Avaliação 365 Chevrolet Hatches Populares

Avaliação 365 – Chevrolet Onix – Viagem de 2.000 quilômetros

chevrolet-onix-viagem-sc-1-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

Saímos com nosso recém-comprado Chevrolet Onix do Sul de Minas e partimos em direção a Santa Catarina. Não foi fácil deixar de fazer essa viagem com um sedã equipado com motor V6 para ir com um popular 1.0, mas tudo em nome do novo estilo de avaliação do NA, não é mesmo?



Passando por São Paulo e também pelo estado do Paraná, o que mais se via eram Onix na BR-116 e depois na BR-101. Mas eles não estava rodando assim como nós, estavam em cima de cegonhas, carregadas deles, partindo para concessionárias de todo o país. Sem dúvida a produção deve estar a todo vapor.

chevrolet-onix-viagem-sc-2-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

Rodando mesmo vimos apenas um Onix LTZ branco em Balneário Camboriú/SC… com certeza é isso que sentem vários de nossos leitores ao dizerem nos comentários que ainda não viram muitas unidades de um certo lançamento em sua cidade.

Mas o que você quer mesmo saber é sobre como se comportou o Onix, sabemos disso. Vamos lá:

O carrinho se comportou muito bem, não deu nenhum problema maior. Apenas notamos alguns ruídos no acabamento interno e também vimos que o escapamento está com um som um pouco diferente, daqueles que denunciam que existe um pequeno furo no silencioso traseiro. Sobre isso levaremos ele até uma concessionária para uma verificação mais detalhada.

chevrolet-onix-viagem-sc-3-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

O consumo do Onix, sempre usando nossa regra de 110 km/h e ar-condicionado ligado, ficou em 15,2 km/l no primeiro tanque da ida. Um consumo bom, mas temos que levar em conta que foram trechos de bastante descida, tanto entre Minas e São Paulo quanto entre São Paulo e a região Sul. O segundo tanque já apontou 13,6 km/l, pois incluiu também um pouco de rodagem dentro das cidades de Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas e Florianópolis.

Na volta, abastecemos o popular com álcool e tivemos uma média de 10,2 km/l em um tanque e 10,9 km/l no segundo, também a 110 km/h e com o ar-condicionado ligado. Mas aí o percurso já foi o contrário, subindo a serra pra voltar de Santa Catarina até São Paulo. Por falar em álcool, apenas use este combustível em Santa Catarina se você estiver fazendo uma avaliação de um ano para um blog automotivo. Fora isso, não vale a pena. Explico: álcool a 2,49 e gasolina a 2,56, isso na BR-101 perto de Porto Belo.

Notamos um baixo ruído do motor dentro da cabine, o que com certeza coloca o Onix dentre os populares mais silenciosos de nosso mercado, se não for o melhor nesse quesito. Mas é claro que o ruído interno dele não é bom em todos os sentidos. Se o motor e as caixas de roda estão bem isolados, não podemos falar tão bem do parabrisa e do teto. O parabrisa faz tanto barulho na chuva forte, que parece ser mais fino do que o usual. E o teto também ressoa bastante debaixo de chuva, o que mostra que não temos forração ali.

chevrolet-onix-viagem-sc-4-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

Como estava muito calor nos dias de nossa viagem (que aliás levou umas 27 horas, por conta de vários trechos com engarrafamentos), notamos que o ar-condicionado do Onix desliga com muita frequência, quando pisamos mais forte no acelerador. Isso é necessário para dar um pouco mais de força para o coitado do motor 1.0, mas também faz com que a cabine fique muito quente rapidamente.

Alguns pontos em que o Onix poderia melhorar, fora o detalhe do ar-condicionado que falamos acima, incluem:

1) Área para descanso do pé esquerdo do motorista deveria ter um acabamento plástico, já que tendo apenas carpete ficará desgastada e suja rapidamente.
2) MyLink tem uma tela que suja com facilidade e os botões abaixo da tela também ficam engordurados com o uso (não, eu não estava comendo Ruffles e usando o MyLink ao mesmo tempo).
3) Falta medidor de temperatura do motor – em engarrafamentos que enfrentamos, não sabíamos qual era a condição do mesmo.
4) Volante precisa de regulagem de distância, tem apenas de altura.

Mas também temos que destacar os pontos positivos do modelo. São, dentre vários, esses:

1) Baixo ruído do motor dentro da cabine.
2) Conforto bom para um popular.
3) Faróis ótimos, de longo alcance e também com boa luminosidade.

chevrolet-onix-viagem-sc-5-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

Então é isso, resumindo nossa viagem, que aliás fez com que o Onix já esteja com 2.500 quilômetros rodados. Ainda nessa semana ele vai para São Paulo e volta, chegando assim a 2.900 quilômetros rodados. Comentamos acima sobre engarrafamentos, e achamos interessante relatar como estão as estradas que dão acesso ao Sul do país.

A BR-116 está com vários trechos em obras, o que faz com que tenhamos apenas uma pista para cada sentido. Nesses pontos, os engarrafamentos são enormes, chegamos a demorar uma hora e meia para rodar 10 quilômetros. No total ficamos mais de três horas parados em vários pontos (sim, isso ajudou a piorar as médias de consumo). E isso em dias de baixa temporada, imagine no final do ano. Já a BR-101 não está com problemas neste sentido. Pelo menos até Florianópolis.

Dentro de 30 dias você terá uma nova matéria aqui no NA, relatando como o Onix está se saindo e quais problemas foram aparecendo. Também relataremos como estará o consumo e o que acontece nas revisões.

