Avaliação 365

Avaliação 365 – Concessionária Volkswagen se recusa a verificar problemas relatados no up!

volkswagen-up-white-avaliacao-fotos-5-700x466 Avaliação 365 – Concessionária Volkswagen se recusa a verificar problemas relatados no up!

Nas últimas semanas, para quebrar a fase de bom comportamento do up! em nosso teste de um ano, notamos dois problemas que incomodam um pouco. Primeiro, o engate da primeira marcha. Ele não está tão suave quanto antes, em alguns momentos. E em poucas ocasiões, a primeira chegou a escapar ao se acelerar o carro. São problemas pontuais que aconteceram poucas vezes, mas como o carro está em garantia temos o direito de ter isso verificado por uma concessionária.



E o segundo problema é relacionado à frenagem do carro. Quando se freia de leve, prolongadamente, como por exemplo em uma estrada, em descida, nota-se que de acordo com o rodar das rodas, a pressão da frenagem fica maior ou menor. Como se o disco de freio estivesse empenado, só que sem a vibração de volante que isso ocasionaria.

volkswagen-up-white-avaliacao-fotos-24-700x466 Avaliação 365 – Concessionária Volkswagen se recusa a verificar problemas relatados no up!

Levamos nosso up! até uma concessionária para verificar estes dois problemas. Foi agendado um dia e horário para entregar o carro. O atendente fez questão de andar no carro antes de o admitir na oficina. Fez um percurso de uns dois quilômetros em rodovia e não chegou a perceber nenhum dos dois problemas mencionados por nós.

O correto então seria avaliar o carro mesmo assim, pelo menos retirando as rodas dianteiras e olhando o conjunto de discos e pastilhas. Mas a pessoa não quis sequer fazer isso. Reclamamos, questionando que se a pessoa não vê o problema em um percurso mínimo de dois quilômetros o carro não será verificado? Dissemos que eles tinham que pelo menos olhar os discos e pastilhas.

Então o que aconteceu foi digno de um atendimento péssimo: o atendente da concessionária pegou uma lâmpada, plugou na bateria do carro e olhou os discos e pastilhas através dos buracos da roda. Isso mesmo! Através dos buracos, e deu um diagnóstico super preciso – sem tirar as rodas  – de que estava tudo bem com o conjunto. Tudo para nos dispensar logo e ter menos serviço a fazer.

Justo quanto estamos chegando no final de nossa avaliação e pensamos que a Avaliação 365 do up! seria superior à do Onix, que mostrou uma rede Chevrolet péssima e com má vontade, vemos que na marca alemã a situação é exatamente a mesma. Dentre as marcas tradicionais do mercado é mesmo difícil conseguir um atendimento de qualidade, ainda mais quando seu carro é um modelo de entrada.

  • Louis

    Coloquem o nome da concessionária e o nome do “técnico” que atendeu, por favor !

    • joao vicente da costa

      Ao menos o nome da Concessionária.

      • Pajé_do_além

        Só ao final da avaliação, ou poderiam descobrir qual é o modelo do NA.

        • joao vicente da costa

          Tens toda razão!

    • Lucas Brito

      Isso mesmo, o nome do tecnico e concessionaria.
      Não é falta de respeito ou ética divulgar isso.

      • HugoVictor

        Verdade. Já estamos na reta final mesmo, caso a montadora identifique o modelo de teste do NA, já não há muito o que se fazer.
        Creio que um site como o NA citando o péssimo atendimento de determinada concessionária causará um reboliço. Logo virão os pedidos de desculpas e tudo mais, só que a css não tratou mal o NA, e sim um cidadão que comprou o veículo da marca e queria um diagnóstico de um problema. Pode ser assim, que eles aprendam a tratar o cidadão como trataria um carro de teste de um site especializado.

    • Felipe Felipe

      Deve ser a Estilo de Pouso Alegre MG – Eles são péssimos em atendimento na oficina e nas vendas. Já fui cliente deles.

    • Junoba

      Engraçado né…… Quando a CSS da Effa fez um mau serviço no M100 da revista Quatro Rodas, ninguém perguntou o me da loja e de nenhum técnico. Apenas jogaram a lenha.

      • Leonardo C.

        Entendi o que você quis dizer, mas não quer comparar a rede da Effa com a da Volkswagen né?

        • Junoba

          Nunca visitei a rede de lojas das duas marcas, então não posso comparar. E só porque a VW tem mais CSS, isso não quer dizer nada.

      • Zoran Borut

        Nem precisava perguntar, porque caso você não tenha acompanhado o teste da 4Rodas, saiba que eles publicavam os nomes de todas as concessionárias visitadas, que à época eram pouquíssimas.

        • Junoba

          Acontece que todo mundo falou que a culpa era da Effa, e não da loja mau preparada. Não vi sequer uma pessoa falar isso.

    • Eduardo

      Nome e endereço da concessionária e horário do atendimento. URGENTE.

      • Odair Martinez Martinez Filho

        Nome e Endereço claro.. Mas o horário? Pra que vc quer saber o horário do atendimento?

    • Pedro Fernando

      MicUp! e mais umas do carrinho do sorriso no rosto (amarelo). O Ka mal entrou e já vende o dobro. Adios VW…

    • Minerius Valioso

      Apoiado.

  • fschulz84

    Atendimento das “tradicionais” não costuma ser nem um pouco satisfatório mesmo…

  • Zigeunerweisen

    As 4 grandes… deploráveis em pós-venda.

    • Chicão

      e as pequenas tbm.
      ou seja, nao temos pra onde correr.

      • Boris

        Tem, mas é caro

      • Bruno Wendel Marcolino

        acho que só toyota e honda se salvam mais.

  • Alexandro Henrico von Mann

    Olha, graças a Deus fiz amizade com o consultor da concessionária Fiat que costumo ir em Curitiba e sempre fui muito bem atendido, até por causa do Clube L’Unico, que me ligava logo depois da retirada do carro e depois passava meu aval para a ccs. Mas de qualquer forma, nesta ccs comigo, nunca foi feito ou sugerido nada além do que eu pedia, e inclusive, o consultor não fazia se não havia necessidade e isso mesmo depois do período de garantia, que no meu carro era de 03 anos.
    Sempre tive receio disso, pois este foi o primeiro e único carro 0km até agora.

  • Bugrezilla

    Depois ninguem sabe o motivo das pessoas pagarem mais de 80 mil num Corolla sem ESP…

    • Gian

      Sei não…

      Isso da Toyota tem seu preço.

      Um amigo em 2007 esbarrou a Hilux num muro. Quebrou o retrovisor direito e arranhou a traseira da caçamba (lado direito também).

      Fomos em na concessionaria olhar o preço de duas peças:

      – Retrovisor preto plastico, daquele mais básico (sem seta, sem pintura, sem comando interno): R$750,00

      – Adesivo 4×4 Turbo Intercooler da lateral da caçamba: R$250,00

      Esses preços são de 2007. Seriam caros hoje. Imagina em 2007 pagar R$250 por um adesivo (preço da peça, fora mão de obra). E pagar R$750 num retrovisor do mais simples que existe.

      No fim, sempre pagamos o pato.

      • Leandro1978

        Mas aí é questão de valores. O caso relatado foi de atendimento, não aceitaram nem olhar o que está acontecendo.

        • Adolfo Frota

          comprei um fit semiusado com revisão de até 60 mil na concessionária. Na de 50 mil estava registrada a troca das velas (foi colocada a de iridium segundo a nota fiscal), aí fui fazer limpeza de bico por fora (acompanhando o serviço) e para minha surpresa as velas eram daquelas comuns e estava pessimamente oxidadas. Quando comprei, numa concessinária da honda de goiânia, a haikar, o vendedor, que é meu amigo, havia me certificado, pelo laudo da mecânica, que haviam sido trocadas as pastilhas de freio das quatro rodas. Bom, quando fui fazer alinhamento por fora, o mecânico me mostrou dois pontos amarelos (que eu já tinha visto, mas não sabia o motivo) e me falou que eram parafusos com defeitos, que para tirá-los, ele teria que quebrar o prisioneiro. Conclui que tudo indicava que o mecânico da honda não havia tirado aqueles parafusos e havia marcados eles. Bom, aí eu percebi que a tal da fama da honda não se aplicou a mim em nenhuma vez.

          • Bruno Wendel Marcolino

            na verdade, quando for feito revisão em ccs, é preciso pedir a peça que foi tirada para garantia de que foi mudada, o ideal mesmo é acompanhar todo processo.

      • Tiago

        Na minha região ouço muitos relatos de hilux tendo garantia ate de disco de freio, que pra mim seria desgaste natural, e os proprietários mais felizes são Toyota, as demais marcas de 4×4, qq probleminha é mau uso e não da garantia.

      • Boris

        Sim, mas seu amigo bateu no muro. Nao foi uma quebra do carro. Foi um sinistro e pra isso existe seguro

        • Gian

          Disse que o bom atendimento da Toyota tem seu preço e é alto.
          Não faria sentido usar seguro pra trocar retrovisor e um adesivo.

          • Fábio Dantas

            Nesse caso valia a pena dar uma olhada nos preços de outros lugares, não? E não perde a garantia… Ontem quebrei pela terceira vez o retrovisor do meu carro (como o povo dirige bem, toda hora me arrancam aquela joça. Antes fosse eu mesmo o culpado), mas nem esquentei a cabeça. 89 reais o jogo completo. Mas é um Cliozinho 2011, obviamente o custo da peça é mais baixo. De toda forma, em concessionária, a peça sairia por 300 reais. Faz diferença!

          • Odair Martinez Martinez Filho

            muitos seguros tem cobertura específica de retrovisores e lanternas ao custo de 90 reais de franquia.

    • Chicão

      Quer que eu conte as historias das css toyota?

      • leomix leo

        Tenho um ótimo relato, minha mãe comprou um Corolla Gli em 2012, e tem garantia até 23/06/2015. Só que as borrachas dos vidros traseiro e dianteiro ressecaram e fui reclamar do tipo de material, um consultor da Topázio aqui de Feira de Santana me disse que isso era normal. Ou eu trocava o parabrisas ou ficava com ele assim mesmo. Final da historia, ficamos com a bomba e minha mãe ano que vem vai pegar um nova ranger. Toyota nunca mais.

        • Erinaldo Oliveira

          Tinha que ser em Feira de Santana eim, eu levei o meu ai na ford da Presidente Dutra para perguntar quanto era o compartimento do líquido de arrefecimento, os caras nem olharam na minha cara, disseram o preço e que eu tinha que levar o carro em 10 dias… absurdo…

    • Junoba

      Mas isso não quer dizer que você vai ter um bom atendimento.

    • Roberto Souza

      Sinceramente não justifica.

  • Felipe morais

    Jeitinho Brasileiro.

  • Essa “garantia” de fábrica serve mais como desculpa para não checarem nenhum problema relatado, do que como garantia efetiva. Tudo é “caracteristica” do carro.
    Experimenta levar fora da concessionária, vão verificar tudo que você pedir e mais um pouco, afinal eles ganham com isso, ao contrário da concessionária, para eles quanto menos trabalho melhor.

    • zeuslinux

      A pior coisa é relatar defeitos intermitentes às concessionárias de qualquer marca.

      Tive um carro da Ford (Escort), comprado 0km, que tremia todo (e forte) quando se desligava o carro. Ele ainda usava carburador e os técnicos diziam que em um problema de “retrocesso” do combustível. Só sei que levei 3 vezes na concessionária onde adquiri o carro e em mais 2 outras da Ford e NENHUMA resolveu o problema do carro. Quando você pegava o carro depois do conserto, parecia que tinha sido resolvido, mas em poucos dias o problema voltava. Fiquei tão fulo da vida com o carro que vendi com 11 meses, antes de terminar a garantia, na troca por um outro carro e nunca mais comprei nenhum caro da Ford.

      A menos que o defeito pare completamente o carro, que faça muito barulho ou solte fumaça, quase nenhuma concessionária assume que o carro tem defeito.

      Já tive vários carros da VW, GM e Toyota e dei sorte em todos.

      Aliás, em um Gol bolinha da VW, comprado 0km também, uma peça plástica da parte de injeção de combustível veio com defeito e se soltou na primeira semana de uso do carro. A gasolina jorrou bastante em cima do motor mas por sorte não incendiou. Fiquei 1 semana com a peça amarrada com arame até a VW ter em estoque a peça. Depois disso, não tive problemas com esse carro até que bati com ele e o serviço de conserto, feio na concessionária VW, ficou péssimo.

      Carro 0km é como roleta russa. E carros populares, de qualquer marca, é uma roleta russa com um revólver de tambor com menos buracos para balas…

      • Odair Martinez Martinez Filho

        amigo vou te falar que mercedes da problema igual.. uma 2014 com problema no cambio (fiou 1 semana arrumando), faróis entravam agua, sensores de ré e na central multimídia. por acabou que um cara bateu em mim na marginal e deu pt no meu carro, e acabei não ficando com ele. detalhe isso com 9mil km.

    • HugoVictor

      E rezam pro carro sair da garantia. Depois que sai, ai sim eles tem prazer em atender $$$. Amiga minha levou um Ford Ka na css pra trocar os pneus (sabe-se lá porque ela levou na css) e deram um orçamento de mais de R$2.000,00. Incluia troca de pastilhas, sapatas, discos, cubos traseiros, troca do reservatório d’agua e o que se podia imaginar… Isso porque o carro tinha 37mil km rodados.

      • Roberto Souza

        Mas depois que sai da garantia, não faz muito sentido levar na concessionária.

    • andre oliveira

      A pura verdade, e acontece o mesmo nos caminhões.Um amigo meu que possui dos FH um 540 e outro 440 o 440 desde 0km apresentava um tranco ao arrancar e era característica passou a garantia veio o orçamento de 8500 reias.

  • bedotRJ

    Fico pensando: qual é a dificuldade de se meter o carro num elevador, remover as rodas e usar aquele relógio para medir o empeno nos discos? Como o próprio cliente sugeriu a possibilidade deste problema, bastava verificar o item e, se fosse o caso, descartar este diagnóstico. O problema até poderia não ter sido resolvido, mas ESTA reclamação estaria adequadamente respondida. E a marca não ficaria com sua imagem arranhada por uma bobeira. O que um mau profissional não é capaz de fazer…

    Espero não enfrentar esse tipo de aborrecimento quando for fazer minhas manutenções em garantia no Up.

    • Milton Quadros

      com toda a certeza. E a fábrica, que deveria estar ansiosa por feedback para aprimoramento do seu novo produto, que não vai bem no mercado, não estimula a identificação. Acho que só a troca do CEO da VW não vai resolver a queda da VW no mercado, tem que rever toda a rede de revenda e suporte pós venda que é uma bosta, muito, mas muito diferente mesmo da rede Toyota ou da JAC.

    • CorsarioViajante

      A questão é que levam na lei do mínimo esforço.

    • Bruno Brasil

      Simples: Tempo!
      Sem dúvida ele deve ter um limite de carros que podem ser atendido, provavelmente ja devia estar cheio ou bem proximo disso, dai aguardando casos urgentes.

      Abrir OS, cadastrar no sistema, ocupar um profissional para “dar uma olhadinha”, colocar o aparelho, etc, etc, vai ai pelo menos 1 hora facil.

      Mas eu estou defendendo a CS ?! Jamais, o lance era bater o pé e exigir q olhassem isso, alias é um item de segurança. Se mesmo assim não quisessem, ameaçar de ligar na VW e fazer um escandalo !

      • zeuslinux

        Talvez seja exatamente o problema das 4 grandes marcas, tempo. Elas vendem muitos carros populares e, mesmo tendo mais concessionárias, normalmente estão abarrotadas de carros na oficina.

        Fica bem mais fácil dedicar atenção quando a marca tem poucos clientes. E geralmente ter menos clientes significa trabalhar com carros de maior valor médio, como acontece com Honda e Toyota p.ex.

        • CorsarioViajante

          Exato. Por exemplo, nas oficinas da VW que eu vou, tem em média uns cinco elevadores. Nunca vi um deles vazio.

        • Bruno Brasil

          E o consultor ali tem uma meta, ele sabe q esse tipo de serviço só vai ser perda de tempo, o cliente não vai gastar nada.

          • Ricardo

            Bingo. Além do que esse tipo de serviço não gera dinheiro nenhum, e eles ganham comissão. :(

        • Ricardo

          Concordo 100%. Já disse isso em outros posts algum tempo atrás quando falavam do atendimento Honda e Toyota e toquei exatamente nesse ponto. Penso exatamente igual a você.

      • bedotRJ

        Verdade, eles levam pelo lado econômico de curto prazo. Na equação dos caras, o custo de separar um funcionário prá realizar o serviço decentemente deve ser maior do que a insatisfação de um cliente pontual. O problema é que isso vai minando a imagem da marca. Mesmo quem acha que está em uma situação confortável, como a VW julgou estar durante os anos de reinado do Gol, pode acabar sofrendo abalos por causa disso. Se eu fosse dono de concessionária, destinaria um espaço específico prá atender a esse tipo de serviço Vai ver é por isso que eles são donos de concessionária e eu não. /o

        • Bruno Brasil

          Hehe, vdd, vc pensa em separar um lugar para atender garantia, mas dai fica ali vazio sem ninguem, com vc com carro esperando no patio, no final vai acabar usando pq não tem sentido ficar ali sem ninguem, rsrsrs

          É q nem vaga de idoso e deficiente, se não tiver lei e multa ninguem respeita, rsrsrs

      • Marcos Souza

        A melhor coisa a fazer nesses casos: pede um relatório por escrito e assinado pelo mecânico chefe dizendo o problema relatado e a soluçao ou no caso, de que estava tudo normal. Garanto que o mecânico ficaria com medo de assinar sem olhar certinho. E ainda fala, se der acidente, é o seu na reta!

