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Avaliação 365 – Chevrolet Onix – Recall das rodas e pneus

chevrolet-onix-verificacao-rodas-pneus-620x347 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Recall das rodas e pneus

Publicamos em primeira mão na manhã do sábado, dia 5 de janeiro, que o Chevrolet Onix 1.0 passaria por um recall envolvendo arestas cortantes em suas rodas. E tanto o modelo quanto a numeração de chassi indicaram que nosso Onix 1.0 estava envolvido no chamado da GM.



Este recall, e principalmente a maneira como ele foi revelado pela montadora, foi um grande problema para nosso carro de avaliação. Primeiro porque estamos rodando com este carro já por dois meses, todo santo dia. No momento ele está com quase 6.000 quilômetros rodados, e estivemos neste tempo todo rodando com um carro que possivelmente tem um problema sério em suas rodas. Fizemos uma viagem longa até Santa Catarina e depois disso temos ido até São Paulo semanalmente com ele. Imagine o risco envolvido. A própria marca informou que existe a possibilidade de esvaziamento instantâneo do pneu, o que pode causar um acidente grave.

Além disso, temos um compromisso com nossos leitores de avaliar este carro em um ano e nesse período rodar pelo menos 30.000 quilômetros com ele. Por isso fizemos uma programação onde várias pessoas o usam com frequência, toda semana, para que a quilometragem sempre esteja avançando. A GM não avisou a imprensa automotiva com antecedência, pelo contrário, colocou apenas um comunicado em alguns jornais, e isso 6 dias antes de começar a atender os clientes em suas concessionárias.

Com isso, tivemos o dilema de se rodaríamos com o nosso Onix durante esses 6 dias ou não, correndo risco de nos envolvermos em um acidente. O que você faria nessa situação? Em nosso caso, o Onix não é nosso único veículo, nem o usamos para nos sustentar, mas e como ficam as pessoas que acabaram de comprar um carro zero-quilômetro para trabalhar? Ficam durante esses dias todos sem poder sair de casa? Faltou uma programação melhor da GM, sem dúvida.

Questionamos a concessionária GM onde compramos o carro. Informamos que o recall seria feito apenas dentro de 5 dias, e que precisavamos do carro para fazer viagens nesses dias. Se a concessionária recomendava continuar usando o carro normalmente ou se ele deveria ficar parado. A pessoa ficou de nos retornar com essa informação. Ligou de volta dizendo que o carro não deveria ser usado para nada, e que um carro-reserva nos seria fornecido para fazer as viagens até o dia do recall.

No dia seguinte faríamos uma viagem até São Paulo, então o funcionário da concessionária ficou de retornar ainda no período da tarde ou no mais tardar no dia seguinte com a informação de que carro seria cedido e onde ele teria de ser retirado. Ficamos esperando até o final da tarde e também na manhã do dia seguinte, mas ninguém nos ligou. E nenhum carro-reserva foi cedido. Por isso acabamos fazendo a viagem com um outro veículo nosso.

A fim de não corrermos riscos desnecessários e também para tirarmos a limpo a situação exata das rodas e pneus de nosso Onix 1.0, realizamos a retirada dos pneus e rodas do carro, para fazermos assim uma verificação nossa antes de o carro passar pelo recall. Porque não levamos nosso carro até uma concessionária para ver isso? Afinal, as revendas são muito mais qualificadas para lidar com carros daquela marca.

chevrolet-onix-verificacao-rodas-pneus3-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Recall das rodas e pneus

chevrolet-onix-verificacao-rodas-pneus2-620x484 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Recall das rodas e pneus

Sim, isso é verdade, mas a concessionária da Chevrolet se recusou a verificar nosso Onix antes da data inicial de agendamento, dia 11 de janeiro, e estavamos no dia 7. Sendo assim, fomos ao desmonte dos componentes em outro local, o que você pode comprovar pelas fotos desta matéria.

As rodas foram retiradas do carro, e os pneus retirados delas. Tanto os pneus quanto as rodas foram inspecionados e não foi encontrado nada de errado, nenhuma parte da roda tinha algo cortante que pudesse estragar o pneu. De qualquer maneira ficaremos sem rodar com o Onix até ele ser atendido por uma concessionária e a verificação oficial seja feita.

4.0

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  • radiobrasilcombr

    As rodas nao tem numero de série? Se tiver, talvez seja mais fácil achar o "lote" defeituoso… não?