Por enquanto aproveite para dar uma olhada na página do histórico do Chevrolet Onix que criamos. Todos os modelos que avaliarmos por um ano terão essa página.

chevrolet-onix-viagem-sc-6-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

chevrolet-onix-viagem-sc-7-620x413 Avaliação 365 - Chevrolet Onix - Viagem de 2.000 quilômetros

4.0

  • Felix_S

    Vc acha que a viagem foi muito cansativa ou o Onix é bom o suficiente pra uma longa viagem. Sei que não dá pra comparar com o seu sedã, mas sim com outros carros "populares"

    • Comparando com outros populares, ele se sai muito bem, é confortável sim.

      • survivor123

        Eber, por favor, adesiva este carro. Enche de Avaliação 1 ano Noticias automotivas Na.com.br com a logo, sei lá. É o único blog com esta potencialidade. Já que o carro tem que viajar tanto, por que não divulgar pelos seres não digitais?

        Se for pra vender, depois é só tirar e passar o removedor da 3m, fica perfeito.

        • O problema é que o carro não pode ser identificado…. nem nas ruas nem nas concessionárias ao fazer revisões.

          • mmcinza

            Mas fica tranquilo que se as concessionárias quiserem, vão descobrir o carro e passar a placa para as outras tbm. Basta você dizer que levou na concessionária XYZ e o que foi feito, que os caras da concessionária ou da GM que lerem a sua matéria, vão rastrear a Ordem de Serviço e identificar o seu carro.
            Te digo isso, pois um dos meus familiares, trabalhou no grupo PSA e me disse que eles sabiam qual era a placa da Peugeot 3008 que fez o teste de 60.000km da 4 Patas e foi passada uma ordem para todas as autorizadas para sempre conferir com qualquer outra 3008 que aparecesse para fazer algum tipo de reparo. O azar deles, é que em muitas vezes o consultor vacilava e não seguia esse "procedimento".

            • Por isso que eu não vou falar em que concessionária levei. Isso que a 4R faz denuncia com muita facilidade a identificação do carro.

              • danieldourado_2

                Pois é… É bom nem falar sobre DETALHES as condições que o carro foi entregue, como por exemplo, a quilometragem EXATA. Quanto mais detalhes precisos mais fácil da concessionária encontrar o carro. O ideal seria dizer que o carro foi entregue com cerca de 5.000 quilômetros, ao invés de 5.094, como a 4 patas faz.

            • rafael_rtg

              Realmente, as CSS vão ficar de olho nos Onix 1.0 LT Prata, com possível problemas no silenciador….rs… Se forem espertos vão saber se trata deste veiculo da matéria… Ai entrar a competência de vcs amigos jornalistas, se possível fazendo apenas revisões agendadas e acompanhando o serviço….

              Abraços

            • E mesmo assim fizeram aquela m***@ de serviço? E não foi em apenas uma, mas várias concessionárias.
              Imagino se não soubessem então que era carro de revista!

          • Teixeiracar

            Estou gostando bastante da forma como esta sendo feita essa avaliação, continuem assim NA e que venha muitas outras. Parabéns!

          • PabloRJ

            Desculpa a ignorância.. mas por que o carro não pode ser identificado, se é propriedade sua?

            • survivor123

              Para emprestar credibilidade à avaliação. Não é que ele não possa, ele prefere não fazer isto. Se fizesse, deixaria claro que o carro está sendo a valiado o que poderia gerar "agrados" e "dedicação" que eu ou você não teríamos, por exemplo.

              Eu ainda acho que valeria mais a pena identificar e mostrar ao mundo. As ccs sempre sabem quais são estes carros de teste, como já explicaram acima.

  • erickluuh

    Olha, parabéns, deu até vontade de rodar em um, rs … Tomara que continue surpreendendo !!!

  • fip_mengo

    Senti falta de comentários em relação ao desempenho do motor 1.0!

    • DFlino

      desempenho de motor 1.0 é desempenho de motor 1.0. apenas suficiente, não espere nada de mais.

    • Não falamos muito pois é a mesma coisa que andar em qualquer outro 1.0. Mas posso dar alguns detalhes: tínhamos de reduzir para quarta em todas as subidas mais inclinadas. Além disso, temos quase 4.000 rotações entre 110 e 120 km/h, isso incomoda também.

  • MestreDorini

    Gasolina à R$2.56 está muito barata. Aqui no meio-oeste catarinense, chega à mais de R$2.90 e álcool passa de R$2.70.

    • SilenceBass

      Caracas, alcool caríssimo, por aqui (e já é caro…) na BR tá 1.99, litoral de SP.
      No Shell tá 1.95 e é onde costumo abastecer.

      • mauricar20

        To pagando R$ 1,59 no álcool em Caieiras – SP.

    • CleSilva

      álcool aqui em fortaleza ce é 2.19 gasolina 2.79!

      • JonathanAbud

        Desde o fim de semana passado o Álcool está R$ 2,09 e Gasolina R$ 2,63 ~ R$ 2,68

    • icarothomas

      Aqui no Mato Grosso ambos estão 3 reais o litro.

      • Kuri

        caraca , voces pagam uma fortuna no litro do etanol , aqui ja achamos uma absurdo pagar por 1,84-1,89 no alcool, imagina pagar 2,60…
        Ribeirao preto a cidade que estou falando

    • macaense

      E viva o frex.

    • Ranier_Aquino

      aqui em manaus alcool = R$2,25 à R$2,29 gasolina = 2,85 à R$2,89

  • luta4ever

    Achei bom o consumo. Parece ser a melhor compra da categoria.

  • Cruz

    O consumo ficou melhor, mas ainda acho que não compensa levar o 1.0.

