-tron tem primeiros esboços antes do conceito de Genebra

Audi Q4 e-tron tem primeiros esboços antes do conceito de Genebra

A Audi revelou os primeiros esboços do Q4 e-tron. O nome pode causar surpresa não por ter pertencido à Alfa Romeo, mas no caso da marca alemã, devido ao produto que irá identificar no mercado, um SUV com estilo cupê e tamanho entre o atual Q3 (novo) e o Q5. Ele será o equivalente da fabricante de Ingolstadt para o BMW X4 ou Mercedes-Benz GLC Coupé.


Entretanto, ele terá um diferencial importante, a propulsão elétrica. Visto em forma de conceito, ainda não se sabe se este Audi Q4 e-tron terá versões híbridas plug-in ou alguma alternativa. O lançamento ocorrerá entre o fim de 2020 e o começo de 2021. A plataforma também é um mistério, sendo a MEB considera, embora cogita-se também o uso de motores elétricos utilizados no e-tron SUV.

Audi Q4 e-tron tem primeiros esboços antes do conceito de Genebra

No entanto, mesmo se estes forem empregados, o Audi Q4 e-tron terá números menores, mas mantendo dois propulsores elétricos, um em cada eixo. Visualmente, o crossover chama atenção pelo aspecto agressivo, com faróis bem afilados e com setas em LED, algo recente em produtos da Audi. Grandes entradas de ar laterais dão uma impressão bem mais radical, assim como a enorme grade.


Os vincos elevados sobre os eixos também deverão marcar o estilo mais individualista do Audi Q4 e-tron, que terá ainda saias de rodas abauladas. As colunas C com vigias estreitas também são destacadas no desenho. Com essas linhas musculosas nas laterais, a aparência do futuro SUV elétrico deve ir de encontro aos consumidores mais jovens.

Audi Q4 e-tron tem primeiros esboços antes do conceito de Genebra

Por dentro, o ambiente tem um painel volumoso, com grandes vincos em azul e cluster digital isolado em corpo separado, tendo um projetor de HUD vistoso. A multimídia ficará numa base elevada dentro do conjunto superior, enquanto uma base proeminente terá os comandos de condução, com o display do ar condicionado mais acima.

Mas então, se ele será elétrico, porque motivos teria paddle shifts no volante? Boa pergunta. Pode ser que terá mesmo uma versão hibridizada de alta performance.

Audi Q4 e-tron tem primeiros esboços antes do conceito de Genebra
Nota média 5 de 2 votos

  • th!nk.t4nk

    Os paddle-shifts são pra aumentar ou diminuir o efeito de regeneração de energia nas frenagens. Nos demais e-trons também é assim. Colocando no setting máximo, praticamente não precisa usar o pedal de freio (só na estrada). Já no setting mínimo se comporta como um carro à combustão, ele não freia quase quando se tira o pé do acelerador. Como e-pedal “full” é meio irritante, o motorista pode ir ajustando a regeneração de acordo com suas necessidades (se estiver com pouca bateria, dá uns tapinhas a mais no paddle-shift).

    • Vinícius Sza

      Interessante de mais essa tecnologia, uma boa alternativa para aumentar a autonomia dos elétricos

  • Piston head

    Os elétricos estão abandonando o visual careta, no caso da Audi estão ficando até mais interessantes que os modelos à combustão.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email