Audi Conversíveis Cupês Esportivos História

Audi S5: modelos, motores, equipamento, desempenho, detalhes

Audi S5: modelos, motores, equipamento, desempenho, detalhes

O Audi S5 é uma versão esportiva do A5, que por sua vez é um carro de estilo cupê e também conversível, derivado do Audi A4.


Assim como este último, o Audi S5 também é oferecido em variantes Coupé, Cabriolet e Sportback, esta última com quatro portas.

Surgido em 2007, o Audi S5 nasceu para ser justamente o esportivo do Audi A5, mas como toda a linha S, apenas o primeiro degrau em performance.

Feito em Ingolstadt e Neckarsulm, ambas na Alemanha, o Audi S5 atualmente não é vendido no Brasil.


Audi S5: modelos, motores, equipamento, desempenho, detalhes

Aqui, temos somente os modelos A5 Sportback e RS5 Coupé.

Na Europa e EUA, é um dos esportivos mais desejados do lineup da Audi, justamente por ter três opções de carroceria.

O Audi S5 teve duas gerações B8 e B9.

O modelo utiliza a mesma plataforma modular MLB desde 2007, porém, recebeu uma grande atualização na segunda geração.

Audi S5

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A linha S de carros esportivos da Audi substituiu as propostas anteriores de alta performance a partir de 1990 com o S2 Coupé.

Daí em diante, os principais produtos da Audi passaram a dispor também de uma alternativa esportiva com a linha S.

Um dos modelos mais emblemáticos dessa linha é o Audi S4. Entretanto, desde sua criação nos anos 90, sempre teve versões sedã e perua.

Em meados dos anos 2000, a Audi viu a aumentar a tendência de carros com estilo cupê e uma variante do A4 cumpriu essa tarefa, assim como o A7 em relação ao A6.

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Da mesma forma que surgia o A5, a Audi não demorou a colocar o Audi S5 nas ruas.

Diferente do S4, o novo carro tinha três carrocerias diferentes, mas utilizava a mesma arquitetura e motorização.

A plataforma modular MLB, diferente do que se pensa, não surgiu depois da MQB, mas bem antes, por volta de 2005.

Embora o A5 tenha a mesma base, o Audi S5 emprega tantas mudanças que tornam o produto quase um carro diferente.

Como a linha S de seu segmento – a mecânica muda conforme o porte e proposta dos modelos – ele emprega essencialmente motores V6, mas já usou até V8.

Audi S5 – estilo

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O Audi S5 tem um estilo diferente do A5. A frente conta com grade diferenciada e dotada de logotipo S estilizado, bem como para-choques com entradas de ar maiores e spoilers pronunciados.

Na traseira, o Audi S5 geralmente emprega duas ou quatro saídas de escape, indicando a grande força do propulsor que o equipa.

Isso também evidência sua proposta de alto desempenho, materializada em rodas esportivas de grande diâmetro.

Apesar do foco na esportividade, o Audi S5 não é um carro exagerado em estilo.

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Ele é até bem conservador ao manter as principais características da carroceria e em não empregar um aerofólio traseiro com asa alta e chamativa.

Na traseira, ele emprega um defletor de natural na tampa do porta-malas, integrada também ao desenho das laterais.

Por dentro, o ambiente é geralmente modificado com a inserção de volante esportivo de fundo chato, pedais de alumínio ou aço inox.

Também podemos encontrar uma alavanca de câmbio com pomo circular e bancos com laterais bem altas, dotados sempre de padronagem exclusiva com couro em dois ou mais tons.

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O Audi S5 tem apoios de cabeça integrados aos encostos e apresenta alterações no painel e acabamento geral para diferencia-lo do A5.

O ambiente é sempre escuro com teto e colunas em preto.

Com suspensão mais baixa, o Audi S5  tem uma calibração firme para ampliar a experiência do condutor ao volante.

Também os parâmetros de funcionamento da direção eletro-mecânica (como diz a Audi), freios e ajuste adaptativo dos amortecedores corroboram para isso.

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Outra mudança é na programação da transmissão automatizada de dupla embreagem S tronic de sete marchas ou na automática Tiptronic de oito marchas.

Com relações mais curtas, o Audi S5 torna as mudanças mais rápidas e permite melhor aproveitamento da grande força do propulsor.

As programações do Audi Drive Select permitem ajustar motor, câmbio, direção e suspensão de forma imediata.

Dessa forma, pode-se obter o máximo do Audi S5 sem exigir alterações mecânicas ou eletrônicas.

Audi S5 – motores

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O motor basicamente é o V6 3.0, mas a designação comercial não reflete exatamente as configurações usadas, o que inclui combustível.

Trata-se de um propulsor de origem na própria Audi e feito para ser montado em longitudinal, daí é próprio para usar na MLB.

O primeiro V6 3.0 TFSI usado tinha compressor e entregava 333 cavalos a 5.500 rpm, indo até 7.000 rpm. O torque era de 44,9 kgfm de 2.900 rpm até 5.300 rpm.

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Ele foi empregado de 2009 a 2016, mas nem todas as variantes do Audi S5 o receberam inicialmente, já que o S5 Coupé começou a utiliza-lo em 2013 e foi até 2017.

Este motor esteve a bordo somente do Audi S5 Cabriolet e do S5 Sportback.

Isso permitia, por exemplo, que o Audi S5 Cabrio fosse de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e tivesse a máxima limitada em 250 km/h.

Interessante notar que seu consumo era de 7,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, usando câmbio S tronic.

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Outro ponto a se destacar é o fato do Audi S5 ter tração nas quatro rodas com sistema Quattro.

Parte essencial de todo esportivo da linha S, a força nas rodas traseiras se dá através de um dispositivo Torsen de embreagem múltipla para transferência suave de energia entre os eixos.

Por conta disso, todo Audi S5 tem suspensão traseira multilink, próprio para este fim e também apta em contribuir com a estabilidade na condução esportiva.

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A partir de 2017, o Audi S5 ganhou o novo motor V6 3.0 TFSI com dois turbocompressores twin-scroll, que elevaram a potência para 354 cavalos entre 5.400 rpm e 6.400 rpm.

O torque foi ampliado para 50,8 kgfm entre 1.370 rpm e 4.500 rpm.

No Audi S5 Coupé atual, o tempo de aceleração caiu para 4,7 segundos, mas com a velocidade final ainda limitada em 250 km/h.

Audi S5 V8

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Estranhamente, quando estreou em 2007, o Audi S5 tinha dois motores, mas não para todas as variantes de carroceria.

Enquanto os Audi S5 Cabrio e Sportback iam de V6 3.0 TFSI com compressor, o S5 Coupé empregava o V8 4.2 FSI.

Aspirado, esse propulsor tinha igualmente injeção direta de combustível – o atual V6 3.0 TFSI emprega também injeção indireta – e era mais potente.

O Audi S5 Coupé era mais forte, tendo 354 cavalos a 6.800 rpm e os mesmos 44,9 kgfm do V6 3.0 TFSI antigo, porém, com pico máximo apenas aos 3.500 rpm.

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O V8 4.2 FSI durou até 2012, quando o Coupé passou a usar o mesmo motor dos demais.

Ele foi o único a empregar a caixa automática Tiptronic de seis marchas e tinha ainda opção manual de seis, igual aos demais.

Hoje, essencialmente todas as carrocerias possuem somente transmissão automática Tiptronic de oito marchas.

Com ele, Coupé e Sportback, por exemplo, agora vão de 0 a 100 km/h em 4,4/4,5 segundos, respectivamente.

Atualmente, todos os Audi S5  – Coupé, Cabriolet e Sportback – usam o recente V6 3.0 TFSI com dois turbos, mas há uma exceção.

TDI MHEV

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Recentemente, a Audi decidiu levar o diesel até o S5.

Ela buscou reduzir as emissões de CO2, bem mais elevadas com gasolina, a fim de obter uma média melhor para a frota.

Assim, surgiu o Audi S5 TDI.

Exclusivamente vendido na Europa, não existe mais a versão a gasolina com o V6 3.0 TFSI no mercado alemão e apenas nas carrocerias Coupé e Sportback.

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Diferente do ciclo Otto, este vem com 2.967 cm3 de volume contra os conhecidos 2.995 cm3 do TFSI.