    • experientdriver

      as vezes é segregado por datas, com uma margem de segurança para não deixar nenhuma carro faltando

      por se tratar de um item de segurança, em muitos casos um fabricante faz recall mesmo que a amostra de peças defeituosas seja mínima

    • bandaxadibar

      Geralmente para itens de produção seriada em larga escala, possuem somente numero de lote ou semana/ano de produção.

    • Notreve01

      Todas as peças e materiais utilizados no setor automotivo possuem rastreabilidade (data, material, processo, embalagem) isso são requisitos obrigatórios ISO 9000 e TS 19949.
      O tempo entre entre a noticia nos jornais e o início propriamente dito do recall é exatamente para análise da causa raiz, esse se faz exclusivamente para proteger os clientes de uma possível reincidência do dito "possível" defeito, grifei a palavra POSSÍVEL porque o gatilho para dar um start em um recall pode partir dentre outros motivos de uma simples suspeita, item este também abordado nas normas acima referidas.
      Não estou defendendo a montadora, mais estou oferecendo outro ponto de vista porque a única certeza que existe em qualquer processo de fabricação ou não é a variação e o fabricante das rodas não é a montadora, ela apenas valida e acompanha os processos/produtos.
      Qualquer dúvida é só perguntar, pois trabalho a muitos anos no setor automotivo na área da qualidade.

      • ivopomarico

        Notreve01,

        Seu comentário foi bastante pertinente ao tema. Também trabalho na área da Qualidade, no setor automotivo e atendo 5 montadoras (incluindo 3 das "big four").

        Porém, vamos ser realistas: Tanto eu quanto você sabemos que muitas vezes os itens obrigatórios da TS 16949 não são cumpridos. E muitas auditorias são feitas para "inglês ver".

        Pelo meu ponto de vista (de muitos colegas da área de qualidade/manufatura e etc) acredito que existam INÚMERAS falhas, como exemplo: lacunas de rastreabilidade, não cumprimento de FIFO (first in/first out), má segregação de peças e etc. Tanto pelas montadoras, quanto pelos fornecedores e subfornecedores.

        Gostaria de uma opinião sua, pois muitas das vezes os comentários feitos aqui no NA são realizados por pessoas que trabalham em "fábricas" do Need for Speed, se é quem me entende….

        Mas estou de total apoio com seu comentário. Um abraço!

  • miguelito00

    um tanto dramático o texto. quem tem um recall pra fazer mas não consegue agendar segue rodando com o carro igual e azar, "brasileiro não desiste nunca"! kkk

    • Geanmatheus

      Uma colega minha acabou de comprar um e ia fazer uma viagem, mas quando soube do ocorrido, desistiu.
      Foi a concessionária e não havia horário disponível.
      Este recall veio em um péssimo momento, justo no mês de férias….

      • bandaxadibar

        Todo este custo do Recall, geralemnte não é sentido pela montadora, onde ela possui um seguro para recall, onde este custo é diluido no preço do carro. e muitas vezes o fornecedor arca com todos os custos mais multa.

        • Mr. Potato

          A Chevrolet usa até pneu chinês em alguns de seus carros vendidos por aqui. Se der problema, o custo já está mais do que embutido no preço final do veículo. É só alegria.

      • icarothomas

        Não existe péssimo momento pra recall, ainda mais envolvendo segurança. Melhor adiar a viagem em prol de consertar o que tem de errado do que correr risco de vida.

        • Renato_Dantas

          É verdade, correr risco de morte apenas por diversão das férias não tem cabimento, pare o carro e se puder alugue um para não perder as mordomias do passeio.

  • Parabéns ao NA por ter tido a disposição de conferir o problema e de tirar as fotos. Recall fica cada vez mais estranho, será que a GM não vai ter a competência nem mesmo de rastrear um lote defeituoso dentre os seus produtos?

    • Obrigado… deu trabalho mesmo, consumiu umas três horas nossas e ainda tivemos que pagar caro pela desmontagem e também alinhamento e balanceamento, mas vale a pena por podermos mostrar detalhadamente o assunto aqui.

      • MecanicoDigital

        E graças a Deus não tem nada de errado com o carro. Segurança e confiança é o que sempre queremos quando temos algo novo nas mãos.
        Acredito que deva ser problema de algumas unidades, mas a GM prefere não correr o risco de deixar algum modelo escapar do recall, por isso estão chamando todos para a verificação.