    Se o vidro for realmente mais fino, é um artifício que foi usado no Chevete Júnior, pra reduzir o peso do carro de tão lerdo que era.

  • mmcinza

    Muito bom a matéria.

    Quando você se refere a regulagem do volante, entendo que ele tem a regulagem de altura, mas falta a regulagem de profundidade, correto?

    • Isso mesmo. Profundidade ou distância do motorista.

  • Pedro_Rocha

    Resumidamente, um carro que só não é ruim porque comparado com os piores torna-se mediano.

    • AndersonDak

      Ainda acho o HB20 mais bonito que o Onix não sei como anda o Onix mais andei em um HB20 1.6 manual e ele é muuito bom! motor bem forte pra retomadas e acelerações 128cv alem de ser muito confortavel mais não dá pra levar 3 no banco de tras so 2 e meio(criança) … mais o Design do hb20 é mais bonito que o onix… eu acho

      • WillScherer

        O único hatch popular que consegue levar 3 adultos, de forma levemente aceitável, por uma viagem um pouco mais longa, no banco de tras é o Sandero. Tanto o Onix como o HB20 ficam um pouco apertado, claro que nesse ponto o Onix leva uma vantagem quanto ao HB20. O HB20 se tivesse um porta mala maior e um maior espaço no banco trazeiro seria o meu próximo carro.

      • AMLAJD

        Acho inclusive que esse design do Onix deve cansar mais rápido, comoa conteceu com o Ágile. Gosto é gosto, mas em termos de designs qualquer especialista daria Nota 9 para o HB20 e uns 7 para o ONIX.

  • W_Costa

    "Isso é necessário para dar um pouco mais de força para o coitado do motor 1.0"…,

    …se não fosse o ar condicionado, a direção hidráulica, os bancos confortáveis e suspensão bem acertada, esse teste seria uma tortura, hehehehehe,
    1.0 na estrada ninguém merece, e por falar em suspensão… a equipe NA poderia vir a Belém do Pará pela Belém-Brasília e fazer um belo teste nas suspensões do Onix nas nossas estradas "lunares"….

  • Edson Roberto

    Eu acho que o Eber se sente mais satisfeito com o conforto do modelo em si. Pois analisando ao que temos, vemos que há outros produtos que são bons naquilo em que o Onix é deficiente e vice-versa. Carrs melhores? Partindo do 500 ou os ditos "compactos premium".

    Dureza abrir mão do Azera para andar em um 1.0 que mal tem sobre de potencia como no Azera…rs Imagino do ponto de vista do Eber, o sufoco que foi passar com esse carro. Gostaria inclusive de saber já que ele possui parametros para isso, na questão de cansaço ao rodar com o carro. Acredito que tendo o Azera fica facil destacar esse ponto. Sinto inclusive que vários trechos de retomadas mais fortes ou apenas ganho de velocidade, onde desligar o ar condicionado deve ser uma sensação de querer se matar.

    Sinceramente, eu não acho que esse ponto seria interessante. Mas não posso criticar uma vez que o meu carro é 1.4 e pelo menos esse tipo de aperto eu não passo. E infelizmente sinto falta do meu 2.0 para viagens. Ele ficou com o uso de cidade por momento porque precisa de ajustes. Mas não vejo a hora de bota-lo para rodar a toda hora…

    • gcarlos

      O cara tá avaliando o carro 1.0, não teria como avaliá-lo se tivesse andando num Azera. Cada cada comentário. O cara só tá sendo profissional.

      • Edson Roberto

        E o que eu falei???? Ele prefere acerto de suspensão mais macia. Por mais que um Palio ou Siena fossem instaveis perante varios carros, ele iria preferir uma suspensão mais molenga do que uma que muitos gostam que é dura mas que passa esportividade.

        Ser 1.0 não é problema, o que eu considero é que temos que ter sim opções de conforto nessa faixa. O Corsa lá de 1994 a 1996 tinha um ajuste muito mais confortavel que os atuais. Mas puderá, perdeu barra estabilizadora dentre outros componentes que davam esse conforto, além do que, pelo menos o 1994 e 1995 apesar de chochos para andar, eram silenciosos. O motor MPFI 1996, andava um pouco melhor, o consumo não era dos melhores, mas sempre foi um destaque suas qualidades que, até hoje mesmo os carros mais atuais, melhoraram na Ergonomia mas se não se equivale, praticamente uma coisa ou outra foi melhorada e outra piorada.

        Tem que criticar e eu quero ouvir a opinião de quem tem um carro superior. Ele pode mais do que ninguem, citar sobre carros inferiores e poder dar o discernimento correto ao assunto. Considerando que o considero uma pessoa totalmente imparcial.

        • SeuBatista

          1.0 não é problema? É não….é uma lástima….

  • dUudu123

    Boa avaliação. Aparentemente a por ser um popular o Onix vem fazendo bonito nos teste em…
    Não estão precisando de ninguem para sair viajando pelo Brasil fazendo testes em carros não? rsrs
    Parabéns!

  • livecajo

    1.0 em estrada é sofrível não adianta esperar muita coisa, esses são carros para uso em cidades e em viagens curtas, se você se aventurar a pegar uma serra da nisso, mais ha quem prefira economizar ou compra um popular 0km do que gasta um pouco mais e compra um 1.6 ou pegar um usado Premium pelo mesmo valor do popular 1.0 ou modelo de entrada

  • anderson_sp

    Quantas pessoas viajaram ??? e bagagem, etc…….. já viajei uma vez de SP pra SC (Floripa) em um Palio 1.0 Fire com 4 pessoas + bagagem foi tenso, mais nos trechos de serra entre o Paraná e Santa Catarina, fomos reabastecer na BR e como estava chegando na reserva, paramos em um posto sem bandeira, colocamos álcool e o carro praticamente não andava, deveria ser muito batizado o combustível e o desempenho do carro ficou horrível, coisa que só melhorou quando chegou em SC e paramos em um Shell, coitado do carro, ele sofreu naquele dia, poderia jogar a culpa inteira no carro, mas com combustível ruim não há milagre, em trechos de reta ia de 120/140 km/h na boa, o tenso é ladeira mesmo, terror dos 1.0…..

