*Featured Avaliação 365

Avaliação 365 – Comparamos o up! com o Onix, primeiro modelo testado por um ano

Avaliação 365 - Comparamos o up! com o Onix, primeiro modelo testado por um ano

Entre novembro de 2012 e novembro de 2013 testamos aqui no NA um Chevrolet Onix LT 1.0, que foi o primeiro modelo a passar pela Avaliação 365. Ele já não pertence ao site, mas está nas mãos de uma pessoa de nosso relacionamento. Por isso pensamos em fazer um breve comparativo entre os dois modelos, que você vê nas fotos desta reportagem.


O Volkswagen White up! de nossa avaliação de um ano foi comprado no dia 7 de fevereiro deste ano, o primeiro dia de vendas do popular nas concessionárias, e nossa unidade chegou no mês de agosto na metade do período programado de 12 meses. Ele difere do Chevrolet Onix em vários aspectos, primeiramente por ser um modelo de entrada, menor, que não fica no mesmo segmento de Onix, HB20 e Novo Ka, por exemplo.

Uma família de amigos chegou a cogitar o up! em uma compra de um carro popular 0 km no mês de setembro, mas o eliminou pois o espaço no banco traseiro não era similar ao dos modelos acima citados. A compra acabou recaindo sobre o HB20.

Apesar disso, em preço os dois modelos da foto acima acabam convivendo em algumas faixas, como por exemplo entre R$ 35.000 e R$ 42.000.


Avaliação 365 - Comparamos o up! com o Onix, primeiro modelo testado por um ano

Veja abaixo alguns comentários sobre os dois populares, divididos por cada aspecto:

Volkswagen up! x Chevrolet Onix

Desempenho

O up! tem um desempenho urbano melhor, por ser mais potente e em torno de 100 quilos mais leve. Mas por uma diferença nas relações de marcha e também pelo fato de ser 12 válvulas, o up! tem uma resposta um pouco mais lenta ao sair da imobilidade, apesar de ganhar mais velocidade conforme as rotações vão subindo. Oficialmente o tempo de aceleração de 0-100 dos dois modelos é praticamente o mesmo, mas vemos na prática que não é bem assim. Fizemos testes de aceleração partindo do zero, com um carro ao lado do outro e o up! se distanciou bem do Onix acelerando até 80 km/h.

Na estrada as diferenças aparecem em dois momentos, quando carregamos os dois veículos com quatro pessoas e também na hora de retomar de 80 a 120 km/h. Nessas duas situações o up! mostra ter bem mais fôlego.

Suspensão

A suspensão do up! é mais firme, como sempre notamos em modelos da Volkswagen comparando com os Chevrolet. Isso é bom para quem quer um carro mais na mão mas é ruim para quem quer mais conforto. Na estrada o fato da suspensão do up! ser firme não prejudica no conforto, e nas curvas ele se sai bem melhor. Ou seja, para quem vai dirigir a maior parte do tempo na estrada, terá um carro mais preciso nas curvas se adquirir um up!.

Câmbio

O câmbio Volkswagen tem engates melhores, mas notamos também que o Onix melhorou bastante nos engates em comparação com modelos anteriores da Chevrolet. Modelos mais recentes da marca, como Onix e Cobalt tem câmbios bem precisos.

Freios

Ambos tem freios bons, compatíveis com o tamanho e peso do veículo, mas o up! tem um sistema mais gradual, que não morde os discos dianteiros no início do pressionar do pedal como o Onix. No Volkswagen é necessário levar o pedal até o fundo para fazer uma frenagem de emergência, por exemplo.

Direção

A direção elétrica do up! é bem mais leve. Quem está acostumado a usar o modelo sente na hora a direção mais pesada do Onix, que não é elétrica. Para manobras, o Volkswagen exige menos do motorista, o que pode ser visto como uma vantagem se o motorista for uma mulher ou uma pessoa de mais idade. Porém alguns podem sentir mais segurança na direção mais pesada e firme do Onix.

Posição de dirigir

A posição de dirigir do Chevrolet Onix é bem melhor, pois além de ter bancos mais confortáveis, mais largos e com mais apoio lateral, que parecem ser de um carro mais caro, o quadro de instrumentos é visto com mais facilidade pelo motorista. No up!, os bancos são mais estreitos e cansam mais em viagens mais longas. E se você baixa o banco para uma condução mais esportiva, o volante fica alto demais. Aí tenta baixar ele mas então ele começa a tampar um pouco dos instrumentos.

Espaço interno

O Onix é mais espaçoso e leva quatro ou cinco pessoas com mais conforto.

Avaliação 365 – Comparamos o up! com o Onix, primeiro modelo testado por um ano
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email