Elétricos Europa Mercado Montadoras/Fábricas

Áustria: Três irmãos estão atraindo a atenção dos fabricantes mundiais

kreisel-caddy Áustria: Três irmãos estão atraindo a atenção dos fabricantes mundiais

Freistadt é uma cidade austríaca, localizada há 200 km ao noroeste de Viena. Próximo de uma vila medieval na região, fica a sede da até pouco tempo desconhecida Kreisel Electric GmbH. Ela foi fundada por três irmãos: Johann, Markus e Philipp.



A Kreisel saiu do quase anonimato para se tornar a estrela mais recente do mundo automotivo. Na verdade, do segmento de carros elétricos. A empresa patenteou um sistema de arrefecimento térmico que preserva a densidade das baterias de lítio, ampliando sua eficiência. Além disso, utiliza técnicas inovadoras de soldagem a laser.

Tudo isso pareceria promissor se a Kreisel ainda não tivesse colocado o processo em produção. Mas eles já fizeram isso. Com um novo método de negócio, a empresa dos irmãos de Freistadt ataca em três frentes ao mesmo tempo, fabricando motores e baterias de lítio para carros, barcos e aviões.

kreisel-caddy-a Áustria: Três irmãos estão atraindo a atenção dos fabricantes mundiais

A Kreisel chama atenção porque seu pacote de propulsão elétrica é tido como mais eficiente que aquela apresentada pela Tesla. E isso já está sendo confirmado, pois a holandesa VDL, foi a primeira empresa do setor automotivo a fechar um contrato de fornecimento de motores e baterias, cerca de 2.000 para equipar a van Mercedes-Benz Sprinter, que tem 300 km de autonomia e recarga em 2h. A companhia decidiu pela austríaca por sua tecnologia ser mais eficiente que a da americana.

Os Kreisel dizem que há pelo menos mais dois acordos fechados com fabricantes do setor, sendo que um deles fará pelo menos 100.000 carros nos próximos dois anos, mas mantêm segredo. A empresa diz que responde 20 perguntas por dia, feitas por empresas do setor automotivo, tais como BMW, McLaren e Volkswagen, por exemplo.

Com capacidade para produzir 10.000 veículos convertidos por ano, a Kreisel tem surpreendido no segmento de elétricos. A empresa chamou a atenção com um Porsche Panamera convertido que superou o Tesla Model S em alguns parâmetros. Ele tem autonomia de 450 km e alcança 300 km/h.

Atualmente, um dos protótipos é um VW Caddy e um Skoda Yeti, ambos com alcance de 350 km. O tcheco, por exemplo, vai de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos. Há também conversões de kart e BMW Série 3 Touring com 300 km de alcance, além da própria Sprinter. A Kreisel desenvolveu um pacote doméstico chamado Mavero, que fornece 8 kWh para 2 pessoas ou 11 kWh para quatro, utilizando painéis solares. Ou seja, rivalizando com a americana Solar City, agora da Tesla.

Os irmãos Kreisel recebem visitas constantes de montadoras interessadas na tecnologia. De acordo com seus fundadores, a empresa pode desenvolver um conjunto elétrico (propulsor, bateria e sistemas) em quatro meses, enquanto os fabricantes precisam de no mínimo dois anos.

kreisel-irmãos Áustria: Três irmãos estão atraindo a atenção dos fabricantes mundiais

Ocupando uma área de 6.300 m2, a Kreisel terá uma nova instalação, planejada para início de produção no segundo semestre de 2017. A Kreisel tem capital fechado e evita investimentos de risco, bem como financiamentos privados. Ela obtém do governo austríaco financiamento público para startups.

Como tem estrutura enxuta, a Kreisel segura os custos. Quando a produção em massa começar, apenas 70 pessoas serão empregadas no processo de fabricação. A capacidade instalada será de 800 megawatts/hora por ano, que pode ser duplicada em apenas três meses se necessário. Os irmãos esperam vender 50 milhões de células de lítio por ano, o que significaria 6.000 pacotes de baterias.

A Kreisel diz que atualmente o custo é de US$ 140 por kWh, mas com a produção em massa, o custo deve cair para US$ 100 por kWh. Para a empresa, volumes acima de 100.000 carros por ano já baixariam o custo para o patamar citado acima, mas atualmente ninguém está fazendo tantos carros assim. A previsão é que a produção de carros elétricos acima de 100.000 por ano ocorra somente em 2019, quando a Tesla terá capacidade bem acima desse patamar.

[Fonte: Bloomberg]

  • Mr. Car

    Me lembrei de um certo Preston Thomas Tucker.

