Avaliação 365 Hatches Populares Volkswagen

Avaliação 365 – Up à prova, medimos o consumo em 24 situações diferentes

Avaliação 365 - Up à prova, medimos o consumo em 24 situações diferentes

Será que o Volkswagen up! é tão econômico quanto o Fox Bluemotion, que foi o primeiro Volkswagen no Brasil a ser equipado com o novo motor 1.0 de três cilindros da marca? Muitos se perguntam isso. E para sanar esta dúvida, trazemos em primeira mão aos nossos leitores uma medição completa de consumo do up!, tanto em cidade quanto em estrada, com 24 variáveis diferentes.


Como assim 24 variáveis? Explico: analisamos o consumo do popular com gasolina e álcool, tanto na cidade quanto na estrada, em velocidades diferentes e também com ar-condicionado ligado e desligado, para mostrar com abrangência quase todas as situações possíveis que o modelo poderia ser submetido no uso diário.

Durante os últimos dias, rodamos mais de 400 quilômetros com o up!, fazendo estas medições de consumo e outros testes. Os números apresentados vieram do computador de bordo do modelo. Mas será que computador de bordo é mesmo confiável? No caso do equipamento do up!, o consumo foi sim o real, ou algo bem próximo disso.

Sabemos disso pois deixamos o tanque secar e então fizemos algumas análises, colocando quantias bem pequenas de combustível no tanque e verificando se o computador de bordo mostrava um consumo real. Ele apresentou variação de no máximo 2% em comparação ao real. Então podemos dizer que são números adequados e que este equipamento não está sendo otimista demais.


Consumo do VW Up na cidade

Criamos um percurso padrão de alguns quilômetros dentro da cidade que incluiu avenidas mais rápidas, cruzamentos, semáforos e alguns trechos mais lentos. Com isso, o consumo que medimos do up! na cidade ficou mais próximo do que nossos leitores terão em suas cidades, um consumo melhor do que geralmente temos aqui em nossa região, que por ter muitos morros e trânsito mais lento, acaba fazendo com que os carros consumam muito.

Com isso, marcamos os números abaixo:

Cidade – gasolina – AC ligado – 11,2 km/l
Cidade – gasolina – AC desligado – 12,7 km/l

Cidade – álcool – AC ligado – 8,7 km/l
Cidade – álcool – AC desligado – 9,7 km/l

Consumo do VW Up na estrada

Aqui é onde as variáveis são inúmeras. A pessoa pode transitar em velocidades diferentes e também usar o ar-condicionado ou não. Escolhemos um trecho da Rodovia Fernão Dias aqui próximo de nossa cidade que não tem muitas curvas fechadas, nem tem subidas exageradamente íngremes. Com isso chegamos a um trecho de estrada mais parecido com o tipo de rodovia que existe em várias outras regiões do país e também mais próximo do que você poderá ter aí na sua região.

O percurso usado foi sempre o mesmo, e marcamos o consumo do up! nas seguintes velocidades: 80, 90, 100, 110 e 120 km/h, tanto com gasolina quanto com álcool e também com ar-condicionado ligado e desligado. Notamos que principalmente com gasolina, o consumo do up! é muito afetado quando o ar-condicionado está ligado. Especificamente andando a 90 km/h e com gasolina, tivemos uma diferença de 22% no consumo entre ar-condicionado ligado e desligado.

A menor diferença que tivemos foi de 6%, e a maioria das medições ficou entre 8 e 9% diferente, dependendo se usamos o ar-condicionado ou não. OBS.: Quando medimos os consumos com ar-condicionado desligado, deixamos os vidros fechados e o ventilador interno desligado (e sim, enfrentamos um calor de quase 40 graus em um carro sem filme nos vidros).

Veja abaixo os números, onde apresentamos também os giros do motor naquela velocidade:

Consumo do Up na estrada com gasolina

80 km/h – gasolina – 2.600 giros – AC ligado – 23,7 km/l
80 km/h – gasolina – 2.600 giros – AC desligado – 26,8 km/l

90 km/h – gasolina – 2.900 giros – AC ligado – 20,5 km/l
90 km/h – gasolina – 2.900 giros – AC desligado – 25,2 km/l

100 km/h – gasolina – 3.200 giros – AC ligado – 19,0 km/l
100 km/h – gasolina – 3.200 giros – AC desligado – 23,0 km/l

110 km/h – gasolina – 3.500 giros – AC ligado – 17,3 km/l
110 km/h – gasolina – 3.500 giros – AC desligado – 18,8 km/l

120 km/h – gasolina – 3.900 giros – AC ligado – 16,4 km/l
120 km/h – gasolina – 3.900 giros – AC desligado – 17,9 km/l

Considerações sobre o consumo com gasolina

Notamos que andando a 80 km/h o consumo é obviamente excelente. O giro do motor fica baixo e com isso o pequeno motor três cilindros roda suave. Mesmo a apenas 2.600 giros, o motor tem fôlego para subir de velocidade se necessário.

A 90 km/h a diferença de consumo entre ar-condicionado ligado e desligado é brutal. E na velocidade máxima de 120 km/h, o consumo ainda foi bom, embora decepcione quem esperava um consumo de Fox Bluemotion. Isso se dá pois o modelo maior é Bluemotion, ou seja, tem várias modificações feitas pensando-se no consumo menor.

Já no up!, como é um carro mais simples, essas modificações não existem em sua totalidade, e o arrasto aerodinâmico é maior que no Fox. Outra coisa diferente entre Fox Bluemotion e up! é que o up! não conta com pneus de menor arrasto aerodinâmico. No caso do nosso White up!, são pneus 185/60 R15 de modelo Bridgestone B250 comuns, não a variante Ecopia que beneficia o consumo.

Consumo do Up na estrada com álcool

80 km/h – álcool – 2.600 giros – AC ligado – 17,0 km/l
80 km/h – álcool – 2.600 giros – AC desligado – 20,5 km/l

90 km/h – álcool – 2.900 giros – AC ligado – 15,5 km/l
90 km/h – álcool – 2.900 giros – AC desligado – 16,6 km/l

100 km/h – álcool – 3.200 giros – AC ligado – 14,5 km/l
100 km/h – álcool – 3.200 giros – AC desligado – 15,6 km/l

110 km/h – álcool – 3.500 giros – AC ligado – 13,1 km/l
110 km/h – álcool – 3.500 giros – AC desligado – 13,9 km/l

120 km/h – álcool – 3.900 giros – AC ligado – 10,6 km/l
120 km/h – álcool – 3.900 giros – AC desligado – 11,3 km/l

Considerações sobre o consumo com álcool

Novamente a 80 km/h o consumo é excelente. Até 100 km/h, podemos dizer que são consumos bem interessantes. Em 120 km/h o consumo tem uma queda enorme, o que indica que com álcool rodar a 110 km/h é a melhor opção para quem não pode ficar se arrastando a 80 km/h pelas estradas.

Avaliação 365 – Up à prova, medimos o consumo em 24 situações diferentes
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369 Comentários

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  • Sinceramente na cidade, o veiculo faz o mesmo consumo de vários motores 1.6 do mercado. Ainda to querendo saber o que esse carro tem de tão especial que até agora não encontrei.

    • Jamilson, concordo que ficou um pouco gastão nessa situação… Mas acredito que deve ser um dos melhores quando comparado a outros populares 1.0 … Já ouviu falar do Fiesta 1.0? Com ar ligado, na cidade, o consumo é medonho!

      • É verdade, a maioria dos 1.0 não chega perto dessa média. Mas eu por exemplo tenho um Uno Vivace 1.0 e com ar ligado na cidade, usando gasolina, consigo a mesma média do up!. Já consegui até 12km/l! E olha que o transito aqui no RJ é de matar. Por isso me decepcionou um pouco. Agora na estrada realmente me surpreendeu, da pra rodar mais de 1000 quilômetros com um tanque!

        • Considere o consumo do seu carro muito bom então. Lembrando que se trata de um motor 4 cilindros… Vamos esperar que a Fiat venha com um 1.0 3 cilindros de 12 válvulas bem econômico também… Vai ser uma briga boa.

          • Vai sim, com certeza! Mas parece que pra esse ano já babou né… pelo que li o Uno 2015 ainda vai vir com o mesmo 3 cilindros.

            Quando ao consumo do meu carro, também acho muito bom na gasolina. Mas no etanol é medonho também, não passa de 8km/l…

    • Mas praticamente ninguém usa álcool hoje em dia, considerando o Brasil como um todo. Achei o consumo bom sim. Não é milagroso, mas não é de se desprezar não.

