Avaliação 365 Hatches Populares Volkswagen

Avaliação 365 – Consumo do up! melhora sem A/C – veja também o problema do farol alto demais e o excesso de lubrificação nas maçanetas

volkswagen-up-centro-automotivo-farol-700x525 Avaliação 365 - Consumo do up! melhora sem A/C - veja também o problema do farol alto demais e o excesso de lubrificação nas maçanetas

“Nossa, consigo este mesmo consumo com meu carro de motor 5.0 com 12 cilindros”. Esta frase certamente é um exagero, mas achamos bom começar com ela para chamar a atenção de muitos que tem reclamado do consumo apontado em nossa avaliação de um ano.



A frase ilustra as reclamações dos leitores a respeito do consumo do up!. Muitos falam que conseguem este consumo com hatches 1.4 ou 1.6, com sedãs 2.0 e até mesmo com modelos de seis cilindros (o curioso é que aqui em nossa cidade nós não passamos de 5 km/l com modelos de seis cilindros).

Nosso Volkswagen up! da Avaliação 365 tem conseguido médias urbanas de 11 km/l com gasolina devido ao fato de que a cidade em que o usamos tem relevo bem acentuado, cheia de ruas com trânsito lento e subidas íngremes. Vale lembrar que nos mesmos locais, o Onix 1.0 que testamos por um ano antes do up! fazia médias de pouco mais de 9 km/l.

Então aí vai um lembrete:

Consumo é algo relativo e depende do local e das condições de onde o carro é utilizado. Se quiser comparar o consumo de nossos testes com os que você obtém em sua cidade, faça os dois testes de consumo aí, nas mesmas ruas e nas mesmas condições, então obterá números confiáveis.

Este mês conseguimos médias melhores, pois o usamos o tempo todo sem A/C, devido à queda nas temperaturas, que em muitos dias não passa dos 20, 21 graus por aqui, no Sul de Minas. Com isso, o Volkswagen White up! de nossa avaliação chegou a 13,4 km/l na cidade. Este número não é lá grande coisa? Sim, não é, mas na cidade aí em que você mora, com menos subidas íngremes, este número certamente se traduziria em algo na casa dos 16 km/l.

Na estrada, continuamos com um consumo entre 17 e 18 km/l rodando com A/C ligado a 110 km/h. Neste período mais frio do ano estamos conseguindo entre 18,5 e 19 km/l na mesma velocidade, sem o condicionador de ar ligado.

Líquido escuro escorrendo das maçanetas

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A foto que você vê acima mostra bem claramente que o Volkswagen up! tem o mesmo problema do Chevrolet Onix. Parece que antes de sair da fábrica as maçanetas são lubrificadas em excesso, fazendo com que em chuva um líquido escuro escorra das mesmas, deixando o carro com uma aparência de sujo. E este problema não apareceu apenas quando o up! tinha acabado de sair da concessionária. Mesmo um pouco mais de três meses depois da compra, vimos que esta sujeira continuava aparecendo.

Pode ser que quando o carro vai até a concessionária seja então feita esta lubrificação mais uma vez. De qualquer forma vamos analisar isso nos próximos meses e pedir que isso não seja feito quando levarmos o carro, seja para revisão ou para verificação de qualquer outra coisa.

Farol baixo alto demais

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Levamos nosso Volkswagen up! a um centro automotivo para verificar a regulagem dos faróis baixos, já que no mês passado comentamos a respeito de seu facho estar incomodando muito motoristas em viagens noturnas. Escolhemos um centro automotivo para fazer uma verificação isenta, o que talvez não seria possível em uma concessionária.

Colocado o aparelho em frente o farol do up!, o técnico nos informa que os faróis estão exatamente (veja na foto abaixo o detalhe da linha tracejada onde o farol deve estar) na posição em que deveriam estar.

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Ou seja, o up! infelizmente sofre do problema que o Palio Fire também tem. Farol bem ajustado mas que ainda assim ofusca os olhos de quem vem em sentido contrário. O problema aí não é a regulagem dos faróis, mas talvez algo no design da peça, que poderia ser modificado para reduzir este ofuscamento e ainda assim iluminar bem a estrada. O ideal mesmo seriam faróis no estilo projetor, mas sabemos que isso não existe no segmento de entrada.

Mas mesmo assim a iluminação do up! é ótima. O modelo tem faróis fortes e de longo alcance. Pedimos para o técnico dar uma baixada mínima nos faróis, e iremos analisar como eles se comportam daqui pra frente. Usando ele durante a noite notamos que mesmo com essa regulagem feita, a iluminação continua muito boa e o alcance continua bom. Depois de novas viagens poderemos saber se o ofuscamento continuará ou não.

4.0

  • Alessandro Lagoeiro

    Mas eu consigo com minha Pajero Full 20 km/l puxando treminhão na subida da Tamoios mantendo 120 km/h constantes (Nas curvas, na reta é bem maior) e passando um monte de carro 1.0 que ficam na esquerda carregados com cinco pessoas e mais a bagagem delas..

    • Willian

      haha é assim mesmo, um amigo do serviço falava quase isso, certa semana fiquei sem carro e pegava carona com ele e no CB marcava 8,5 (ele dizia fazer quase 16) quando questionei ele disse: Ah deve ser porque mudei de posto!!

      • É, para quem vê seu próprio carro de uma forma sentimental, ele é sempre o melhor do mundo em tudo.

        • Debraido

          Essa frase é para quem tem Hyundai.

          • Carfanbr

            Hyundai sao os MELHORES DO MUNDO… COM FREIO A TAMBOR NA TRASEIRA E TUDO MAIS

    • TiagoNA

      ahuhuahuahuahuahu ok

    • CorsarioViajante

      Até porque TODO 1.0 só serve para carregar cinco pessoas e bagagem subindo a serra (só sobem, nunca descem a serra) com o A/C ligado.

      • Alessandro Lagoeiro

        Engraçado que nessas horas o popular pelado zero km ganha até ar que ele saiu da fábrica sem…

        • CorsarioViajante

          hahaha verdade… É um milagre da Igreja do haterismo dos últimos dias.

          • Alessandro Lagoeiro

            Se bem que é natural isso. Todo carro zero km, quando sai da concessionária e passar ser usado, ganha equipamentos! Acredito que eles troquem a desvalorização pelos equipamentos que eles precisam na portaria. E ainda ganham alguns defeitos de brinde, porque zero km tem defeitos mas quando passam a ser usados (Pelas senhoras que levam os filhos na escola e vão no shopping), eles passam a não ter mais. Aliás, como vai a planta da fábrica de usados que você iria construir?

            • CorsarioViajante

              Tanto que 0km só existem os pelados e caros, ao passo que usados apenas existem equipados e com bom “custo x benefício”…
              Minha fábrica de carros usados está cotando fornecedores, mas está difícil, os fornecedores não alcançam o nível de exigência dos usados, só dos 0km.

              • Gustavo73

                Kkkkkkk

              • Thales Sobral

                Corsario, se quiser fazer uma joint-venture pra essa fábrica, tô dentro. Já estou negociando com o governo uma redução de IPI nos carros usados, pra que o custo/benefício melhore ainda mais.

    • fellipealo

      hahaahhahahahahahah

    • ALVIN_1982

      Pajero? kkkk Andei num Landau 8 canecu… maluco, fez 16 na cidade e 28 na estrada…. só fazendo cut off… kkkkkkkkkkkkkkkk no Álcool….

      • João Cagnoni

        Meu pai tinha um Landau V8 4.8 que fazia 3km/L na gasolina andando sem pisar. Uma vez levamos o carro no mecânico, tiramos a bomba de combustível e colocamos 1L de gasolina em uma garrafa de coca-cola. Depois de 3 aceleradas ela secou…

    • Ubaldir

      Do mesmo modelo que teve um cidadão aqui outra vez dizendo que o New Fiesta 1.6 dele fazia 12 km/l de etanol, carregado, rodando a 140 km/h constantes e com ar ligado. Tem gente que nasce com uma certa falta de noção, sabe…

      • pablo

        Onde que ele abastece? Vo lá também kkk

      • Alessandro Lagoeiro

        Que preze a excelência desse motor, concordo que são números estranhos. Mas fazer o que?
        Eu cheguei a fazer 11 no álcool com meu Peugeot, mas foi em estrada e sem ar ligado, e só comigo no carro. E não passava de 110.

        • Carlos Fernandes Jr.

          Meu 308thp faz 12,5/13 km/l na estrada, cruise control em 100km/h, isso se a estrada estiver livre e for plana, como a Via Lagos no RJ. Já se acelerar para ultrapassagens ou se tiver muito tráfego, o consumo cai para cerca de 7,5 a 8,5km/l. Na cidade geralmente dá 6km/l. Sempre com podium no tanque.

        • CorsarioViajante

          Eu faço fácil 19km/l com meu polo 2.0…Andando a 90km/h na Bandeirantes sentido SP-Campinas sem trânsito.

    • filipe santos

      Meu Clio, a 140km/h faz 20 km/l :)

  • Willian

    O consumo está bom sim, esse povo que exagera de mais falando que 2.0 tem mesmo consumo, na estrada com velocidade baixa PODE até ser, mas em cidade não tem jeito para um melhor consumo o bloco tem que ser menor.

    • Ubaldir

      É como eu já disse uma vez: já consegui uma média de 19 km/l em um Jetta (aspirado) em um trajeto de 50 km em Brasília (Águas Claras – Paranoá – Águas Claras).
      Só que vem o detalhe: foi em um domingão, 6 horas da manhã, rodando entre 60 e 80 km/h. Isso não significa de jeito nenhum que eu possa dizer que o Jetta faz 20 km/l, como fazem uns espertinhos por aí fazem.
      Em condições normais de temperatura, velocidade e pressão, na cidade é 8 e pouco por litro na gasosa, e na estrada, andando em velocidades de cruzeiro entre 120-140, ar ligado e carga máxima, 12 km/l. Se pisar pra valer, aí “enxuga”.
      Como o post diz, consumo é algo muito, muito específico. No nosso carro particular mesmo, dependendo da semana, do clima, do seu estado de espírito, dos percursos que você faz… muda tudo. Em um tanque você faz 9 km/l, na semana seguinte abastece e faz 7. É muita bobagem algumas pessoas que impõem um certo grau de discussão em tom de “torcida de futebol”, como se marca de carro fosse time do coração. Vai entender.

      • Clayton Pires de Araujo

        pois é meu pai tinha uma quantum, modelo gls (bem equipada), fazia entre 8 e 10 km por litro na estrada! o motor era 2.0 ap alcool, até q eu considero uma boa media,pois meu pai não tem dó do acelerador! o up! tem um bom consumo, o motor 1.0 dá conta do carrinho

  • Thiagusss

    meu Veyron 8.0 faz praticamente o mesmo consumo que o UP! (eu acho)..rsss…

    agora falando sério:
    realmente apesar da cidade ter muitas subidas e transito ruim, o consumo melhorou consideravelmente. Se na estrada ele está fazendo 18,5/19 km/l a 110km/h, quanto ele consome se andar a 80km/h?

    • Sabe o que é? Notamos que o up! melhora muito de consumo sem AC ligado, de uma forma maior do que outros 1.0. Ou, se quiser ver de outra forma, o consumo dele piora muito com AC ligado…. é uma diferença bem grande com o aparelho ligado e desligado. Para quem vive em regiões frias, é uma boa, pois o carro ficará econômico, já onde é calor é bem ruim.

      • Rodrigo

        além do consumo, o desempenho também muda muito?

        • Aí a diferença já é menor. Ele reage como qualquer 1.0 desses mais modernos, fica mais amarrado mas não muito.

          • Lofin

            Gostaria de aproveitar a pergunta para levantar um questionamento a respeito do ar-condicionado no Up.

            Pelo que um vendedor da VW me informou, o ar deste carro não teria influência no desempenho do motor quando ligado (como no caso do Honda Fit).

            Embora não saiba o termo correto para esse sistema, acredito que seja uma espécie de “ar-condicionado elétrico”.

            Vocês sabem informar a veracidade dessa informação?
            Acredito que ela seja muito importante, principalmente se tratando de um veículo com motor 1.0.

            • Marcio Santos

              Balela, se influencia tanto no consumo e um pouco no desempenho o vendedor da volks está exagerando.

            • rafael soares domingues

              Olha cara, eu tenho o Honda Fit e ele sente quando o ar é ligado sim. A diferença é pequena, mas e perfeitamente perceptível.

            • Dragoniten

              Essa informação é falsa. Independente de ser um compressor elétrico ou mecânico, o sistema utiliza energia de alguma forma para retirar o calor do ar, seja pelo compressor mecânico ou pelo alternador.

            • Thiagusss

              eu acho pouco provável, pois se o consumo é tão diferente com e sem o ar condicionado ligado com certeza ele não é tão “elétrico” assim,rss…mas mesmo assim o motor não é tão penalizado quanto ao rendimento.

      • CharlesAle

        Opa,então na minha região,ABC,o UP pode conseguir excelentes marcas de consumo,já que nem é tão quente,e relativamente plana!!!

        • Creio que sim viu.

        • Edson Fernandes

          Isso se vc não for calorento…rs

          Mesmo no frio eu uso no meu C3 o ar condicionado. E qdo morava no ABC era assim…rs

          • CharlesAle

            Pois é,também,dirigindo vários carros que tive,verdadeiras “caldeiras ambulantes”(chevette então,depilou minha perna direita rsrs)que ar cond.era o quebra vento rsrs,não acostumei com ar cond.ligado..E agora,trabalhando pertinho de casa,quase não ando mais de carro,faço muita coisa de “SP2″para aproveitar e perder a barriga rsrsrs

        • Thiago K. Galiza

          isso depende muito, no ABC, principalmente em São Bernardo do Campo há muita ladeira, a parte mais baixa de São Bernardo é o centro, que mal projetado recebe toda a agua que escoa dos bairros e alaga o centro em dias de chuva forte. São caetano, tirando a AV Goias, para acessar os bairros é sempre subidas, não tão ingrimes, mas tem subida. Talvez dos 3 o mais ” plaino” seja Santo André, porém também conta com bairros altos. Agora se for incluir Maua que muitos consideram aqui na região pela proximidade, é só ladeira!

          Sobre a temperatura, normalmente aqui no ABC a diferença pra capital paulista é em torno de -2º
          quando lá ta 30º aqui normalmente ta 28º
          não é uma diferença gritante

          • CharlesAle

            É verdade Thiago,mas como moro mais aqui na parte baixa da Paulicéia,e como agora trabalho perto de casa,quase não saio,talvez por isso já não me preocupo tanto com consumo.Mas sim,tem umas áreas em SBC que bem acidentado,mas não chega a ser como como algumas cidades que já visitei a trabalho,como BH,ali é cruel rsrsrs.Mauá é bem acidentado mesmo,onde de vez em quando ia no Zaíra,onde de vez em quando tinha de buscar um mecânico que lá morava para socorrermos carro quebrado da locadora que trabalhávamos!!!!

            • MauroRF

              Tem risco de enchente onde você mora aí? Porque, cara, já vi cada alagamento na parte baixa da Paulicéia, se bem que tem o piscinão. Aqui em Santo André, eu acho acidentado sim, no geral, tirando alguns bairros, como o Centro e o Casa Branca, a Vila Pires também não é muito acidentada, mas se você pegar a Vila Assunção (onde moro), as ruas são bem acidentadas. Tem um subidão na rua Caminho do Pilar, ao lado do Shopping ABC, só ali naquela subida você deixa um litro de gasolina para trás, rsrsrs, é bem íngreme. Para quem conhece, tem a rua Cesário Bastos, na Vila Bastos, que é exemplo de cidade acidentada. Eu e várias pessoas que conheço, quando éramos mais jovens, descíamos e subíamos mais rápido aquela rua, a sensação é de “montanha russa” (atualmente, quase sempre o radar móvel está lá, rsrsrs). De uma ponta da rua, na Lino Jardim, você vê a outra ponta dela lá na Avenida Portugal, mas o desnível dela no meio é forte. Só na subida dessa rua já se força bem o carro, e isso prejudica o consumo.

              • CharlesAle

                Opa Mauro,beleza,cara ,eu moro na Alvaro Alvim,depois da delegacia da Civil,em um sobrado.Aqui graças a Deus não tem problema de enchente,mas já morei(aliás,já perambulo por casas na Paulicéia Há 35 anos!!,e há uns 5 anos saímos do aluguel,o resto do tempo foi no aluguel mesmo…dureza)Já morei perto da Upa e Marba,e ali era enchente ferrada,mas graças a Deus nos dois anos que morei na parte baixa não tive problemas de enchente!!

          • MauroRF

            Dali da zona sul de Sampa para Santo André (Vila Assunção, onde moro), dá sempre 2 graus a menos. Mas, se você for lá para os lados da Vila Luzita ou Parque do Pedroso, em Sto André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Demarchi e Riacho Grande em SBC, dá mais de 2 graus fácil.

            • CharlesAle

              Certo,mas quando eu trabalhava em locadora de carros,conheci algumas cidades como BH e algumas do Rio,que não me lembro agora,que era um morro atrás do outro,mas sim o ABC tem suas ladeiras,mas não chega há um nível ruim,dá pra levar numa boa rsrsrs

        • Gustavo Cruz

          Vale lembrar que nem todo mundo utiliza o ar-condicionado só em dias quentes. Aqui em BH a temperatura é quase sempre amena, entre 22-25 graus. Mesmo assim, quase sempre ando com as janelas fechadas e, consequentemente, com o A/C ligado, 2 motivos:

          – Conter o ruído externo
          – Evitar odores oriundos da rua e de outros veículos (principalmente fumaça de ônibus e caminhão)
          – Evitar poeirada entrando dentro do carro. Andando com as janelas abertas sempre, após 1 semana, meu painel praticamente mudar de cor…

          Enfim, não é só em função do clima. Envolve o conforto de se isolar do mundo externo e poder escutar sua música em paz…

          • Edson Fernandes

            Mas daí te dizem que vc é uma pessoa que não gosta de dirigir, que vc é mais um que quer se afastar do mundo externo. Sinceramente? Se for para ter algum ruido, que seja de um carro esportivo. Se for para um carro urbano e dia a dia, desejo mesmo o mais silencioso possivel.

            • Gustavo Cruz

              É como eu penso. Como meu ciclo é basicamente urbano (e pesado), nada melhor do que uma boa música sem escutar nada do barulho de fora. Principalmente quando o carro tem um bom isolamento acústico e motor silencioso.

              Porque, escutar motoboy passando com descarga aberta, buzina, vendedor ambulante, manolo com som alto, cheiro de esgoto, caminhão de lixo e fumaça de caminhão, não tem cabeça que, depois de um longo dia de trabalho, aguente.

              • Edson Fernandes

                Para alguns aqui, o ideal seria vc ter um carro sem ar condicionado, vidros totalmente abertos (os dois lados e se for 4 portas os 4 vidros), sonzão ligado mais alto para não se “incomodar” e ficar cheirando monoxido de carbono.

                Sério, tem alguns que colocam essa “situação” como um “gearhead” porque o carro não tem nada. Eu já chamo isso de “passar aperreio”.

                Pior no meu bairro é alguns “com carrão” mas para mostrar “o sonzão”, deixam tudo aberto, morrendo de calor e qdo não, estão suados. Eita idiotice.

          • Marcio Santos

            Gustavo, meu caso, no trânsito eu fecho as janelas para me isolar dos ruídos e da poluição, então muitas vezes uso o ar no modo recirculação quando não seria necessário.

            • Gustavo Cruz

              Sim, é exatamente como eu faço.

          • MMM

            Exatamente. Eu moro em São Bernardo e nunca mexo o A/C, que fica sempre regulado em 21,5o, que acho agradavel. Ja ligoo carro com o ar ligado e nunca abro as janelas.

        • MauroRF

          Opa, Charles, sou de Santo André, mas como sou calorento, ligo o ar se esquentar um pouco. A menos que você more no Demarchi em SBC, Ribeirão Pires ou ainda Rio Grande da Serra, aí sim, o ar-condicionado natural nesses lugares que citei fica mais tempo ligado, rsrsrsrs.

          • Edson Fernandes

            kkkkkkkkkkkkkk

            Eu morava no Demarchi… achoq ue por isso sempre uso o ar… quer dizer, até que esses dias mais frios não… mas 95% do meu tempo é com ele ligado.

            • MauroRF

              Rapaz, eu sou calorento, reclamo de calor o tempo todo, não boto o pé em praia, me escondo do sol sempre que dá, mas acho que você ganha de mim, rsrsrs. Eu falo do Demarchi porque tenho uma amiga que mora lá (e também tem aqueles restaurantes maravilhosos na rota do Frango com Polenta, aos quais vou às vezes, rsrsrs) e lá é sempre mais frio e nublado que onde moro em Santo André (e olha que Santo André já é mais fria que a capital SP). Ali, no Riacho Grande e no Batistini, quase sempre tem neblina. Então, se hoje você mora na capital, certamente usa o ar 100% do tempo, rsrsrs.

              • Edson Fernandes

                Opa se uso! Me mudei para o Jabaquara..rs

                Onde moro exatamente, é um “buraco” pois é subida para todos os lados….rs

                Saiu de lá, é ar condicionado ligado. Só esses dias mais frios que deixei de fato de usar o ar… mas mesmo no frio eu costumo usar.

                Alias, eu morava lá mas geralmente ia para restaurantes em SP….rs

      • CorsarioViajante

        Ou pelo hábito. Eu não tenho o costume de andar com AC ligado, mesmo com calor moderado. Prefiro andar com as janelas abertas.

        • Edson Fernandes

          Com calor moderado? Aí que eu uso o AC do carro! rsssrsrsrsrs

          Ficar sem usar AC só se estiver muito frio. Ainda assim, se estiver frio, ajusto o ar quente mas ligando o ar condicionado para não embaçar o vidro…rs

          • CorsarioViajante

            POis é, eu sou o contrário, detesto ar condicionado, só uso mesmo quando passa dos 30 graus. Tenho que ligar de vez em quando só para ele funcionar, pq de forma geral raramente ligo.

            • Edson Fernandes

              Vixi… eu já não gosto de ar condicionado vindo em minha direção, mas se ele está jogadno o ar para o carro e gela o ambiente eu gosto.

          • Gustavo73

            Faço o mesmo. Raramente ando com ele desligado.

        • Marcio Santos

          No trânsito mais pesado eu prefiro ficar com janelas fechadas para escapar da poluição, com isso acabo usando ar mesmo quando não está quente, deixo no modo recirculação.

      • Marcio Santos

        O consumo varia demais de uma pessoa para outra, ou de cidade para cidade, não há como fazer comparativos diretos.
        Normalmente eu rodo com velocidade média de 18km/h e o carro faz na faixa de 9km/L nestas condições, por um período o trânsito melhorou um pouco e consegui chega a 21km/h de média e o consumo subiu para 10.9km/L, se conseguisse chegar em 25km/h de média talvez o consumo chegasse perto de 11km/L.
        Diferenças mínimas na velocidade média mudam muito o consumo do carro.

        • Eder

          isso mesmo, assim dá pra fazer comparações. Na minha cidade nao tem jeito, a média fica sempre em 19-20 km/h no CB com 8,5 km/l de consumo. Um dia num domingo consegui fazer a média a 33km/h e saltou pra 12.

        • Thiagusss

          com esse tipo de informação há possibilidade de comparações, não alguns absurdos que vemos as vezes nos comentários…
          interessante observação da veloc. média.

