Audi Elétricos Europa Hatches

Audi vai lançar equivalente elétrico do A1 com plataforma MEB Entry

Audi vai lançar equivalente elétrico do A1 com plataforma MEB Entry

A Volkswagen terá uma nova variação da plataforma MEB para carros elétricos, focada em carros compactos. Ela é chamada internamente de MEB Entry e dará corpo aos equivalentes energizados de Seat Ibiza, VW Polo, Skoda Fabia e, ao que tudo indica, Audi A1.


Neste último caso, o serviço de registro de veículos da Alemanha recebeu dados de várias unidades do Audi A1 eletrificadas. Não se trata de uma versão 100% elétrica do modelo atual, mesmo porque este não ostentará baterias para se locomover.

Os veículos provavelmente são mulas de testes da MEB Entry, que terá dimensões semelhantes às do hatch de entrada da marca de luxo. O A1 elétrico também deixou de ser segredo dentro da Audi, visto que Fermín Soneira Santos, membro do conselho de marketing de produto da marca, revelou que uma nova arquitetura elétrica estava em desenvolvimento.

Audi vai lançar equivalente elétrico do A1 com plataforma MEB Entry

Santos revelou: “Está no nosso horizonte, sim. Ainda não foi projetado, mas sim, temos a oportunidade de ter carros baseados na plataforma MEB, talvez amanhã no MEB Entry. Temos muitas plataformas diferentes para escolher e podemos contribuir. Se você falar sobre segmentos, a Audi será a marca com o portfólio mais amplo nos próximos anos, em comparação com nossos concorrentes. Poderemos ir do menor ao maior segmento com menos investimento do que nossos concorrentes. Isso é uma vantagem .”

Essa nova plataforma MEB Entry sustentará também SUVs e crossovers compactos elétricos de porte semelhante aos Seat Arona, Skoda Karoq e VW T-Cross, por exemplo. Com dimensões menores, ainda não se sabe se o conjunto motriz será o mesmo empregado nos modelos maiores.

Atualmente, a MEB tem propulsão traseira com motor elétrico de 204 cavalos, que recebe adição de um segundo com 102 cavalos no eixo dianteiro. Em outras plataformas elétricas do grupo VW, esses mesmos motores são usados, chegando à combinação de 408 cavalos (dois de 204 cavalos).

[Fonte: Foro Coches Eléctricos]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Natán Barreto

    Obviamente essa MEB Entry vai sustentar motores menores e será uma categoria abaixo do ID.3 tal qual Polo está pro Golf.

    • th!nk.t4nk

      Também irão simplificar toda a eletrônica/software do carro. A ideia é usar Android Automotive OS, pra cortar custos. A Intel tá no projeto também, então pode ser que saia algo bom.

  • 😎.

    Um crossover do porte do T-Cross elétrico por 150 Bolsos teria mercado no Brasil.

  • Espero que os veículos elétricos dominem logo o mundo! Chega de poluição do ar e poluição sonora dos carros com motores a combustão!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email