    • Marcelo Alves

      Eu duvido que eles teriam essa ferramenta para verificar o empeno dos discos. Aliás, nunca vi isso em oficina alguma, nem naquelas “especializadas” em freio e suspensão.

      Uma vez reclamei de um barulho nas pastilhas dos freios traseiros que aparecia após tirar o pé o freio e em todos os lugares que levei eles disseram para dar um passe nos discos, ninguém tinha essa tal ferramenta aí para verificar o empeno, mandei dar o passe no disco e o problema continuou!
      Só resolveu de fato depois que eu gastei um tempo pesquisando em sites estrangeiros e descobri que poderia ser o material das pastilhas. Troquei as pastilhas por outras que usavam um material diferente das originais e nunca mais deu barulho.

      • Janduir

        Poucas mecanicas realmente tem essa ferramenta.. Ao menos da Dpaschoal de sbcampo tem…

      • Alex Dusfri

        A única vez que tive problema com discos empenados em um Kadett que eu tinha e levei em uma rede de oficinas especializadas em suspensão e alinhamento aqui do Distrito Federal, eles tinham sim o relógio comparador e realmente eles conseguiram me provar que os discos estavam empenados. Quando foram trocados o problema foi resolvido. Mas realmente, na grande maioria das oficinas eles não se importam em investir em equipamentos adequados.

        • Marcelo Alves

          Você teve sorte de encontrar então :). Qual é o nome dessa rede de oficinas aí? Sou de Goiânia, talvez eles tenham oficinas por aqui também.

          • Alex Dusfri

            Foi na Pneuline. Se não me engano eles também são os atuais donos da Piquet pneus.

    • Zoran Borut

      “Imagem arranhada”? Acho que o atendimento das 4 grandes não tem mais como sofrer arranhões, cada caso novo só aumenta o buraco dos milhões de arranhões já sofridos.

  • Antonio Fernandes

    Levei meu Up! na css da minha cidade com o mesmo problema de câmbio (engate da 1ª raspando) e o consultor técnico (um cara de uns 50 anos, bastante experiente) foi super atencioso, rodou bastante e notou o problema, me levou pra ver outros dois carros, um zero e outro c/ 9 mil km, o zero realmente estava até pior que o meu mas o rodado não tinha o problema, donde ele concluiu que c/ o uso prolongado o problema tende desaparecer, e também me informou que a caixa de câmbio NÃO é a MQ-200 que equipa toda linha VW, mas que por conta do projeto mecânico diferenciado do Up! adotou-se uma caixa que segue os mesmos princípios, mas de construção diferente . Não me dei por satisfeito e se até os 5 mil km o problema persistir pretendo entrar c/ ação no Juizado Especial Civil por defeito oculto.

    • Bruno Brasil

      O que ??!?!!? Então quer dizer q o Up! um projeto mundial tem um problema na 1ª marcha q melhora com o uso ?!?!?!

      Não caia nessa, conversa fiada, realmente esse consultor é bem “experiente” mas em outra arte !

      Não admita o carro assim, ligue na VW, abra uma reclamação e anote o protocolo, mesmo se não consertarem, vc pode provar q avisou eles do problema e eles que não quiseram resolver.

      • Antonio Fernandes

        Entrei em contato com a VW que disse o óbvio: “desconhecem o problema”, mas tenho o e-mail arquivado e mais estas reportagens, se isso persistir vou acionar sim judicialmente no JEC, funciona, fiz isso c/ uma mundialmente famosa fabricante de PCs que me vendeu um notebook c/ vício (defeito oculto), foram obrigados a me devolverem o dinheiro que paguei.

    • CorsarioViajante

      Na prática, ele empurrou o problema para frente. Não necessariamente por má fé, embora possa ser por isso tbm.
      Outra coisa, que eu saiba o câmbio diferente do Up é o automatizado. O manual é o de sempre. Talvez ele tenha trocado as bolas.

      • Antonio Fernandes

        Não, a caixa de câmbio manual é similar à excelente e precisa MQ-200 que equipa do Gol ao Jetta, mas os componentes não são os mesmos, pelo menos é o que me falaram na css, não sei informar se é isso que causa o problema na 1ª, algo comum até nos carros do test drive, mas descobri uma manha pra trocar sem raspar, o engate das outras marchas são macios e precisos como dos demais VW.O erro foi divulgarem que o carro vinha equipado c/ a MQ-200.

        • Wagner Lopes

          Jeitinho pra engatar a primeira….???…….kkkkkkk. Seria a volta do 147…???…….kkkkkkkkkk.

          • Antonio Fernandes

            Todo carro tem seus macetes, até a Ferrari, porque este carro não teria? E leia melhor, não escrevi que é “jeitinho”, mas uma maneira de engatar a primeira sem raspar. Não tem um carro popular que não venha com algum vício, todos os que eu tive tinham, mas de minha parte estou atento e se preciso acionarei a VW na justiça pra que entregue o que prometeu, pelo que o carro custa deveriam fornecer no mínimo o melhor câmbio que eles fabricam.

    • Castle_Bravo

      Ainda quando tive um Gol G3 há uns dez anos atrás eu tinha um maldito problema com a primeira marcha também, que ela volta e meia “trancava” e eu não conseguia mais desengatar, nem passar para a segunda. Eu tinha que arrancar forte, subir a rotação para lá nos seus 5 mil RPMs ela destravar. O problema é que isso acontecia também só de vez em quando (principalmente em congestionamentos, quando a primeira é bastante exigida) e todas as vezes que levei na concessionária o problema não aconteceu e eu fiquei sem o que dizer. Estranho pelos outros comentários é que a primeira marcha da VW parece ser bem problemática.

      • Antonio Fernandes

        Pois é, tive dois Gols com o mesmo problema, a 1ª e 2ª arranhando, o único câmbio onde isso não acontece é o excelente MQ-200 que atualmente equipa toda a linha VW, o que eu maginava que também equipava o Up! mas segundo me informaram não, é apenas “parecida”. Será que voltaram a usar o velho cambio VW que equipava os Gol até o G4? Desconfio que sim.

  • CorsarioViajante

    Pois é, digo e repito, os produtos da VW sempre me agradaram, mas as concessionárias são uma M…
    E a VW é pior ainda, pois se faz de cega. Até nos posts se recusam a ler comentários criticando a marca.
    Eu hoje dificilmente compraria um VW, e este seria um dos maiores motivos.

    • EuMeSmObYmYsElF

      eu, hoje, dificilmente compraria VW (exceto o Golf, o dia que tiver um belo desconto), Chevrolet ou Fiat… Honda, Toyota e Hyundai também não…

      • Bruno Brasil

        Que carro compraria então ? E q carro tem na garagem hj, só por curiosidade…

        • EuMeSmObYmYsElF

          hoje tenho um Clio 1.6 16v privilege 2004, uma Megane Grand Tour expression 2.0 2008 e uma Pajero Sport 2005 diesel aut… estou muito satisfeito com eles. hoje, só passa pela minha cabeça Ford, as francesas e as premium..

          • Bruno Brasil

            Um cara de sorte :)

          • daneloi

            Depois de 2 fords comprados zero KM (focus e fiesta) e vários problemas graves e nenhum resolvido pela fabricante, a Ford é a última marca que passa pela minha cabeça.

            • Erinaldo Oliveira

              problemas com ford? eu não ouço falar muito não, o que houve com os carros?

          • Vagnerclp

            Cara eu gosto da ford, mas tenho medo do preço das peças e o que pessoal fala do pós-venda (e o pré-venda também!). Certa vez, fui numa css da ford pra comprar um focus (não foi bisbilhotar não, vi o carro no webmotors e fui ver mesmo se valia a pena). O atendimento foi tão frio que desanimei na hora. Já em outra ford aqui da região, o atendimento sempre foi bom, mesmo indo pra bisbilhotar.

      • CorsarioViajante

        Ou seja, sobrou quem? rs Ford, Renault e PSA?
        PS: Já vi a resposta abaixo.

      • Bruno Wendel Marcolino

        o fusca entraria na minha lista também da VW.

    • Filipe Machado

      Quem sabe eles perdendo market-share mês pos mês a coisa não melhore?

      Oremos !

  • Leandro1978

    Não seria o caso de fazer uma reclamação direto à fabricante?

    • edbil

      Leandro, você fez esta pergunta e eu refleti a respeito aqui. As montadoras poderiam depois de 1 ou 2 anos da aquisição do veículo ligar para o proprietário ou enviar um questionário via correio para pesquisar satisfação com o produto e atendimento nas autorizadas. Afinal, prestar um bom serviço é interesse delas.

      • ABBA

        Aqui em Campinas, uma autorizada VW faz um call ao cliente após a compra e cada nova visita a CSS para revisão a fim de avaliar o atendimento e a percepção do cliente. Gostei deste cuidado, principalmente pelo meu modelo ser de entrada.
        Porém, o custo das revisões não são nada amistosos.

      • Leandro1978

        Na Honda, ao menos na concessionária em que comprei um Fit e fiz algumas revisões, eles sempre ligavam, após algum serviço feito por eles, para saber se eu estava satisfeito ou não. Não sei se isso é da rede ou da concessionária em questão.

      • Vagnerclp

        Na Renault eles fizeram isso em todas as vezes que levei o carro na css (revisões). Na última vez, eu desconfiei do serviço, pois o filtro de óleo estava todo sujo e não parecia ter sido trocado. O gerente da oficina me pediu uma chance e levando o carro lá novamente, o equívoco tinha sido meu, pois a revisão foi refeita na minha frente, a data de fabricação do filtro indicava que havia sido trocado, mas foi um erro do funcionário que bateu ar no motor e jogou toda a sujeira em cima do filtro novo. Me pediram desculpas pelo ocorrido mesmo o equívoco sendo meu. A renault precisa melhorar os seus carros e sua tecnologia, mas em atendimento, pelo menos pra mim tem sido satisfatório.
        Ah, não sou fãnboy da renault nem de nenhuma outra, mas acho que devemos ser justos e relatar quando algo de positivo acontece.

  • Amauri Gomes

    Não sei se é sorte ou algo do tipo, mas ao menos até agora na Fiat (sinal) o pós-venda no caso daqui de casa está satisfatório. O contrário, de segundo meu pai, quando possuiu um dos últimos Corsa hatch e acontecia com outros absurdos em uma autorizada GM. Neste caso, acho que encontrei uma raridade pelo que vejo por aí.

  • Pedro Paulo ()

    Pô mas que vacilo da VW…

  • Emanuel

    VW, VW, sua mãe não te ensinou a ter educação?

    • Zoran Borut

      As mães das pessoas que trabalham lá e que se escondem atrás de um nome de empresa para agir sem ética alguma.

  • Marcos Lopes

    tipico atendimento de vw …

  • Gambaleão O Camaleão Daltônico

    Tem que colocar o nome da concessionária.

    Isso é bom para nós consumidores e também se todos os blogs e sites que acompanham a indústria e fazem este tipo de avaliação começarem a divulgar onde são bem e mal atendidos as concessionárias vão ficar com um pé atrás na hora de ignorar um cliente por não saber se aquele é um cliente comum ou um repórter.

    Vocês (e eu não falo só o NA) divulgam, nós ficamos de olhos abertos e aí isso vira um círculo virtuoso onde a concessionária vai trabalhar sempre com o perigo de ver seu mal atendimento exposto na internet.

  • Chris Torenzo

    Não sei vocês, mas sou MUITO bem tratado nas css da renault, e não tenho fluence ou duster…

    • EuMeSmObYmYsElF

      eu também… meu Clio de 10 anos agradece..

    • Vagnerclp

      Eu também.

  • Diego

    Esse UP! é um engodo em forma de carro, quero ver a durabilidade desses motores 3 cilindros com mais de 100 mil km rodados.

    • Bruno Brasil

      Não acho q seja engodo não, o problema é como sempre o pós venda praticado no pais aqui, estraga qualquer projeto.

      • Diego

        Comparando com outros mercados chega a ser vergonhoso ter esse tipo de veículo a disposição pelo valor que é cobrado. Há versões que custam hoje mais de 48 mil Reais, porém motor, suspensão e lataria é padrão com versões que custam 28 mil Reais, o custo de produção do UP! é de 900 Euros na India que tem uma infra-estrutura similar a do Brasil, por isso reforço que esse carro é uma grande farsa.

        “Reportagem apura que minicarro, que não tem data para início das vendas, tem custo de produção de apenas 900 euros
        De acordo com reportagem da regista “Autocar”, o conceito VW up!, futuro minicarro da Volkswagen, estaria sendo desenvolvido na Índia com custo de produção próximo aos 900 euros (cerca de R$ 2.500) para, posteriormente, ser comercializado por um valor dez vezes superior: 9.000 euros (R$ 25.000).

        À primeira vista, o custo de produção pode parecer irreal. Entretanto, ele parece bem possível quando comparado ao do Tata Nano – que já saiu do papel e trafega nas vias indianas -, cujo preço de venda parte dos US$ 2.500 (cerca de 1.800 euros, ou R$ 7.500). Naturalmente, o estudo desconsiderou os gastos da montadora alemã com taxas de importação e exportação, transporte e impostos ao governo, o que diminuiria um pouco sua margem de lucro.”

        Fonte: Autocar

        • Bruno Brasil

          Ha sim, ok, eu entendi vc, mas vamos falar da nossa realidade, do q tem para se comprar aqui, eu acho o Up! o melhorzinho desses de entrada.

        • CorsarioViajante

          Qual a data desta notícia? Não distorça os fatos. Isso é do tempo em que o Up ainda era um conceito.

        • bedotRJ

          Não adianta usar as versões mais caras como argumento para criticar o carro. Sim, o up! tem versões de R$ 48mil, mas elas representam percentual irrisório no mix de vendas do modelo. O grosso dos modelos vendidos é ali na faixa de 30-35k. O meu custou 32k e já tem todos os equipamentos importantes de conforto (ar, direção, trio, telecomando, chave canivete etc). A pergunta que deve ser feita é a seguinte: é possível comprar coisa melhor 0km por esse valor? Na minha avaliação pessoal a resposta é NÃO. Então o problema dos preços do up! não é uma exclusividade do modelo, mas uma característica lamentável de todo o mercado brasileiro.

          • CharlesAle

            Pois é Bedot, acho que as vendas do UP não deslancham porque o Brasileiro ainda meio q torce o nariz para seu desenho.O que não quer dizer que mais à frente não venda muito bem.Basta lembrar do início do Uno, lá nos anos 80….

            • bedotRJ

              Sim, e até o próprio Gol, que foi lançado em 1980, mas só alcançou a liderança do mercado 7 anos depois. O Up é um popular muito decente, mas suas boas qualidades só surgem para quem dá chance ao seu design. Eu diria que é um carro prá quem entende de carro. Se em algum momento ele começar a vencer a barreira do design, com suas qualidades chegando ao conhecimento do povão, talvez ele consiga atingir a meta de vendas. Problema aí é que a gente sabe como é a VW, né? Carro de sucesso = preços exorbitantes. Aí ele perderá o bom CxB que ostenta nas versões abaixo de 35k.

          • SDS SP

            Disse tudo. Nessa faixa de preço (até 33k), não da para levar grande coisa para casa. A não ser que alguém considere, March, Uno, Celta, Gol, Pálio e por ai vai, alguma coisa…

  • Willy Augusto

    E o nome da concessionária? O problema foi relatado à VW?

  • Adolfo Frota

    Off topic: Que tal o NA consultar os leitores para ver qual o próximo carro a passar pela avaliação? Eu votaria em um chinês.

    • Alex Dusfri

      Gostei da idéia de consultar os leitores pra escolhermos o carro a ser avaliado.

  • João Alves

    Spoiler alert: Quando pegarem um modelo Ford ou Fiat, passarão pelo mesmo problema.
    Pós venda das quatro grandes é péssimo.

  • RTEC30

    Tem que descer a lenha nestas CSS e nestas montadoras. É só omissão, por isto que não melhora, olha nos USA qualquer coisa lá vira processo, aqui passam o problema para frente.

  • _William

    Esse tipo de matéria é bom pra mostrar a algumas pessoas que o NA não é comprado só porque faz propagandas para a VW. Quando tem que criticar o NA critica, não importando quem é o anunciante do site. Deplorável esse tipo de atendimento, deixa na cara que eles realmente pensam que o consumidor é bobo, esse pessoal não gosta de trabalhar e não tem a mínima responsabilidade com sua profissão….se pelo menos tivessemos mecânicos bem capacitados em oficinas fora das CSS teriamos uma opção, porém é raríssimo achar uma de confiança e os manés só sabem mexer em motor velho.

    • Vagnerclp

      Tem um monte de aprendiz nas oficinas autorizadas. Não critico o fato de ter aprendizes, pois pelo menos estão dando oportunidades a eles. A minha crítica é que mecânico bom não fica em Css, devido aos salários que recebem, ou seja, mecânico bom mesmo trabalha pra si próprio. ( o mesmo vale pra pedreiro, carpinteiro, etc). Por isso, serviço de css é lixo.

  • Thiago K. Galiza

    Seria mais que justo mencionar
    a Concessionaria, assim quem sabe talvez, a VW se posicione perante a mesma, e
    tome alguma providencia.

  • Thomas

    Por esses e outros motivos, meu último VW foi em 1.997! Adios!

  • Fábio Alisson

    Por essas e outras cogitei mas desisti de trocar meu ex-Civic por um Golf. Vejam no teste de 60 mil km da 4 Rodas, onde a concessionária VW achou “normal” o carro gastar mais de 1 litro de óleo em 4 mil km….

  • Mayck Colares

    Eu acho é pouco, pra vc ver como um cliente normal seria tratado na ccss, imagina se falassem que eram do site aposto que o tratamento seria diferente…

  • Thiago Fernandes

    pós venda não existe neste país

  • Wagner Lopes

    É o quê merece o sujeito que paga 35/40K nesse meio de transporte. UP: UMA PORCARIA!

    • FPC

      Nossa, que legal você!

  • xman

    O problema do freio deve ser ocasionado pela perda de pressão no Servo Freio.

  • renato dantas

    E ainda querem ser a maior montadora do mundo?.

    • Fanjos

      O atendimento la fora não tem absolutamente nada com o daqui, esse país é um lixo sem lei e as empresas podem fazer o que quiser

  • Fanjos

    Nem me falem de mal atendimento VW, lixo de concessionarias, já da GM estou gostando mas não sei se o atendimento é bom para todos ou só cuidam melhor do meu atendimento por causa do modelo do meu carro, eu imagino que não.

    • Hamilton

      Tenho 2 GM e, pelo menos aqui em Brasília, não tenho do que reclamar. Já fui atendido por 4 concessionárias (de duas redes diferentes) e o atendimento tem sido mais que satisfatório.
      É claro que no meu caso só tenho levado o carro às concessionárias para fazer as revisões, e nisso posso dizer que tenho sido bem atendido.

  • AUSR444BRA

    Querem trocar a caixa, as partilhas e o disco de freio? poxa, a vw errou em não olhar mas esses defeitos relatados são sacanagem mesmo. Qualquer oficina desconfia.

    • Hamilton

      Desconfiar é uma coisa. Agora, verificar para ver se há defeitos realmente, isso deveria ser praxe, já que o cliente está reclamando.
      Porém, a despeito do que a VW vem dizendo a respeito do barulho do câmbio do Golf, esses probleminhas do Up não são nada. Não precisa nem verificar…

    • Schwantes

      Já uma renault que na primeira revisão deixou um pouco de oleo derramar no capo, na terceira trocou o sensor de abertura da porta do fluence (quase 500 reais) de boa na garantia. E nunca empurrou qualquer tipo de serviço. Inclusive o carro foi comprado como taxi, apesar de na prática ser usado mais como particular, o que deu 30k km em dois anos de uso. Segundo o manual, no caso de taxi, a garantia seria de 1 ano nesse caso, e não 3. Mas fizeram a troca do sensor sem qualquer questionamento. Na verdade, eu apenas apontei o defeito quando fui fazer a revisão, nem pedir que trocassem na garantia, mas já que ofereceram né.

      • Vagnerclp

        Também acho que o atendimento das Css da Renault estão acima da média, por experiência própria. Eles só não são muito bons em detectar os problemas, mas pelo menos se esforçam um pouco e quando o problema é detectado, não tem mimimi pra troca/conserto e sem empurroterapia. Pelos menos foi essa a experiência que tive, nas css q frequentei.

        • Schwantes

          Nem bons em vender carros, acho uma vergonha, os vendedores são muito ruins. só sabem olhar a tabela e aplicar os descontos, mas mal conhecem o carro. para o consumidor que ainda não sabe o que quer eles vendem mal o produto que tem, especialmente os mais caros como fluence. em duas, os caras não sabiam nem dizer o teto solar abria todo ou só uma fresta, só pra ficar no exemplo. Sem contar que o rodizio parece ser grande lá.

  • Edflu

    Qual foi a CSS? Tem que começar a dar os nomes aos bois…

  • Leandro Silva

    Não é exclusividade de carro de entrada não. Tenho um golf 1.4 TSI pacote exclusive comprado em setembro (R$97 mi) que está cheio de problemas. Pintura veio manchada, faróis embaçados, problemas no câmbio. Tudo foi tratado como característica. Aí eu pergunto: pintura com mancha é normal? Faróis embaçados é normal? Enfim, fiz reclamação no procon e não houve acordo na audiência, Os Advogados pediram um prazo de 30 dias úteis para ver com a VW se poderiam me fazer alguma proposta, pois eles foram pra audiência sem saber direito o que aconteceu no meu carro. Aceitei o prazo e se não houver proposta (que é o mais provável) entrarei com uma ação contra a empresa. Esse é o tipo de tratamento que nós temos no Brasil.

  • Boris

    Qualidade “alemã”.
    Injustiça com os alemaes mesmo.

  • Marcos

    E ainda tem um monte de bobos aqui que sempre estão prontos pra defender esta marca exaltando sua tradição e qualidade. A verdade nua e crua é esta: total desrespeito com o consumidor em todos os setores porque as penas além de demoradas, são sempre muito leves, bem diferente de mercados desenvolvidos.

  • Pedro Tenório

    Tivemos um problema com o ar-condicionado de um novo Uno de minha família, levamos o carro para a primeira revisão e menos de três dias após a revisão ele parou de funcionar.
    Retornamos à concessionaria e eles informaram que era um compressor (ou outra peça, não entendo muito disso) do ar que havia quebrado e que sairia R$ 1800,00 para troca-lo.
    Reclamamos de que o problema ocorreu logo após a revisão e deveria ser responsabilidade da concessionária.
    O mecânico responsável pela concessionária da Fiat se recusou a fazer a troca e ainda insinuou que estávamos tentando aplicar um golpe.
    Após algumas ligações para o Sac da Fiat conseguimos a troca da peça por cortesia.
    Lembrei de um relato de um dono de um Punto antigo que havia apresentado esse mesmo problema que nosso Uno.

    Enfim, só conseguimos o que queríamos após reclamar diretamente com a fabricante, até mesmo o gerente super gentil na venda, fez pouco caso de nosso problema.

    Logicamente, nunca voltamos a essa rede novamente.

  • Jackson

    O meu Up veio com a direção torta para o lado esquerdo. Deixei o carro por 1 dia e devolveram com a direção torta para a direita.

    • SDS SP

      E ainda tem gente que tem a pachorra de falar que o atendimento da VW e das outras “grandes” é bom. Tem que ser muito apaixonado pela marca. Lógico, que existem raras exceções, mas são bem raras mesmo…

  • SDS SP

    Estou com o mesmo problema do engate da 1ª marcha. Vou leva-lo na próxima revisão e comunicar a ocorrência. Espero que eles tenham o trabalho de ao menos verificar o que está acontecendo, pois do contrário, vai ter confusão.

  • SDS SP

    Porcaria de atendimento essas autorizadas oferecem. Depois reclamam que a maioria não levam seus carros para css, após o encerramento da garantia. Pena, pois estão perdendo a oportunidade de gerar outras fontes de receitas (com pós vendas). Quando vencer os três anos de garantia, não quero nem saber mais de css.

  • Leandro Santos

    Normal isso por aqui.

  • $7698596

    Esse site tem uma conduta respeitável, merecia mais consideração ou o benefício da dúvida

  • Fábio

    É justamente a porcaria que é o pós-venda da VW que me impede de comprar um Golf TSI…

  • Mesmo existindo anuncios da VW aqui no site, quero parabenizar o NA pela imparcialidade que as matérias são escritas.

  • Valadares

    Estava quase decidindo pelo UP por ser um carro seguro e pequeno e essa história de tratar mal a gente por ser um carro de entrada estou decidindo pelo Fiat500 esta semana.

    • Liu Carvalho Bittencourt

      mas obviamente o 500 é superior demais ao UP

  • Bikudin

    Bagre ensabuado iguel a VW não tem, lembrando do problema do motor do Gol g5.

  • LifelessNewt

    Eu sou muito bem atendido pela Planeta Chevrolet aqui de BSB!
    Por isso é muito difícil de sair da GM.

  • Basket13

    O povo fica pagando pau nesses cambio da voks que é ótimo, eu tive um gol g5, e agora o novo ka 1.5, mas eu acho o cambio da ford muito superior, no começo estranha, mas depois é show de bola.

  • Basket13

    Essa voksvagen não resolve nada já tive um gol com problema de rolamentos fui em 3 css diferentes e nada, só consegui resolver em oficina particular, isso porque estava fora da garantia.

  • Gran RS 78

    E ainda pagamos caro para comprar e manter um carro, que no mínimo, teríamos que ter um ótimo atendimento em todas as concessionárias, de todas as marcas.

  • Marcelo Henrique

    Isso é normal, quem aqui não tem uma história para contar de descaso ou preguiça de concessionária?

  • Edinaldo_Tapica

    O correto seria plugar o relógio comparador e girar lentamente a roda já com pneus e rodas fora… Não demoraria mais de meia hora, mesmo assim não quiseram fazer; Não gosto da VW, nunca gostei…

  • PEDRO CUNHA

    Primeiramente vamos analisar o quão fácil é comprar/vender um carro no Brasil, com os tais “superfinanciamentos” qualquer um(qualquer mesmo, até sem renda comprovada) consegue financiar um carro 0km. Em seguida, verificamos em qual “grau técnico” encontram-se os tais “consultores técnicos” das css(DE TODAS AS MARCAS!) e em 90% dos casos vamos encontrar VENDEDORES, CONVERSADORES, EMBROMADORES, não TÉCNICOS. E por último, vamos analisar a QUALIDADE dos carros aqui montados/fabricados: PÉSSIMA, BAIXÍSSIMA, DEFICIENTE! Tudo isso conjugado e teremos sim, sem chance de erros, o pior atendimento pós-vendas possível.

  • Otávio de Souza

    Pelo menos a minha experiência com o pós venda da VW já começou mal na entrega do veículo que na retirada apresentava as marcas de cola dos adesivos usados no transporte, e assim começou a saga do pós venda. Revisões onde o consultor parecia que lhe fazia um favor, não verificava nada do que era pedido nas revisões, enfim até cobrança de mão de obra e peças que teriam que ser trocadas em garantia aconteceu, fora revisões onde depois foi constatado que não haviam feitos os serviços solicitados. Não é a toa que está perdendo mais mercado a cada dia, lamentável.

  • Julia Peres Kitzberger

    Eu tive “problemas” com o meu up! também, porém fui muito beeem atendida, até fiquei sem graça. Notei 2 coisas. A primeiro que o limpador traseiro vazava água, como o NA também relatou. Outro problema notado, próximo a revisão, foi escutar os pneus rodando no asfalto, como se eles estivessem quadrados.
    A concessionária foi muito solicita. Entrei no carro, como passageira, e o “pilote de testes” analisou o veículo. Claro que ele não mostrou nenhum defeito, porém ele insistiu em andar em vias rápidas, lentas, lisas, desgastadas, fez de TUDO para localizar o barulho dos pneus, mas não obteve nenhum som, por sinal, ele sumiu.
    O do limpador traseiro, a concessionária não detectou nenhum defeito, porém eles desmontaram e montaram novamente secando todos os ductos, tive 2x a reincidência e nenhuma mais.
    Eu fiz minha manutenção na Comeri de SP, onde também vendi meu carro (e fui muito bem paga) e comprei meu up!.
    Essa semana do Natal vou viajar pela primeira vez com o carrinho, estou anotando TUDO, para posteriormente relatar o que eu estou achando do pequenino.

  • Alex Martins

    O mal atendimento também ocorre na linha Premium da VW.
    Possuo Jetta TSI 2014. Procurei a Concessionaria Toriba Consultor Claudio para executar alinhamento de direção, pois estava tordo para esquerda. Sai de lá com o volante torto para outro lado (direita) e ainda mais com o carro puxando. A equipe de qualidade entrou em contato para saber do atendimento. Informei ocorrido. E mesmo me perguntou quando poderia esta retornando para solucionar, informei que no decorrer da semana e ficou combinado de me ligarem na segunda-feira (22/12/14). Então retorne com o carro. O diagnostico: ?O problema esta nos pneus da Michelin.? Então questionei: ?O carro esta em garanti! Como vocês irão resolver??. Falaram para eu procurar a Michelin, que o problema não é com eles. O pior de tudo que ainda me sujaram de graxa o bando e os forros das portas que possuem couro bege.

    Obs.: Vale lembra que antes entrada Concessionaria o carro não puxava”

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