  • Teixeiracar

    Parabens NA é assim que se faz , segurança em primeiro lugar. Mesmo parecendo não ser uma situação generalizada, todo cuidado é pouco e porisso todos que adquiriram Onix na referida configuração devem ter todo cuidado e fazerem o recall. Imaginem voçe a 100 km/h e acontece uma perda de pressão imediata com certeza pode haver um acidente com graves consequência.

  • diegopolla1

    A GM deveria ter um prazo de resposta mais rápido. Mas o código do consumidor sempre fala em 30 dias….

  • LS7

    Na boa, se eu estivesse com urgência, faria isso que NA fez: levaria o carro numa loja de pneus e pediria para desmontar e verificar se há algum problema de rebarba na roda.
    Esse problema deve ter ocorrido em poucas unidades de um mesmo lote, mas que o fornecedor não tem certeza. Por isso a GM convocou todas as unidades equipadas com essa roda.

    • SilenceBass

      Eu faria o mesmo, aliás, todos devem fazer a sua parte, não dá pra ficar esperando que tudo caia do céu ou façam por você.

      • Eugenio C.

        Se eu comprasse um carro zero, e portanto com garantia, logicamente exigiria que a fábrica reparasse erros de fabricação que colocassem minha segurança em risco. O que seria "esperar cair do céu"? Se todos devem fazer a sua parte, então todos deveriam ter pressionado pela substituição imediata do componente defeituoso.

        Indo a uma loja de pneus, você teria que pagar pelo serviço – o qual é obrigação da GM, sem custo para o comprador.

  • YoOdEx

    Show de bola por parte do NA! E uma vergonha por parte da GM (que não é exclusiva nesse tipo de problema!). As montadoras que se dizem extremamente profissionais, e as que o que o brasileiro (na maioria das vezes ignorante) diz serem as melhores, as mais confiáveis, são as que apresentam os maiores descasos com o consumidor!!!

    Achei um absurdo o caso do carro reserva. Se fosse eu, estaria em época de férias (única época do ano) que eu sempre programa viagens de carro, para visitar amigos e parentes no interior, não teria outro carro para fazer, seria extremamente frustrante!

  • Adriano_Silva

    GM arrasando no pós venda, os diretores da VW e Fiat devem esta super felizes ao contrario dos donos que certamente enfrentaram esse dilema, usar ou não o carro?

  • dafomg

    Que isso sirva de lição para que o brasileiro crie vergonha na cara e pare de comprar esses lixos sobre rodas fabricados pela GM.
    Como se não bastasse não ter competência para fornecer sequer uma roda de qualidade, ainda protela um recall para corrigir um problema dessa gravidade.
    O governo americano perdeu a oportunidade de deixar esse lixo de empresa falir.

    • icarothomas

      Cara… eu vou ignorar seu comentário. Sério. É muita ignorância pra uma pessoa só.

      • SilenceBass

        Isso é ser brasileiro, com muito orgulho e muito amor…

      • dafomg

        Ignorante porque? Porque estou sendo realista?
        Ignorante é vc que não sabe respeitar a opinião alheia. Mas, eu não ligo: é o máximo que se pode esperar de um fanboy.
        Da próxima vez faça como vc mesmo disse: ignore meu comentário.

  • Rochahofman

    O recall ta acabando com o Onix.

  • SilenceBass

    Putz.

    Tanto drama pro carro não ter nenhum problema?
    e ainda culpam a empresa, que certamente tá com uma baita fila de agendamento, ofereceu carro reserva e etc?

    Desculpa, mas lixo por lixo, a GM tá agindo corretamente.

    Sem contar e citar, pela 2a. vez…. que o modelo da N.A. não tinha o tal defeito nas rodas.

    "Vida que segue".

    • figado

      Certinha a GM né…o Eber só precisou pagar do bolso pra conferir se tinha problema mesmo (sendo as outras opções parar de usar o carro ou arriscar rodar um lote defeituoso) , além de ouvir promessa de carro reserva e não receber retorno. Daqui a pouco fazer recall vira compromisso de qualidade da empresa.

      • SilenceBass

        Recall é responsabilidade da empresa, assim que se detecta na linha de montagem algum lote defeituoso de alguma peça, como deve ter acontecido (ao invés de antes disso acontecer um acidente, até agora não tivemos relato de acidentes com esse carro e com esse motivo [rodas]).

        Assim como é responsabilidade do Éber, ao levar o carro na ccs. antes do dia agendado pra ele e não tendo disponibilidade na hora, ir em outro local e pagar pelo serviço.

      • sheldonmendes

        O Éber só pagou do bolso dele, porque ele quis fazer isso. Ninguém obrigou.

        Ele levou antes do período divulgado pela GM e a css não poderia mesmo fazer a inspeção do recall.

    • sheldonmendes

      Concordo plenamente.

  • DCald

    Eu tive um Corsa Sedan Milleniun 2001/02 que foi chamado para recall no começo de 2002. O motivo era a troca dos rolamentos traseiros, pois os mesmos poderiam quebrar e o veiculo "perder a roda". Agendei pro dia seguinte do recebimento da carta, executaram o serviço rapido e nunca ouvimos falar de corsa sedan soltando roda por ai… o Cobalt teve recall nos freios logo no lançamento, a venda chegou a ser interrompida para arrumarem os carros ainda estocados. Nunca mais ouvimos falar de Cobalt com problema nos freios.

    A Fiat teve problema com soltar roda em toda a familia palio e tbm no Stilo (ou seja, qse 100% da linha na epoca!)… relutou um monte pra reconhecer o problema, varias pessoas se acidentaram, outras morreram e a Fiat ainda entrou na justiça contra o procon!!!
    A VW tbm teve problema com o freio (e o motor) do gol g5… relutou um pouco, demorou um pouco mas acabou arrumando freios e trocando motores…

    Acho que o recall, qto antes anunciado e realizado, melhor!

    Por essa razão tbm espero no minimo 1 ano pra comprar algum modelo… até 1 ano, já deu pra corrigir defeitos de projeto e de fornecedores tranquilamente.

    • SilenceBass

      É verdade, mas nem por isso o Onix e a GM deixam de ser um LIXO LIXOSO ! Uma VERGONHA !

      (ironic)

      Sem contar que o modelo da NA nem tinha o tal problema nas rodas. Ou seja, um recall "preventivo" e mesmo assim descem a lenha na GM.

      Bom mesmo é a BMW com 60mil km ter que trocar os retentores de válvulas pela bagatela de 10mil…. e NÃO cobertos pela fábrica ! LOL

  • MagalhanesTppj

    Não duvido nada que já já vai aparecer outro ítem do onix pra realizar o recall.

    • MM_

      Bom mesmo é Gol, que nunca teve recall. Só que não.

  • julinho76

    Mas já???? Nem esquentou canto nas concessionárias e já apresentou defeito???? Chevrolet nem em sonho!!!!

  • Bikudin

    Hummm… ja começou o recall, tinha q ser com a GM

  • Bikudin

    O sonic tb começou mal, montaram carros sem pastilhas de freio, ve se pode, mas não foi no Brasil.

  • FAELTIMAO

    Eu tenho um conhecido que tem um Golf,dai ele foi viajar pro litoral no fim do ano e o veiculo apresentou alguns problemas,indo assim para a revisão,A Vw cedeu sim um carro reserva durante uma semana,um outro Golf.

    • LS7

      Quantos Golf foram vendidos?
      Aliás, esse Golf 4,5 já passou da época de aposentar. O Golf VII seria opção menos vergonhosa, em vista dos concorrentes.

  • reuelrp

    Gente, se coloquem um pouco no lugar da GM. Detectaram um problema no carro que põe em risco a segurança dos consumidores. Avisar o mais rápido possível, treinar a rede e solucionar o problema? Ou treinar a rede primeiro pra depois avisar e solucionar o problema? Me parece mais sensato fazer o que fizeram. Avisa primeiro, treina a rede e depois soluciona o problema. Infelizmente esse tempo para informar a todos os concessionários sobre o exato problema ocorrido é necessário senão cada um vai olhar uma coisa de um jeito.
    Enfim… De qualquer forma, um recall é sempre um recall. Gera transtornos pra empresa, pros consumidores e arranha a imagem do carro. Fato.

    EDIT: A propósito, o lance do carro reserva foi um furo do concessionário viu…

    • sheldonmendes

      Verdade, na minha opinião a GM fez de forma correta.

      A a falha em prometer carro reserva e não conceder é por parte da css

    • DiogoCST

      Concordo,

      Achei essa postagem do NA um tanto quanto mimada. Só o fato de ser um Recall já fica subentendido que é um problema que a fábrica não conseguiu detectar e que pode afetar a segurança dos passageiros do veículo, Recall é isso, todo e qualquer recall é feito por falha em componentes que comprometem a segurança senão eles esperam você reclamar em garantia ou simplesmente tem pessoas que nem vão reclamar.

      Não entendi a choradeira e sinceramente, carro reserva? imagine se cada comprador de onix fosse na concessionaria pedir um carro reserva?