    • mjprio

      Aos amigos acima( Livecajo e Anderson) acho que o grande problema é o fato de quem está dirigindo não conhcer suas limitações. Daí dirigir um carro 1.0 e um V6 tem o mesmo risco, uma vez que muita gente tenta tirar o que não pode do carro, ainda mais carregado e assim se expões a acidentes na estrada. Eu observo muito os motoristas conduzindo veículos 1.0 de maneira quase irresponsável, tentando ultrapassar a qualquer custo. Na verdade eu estava indo de Belem para Salinas essa semana e vi até treminhão(caminhão com dois reboques) e ônibus fazendo ultrapassagem, enquanto eu num Novo Uno Vivace 1.0 com 5 dentro, esperava pacientemente as descidas e a pista esvazaiar pra ultrapassar. No Brasil não há um aprendizado correto pra se dirigir. o que as autoescolas fazem e o detran cobra pe se o cara sabe sabe fazer baliza sem deixar o motor morrer. Mas no geral concordo com vcs.

      • Jymonotaka

        Concordo com vc mjprio, não existe um aprendizado correto de se dirigir no Brasil. Na auto escola e no exame de carteira o limite é de 30km/h, ninguém dirige nessa velocidade. Saí esse ano com minha carta, quando fui pra um trânsito de verdade que nem o do centro da cidade onde moro (Campinas), sofri demais até pegar o jeito! Por isso que tem tanta gente que tira carteira e nunca mais dirige, tem que ter coragem no começo pra aprender a dirigir de verdade, coisa que não precisa pra tirar a carta – passar no meio de dois carros, andar a 60km/h direto, o que é muito diferente dos 30km/h que é quando o carro começa a passar um pouquinho de adrenalina, mudar de faixa com carros não tão longes, a gente nem aprende a trocar de faixa na auto escola!
        Andar na pista também é muito complicado, na auto escola não se aprende a andar em estradas. Quando andei pela primeira vez não imaginei que tinha que girar tão pouco a direção pra mudar de faixa, acabei mudando de faixa um pouco rápido demais! Essas coisas a gente só aprende na prática, a auto escola não prepara as pessoas pra realidade.

    • No Onix foi apenas duas pessoas mais bagagens.

      • anderson_sp

        Hum ok, achei que estava com 4 pessoas + bagagem, mas mesmo assim pelo que fala o desempenho parece ser razoável na estrada.

  • marcossadalamuller

    A penúltima foto tá com o painel apagado. Achei que o painel já ficava iluminado apenas com o contato ligado.

    • pcdecarvalho

      Ali deve ter sido o flash da câmera, que ofuscou o brilho do painel!

    • Isso é porque regulamos para que quando os faróis estiverem acesos, o painel fique mais escuro. Achamos o painel claro demais de noite. Então, pelo fato de eu usar os faróis ao viajar durante o dia, o painel ficou escuro demais na foto.

      • DCald

        "Usar farois durante o dia!" +1!
        Se as pessoas fizessem isso, reduziria (e muito!) o numero de acidentes.
        Na Suécia, após se tornar obrigatorio o uso dos farois durante o dia, o numero de acidentes caiu nada mais, nada menos, que 25%!!! (e por aqui ainda tem gente que fica avisando que meu farol está aceso, como se tivesse algo de errado comigo… tsc, tsc)

  • CharlesAle

    Cadê o termômetro(o celta tem) no painel,vidros fininhos,me desculpem,mas no que esse carro é melhor que gol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • pcdecarvalho

      Todo o resto.

      • tiago90j

        negativo. é só um concorrente à altura.

        • paixaoporcarros

          Negativo. O Gol tem que comer muito feijão pra se equiparar ao Onix.

    • Ughadoo

      A substituição do termômetro por uma luz espia está, infelizmente, virando um padrão. Outros modelos como os GM com o mesmo tipo de painel, a Livina, o Ka, o Fit, o Picanto, o Etios, o Cerato e o New Fiesta também não tem, embora no caso do Cerato (e nas últimas revisões do New Fiesta) seja possível usar o computador de bordo nessa função. É chato para quem gosta e usa, mas as fábricas notaram que quase a totalidade dos motoristas só notava que o motor estava aquecendo demasiadamente quando a luz vermelha da temperatura acendia, então resolveram cortar o "supérfluo"…

      Entre os vidros do Gol e do Onix só dá para saber qual é mais fino medindo os dois (em peças avulsas). O NA disse que pareciam ser finos, mas não chegou a medir a espessura, e acredito que nem valha a pena medir porque a espessura afeta peso, segurança e outros parâmetros, mas não é possível afirmar que um vidro mais espesso seja melhor que um mais fino sem considerar o restante do projeto e o tipo de vidro empregado. Ex.: antigamente se usavam vidros temperados grossos que eram muito menos seguros que os laminados finos usados agora como padrão.

    • DCald

      Só o fato de ser confortavel, ter bancos confortaveis e ser silencioso, já é motivo para ser melhor que o gol!

