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Avaliação 365 – Espelho retrovisor do up! é quebrado por caminhão

up-espelho-quebrado-1-700x590 Avaliação 365 - Espelho retrovisor do up! é quebrado por caminhão

Acabamos de estacionar o up! em uma pequena rua da região central aqui da cidade quando um caminhão foi descendo a rua rente ao nosso carro. Olhamos pelo espelho e nos impressionamos com a fina que a carroceria de madeira estava dando no carro. Em questão de menos de um segundo o caminhão veio mais para a direita e um dos ganchos de ferro da carroceria acertou nosso espelho esquerdo em cheio, jogando pedaços pra todo lado.



Buzinamos para o motorista parar, mas ele seguiu em frente. Pegamos o carro e fomos atrás. Como ele não parava, não tivemos opção a não ser colocar o nosso carro na frente dele, quando parou em um semáforo. Avisamos o que o motorista tinha feito e ele disse que não tinha visto, apesar de sua atitude indicar que estava na verdade fugindo do problema. Então na mesma hora fotografamos o dano em nosso carro e a placa do caminhão. Pegamos também o telefone de um motociclista que parou do nosso lado informando que viu tudo e que poderia ser testemunha.

Esse ponto de testemunha não seria necessário, já que é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet e o levar até um juizado especial se preciso, comprovando com foto o pequeno acidente. O motorista queria saber quanto era um espelho daquele para pagar na hora, mas ele na sua simplicidade (era um funcionário de uma casa de materiais de construção) ficaria assustado se soubesse. Então preferimos falar por telefone com o patrão dele, afinal, um espelho desses não é barato completo com motor elétrico, espelho e pintura da capa plástica.

Ele pode ser adquirido no mercado paralelo, mas como nosso carro não tem nem mesmo um ano de uso, não é exagero pedir que o reparo seja feito em uma concessionária. O dono da empresa nos assegurou que iria pagar, que era só fazer um orçamento, mas para garantir fizemos logo na mesma hora um boletim de ocorrência na Delegacia Virtual da Polícia Militar.

up-espelho-quebrado-2-700x525 Avaliação 365 - Espelho retrovisor do up! é quebrado por caminhão

Preço do retrovisor

Em seguida fomos em uma concessionária Volkswagen que orçou em R$ 576 o espelho completo, montado e com a capa pintada. É um espelho elétrico, com repetidor de direção em LED e pintura prata. Com pagamento a vista poderia ser dado um desconto de 15% em cima das peças, o que reduziria o valor para algo em torno de R$ 510.

Ligamos para a pessoa e descobrimos que a empresa de materiais de construção deles não fica aqui na cidade, e sim em uma pequena cidade da região, a 15 quilômetros daqui. Ele nos assegurou que no dia seguinte estaria aqui na cidade e que nos ligaria para nos encontrarmos na concessionária local e já acertar tudo isso.

Pagamento do estrago e execução do serviço na concessionária

No dia seguinte a pessoa foi na concessionária conosco e fez o pagamento da peça e da mão de obra de instalação, dizendo que o prejuízo iria ser pago pelo seu funcionário, o motorista do caminhão. Era uma sexta-feira e a concessionária agendou o serviço para a terça-feira seguinte.

Surpreendentemente a concessionária tinha o espelho em estoque, já pintado de prata. O carro foi deixado lá por um dia e no final a peça nova estava instalada com tudo funcionando e com o acabamento bem montado e encaixado, sem quaisquer problemas.

Consumo

Neste último mês, usamos etanol como combustível, como estamos fazendo desde julho, devido a um custo por km rodado menor com este combustível. Em percursos mistos de cidade e estrada estamos com uma marca de 11,5 km/l, com o A/C ligado.

4.0

  • GPE

    O preço tava dentro do que eu esperava. Acho que praticamente uma ter em estoque o retrovisor, visto que é uma peça sujeita a quebra/avaria com facilidade e é um carro que vende muito

    • Davi Reis

      Também achei que ficou dentro do esperado, ainda mais considerando a mão de obra

    • ultimate_rr

      Considerando os preços médios de mercado também achei coerente.

    • Fabio Marquez

      O preço não está tão ruim para o padrão css, pois no mercado paralelo, o preço minimo dele sem pintura gira na faixa dos 400 reais.

  • Gabriel M.S

    Vão me xingar aqui, mas 500 reais em um retrovisor de um UP (sim, eu sei que ele tem LED, pintura e é elétrico)? Eu não pagaria esse valor JAMAIS mesmo sabendo que sou o errado (no caso o caminhoneiro), procuraria em outro lugar.

    • GPE

      Entendo que pra um carro de 30 e poucos mil parece ser carro, mas os concorrentes que tem a mesma peça pela metade do preço, ou não são elétricos e/ou não tem LED e/ou não são pintados e não são VW!

      Por isso afirmei que tava dentro do preço esperado

    • CorsarioViajante

      Todo retrovisor elétrico e com led “original” fica nesta faixa, que eu sabia.

      • Marcelo Nascimento

        Sim. Meu pai precisou trocar do Fit, foi R$550. Elétrico, com repetidor e prata…
        Por isso que gosto do meu Palio, custa R$60… rs

      • Meu Polo ficou 520 e não tem o pisca no retrovisor…

        Advinhem, um manobrista quebrou…

        • Pedro Paulo ()

          ele pagou pelo prejú que tu teve?

          • Segundo o dono do parking sim…

            • Pedro Paulo ()

              pelo menos isso.

      • Minerius Valioso

        Por isso eu prefiro os repetidores nos pára-lamas.

        • CorsarioViajante

          Olha, tem umas “inovações” que, sem nenhum motivo, viram obsessão.
          O pisca no retrovisor a meu ver é um caso deste. Além disso no para-lamas é mais fácil de ver por todos os ângulos (no retrovisor só vem bem quem está de frente pro carro).

          • AlzBrain

            No meu antigo Focus vinha a luz de repetição na linha paralamas frontal. Nas versões posteriores do Focus vieram no pisca-alerta.

            Desconfio que seja legislação de algum país de primeiro mundo estar especificamente no retrovisor. Também acho desnecessário NO retrovisor, mas acho necessário um repetidor de seta na lateral de alguma forma.

            • CorsarioViajante

              Sim, ainda mais hoje que é raro pisca no lado de fora do farol.
              Em alguns carros tem um sistema bacana, quando aciona o pisca aparece, no espelho, uma seta indicando, assim quem está atrás do carro também consegue ver a seta. Mas ainda acho o melhor mesmo a seta na lateral, bem visível.

    • ultimate_rr

      Se não fosse elétrico e não tivesse led, acho que não custaria nem 100 reais.

    • Gabriel M.S

      Se fosse de algum importado (hyundai/audi/bmw e etc) eu até entenderia esse valor, mas de um UP? Desculpa, mas não dá e não sei como tem gente que aceita pagar tudo isso.

      • João Martini

        O retrovisor de uma X1 custa mais de 4 mil reais. Tem uma matéria na AE. Só por no google: “Os retrovisores mais caros à venda no Brasil.”

        • rogeriuslima

          Um colega meu tem uma IX35, há dois meses roubaram o “espelho” do retrovisor dele. Pra colocar outro cobraram 700 reais (apenas no espelho), só acreditei por que ele me mostrou a nota.

          • Marcelo Tavares

            espelho feito a ouro … BMW tudo bem agora Ix 35

            • Se o Up que na versão top é metade do preço de um ix35 saiu por R$ 515,00, não me admira se o espelho do ix35 com mão de obra tenha atingido R$ 1030, o que é preço abusivo de mercado no Brasil, em ambos os casos.

          • Gustavo73

            Só o espelho?!
            Que blz.

          • Marcelo Henrique

            Foi roubado duas vezes

        • Fábio Dantas

          O farol de uma MB A200 custa 8 mil. Já avisei meu padrinho, cuidado… hahahaha

      • Paulo_Lustosa

        O elétrico do Del Rey que uso final de semana se for comprar um novo é 550 doleta e o do Siena que meu avô possui foi 435 reais e é elétrico… os de marca premium passa de 1000 reais e chega a 4000 reais (Porsche e companhia).

        • Lem0nade

          nem precisa ser premium. qualquer retrovisor com rebatimento elétrico já chega nos 4k, e vários carros “normais” ja possuem.

      • Thales Sobral

        Considerando que o sistema é o mesmo pra Up ou pra um Passat, não tem muito o que discutir.

    • João Martini

      No Fox de casa aconteceu quase a mesma coisa. Estacionamos, mas quando voltamos o espelho estava igualzinho a esse do NA. Tivemos que pagar e o preço foi exatamente o mesmo. Mas já li por aí que um retrovisor de um BMW é mais de 1500 reais.

    • Tiago GV

      Problema é o “outro lugar”, acredito que ainda não exista no mercado sem ser o da marca VW que com certeza cobra pelo retrovisor vir na caixa com seu logo. Talvez daqui a algum tempo já tenha no mercado paralelo o retrovisor fabricado pela mesma empresa que fabrica para a VW (acho que deve ser valeo ou marelli) com o preço mais em conta.

    • Chega_de_Ignorância

      Já vi tudo
      Se vc fosse o caminhoneiro ia dar uma de joão sem braço e querer pagar um retrovisor genérico de uma loja de autopeças comum
      É por isso que o Brasil não anda
      Seja com Fulano, com Fulana Presidenta, até o Tiririca poderia ser, ou até o maior intelectual e honesto do Brasil, se o povo não tiver solidariedade, sinceridade, honestidade, moralidade, eticidade não adianta NADA
      Meu amigo,
      bateu no carro do outro, PAGUE o preço do conserto na CONCESSIONÁRIA
      Se vc não sabe, a pessoa perde a garantia se é colocada uma peça no carro fora da concessionária
      não se se vc comentou pra gerar polêmica ou se é pura ignorância mesmo

      • Fabio Marquez

        Por isso que eu pago seguro caro com franquia reduzida, sei que se alguém bater no meu carro eu não vou precisar ficar choramingando conserto, que ninguém vai querer pagar, e se mandar para a justiça não dá em nada.

      • Gabriel M.S

        Você acha mesmo que a pessoa vai perder a garantia porque colocou um retrovisor em uma loja não autorizada? Meu deus, que piada. Meu pai foi lojista de carros por mais de 15 anos, inclusive já trabalhei pra ele por muito tempo, então te garanto que tenho muito mais experiência nesse meio do que você. Existe uma palavra que se chama ‘BOM SENSO’, e pagar 500 reais num retrovisor de um UP, não tem bom senso. Sim, procuraria um “genérico” em uma loja de auto-peças comum por ser a mesma coisa, pq se eu fosse o proprietário do UP eu teria o BOM SENSO em entender isso. Recentemente uma idiota bateu no meu veículo, carro 2013, e você acha que eu mandei arrumar na concessionária? Ah, o valor do conserto acredite ou não ficou quase o mesmo preço do retrovisor desse UP. E nem venha falar que foi num “zé da esquina”, e mesmo se fosse, têm muitos “zé da esquina” que mandam muito bem.

        • Chega_de_Ignorância

          Pelo jeito vc existe, não é um adolescente de internet
          Então pense numa coisa: vc tem um up! com retrovisor elétrico e pisca integrado. Vc troca seu retrovisor por um genérico num autocenter. Depois de 1 mês o retrovisor elétrico fica maluco, principalmente a função tilt-down, que dá bastante problema.
          Se vc for na concessionária VW, vão observar que o retrovisor não é original e não vão cobrir em garantia.

          Outra história é o fato de o up! ser SEU, e VC ter causado o estrago no SEU próprio retrovisor. Aí a atitude é completamente SUA, se vc quiser, vc coloca um retrovisor de Fusca ali no lugar, parafusado na porta do carro, que vai cumprir a mesma função de espelho.

          A questão é quando vc causa danos no carro de outrem. Vc tem que restituir esse dano conforme as regras, e a regra é consertar o carro que ainda está na garantia dentro da concessionária. Não existe essa de fazer qualquer tipo de serviço fora de concessionária.

          É por isso que eles são tão chatos pra dar garantia pra gente quando tem defeito de fábrica nos carros… Tem um procedimento cheio de enrolação. PQ tem gente que estraga o carro e fica lá pedindo garantia, gente que leva o carro fora e depois vai lá pedir garantia… É igual gente que derruba o celular na privada e manda pra Apple pedindo garantia.

          É uma crise de ética… todo mundo quer levar vantagem, quer sempre ficar contente que passou a perna em outro… Pode ver com qualquer lojista: o cliente nunca fica satisfeito se não ganhar desconto, mesmo que o desconto seja falso. O cliente tem que chegar em casa e contar pra esposa que pagou barato, que tirou do lucro do lojista e levou a maior vantagem no negócio.

          • Michel

            Nem perca seu tempo respondendo esse cara, deu pra ver que ele não tem muita noção das coisas.

            O mínimo que o dono de um veículo praticamente novo com menos de um ano de uso iria exigir é um retrovisor idêntico, original e instalado na concessionária. E ainda deveria cobrar danos morais e lucros cessantes do culpado pelo transtorno gerado.

            • Gabriel M.S

              Danos morais HAHAHAHAHA, você é o típico bananense que nem deve saber o que signfica isso mas vai lá “processar” e pedir isso. É, não tenho noção de muita coisa, vai lá e pague 500 reais num retrovisor de um UP e seja feliz. É por isso que as montadoras lucram horrores em cima de espertoman’s igual a ovcê.

              • Michel

                E você o bananense que gosta de dar um “jeitinho” nas coisas, tirar vantagem, etc.

                • Gabriel M.S

                  Você cogita pedir “danos morais” porque alguém danificou o seu retrovisor e eu que quero tirar vantagem em tudo. Você é uma piada em pessoa.

            • Fábio Dantas

              Dano moral? Lucro cessante? Defenda sua tese…

          • Gabriel M.S

            Sei muito bem como funciona os clientes chatos. Tinha gente que ia reclamar na loja depois de 1 mês da compra porque a LÂMPADA do pisca do seu carro USADO queimou. Sei que estamos falando de carro novo, mas só acho que tem que haver BOM SENSO. Quando eu disse que se eu fosse o proprietário do UP, eu iria procurar em auto-peças comum da mesma forma se tivessem cagado no meu retrovisor, pq acho que uma pessoa comum não aceitaria pagar 500 reais em um retrovisor de um carro popular nacional. E você está prevendo muita coisa, só haveria uma pane elétrica por troca de retrovisor elétrico se o instalador fosse um JUMENTO que não sabe conectar os cabos direito. Enfim, se fosse um retrovisor de um i30, quem vem lá da coreia, eu até entenderia, mas de um UP, peça produzida no Brasil, acho inaceitável. Só pra você ter uma ideia de valores, por 700 reais já mandamos pintar uma Ecosport PRATA inteira.

            • Michel

              700 reais pra repintar um carro inteiro? Deixa eu ver, depois vocês venderam com baixa km como carro de mulher não foi? Conheço bem esse tipo.

              • Gabriel M.S

                Me recuso a discutir com uma pessoa que cogita pedir “danos morais” por um retrovisor danificado e que com esse pensamento, tem coragem de dizer que os outros querem tirar vantagem em tudo.

            • Chega_de_Ignorância

              Tem muita coisa faltando aí… Primeiro, a linha de montagem no up! é a mais avançada do Brasil (ao seu tempo de instalação). Não existe outra linha de montagem de carros nacionais tão cara aqui (exceto as novas que vêm se desenvolvendo, como BMW e Mercedes, por exemplo. Lembrar que Audi é VW).
              Além disso, a compra de um carro usado tem garantia, segundo o CDC, só que essa garantia só é aplicada quando o carro não está apto aos fins a que se destina. É óbvio que um carro usado, cuja embreagem foi pro saco em 1 semana, não demanda garantia. Igual modo pastilha de freio, amortecedor, ou uma simples lâmpada. O que obriga garantia é se o carro não anda, por um grave defeito mecânico. Isso impede o carro de atingir o fim a que se destina e obriga a troca (lembrando: carro usado, loja multimarcas).
              Por fim, as instalações elétricas dos carros modernos são estritamente dimensionadas pro seu sistema, ou seja, uma colocação de um simples rádio ou alarme fora dos padrões do chicote original pode dar problema sim. E isso acontece muito em carros modernos. Os fios que vêm nos carros não suportam uma alteração na tensão. Tem muitos carros com sistemas eletrônicos mais complexos (por ex.: carros com câmbios robotizados) que não aceitam a colocação de luzes de xenon, LEDs. Sim, isso mesmo! Um LED que baixa a voltagem do sistema acaba influenciando em toda a parte eletrônica que controla o automóvel.
              Por isso, um retrovisor genérico, num carro ultramoderno como é o up!, pode sim dar algum problema.
              E outra, ninguém é obrigado a perder a garantia do carro, seja do retrovisor, seja do motor, porque um terceiro causou um dano e se recusa a pagar pelo serviço em concessionária, alegando que NA SUA OPINIÃO a concessionária está cobrando um preço abusivo pelo retrovisor.
              Um retrovisor da Coreia deve ser mais barato, pois sabemos a tradição desses países orientais em fazer cópias de tudo quanto é coisa com baixa qualidade.
              E essa Ecosport deve ter ficado uma beleza hein…

              • Gabriel M.S

                Ok sabe tudo, se eu soubesse que você é mais um jogador de supertrunfo, eu nem perderia meu tempo. Só pra te informar, garantia de carro usado em loja só é motor e câmbio, 90 dias ou 3.000 km. E um retrovisor da coreia deve ser mais barato do que um produzido no Brasil? Meu deus do céu, seu teclado deve feder a merda né amigo? E sim, a ecosport ficou linda, tanto que ela foi vendida 15 dias depois. Abraço!

                • Chega_de_Ignorância

                  Por favor, se vc trabalha com isso:
                  Esse negócio de “motor e caixa” é uma invenção de mais fácil do leigo compreender, mas que é justamente o que preconiza o código de defesa do consumidor: aptidão do bem para que ele atinja o fim a que se destina.
                  o empresário tem a obrigação de saber isso.
                  os 90 dias estão corretos
                  A história de 3mil km não existe
                  existe dois tipos de garantia: a garantia legal (precisa no CDC) e a garantia contratual. Se vc quer dar garantia de 1000km, de 10.000km, de 1 ano, vc dá porque quer dar
                  mas qualquer produto (durável, como o carro) tem os 90 dias assegurados por lei
                  Não tem criança aqui meu amigo.. Não somos os clientes ignaros de Ecosport repintada por 700 reais
                  E a mão de obra no brasil é mais cara que na coreia, eu aprendi isso na quarta série eu acho
                  Os carros da Hyundai e Kia são de luxo só aqui
                  Aliás, basta vc se lembrar como essas marcas eram vistas quando começaram a ser vendidas. Eram um pouco mais bem conceituadas que as chinesas hoje aqui, mas não muito.

                  • Gabriel M.S

                    Ai ai, se você soubesse o tanto de processo no Procon nesses últimos 15 anos que nós ganhamos de gente que pensa que sabe tudo que nem você, ficaria surpreso, e sim, os 3km são contratuais e é o que TODA loja faz. E quem tá falando de mão de obra? Se fosse assim, um tênis da nike aqui seria muito mais barato que um penalty, conhece a tal da carga tributária? Acho que não. E jura que Hyundai e Kia não são carros de luxo? Se você não me falasse, jamais iria saber. Jurava que o Veloster era um carro de milionário super potente de injeção indireta com 145cv. E pelo jeito você nunca teve algum carro importado pra falar tanta besteira. Aí cara, cansei de te responder, você fala coisas com base no achismo, mas seu achismo é leigo demais.

                    • Chega_de_Ignorância

                      Já que vc partiu pra ofensa, vou me dar o trabalho de te responder.
                      No Procon ninguém ganha processo, faz acordo.
                      Os 3mil km são contratuais, mas se eu rodar 10mil e o carro der defeito e fundir o motor antes dos 90 dias, tem garantia por lei.
                      E só uma coisa hein: a garantia legal só começa a contar depois de finda a contratual. Se vc dá contrato de 90 dias, vc tá cobrindo 180 dias de garantia.
                      Os tênis da nike não são caros só por impostos, assim como os produtos da Apple. São produtos muito desejados e que têm uma margem de lucro maior. (Oferta & Procura)
                      Realmente eu não tenho carro importado e nem nunca tive um, mas não sei o que isso tem a ver com a história toda.
                      Eu não to falando nada de achismo, essa questão da garantia é lei e ensinamentos sobre defesa do consumidor.
                      Vc deveria ter a humildade de aprender um pouco pra poder esclarecer isso melhor pros teus clientes na hora de fechar negócio

                    • Gabriel M.S

                      Ofensas? Ofendi quem aqui? E além de especialista na parte elétrica dos automóveis, você é economista e advogado também? Estou impressionado com tantas qualidades. Você disse que um produto produzido na coreia, deve ser mais barato porque lá a mão de obra é mais barata. Fala isso pra um dono de um Hyundai ou Kia e que teve que trocar alguma peça. Já paguei 180 reais em um miolo da fechadura da porta de um Kia Soul na Concessionária, porque tem peça que não tem jeito de achar. E se a pessoa assina um CONTRATO, ambas as partes devem cumprir, não? E já que você gosta de falar tanto de lei, o art 5 da CF garante a todos o direito de moradia, e na prática, isso acontece mesmo? Sim, a pessoa vai no Procon em busca de um acordo, que muitas vezes é anti ética, pois não bate com as obrigações do contrato. Então o que ela faz? Parte pro JEC, e o que acontece? Não consegue também, enfim, não sei pra que tanto auê por uma simples opinião em achar que é bizarro pagar 500 reais em um retrovisor de um carro de entrada nacional, e querer buscar em outro lugar.

          • CorsarioViajante

            Exato, é até mais simples: eu tinha um original, vc quebrou meu original, eu quero um original. POnto!

        • Fábio Dantas

          Cara, quando o velhinho abriu a porta do Escort dele na minha frente e não deu tempo de frear, arranquei a dita cuja fora e ralei a lateral do meu carro de fora a fora. Fora o farol dianteiro estourado. Ele em nenhum momento se furtou a pagar, mas sabe que eu nem pensei em pôr na concessionária? Fiz o orçamento só por dever de ofício, pra ele ver que eu estava querendo “ajudar ele a me ajudar”. Fui pro lanterneiro “Zé da Esquina” que vc citou, mas que trabalha muito bem. Ficou perfeito. Talvez se eu insistisse na concessionária, tava na fila do Judiciário esperando até hoje…

          A conta na Renault? 5.000 reais. No lanterneiro, 1000 reais. Comprei farol original no ferro velho, tava perfeito. A tinta tava no tom certo, material da marca que a Renault usa… mesma qualidade por muito menos.

          Sei lá, tudo bem que foi acidente e ele tinha culpa pelo que aconteceu. Mas descascar o sujeito pela frescura de uma nota fiscal de concessionária, fala sério… não perde garantia como dizem, isso é terror de vendedor. Minha mãe, coitada, nem o alinhamento fazia fora, tanto que era o medo dela de perder o diabo da garantia. Custei a explicar o que podia ser feito fora.

          Outra coisa que se esquecem é que não é só concessionária que vende peça original. Vide a revisão do meu carro, faço tudo com peça original ou da marca que fornece à Renault, mas no meu mecânico de confiança.

          • Gabriel M.S

            Tá aí, uma pessoa que tem BOM SENSO e tem o pensamento parecido com o meu. Mas aqui no N.A só tem entendedores e especialistas que sabem de tudo, só que só na internet hahaha. Abs Fábio!

            • Chega_de_Ignorância

              É que só o seu pensamento é certo né…
              Foi mal aí, dono da internéte

              • Gabriel M.S

                Ué, eu só expressei minha opinião, em nenhum momento eu disse que é única forma correta de se fazer. Já você, eu acho que comprou a verdade “bateu no carro do outro, PAGUE o preço do conserto na CONCESSIONÁRIA”

            • Fábio Dantas

              Hahahaha, cara, é simples: Devemos entender que cada um tem uma opinião diferente e que é o mínimo que há de se fazer: respeitar… Não é indireta pra nenhum dos Usuários, mas vejo as pessoas perderem a razão na bobeira, se irritando, insultando. Sei lá, não precisa disso…

              Aquele abraço!