      • Isso é verdade, hoje vale muito mais usar gasolina. Não acho o consumo dele ruim não, é muito bom se comparado com outros populares 1.0. Mas se nos basearmos na expectativa que existia sobre o carro, acho que ficou a desejar sim…

      • Prefiro 10 vezes o carro na gasolina. O funcionamento do motor é claramente mais liso no geral. Mas, esses motores Flex batendo pino não dá. É só colocar gasolina que parece que junto colocou também umas porcas soltas dentro do motor. Grila muito. Por isso, e pelo preço que ainda está compensando aqui em SP, acabo optando pelo Etanol.

    • é estranho um carro com apelo de ser "urbano" ter a sua melhor virtude de economia, quando vai para a estrada.

      Independente se é um carro 1.0 e outras 1.0 não conseguem ser mais economicos na cidade, pq existem outros carros com motores maiores que esse e que na cidade são muito mais economicos.

    • Depende MUITO do pé do motora… eu faço 8 no meu carro, meu irmão quando pega ele faz 10…. Então, tem gente que vai fazer 18 na cidade certo (desde que fique na direita, não tem problema)…

  • Olha… levando em consideração os padrões brasileiros e a qualidade do nosso combustível.. Parabéns ao carro! Rodando na cidade, ou na pista a 100km/h com gasolina realmente me surpreendeu! Como é de se esperar, os modelos equipados com rodas ao 14 e 13 deverão ter um consumo um pouco menor. Parabéns ao NA também, que avaliou o modelo em variadas situações. Carro 1.0 tem que ser assim: econômico.

  • Caros, sabemos que os vidros abertos em uma velocidade alta é agravante para um alto consumo de combustível. Portanto, nesses testes "Sem A/C" o percurso foi feito com os vidros abertos, correto?

  • Amigos do N.A. Vocés não citaram, mas eu vou deduzir. Apenas confirmem. O consumo na estrada foi medido com a quinta marcha e sem reduções para quarta marcha para retomada. Estou correto? Obrigado.

  • Boa avaliação! 13,9 km/l a 110km/h está realmente muito bom. No meu new Fit 1.4 16V ando pela Fernão Dias (Atibaia-Bragança) todos os dias nessa mesma velocidade, sempre com álcool e AC desligado (com vidros abertos) e minha média de consumo fica na faixa de 11km/l. Dependendo da pressa ou ultrapassagens necessárias, pode cair ou subir 5%.

    • Curioso… pois esse regime de rotação para o Fit é muito bom. Eu costumo fazer na gasolina 17km/l nessa situação, só que com o ar condicionado ligado.

      • A janela aberta aumenta MUITO o arrasto… o AC ligado nesse caso gasta menos. É até bem simples de perceber, só esticar a mão entre a janela e o encosto de cabeça e ver o vento arrastando…

    • Cara, experimenta fazer o teste com gasolina e A/C ligado (com vidros fechados). O Fit é um carrinho bem econômico pelo que conheço, ainda mais se for a versão manual. Não sei quando paga do álcool por ai, mas acredito que, nessas condições, seu carro faria uns 15km/l na gasolina.. acredito…

      • Fui na Mercantil – VW hoje ver o Move Up! Com ar e dh está 35 mil, na Fiat o Uno Sporting 35.990 completo e o New Fiesta 38.990 enfim, o UP é horrível, material do banco muito duro, muito plástico.. o que tem de segurança e economia tem de pobreza. OBS, na mesma loja está vendendo um Fox Branco 0km 1.6 completo com ar por 35.990 MUUUUUUUUUUITO MELHOR e bonito.

        • Também fui na Mercantil e não vi esse Fox. Aliás, vi Fox 1.0 por 39 mil na etiqueta, e o 1.6 equipado igualmente estava por 45; e nem era o Highline. O que me chama a atenção é que aquele Polo Sportline logo atrás do Up não tem acabamento tão melhor que o Fox..
          E sobre o up, discordo do acabamento, achei muito melhor que o do Uno, embora 35 mil naquela unidade que nem rádio tinha é um absurdo.

    • Sei que vai morrer de calor, mas experimente com os vidros fechados. O consumo vai dar uma melhorada.
      Fora que andar com os vidros abertos o arrasto fica tão alto que acho que deve ser igual ou pior a andar com os vidros fechados com ar ligado.

    • Meu fit faz no mínimo 15km/L na gasolina com carro cheio a 110/120 km/h com ar ligado. Se for a 100km/h, com ar desligado, faz uns 18km/l. Agora 27km/l do up é sensacional! É só ter pé leve q vai economizar muito!

  • Eu não experimentei o UP, mais imagino que acima dos 3.000 rpm o motor deve berrar como nunca, o isolamento acustico é perfeito??
    Eu andei num celta LT 2012 e por incrivel que pareça a 120 km/h a 3.500 rpm parecia que o motor estava dando o ultimo suspiro, apesar que o celta é mais pesado que o UP.

  • Não interessa se faz 20 ou 30 por litro,carro 1.0 pra mim é utopia de Pais Subdesenvolvido e dos ecochatos europeus que atualmente estão passando dos limites,os carros com cilindrada maior tipo 1.4 e 1.6 consomem pouca coisa a mais,mas te dão muito mais prazer em dirigir,segurança entre outros fatores,enfim as vendas estão ai pra serem analisadas,a venda de carro 1.0 caiu bastante nos últimos anos no Brasil,muita gente não cogita mais a minima possibilidade de comprar um carro 1.0.

  • Na minha forma de condução, tipo tiazão, eu teria uma média de 15,85/litro de gasolina, esta bom pra min, eu aceito, mas ainda assim gostaria muito que esse veiculo tivesse uma versão com o 1.0 Turbo e injeção direta de 100cv, com ASR/ESP, dai eu pensaria em comprar esse carro.

  • O motor pode ser moderno, mas o consumo não é nada do outro mundo não, meu Clio com o novo bloco atualizado faz números melhores.

    110 km/h – álcool – 3.500 giros – AC ligado – 13,1 km/l / Meu Clio 15km/l ( A 120 o motor sobe muito o giro e o consumo piora muito )

    Cidade – álcool – AC ligado – 8,7 km/l / Meu Clio 11 km/l

      • Eber, estou fazendo em média 13 km/l com um Focus Duratec 2.0 16v 147cv (Somente Gasolina, não é flex)
        Isso nas condições do up! a 120 km/l, AC ligado e sempre em 5º.
        Lembrando que meu carro deve pesar uns 300 kg a mais que esse compacto, além de ser 4 cilindros e ter quase
        20 kgfm de torque.
        Isso comprova a vocação estritamente URBANA do up!

        • Carros com motor maior é mais fácil conseguir isso… quando avaliei carros da Audi, como A1 e A3, os mesmos faziam 17 km/l nessa situação que vc falou… 120 km/h com AC ligado.

      • Sim, depende muito do pé, não pisar fundo e nem deixar passar de 3500 RPM.

        Ficando sempre na faixa verde do tacometro o carro faz milagre, anda igual uma lesma mas o combustivel rende muito.

        Um detalhe é que meu Clio é 2P e sem DH, e eu peso 65kg, o baixo peso do conjunto ajuda.

    • Você não está exagerando? Tenho um clio 2013/14 e não dá 15km/l com álcool na estrada nem a pau. Fica entre 11~12km/l. Já na gasolina blza – a 110km/h c/ ar faço 15~16. a 120km/h c/ ar fica uns 14~14,5km/l.
      E na cidade, minha melhor média é 9,5 ou 10km/l, mas andando igual uma lesma e a galera te podando. Andando junto com o fluxo e ac ligado fica em 8,5.

      Qtos km o seu já rodou? O meu está com 2900km.

      • O meu faz essas medias.

        O meu tem 16.000 km 13/14 tbm, o meu é 2P e sem DH. Não pode acelerar fundo e também manter o pedal sempre constante de maneira leve mas sem perder velocidade nem andar a 20km/h no meio da avenida .

    • amigo, motores maiores fazem certo consumo, na cidade na estrada, motores menores fazem outros consumos,,,,,varia de motor para motor de marca para marca……. motores pequenos variam em velocidades diferente

  • no post que tinha as medições do Inmetro, me criticaram pois comparei com o consumo do meu Clio… agora, com as medições "reais" eu digo, de novo, meu Clio faz essas médias na cidade.. e na estrada não fica muito longe.. e ele é um 1.6 16v de quase 10 anos… esse motorzinho do up! me decepcionou muito…

  • Parabéns à toda equipe da NA por este post, e pelo projeto Up aqui no site. Sem dúvidas, terá grande impacto na escolha de quem esteja pensando em "have fun" com o up. Observem: sou estudante universitário em final de curso, tenho 25 anos e estou a procura de um carro (primeiro, na verdade). Penso em modelos seminovos, tais Bravo e Focus, sabendo que a possibilidade de maiores gastos são reais, inclusive que excedam meu orçamento. E, dentre outras opções, o Up se sobressae.
    Não é um carro ideal; há soluções minimalistas e o valor pedido inclui um "lucro brasil" importante. A despeito, é uma opção a ser pensada por qualquer comprador até o limite de 40.000…
    O consumo vislumbrado não é excepcional, mas está longe de ser medíocro. E, como bem apontou-se, o carro não é uma versão "bluemotion", então não serei tão exigente ao ponto de lhe requisitar tantos quilômetros a mais por litro. Talvez o maior destaque lhe seja a segurança…
    Nos oito anos que acompanho o portal NA, diariamente, é claro, sempre dei destaque à segurança em meus comentários. Parabenizei os veículos com seis airbags, tais fluence, New Fiesta, Picanto, e quebrei a cada ao ver apenas 4 estrelas para muito deles. Acredito que a LatinNcap tenha tantos credenciais quanto qualquer orgão automotivo de segurança e, portanto, não duvido da isonomia dos resultados.
    Frente a isto, não duvido que embarque neste pequeno carro

    • O fluence testado pelo latinncap possuía só 2 airbags e não tinha pré-tensionador nos cintos de segurança. Acredito que as versões vendidas por aqui, com 6 airbags e pré-tensionador, teria resultado melhor.

      • Up! testado foi o brasileiro. Inclusive dá pra ver a falha do arremate do pára-choques traseiro na foto (segundo alguns blogs, é uma falha devido à adaptação brasileira para aumentar o espaço do carrinho) No site Latin NCap diz a origem do carro (Brasil). Inclusive com teste de impacto lateral.

  • Eu gostei dos números de consumo dele. mostrou ser bem econômico. ou seja o motor se mostra adequado. ou seja convence até quem não gosta de 1.nada como eu.

  • Mais uma vez o alcool detonando o consumo nos motores Flex. Já tive um Vectra 2.4 e ele fazia 4 km/l no alcool dentro da cidade, por isso só usava gasolina.

  • Muito bom o consumo sim. mas pra ficar extremamente economico tem que andar bem devagar na estrada, o que é bem chato.
    Ps: viva as novas tecnologias. Meu Golf TSI ta fazendo 17.8km/litro na estrada a 110-120km/h! e 14-15km/litro a 120-130km/h

      • Com A/C ligado em torno de 10-11km/litro. Desligado no maximo 12.
        Quando pego trechos de avenidas mais abertas ja cheguei a 13km/l, mas nao é mto comum. O bom consumo dele é reservado mais pra estrada mesmo

    • Mas tem que ver que esse carro é de entrada. O pessoal pensa no baixo custo de manutenção. Espera esse Golf fica mais velho. A Amarok é tida como a picape mais moderna, no entanto, já tem turbina detonada com 50k rodados. Detalhe a turbina fica por 20.000,00. Nesses casos do seu, vc vai ter que ficar a garantia toda nas CSS. Não é o que acontece com o pessoal que compra carro popular, antes de um ano o pessoal vai pro mercado paralelo. Trabalho com peças automotivas vejo isso acontecer todo dia. Assim que o carro for lançado 3 meses no máximo já tem pastilhas, correias comando. pra esses carros.Não duvido que daqui a 120 dias eu já tenha algumas peças pra esse Up!

      • De fato, o foco pra carro de entrada é outro mesmo. o meu Golf vai fazer 10000 km essa semana e até agora sem reclamaçoes. Espero que continue assim hehehe

    • Isso é o consumo médio ou o instantâneo?
      Quando fala que é a 120 Km/h, é mantendo a velocidade nas subidas também?
      Quantos quilômetros de percurso e como é a estrada, bem plana ou com subidas e descidas?
      Tudo isso influencia muito no consumo.
      Numa viagem, meu Cobalt 1.8 AT começou fazendo 17,5 Km/l nos primeiros 20 a 30 Km. Depois de um trecho de subidas e descidas, e algumas ultrapassagens, o consumo foi caindo e estabilizou em15,5 Km/l. Isso depois de rodar mais uns 100 Km.

  • Muito bom teste, têm tudo pra ser um bom carrinho de entrada

    Como são todos 1.0 acho que não vale muito pegar o top, até porque apesar de ser bem construído têm opções mais fortes pagando um pouquinho mais, mas acho que pra quem não faz muito no dia a dia, têm o carrinho só pra andar na cidade ta ótimo com esse consumo

  • Confesso que esperava mais do consumo na cidade, mas realmente não decepciona, meu Classic 2011 tem feito entre 8,0 e 8,5 km/l na cidade com etanol, em condições muito parecidas…

  • O consumo é promissor. Levando em consideração que o motor ainda é novo e deve estar "amarrado". Segundo o próprio Inmetro, é o carro com ar-condicionado e direção assistida mais econômico no mercado hoje. E se você consegue mais em outro carro provavelmente fará melhor ainda nesse. A diferença de consumo na estrada comprova a minha experiência. Eu e minha namorada dirigindo o mesmo carro na estrada temos números de consumo bem diferentes também. Agora as versões BWR e High deveriam ter as alterações Bluemotion. Já que são tão caros deveriam ter esse diferencial também. Assim como mais 2 airbags, esp e o tal Maps também. E mesmo assim não deveriam custar mais de 38 mil.

  • Teste drive realizado e aqui vão os pareceres: motor excelente com ar ligado, para um 1.0, claro; câmbio perfeito, suspensão extremamente seca, como todo volks que prioriza a estabilidade e não o conforto; painel com acabamento de aparência extremamente pobre, tirando as versões que tem o "blackpiano", ai a coisa melhora muito; bancos interessantes mas a melhorar, apesar da solução de banco único, nesse caso, existir para redução de custo, que não é revertido para o consumidor final; solução da saída de ar em cima do painel parece não atrapalhar e a cabine gela rapidamente.

    De maneira geral, se custasse os R$35 mil com painel blackpiano e suspensão melhorada, seria uma escolha certeira. Para deixar ele mais apresentável já esbarra concorrentes de segmento, teoricamente, superiores como ONIX e HB20 ou mesmo o FOX.

  • Apesar do consumo muito bom, acredito que, como disseram acima, algumas pessoas simplesmente não compram carro com motor 1.0. Pode dizer que é eficiente, moderno… mas algumas pessoas torcem o nariz mesmo. Isso não fará do carro um fracasso, mas se a VW quer que ele seja o mais vendido do país, a ausência de um 1.6 ou 1.4 deverá atrapalhar bastante (Obs.: sei que o cofre do carro só comporta motores minúsculos e tal…). Mas convenhamos, um carro 1.0, com ar ligado e 5 pessoas dentro é complicado hein…

  • Consumo na cidade é complicado de marcar porque depende muito das variáveis, vejam o meu exemplo:
    i30 2.0 MT, Cidade do RJ.

    Com ar 100%, muito trânsito percursos curtos (menos de 5km) = 7km/l
    Com ar 100%, muito trânsito percursos médios = 8.5km/l
    Com ar 100%, pouco trânsito percursos médios = 9.7km/l

    Sem ar pouco trânsito percursos médios = 11.5km/l

    Todas essas médias são andando na maciota, o visando o máximo de economia sem pisar desnecessariamente e sempre mantendo a maior velocidade possível, de modo a manter 5ª marcha sempre (acima de 50km/h)

    Se pegar o pior consumo que faço e pisar sem dó é papo de 6km/l pra menos. Tudo depende da forma que você anda.

    OBS: O computador de bordo é extremamente preciso, erra na maioria das vezes somente na casa centesimal..

    • Eu acho que teste de consumo deve ter uma metodologia muito bem projetada e seguida por todas as revista ou feita somente pelo INMETRO.

      Gostei e aprovo que padrão de medida de consumo das revistas automotivas hoje e o INMETRO.

      Medidas de consumo que não se aproximam da realidade de uso não são validas.

    • Sim amigo com o Clio, Antigo Mille e o Fox três cilindros – abaixo de 100 km/h você alcança os 20km/l sem dificuldade – por isso que os números do Up! não me surpreenderam tanto…

      Com meu velho Palio Fire de guerra faço 16,17km/l (detalhe ele é monocombustível – somente gasolina) na estrada mantendo a média de 95 km/h e tem seus 10 aninhos de estrada.

      Mas vamos esperar o up ganhar seus quilômetros – é bem provável que as médias melhorem…

  • Consumo é um ponto bem polêmico, porém gostei da metodologia aplicada.

    Logicamente que o fator amaciamento do motor também faz parte dessas variáveis e a tendência é que o consumo melhore um pouco nas situações descritas daqui há alguns milhares de quilômetros.

    Não achei um carro gastão, muito pelo contrário, uma vez que a maioria dos carros 1.0 dão a falsa sensação de serem econômicos, porém frente aos modelos de maior cilindrada acaba dando no mesmo ou até pior. O up! pelo menos se mostrou igual ou melhor na maioria das situações.
    Mas a "economia" mesmo deverá vir em outros fatores, como manutenção e preço de seguro, ao meu ver. Vamos ver quanto sairão as revisões na VW nessa nova linha de motores.

    • Mais econômico não, mas o meu Sedan powershift depois que passou dos 10000km rodados tá fazendo 17 km/l na estrada a 100k km/h e ar ligado e 13 no álcool. Já se rodar direto a 150km/h e ar ligado faz 14 na gasolina e 9,5 no álcool.
      Pelo peso do carro e potência disponível pra ultrapassagens, retomadas e etc, estou muito contente com o Fiesta.

      • NFiesta a 150 km/h (o limite no Brasil não é 120 km/h??) fazendo 14 km/l e 9,5 km/l?

        Nem a pau. Conta outra.
        Não sei o que essa galera que tem o NFiesta tem na cabeça. Nem o Fusion Hybrid consegue esse consumo rodando a 150 km/h.

        Fora que o arrasto aerodinâmico rodando a 150 km/h é enorme, e o motor consome muito para manter essa velocidade. Acredito que 14 km/l deve ser o consumo desse carro andando entre 120/130 km/h, no máximo.

        Cada uma…

        • Se você não.tem o carro ou nunca andou,não palpita. Estou falando o que ocorre.
          Tanto é o seu conhecimento "avançado" que o real auxílio do Fusion Hibrid é na cidade, onde atua predominantemente com elétrico e elétrico/combustão. Na estrada, roda praticamente o tempo todo com o motor a combustão.

          Cada um compra o que gosta e paga com o seu.dinheiro. Se você tivesse me dado o dinheiro pra escolher o carro podia até zoar.

          Muito bom carro.sim senhor. Anda pra caramba, gasta uma miséria na estrada (na cidade faz média apenas normal) e é lotado de equipamentos de segurança e conforto.

          • Não tenho o New Fiesta, mas rodei uns 8 mil quilômetros com um, acho que dá pra saber um pouco dele, né? Não to inventando nada. Eu teria a versão hacth 1.6 custando no máximo 45 mil. Fora isso, existem opções melhores no mercado.

            Você está falando o que ocorre, realmente, mas no seu mundo, na sua cabeça e no seu planeta, se for assim, tudo bem.

            Eu fui sarcástico quando falei do Fusion Hybrid, já que nem o carro mais econômico da FORD , consegue médias desse seu NFiesta movido à plutônio.

            Ainda bem que cada um faz o que quer com seu dinheiro, nem discuto qual modelo é melhor ou pior, o Brasil é um país livre e quem quer gastar 60 mil reais no Nfiesta, que o faça, mas por favor, não tente fazer os colegas de fórum e os editores do site de bobos com afirmações absurdas.

            Não subestime nossa inteligencia.

        • Infelizmente parece que nessa matéria o que mais vai ter é comentário falando que "meu carro XYZ faz 25 km/l a 150 km/h" só pra desacreditar o up!.

          Mas mesmo tirando o up! dessa história, o que mais existe é dono de carro supervalorizando o consumo que faz…. pessoal age como se carro fosse time de futebol.

          • Não desacreditar, só não vale a pena pela diferença de consumo. E até pela diferença de valor e conteúdo também. É diferente perante os parecidos da concorrência, mas não é o "mais top das galáxias". E quem vai fazer uma ultrapassagem em serras com um 1.0 e 1.6 nota uma "pequena" diferença que pode ser a diferença entre ultrapassagem segura e ficar arriscando meia hora na contra mão pra ultrapassar um caminhão.

          • Bem por ai.

            São tantos fatores que interferem no consumo. Tem muita gente que tenta se convencer de que fez uma boa compra. Subestimam nossa inteligencia até.

            O melhor modo é fazer como o NA faz: mesmo motorista, mesmo percurso… e ainda sim, não são verdades absolutas, porque os valores podem variar de um carro para o outro, mas pelo menos temos um comparativo completamente aceitável nesse caso.

            • Exatamente… as avaliações do NA não são feitas por um proprietário apaixonado e cego… são feitos por uma pessoa que não tem interesse em dar moral para um carro ou outro, são apenas fatos.

              • Não será fácil quebrar velhos "pré conceitos". Mas como falei no outro post esperando as futuras avaliações do up. Para o bem do mercado espero que ele demontre a vontade da VWB se mexer. Mesmo não querendo que o modelo alcance as vendas esperadas para o modelo.
                Continue com o excelente trabalho de vocês do NA.

  • Não gostei foi da metodologia do NA.
    Vidro fechado sem ar não é uma situação real e fazer o teste só em 5ª também não serve como parâmetro.
    Vou aguardar as medias reais da avaliação 365.

    • Caro há uma tabela comparativa do INMETRO. acho um excelente parâmetro para avaliar consumo de vários modelos.

      Foi um ganho para o consumidor a normatização de medida de consumo pelo INMETRO.

    • Este tipo de metodologia é o mesmo aplicado na quatro rodas por exemplo, em geral eles testam os carros com vidros fechados e ar desligado sempre, embora não seja a situação real de uso é a situação onde haverá menos influência da aerodinâmica e das perdas causadas pelo ar condicionado, mas note que aqui o Éber usou as duas situações.

    • Vai ser impossível agradar à todos. Nem todos dias do ano são quentes…. e os dias de frio? O negócio é fechar um escopo e partir para o teste. Se todos forem feitos assim, teremos parâmetro.

  • Up mostrou ser interessante com gasolina. Comparado com os 1.0 do mercado o consumo é interessante. Tenho um Agile LTZ e com gasolina faz uma media de 12.5, andando de um modo econômico e com gasolina aditivada de boa qualidade 50% do trajeto com ar ligado. Acredito que quando o Up estiver acima dos 10mil km vai fazer uma media ainda melhor.

  • No trecho Belo Horizonte/Três Pontas meu Logan 1.6 2012 faz no álcool, sem trânsito e com ar ligado mantendo 110/120 km/h, uma média de 10,4 km/L. Com estrada mais movimentada, 9,9 km/L. Para uso maior em estrada esse carro não é nada interessante.

    • Ele faz 13,1 km/l com etanol na estrada com ar ligado… simplesmente espanca o seu Logan no quesito economia, bem como a absoluta maioria dos populares, sejam eles 1.0, 1.4 ou 1.6.

  • Eber, ótimo teste. O NA está de parabéns.

    Sempre soube que carro 1.0 não era para andar a 120 km/h se o objetivo é ser econômico. Economia X velocidade? Ande a 90 km/h ou no máximo 100 km/h. Tá mais que provado pelo teste do NA que carro 1.0 para ser econômico, precisa andar devagar. Sempre foi assim.

    Parece que não, mas de 100 para 120 km/h e diferença no consumo é bem grande… e em termos de tempo de viagem, uns minutinhos em viagens não muito longas. Só uma dica: quer andar a 100 km/h para economizar? Vai pra faixa da direita meu filho, não atrapalhe quem quer andar mais depressa.

    OBS. Esse carrinho à 120 km/h gasta a mesma coisa que meu Punto 1.6 16v com o ar ligado: 10,5 km/l, aferidos ontem, no trecho de planalto da Imigrantes, com 4 pessoas a bordo.

  • Não tem milagre, se andar acima de 110 km/h qualquer motorzinho 1.0 sofrerá demais e o consumo será equivalente a de motores bem maiores e mais potentes.
    Carro 1.0 só compensa pelo menor valor de compra e para quem passeia a 90 km/h nas rodovias. Um pouco acima disso, o motorista passará raiva porque ele não anda e o consumo explodirá.

    • Como assim a dificuldade… o tempo de aceleração? Achei ele esperto pra um 1.0… anda na mesma que os 1.0 mais espertos… somente com o motorista e AC desligado ele acelera até que rapidamente.

  • O problema é que poucas pessoas que rodam em uma estrada a 80 Km/h, velocidade que acho bem interessante de usar na estrada tanto pelas baixas rotações, nível de ruído e consumo, mas que pode atrapalhar o fluxo.

    Achei bom o consumo com álcool.

    Não aprecio motores 1.0, justamente porque carros com motores maiores conseguem fazer consumo próximo somado ao conforto e segurança desempenhados pela maior disposição do motor. Não gosto de carros que exigem paciência nas subidas e ultrapassagens. Prefiro gastar um pouco mais de combustível e ter muito mais conforto e segurança.

    Mas ainda sinto falta dos 4 airbags+ESP. Isso custaria muito pouco para as fabricantes, e continuariam lucrando.

  • muita propaganda, meu Mille Way quadrado faz a média de 18 km/l, disse média, e ando a 100 km/h na rodovia, nenhuma novidade é puro comercial para venda, quando é VW colocam as carroças lá em cima.

    • O cara diz que tem um Mille e pensa que tem carro (se é que não é um trollador)…e ainda quer falar que o UP! é carroça…boa sorte pra você com seu dinossauro, se é que tem um .

    • E como você mediu? seu Mille tem computador de bordo para uma medição precisa? E quanto aos demais atributos, tipo, conforto e segurança? Conta mais piadas.

      • Mas o consumo é isso mesmo na rodovia, depois que a Fiat fez a atualização para o Economy o consumo caiu em relação ao primeiro flex beberrão de 2005.
        No entanto, o mais econômico nas cidades é Mille Fire a gasolina de 55cv que faz entre 13 e 15km/l.
        O meu 2006, que faz parte da primeira leva dos Flex, faz 16 km/l sem ar condicionado e com os vidros parcialmente abertos, só que quando andava não era a 100km/h…

        Mas a vocação do Mille é mesmo a cidade, em rodovia com o carro pesado peso amarra o desenvolvimento do carro e o motor praticamente morre quando chega pouco acima dos 4000 RPM.

  • Apenas uma dúvida. Vocês utilizaram a ferramenta de consumo instantâneo do painel, ou foram zerando e fazendo médias para cada característica? Pergunto pois é comum em estradas eu ficar olhando o consumo no painel do 500 da minha mulher, e o consumo instantâneo varia muito, mas muito mesmo até por questões como inclinação da via (pouca inclinação de subida ou descida já faz uma enorme diferença no consumo instantâneo, mesmo as rotações do motor estando na mesma faixa)… E se você ir zerando o consumo médio (avg), é possível verificar com mais exatidão a média do consumo, pra cada situação. Não sei se fui claro, mas o que quis dizer é que meu 500 em 5ª marcha por exemplo pode ter consumos desde 12km/l até 49km/l, isso sem variações nas rotações… apenas pelo aclive/declive e uso do acelerador….

  • Parabéns pela avaliação. Agora não restam dúvidas.
    Realmente o consumo na cidade é meio decepcionante, mas na estrada ele deixa todo mundo pra trás.
    Isso pode ser perigoso, já que ele não mostra bons números onde deveria ser seu habitat: a cidade. Quem precisa de carro para viajar dificilmente vai optar pelo Up, a não ser que viaje sozinho ou com pouca carga.

  • (ATENÇÃO: sei que o Onix não é um concorrente direto, no entanto, estou somente comparando os consumos)

    O Onix 1.0 tomou uma bela de uma surra em eficiência. Ninguém mandou inventar de por motor fraco em carro pesado. Isso porque só no Brasil que vendem o Onix 1.0. Brincadeira, viu.

        • Naquele vídeo o carro não foi testado, senão as trocas de marcha não seriam feitas de forma tão lenta.
          Veja os testes das principais revistas. Em algumas há que se desconfirar mesmo. Porém, na média, a aceleração foi feita em menos de 14 segundos.
          O Up foi pra lá dos 15 segundos.

  • Eu tenho um Cruze e os dados de consumo em proporção batem com o up! e com certeza com qualquer outro FLEX do mercado: Se vai andar só na cidade, põe alcool. Se vai viajar ( pegar estrada), põe gasolina.

  • Avaliação muito boa, parabéns ao NA!

    Como curiosidade, o configurador do up! já está online. Montei um "Move up!" com pintura básica, ac, de e ve, saiu por R$ 33.590. Já o "Move" com a mesma configuração chega a R$ 35.390, embora hajam bem mais opcionais, como o sistema de navegação,

  • A concepção do up! é carro urbano, correto ?

    Portanto naquilo para o qual foi concebido – CIDADE – no que tange ao consumo, não há diferença entre ele e uma Brasília 78 bem regulada.

    Na estrada ele é econômico, nada que dê arrepios, mas não foi feito para isso (?).

    PS.: estou me abaixando para me livrar das pedradas, mas não sou VW hater, temos um Fox na garagem…

      • Não filho, presta atenção: eu falei CIDADE…e outra, a Brasólia em referência era a minha (sim, eu tive uma, meu km é 44) com 1 carburador, bem reguladinha. Mesma coisa.

        Ah, se for na estrada a 80km/h igual ao teste, sem trocar de marcha, estrada tipo Bandeirantes, Castelo, vai bem também hein!!

        Concordo com você: SEM AR LIGADO!! :-P

        • Na verdade eu quis dizer que a saudosa Brasilia do meu também saudoso pai, fazia menos na estrada o que esse up! faz na cidade com gasolina, nem imagino na cidade…

          Mas posso dizer que essa Brasilia 79 nos serviu bem. Eram um carro impecável, com carburador duplo, alternador, pneus 8 lonas atras e radiais na frente. Foram 25 anos nas mãos de meu pai e muitas e muitas viagens pela Castelo Branco e Raposo Tavares, com o carro lotado, tomando canseira dos Cometas… ahahahaha

          O engraçado é que quando chegávamos na casa de minha vó, era pelo menos dois dias ouvindo o barulho do motor dentro da cabeça… rsrsrsrs

        • Dá pra uma Brasa não, colega. Também tive uma (78) e mesmo andando na maciota dificilmente fazia mais de 8/9 na cidade. Na estrada, a uns 100 p/hora dava uns 11, 12…

    • Tenho um Escort Hobby guardado(não consigo vender!) 1.0 CHT.
      Aquele negócio da voltas e voltas e o ponteiro nem se meche!
      Não anda nada! 0 a 100 em 20segundos, máximo 135Km/h soltando os parafusos! hahahaha

  • PORQUE não fizeram esse tipo de medição em outros carros ANTES de lançar esse…….? 80km/h qualquer bugiganga com menos de 1 tonelada faz médias o´timas. Mais do mesmo travestido de novidade.

    • O Onix foi o primeiro carro que avaliamos por um ano e o dito cujo não tinha computador de bordo, o que impossibilitava fazer isso. Está aí sua resposta.

      E outra, não fizemos esse teste para elogiar o up! ou crucificar ele, o jornalismo tem de apresentar fatos com provas, os leitores que façam seus julgamentos.

      • Computador de bordo da fabrica? E quem disse que ele é confiável? Pra ver se é aferido mesmo teria que encher o tanque, usar e encher de novo no mesmo posto, mesma bomba.

        • Se você tivesse lido o texto dessa matéria teria visto que fizemos uma análise para ver se o computador era confiável e ele mostrou desvio de apenas 2% em relação à realidade. Ou queria que enchessemos o tanque 24 vezes para fazer nossas 24 medições? Teríamos que rodar uns 13.000 km para conseguir isso.

  • Srs da redação.
    Andar em estrada é seguir o fluxo.
    Sugiro que peguem uma Castelo Branco, Regis ou Bandeirantes Anhanguera, ida e volta até o final, com 3 pessoas e ar ligado.
    Esta é a realidade da estrada. Andar a 80 ou mesmo 100, não vejo quase ninguém fazendo isso.

  • Essa caixa de fósforo além de cara bebe um monte. quando uma pessoa compra um carro com motor 1.0 esta pessoa provavelmente vai usa-lo na cidade. quando uma pessoa compra um carro com motorização mais forte geralmente é para usa-lo mais na estrada. O Up é um carro 1.0 para circuito urbano que na versão completa custa 40 mil reais e toma mais gasolina que um carro 1.6. E tem gente que ainda defenda a volks. Das auto = esse é o caro,

  • O Fiesta 1.6 é bem parecido no álcool. Na gasolina eu não sei dizer. Daqui a pouco faço uma viagem de 300 Km e vou a 100 km/h e AC ligado. Mais tarde deixo aqui minha média.

    No mais, o up! parece ser bem econômico na cidade. Aqui em Fortaleza com certeza ele teria um consumo bom, mas uma média cerca de 20 a 25% menor.

  • Amigos leitores, li muitos comentários dizendo que a média do UP não impressiona tanto assim mas hoje:

    NÃO EXISTE MAIS GASOLINA, É MIJOLINA lembraram? 30 % no mínimo de etanol na composição!

    • Se a VW adicionar uma 6ª marcha sem alterar as relações das cinco primeiras poderia ser interessante o teste.
      Mas na prática a VW iria diminuir todas as 5 primeiras relações e deixando a 6ª marcha num valor bem próximo da 5ª atual.
      Quer um exemplo meio estranho? A 4ª marcha do Vectra automático é mais longa que a 5ª do modelo manual e a 6ª do Cruze.

      Mas uma coisa que poderia ser melhor do que adicionar uma 6 marcha ou adicionar uma 5ª longa, é alterar o diferencial para deixá-lo um pouco mais longo.
      Mas acho melhor nem mexer com isso pois como o carro foi feito para a cidade e raras viagens, o melhor mesmo é ter um câmbio mais curto para dar agilidade.

  • Andei em um e não gostei. Achei o ar fraco. Meio esquisito por fora. E não senti confiança na suspensão.
    Acho que muitos que reclamavam da lataria do falecido Ka vai meio que achar estranho esse tbm.
    N falarei do preço pois todo carro aqui é caro.

  • Éber,
    Pelo bem da ciência… Poderia ter feito com AC desligado e o vidro do carro aberto também!!!
    Pra que tivessemos uma ideia do arrasto maior no consumo!!!
    Ah…
    E o Fox Bluemotion dando show!!!

  • Agora todo mundo virou expert em medir consumo, e todo carro ficou super econômico. Se eu quiser falar que tenho um Opala 6 cc 84 faz 13 km/l eu falo. É incrível como as pessoas defendem suas marcas e não admitem que a marca que não gostam possa ter feito um produto adequado. Por isso que o mercado é porcaria que é, se o carro bom não for da sua marca favorita, o cara compra o inferior só por que é da sua torcida.

        • Agora está um desfile, tem de tudo, desed carro dos anos 70 até v8, todos fazendo mais de 15km/h.
          É a mesma mágica que fez com que, do dia para a noite, as estrelas do latincap não valessem mais nada.

          • Muita gente aqui nunca mais vai poder voltar a reclamar da nossa gasolina, do consumo dos nossos carros ao de segurança. Afinal todos os carros são muito parecidos. Mesmo os que tem 20 anos de uso.
            Já tinha previsto esse comportamento. E a hora que houver uma crítica ai e que ferrou. Não tem jeito é torcida mesmo.

    • É que o produto lançado não é o mais adequado, é apenas mais um lançamento.
      Em termos de espaço, conforto, segurança e desempenho, pelo mesmo preço, há veículos melhores.

      • É mesmo? Segurança? quem tem 5 estrelas? Palio? Uno? Celta? Gol? Quanto a espaço, parece ser similar a todos os outros. Antes todo mundo aqui bufava por segurança, agora que veio um carro com 5 estrelas, isso não importa mai, ali´s esse foi o seu argumento mais sem sentido falar que há carros mais seguros que o Up. Agora se você acha que o Uno é melhor, boa sorte, vai fundo. Tem gosto pra tudo.

        • E você acreditou naquele teste?!? Pelo jeito não tá muito informado.
          A VW pagou para ter o Golf como o mais bem avaliado. Com o Up não seria diferente.

          A propósito, se for para ter um carro 1.0 que custe entre R$30 mil e R$40 mil, como é o caso do Up, o Onix ganha de lavada.

          O Up é como voltar a andar de Gol G IV, com aquele painel horrível de pobre, só que com uma carroceria menor. Um dos opcionais poderia ser um binóculos, para poder enxergar o conta-giros.

      • Já percebi que você é um grande admirador GM, então boa sorte, se acha que o celta é melhor que o Up. Esses caras fanáticos por marca não dão o braço a torcer nunca.

        • Helio, não acho que o Celta seja melhor, tenho certeza. O Celta anda mais, tem consumo equivalente, melhores espaço e conforto, e o painel é muito mais bonito.
          Pagar R$40 mil num Up? Tá louco?

    • 80% vai falar que: "Sim eu ando nessa velocidade" mentira total !
      Quero ver o caboclo fazer 300km a 80km/h de duas uma ou ele dorme no volante ou ele desiste.

  • Será que tanta diferença do velho continente é a Mijona?
    Queria muito um carro para trabalho, e deixar o meu com minha esposa, mas a diferença de 1Km/l no consumo em cidade não compensa os 6Kgf a mais de um 1.6.
    A disparidade só virá mesmo com o Ecoboost e Cia, fico no aguardo…

  • O pessoal critica os 80km/h mas eu reafirmo quais rodovias são seguras ou melhor quais delas tem velocidade máxima acima dos 100km/h ? Eu particularmente viajo sempre em médias aos 85 `a 90 km/h , nem preciso andar mais que isso por que logo vem um caminhão ou veículo lento na pista . Sobre os dados foram bons mas como fora falado aqui por alguns , à 80km/h muitos carros fazem essa mesma média com motores até maiores e na cidade especialmente com o etanol ficou a desejar .

    • Então onde tu mora está ok, mas não generalize de que não existem rodovias seguras para andar a mais de 100, em carros modernos e de boa qualidade é até perigoso andar a 80km/h, o carro parece estar parado e considero perigoso porque pode dar sono.

      • discordo do sono mas posso dizer que onde o pessoal passa fácil dos 100km/h está à 80km/h é perigoso pela velocidade dos demais em relação à sua , é tem rodovias bacanas mas não justifica como eu mesmo sei de algumas pessoas conhecidas minhas está à 130km/h , 140km/h … E eu tenho o pé pesado sim, gosto de dá umas aceleradas boas mas é na terra onde meu jipe dá o seu de melhor kkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Notem que a relação dos 2 tipos de combustíveis não é igual em diferentes velocidades.

    Escolhendo 2 velocidades que sempre utilizo em meu caminho de Campinas até São Paulo temos, sempre com o ar ligado:

    100 km/h = Relação 0,76

    120 km/h = Relação 0,64

    A diferença é brutal, ou seja, de acordo com a eficiência do etanol em relação a gasolina, quando eu tiver que vir pela Rod. Anhanguera (limite de 100 km/h) abastecerei com etanol. Isso se a relação de preço na bomba for maior do que 0,76. Então o preço do etanol poderá estar até R$ 2,29 em relação ao da gasolina R$ 2,99 que o preço é absurdo mas ainda existe mais economia com etanol. Já vindo pela Rod. dos Bandeirantes (limite de 120 km/h) abastecei com gasolina até a proporção 0,64 se firmar.

    E o pior lembrando que hoje nossa gasolina tem 25% de etanol anidro o que sugere que se for diminuida esse valores essa conta muda totalmente.

    Brasil = Donos que gasolina que fazem essa conta ganham muito dinheiro.

  • Apenas algumas Dúvidas, Eber.
    Vocês utilizaram o computador de bordo como base dos testes, e eu gostaria de saber quantos quilometros foram percorridos na velocidade constante para se dizer que o consumo era esse, e outra duvida, a aceleração até a velocidade foi considerada no teste?a aceleração consome mais combustivel do que rodar em velocidade constante e por isso daria uma variação para menos.
    No mais, eu gostei muito do teste e o seu blog é sensacional, disparado o melhor do Brasil.
    Abraços

    • Eu fiz a mesma pergunta.. pois uma coisa é o consumo instantâneo, e outra o médio. No instantâneo dá pra variar de 8 a 42 km/l com uma simples mudança de inclinação da via… uma leve pisada no acelerador.. ou no caso de um declive, o fato de tirar o pé… tudo isso sem mudar a faixa de rotação e nem velocidade… mas a variável consumo responde imediatamente….

      • Ta, então tira os mimos que eram bancos em couro e o "maps & more", continua absurdamente caro. Ou então monte um High Up!, com o "básico" ar condicionado e pintura metálica, além de preparação para som, já que nem sistema de som tem como opcional nessa versão, R$ 39.000,00. Ta bom o preço? Esse carro não da pra comprar NUNCA a preço de tabela, por mais atributos que tente falar para a segurança e economia do motor, não dá.

  • A 4 rodas fez esse teste com carros grandes Fusion, Azera e outro que não lembro. Também foi a 80,100,120. As diferenças são absurdas. Tem carro grande Fusion que é mais economico que esse up!

  • A VW deixou um espaço pra futuramente lançar uma versão Bluemotion dele, se colocar a parafernália do Fox Bluemotion nele creio que dá pra fazer 3/4 km/l a mais dependendo da situação.

  • Pode ser econômico na estrada, mas na cidade…retirei o Focus sexta da Concessionária. Até agora, com apenas cerca de 500 Km, tem feito média de 6,5 com álcool na cidade c/ ar ligado direto. E pra galera que fala de acabamento, sugiro ir à Concessionária e, principalmente realizar um Test Drive.

    • Você vai na Ford e é mal atendido.. Até aí tudo bem, o carro é bonito e tem um acabamento razoável apenas,nada muito distante de um Cruze ou Bravo. Aí você vai na VW e vê o Golf. Acabam todos os argumentos do Focus.

      • Concordo em partes com você. Qanto a tratamento digo que recebi o mesmo, na Vw e na Ford e, realmente, no quesito Powertrain o Golf é superior ao Fox, mas creio que aquele carro não sai com apenas 140cv. No test drive do Golf, a suspensão com 7000 já fazia barulhos…acabei optando pelo Focus por algumas questões como : paguei 67000 no Aut, e com taxa zero. A taxa da Voks é abusiva
        Queria um carro sedan…
        E outro, por incrível que pareça é o uso do turbo. O golf está sendo totalmente subsidiado pela Volks, mas no meu caso específico que rodo muito ( 40K/ano ) creio que no máximo com 3 anos teria ue estar verificando componentes com alto valor agregado, como turbina e afins. É o que digo, o Golf é inegavelmente superior ao focus em vários requisitos, mas o conjunto dirigibilidade, motor, câmbio, bota o Focus em segundo. Já ia esquecendo de citar o seguro. Para o Meu perfil, 22 anos, solteiro, uso o uarro para trabalho e faculdade, o do Focus ficou em 2600, o do Golf ficaria em 5700. O do meu antigo i30 saia a 4200. Já uma boa diferença,rs.

  • que painel mais tosco, poderiam ao menos ter colocado um conta giros de verdade, pois este ai esta parecendo marcador de temperatura, que por sinal nem isto tem.

  • Legal, deu pra ter uma idéia e ver que o consumo é bom. Talvez não espetacular, mas com certeza bom, especialmente se o desempenho foi satisfatório.
    Importante lembrar que o consumo aumenta de forma exponencial, ou seja, mesmo aumentando a velocidade de forma linear o consumo não cresce de forma linear. No Up me parece que a velocidade de cruzeiro ideal seria entre 100 a 110, uma velocidade rápida para a maioria das estradas mas com números de consumo bons. Já a 120km/h fica claro que o consumo começa a subir desproporcionalmente.
    Mas achei legal tentar "padronizar" o teste, nos próximos carros seria legal ter um trajeto padrão e repetir sempre, assim podemos comparar resultados dos carros testados por vocês.

  • Resumindo pra quem anda como uma tartaruga tá de boa, muito econômico, mas pra é raro se ver um carro andando a menos de 110 hoje em dia, aí não compensa tanto, meu escort zetec 2000 1.8 e muito mais pesado faz 14.5 com ar ligado e com na média de 120.

    • Rapaz, seu Classic deve estar amarrado.
      Em minha família tivemos vários Classic, e o consumo, principalmente rodando na estrada a 110 Km/h, fica para lá dos 17 Km/l. A 100 Km/h, passa dos 18 Km/l.
      Pisando mais, rodando a 140 Km/h e com máxima aceleração nas retomadas em ultrapassagens, ficou com consumo médio de 14 Km/l (sempre na gasolina). E isso sem toda a preocupação para economizar, como pisar bem de leve nas retomadas, como deve ter sido o teste do Up aqui no NA.

  • seria bacana um teste de consumo, desse de 24 situações diferentes, com os outros 1.0 de 3 cilindros que estão no mercado (fox, hb20 e picanto). E no final um comparativo de todos mostrando qual o mais econômico pra cada situação.

  • Na cidade, não vejo mta novidade pois está semelhante ao do Corsa 1.0 VHC Flex….

    Nossa! A 80 Km/h é quase consumo ou até melhor q híbridos…. Agora em diante começar a trafegar a 80 Km/h kkkk…..

    Vai ter mto nego xingando na estrada ou carros saindo da pista por cara dormir no volante….

  • Surpreendente a velocidade que esta matéria foi feita… sério.. PARABÉNS!! Que seriedade com os leitores!

    Queria levantar um raciocínio para vocês, como todos sabem a razão de combustível para abastecer o combustível que confere o menor custo por km rodado, o valor do álcool dividido pelo valor da gasolina e daí por diante vocês já sabem.
    Vou fazer a mesma ideia com o consumo do up!, a divisão irá respeitar a mesma ordem da razão para abastecer.

    CIDADE

    Com A/C = 0,7767
    Sem A/C = 0,7637

    ESTRADA

    80 km/h
    Com A/C = 0,7172
    Sem A/C = 0,7649

    90 km/h
    Com A/C = 0,7560
    Sem A/C = 0,6587

    100 km/h
    Com A/C = 0,7631
    Sem A/C = 0,6782

    110 km/h
    Com A/C = 0,7572
    Sem A/C = 0,7393

    120 km/h
    Com A/C = 0,6463
    Sem A/C = 0,6312

    Seguindo a lógica do raciocínio do abastecimento, a eficiente segui a ordem inversa, quanto mais próximo de 1, mais eficiente o veículo está com sendo com Álcool e quanto mais próximo de 0, mais eficiente com Gasolina, sendo seu ponto de equilíbrio 0,7, nessa condição vale qualquer combustível, estou falando de eficiência. Analisem as razões apresentadas, o up! é muito mais eficiente com Álcool, em apenas algumas situações convém o consumo de Gasolina, mas aos Tomés da vida, fazendo o valor de cada km pelas valor da minha cidade:

    Álcool = R$ 1,798
    Gasolina = R$ 2,698

    Por mais que o up! consiga uma grande autonomia com gasolina, ela só é valida com razão abaixo de 0,7.

    Acho que me fiz claro, se estiver falando muita besteira, me desculpem só quis comentar uma analise.

    ABS E PARABÉNS EBER PELO BELO TRABALHO!!

  • Testar em velocidade constante faz sentido. Já os números de cidade só repetindo o mesmo trajeto com os carros que se deseja comparar. Fora isso é tudo papo furado. No meu caso por exemplo: o caminho jundiai Indaiatuba a 100 km /h consigo fazer uns 16-17 km/l num tiida. Na volta ele gasta mais, faz uns 14-15 km/h. E o estilo de direção muda muito esse número. O teste do inmetro é uma boa referência porque os carros fazem a mesma coisa e permitem a comparação. O up por exemplo neste teste faz 14,3 km/l na estrada, o que é igual um Prius!!!

  • Meu corsinha 1.4 econoflex faz 9 com alcool na cidade sem ar, e 17 na estrada com gasolina sem ar.

    Até agora não vi nada de surpreendente nesse 1.0 3 cilindros

    • O UP faz 26,8 km/l na estrada contra 17 do seu corsa nas mesmas condições, são 9,8km/l de diferença. Numa viagem de 500 km o UP vai consumir 18,65 litros e seu carro 29,41 litros, fazendo o cálculo com o valor da gasolina você gastaria 96 Reais e o dono do Up 61 Reais, 35 Reais de diferença que praticamente devem ser suficientes para pagar os pedágios.

      • "O UP faz 26,8 km/l na estrada"..hahaha

        fera, 26,8 a 80km/h…quem anda nessa velocidade numa estrada?

        o Licas tem razão..17,9 km/l com ar desligado para o UP não é nada do outro mundo não…isso andando a a 120km/h (uma velocidade real de estrada)

        esses consumos acima de 20km/l é algo que vc nunca vai ver…

        se na estrada tem muitos carros, não vai ser em 80km/h constantes…se tiver livre, a 80 vc vai atrapalhar todo mundo…

        • Fera, é muito fácil falar que "meu carro faz 500 km por litro". atras do PC

          A que velocidade? em que condições? já vi muito nego mentiroso contador de vantagem por ai. E esse motor Gm NÃO faz 17km/l andando a 110 na estrada isso eu garanto.

          27km/l a 80km/h é IMPRESSIONANTE SIM.

          • diogo..não sei se o gm faz ou não 17 km/l..

            e também acho impressionante o consumo de 27 km/l..Só acho que ninguém anda a constantes 80 km/h em situação nenhuma.

            Por exemplo, nem imagino qual a media que meu carro faz a 80km/l…

    • Licas – SJC, me passa a receita? O meu Corsa 1.4 econoflex faz só 6,0 km/L com alcool na cidade e ar ligado tempo todo.

      Em breve vou fazer limpeza de bico e troca de vela pra ver se melhora, to achando o consumo muito alto, e olha que eu não piso tanto assim.

      • leandro..mas ele faz 9 com álcool com ar desligado..acho que essa diferença de 3 km/l é pelo ar ligado, pela forma de condução e pelo trecho que vocês percorrem…

  • Gostei do carro, muito econômico. Tenho um Celta 1.0 2014 e um Logan 1.6 2012. O Logan faz de 8 a 9 Km/l de gasolina, dependendo das condições do trânsito, na cidade com ar ligado. O Celta faz de 10 a 11 Km/l nas mesmas condições. Na estrada, o Logan registra de 12 a 13 Km/l de gasolina com ar ligado viajando de 110 a 120 Km/h. O Celta, nas mesmas condições, faz de 13 a 14 Km/l. O UP é um projeto atual, bonito, seguro, ergonômico, ágil e econômico. Sem dúvida, é um nome de peso para a troca do nosso segundo carro, o Celta, vai depender, claro, de futuros lançamentos. Já li muito sobre o UP e o que não me agradou foi a ausência das saídas centrais de ar, penso que nas épocas de calor intenso vai ser difícil o resfriamento no interior do carrinho.

  • comprei um fox bluemotion completo 4p. A dirigibilidade do carro é excelente, principalmente a direção elétrica que é muito leve e câmbio com engates precisos. Gostei do som e comp. de bordo com controle no volante. O consumo depende muito do condutor. Mas posso dizer que um tanque com 50 litros de etanol anda +- 500 km e gás +- 800. Última marcação exata na estrada foi de 11.2 no etanol com ar ligado andando a 120 km. O que me surpreendeu é que o carro sustenta 110 km em qualquer subida na 4º marcha sem cair a velocidade.

    Motivos pelos quais comprei o fox 3 cilindros:

    Primeiro – é meu segundo carro pra uso mais na cidade, então não precisava de porta malas, motor potente e estabilidade, já que tenho outro mais potente e maior.

    Segundo – a vw pagou muito bem no meu carro anterior e a diferença fiz em 24 sem juros e com bônus que ficou muito abaixo do preço do site.

    Terceiro- seguro barato e nova tecnologia do motor 3 cilindros com sistema de partida sem o tanquinho de gás, entre outros.

    Enfim, como segundo carro compraria o UP!

  • o carro faz 27km/l e tem nego falando que esperava mais… sério tem nego que não sabe analisar números.

    lógico que carro de motor maior vai chegar perto nas médias com velocidade maior.

    não deixa de ser impressionante o consumo a 80km próximo a uma moto 125cc.

  • Sem dúvida o carro é economico, mas o detalhe é que ele é feito para uso URBANO, enfim, pelos meus calculos vou ter que esperar o novo Fox, com o motor EA211 1.6 16v, para o meu uso, mas eu gostei do UP!

  • Se eu trocar meu Corsa hatch 1.4 12/12 por esse Up! 1.0, todo final de ano vai sobrar dinheiro para eu passar 1 mês no exterior com o troco do posto. Carrinho muito econômico.

  • Hj fui ver o Up na concessionária aqui na ZS de SP. Não tinham unidades para venda, só demonstração (era a versão move up com ar, trio e direção). O meu primeiro contato com ele não foi das melhores. No geral não achei ruim, tem até boa construção, muito melhor q o gol g4, mas não gostei de algumas coisas. A começar pelo espaço traseiro, bem limitado, o passageiro do meio deve ser no máximo uma criança, fora o enorme túnel central. Para mim q não sou alto, o encosto ajustáveil de cabeça faz falta; com os bancos sem o ajuste, vc fica com a cabeça ligeiramente inclinada para frente. Agora o mais estranho foi o velocímetro ficar posicionado um tanto alto demais. Nessa altura, a parte superior do aro do volante acaba tampando a parte de cima do velocímetro. Ademais, ele parece um fox empobrecido, usa as mesmas luzes de leitura e os puxadores e botões das portas é similar tb. Bem, essas foram as minhas primeiras impressões. Fiquem a vontade para concordar, discordar, criticar, etc. Abs.

  • Parabens NA.

    Finalmente um teste de consumo bem feito, marcando as velocidades e consumo instantâneo.

    acho que a quatro rodas fazia isso antigamente, numa época em que era uma revista decente.

  • Tudo isso com Gasolina normal? A questão é: Quanto ele faria com gasolina Podium, Premium, Super, UltraPlus essas coisas? Já que a compressão dele é de 11,5, não melhoraria? Talvez valha a pena gastar mais 20%, se ele render os mesmos 20% a mais e andar com gasolina de "qualidade"… não?

  • Teste em cidade tem que ser feito em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro na hora do pico (manhã ou final do dia), quando o anda para é irritante.

    Ai teremos o consumo num trânsito de cidade pesado.

    Em geral as médias são boas e os que falam que seu carro faz melhor eu não acredito. Depende da cidade, transito, etc..

  • se o up depender de baixo consumo pra vender está com os dias contados, 11km/l na cidade pra um carro 1.0? e na estrada coloca 4 adultos, porta mala cheio, tanque cheio e ar ligado a um média de 100km/h que é como a maioria das pessoas viajam ele vai consumir mais que muito 1.6 por ai, fora o barulho que vai ficar do motor se matando pra puxar esse peso todo. ou seja não serve nem pra cidade nem pra estrada, um golzinho 1.6 da propria volks consegue valores bem proximos na cidade e melhores na estrada (em condições reais) com mais conforto e segurança.

  • Pessoal, dei uma lida nos testes do Conpet, categoria Sub-Compacto, que é a categoria do Up!, vejam:

    Modelo Veiculo – Motor – Combustivel – Consumo Cidade / Estrada – Comparativo Absoluto
    Chery QQ – 1.0 12v – Gas – 11.8 / 13.9 – B
    Chery Face – 1.3 16v – Gas – 10.3 / 12.6 – C
    Novo Uno – 1.0 8v – Gas – 12.3 / 14.5 – A
    Novo Uno – 1.4 8v – Gas – 12.5 / 15.2 – A
    Palio – 1.0 8v – Gas – 12.3 / 15.0 – A
    500 – 1.4 8v – Gas – 11.0 / 12.8 – B
    500 – 1.4 16v – Gas – 10.4 / 11.7 – C [ Automatico 6 marchas ]
    J2 – 1.4 16v – Gas – 11.9 / 12.5 – B
    Picanto – 1.0 12v – Gas – 12.0 / 14.4 – B
    March – 1.0 16v – Gas – 12.6 / 15.0 – A
    Clio – 1.0 16v – Gas – 14.3 / 15.8 – A
    Fortwo – 1.0 12v – Gas – 13.2 / 14.4 – A
    Fox – 1.0 12v – Gas – 12.7 / 14.4 – A [ Bluemotion ]
    UP! – 1.0 12v – Gas – 13.2 / 14.3 – A

    Ufa, agora quem for comprar um veiculo desta categoria, já tem os valores da concorrencia, até mais.

  • olha vamos por os pes no xao. e muito bom n 10 so axo preço ainda e caro. obs tenho golf 1.6 limited viajando com a familha respeitando limite vlc 16 17 km litro. nao me asusta up faser 20 23

  • Parabéns ao NA pelo detalhamento desta análise do UP, mas creio que as pessoas não entenderam nos comentários a parte útil desta matéria. Realizei o teste drive deste carrinho e fiquei surpreso pela agilidade e força do motor. No atual momento, ele só pode ser comparado aos subcompactos da sua faixa em diante. O que percebi é um monte curiosos misturando carros e categorias diferentes para detonar ou para enaltecer o WV UP. O único problema é seu preço elevado,mas infelizmente pagamos caro pelos veículos em qualquer categoria.

  • dener q.m .lindo carro ,tudo de bom foi feito para vendedor de livro,economico é arojado,pois gosto muito
    do seu modelo ,é super economico na estrada pois viajo muito. 23.7 com ar ligado quero um desse para mim.kkkkkkkk

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