      • CharlesAle

        DCald,coloquei esta questão pois,dirigi um G5 1.6,aliás,fazia tempos que não dirigia um gol,mas me surprreendi positivamente,sem dúvida é o melhor gol que já dirigi,tem desempenho,tem conforto!,pelo menos no 1.6)zero de ruídos internos,carro na mão,painel completinho,enfim,gostei bastante,sei que muda bastante para o gol 1.0,concorrente do ônix 1.0,estes detalhes citados pelo Eber dão a impressão que o carro tá muito simples,enfim,mas que me surpreendi com o gol 1.6,isso sim!!!!há,outro detalhe,carro para mim tem de ter termômetro,até porquê,hoje os carros trabalham em alta temperatura,e essas luzes costumam acender"tarde demais"ou seja,cabeçote via de regra foi pro saco,sem tem o termômetro,que dá uma variada além do de costume,você já encosta pois sabe que algo está errado,mas bem antes que o expansão vire uma chaleira,preservando o motor,quando novo tudo bem,mas depois de uns anos,a refrigeração costuma dar pau,como uma termostática travada,uma mangueira furada ou entupida,enfim….

  • Leandro1978

    Muito boa a matéria. Em relação ao desempenho, me parece ser como a maioria dos 1.0, isto é, são modelos subdimensionados para estradas. O consumo me pareceu ser bom, ao menos nas condições descritas.

    Em relação ao MyLink sujar fácil, isso não um problema comum ao sistema "touch screen"? Pois tenho alguns aparelhos (não automotivos) com o mesmo sistema e "sofro" do mesmo mal.

    As fotos no acostamento das estradas devem ter dado a impressão para os demais motoristas (principalmente o do Megane), que o novo GM mal chegou e já está dando problemas…rs…

    • DCald

      Alias, é preciso dar uma bronca no Eber!

      Em ambas as fotos no acostamento, ele fez em trechos de risco!
      Na primeira foto, trata-se de um trecho bastante estreito, e ele parou o carro ali (a 0km/h) com outros carros passando a 80-100?km/h a menos de 1 metro de distancia…
      Na segunda foto, pior ainda, acostamento estreito e na esquerda! Com carros passando em velocidade ainda maior!

      Acostamento é apenas para Emergencia! o ideal mesmo, qdo se PRECISA parar, é parar fora da pista, ou seja, na parte gramada já (claro, se for possivel) distanciando o maximo possivel do trafego.

  • Vmario85

    Talvez fosse válido divulgar o valor gasto com pedágios, já que são vários, numa viagem dessas, só para termos uma noção, já que pagamos tantos impostos, taxas e etc…

    • Então, no percurso todo (Fernão Dias, BR-116 e BR-101) pagamos pedágios bem baratos, de no máximo 1,80 cada um.

      • Vmario85

        Ok, grato pela informação, achei que fosse um pouco mais caro. É que ainda não fiz este itinerário.

    • icarothomas

      Pedágio não vai pro governo, vai pra empresa dona da estrada.

      • Ughadoo

        Mais ou menos. Talvez as novas concessões sejam diferentes, mas no valor do pedágio das primeiras concessões de estradas estão inclusos aprox. 25% de impostos diretos, 20% de lucro e mais o valor da concessão (uma espécie de aluguel paga pelas empresas para o governo). Juntando os impostos com a concessão, vemos que uma boa parte do pedágio vai para o governo.

        • DCald

          Isso que vc falou é o padrão "tucano" de concessão… só que são 36% de imposto, 10% pra manter a estrada e o resto para as roupas de baixo dos politicos (que não aceitaram rever os contratos de energia…. "mui amigos" eles, não?)

          • Ughadoo

            No caso dos contratos de energia para as hidrelétricas o que o governo federal propôs foi meio estranho; ele está propondo uma redução média de 20% no custo da energia para os consumidores, mas segundo os jornais propôs uma redução de 70% no valor da energia das hidrelétricas da CEMIG, CESP e COPEL controladas pelos tucanos… Alguém deve estar querendo abocanhar os 50% de diferença…

            De qualquer modo, as hidrelétricas são do Governo e daqui a 3 anos, quando vencerem as concessões, o Governo Federal pode assumir o controle das hidrelétricas e baixar os pretendidos 70% no valor da energia. É bem provável que até lá o Governador de São Paulo seja do PT (provavelmente o Lula), então não haverá motivos para briga com a CESP.

      • Vmario85

        Ops!, não é bem assim não. O Gov. é sócio de toda PJ direta ou indiretamente (e até PF), pois tudo que consumimos uma parte vai para o Gov. sim, em forma de; impostos, taxas e ……..

  • joao12323

    Eber, você fará uma avaliação (Igual as avaliações de uma semana) com o Cadenza?

    • Sim, aliás é a única maneira de se avaliar algum carro da Kia, que diz que não tem mais frota de imprensa. Só que pra revista eles sempre tem carro pra emprestar.

      • jpmocellin

        Eber, não sei as condições de uso do seu carro, e sei que cada um possui suas prioridades ao comprar um automóvel. Mas não seria mais vantagem, ao invés do Cadenza, um Fusion 2013? Claro que isso é uma questão muito pessoal, mas pergunto só por saber mesmo.

        • Pode ser, mas o Cadenza eu pegarei semi-novo, tem vários na faixa de 90.000 por aí. E outra, meu gosto pessoal é mais por sedã com motor V6 de 290 cavalos do que um 2.0 turbo de 240…. e eu gosto de carro mais macio, o Fusion é um pouco mais firme.

          • SeuBatista

            Eber, o que se comenta nos Fóruns de discussão é que o desempenho do Novo Azera é inferior ao antigo, os números não mentem, são 9,9s no 0-100km/h….na boa, não me leve a mal, mas isso é desempenho próximo de sedan 2.0 aspirado. Sinceramente, depois do que a Hyundai fez com o Veloster, uma verdadeira propaganda enganosa, não confio no desempenho divulgado pelos coreanos, isso inclui a KIA também. Cadenza V6 com 290cv? Só acredito se for medido no dinamômetro de confiança. Pelas contas de gente que entende de números e desempenho, o Novo Azera tem muito menos que os 250cv divulgados pela Hyundai.

            Respeito sua preferência pelos defasados V6 aspirados, mas é inegável a superioridade de alguns "downsizing" comercializados no Brasil. Um Abraço e parabéns pela iniciativa desta avaliação.

            • Mas eu falei que vou pegar um Cadenza, não Azera… o Cadenza tem 0-100 em 7 segundos e alguns décimos, pelo que tem sido medido por aí. CAOA é uma vergonha, eles colocam o motor mais vagabundo possível no Azera vendido aqui, diferente da Kia que manteve um V6 mais potente e maior também, são 3,5 litros contra 3.

              • leonardoforbrig

                o Onix não sofre muita nas ultrapassagens?com um 1.0 e ar ligado?Só pra tirar uma duvida que me martela a cabeça =)

                • Sim, como acontece com outros 1.0.

              • SeuBatista

                Concordo….bom, estou um pouco por fora do desempenho do Cadenza, quaando pegar vc vai fazer uma avaliação com vídeos? Outra coisa, quando será feita a avaliação do Ecosport PowerShift? Vejo que tem muito pouca informação sobre o Novo Focus, vc acha que a Ford irá nos brindar com uma versão powershift + 1.6 ecoboost, versão única no mundo??

  • paixaoporcarros

    O carro surpreendeu? Comparadas a outras viagens feitas com outros modelos de mesma motorização, num ranking, como vcs avaliaríam o Onix?

    • Não dá pra fazer um ranking assim… mas na média o Onix está acima de outros populares.

      • paixaoporcarros

        Obrigado pela resposta. Abraço e parabéns pela iniciativa do teste 365!

  • BlueGopher

    Nada a ver com o teste do Ônix, mas foi ótimo o Eber citar o preço do combustível em SC.
    É um absurdo, visivelmente há cartéis regionais por todo o estado.
    Também os congestionamentos nas estradas do estado são terríveis.
    Sorte do Eber ter pego a BR-101 sem as obras que parecem ser intermináveis, e nem ter experimentado a congestionadíssima BR-470.

    • DCald

      Em curitiba teve o aumento repentino do combustivel… dizem que não há cartel… mas, conversando com um frentista, ele disse que eles aumentaram de 2,56 para 2,76 e no outro dia apareceram "uns caras do bairro" mandando eles aumentarem para 2,869 (os outros postos estão na faixa de 2,899)…

  • silvio_Brito

    Eber.
    Quantas pessoas estavam no carro? Qual o peso aproximado?
    Das estradas que passou conheço bem somente a Fernao Dias ate Lavras, mas não foram necessarias muitas ultrapassagens pelo que você disse. É isso mesmo.
    Pelo que estou vendo o desempenho do onix na estrada é bem parecido com o do meu Palio 1.3.

    • Duas pessoas mais malas… muitas malas… malas para uma viagem de 15 dias, incluindo equipamento de trabalho, cameras, notebook, etc. Acho que dá pra comparar com um Palio 1.3 sim, até pq os carros 1.0 hoje estão mais potentes.

      • silvio_Brito

        O meu carro tem 71 cv e torque de 11,6 com alcool.
        Com 4 pessoas a bordo e sem bagagem o ponteiro marca 130 km/h a 4 mil RPM (na Ayrton Senna) o consumo é alto.
        As vantagens dos atuais 1.0 são a cavalaria e a curva de torque assim o carro fica mais esperto.
        Com certeza o 1.4 vale mais a pena.

        • mauricar20

          Acho que esses quase 2 mkgf a mais de toque do FIRE 1.3 deve deixar ele mais gostoso pra andar na cidade já que os FIRE tem alto torque em baixas rotações, fora que o palio é um uns 30 ou 40 quilos mais leve…eu prefiro um 1.3 com 70 cv e quase 12 quilos de torque do que um 1.0 com 80 cv e menos de 10 quilos…

          • silvio_Brito

            Então este teste que eu quero fazer. Eu ja tinha definido que na proxima troca o minimo seria um 1.4 – Mas os numeros dos lancamento me animaram, apesar do torque.

          • LS7

            Não basta só olhar se o torque é maior em 2 Kgmf. Comparado com um 1.3 de 12 Kgmf, um 1.0 de 10 Kgmf pode ter mais força se utilizar relações de marchas mais curtas.

            • Stark

              Sim pode ser melhor mas só se subir muito o giro!

            • mauricar20

              Mas o motor fica gritando e o consumo vai la pra cima. Pra mim é uma péssima solução. Se nossos carros tivessem cambios 4+E teriamos médias muito melhores. O brasileiro insiste em querer passar lombada em 3ª…

  • Marciomaster

    Muito legal aconpanhar uma avaliação assim, mas o item: "MyLink tem uma tela que suja com facilidade e os botões abaixo da tela também ficam engordurados com o uso" essa foi para doer. Não esperem limpador de "para brisa" para o mylink no modelo 2014. Tudo que é touch suja, tudo.

    • Não entendo porque essa foi pra doer. Falamos que além da tela sujar fácil, a parte dos botões abaixo, que NÃO ESTÁ na parte touch também suja fácil. E aí, tudo que é de plástico suja assim fácil também?

      • AndersonDak

        A tela é de vidro ou acrílico?

      • Marciomaster

        Só para não ficar mal entendido, o texto esta bom, o teste muito legal (estou acompanhando mesmo sem interesse no carro) , apenas achei "cri cri" demais colocar como itens a ser melhorado a sujeira no MyLink. Veja bem o notebook que estou teclando agora suja facil o TECLADO e é DELL, meu smartfone tem o touch e esta sempre imundo, enfim, foi exagerado esse comentário sim,imagina se viesse com um motoradio com deck? É apenas comentário construtivo, abçs.

  • tiobana

    Saudades de Pouso? Ta longe ai… Bom retorno

  • FenderBrasil

    Ele é melhor que o HB20 no conforto?

    • diego

      na minha opinião particular é sim

  • DCald

    Vendeu o Azera? ficou pouco tempo com ele! Vendeu pq? algum problema? a pressão sanguinea disparou ao ver a conta da revisão? Conta pra gente!!!

    • Fiquei quase 2 anos com ele. Vendi porque já estava na hora de comprar outro… mas não que precisasse, ele ainda estava bom. Sobre a conta da revisão, não é problema, se for assim a do Cadenza será pior ainda rsrs….

      • DCald

        2 anos? caramba! o tempo tá passando muito rapido! Parece que foi mes passado que vc comprou ele! hehehe…
        Falei da revisão pq um amigo meu (já acostumado com revisões caras – sempre teve "carrão importado") tomou um baita susto com os 7mil de uma revisão de 60mil km…
        Pra ter uma ideia, hoje ele anda de LR Freelander e não reclama das revisões (carros sempre comprados 0km)

        • Edson Roberto

          Nossa… carissimo isso! Vejo gente comprando peças por Ebay do Azera para evitar gastos mais altos.

          • ViniciusSantoro

            não só do Azera, muitos outros importados.

        • Pow mas ficar 60.000 com um carro desse tipo é loucura. Eu vendi ele com 33.000.

          • DCald

            33mil eu rodo em menos de um ano….
            esse do meu amigo tinha 2 anos qdo completou os 60mil km

      • Marcus

        Eber, vc podia fazer uma matéria falando da venda do azera. Facilidades, dificuldades, problemas enfrentados… Sei q vc ja vendeu… Mas vai ai uma pequena sugestao pro futuro, quem sabe…

  • AndersonDak

    ele é melhor de estabilidade que o Gol? e na 5º marcha em velocidades mais elevadas uns 130km/h a falta de uma sexta marcha deixa o carro "preso" ?

    • rogatti



      falta de uma sexta marcha… 1.0…para não deixar o carro …"preso" ???…rs

    • AMLAJD

      Segundo a QR deste mês o Gol G5 é referência em dirigibilidade na categoria. É mais duro, menos confortável, mas é mais estável que ONIX e HB20, que inclusive me parece que em altas velocidade fica com a direção leve demais. Espero dirigir um logo para conferir.

    • Eu achei que em curvas mais fechadas o Onix não desliza tanto pra fora… me parece que o Gol é um pouco pior nesse sentido. Mas os dois são bem parecidos. Se tivesse uma sexta marcha, ia ser ruim na hora em que o carro caísse para 100 por hora ou menos, não ia resolver.

      • paixaoporcarros

        Resultado dos pneus utilizados e da largura da carroceria. Sei não, mas como o Eber disse, acredito que o Onix seja sim mais estável que o Gol.

  • Juan_RR

    Parabéns Eber. O blog esta muito legal e os testes também, continuem assim!

  • aledalloglio

    NA passando em floripa que emoção!! Nem pra dar um toque ai Eber pra eu bater uma foto com a turma ai e mandar pro NA heheh . Muito bom esse novo tipo de avaliação! Abs :)

  • Edson Roberto

    Imagino que não. Mas pode dizer mais ou menos o tempo que demorou para sentir incomodo? Acho que 2000km são bastante para definir dessa maneira, já que me pareceu um carro ao meu gosto também. Pois minha preferencia é proxima da sua em relação a suspensões mais voltadas com acerto ao conforto do que esportividade.

  • rogatti



    porque optaram pela compra do Onix….e não do HB20 ???

    descontão GM me divulgue ???

    • Rafael_rec

      Com certeza foi a questão da disponibilidade de entrega imediata.

    • Mais um nos acusando de sermos comprados sem ter nenhuma prova disso. Nem vou responder….

    • Outra coisa, se eu comprasse um HB20, um troll como você perguntaria: porque comprou um HB20 ao invés do Onix, descontão Hyundai me divulgue?

    • danieldourado_2

      E se tivesse desconto? Seria melhor ainda, além de ser mais racional fazer teste de um carro que provavelmente vai ser mais vendido, ou seja, tem mais gente interessada nas características do Onix que do HB20.

  • farleytito

    parece ser um bom carro, a unica coisa que não da pra engolir é a falta do marcador de temperatura. só esse fato já é o suficiente para descartar essa opção de compra, pois na minha opinião é uma economia porca por parte da montadora. tem alguma versão que possua indicador de temperatura?

  • Arthiola

    Muito legal a iniciativa, o blog está de parabéns :D, gostei do Onix, me parece um carro no mínimo sincero.

  • danieldourado_2

    "O consumo do Onix, sempre usando nossa regra de 110 km/h e ar-condicionado ligado, ficou em 15,2 km/l no primeiro tanque da ida. Um consumo bom, mas temos que levar em conta que foram trechos de bastante descida, tanto entre Minas e São Paulo quanto entre São Paulo e a região Sul. O segundo tanque já apontou 13,6 km/l"
    O primeiro tanque foi só gasolina? Ou misturou gasolina e etanol? E o segundo?

    • Sempre usamos só gasolina ou só alcool, pra não ficar esse tipo de dúvida.

  • marciomvo

    Eu, francamente, deixaria de comprar este carro, principalmente na versão 1.4, justamente pela falta de marcador de temperatura do motor. Uma falta inadimissível em qualquer carros. Principalmente pelo fato de convivermos diariamente com eneormes engarrafamentos.

    • coresplendor

      exatamente o meu pensamento, gosto muito do onix, mas só pela falta do mostrador de temperatura, já é o suficiente para que eu não o comprasse…

  • The Sun

    Só iria acompanhar a avaliação se fosse o 1,4.
    É uma pena saber que os carros 1,0 ainda detém a preferência nacional.
    Mas se até os sites e blogs insistem nesses motores, ficaremos a mercê da indústria e do governo eternamente.

    • Rox_

      Não acredito que seja preferência nacional. É só porque são mais baratos mesmo. Se 1.0 e 1.4 custassem o mesmo, acho que a maioria optaria pelo motor maior.

  • Cristian_NE

    Bacana a ideia de vcs de acompanhar o carro detalhadamente. As montadoras tinham q investir em ideias como a de vcs para melhorar os produto.
    Fico ansioso pra ver o resultado do NCAP desse carro.

  • augustojm

    Tenho uma dúvida sobre o My Link, é possivel usar um sistema de GPS através dele de alguma maneira?

    • paixaoporcarros

      Você pode usar um aplicativo de gps do seu smartphone em conjunto com o sistema mylink.

  • AmmmmmP

    Carros e Viagens.. tudo a ver! queria ver mais fotos… parabéns!

  • frdesing

    o consumo é bom, mas se comparado com motores de até 1600 cilindradas não da muita diferencia.

  • wiliamp

    é impressão a minha ou o painel de instrumentos tem iluminação muito forte?

    • Ughadoo

      A iluminação pode ser ajustada por um potenciômetro. Deve estar nessa intensidade porque foi ajustado para a foto ou então porque o sol estava forte.

  • vinglabh

    Com o sistema de arrefecimento tão eficiente que temos atualmente, o marcador de temperatura se faz tão necessário?

  • FerdsVil

    E esse Cobalt acompanhando vc?? Rola uma avaliaçao 365 dele tb??hehe

  • LEVINOPE

    O problema do ar-condicionado não gelar não é do motor 1.0 nem tão somente do modelo Onix. O problema é que o AR-CONDICIONADO DA CHEVROLET NÃO PRESTA! O ar-condicionado da Fiat (motores 1.0) é perfeito! Pólo Norte! Volkswagen, Ford (motores 1.0): Pólo Sul! Na Chevrolet os dutos do ar-condicionado não são bem isolados termicamente, assim, o ar não sai tão refrigerado como deveria, ele aumenta de temperatura durante o percurso nos dutos até as saídas. Este é o principal motivo que me afasta da Chevrolet: o calor no habitáculo.

  • leonardo alves

    E que sedã equipado com motor V6 que vcs tem? seria uma boa se compartilhace com a gente, bom trabalho flw!!

  • João Fernando

    Bom gente, gostaria de saber a opinião de voces em relação ao onix.
    estou a procura de um carro 1.0 pra comprar, e gostaria de saber, se na opinião de voces, o Onix e´a melhor compra da categoria?
    Também estou na duvida em relação ao consumo de combustivel do onix, pois tenho um celta 2010 e faz 10km com um litro de alcool dentro da cidade, ja ouvi dizer que o Onix é beberrão. oque voces me dizem.

    • Ulisses

      com certeza não se compara o consumo do celta com o onix pois o onix é bem mas robusto e pesada que o celta portanto força bem mais o motor e assim tambem o consumo sera maior, no entanto comparando com o gol g5 1.0 o consumo é bem menor e o conforto nem se compara. Pode comprar que não ira se arrepender tenho um e adoro meu carro!

  • ELSA SILVA

    JOAO FERNANDO , o onix e um carro popular , mas tem me surpreendido , nao e perfeito tem seus defeitos pois foi homem quem construiu , mas foi para mim uma boa aquisicao , viajo diariamente do interior para a capital sp p,ela rodovia fernao dias 140 km ,o teste sao 365 dias ano , devo ter alguma propriedade em avaliar um automovel , e uma boa comprar o onix 1.0 lt estou satisfeita e aconselho a compra , bom domingo !

  • Tatiany

    Olá… viajamos com o nosso novo Onix LT 1.0 pelo litoral no começo de fevereiro/14, partindo de Curitiba-PR até Torres-RS.
    Tínhamos um Celta LT 1.0 seco (sem ar e direção).
    Analisando num geral, a viagem foi muito mais confortável.
    O motor desanimou um pouco, em relação ao Celta. Mas o Celta é mais leve… e sem ar condicionado.
    Mas teve uma coisa que me incomodou muito. Não sei se é a aerodinâmica do capô ou do para-brisa, mas se vc pegar uma garoa, já fica um embaçado (por fora) no final do vidro e não sai de lá até que a pista esteja totalmente seca. O limpado até tira, mas logo a faixa embaçada está lá de novo.
    Um pequeno detalhe que também achei que poderia ser diferente é o pegador de fechar a porta É muito embaixo, bem ruim de puxar pra fechar.
    Gastou pouco e não me arrependi da compra.

  • didimo

    QUE BOM GOSTEI MUITO, PARABENS

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend