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Audi Q8: Impressões ao dirigir

Audi Q8: Impressões ao dirigir

O Audi Q8 chega ao Brasil para ser o mais completo e sofisticado SUV da marca de luxo alemã, que logo de cara traz preços promocionais de R$ 471.990 e R$ 503.990, respectivamente para as versões Performance e Performance Black.


O novo SUV da Audi tem preços sugeridos de R$ 494.990 e R$ 531.990 para as mesmas versões, só que serão praticados mais adiante, após o fim do período promocional limitado que a marca impôs no mercado nacional.

Com design bem expressivo e porte musculoso, o Audi Q8 é o SUV que veio para ser o verdadeiro topo de linha da marca, tomando o lugar do irmão maior, o Audi Q7.

Audi Q8: Impressões ao dirigir


Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil, diz: “O Q8 chega para ser o topo de linha da família Q. É um veículo que traz o que há de mais novo em tecnologia, inovação, segurança e que representa uma nova era de design marca. O Q8 é a prova de que a Audi possui a gama de SUVs mais completa, tecnológica e moderna do mundo”.

O estilo inspirado num cupê reforça essa proposta de ser um produto mais individualista em relação ao familiar de sete assentos. O Audi Q8 é para cinco pessoas, mas traz algo mais, um ambiente verdadeiramente diferente do clássico Q7.

Tendo portas sem batentes nas janelas e colunas C bem inclinadas, o Audi Q8 vem com essa proposta que está se espalhando pelo mercado mundial, adicionando um pouco mais de emoção ao tradicional utilitário esportivo.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Nas duas versões disponíveis (por enquanto), o Audi Q8 vem com mecânica refinada e tecnologias para reduzir consumo e emissão. O propulsor EA839 V6 3.0 TFSI difere daquele usado pelo Q7, mesmo o atualizado.

Empregando um turbocompressor no lugar de um compressor volumétrico, o V6 3.0 TFSI entrega 340 cavalos e 50,8 kgfm, números que realmente reforçam sua proposta de iniciar bem sua jornada pelo Brasil. Sim, faltou uma boa versão TDI, mas na Europa, esta tem apenas 286 cavalos.

Junto com esse propulsor, o Audi Q8 adiciona um Start&Stop com sistema elétrico de 48 volts e bateria de lítio de 12 kWh, o chamado micro-híbrido (MHEV). Nele, um alternador vira também propulsor e motor de partida, permitindo religar o V6 3.0 TFSI e desliga-lo antes de parar a 22 km/h.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Ele também faz com que o propulsor possa ser desligado entre 55 km/h e 160 km/h, quando em desaceleração. Além disso, a transmissão automática Tiptronic de oito marchas se desconecta do motor, deixando o Audi Q8 livre para se deslocar apenas com a inércia, mas somente durante 35 segundos.

O Audi Q8 também emprega um sistema de tração Quattro da Torsen com força permanente nas quatro rodas, sendo 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro, variando de acordo com a necessidade. O SUV tem como padrão uma suspensão com molas, que tem vão livre de 22 cm.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Opcionalmente, a suspensão pneumática permite ir de 20 cm a 25 cm de altura do solo, garantindo melhor performance no asfalto e versatilidade no fora de estrada. Equipado com faróis full LED, o Audi Q8 tem opção do adaptativo Matrix LED, bem como de uma série de itens, que vão desde HUD até alerta de invasão de faixa, passando pelo ACC e visor noturno.

As rodas são aro 21 polegadas, mas pode-se optar por aro 22. O teto solar panorâmico é de série, mas o sistema de som Bang & Olufsen 3D (efeito apenas na frente) com 17 alto-falantes e 730 watts só está disponível na versão Performance Black, por exemplo. A tampa do bagageiro de 605 litros também pode ser aberta eletricamente.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

No interior, sofisticação com cluster Audi Virtual Cockpit com 12,3 polegadas e MMI atualizada de 10,1 segundos. Uma terceira tela digital reproduz os controles do ar condicionado quadrizone, cujo display traseiro também está disponível. O Audi Q8 dispõe de um conjunto de câmeras em 360 graus que simulam virtualmente o ambiente e projetam o carro nesse cenário.

Outra novidade do Audi Q8 é o Traffic Jam Assist. Antes, a tecnologia de condução “quase” semiautônoma ia até 65 km/h, mas agora controla direção, freios e aceleração até 250 km/h, superando o controle de cruzeiro avançado da Mercedes-Benz, que funciona até 210 km/h.

O Q8 tem ainda opção de eixo traseiro direcional, que permite 5 graus de variação em baixa velocidade e 1,5 grau em alta.

Audi Q8 – Impressões ao dirigir

Audi Q8: Impressões ao dirigir

O Audi Q8 impressiona pelo porte grande, porém, com baixa altura. Ele mede 4,986 m de comprimento e tem 2,190 m de largura, bem como 2,995 m de entre eixos.

