Audi Esportivos SUVs

Audi RS Q5 está sendo considerado pela marca de luxo alemã

Audi RS Q5 está sendo considerado pela marca de luxo alemã

Lançado em 2008, o Audi Q5 viu seu irmão menor Q3 receber a versão de performance RS, mas nunca teve a chance de experimentar a força máxima entregue pela linha famosa.


O Q5 foi no máximo ao SQ5 e ficou por aí. Agora, informações dizem que a Audi está considerando de fato o lançamento de um RS Q5. Michael Crusius, da divisão de SUVs da Audi, disse em entrevista ao site Carsales:

“Continua emocionante de ver, mas este é um tópico que não podemos aprofundar”, em resposta ao questionamento sobre um possível RS Q5. O porta-voz da Audi ainda reiterou que a questão era “uma das poucas perguntas que não poderemos responder hoje”.

Para bom entendedor, a negativa de respostas simples como essa, indicam que a Audi está trabalhando em algo nesse sentido. Crusius chegou a dizer que a marca não responde sobre especulações ou possíveis futuros produtos, novamente não confirmando, mas também não negando a ideia.

Audi RS Q5 está sendo considerado pela marca de luxo alemã

Um RS Q5 seria a resposta adequada da Audi para o BMW X3 M e o Mercedes-AMG GLC 63, mas isso pode vir ainda dobrado com a chegada do Audi Q5 Sportback, que já roda camuflado na Europa.

Assim, a Audi iria de encontro aos BMW X4 M e Mercedes-AMG GLC 63 Coupé, deixando a briga do trio de performance das marcas alemã bem equilibrado.

Para mover um RS Q5, seja normal ou Sportback, a Audi deve valer-se do V6 2.9 TFSI de origem Porsche, que entrega 450 cavalos. Com transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas, pode fazer um tempo de 0 a 100 km/h em torno de 4 segundos.

Atualmente, o SQ5 – que tem motor V6 3.0 TFSI de 354 cavalos – faz o mesmo em 4,7 segundos, estando assim bem distante de uma futura proposta RS para o SUV médio fabricado em San José Chiapa, no México, que recentemente recebeu atualização visual.

[Fonte: Carsales]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Roberto

    nem sabia que não existia RSQ5

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email