    • Reginaldo Ferreira Campos

      Não terão a mesma sorte do sonhadores Tucker e Gurgel já que não existem mais “inocentes” no mercado.

      • Mr. Car

        Não é nem uma questão de inocência, mas sim de poder.

        • Reginaldo Ferreira Campos

          Hoje ninguém sai mais de casa sem uma banca de advogados, e hoje em dia esse é o verdadeiro poder.

          • Mr. Car

            Sei não. Para pagar uma banca de advogados, ainda é preciso aquele outro poder, he, he!

            • Reginaldo Ferreira Campos

              Com os contratos que os manos vem fechando, já devem ter “poder” o bastante.

              • Mr. Car

                Quem sabe. É aguardar os próximos capítulos, he, he!

  • Reginaldo Ferreira Campos

    A oportunidade favorece a mente preparada.

  • Bispo

    BMW e Porsche estão por “trás” da mesma……… ah se desse para investir “uns trocados” nos irmãos … em meses se tem “milhares de euro”.

    Também gosto dos detalhes técnicos…..”A empresa austríaca diz que suas técnicas de laser-soldadura e de arrefecimento térmico patenteado dar-lhes uma vantagem sobre Tesla porque o método preserva o poder total das células de lítio-íon.” – Bloomberg Technology

  • Wendel Cerutti

    3 futuros bilionarios a vista ……..

  • Na Moral!

    Acredito que em 10 anos a marca de automoveis que nao tiver ao menos 50% da linha linha movida a eletricidade vai a falencia.

    • th!nk.t4nk

      A BMW não vai ter nenhum carro somente à combustão em 2025. A VW diz que vai ter mais da metade do portfólio em elétricos na mesma data. Em 2030 várias pretendem parar totalmente de fabricar motores à combustão. E o “futuro do pré-sal” morre de vez.

      • leandro

        Torcer para também morrer o estado islâmico..
        Oriente médio sem petróleo, terroristas sem dinheiro

      • thi

        o pre sal ja esta morrendo amigo

  • Ricardo Blume

    Todo mundo fala em elétricos no mundo e nós, brasileiros, ainda discutindo o preço da gasolina.

    • Henrique Bittancourt Gouveia

      E ainda discutindo sobre carros a diesel no Brasil…

    • leandro

      Ontem vi 3 moleques de uns 14 ou 15 anos fazendo gracinha numas motos velhas e pensei comigo.. gasolina a 4 conto ainda tá muito barata, tinha q ir pra 10

      • Ancelmo Henrique

        Nem todo mundo que tem carro ou moto usa para as gracinhas.

      • 1945_DE

        O problema ai não é o combustível ou o veiculo que estão utilizando. O problema é educação. Ai neste ponto, o nosso país está atrasado uns 500 anos.

  • th!nk.t4nk

    Eles são vizinhos de BMW, Audi, Mercedes e Porsche nas redondezas. Pra uma dessas abocanharem de vez essa empresa tá muito fácil. E no fim seria bom, pois daria volume de produção a essas tecnologias.

    • Martini Stripes

      Ou engavetariam. Por ser bom demais. Não seria a primeira vez.

      • EuMeSmObYmYsElF

        em tempos de informação abundante (qualquer um com um celular com câmera vira espião) onde ser melhor que o concorrente é vital, duvido que engavetariam. ainda mais podendo esfregar na cara do mundo que a Tesla não está mais sozinha. sem contar valor de mercado, as ações de qualquer um que fizer essa aquisição vão disparar..

  • thi

    acredito q sera a vw ,e so somar fatores perguntas por dia ela esta no meio e carros em teste (carros do grupo) sem falar q essa tal empresa q vai ter 100mil carros assim sera ela. resumo da opera. a marca em segredo he a vw.

  • Freaky Boss

    Que notícia interessante. Parabéns aos irmãos.
    Se ao invés de emprestar $ para Cuba ou para outros lugares fora do país o BNDES colocasse esse $ em start ups aqui (onde o privado não entraria por risco muito alto), talvez tivéssemos muitas coisas promissoras desse tipo aqui. Geraria emprego e renda.

  • DiMais

    ‘a empresa pode desenvolver um conjunto elétrico (propulsor, bateria e sistemas) em quatro meses, enquanto os fabricantes precisam de no mínimo dois anos’ – empresas pequenas sem excesso de burocracia, onde levam dias para trocar um mero parafuso por conta de limitações ‘do sistema’.

  • jkpops

    vamos ver! se esses manos não sumirão do mapa assim como o chambrin.. pesquisem por esse nome e veram de que é capaz a ganancia da industria do petroleo

    • thi

      Mas ja esta caindo mano,a tempos … Eu so de andar em scooters elwtricas vi q petroleo he coisa de primata

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend