*Featured Avaliação 365

Avaliação 365 – Comparamos o up! com o Onix, que foi o primeiro modelo testado por um ano no NA

up-onix-3-700x525 Avaliação 365 - Comparamos o up! com o Onix, que foi o primeiro modelo testado por um ano no NA

Entre novembro de 2012 e novembro de 2013 testamos aqui no NA um Chevrolet Onix LT 1.0, que foi o primeiro modelo a passar pela Avaliação 365. Ele já não pertence ao site, mas está nas mãos de uma pessoa de nosso relacionamento. Por isso pensamos em fazer um breve comparativo entre os dois modelos, que você vê nas fotos desta reportagem.



O Volkswagen White up! de nossa avaliação de um ano foi comprado no dia 7 de fevereiro deste ano, o primeiro dia de vendas do popular nas concessionárias, e nossa unidade chegou no mês de agosto na metade do período programado de 12 meses. Ele difere do Chevrolet Onix em vários aspectos, primeiramente por ser um modelo de entrada, menor, que não fica no mesmo segmento de Onix, HB20 e Novo Ka, por exemplo.

Uma família de amigos chegou a cogitar o up! em uma compra de um carro popular 0 km no mês de setembro, mas o eliminou pois o espaço no banco traseiro não era similar ao dos modelos acima citados. A compra acabou recaindo sobre o HB20.

Apesar disso, em preço os dois modelos da foto acima acabam convivendo em algumas faixas, como por exemplo entre R$ 35.000 e R$ 42.000.

up-onix-3-700x525 Avaliação 365 - Comparamos o up! com o Onix, que foi o primeiro modelo testado por um ano no NA

Veja abaixo alguns comentários sobre os dois populares, divididos por cada aspecto:

Volkswagen up! x Chevrolet Onix

Desempenho

O up! tem um desempenho urbano melhor, por ser mais potente e em torno de 100 quilos mais leve. Mas por uma diferença nas relações de marcha e também pelo fato de ser 12 válvulas, o up! tem uma resposta um pouco mais lenta ao sair da imobilidade, apesar de ganhar mais velocidade conforme as rotações vão subindo. Oficialmente o tempo de aceleração de 0-100 dos dois modelos é praticamente o mesmo, mas vemos na prática que não é bem assim. Fizemos testes de aceleração partindo do zero, com um carro ao lado do outro e o up! se distanciou bem do Onix acelerando até 80 km/h.

Na estrada as diferenças aparecem em dois momentos, quando carregamos os dois veículos com quatro pessoas e também na hora de retomar de 80 a 120 km/h. Nessas duas situações o up! mostra ter bem mais fôlego.

Suspensão

A suspensão do up! é mais firme, como sempre notamos em modelos da Volkswagen comparando com os Chevrolet. Isso é bom para quem quer um carro mais na mão mas é ruim para quem quer mais conforto. Na estrada o fato da suspensão do up! ser firme não prejudica no conforto, e nas curvas ele se sai bem melhor. Ou seja, para quem vai dirigir a maior parte do tempo na estrada, terá um carro mais preciso nas curvas se adquirir um up!.

Câmbio

O câmbio Volkswagen tem engates melhores, mas notamos também que o Onix melhorou bastante nos engates em comparação com modelos anteriores da Chevrolet. Modelos mais recentes da marca, como Onix e Cobalt tem câmbios bem precisos.

Freios

Ambos tem freios bons, compatíveis com o tamanho e peso do veículo, mas o up! tem um sistema mais gradual, que não morde os discos dianteiros no início do pressionar do pedal como o Onix. No Volkswagen é necessário levar o pedal até o fundo para fazer uma frenagem de emergência, por exemplo.

Direção

A direção elétrica do up! é bem mais leve. Quem está acostumado a usar o modelo sente na hora a direção mais pesada do Onix, que não é elétrica. Para manobras, o Volkswagen exige menos do motorista, o que pode ser visto como uma vantagem se o motorista for uma mulher ou uma pessoa de mais idade. Porém alguns podem sentir mais segurança na direção mais pesada e firme do Onix.

Posição de dirigir

A posição de dirigir do Chevrolet Onix é bem melhor, pois além de ter bancos mais confortáveis, mais largos e com mais apoio lateral, que parecem ser de um carro mais caro, o quadro de instrumentos é visto com mais facilidade pelo motorista. No up!, os bancos são mais estreitos e cansam mais em viagens mais longas. E se você baixa o banco para uma condução mais esportiva, o volante fica alto demais. Aí tenta baixar ele mas então ele começa a tampar um pouco dos instrumentos.

Espaço interno

O Onix é mais espaçoso e leva quatro ou cinco pessoas com mais conforto.

5.0

COMPARTILHAR:
  • Petrucci

    Excelente comparativo! O legal do Eber é a noção do que o consumidor quer ou precisa!

    Assim, ficam para estas linhas aqui abaixo o papo dos milhões de pilotos e engenheiros que tanto ficam em fóruns, ao invés de estarem empregados na Nasa finalizando um projeto de um automóvel de energia solar que faz o 0 a 100 em 0,1 segundo… Desperdício de talento!

    • CignusRJ

      Gostei do seu comentário.
      Vc joga no meu time :)

    • Thiagusss

      quanto rancor guardado!..rsss
      deixe de resmungar e mande seu currículo aqui para a Nasa e venha trabalhar conosco!!!huehuehue br!

    • Pajé_do_além

      Olha, eu acho muito legal comparações desse tipo: esse é mais espaçoso do que este, principalmente no banco traseiro, este tem maior porta malas, este acelera mais, mas consome mais, este tem câmbio mais preciso, entre tantas outras, sem dizer que tal modelo é melhor opção. A decisão de ser melhor ou não cabe a cada um, de acordo com critérios pessoais, de forma que até um modelo que perde em todas as comparações, mas leva em porta malas por exemplo, pode ser a escolha de determinado sujeito pois ele necessita ou aprecia tal característica. Além do mais sempre há o fator preço, que pode diferir muito de região para região e tornar determinado modelo uma opção não tão boa em certas localidades.

    • Chevrolet

      Sou teu fã Petrucci hhehee

  • marcfreitas

    Muito boa a comparação, em questão de gosto e uso, ficaria com o ip!. Desde o primeiro momento que o vi, achei bem interessante, se fosse automático de verdade, então seria ótimo!

    • Fabio Marquez

      Ficaria com o Up! pela melhor conjunto e posição de dirigir, que para motoristas mais altos fica sacrificada no banco alto do Ônix.

      • th!nk.t4nk

        Achei estranho não terem comentado sobre isso, pois é uma das maiores falhas do Onix. “Espaçoso” nele é entre aspas mesmo!

        • Edson Fernandes

          Entretanto é o que deve acomodar a maioria né….

        • Petrucci

          Amiguinho Anti GM, o que é necessário se entender é: Entre todos os concorrentes, apenas Ka, Onix e Fox têm espaço legal para os ocupantes. Entendeu agora? Não vá comparar espaço de Onix com Corolla ou com Altima…

          • Idmar Boaventura

            E o Sandero, fica onde?

    • afonso200

      nao vai de up automatizado ele nao sabe o que faz (to falando do sistema de marchas)

      • marcfreitas

        Minha mãe vai trocar de carro, sugeriria o up!, mas ela precisa de um automático e pelo que vejo na net sobre ASG, tô fora.

  • pedro rt

    eu ja entrei dentro dos 2 carros e da pra notar mesmo como o up! e um carro interessantissimo pelo preço q custa, ele tem um acabamento interno e externo incomparavel ate com carros de categoria superior como o onix, sua estrutura e mais robusta e solida, o cambio e pedais sao super leves e o espaço interno por incrivel q pareça nao e tao pequeno, eu tenho 1,90 de altura e consegui ficar razoavelmente bem no banco traseiro, gostei mais do up! do q o gol e novo fox, se ele tvesse motor msi 1.6 16v ou 1.4 tsi nao ia ter pra ninguem pq muitas qualidades esse carrinho tem

    • Gustavo73

      Ele não terá um 4 cilindros. Não cabe no cofre. Mas falam em ter o 1.0 tsi.

      • Alfredo Araujo

        Ele não precisa de um 4 cilindros…
        Pelo peso, esse 1.0 tsi ficaria uma delícia !!

        • Gustavo73

          Um montrinho com torque abundante desde baixas rpm.

      • Leandro1978

        Podiam fazer um 1.2 ou 1.4 três cilindros.

        • Gustavo73

          Se o Gol usar a mesma plataforma di Up. E ficar limitado a motores de 3 cilindros. Pode até ser. Mas só para o Up. Acho difícil.

          • Leandro1978

            Realmente, apenas um modelo fica complicado. Mas acho meio esquisito essa da plataforma do up não “aceitar” motores maiores, inclusive não caberia o câmbio dsg. Muito limitada esta plataforma.

            • Gustavo73

              Se você olhar o cofre vai ver o motivo. É impressionante caber um motor e câmbio ali.

  • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

    Éééééé………. mais ou menos mais ou menos…… esse post.

  • Fábio

    O UP! é mais …., melhor em …. mas… prefiro o Onix hahhaha. Na dúvida eu vou de Onix.

    • Junoba

      Não gosto de nenhum deles, mas se for pra escolher entre os dois, eu iria de Up.

    • Bruno Wendel Marcolino

      não sei porque, mas concordo contigo, hehe, tenho esse mesmo pensamento, hehe

  • dogmarley

    entre os dois…up!
    mas não o white !
    HHAHA

    • Gustavo73

      Nunca nenhuma das versões BWR.

    • ALVIN_1982

      Entre os dois, levaria o Ka kkkkkkkk

      • CharlesAle

        Opa,eu também !!!!

  • Leandro1978

    Uma comparação interessante… entre carros de propostas diferentes. O up atende mais àqueles que vão utilizar o carro mais na cidade, não andam carregados e fazem viagens curtas, um típico “city car”. O Onix, por ser maior, tende a agradar mais a quem precisa de mais espaço, faça viagens mais longas com a família. Não vejo nenhum dos dois ruins, mas que possuem propostas diferentes, que atenderão necessidades e consumidores diferentes. Por isso não concordo com aquela comparação esdrúxula que muitos aqui fazem, aliás, comparação bem tendenciosa, pois “adoram” o up não atingir as tais metas mensais.

    • Gustavo73

      Torcedores sendo torcedores. A minha crítica ao Onix vai ao fato de usar uma plataforma moderna. E mesmo assim ter resultados pífios nos testes.

      • th!nk.t4nk

        Não é moderna, infelizmente. Ela é uma simplificação forte da Gamma II, e utiliza aços de 20-30 anos atrás. Prova disso é o desempenho horroroso no crash-test, onde chegou a rasgar o assoalho sob o motorista. De moderna não tem nada, pode ter certeza.

        • Gustavo73

          Se usasse aço mais moderno, não precisava nem ser o enriquecido com boro acho que o resultado seria melhor. Tá aí o Polo/Fox que não usam aço boro. Mas as soldas a laser e aço de alta resistência fazem uma plataforma de mais de 10 anos tirar 4 estrelas.

          • Marcio Santos

            Nós não sabemos como o fox se sairia no crash, o modelo testado anos atrás era o exportado para Europa, e era produzido na linha de montagem do golf.

            • Gustavo73

              O modelo testado em 2008 era feito no Brasil. E usa a mesma plataforma do Polo nacional. Os dois tem soldas a laser. O Polo nacional também teve 4 estrelas testado em 2010. Então na minha opinião dá para se ter uma idéia de como ele se sairia. A Proteste já já jogou os dois modelos na “parede” e a diferença eram os equipamentos com Airbags que o nosso não tinha de série.

              • Marcio Santos

                Sim, feito no Brasil mas em uma linha de montagem separada, o fox exportação era montado na mesma linha do golf, por qual motivo?
                Se fossem iguais seriam feitos na mesma linha de montagem, existiam diferença estruturais?Sei lá, mas para ter certeza de que o nosso fox é 4 estrelas somente testando.

                • Gustavo73

                  Não acho que existam diferenças, vendo o vídeo da Proteste as estruturas parecem ter comportamento igual. Mas concordo com o teste. O mesmo deveria ser feito com o New Fiesta. Não sei porque os locais diferentes. Mas o Fox para o nosso mercado é feito no mesmo lugar do Polo. Por isso acredito não ter diferença.

      • _William

        Eu fiquei surpreso negativamente com o Onix, pensei que ele se daria melhor no Crash Test. Todos diziam que a plataforma era a mesma do Sonic e etc..que só o motor era velho, mas ficou provado que não é bem isso.

        • Gustavo73

          Já havia uma discussão sobre qual plataforma usa. Mas não adianta se não tiver outras coisas. Como aços de alta e altíssima resistência (enriquecido com boro) e soldas a laser. O Up tem tudo isso e tirou 5 estrelas, Polo e Fox não tem o de altíssima resistência e tiraram 4. E o Gol que usa a parte dianteira do PQ25, mais moderna que a da dupla Polo e Fox tirou 3 pois não usa soldas a laser muito menos aço boro. O Onix pode até usar a mesma plataforma (arquitetura) do Sonic. Mas não usa as mesmas técnicas ou materiais. Aí não tem jeito. O aço boro custa 5 vezes mais. E ainda é importado. A Acellor Mittal falou que com o aumento da utilização no Brasil. Vai fazer esse aço no Brasil. Hoje feito no Brasil só Up e Ecosport usam o aço boro.

          • Givanildo

            Trabalho na ArcelorMittalVega e fornecemos aços para todas as montadoras, e sei a diferença entre os aços utilizados e o aço que é utilizado no UP é sim um aço muito tecnológico…hoje a ArceloMittalVega em São Francisco do Sul SC já esta modificando um linha de galvanização 2 para produzir aqui no Brasil o aço USIBOR que hoje é importado… Esse aço é estampado a quente, fazendo ele passar de 600 MPa/cm² para 1.200MPa/cm²… Isso para peças de reforço e segurança.

            • Gustavo73

              Tirei a informação sobreo Usibor justamente de um texto da Acellor. O fato de passarmos a ter produção local. Significa que teremos um aumento no uso deste tipo de aço na indústria. É sim um bom sinal.

              • Givanildo

                É comum ouvir das pessoas que hoje em dia os carros são feitos de plastico devido a espessura (0.65~0.70 mm) do aço aplicado na carroceria, mas mal sabem que não é isso que deixa um carro mais ou menos seguro mas sim as peças de segurança, reforços e longarinas que tem propriedades mecânicas muito distintas umas das outras…. antigamente faziam carrocerias duras pois não havia estampagem muito profundas, havia quase que na maioria apenas dobras, que se fosse empregado o mesmo aço hoje em dia, não tinha prensa que conseguisse estampar o aço, romperia devido a baixa deformação desse aço, e tampem pesavam mais de 2t, hoje já é possível como no caso do UP fazer um carro seguro e leve.

  • Hernan Carlos Granda

    segmento do up esta integrado por carrinhos de supermercado, carrinhos do golf e no alto do segmento outro up de outro color.

  • _William

    O problema do UP! é cobrar preço de compacto. Se tivesse com o preço certo estaria vendendo bem melhor, acho que muita gente cai na situação mostrada no texto, vai ver um Up!, mas algo desagrada (algo até que daria pra relevar), mas pelo preço acaba levando um compacto mesmo. É uma situação ruim pois o carro tem muitas qualidades, eu apesar de não gostar muito da aparência, acabaria ficando com o Up! , fora que acho o Onix bem feio, pois no meu uso andaria mais sozinho (ou com 2 pessoas no máximo) e ando 99% do tempo na cidade mesmo.

    • FabioH

      Putz, concordo Willian, se o Up! assumisse realmente sua condição de “city car”, o primeiro carro, das famílias sem filhos, dos jovens, carro despojado, sem essa de tentar “abraçar o mundo” e sendo vendido em faixa de preço condizente, tinha tudo para ser um grande sucesso, tem qualidades pra isso, mas a VW alongou o carrinho em uma tentativa de emplacá-lo como carro “pau pra toda obra” e posicionou ele em uma faixa de preço que se sobrepõe com outros modelos da própria montadora, o que acabou complicando pra ele.

      • LoganVB

        Se custasse completo (ar, direção, vidros elétricos e 4 portas) por uns 32 no máximo, eu encomendaria o meu.

        • Guilherme

          Fui numa concessionária VW há umas duas semanas e tinha uns Up’s por 32.500 completo. Mas, aí é a versão take que eu já acho muito pobre.

          • bedotRJ

            Comprei um Move hoje por R$ 32mil, mas 2 portas.

            • Guilherme

              As versões take eram 4 portas.

            • lucas

              Boa noite Beto, qual foi a configuração do seu? No final do ano to querendo comprar um desse modelo.

              • bedotRJ

                Foi um Move 2 portas na cor sólida (ou seja, sem acréscimo de preço) vermelho flash. Opcionais: ar condicionado, “easy drive”, que é a direção elétrica e o “acesso completo”, que inclui vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme com telecomando e retrovisores externos com setas integradas. Sem que eu tivesse pedido, descobri hoje que a minha unidade virá com ambientação interna “dublin”, que significa parte inferior do painel, console e portas em plástico cinza claro, o que achei interessante. Montado no site, um carro igual ao meu sai a R$ 35.141,00. Fechei por R$ 32mil, mas como optei por financiar (os tais 60% + 12x, “taxa zero” e 1ª parcela só p/ fevereiro), haverá um pequeno custo financeiro. Ficou em R$ 19.200,00 + 12x R$ 1.125,00. Na lógica do nosso mercado, considerei razoável.

                • lucas

                  Nossa, muito bom mesmo. O preço ficou bem atrativo!! Quero ver se consigo encontrar um desse jeito também. Obrigado.

                • MMM

                  Parabéns pela compra. Eu aluguei um no último fim de semana e achei o carro sensacional, principalmente o desempenho. Na mês passado aluguei um Palio novo e a diferença é absurda entre os carros.

    • zeuslinux

      Mas os city cars não são mais baratos do que os compactos populares de entrada em nenhum lugar do mundo.

      Vai ver o preço do Smart e do Fiat 500 na Europa e me diga se são mais baratos do que um compacto popular da Dacia ou de marcas do gênero.

      O problema é que os brasileiros na maioria são pobres e precisam comprar um carro barato e com espaço suficiente para carregar pessoas e tralha. Daí qualquer carro popular maior do que a média faz sucesso.

      • GPE

        Corretíssimo!

      • Marcio Santos

        Não se pode comparar um fiat 500 ou smart com o up, basta entrar nos carros e fica fácil perceber que são modelos com interior bem mais caprichado, estou em outro nível.

  • automotivo

    Ainda bem que esse blog não tem um tal de carlos4carros! (batendo na madeira 3x).
    Bom relato!

    • Luis Henrique

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Conhecido aquele ali viu, doido de pedra, porém ainda acho que ele seja um garoto de 10 anos que adorou o visual do Up! e por isso é sem noção daquele jeito.
      De ontem pra hoje apagaram no mínimo uns 10 comentários meus naquele site porque critiquei a forma tendenciosa como avaliam o Up! em detrimento do novo KA. Ficou na cara que tenho razão ao apagarem logo os comentários!

      • automotivo

        tem 4 carros, rs rs

      • automotivo

        Na verdade acho q aquele cara é do blog diz aquele monte de babação para o pessoal postar, pra dar ´´ibope´´, tanto é q se você postar corrigindo a reportagem ou post que realmente são tendenciosos, no dia seguinte ele é apagado. Meu, seu e de várias pessoas. Às vezes a reportagens dar mais de 100 posts no outro dia só tem 60, 70. Eles fazem uma faxina, e advinha o que eles deletam.

        • Luis Henrique

          Perfeitamente, só somem os comentários criticando o tendenciosismo dele!

          • Comentarista

            Se for ver eles apagam quase todo mundo. Só ficam os comentários de 5 comadres, rsrs devem ser dos adm. Agora me pergunto, pq será que os caras são bitolados em vw? Um lá tem garagem de vendas de usados mas é multimarcas, então não entendo!

        • Junoba

          Eu também acho. E resolvi visitar o perfil dele, e tem vários Posts elogiando o Up. Ele tem um Blog , que 99% do conteúdo é só falando da VW. E um dos Post, ele fala que a Ford e a GM estavam apoiando o nazismo…rsrs.

          • Comentarista

            O negócio lá é tão feio que ontem um usuário fez críticas ao up e um elemento puxador de saco lá disse que acionou até a polícia federal pra embarreirar o cara que postou os comments. Ameaçaram o cidadão por ter comentado mal sobre o up.

            • Junoba

              Então ele apelou em…rsrs.

          • Alligator

            a ford é verdade procure o livro o Judeu de Henry Ford já a GM eu não sei

      • Anderson Lemos

        E ai Luis tudo bem! ontem eu completei o primeiro tanque do Ka. Deu 8,2 km/l no álcool na cidade 90% ar ligado! Apareceu um grilo no painel mas já identifiquei-o e vou isolá-lo e matá-lo rsrsrs…O carro está me surpreendendo positivamente e anda demais o bixinho. Quanto ao blog citado ai, fui falar do Ka lá e quase me enforcaram por comparar o Ka com o supra sumo up! já que lá o up! é incomparável.

        • Luis Henrique

          Faaaaaala meu amigo!! Que bom que está gostando! Média de consumo boa né levando em consideração o carro ser zero, A/C ligado e usando álcool. Desempenho ai também agradando, bom demais! Quanto a esse grilo, pode explicar o que é?

          E cuidado naquele site, falou KA a sentença ao enforcamento está decretada, principalmente pela Carlota!

        • Junoba

          Se possível dê sua opinião aqui no NA.

          Alguns dias atrás eu vi um Ka estacionado… e estava de noite. E posso te dizer que o primeiro contato com ele foi de achar ele bem simples e passar por muito medo, e nunca vou me esquecer…rsrs…….Eu estava olhando de ´´boa“ quando uma viatura da polícia passou, e não tinha ninguém na rua…. pensei que eles iriam voar em cima de mim, por causa que eu estava olhando o carro. Nunca passei tanto aperto com polícia.

          • Anderson Lemos

            Pois é cara… Esta questão de simplicidade depende do referencial que você adota! Se o referencial for o HB20 o interior do Ka será simples puxando para semelhante. Se o referencial for o up!, gol, palio… Então o Ka será sofisticado. Pelo preço e categoria em que se enquadra, a última coisa que eu diria é que o Ka é simples, pois a todo instante que ando com ele tenho a impressão de estar em uma categoria superior, o mesmo que acontece com o HB20! Sistemas como: “lane change”, “follow me light”, “max air”, que estão presentes desde a versão mais simples, corroboram com minha percepção.

            • Junoba

              Realmente eu acho o novo Ka uma boa opção. Entre os ´´nacionais“ eu prefiro ele.

    • zekinha71

      Esse 4 carros, não é aquele “muleque” que só conhece 4 carros, Gol quadrado, Gol bola, Gol geração e up!

      • Luis Henrique

        Esse mesmo!

    • Junoba

      Esse cara é alucinado pela VW, e ele só fica puxando sardinha…….kkk

    • CignusRJ

      O Carlota tem duas obsessões na vida. A VW e aquele blog. hahaha

      concordo que ele e outros perfis lá são criações dos adm do blog p/ criar polêmica e dar IBOPE ao blog pq se não fosse assim seria apenas mais um.
      Outra coisa eles apagam mesmo qualquer comentário que mencione ou critique o parcialismo deles, sem falar quando vc faz perguntas do tipo “qual a fonte da matéria” ou “de onde tirou estes dados”

      Parei de escrever lá quando um dia ao fazer um comentário veio a informação que teria que esperar liberarem ele, ao fazer o mesmo comentário com outro login foi liberado imediatamente.

      Por estas e outras acho o NA o melhor dos blogs automotivos.
      .

      • Luis Henrique

        NA você tem vez e voz! Acompanho ele desde as épocas das vacas magras, só nunca fui de comentar, ficava só lendo as matérias mesmo. Muito diferente de outros por ai!

    • CharlesAle

      Aquilo é uma criança à base de Toddynho!!Suas contradições mostram isso…

      • Aqui você expõe tudo. Se falar asneira, o Eber vem com as pedras na mão… Kkkkk

    • bedotRJ

      kkkkkk

      Acabei de comprar um Up e escrevi lá p/ informar. Serei um herói momentâneo do blog. Até aparecer o primeiro defeito no carro. Aí me transformarei em judas, rs. Já deixei lá avisado: se eu não gostar do carro, vou explodir o QG do blog e mandar a conta p/ os maníacos que lá escrevem. :D :D

      • Corvo

        Poxa, vendeu o Ka ? O que está achando do Up ?

        • bedotRJ

          Na verdade, eu tinha um Ka 1.6. Quem tem um Logan é o nobre colega Mr.Car. Comprei o Up hoje, ainda não peguei o carro. Vou precisar de um tempo prá ter uma impressão mais detalhada.

          • Corvo

            Me confundi. Retifiquei embaixo quando vi sua mensagem. Quando tiver uma impressão geral avise

      • Comentarista

        Não adianta vc escrever nada que fale mal ou de defeitos em qualquer carro vw naquele blog. Eles apagam logo em seguida qualquer comentário que fale algo contra a vw. Será que ela patrocina o blog? Para mim lá é uma fonte totalmente parcial, anti ética e não seria de notícias sobre autos.

        • bedotRJ

          É bem possível que patrocine. Ou então os donos do blog trabalham diretamente p/ a VW. Pois não é possível que alguém se disponha a fazer um blog automotivo tão parcial e acrítico em favor de uma só marca.

      • Thiagusss

        pode falar que blog é?…rsss

        • bedotRJ

          rsrsrs… Melhor não, pois, mal ou bem, seria propaganda indevida de outro espaço. Mas se vc procurar na net, encontra rapidinho.

          • Thiagusss

            é um wordpress do proprio cidadão?
            posta e só espera que eu leia pra apagar…

            • bedotRJ

              Junte as palavras ‘car’ e ‘blog’ no google que vc encontra. :)

              • Thiagusss

                opa! valeu! pode deletar!

    • Comentarista

      Kkkkk esse Carlos4carros acho que não é humano. Rsrs ele deve ser um computador programado pela vw para falar bem e fantasiar sobre os carros vw. Pra ele o up tem desempenho melhor que muitos areia 1.6 e acabamento melhor que Mercedes, bmw e equivalente a audi. Ele falou mesmo ta escrito la kkkk. Só pode ser gosacao!

    • Anderson SP®

      Aquele blog é caso de fanatismo, idolatria, veneração e tudo mais em relação a VW, se o cara que escreve aquilo não for bem pago pela VW é trouxa.

  • Minerius Valioso

    Projeto europeu x projeto da banânia

    É claro que eu escolho o Up. Não preciso ficar enchendo de gente o tempo todo.

    • automotivo

      Fio na Alemanha já passou o efeito novidade caiu 29% de 2013 pra 2014.
      Vendia mais de 4000 unidades no ápice. Mês passado vendeu pouco mais de 1800 unidades. É claro q ele pra nós é um avanço.

      • Minerius Valioso

        Talvez eles prefiram comprar um Polo ou Golf a um Up. Agora compare a distância de preço entre um Up e um Golf no Brasil…

  • Tosca16

    Entre os dois eu iria de KA kkkkkkkkkkk… Eu acho que são propostas diferentes, respectivamente públicos diferentes … Queria ver um UP contra March, Jac J2 , Novo QQ, Geely GC2 e por aí vai …

  • Fabricio

    uma Sugestão… Compara com o 500, já que tem experiência de sobra nos 2. Abraço.

  • Fanjos

    Na duvida, não iria em nenhum desses dois

  • Anderson Lemos

    Ótimo comparativo, ficaria com o up! sem dúvida alguma! O mal do up! é o preço… os BRW’s completíssimos deveriam custar 35 mil e nada mais!

  • EddieVanHalenIsGod

    Entre os dois, escolha de Sofia… Mas uma frase do texto me deixou com uma dúvida. A frase é “Apesar disso, em preço os dois modelos da foto acima acabam convivendo
    em algumas faixas, como por exemplo entre R$ 35.000 e R$ 42.000.”. Sendo assim, me parece bem mais lógico optar por um Palio Essence 1.6.

  • CharlesAle

    Entre os dois,iria de Onix!!mas se tivesse que escolher,iria de Ka 1.0 SEL pelo excelente custo/ benefício…

    • th!nk.t4nk

      A lentidão do Onix associada à falta de segurança pesa muito. Up e Ka resolvem os dois problemas.

  • MMM

    Aluguei um Up este fim de semana e o carro me surpreendeu. Viajei com ele pela serra gaúcha e fiquei impressionado com o desempenho dele. Se eu andasse sempre na cidade, provavelmente seria o meu carro mas para a estrada qualquer sub/compacto é cansativo e desconfortável depois de um tempo.

    • CorsarioViajante

      Legal saber que as locadoras estão comprando ups…

      • A localiza tem o pacote Up aqui em SP

      • MMM

        O mais legal é que na Unidas o Up é uma categoria, assim não tem aquele papo de “similar”. Vc aluga um Up e leva um Up, só que ele é mais caro que o grupo B. De qqr maneira vc sabe o carro q vai levar e não tem os “similares” ridículos dos outros grupos. Exemplos:
        – Grupo E – Focus, Punto ou similar
        – Grupo LX – 408, Fusion ou similar
        E por aí vai…

        • CorsarioViajante

          Nossa, detesto esse descaso das locadoras com seus “similares”!

    • É bom ter isso aqui nos comentários pois quando pessoal da imprensa fala que o up anda mais do que 1.0 comuns, o povo acha que “estão sendo pagos pela VW”.

  • Jackson

    Já dirigi o Onix e gostei bastante, entretanto sou sozinho por isso um Up 2 portas branco, ar, direção e fiação para o som foi minha escolha.

  • bedotRJ

    Vendi meu já saudoso Ka 1.6 e procurei um substituto na faixa dos 35k (na verdade, abaixo disso – quanto mais abaixo melhor). Não exatamente estes dois modelos da reportagem, mas versões mais simples deles faziam parte do rol de busca. O Onix foi imediatamente descartado pois apenas sua hiper-capada versão LS 1.0 estava ao alcance de minha conveniência. No final, houve uma disputa muito dura entre o novo Sandero (R$ 34.990,00 na versão Expression 1.0, c/ taxa zero, IPVA e emplacamento grátis) e versões de entrada do Up. O foco final acabou sendo CUSTO. Por isso, fechei no Up. Consegui um Move Up 2 portas completinho, ar, direção e trio elétrico, por R$ 32mil. Se considerar o que terei que pagar à parte (IPVA, emplacamento e som), a diferença para o Sandero não é assim TÃO significativa. Se fosse 4 portas, provavelmente ficaria até mais caro. Mas como eu foquei no custo, ando a maior parte do tempo sozinho e não necessito tanto assim de espaço, acho que acabei fazendo uma escolha mais ou menos sensata. Vamos ver se o carro é essa maravilha toda que muita gente tá dizendo por aí. Se não for, vou baixar o sarrafo sem dó, rs.

    • Minerius Valioso

      Qualidade construtiva, eficiência e segurança. Não dá para esquecer o MT da Volkswagen para complementar.

      Agora só quero saber se o treco vai durar pelo menos uns 200 000 Km sem fundir o motor.

      • th!nk.t4nk

        Acredito que sim. Esse motor é usado na Europa, onde não há reclamações. Se não pisaram na bola na fabricação aqui, tá tudo certo. O problema lá do motor do Gol é que ele sofreu uma série de gambiarras tupiniquins pra extrair potência e baratear produção, aí ferrou tudo.

    • _William

      Na sua situação o Up! era a melhor escolha mesmo, ainda mais que espaço não era uma prioridade, aí um Sandero ficaria com muito espaço sem uso. Esse Up! 2 portas deve dar pra estacionar em qualquer “buraco”, entra e sai rápido de faixas… e é mais seguro.

    • CorsarioViajante

      Bedot, depois de rodar um tanto escreva resenha!

      • bedotRJ

        Beleza. Vou esperar pegar o carro e rodar um tempinho prá mandar a resenha com umas fotos junto. Espero que o NA possibilite assinar a resenha como bedot mesmo, rs. Até mando o Renavam do carro, mas nome próprio não rola de jeito nenhum. :D

        • Gustavo73

          No aguardo da sua resenha Bedot.

        • É possível sim amigo. A comprovação da pessoa através de documentos é só entre o NA e o leitor. Não é necessário divulgar seu nome no site não.

          • bedotRJ

            Ok. Assim que eu pegar o carro e passar umas semanas com ele, mando uma resenha, tipo “teste de 30 dias”, prá passar minhas impressões iniciais.

        • Thiagusss

          resenha será bem vinda!!!!

    • Éder Belo

      Típico “pensamento europeu” na hora de avaliar as opções. Ver o que se pode comprar pelo $$$ e o que realmente precisa. O que tem de Sandero ou carros maiores rodando só com motorista (muitas vezes solteiro) e modelos 4×4 que não saem do asfalto não é brincadeira. Assim como o seu Ka 1.6 (foguete, ótimo companheiro) creio que a configuração escolhida seja a ideal. Acho que o modelo é um ponto fora da curva em relação aos demais modelos da sua faixa de mercado (embora mal trabalhado pela marca), então relatos dos donos podem esclarecer se ele vale mesmo a pena. Nos brinde com detalhes de sua convivência e suas impressões de desempenho e economia em relação ao Ka 1.6. Boa sorte.

      • bedotRJ

        Valeu, brother. Considero sua qualificação de minha compra como tendo “pensamento europeu” um elogio e tanto. Espero que o carro corresponda às expectativas (que, obviamente, não incluem um desempenho esportivo como tinha meu ex-carrinho).

      • Luis Henrique

        KKKKKKKKKKKKKKK
        Meu pai, tem uma triton hpe 12/13 com 26Km e acho que se ligar o 4×4 ele quebra, devido a possuir o carro há 2 anos e nunca ter usado o mesmo. Gosto do véi em possuir um “carro grande”. Falta de aviso da minha parte não foi!

        • Éder Belo

          Hehehe… é bem por ai =)
          Respeito que cada um faça o que quiser com o seu $$. É nessas horas que passamos a compreender a existência dos aventureiros urbanos, embora não seja o caso do seu pai. Todo ano brota categorias novas e necessidades que nem sempre temos, e fica cada vez mais difícil comprar um carro racionalmente (fora os preços exorbitantes).

  • Careca

    Que vergonha! até agora a GM tem um cambio meia boca!

  • gustavo

    1.0 litros e coisa de Brasileiro, e Brasileiro gosta de ser enganado e nunca aprende !!!!!!!!

  • Julia Peres Kitzberger

    Eu tenho um up! e NÃO ME ARREPENDO de ter adquirido ele.
    Podem falar o que quiser, que é mico, que parece uma lata, que parece de brinquedo (não vi motivo negativo nesse, sou mulher), que o ar condicionado não gela.
    Nada disso é visto por mim ao conduzi-lo. Estou plenamente satisfeita de ter economizado ANOS e ter comprado meu carrinho a vista e ainda ter uma economia de longo prazo ao adquirir um carro 1.0.

    • O importante é ser feliz…

      Estou querendo um carrinho para usar no dia a dia e estou tentado entre ele e o Ka…

      • Tosoobservando

        Vdd esse tipo de pensamento que nos faz pagar pelo carro mais caro aqui.

        • Amigão, nao adianta comprar um carro pelo que falam…

          Colocando as prioridades e tendo critério é óbvio…

          Eu por exemplo, vou comprar o Fusion V6, pq me sinto feliz com ele…

  • oloko

    Para que a calha no onix? Hahaha o coisinha feia

  • Geraldo JR

    Coloquem o teste de colisão dos dois veículos para comparação… seria muito interessante… parabéns pelo artigo…

  • Rodrigo

    Entre Onix e Up!, vou de HB20 ou Etios (mesmo sendo horroroso).

  • Bruno bandeira Pontes

    Entre o Up! e o novo Ka, qual seria o melhor?

  • Alexandre Ciriaco

    Tenho um up! exatamente igual ao da avaliação e estou extremamente satisfeito com o carro ! Para o uso que faço , apenas na cidade, em curtos trajetos , tem se mostrado um ótimo carro, com boa aceleração, retomada e um consumo excelente, entre 12 e 14 km/l (com gasolina), com ar condicionado ligado ! Recomendo !

  • Yuki Ohashi

    Parabéns pelo comparativo!
    Simples, objetivo e imparcial.

  • Dimape

    tenho um golf vii e minha mãe tem um up. uso o carro dela quando é dia do meu rodízio. o up é muito confortável, na mão, responde muito rápido. por incrível que pareça, eu costumo ter uma tocada mais esportiva no transito com o up do que com o golf. ele é muto ágil, e como é compacto, enfio ele em qualquer espaço que acho nos transito de sp. definitivamente recomendo esse carro pra quem procura uma opção nessa faixa de preço. o acabamento dele é muito competente, os bancos são confortáveis… enfim, esse carro é muito bom na minha opinião.

  • Guilherme Graciano

    O Up! é o maior acerto da vw brasileira nos ultimos anos! anda bem, gasta pouco, uma delicia de dirigir e com acabamento acima da media!
    Comprei ha dois meses e n me arrependo…Sai de um fiesta e posso dizer que o Up! é melhor em td!
    Detalhe, nunca gostei de VW mas pesquisei muito e vi que esse carro é acima da media dos populares brasileiros!

  • Esse negócio de conteúdo protegido é um lixo. Por isso deixei de acessar sempre esse site. Acabei chegando novamente aqui por uma busca do Google. Como podemos dar classificação como positiva para uma matéria que nem lemos?

    • Ganhei um fã. Pena que é idiota.

      • F**** essa molecada que não tem carro e não dirige vir aqui só pra encher o saco.

        • Opa, com muito orgulho. Tenha um carro seu, depois voltamos a conversar, mala sem alça.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email