Ele possui injeção direta Common Rail e um complexo sistema micro-híbrido (MHEV) de 48 volts.

Este consiste em um turbocompressor elétrico para baixas rotações, a fim de evitar o turbo lag.

O V6 3.0 TDI mantém seu turbocompressor de geometria variável por gases de escape, usando-o em rotações mais altas.

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Isso tudo vem junto com um alternador/gerador/motor de partida que movimenta o Audi S5 nos primeiros metros.

Essa técnica reduz o consumo no momento mais crítico da condução, que é a saída.

Também funciona como Start&Stop, desligando o propulsor metros antes do carro parar completamente.

O Audi S5 TDI utiliza uma bateria de lítio para acumular eletricidade do alternador multifunção e dos freios regenerativos.

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O V6 3.0 TDI entrega 347 cavalos a 3.850 rpm e 71,1 kgfm entre 2.500 rpm e 3.100 rpm.

Com ele, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e fica limitado aos 250 km/h.

O consumo médio é de 16,1 km/l.

Audi S5 – modelo B8

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Em 2007, o Audi S5 chega ao mercado mundial medindo 4,640 m de comprimento nas variantes Coupé e Cabriolet.

O Sportback apareceu maior, com 4,718 m de comprimento.

A largura padrão é de 1,854 m e a altura varia de acordo com a carroceria, variando de 1,369 m no Coupé até 1,382 m no Sportback.

O entre eixos é de 2,751 m nos cupê e conversível, enquanto o fastback tem 2,811 m de base.

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O Audi S5 B8 chegou com frente levemente arredondada e faróis de xénon com luzes diurnas em LED.

A grade era ampla e com frisos cromados verticais, tendo grades inferiores com faróis de neblina, conforme estilo da ocasião.

Atrás, um defletor natural sobre a tampa do porta-malas.

Com rodas de liga leve aro 19 tinha cinco raios triplos. A traseira tinha lanternas em LED individuais e quatro saídas de escape cromadas.

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O Sportback chama atenção por seu teto bem curvado e quatro portas.

No Cabriolet, o teto móvel tem capota em tecido de acionamento elétrico em poucos segundos e até 50 km/h.

Já o Audi S5 Coupé chamava atenção pelas grandes colunas C e vigias traseiras pequenas.

O S5 Sportback tem 455 litros no porta-malas, enquanto o Cabriolet tem o menor espaço: 320 litros.

Por dentro, o painel é arredondado nas extremidades e conta com cluster analógico personalizado.

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Os mostradores são individualizados como no Passat da época, por exemplo.

A multimídia MMI tinha também navegação GPS e câmera de ré, além de gestão de diversas mídias.

O volante de três raios com paddle shifts e couro era outro destaque.

O Audi S5 tinha ainda os pacotes de equipamento Premium Plus e Prestige.

Atualização B8.5

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Em 2013, o Audi S5 ganha Start&Stop e atualiza-se o conjunto ótico com faróis de LED mais afilados, LEDs diurnos envolventes e layout das lanternas renovado.

Ganha-se também novos difusor de ar traseiro e faróis de neblina.

O navegador GPS da MMI atualizada passa a ser do Google Earth.

Foi executado um novo arranjo para os comandos do túnel central e materiais de melhor qualidade no acabamento.

Audi S5 atual (B9)

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Em 2017, surge a segunda geração com as mesmas medidas e formas básicas da anterior.

O Audi S5 tem sua carroceria marcada com vincos mais expressivos, especialmente no capô.

Os faróis duplos Matrix LED adaptativos e a grade hexagonal são destaques.

As lanternas ganham um visual mais sofisticado e afilado, sendo ligadas aos faróis por um novo vinco bem marcante na altura das maçanetas, que são novas.

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O painel é totalmente novo, incluindo agora um cluster digital de 12,3 polegadas, mais a MMI em tela maior e destacada do conjunto.

O túnel também foi refeito, ganhando alavanca tipo manete e emprego de alumínio, aço escovado e mais fibra de carbono no conjunto.

Os difusores de ar contínuos também marcam o Audi S5 B9, que tem novos bancos e desenho atualizado das portas.

O volante agora tem fundo chato e quatro raios.

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • OtarioBrasileiro

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