_Destaque Audi Europa Segurança Tecnologia Trânsito

Audi vai estrear comunicação entre carro e gerenciamento de tráfego em 2017

audi-v2i

A Audi e autoridades de diversos governos estão trabalhando para implementar em breve a tecnologia V2I, que é a comunicação entre veículo e infraestrutura, que no caso é o sistema de gerenciamento de tráfego de cidades e estradas.

A tecnologia permite que o carro da Audi tenha acesso ao gerenciamento do trânsito nas cidades e assim receba antecipadamente as informações referentes ao tráfego nas vias e funcionamento dos semáforos, incluindo – se necessário – uma contagem regressiva para abertura do sinal.

Essa tecnologia V2I permite que o controle de cruzeiro adaptativo e o navegador GPS possam trabalhar de acordo com o trânsito. Assim, é possível ao sistema do veículo manter uma velocidade adequada e dentro dos limites para evitar paradas em semáforos fechados ou congestionamentos.

Tanto a V2I quanto a V2V (veículo-veículo) permitirão no futuro um melhor deslocamento dentro das cidades e redução drástica nos congestionamentos e acidentes. A estimativa é que 600 mil colisões e mil mortes ao ano sejam evitadas com o uso dessas duas tecnologias. O primeiro modelo a ser equipado com V2I será o Q7 em 2017, tendo um alerta de semáforo.





  • th!nk.t4nk

    A Audi já tem um projeto-piloto na Bavaria. A ideia é no futuro ir além com os veículos autônomos, e fazer com que a infra-estrutura de sinalização também se adeque de forma antecipada ao tráfego. É um desafio grande pros engenheiros da área e programadores, mas isso deve reduzir bem os congestionamentos e economizar muito combustível.

  • zekinha71

    E se o carro achar um Pokemon, o que vai acontecer?

  • Doccar

    Em pouco tempo conduzir um carro vai ser coisa do passado, acho q os carros nem volante vão ter mais, uma pena pra quem curti carro e gosta de guiar.

    • th!nk.t4nk

      Esses vão sempre existir, não se preocupe. Sempre existirão alternativas e elas irão se multiplicar (circuitos, estradas secundárias/específicas, etc). Tudo isso já está sendo considerado nos futuros modelos de negócio que surgirão junto com os autônomos.

  • Ivan Almeida

    Não gosto da ideia de operadores saberem onde ando, portanto, não acho interessante esse tipo de tecnologia, no entanto, existem pessoas que gostam. (Pensando em um futuro próximo)

  • Celso

    CHATO PRA QUEM GOSTA DE DIRIGIR E TEM AFINIDADE COM O AUTOMÓVEL, BOM DEMAIS TANTO PARA A SEGURANÇA QUANTO PARA PARA DIMINUIR OS CONGESTIONAMENTOS. É UM FUTURO INEVITÁVEL. NEM PLACAS DE SINALIZAÇÕES DIVERSAS E FARÓIS SERÃO NECESSÁRIOS, CONTRIBUINDO PARA MENOR POLUIÇÃO VISUAL, TALVEZ SEJA ATÉ + BARATO PARA O ADMINISTRADOR PÚBLICO.

  • Ronaldo Prado

    trabalhar de forma a evitar os semáforos é uma coisa bem útil, que costumo pensar como seria legal se tivesse no GPS a informação de semáforos e a contagem regressiva para abrir ou fechar. Mó saco quando abre um semáforo e quando você está chegando na outra esquina o outro fecha. ficar parando de esquina em esquina é um saco.



Send this to friend