      • Rafael Lisboa

        Aqui no RS é preciso ligar o ar no inverno, mas para ressecar o ar e desembaçar os vidros quando está úmido (não muito frio). Quando fica muito frio (ar seco) liga-se o ar no quente e quando desembaça pode desligar o compressor deixando só o ar quente mesmo. Sobre consumo, tenho um Vectra 2.2 8v, aqui o relevo é muito dobrado e a estrada para a cidade que mais vou, Chapecó-SC, é tortuosa, com serras, muuuitas lombadas (os chapecoenses gostam demais delas), fiscalizações e intenso transito, faço entre 8,5 e 9 Km/l, ligo o ar sempre que necessário, em estrada boa e plana com o carro carregadasso, ar ligado, a cerca de 100 Km/h, fiz 12,3 e fiquei impressionado, esperava uns 10 a 11 no máximo.

      • José Eduardo D’Acampora Guazzi

        Me questiono aqui se isso não se deve a famigerada falta de saida de ar central no local correto. O carro refrigera bem da forma que é mas acredito fortemente que pra isso use uma potencia maior no compressor do sistema de ar condicionado e por isso essa diferença toda.

      • Marcelo Alves

        O painel do UP mostra consumo em L/h (litros por hora) com o carro parado?

        Meu Polo 1.6, abastecido com gasolina mostra um consumo de 0,7L/h em marcha lenta. Com o AC ligado em temperatura mínima (é o AC Digital Climatronic) mostra consumo de até 1.6L/h, e com a temperatura do AC por volta de 21ºC o consumo baixa para 1.2L/h.

        Não só o consumo piora mas o desempenho também, parece que o motor vira um 1.3, fica sem força nas arrancadas… O compressor do AC pesa bastante no motor. Talvez no UP esse efeito seja pior, já que o motor 3 cilindros deve ter menos massa.

  • Rafael

    Quem dera eu tivesse este consumo com meu Corsa 1.4 Flex… Que faz mais ou menos 8,5 na gasolina…..

    Volto a dizer, consumo é uma questão de pé, condições de transito, condições da via, calibragem do pneu, media de velocidade….

    Dificilmente encontraremos uma media igual a do outro…

    • Yago G.

      Exatamente. Vejo na prática quando um colega meu mostra seus consumo. Tenho um Palio 1.6 e faço 10.1km/l na cidade e ele não faz mais que 9km/l com o seu Palio 1.0

      • Alessandro Lagoeiro

        Ah, mas tive dois Palios seguidos, um 1.3 e outro 1.0. O 1.3 era incomparavelmente mais econômico..

        • Edson Fernandes

          E mais gostoso de rodar. Alias… o 1.0 16v do meu pai sempre foi mais economico que os dois Sienas que ele teve/tem hoje.

          • CharlesAle

            O motor fire 16V é excelente de consumo,é pena que o pessoal não conseguia acertar o ponto correto de troca de correia dentada.Eu mesmo tive que trocar varias correias de palio da antiga locadora com correia fora de sincronismo,pois é diferente dos outros motores Fiat!!!

    • Castle_Bravo

      Tem algo errado em teu Corsa. É fácil fazer 11 km/l na cidade e quase 18 km/l na estrada.

      • Marcio Santos

        Corsa fazendo 11 na cidade e 18 na estrada só se foi do pantaleão, o carrinho é bebedor inveterado.

        • Castle_Bravo

          Eu falar é ficar no “diz que me diz”, mas ao menos os dois que temos na família fazem fácil mais de 450 quilômetros com um tanque cheio, sem usar ar-condicionado. Faça as contas.

          • Marcio Santos

            Mora em Brasília?

            • Vangelis Matos Medina

              EU faço 11 km/l no meu corsa em Salvador, quando uso muito o ar fica em 10,5. Nos meses de ferias escolares em que a cidade desengarrafa um pouco faço até 12,5.
              Já na estrada nunca passei de 14 km/l nem andando a 80km/h.
              O normal mantendo media de 110km/h é 13 e uns quebrados.

  • Tito Mkb

    tenho um berlingo 1.8 (2000). Estou usando na cidade a estratégia 1-2-5. Ou seja primeira, segunda- quinta. Assim não passa de 2000 o rpm. Eventualmente quando tem subida eu uso a terceira ou quarta quando baixa de 1500. Dessa forma o consumo passou de 8 para 11 m por litro. Na cidade. Sem ar (atualmente). Recebo olhares “feios” de outros motoristas? Sim, o tempo inteiro. E sempre chego junto, pois o “fluxo” arranca rápido, estabiliza perto do limite da via e……… para no proximo sinaleiro. Eu normalmente alcanço o fluxo um pouco antes do sinaleiro. E normalmente não preciso nem imobilizar o carro e usar a primeira marcha. Eu sei que um monte de gente vai me chamar de tartaruga, braço curto e etc. Mas…… façam o teste acima e irão ver o que eu estou dizendo…

    • Yago G.

      Quando se usa o computador de bordo ( consumo instantâneo) e vemos que, tendo o pé quieto, mesmo em rotação alta, há economia.

    • Edson Fernandes

      Tudo depende de como vc se comporta.

      Eu faço a mesma estrategia de “rodar”, exceto que uso mais marchas pois o C3 tem um cambio muito longo só que o torque não atua em tão baixa rotação o que faria eu gastar mais se engatasse uma quinta nas mesmas condições. Mas nunca tomei reclamação, mas geralmente eu uso a primeira marcha porque o transito para mesmo eu tirando o pé bem antes de chegar no semaforo ou mesmo do carro a frente em um fluxo cheio de carros.

    • Renan

      Metros por litro? Esse bebe hem…

      • Eduardo Canedo

        kkkk…tbm li issoe pensei a mesma coisa que vc , mas vamos dar um voto pro cara, afinal quem nunca digitou errado né …..
        Mas que ficou engraçado os 11m por litro ficou ….jkkkkkk…..imagino o tamanho do tanque de combustivel do cara …..kkkkkk

    • CorsarioViajante

      O problema é que muitas vezes vc está atrapalhando o trânsito, obstruindo as vias. Não sempre, também gosto de administrar velocidade e marcha para não ficar acelerando forte e freando brusco, mas pode ocorrer. Pelo seu comentário, pelo visto, ocorre.

    • Tadeu Carnevalli

      No trânsito urbano, a grande maioria dos motoristas tem o péssimo hábito de arrancar e frear bruscamente, o que só desgasta o carro (pneus, freios, embreagem) e aumenta o consumo, não se traduzindo em redução do tempo de viagem. Depois ainda reclamam que o carro não é econômico.

  • rockrock

    Creio que se não fosse Flex teria melhor consumo.
    Tenho um Corsa ano 1995 1.4 1 bico, enfrentando o mesmo tipo de terreno, muitas subidas, trânsito pesado, tá fazendo 11, 12 por litro, então creio que não está tão ruim assim, mesmo assim andando igual velho.

  • Adonis

    Faço 110 km por dia. Antes do Up eu tinha um Celta com o qual eu fazia 16 km/litro. Com o Up estou fazendo 19,5 km/l. Já está com mais de 7000 km rodados e considero que o consumo está ótimo.

    • Creio que o Celta não consiga um consumo muito bom porque o câmbio dele é um tanto curto.

      • Edson Fernandes

        Tudo depende da velocidade Eber. Por volta de 80~90km/h com o Celta do meu pai, era facil atingir esses 16km/l. Só que então, eu faço a 110km/h na gasolina a média de 17km/l no C3 sempre em estradas… e aí sim… o Celta do meu pai não faz o mesmo consumo (está a quase 4200rpm).

      • ALVIN_1982

        Acho que não precisa estar a 110 km/h… já que nem todas as estradas é permitido essa velocidade… acho que se fizer a marca de 100 km/h na faixa do meio sossegado, acho que faz bem mais… e é bem mais silencioso e seguro pra andar. Acho tão desnecessário o pessoal andar tão rápido colocando a própria e a vida dos outros em risco… acho que a 100 km/h seria mais sensato pois não é a maioria que anda a 110 km/h num carro desse porte… se fosse acima de 120 CV até que ainda vale pelo fato de estar um pouco abaixo de 3100 rpm e ter muito fôlego para fazer uma retomada segura numa ultrapassagem, por exemplo, coisa que um carro de 82 CV não faz nunca…

        • Alessandro Lagoeiro

          Mas Alvin, estradas de 110 geralmente são duplicadas.

          • ALVIN_1982

            São só em metrópoles… saiu delas são tudo simples… vai viajar no interior de SP… São raras as rodovias que são totalmente duplicadas… e as que são estão em péssimo estado para rodar com segurança a 110 km/h… fora que são cheia de radares e travessias de pedestres em nível e ainda por cima pedágio a cada 10km… nossas estradas são ridículas…

            • Alessandro Lagoeiro

              Desculpa, mas isso não é verdade. Sou do interior de São Paulo, e aqui estão as melhores estradas: Anhanguera, Bandeirantes, Dom Pedro, Dutra, Fernão Dias, Nova Tamoios, Ayrton Senna… Você pode alegar que são as que mais matam, mas são as mais utilizadas, e proporcionalmente, matam muito, muito menos que as federais. E eu desconheço uma estrada de pista simples com limite de 110 km/h. Não digo que não exista, mas não conheço. A Rio-Santos que é simples, pelo menos até Paraty não me lembro desse limite.

              • ALVIN_1982

                Eu moro em Santa Bárbara, nasci e morei até casar na Capital SP… conheço todas essas citadas e algumas mais… Eu destaquei o interior e deixei exceto as cidades Metropolitanas… Campinas, por exemplo é uma metrópole… agora sai das metrópoles e vai fundo mesmo, as duplicadas começam a ser simples e algumas vezes piorar. E outra, não é só no Estado de SP que vende carro… vende no Brasil todo, que no interior do Brasil a situação é pior ainda… muitas vezes nós que moramos em metrópoles, e não viaja mais que 1000 km ida e volta, não sabemos a real situação das estradas brasileiras. Experimente ir em qualquer Estado do Nordeste, do Centro-oeste, que você mudará seu jeito de pensar… por isso eu acho que a média deveria ser no máximo 100 km/h, pq acima dessa velocidade só há em algumas estradas de SP RJ e MG… pode ter no Sul mas desconheço…

      • Dragoniten

        “câmbio um tanto curto” é um baita eufemismo pra um carro que não chega a 100km/h nem na terceira, rs.

    • Guilherme Graciano

      Em termos de desempenho vc prefere o UP ou o Celta?

  • André Maia

    Meu carro quando saiu da concessionária ofuscava todo mundo na cidade mesmo, várias pessoas ficavam jogando luz alta. Daí eu mesmo regulei um pouco pra baixo e o problema parou.

  • Minerius Valioso

    Coitado dos motoristas em viagens noturnas.

    E como lidar com esse problema de ofuscar as outras pessoas?

    • A única solução é baixar um pouco os faróis, mas pouco, não a ponto de deixar de iluminar lá na frente.

  • Fanjos

    Finalmente consegui fazer 12.1 km/l na estrada, e já dei pulos de alegria, imagina esse consumo ae.

    • Rodrigo

      Espere só quando o (des)governo aumentar a proporção de etanol na gasolina (o que deve acontecer em breve)… Saudades do tempo que fazia 15,6 km/l na estrada tranquilamente com meu carro. Hoje em dia, no máximo, 14,5 km/l sem passar dos 100 km/h.

      • Fanjos

        O Dilmão deveria colocar 100% de álcool na gasolina….pronto assim fica resolvido =P

    • Edson Fernandes

      É o que eu fico pensando nos carros atuais. Acredite vc ou não, se eu rodar com meu Xsara automatico a 100km/h eu faço 14km/l. Mas depois disso baixa.

      Se rodar a 140km/h … o consumo vai para 8km/l… assustador!

      • Fanjos

        Já percebi isso tambem, o medidor do combustível começa a subir a partir dos 130 km em 6 marcha, entre 130 e 140 ele fica mais econômico mesmo, acima disso aos poucos ele começa a diminuir novamente

        • Edson Fernandes

          No meu caso não, ele começa é a diminuir acima de 100km/h…rs

          Em 120km/h, o consumo é por volta dos 11km/l. Eu devo imaginar a 170km/h…. acho que uns 4~5km/l….rs

    • Chronosky

      ecotec 1.8 (que nao tem nada de ECO)?

      • Fanjos

        Eco só do motor dentro da cabine =p

        • Chronosky

          heuaheuae bem isso.. tenho uma Montana com o Flexpower 1.8.. fico olhando pra ele e penso “mesmo debaixo desse monte de plástico não passa de um motor de Chevete com injeção eletrônica”

          • Edson Fernandes

            Numa boa… mas para a Montana… o motor 1.8 é muito bom.

            Alias, muito mais indicado que alguns modelos de mercado.

            • Marcio Santos

              Depende do que tu considera bom, o que me incomoda neste motor, além de beber demais, é o ruído e aspereza, é um motorzinho desagradável na estrada, na cidade com giro baixo não incomoda.

              • Edson Fernandes

                Depende? Bem, ele tem o torque onde precisa.

                Que para mim, considero em um utilitario, sendo em rotações baixas e médias. É muito mais agradavel de rodar que se comparado por exemplo a Saveiro e Strada. Qualquer toque no acelerador e ele está disposto, mesmo com a caçamba lotada.

                Atualmente, qualquer modelo (mesmo a Strada 1.8) vc tem um esforço adicional para ter arranque, o que não considero positivo para utilitarios.

                Ser aspero é caracteristica desse motor que pelo menos em picape eu não acho ruim. Mas para um carro de uso diario é ruim mesmo.

            • Chronosky

              heheheheh sim sim ele casa bem com ela… mas é um Chevete heuaheuhaeuhaeua

  • O_Hobbit

    Muito exagero esses comentários hein? 2.0 fazer o mesmo que um up! na mesma condição? hahahahaha

  • Anderson SP®

    Putz, 13,4 km/l na cidade o consumo achei bom, o povo tem mania de as vezes comparar os carros daqui com os de fora, mas esquecem que o combustíveis de lá são melhores e ainda possuem Start&Stop para conseguirem ótimas metas de consumo.

    • Gustavo73

      E tem outra coisa Anderson que o pessoal não se atenta às vezes. A potência do 3 cilindros do up aqui é maior que a do modelo europeu. O mesmo acontece com o novo 3 cilindros do Ka. Se tivessem a potência original provavelmente consumiriam menos. O desempenho seria pior, mas não se pode esquecer a proposta do carro.

  • Guest

    Achei bem acertada a frase no início do texto e o “pequeno lembrete” (em vermelho bombeiro e fonte 16) pra ficar clara a questão do consumo.

    Aqui faço o mea culpa, pois também já joguei pedra no carrinho por conta desse tema.

    Com relação ao farol: “Ou seja, o up! infelizmente sofre do problema que o Palio Fire também tem. Farol bem ajustado mas que ainda assim ofusca os olhos de quem vem em sentido contrário. O problema aí não é a regulagem dos faróis, mas talvez algo no design da peça, que poderia ser modificado para reduzir este ofuscamento e ainda assim iluminar bem a estrada.”

    Em muitos carros de entrada (e em outros mais caros também, como New Fiesta e Novo Fit) não há aquele protetor de lâmpada (não sei se esse o nome, mas segue uma foto) que não deixa a lâmpada do farol baixo (ou do farol, caso seja monoparábola) exposta. Não seria essa ausência a principal causa dos ofuscamentos?

    • Louis

      Sério que tem carro que não tem esta proteção ? Eu achava que todos tinham…

    • Edson Fernandes

      Se vc se refere ao “pingo” preto, todos possuem.

      Se vc se refere ao plastico da moldura… (esse que vc circulou) todos possuem. Simplesmente porque isso, é para justamente a luz bater no plastico e refletir contra a parte cromada e projetar a luz.

      O diferencial pode ser a arquitetura do farol que propicia uma boa visão sem atrapalhar os demais. O Gol mesmo monoparabola atrapalha a visão (que chamam de G5) já ele biparabola é muito bom.

      • Rodrigo

        Não é o plástico da moldura… É a “capa metálica” ou de plástico cromado que tampa a visualização da lâmpada.

        No Gol G5 tem essa capa (com o logo da VW), um dos poucos “populares” que a possui ainda. A Maioria não tem. Acabei de ver um focus da geração anterior no estacionamento daqui do prédio que também não tem.

        • João Martini

          Os faróis do Fox tem. Aliás, acho que eles iluminam muito bem. Do Jetta 2.5 aqui tem escrito VW nessa proteção também. Mas meu próximo carro tem que ter lâmpadas de xenônio com projetor. Andei em uma Sorento com esse tipo de farol, vira dia à frente do carro. E o corte dos projetores é perfeito.

        • Edson Fernandes

          Então, essa capa na verdade não serve para proteçõa, mas sim para auxilio a refletir a iluminação da lampada contra o cromado que irá iluminar.

          Mas ainda o que mais conta, é como essa iluminação foi projetada. Se no desenvolvimento foi planejado, ela será bem superior.

          Não a toa, desde sempre a do Palio que mesmo sendo biparabola (hoje Fire) não é um farol interessante do ponto de vista de focalizar a iluminação, entretanto, para o condutor do carro, ele ilumina muito bem(mais do que deveria).

  • Rodrigo

    Achei bem acertada a frase no início do texto e o “pequeno lembrete” (em vermelho bombeiro e fonte 16) pra ficar clara a questão do consumo.

    Aqui faço o mea culpa, pois também já joguei pedra no carrinho por conta desse tema.

    Com relação ao farol: “Ou seja, o up! infelizmente sofre do problema que o Palio Fire também tem. Farol bem ajustado mas que ainda assim ofusca os olhos de quem vem em sentido contrário. O problema aí não é a regulagem dos faróis, mas talvez algo no design da peça, que poderia ser modificado para reduzir este ofuscamento e ainda assim iluminar bem a estrada.”
    Em muitos carros de entrada (e em outros mais caros também, como New Fiesta, Punto e Novo Fit) não há aquele protetor de lâmpada (não sei se esse o nome, mas segue uma foto abaixo) que não deixa a lâmpada do farol baixo (ou do farol, caso seja monoparábola) exposta.
    Não seria essa ausência a principal causa dos ofuscamentos?

  • Preetinho

    13,4 km/l aqui em belo horizonte é um consumo exemplar!
    e meu gol 2005 8v fazendo 10,86 km/l a 120 km/h na estrada :(

    • Lofin

      Em Belo Horizonte, eu diria que um consumo de 13,4 km/l é praticamente magia negra!

      • Preetinho

        kkkk.. quase isso kkkkk

  • dallebu

    Muito bom o consumo do Up!
    Sobre os farois, embora os do Up esteja m bem regulados, eu lamento que na quase totalidade dos carros brasileiros não exista a regulagem elétrica dos fachos dos farois.
    Tenho um Peugeot 206 que possui regulagem de altura e considero muito util, tanto é que uso com frequencia quando ando com o carro carrgado, e evito assim ofuscar que vem no sentido contrario.

  • GPE

    O consumo de 13km/l na cidade está ótimo. Quem falar que tá ruim é pq não tem do que reclamar.
    E quem falar que tem sedan/hatch médio flex automático com motor 1.8 ou superior e que faz 10km/l na cidade ou ta mentindo ou mora em outra galáxia, pq na minha concepção cidade é um lugar que tem trânsito e que dificilmente vc passa de 70km/h (nunca constantes) e isso faz o consumo ficar péssimo

    • Lofin

      Também considero um excelente consumo. Se eu conseguir isso no meu carro, ficarei extremamente satisfeito.

    • Julia Peres Kitzberger

      Provavelmente o carro dessa pessoa levanta voo.

  • CorsarioViajante

    O consumo está bom, ainda mais levando em conta que tem um desempenho acima da média.

  • Paulo Andre Zardo

    Realmente, tanta economia deve ser devido a presença (ainda não divulgado pela VW(segredo industrial)) do sistema de recuperação de energia cinética que torna o Upi mais ecônomico que a USS Enterprise (NCC-1701).

    • Lofin

      Não sabia que a Enterprise era tão econômica assim.

      De qualquer maneira, acredito que, no caso do Up, o baixo consumo de combustível esteja mais relacionado ao projeto moderno (motor menor e mais eficiente, direção eletromecânica, peso reduzido etc).

  • Vi Vendo

    Prefiro farol que ilumina,pois o farol do meu HB20,considero muito ruin! Quanto ao consumo, o hb faz 13km/l com etanol andando 90km/ na estrada e na cidade faz uns 9 km/l .

    • Alessandro Lagoeiro

      Mas acredito que você leu o lembrete, não é? Que visava justamente comentários desse tipo.

  • Rodrigo

    Um agrande ERRO ficar divulgando testes de consumo sem parâmetros muito bem definidos!

    Sempre COBRAMOS um teste de consumo padronizado onde fosse possível comparar carros de diferentes marcas e que não fosse apresentado números ilusórios!!!!

    Pois bem temos agora um teste PADRONIZADO do INMETRO e ficamos aqui debatendo (avaliações subjetivas de consumo)

    (((Eu nunca vi coisa pra nego mentir tanto como consumo de combustível)))

  • ultimate_rr

    Esse carrinho é show de bola para quem procura um modelo simples, barato e muito bem construído. Isso é inegável. Um desses 3p, preto, com rodas da versão Black ou High… muito legal.

  • Henrique Rodrigues

    Média é pé e pronto…se quiser gastar pouco tem que saber andar… atualmente tenho um gol 1.0 g6 faço médias de 10,2 no alcool na cidade andando de boa, sem correria… por incrivel que pareça já consegui fazer 9,6 na estrada com o mesmo alcool porém andando na casa de 140 Km/h 160 Km/h.. se pisar muito não tem carro que não gaste

    • Infelizmente na região onde estamos testando o up!, não é. Aqui você TEM que pisar um pouco mais para vencer os morros, se não ficaria andando a 30 km/h o tempo todo.

  • CanalhaRS

    O consumo dele é muito bom, e poderia ser ainda melhor, se tivessemos gasolina de qualidade para abastecer….
    Sobre as maçanetas escorridas de óleo, isso é meio comum. Até HB20 estão assim na rua.

  • Paulo Andre Zardo

    Alguém pode explicar como esse carro com cinto de 2 pontos para o passageiro do meio do banco traseiro ganha cinco estrelas no teste de segurança? Podemos dizer que ele é tão seguro como um mini cooper, com ESP, Air bag lateral e mais itens de segurança?

    • Alessandro Lagoeiro

      Não tenho certeza, e talvez seja só uma impressão, mas acho que isso é explicado na página do NCap. Mas só acho.

      • Paulo Andre Zardo

        Acredito que deveriam explicar ao eventual passageiro do meio em caso de eventual colisao, porque ele vai se machucar mais que os demais ou morrer em caso de eventual colisão.

        • Alessandro Lagoeiro

          Acho que o problema é o método de avaliação. Geralmente o passageiro de trás é apenas a criança na cadeirinha. Alguém poderia confirmar se algum NCAp testa outras configurações de ocupação do banco traseiro que não seja essa?

          • Paulo Andre Zardo

            Realmente, o passageiro de trás é uma criança em cadeirinha, o que aconteceria com o carro caso houvesse 3 adultos no banco de trás, esmagariam os ocupantes da frente,face ao pequeno espaço entre bancos?

            • Alessandro Lagoeiro

              Acredito que não, porque na primeira rodada do NCap, Ka conseguiu nota melhor que o Corolla..

              • Gustavo73

                Não perca seu tempo.

                • Minerius Valioso

                  Questionei os caras do LATIN NCAP. Há meses eles não souberam responder.

                  • Gustavo73

                    O que eles não souberam responder?

    • Gilson

      É que o passageiro do meio fica tão apertado, que mesmo numa batida não tem jeito dele sair do lugar…kkkk

  • Lofin

    Mais uma vez, parabéns ao site pela coluna “Avaliação 365”. Esse tipo de reportagem, real e imparcial, é fundamental para nós (interessados no mundo automotivo, independente se potenciais compradores deste modelo específico ou não) sabermos como um veículo de expressão no mercado nacional se comporta no uso diário.

    Interessante notar também como é discrepante a avaliação de quem está utilizando o carro diariamente daqueles que, frequentemente, brandam aos sete ventos como o modelo é uma péssima compra sem nunca, sequer, terem o dirigido.

  • Túlio Leal

    Cena na concessionária VW:
    Chefia: Melquizedeque, olha aí o Up do pessoal do NA, da´um tratamento caprichado preles falar bem de nós!
    Melk: pode deixar chefia, vou dar uma engraxada no capricho em tudo enquanto é drobadiça da caranga!

  • Tosca16

    Sei lá estruturalmente o carro é bom, testes o comprovaram mas nas coisas mais simples peca como todos os outros do seguimento de entrada, o carro tem um digamos “coração” e “esqueleto” bom entretanto é só isso.

    • Alessandro Lagoeiro

      Mas Tosca, não é isso que importa? O que você prefere? Pegar um carro que já nasceu de outro empobrecido, fazer um habitáculo legal, enchê-lo de equipamentos, mesmo que ele não resista a um simples teste do crash-test (Se não percebeu, leia Agile)? Ou concentrar na estrutura do carro, investindo em padrões internacionais de construção de veículos?
      Olhe outro exemplo, para não falar que sou fanboy da Volks: O mercado pedia carros mais altos. Em quanto a Ford projetou o Ecosport, um carro alto derivado de um outro carro, a VW subiu um carro de passeio normal. Assim como o conceito do Ágile é algo que deveria ser abominável para uma empresa séria, o da VW com o CrossFox também não é nada exemplar, embora como produto dentro do que ele se propôs ele seja mais eficiente que o Ágile. Sei que gosta de chineses, mas para mim esse conceito China de fazer um carro meio-boca e enchê-lo de equipamentos deveria ser banido do universo. Equipamentos jamais farão de um modelo mal projetado ser melhor que outro que foi pensado para ser o que é.
      É nisso que defendo o up!, como uma alternativa melhor até que a que eu fiz há dois anos, escolhendo seu irmão mais velho. A Chevrolet pensou cinco anos (E fiz parte do projeto em um determinado fornecedor) em como piorar um carro para deixá-lo no mercado. A VW fez o caminho inverso e fez um carro melhor que seu best-seller de vendas. Ele poderia ser mais equipado sim pelo que pagamos nos carros. Mas conceitualmente, prefiro mil vezes a estratégia da VW e Ford que da GM. Ou fazer como a Fiat, que consumiu um bilhão em um projeto que não se tem a percepção de melhora nem sobre seu antecessor, muito menos sobre outros players de mercado, como GM fez com Ônix e Hyundai com HB20.
      Carro é feito para andar bem e com segurança. E ninguém hoje na faixa de mercado que ele ocupa faz isso como o up!. Um ar condicionado de série por exemplo, mantendo o preço atual, poderia deixá-lo como um negócio melhor. Mas não como um carro melhor, porque carros foram projetados para serem “coração e esqueleto”. Equipamentos apenas devem melhorar essa experiência. Abraços!

      • João Martini

        Perfeito!

      • Tosca16

        eu não disse que isso não é importante, só disse que ao passo que a parte mais importante que é estrutural fora bem feita as demais seriam naturalmente bem evoluídas como um todo; não é por que temos um bom carro em motor e estrutura que estes detalhes devem ser colocado em 2 ° plano.

        • Alessandro Lagoeiro

          Mas qual partes não foram evoluídas?

          • Tosca16

            sabe os problemas apresentados no carro do NA mostram que detalhes internos e pequenas coisas ainda deixaste a desejar, não que não seja a evolução dos nacionais mas certas coisas recorrentes como acabamento, peças como faróis , maçanetas e tal incomodam mesmo que sendo de fácil solução. Tipo o problema do forro do carro, coisa simples que poderia ser avaliado mais criteriosamente .

            • Alessandro Lagoeiro

              Entendi Tosca..
              A questão da maçaneta nem acho defeito do carro, assim como não achava do Ônix. Se você colocar lubrificante demais na fechadura de um Bugatti, o super carro não terá um sistema de absorção, ou seja, ficará como o Ônix ou up! E do farol, conforme a reportagem é uma questão de ajuste.

  • Antonio Paulo Bento

    O consumo está batendo com o consumo atual do meu VW FOX BLUEMOTION,(mesmo motor) só que para 1 à 2 KM/L à mais por aqui não ter muitas subidas e descidas. Parabéns! =)

  • Gustavo73

    Mais uma vez parabéns pela avaliação Eber. Como sempre mostrando as qualidades e defeitos do produto de forna imparcial e direta. Quanto ao texto destacado em vermelho, só assim para conter alguns mesmo. Afinal torcida é torcida. E mesmo assim tem uns mimimi por aí.

  • Jopsss

    O problema não é no farol e sim na suspenção. Pelo menos no palio, a suspensão mole faz a cabine se inclinar muito para cima, na dianteira…

  • Alexandre Maciel

    Consumo é mesmo relativo e sempre se comentou aqui. Acho que a explicação dada pelo NA já constou de outras análises e até mesmo das avalições de 1 semana que o Éber fazia com carros emprestados pelas marcas.

    O consumo do up! tem se mostrado muito bom na cidade. Confesso que queria morar numa cidade com relevo e fazer isso tudo… hehehe… em Fortaleza levanto as mãos para o céu quando faço 8Km/l de gasolina… hahaha…

  • Paulo Andre Zardo

    Agora entendi, o Upi na europa é para 4 pessoas, aqui no brasil que inventaram que cabia um quinto elemento no meio, e colocaram aquele cinto tosco de 2 pontos,como se alguem fosse caber ai. veja a foto extraida do configurador do site vw.com.es.
    Quando fui comprar um compacto novo para usar na cidade, achei somente 3 modelos com cinto de 3 pontos no meio (FIT (descartado pelo preço elevado) 208 e C3 (comprei este por ter um desconto maior PJ)). Já que o carro nao tem airbag lateral (parece que aqui somente milionario pode ter este item de segurança, então coloco minha filha o mais no meio possível do veículo.

    • Alessandro Lagoeiro

      Paulo, Palio pode receber esse airbag, e acredito que C3 também, não?

      • Paulo Andre Zardo

        Nao, a citroen acha q todo mundo dirige bem no brasil e nao precisa de airbag lateral, o Palio nao tem cinto de 3 pontos no terceiro passageiro.

        • Alessandro Lagoeiro

          Opa, opa, opa… Tem opcional sim, mas só consegui colocar como opcional na versão Exclusive, ficando 51 mil reais aproximadamente.

  • ALVIN_1982

    Minha cunhada comprou um High Up! vermelho… de cara não goste do aplique vermelho no painel… já tá arranhado e o aspecto é bem frágil mesmo… em seguida analisei o espaço interno, que é bom na frente, mas atrás pra mim é pior que o Ford Ka antigo… extremamente curto o banco traseiro além de o encosto ser tão reto que parece estar sentado numa cadeira de mesa… ah…a cabeça não tem espaço nenhum… tenho 1,83m e estou convencido de que esse carro não serve pra mim. Mesmo para dirigir, ele foi bem mais desconfortável de todos os sentidos do que o Corsa Sedan Premium 1.4 que eu tenho… E entre o Up! e o Sandero com o mesmo valor, iria de Sandero sem dúvidas…

    • Julia Peres Kitzberger

      Alvin, sua cunhada não tem o mínimo de cuidado com o carro, pelo menos com o painel. Eu tenho o meu já completou 2 meses e ainda continua tudo intacto…

      • ALVIN_1982

        Não é questão de falta de cuidado… você já ouviu falar nuns pestinhas chamadas crianças? então…

  • FPC

    Alguns vão me crucificar, mas vou trocar meu Fox Prime 1.6 por um up!, vou começar a rodar 2 mil kms por mês (95% rodovia), e de Fox 1.6 não vai dar, o meu tá fazendo 9 a 10 km/l gasolina e 6,5 a 7 km/l alcool na cidade com ar ligado metade do tempo, e na rodovia faz no máximo 15 km/l com gasolina, rodando por volta de 100 km/h

    • Julia Peres Kitzberger

      Eu não vou crucificar, porque eu troquei um 1.8 pelo up! e amandoooooooooooooooo!!!!!!!

    • Lofin

      Assim como a @juliaperes:disqus, eu também saí de um 1.8 (Bravo) para o up!, caro FPC.

      Arrependimento zero.
      O carro é realmente muito bem construído.

      Boa sorte com a compra!

    • Lucas Peixoto

      pega o fox bluemotion, é mais econômico q o UP na estrada, abraço

  • João Cagnoni

    Sem andar devagar e sem correr, quantas rotações fica o up e quantas fica o Azera? O consumo varia tanto assim? Você tem o mesmo tipo de condução para ambos? Não vi diferença do meu palio fire 1.0 pro meu pallas, mesmo com esse lixo de câmbio AL4 da Citroen. Não estou duvidando de nada, acredito que o up seja econômico, mas também acredito que não há um abismo entre ambos.

    • Alessandro Lagoeiro

      Bem, mas acho que há um abismo de pelo menos 70 mil reais entre eles…

  • jjmarcio2

    Vim aqui pra dá parabéns pela reportagens e pelos comentários, foram debates muitos bons, falando sobre consumos, estava com saudades de debates assim..

  • Gabrownx

    Tô fazendo 60km/l com minha pick-up média!

  • Saló Costa

    Ficaria bastante feliz com uma média dessas…tenho um sorento … tá fazendo 6,5 ar ligado …e um festa 1.0 q faz 8 ar uso misto …. festa beberrão da porra …

  • Adriamo

    O meu classic 11/12 fas 12 na cidade e 18 na estrada trankilo e anda mt VHC E

  • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

    Hum. Faço uns quatro quilometros com 1 litro de alcool. Cachaça é claro.

  • Vagnerclp

    O uno unidunitê também tem estes problemas de faróis incomodando quem está a frente ou vem no sentido contrário.

  • Eddie

    Parabéns pela avaliação, isenta e confiável demonstrando conhecimento de automóveis e capacidade de replicá-lo no dia-a-dia.

  • Guilherme Batista

    Realmente essa questão de consumo tem gente que é mentirosa demais.

    Consumo varia muito com a região e motorista mesmo e não pode esquecer da altitude que também influencia demais.

    Moro em BH, a altitude varia entre 850 e 1000 metros e sempre que vou a praia sinto o carro mais forte.
    Tenho um Uno 1.4 e a média fica em 10.5km/l na cidade e ele também sofre com os problemas dos faróis, a ponto de ter pessoas que quiseram caçar briga por causa disso

  • Joaquim

    Eber, qual cidade do sul de minas ?

  • Eder

    Tah bom… 19 km/l a 110 km/h?

  • JoãoAVR

    Piraju-SP é uma cidade com muitas subidas, e meu Uno faz 9,5/10km/l em media. Em Ourinhos-SP que é uma cidade bem plana faz uns 11 km/l.
    Já no trecho da Raposo Tavares que eu mais ando, que não é nada plano, e na Castelo Branco a 120 km/h quase que constante faz uns 13 km/l.

  • Thiago Sz

    Outra coisa que fode o consumo na estrada é a relação de marcas versus a “sua” velocidade de viagem. Eu costumo viajar a 130km/h quando a pista permite. Ou seja o meu Civic 2010 LXS mecânico estava a exatos 4000rpm (sim os Civic’s 09/10/11 tiveram a terceira, quarta e quinta marchas encurtadas). Motivo que me fez voltar para o honda Accord V6 que está em aprox. 2300rpm a 130km/h (a 100km/h ele fica em 1800rpm). Resultado é a média de 12km/l com ambos na estrada (com ar ligado maioria do tempo). Já na cidade (BH) a história é outra o Civic fazia 9km/l e o Accord faz 7km/l. Falando tudo em gasolina.

  • filipe santos

    Quanto a farol…..

    —-> Um dos maiores problemas e que quando o carro carregado, e ou ate mesmo em alguns momentos, o carro se inclina. Falo isso pq Sienas, Unos, Palios tem este problema, tanto que no Manual do Novo Uno, tinha uma recomendação de se fazer a alteração do farol assim que o carro fosse a uma viagem e precisasse e o carro estivesse cheio.

    E interessante isso e ou ao menos é bom sempre manter informado os usuarios.

    Tenho um Clio e ele tem este problema quando esta com 5 ocupantes + Malas.

    • Edson Fernandes

      Se vc observar no Manual, ele ensina a como ajustar o farol qdo se está de mala cheia. Pelo menos no meu C3 e Xsara no manual ensina. (ainda que do Xsara seja eletrico e eu faça pelo painel do veiculo).

      • filipe santos

        Exatamente, o Uno, Siena tem no manual explicando isso como direcionar o facho do farol para não atrapalhar quando o mesmo está nestas condições.
        Algo importante que NINGUEM ( não generalisando ) lembra e ou faz!
        Viajar anoite já não é uma tarefa tão simples e ainda tem gente que nao ajuda! rs

  • Pomarola

    Mas meu Fusquinha 1300 faz 32km/l. Deve ser por que seu motor tem comando variável, 5 válvulas por cilindros, injeção direta e câmbio DSG de dupla embreagem…

  • Myph13 .

    Eber, pra “acabar” com esse problema de consumo, porque não volta a ter os videos, mas só do carro em avaliação 365. Pega o up!, enche o tanque, reseta o computador de bordo e sai fazer aquela volta de sempre e depois mostra o quanto fez. Faz em cidade e estrada. Muda um pouco o roteiro, sei la. Ao menos todos vão ver por onde o carro esta passando, e quanto esta fazendo. Além de voltar com um pouco do video, ao menos do carro em avaliação de vocês…

  • Julia Peres Kitzberger

    Olá pessoal, gostaria de adicionar aqui algo que aconteceu comigo hoje e o meu up!
    Saindo do mercado, ao chegar em casa, meu porta-malas simplesmente não abriu e nem o carro travava.
    O que aconteceu??
    Em SP, teve aquela maldita moda de não poder usar sacolas plásticas e usar sacolas reutilizáveis, bom, eu ainda uso essas sacolas, para levar do carro até em casa, com as sacolinhas dentro, enfim, essa sacola reutilizável prendeu EXATAMENTE na trava do up!, ou seja, eu fechei o porta malas, mas não completamente, e como a trava ficou obstruída, não conseguia nem abrir o porta malas nem acionar o alarme, porque o up não tranca se alguma porta fica aberta. Fui na concessionária e conseguiram resolver meu problema, mas levei um baita susto… Aviso para todos, mantenham as coisas longe da trava elétrica!!! (principalmente se não houver chave…)

  • Leoncio

    Farol do Palio/Siena G3 aquele do farolão. No retrovisor central a noite é um inferno. E aqui no Rio o Siena um dos carros favoritos dos Taxistas (Ainda bem que estáo mudando para Cobalts) Eles colocam o Kit gás e com isso a traseira abaixa e a frente levanta. E o farol vira farol alto.

  • ALVIN_1982

    Eber, tem um jeitinho brasileiro de resolver isso… só não saberia dizer o que aconteceria com o Up! por causa que é monoparábola… mesmo assim segue o vídeo…

    http://video.zostojsiab.com/Q2hLUXUxcGpycUUz

  • João Carlos

    Geralmente a queda do facho é de 1%. Mas pode variar até 1,3%.

    Pode ser tentado variação entre 1,1 até 1,3%.

    Não convém baixar no “olhômetro”. O aparelho de medição deve ter escala de porcentagem.

  • FPC

    Eber teria alguma hipótese de você fazer a média urbana em uma cidade de médio a porte grande e com relevo mais plano (Campinas, Ribeirão Preto, Uberlândia) ?

  • Edilson Fernandes

    Consigo médias bem melhores do que essas, meu Up faz a media de 12 km l indo e vindo do trabalho em Alphaville aqui em sampa com um puta transito, e na estrada chega a fazer 22 kml com ar ligado! meus tanques quando encho tem durado mais de 700 kml! Eu acho um consumo excelente, por andar sempre com ar ligado e olha que nao uma pessoa que tem o pé leve rs

  • Panzer

    Opa! Sul de MG! Minha terra! xD (itajubá)

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