          • Netto

            Concordo amigo. Uma concessionaria aqui me pediu R$1.800 reais para a revisão do meu carro, a de 105mil km, e para troca das correias, dentada e auxiliar, e seus tensionadores. Comprei tudo original, inclusive a loja me disse que a concessionária pega com eles quando não tem em estoque, e levei pra meu mecânico de confiança, ele ainda regulou os freios, e ficou R$600,00 tudo. De concessionário eu to fora.

            • Fábio Dantas

              Isso! Aqui no Rio de Janeiro/RJ tenho duas fontes de peças originais: A Altese e a Rio Parts. Lojas boas, com preço razoável e atendimento decente. Faço questão de usar coisa boa no meu carro. Não é mais novo, não é pouco rodado, mas é meu e ando com o que realmente é precioso pra mim ali dentro, minha família. Me dá calafrios pensar em coisa vagabunda estragando, me deixando na mão no meio da rua, por exemplo, com minha mãe, namorada, sobrinha, avô, etc.

          • Chega_de_Ignorância

            Mas aí é outro ponto.
            O serviço de funilaria da concessionária geralmente é ruim, pior que os independentes (assim como a mecânica).
            Estamos falando da troca de uma peça simplesmente e o seu custo.
            A concessionária vende peças genuínas (que são homologadas), mas realmente há peças do mesmo fabricante que fornece à montadora no mercado paralelo.
            Se eu comprar uma correia pro meu Gol na VW vai ser uma contitech. Se eu for numa boa loja posso comprar uma contitech idência, só que sem o logo da Volks na caixa.
            Só que nesse meio termo, a pessoa acaba comprando uma Gates na loja independente, por ser mais barata, que depois só incomoda…

            • Fábio Dantas

              Sim, Lipe, pra um carro tão novo como o Up!, é recomendável mesmo que se use peças genuínas, pra manter o carro em ordem. Mas essas peças genuínas da marca, vc acha em auto-peças também.

              É mais ou menos o meu caso. Apesar de ser um Clio 2011 com 80.000 km, ou seja, carro popular já meio usadinho, sempre faço questão de usar tudo original e genuíno nele. Acabei de trocar as correias do carro. Comprei mais barato e usei da marca, produto legítimo comprado em lugar de confiança (eu conheço um pouco pra saber fugir de furada e meu mecânico, obviamente, conhece mais ainda). Sei lá, particularmente evito concessionária. Muito lero lero, preço alto pro serviço que prestam, nada além do que eu encontro por um preço mais camarada pesquisando…

            • Eu trabalhei muito tempo em loja de peças e há sim peças originais com as marcas dos fabricantes em lojas independentes: VW, Audi, etc (Peças Originais); Ford (Motorcraft), Chevrolet (Peças Genuínas GM e AC Delco), Fiat entre outras. Muitas vezes essas peças são mais baratas nessas lojas. E existem também peças que são dos fornecedores originais e que são vendidas com suas próprias marcas.

    • Minerius Valioso

      Eu pagaria, já que dei prejuízos ao proprietário.

    • Gabriel M.S

      Calma aí galera, quando citei importados, eu tava me referindo à i30, ix35, sonata, azera, a1, a3, série 1, 308, 207/2008, carros nessa faixa aí. Daqui a pouco vão citar preço do retrovisor de uma cayanne aqui como exemplo, enfim, vocês entenderam.

    • Careca

      O funcionário não e obrigado a arcar com danos de acidentes de trabalho segundo a CLT, eu nem pagaria 10 reais, a empresa que está obtendo lucro com o frete deve ter seguro de danos do caminhão.

      • Mr. On The Road 77

        Sim. Só que aí depois ele te manda embora.
        kkkk

  • Davi Reis

    Que baita a sorte de ter visto o que o motorista fez e conseguido alcançar ele, pela atitude de fugir, é muito provável que ele tivesse visto o estrago mesmo… Ponto também pra agilidade da concessionária, pela peça em estoque e rapidez do reparo.

    • Alex Dusfri

      Ponto mesmo é pro dono da empresa que garantiu que pagaria e honrou com a palavra. Isso sim é atitude de homem. Quem dera se todos fizessem assim. Eu já levei prejuízo de gente pilantra que prometeu que me ressarciria e depois se negou a fazer e sei a raiva que dá.

  • João Carlos

    Vale a pena ter seguro para isso. Geralmente engloba, vidros, faróis, lanternas e espelhos. Prêmio e franquia bem baratos. A desvantagem é que não são obrigados a usar peças de concessionária, mas de outros (ou o mesmo) fornecedor homologado com venda no mercado de peças.