No entanto, sua altura é de 1,705 m. Parece muito, mas vendo o carro de perto, percebe-se que ele é proporcionalmente mais baixo que o Q7. A frente com grade em acabamento preto, exibe com prazer os sensores dos leitores de faixa e o radar do controle de cruzeiro.

Na traseira, esqueça de ponteiras de escape aparentes. Ele é semelhante ao Audi Q5 nesse aspecto. As rodas de liga leve têm um design atraente e caíram bem no Q8.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Por dentro, a primeira impressão é o painel com três displays e uma MMI realmente livre da escola alemã, adotando finalmente o touchscreen e com direito a toque físico flexível como nos carros da Porsche.

O ar condicionado com quatro zonas tem uma tela de 8,6 polegadas que agrada, assim como a alavanca do câmbio achatada. O volante de três raios temo empunhadura leve e ajustes elétricos. Aliás, os bancos dianteiros também. O ambiente transpira cuidado no acabamento e nos detalhes.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Mas o principal deles é mais facilmente notado atrás. Sem os batentes dos vidros das portas, a sensação de ampliação da área envidraçada não é só verdadeira, mas agrada. Com uma carroceria soldada a laser, mesmo o pêndulo mais exagerado permite abrir e fechar qualquer porta sem problemas ou rangidos.

Nem é preciso dizer que o espaço interno é amplo e a altura atrás é igualmente boa, mesmo com uma proposta de cupê. O ar condicionado com painel traseiro e difusores de ar centrais e laterais (nas colunas B) é semelhante ao do Porsche Cayenne, por exemplo.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Já o porta-malas tem bom espaço e o acionamento automático ajuda muito, mas o volume pode ser ampliado para até 1.755 litros com o rebatimento do banco traseiro, que possui ajustes de encosto e assento em distância.

Ao volante, só conseguimos andar na pista do autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu-SP, e numa pista de off road no mesmo local. Nesta, o SUV da Audi mostrou seu lado forte.

Tendo sete modos de condução (efficiency, comfort, auto, dynamic, individual, allroad e offroad), o Audi Q8 usa o último desse grupo para vencer todos os obstáculos com um pacote completo, o que ajuda muito em termos de suspensão e controle.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

O bom curso da suspensão a ar permite passar facilmente por trechos como a “caixa de ovos” e várias crateras existentes na pista de fora de estrada. O controle de descida é auxiliado pela câmera frontal ou pela animação 3D com o Q8, que inclusive reproduz as luzes de freio sendo acionadas.

Na subida íngreme, a câmera evita o ponto cego frontal, dando mais orientação ao condutor. O Audi Q8 tem bons ângulos de entrada, saída e inclinação lateral, resolvendo-se muito bem no fora de estrada.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Na pista, o Audi Q8 revelou seu lado de performance. Com mais de 2 toneladas, o SUV tem um bom desempenho quando exigido, como no caso do test drive na pista. Andando em modo Dynamic, o utilitário esportivo se mostrou muito bem equilibrado, apesar da altura ainda ser alta numa comparação com carro de passeio.

O propulsor EA839 garante saídas rápidas e sem a sensação de turbo lag, permitindo assim que se vá de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Os freios com pinças de alumínio são bem potentes e reduzem muito a velocidade nas frenagens mais fortes. O V6 3.0 TFSI oferece boas retomadas, trabalhando muito entre 3.000 rpm e 5.000 rpm.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

Para ter mais liberdade, os paddle shifts estão presentes no volante ou pode-se mudar na alavanca. A direção elétrica bem direta transmite mais segura em alta velocidade e facilidade em estacionar. O Audi Q8 tem um ajuste de suspensão muito firme no Dynamic, o que ajuda muito na pista.

O conforto a bordo também é outro destaque, tendo-se boa ergonomia e diversos itens à mão, muitos deles para ampliar a comodidade a bordo, incluindo iluminação interna personalizada.

Audi Q8: Impressões ao dirigir

O Audi Q8 oferece uma condução gostosa na pista, com bom equilíbrio e controle o tempo todo. Podemos dizer que nessa primeira impressão, ele se saiu melhor que a encomenda. Pena que tenha tantos opcionais, elevando ainda mais seu preço lá para quase R$ 600 mil… No mais, agradou bastante!

Audi Q8 – Galeria de fotos

Audi Q8: Impressões ao dirigir
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tochio

    É o primeiro carro da Audi que não acho bonito, por dentro é bacana mas por fora não gostei !!

    • Ⓜ️arcelo

      Lateral de Q3. Mas achai bacana a traseira. A frente medíocre (mediana).

  • CanalhaRS

    Essa frente quase toda preta é muito feia.
    Uma pena, porque no geral ele parece um “Urus mais manso”, mais acessível e confortável.

  • Alvaro Mendes

    Tenho certeza que é um ótimo carro mas, não parece transmitir a sofisticação e o mesmo status que um Porsche Cayenne por exemplo.