      Imagine você na pele do dono da concessionária, um cliente liga perguntando se pode usar o carro que foi anunciado o recall, com certeza não sou eu que vou falar pra esse cara usar o carro, vou tirar o meu da reta… todo produto que você consome vem com um risco embutido de ter algum problema ninguem é perfeito a GM detectou um problema e solucionou não tem como ser diferente.

      • figado

        Consumidor tem que ser mimado mesmo, ninguém está fazendo favor pra ninguém afinal se pagou e pagou caro ainda, e só o fato de existir um recall já está prejudicando e frustrando o consumidor. Se a marca ou a concessionária se enrolaram com o lance de carro reserva o problema é deles, que não repassem a responsabilidade dos erros ao consumidor.

  • shdn2010

    A gm deu carro reserva pq provavelmente viu que era a midia… quero ver se uma pessoa "comum" precisar de carro reserva.

  • canjicajujuba

    Em 2000 quando comprei um Corsa ele teve inúmero problemas, mas o mais grave era justamente o de freio que funcionava quando queria. O defeito era ocasionado pelo cilindro mestre. Apesar de haver um "comunicado interno" a empresa não quis fazer o reparo e o caso só foi resolvido na justiça. Até mesmo o cinto de segurança, meu carro não estava envolvido oficialmente no recall, mas o equipamento apresentou defeito… E teve outro recall dos rolamentos de roda também que quebravam… Por essa e outras eu digo sempre que todas empresas te tratam muito bem no momento da compra, depois você se vira ou então grita bem alto para ter atendimento de qualidade, mesmo que seja para trocar um parafuso. Ou façam como eu fiz, entrei na justiça e tive que esperar por 6 anos, mas valeu a pena. No caso das montadoras, ela precisam respeitar a vida de seus consumidores.

    • LuisCarlosCosta

      Estou a três anos por causa de problemas de freios contra a VW, pior só tive agora uma audiência e eles pediram pericia, o oficial de justiça esta a três meses sem dar noticia.

      • PEDRO_HAWK

        Recorri uma vez ao judiciário e espero ter sido a última. A ordem é evitar problemas. Se um doido te fechou, freie, mas freie o suficiente pra ele sumir da sua vista. Eu sei que a vontade que dá é deixar bater, pois você está certo e a perícia vai provar. Mas ainda assim, com tudo contra o doido, se ele disser que NÃO PAGA, nada no mundo o obrigará, pois o máximo que o juiz pode fazer é penhorar os bens que ele possuir. E se ele não possuir bens? Aí você senta e chora.

  • rogerrosato

    Chevrolet e Ford é sempre a mesma ladainha…

  • Long_life_tobigcars

    Pensei que os pneus usados por ele fossem Champiro.

    • Castle_Bravo

      Os Champiro eram apenas os R13'' 165 do Celta, nem o Prisma saía de fábrica com eles. ;)

      • Long_life_tobigcars

        O Classic também saia com esse pneu. O da minha esposa tinha esse mesmo.

  • PEDRO_HAWK

    Desculpe NA, mas fiquei feliz que o Onix de vocês esteja incluído no recall, pois assim a opnião de vocês sobre todo o processo terá ampla divulgação. amplamente.

    Como diz o ditado: "há males que vem para o bem".

    Boa sorte!

  • Mandabala

    Kinder Ônix, bela surpresa.

    Essas situações são uma merd…, pois o brasileiro não compra um ônix porque quer, mas sim porque é o que cabe no bolso. Consumidor brasileiro é refém dessa máfia.

  • LS7

    Não me lembro aqui de nenhuma marca que não tenha tido que fazer recall de algum veículo…
    Nem a Ferrari, cujos carros são feitos em processo quase manual, se livraram. Quantas andaram pegando fogo?!?

