Audi Q5 híbrido plug-in é flagrado no Brasil

audi q5 hybrid 1 2

Um exemplar do Audi Q5 e-Hybrid foi flagrado pelo colaborador do NA, Filipe Augustus, que observou o carro num estacionamento de supermercado e numa vaga para carros elétricos e híbridos.


O modelo é uma das novidades que a Audi guarda para o mercado brasileiro em 2022, assim como o Q3 híbrido. Plug-in, o Q5 e-Hybrid é um produto já comercializado nos EUA e Europa, mas logo estará aqui.

Com autonomia de 62 km no modo elétrico, tendo motor 2.0 TFSI de 252 cavalos e 37,7 kgfm, sendo este menos potente que o 2.0 TFSI das versões oferecidas atualmente, que entregam 265 cavalos.

Além do propulsor, que trabalha com uma caixa automatizada de dupla embreagem S tronic de sete marchas, o Audi Q5 e-Hybrid tem ainda um motor elétrico de 143 cavalos.

Combinadamente, ele entrega 362 cavalos e 50,8 kgfm, suficientes para que o Audi Q5 e-Hybrid vá de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

Com consumo médio de até 50 km/l, o Q5 híbrido é equipado com bateria de lítio de 14,1 kWh e pode ter a carga completada em apenas 2,4 h numa tomada de 240V.

audi q5 hybrid 2 1

Por fora, o visual visto é o padrão atual, já com atualização de meia vida e com plugue de recarga no lado esquerdo do carro, na parte de trás, assim como no Volvo XC40 Recharge Pure Electric.

No interior, o Audi Q5 e-Hybrid tem multimídia MMI Plus com gerenciamento de energia do veículo, tela de 10,1 polegadas e CarPlay sem fio, porém, o Android Auto requer cabo USB para projeção.

O cluster digital Active Info Display de 12,3 polegadas também modificado para gestão de desempenho e energia do híbrido plug-in.

A proposta PHEV visa reduzir o impacto nas contas da montadora em cenários como o europeu, porém, também surge como bandeira verde em locais como os EUA e logo mais no Brasil.

Nos dois últimos, o mercado americano é onde a Audi precisa mesmo mostrar sua cara ecológica, não só depois do Dieselgate, mas pelo avanço da eletrificação nos EUA.

Agradecimentos ao Filipe.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.