  • TchauQueridos

    Tenho a impressão que a AUDI não tem tanta classe pra brigar com Porsche, BMW e MB.

    • Robson Mauricio

      Com a Porsche, com certeza não, até pq seria um nivel acima, mas com a BMW e MB sim, apesar que a Mercedes, tem um acabamento melhor

      • leomix leo

        Acabamento MB C180, motor Audi A4, Dirigibilidade BMW 320i. Nessa ordem todos os sedãs que rodei, já SUV não posso opinar.

        • Marcos Megda

          Acho a Audi a mais equilibrada das 3, não sendo a que mais destaca em quase nada. BMW ja ficou pra trás faz muito tempo em acabamento e requinte, mas motor, cambio e dirigibilidade são fantásticas. Mercedes é puro luxo, mas meio velhoril (estão mudando aos poucos).
          Audi consegue ser jovial, ter câmbio, motor e requinte equilibrados. No meu caso, foi o que mais agradou, principalmente no dia a dia

          • leomix leo

            Como vc pode perceber, só rodei nos mais básicos, não conheço os patamares superiores, tive a oportunidade de rodar em um 911 esse último Fds, que acabamento fantástico, o tal do Alcântara é mais gostoso que banco de couro e veludo, o cara encaixa nos bancos e o motor é sem comentários.

  • ChalMust

    Que N A V E !

  • Piston head

    Que roda horrorosa. Tão apagada que parece umas 3 polegadas menor do que é, um modelo tradicional prata e um pneu de perfil mais alto fariam um bem ENORME para o visual desse carro.

  • Antônio

    Que sacanagem Dona Audi, trocar o LED bonito do farol por essa linha sem graça pelo preço absurdo q tão cobrando…

  • Ric53

    Essa frente é uma desgraça.
    * Mude a minha opinião

    • Faheina

      Pq alguém deveria fazer isso?
      É apenas uma opinião.
      Vida que segue irmão.

      • Ric53

        kkkkk ok, ok

    • Guedes

      a grande grade preta é para harmonizar as câmeras e sensores gigantes com o design

  • Jamilson Junior

    Só eu que senti falta do conjunto de faróis MATRIX e do acabamento prateado na grade nas versões apresentadas?

    • alex

      R$ 471.990 e não deu pra colocar o farol, ai complica.

  • Baetatrip

    Bom de olhar, Nunca ia comprar!
    Dá medo ter 1 desse…. Tanta eletronica p/ aporrinhar!
    Se comprar usado…… Será manutenção caríssima!
    Só comprar 0km, usar 2 anos e passar p frente!
    Quem sabe mexer nesta pararfenalha eletronica…. NINGUEM!

    • Ⓜ️arcelo

      Coloca no computador da Audi somente.

      • Baetatrip

        ….Sei…… Ele avisa o qual problema…. O problema é alguem saiba mexer corretamente…..!

        • Marcos Megda

          Aí é problema da concessionária. Pagando esse valor no carro, eles se viram pra resolver o problema. E outra, quem paga isso num carro, tem vários outros pra substituir e não ligam em vender barato pra se livrar kkkk

  • Navaman

    Gosto é gosto. Estão falando mal de tudo que curti. Achei esse Audi o mais bonito, disparado, dentre os SUVs da linha. Achei lindas as rodas e a grade negra, bem agressivas.

    • Marcos Megda

      Pessoal em geral é conservador e saudosista demais. Por isso veneram quinquilharia velha.
      Esse carro é futurista e meio conceitual. A Audi quis colocar tudo que é tecnologia embarcada e ainda harmonizar o visual. Eu adorei. Como um disse atrás, é um urus amansado. Mas isso é um puta elogio, não demérito. Pq o urus é um dos mais belos SUVs do mundo

  • Bruno Santos

    Seria mais bacana se ele não viesse com limpador traseiro, já que seus concorrentes BMW X6 e Mercedes GLE Coupe não tem. No resto achei o carro lindo.

    • Frederico Sardinha

      Poderia ter escondido no aerofólio estilo a LR.

  • Marcos Pastori

    Versão Audi do Lamborghini Urus, literalmente. Desde a caída da traseira, lanternas, painel e o volante, são exatamente iguais.

    • Marcos Megda

      Até parece que são do mesmo dono e compartilham elementos. Nao, pera.

      Chamar esse Q8 de urus da audi é um puta elogio. O urus é lindo demais

      • Luconces

        Urus seria lindo demais se não fossem os paralamas quadrados bem brega. Ambos carros são bem imponentes mas acho o Q8 com mais presença.

    • Nuno Becker

      A Audi é o braço da VW AG que controla Lamborghini, Bentley. e Bugatti; inclusive faz os motores desses carros.

      • Marcos Pastori

        Exatamente. A plataforma dos dois é a mesma .

  • Tiagocm

    Bmw X5 m50d 2020 por esse preço…bem
    mais!

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