*Featured Avaliação 365

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim

Chegamos ao fim da avaliação de um ano do Volkswagen up!, o segundo modelo testado pelo nosso site nessa modalidade. O primeiro, Chevrolet Onix, ficou em nossas mãos entre novembro de 2012 e novembro de 2013, apresentando qualidades como bom espaço interno e bom nível de ruído junto com defeitos como alto consumo de combustível e problemas variados que eram descartados como “normais” pelas concessionárias Chevrolet, que aliás passaram uma péssima impressão na nossa avaliação.


Com relação ao Volkswagen up! a situação foi bem diferente. Não que o modelo não tenha apresentado problemas, mas no sentido de que seus problemas foram diferentes e seu comportamento também foi diferente do Onix. No geral, a impressão que tivemos tanto do up! quanto das concessionárias foi melhor do que na primeira avaliação.

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim

Desempenho e consumo


O up! tem um espaço interno bem menor do que o Onix por ser de uma categoria abaixo ao Chevrolet, mas ele compensou isso com um desempenho ótimo para carro 1.0, bem como com um consumo exemplar. Muitas vezes aquela frase “não parece um carro 1.0” pode ser usada de forma irresponsável por alguns veículos da imprensa, para designar apenas um carro que anda pouca coisa a mais que concorrentes diretos, mas no caso do up! isso é exatamente a verdade. Tanto na cidade quanto na estrada não parece que estamos em um carro 1.0, reduzindo o sofrimento que este tamanho de motor proporciona ao condutor.

Sobre o consumo, nossa reportagem a respeito do consumo dele em 24 situações diferentes mostrou que sua eficiência energética é muito boa. Números como 23,0 km/l andando com gasolina a 100 km/l sem A/C ou 15,6 km/l com álcool nas mesmas condições são muito bons.

Infelizmente, como nossos percursos urbanos são curtos e mais travados, o consumo não foi aquelas coisas, mas ficou na média de 10 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina, com A/C ligado. Para efeito de comparação, o Onix 1.0 avaliado antes do up! consumia entre 9 e 10 km/l na cidade com gasolina, nos mesmos percursos rotineiros.

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim

Problemas e como as concessionárias agiram

Logo no começo da avaliação surgiram dois problemas. Um no que diz respeito ao acabamento. O carrinho tinha um forro de teto menor do que o tamanho correto, e ele acabava saindo da borracha lateral de um dos lados. O outro problema era no esguicho do lavador traseiro, que ficava soltando água por um bom tempo depois de acionado.

Estes dois problemas nos desanimaram, pois pensamos que o modelo, por ser lançamento, seria infestado por defeitos daquele ponto em diante, mas isso não aconteceu. Não tivemos mais nenhum problema de fabricação do veículo, e a maneira com que uma concessionária lidou com o problema foi exemplar: foram solicitados um novo forro e um novo esguicho para a fábrica, e em poucos dias essas peças estavam na loja, aguardando a chegada do carro para que o serviço fosse feito em garantia. Muito diferente da maneira com que as concessionárias lidavam com os problemas do Onix.

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim

Poderíamos dar uma nota 10 para os serviços de concessionária Volkswagen em nossa avaliação, mas chegando mais para o final de nossa avaliação alguns problemas apareceram. Em uma certa ocasião levamos o carro até a concessionária reclamando de dificuldades para engatar a primeira marcha e também problemas ao frear o veículo, com sintomas de disco empenado ou coisa parecida. Infelizmente a concessionária não quis verificar o problema e deu um show de incompetência na maneira em que o assunto foi visto.

Tivemos um espelho retrovisor quebrado por um caminhão, e a troca feita na concessionária foi correta, sem problemas.

Revisões

As revisões foram feitas corretamente e todos os itens marcados para serem verificados ou substituídos o foram. Tivemos problemas com valores maiores cobrados, mas a discrepância foi bem menor do que feito pelas concessionárias Chevrolet. No Onix algumas vezes o orçamento vinha de mais de R$ 700. No caso do up!, ao invés de R$ 236 a concessionária queria cobrar R$ 271, por exemplo. Mas então falavamos que o preço do site era outro e o valor era alterado sem reclamações.

A revisão de 10.000 km foi feita corretamente, mas a concessionária ainda não tinha o tal do “programa” para alinhar e balancear as rodas do up!, sendo que centros automotivos já o faziam sem problemas. Na revisão de 20.000 km o alinhamento e balanceamento foi feito, inclusive o rodízio de pneus. Não chegamos a fazer a revisão de 30.000 km pois faltou alguns milhares de quilômetros para atingirmos este número.

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim

Conclusão

Concluímos de maneira imparcial que o up! pode ser um bom carro para quem não precisa de muito espaço. E que não tem o dinheiro contado no bolso, devido aos preços altos do modelo. Se a pessoa é solteira ou se trata de um casal sem filhos (ou no máximo com uma criança) pode ser um carro que vai dar muita alegria ao seu proprietário. Com desempenho interessante, bom consumo de combustível e uma qualidade de construção acima de outros populares, isso sem falar da segurança das cinco estrelas em testes de colisão, se trata de um modelo moderno, vendido na Europa, e que junto com alguns outros modelos mais recentes, eleva o patamar do segmento dos populares no nosso país. Mas se a pessoa precisar de um bom espaço interno, talvez seja necessário olhar para outros modelos 1.0 maiores.

Venda

Não temos informações a respeito de valores para venda de nosso up, pois ele não foi vendido, e pelo menos dentro de alguns meses não será. Vamos ficar com ele por mais algum tempo. Um lado bom de tantos aumentos de preço do modelo desde seu lançamento é que poderemos vender ele sem perder tanto dinheiro. Compramos o modelo por R$ 38.749, e hoje ele já está sendo vendido por mais de R$ 44.000. O valor dele de tabela hoje fica na casa dos R$ 35.000, mas sabemos que com o mercado saturado de carros que temos hoje talvez seja necessário vender por um valor um pouco abaixo disso. Veremos.

Avaliação 365 do Volkswagen up! chega ao fim
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email