  • CorsarioViajante

    Tá dentro do esperado, estes retrovisores elétricos com lâmpada custam caro mesmo.
    MAs eu NUNCA que iria seguir o caminhoneiro. No caso, quem tem POrto Seguro, se não me engano, eles subvencionam espelho, então a troca fica em torno de R$30,00.

    • Edson Fernandes

      Depende da seguradora e como foi feito o contrato. Isso pode ter sim esse custo a menor, mas precisa ter certeza.
      Falo isso porque minha irmã não teve e pagou na epoca R$130 em um retrovisor de Celta.

      • Yuri Chaves Souza

        Como o carro é novo também, ainda não há tanta peça disponivel no mercado paralelo, o que baratearia um pouco. Acho que só daqui mais um ano e poucos.

        Um tio meu teve os retrovisores roídos (!!!!!) pelo cachorro dele (Pastor Alemão) em um Uno. Ele apenas comprou a carcaça e fez a troca. Não tenho o valor exato, mas não chegou a 300 o par. Todo o resto foi transferido para o modelo novo.

        • Leandro1978

          Um tio meu teve o para-choque de um Santana que ele tinha comprado zero roído pelo fila brasileiro que ele tinha… Imagina a “felicidade” dele com o cachorro…rs…

          • zekinha71

            Essa turma em vez de comprar carro devia ter comprado ração por cachorro hahahahahahaha.

            • Kyfkd

              Tenho seguro da Porto e uma vez utilizei esta franquia para reposição do retrovisor. O problema é que as peças utilizadas para reposição são paralelas (adivinhe a procedência), e por isso a quallidade da capa e da fixação da carcaça do retrovisor e espelho são inferiores. Treme TUDO em paralelepípedo…
              Estou pensando em deixar realmente só o de parabrisa no próximo rs!
              Ah carro Suzuki Grand Vitara, modelo novo, mas sem pisca no retrovisor…

      • CorsarioViajante

        Sim, tem que ver a apólice. O da minha mãe quebrou e lembro que pagou um valor realmente bem baixo.

  • duhehe

    Se essa de pagar o estrago feito a terceiros vira moda aqui em Sampa, vai ter motorista de onibus/caminhão sem salario no final de mês.
    ( Aqui o motorista se faz de surdo, cego e mudo e a empresa responsável de fantasma)

  • Yuri Chaves Souza

    11,5 com alcool é fantástico!

    Isso é o que MUITOS 1.0 a gasolina fazem ainda no país.

    • FPC

      meu up! já fiz até 16 km/l na rodovia (andando a 90 km/k e sem ar ligado) e na cidade média geral de 10 km/l, isso tudo no etanol, mas também já fiz 10,5 km/l na rodovia andando entre 120 e 150 km/h e com ar ligado tempo inteiro.

      • Yuri Chaves Souza

        Pois é, cara. Muito boas as médias do Up!.

        Muitos 1000 com mecânica ultrapassada vendido no país fazem menos do que isso com gasolina. 1.0 4 cilindros da VW, Ford, Renault e GM são alguns deles.

        • Erinaldo Oliveira

          Meu Fiesta rocam com Etanol faz 11 km/litro na cidade, faz o mesmo que a gasolina, não sei o por quê, mas fiz esse teste várias vezes e deu isso…

      • Guest

        Parece mentira, mas consegui esse consumo na freeway andando a 110 com ar ligado. Fusion 2.5 2014. Media referente a 200 km

        • FPC

          isso é no Etanol?

      • Guest

        Parece mentira, mas consegui quase esse consumo na freeway andando a 110 com ar ligado. Fusion 2.5 2014. Media referente a 200 km

        • Marcelo Tavares

          isso sim e maquina

    • Netto

      Muito bom mesmo, mas acho que o próprio UP! não faz muito mais que isso na gasolina, como eles mesmo disseram, tá compensando etanol. Ele chega a ganhar 7cv com etanol.

  • Oli

    Pois é, ai fica a pergunta, por que colocar luzinha e pintar a porcaria do retrovisor. Se o pobre do motorista tivesse batido num fusca, ia sair 20 reais, batendo na porcaria do up deu mais de 500, isso não faz sentido algum… Se o cara quer sair na rua esbanjando ele que arque com o prejuízo, 20 reais tava bem pago…

    • Davi Reis

      Retrovisor pintado e com seta é esbanjar?

      • Oli

        É um solução oportunista da fábrica (devem ganhar um monte, pois quebram centenas de retrovisores por dia) pra um problema que não existia (os repetidores no paralamas eram perfeitos e não estavam sujeitos a quebrar ao tossir perto deles)

        • Yuri Chaves Souza

          O problema é a CCS, cara.
          Todas elas vendem peças superfaturadas. Como o carro está na garantia e é novo, o dono do Up ainda fica um pouco refém da loja.
          Com mais um ano e pouco, você acha peça nacional barata no mercado paralelo e internet.
          Se for muito caro, uns 250 reais.