  • HugoVictorCE

    Vamos aos fatos:
    – A GM vendeu carro com as rodas defeituosas:
    GM 0x1 Consumidor
    – A GM detectou o erro e anunciou recall:
    GM 1×1 Conumidor
    – A GM determinou DATAS ESPECÍFICAS para a troca das rodas, ou seja, não tem perigo do seu carro ir pra css e passar 3 dias pra trocar as rodas porque tem 326 carros na fila de espera pra trocas as rodas:
    GM 2×1 Consumidor
    – A GM está trocando as rodas com margens de erro, ou seja, até rodas não defeituosas, ela está trocando por ''garantia'': (Vide Ônix do NA)
    GM 3×1 Consumidor
    – A GM não tem culpa das rodas vir com defeitos, pois não é ela que fabrica as rodas:
    GM 4×1 Consumidor
    – Mas ela deveria exigir melhor qualidade por parte do fabricante e fazer inspeções periódicas:
    GM 4×2 Consumidor
    – A GM orientou a não usar o carro até a substuição das rodas: (óbvio, mas foi certo.)
    GM 5×2 Consumidor
    -A css prometeu um carro reserva e não cumpriu:
    O que tem haver com a GM mesmo?
    -O NA disse que um recall de pneus pode ser perigoso e fatal para os ocupantes:
    Sério? Que eu saiba 96,14% dos recall's INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA SEGURANÇA DOS OCUPANTES!

    Por fim, motores que pegam fogo, rodas que sacam fora, freios que não funcionam, motor que fundem aos 5mil rodados… Pneus que furam é fichinha, pois TODO motorista deveria saber se comportar ao estourar um pneu, pois isso é um tanto comum, sejam com pneus mais velhos, seja com pneus novos defeituosos, seja porque caiu num buraco em que o governo não tapou porque o IPVA foi pra corrupção…

    Não me isento da gravidade do problema, sei que um pneu furado a 100 por hora é um tanto perigoso, mas, diante de tantos outros recall's que aconteceram no Brasil e no mundo, é bem melhor furar um pneu do que não ter freio pra parar, ou seu carro acelerar devido um simples tapete…

    Não me venham atirar pedras dizendo que eu tô defendendo A ou B, nem que existe recall melhor ou pior, mas ficou meio mimada a reportagem, e o pior, tanto alarde pra dizer que o carro estava incluso no recall e as rodas NÃO APRESENTAVAM PROBLEMAS.

    • SilenceBass

      Espero que com o devido destrinchamento pontual que você fez os mimados entendam.

  • Fabi2013

    Olá! E afinal, vocês já conseguiram efetuar a troca das rodas na concessionária? Deu tudo certo? Porque estou tendo dificuldades por aqui…

  • alexandre

    ola gostaria de saber se algeum conseguiu trocar a srodas pois aqui na minha cidade a concessionaria so erolando dizendo que a gm ainda nao mandou as rodas ? como pode eu recebo uma carta da gm pedindo para procurar a concessionaria e nao tem as pecas ?

    preciso viajar como fico viajo correndo o risco de vida

  • Paulo Lima

    Olá pessoal,
    Eu fiz o recall na Viamar Nações Unidas, vejam como foi:

    Apesar da GM dizer que é só comparecer em uma concessionária, na verdade a maioria exige que você agende, inclusive algumas como a de Mogi das Cruzes, não tem peça para efetuar a troca, então você liga na GM e eles fazem todo esse trabalho de agendar e encontrar a mais próxima de você que possui as peças.

    Recall: Segundo a Viamar, eles não olham se há ou não problemas na roda, se o Chassi está na lista é porque a roda tem suas bordas mais finas, o que pode desgastar o pneu e provocar um corte. Apesar de eu ouvir dizer que eles olhavam se os pneus estavam bons, os caras lá não fizeram nada do tipo, é só troca das rodas, nada mais, mesmo sabendo que eu havia rodado 3k km.

    Conclusão: Esse recall é para substituição das 4 rodas, nada mais que isso.

    Fiquei apenas com uma dúvida, de leigo que sou na área automotiva: É necessário fazer alinhamento e balanceamento, quando se troca as 4 rodas? No meu caso só fizeram balanceamento e colocaram de volta. Segundo a mecânica da Viamar, falei besteira, mas como eles estão pouco se importando comigo e apenas querem terminar logo, fiquei na dúvida.

    Abraços!

  • Fernando Castro

    Olá caro Eber!
    Passei pela mesma situação com o meu Onix recém adquirido (peguei o mesmo no dia 23 de dezembro do ano passado).
    Aconteceu comigo de o pneu traseiro do lado do motorista esvaziar quase que completamente, chegando a 5 PSI.
    Achei muito estranho, porém depois recebi a carta do recall da GM.
    Esse defeito nas rodas é gravíssimo, podendo causar sérios acidentes. Senti-me lesado como consumidor, mas como dia o código civil e o código de defesa do consumidor, na questão de responsabilidade civil, a GM foi solicita quanto à reparação do dano pelo recall.
    Graças a Deus não ocorreu nenhum acidente com meu veículo, sendo que constatei que o pneu estava praticamente murcho antes de sair com o carro.

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