        • Davi Reis

          Tudo bem que nos para lamas são menos vulneráveis, mas disso pra falar que é esbanjar e que 20 reais seriam mais do que bem pagos, são outros 500… E sempre tem o outro lado, no para lamas os repetidores estariam sujeitos à outros tipos de batidas que não pegariam nos retrovisores.

          • Oba

            Infelizmente ética, moral e princípios varia muito de cérebro para cérebro.
            Tem mais um detalhe, eu já tinha pensado a muito tempo sobre a inversão de valores antes mesmo desta frase ser mais difundida como presenciamos cada vez mais.

            • Davi Reis

              Realmente, concordo plenamente com você. Não que exista ser humano perfeito, longe disso, mas acho que vivendo em sociedade, cada um tem que tentar fazer a sua parte pra convivência ser o mais harmoniosa possível. Muito triste que ainda existam pessoas que distorçam os valores e fatos de maneira a tornar alguém culpado e vitimizar o outro.

              • Oba

                Se o mundo fosse do jeito que ele deseja ou fantasia seria bom demais, perfeito para todos.
                Um exemplo claro são os endividados que tem o nome negativado porque perderam o emprego ou por falta de capacidade de saber o limite de consumismo, existem outros motivos que não citei.
                Quer dizer que do jeito que ele pensa o devedor não precisa pagar porque não tem condição e a divida morre? Acabou?
                Pior que tem muito caloteiro que pensa desta forma.

        • Oba

          Colega as montadoras equipam a seta no retrovisor porque o consumidor exige.
          Repare nos comentários em qualquer fórum, blog ou site automotivo que para muitos brasileiros seta no retrovisor agrega requinte, valor agregado ao carro e não faço parte desta lista.
          Também penso que no pára-lamas estava perfeito mas fazer o que se para a maioria é fator de escolha num carro?
          Logicamente que as marcas não vão correr o risco de perder clientes, então ela equipa como o consumidor deseja e quando tiver que trocar a peça não penso que é injusto cobrar o que a peça vale.
          Sobre os 20 reais desculpe mas acredito que a maioria não concorda com o seu raciocínio.

    • FPC

      PQP! que comentário heim!?

    • Lyn

      hahahahaha ostentando no retrovisor eletrico com led

    • Silvestre Jr.

      Se um caminhão esbarra no retrovisor do meu fusca, 1968 original…não fica 20 reais nunca!
      xD

      • Gustavo73

        Não mesmo. ainda mais com o retrovisor original…

    • Mauricio

      Que sirva de lição para ter mais cuidado. Um certo dia desses um tiozinho dirigindo uma lata velha acertou a traseira do meu carro, dobrou o para-choque, causando rachadura no plástico e descascamento da pintura. O cara era pobre e ficou me enrolando, mas fiz ele pagar na marra o conserto que acabou ficando em mais de R$ 500. Poderia ter sido pior pra ele se eu tivesse chamado a policia, pois ele estava dirigindo embriagado.

  • Oli

    500 reais é muito dinheiro, deve ser facilmente mais de 20% do salário bruto do motorista. Um retrovisor é algo que a probabilidade de ser quebrado em um ano deve passar de 20%. Não deveria existir um limite pra essa cobrança? Se a fabrica fizer um retrovisor de 5000 reais e o cara que tava trabalhando, cumprindo horário, num sol de rachar por um momento de imprudência ou imperícia quebra este retrovisor, ele vai ter que pagar? Não me parece nem um pouco razoável…

    • Davi Reis

      Se num momento de distração ou imprudência ele danificou a propriedade de outra pessoa, é mais do que razoável que ele cubra os prejuízos causados, seja um Fusca, um Up ou uma Ferrari…. Isso, se não me engano, é inclusive relação coberta pela lei, no Código Civil.

      • Oli

        Não estou perguntando como é hoje, isso todo mundo sabe! To perguntando se isso é razoável. Se eu chamar um artista famoso e pagar 500 mil reais pra ele pintar uma obra de arte no meu retrovisor e alguém bater nele e quebrar é razoável eu cobrar os 500 mil do cara? Se não, qual seria um valor razoável?

        • Davi Reis

          E eu disse, é mais do que razoável, tanto que é coberto pela lei. Em um caso que a lei não cobre, como esse que você exemplificou, vale a decisão de um juiz ou jurisprudência de casos anteriores. Não entendi qual o grande mistério em algo que ocorre há mais tempo do que podemos calcular por agora.

          • Oli

            É isso é bem razoável sim, o tiozinho que tem 5 filhos e guia um caminhão pra viver, quebra a porcaria do retrovisor do playboy da Ferrari e vai ficar o resto da vida pagando prestações pelo novo. Totalmente razoável e proporcional…

            • Davi Reis

              Colega, seus comentários andam tão carregados de preconceitos e anacronismos que eu vou deixar você com sua opinião tão bem consolidada. Só digo mais uma vez que nada tem de desproporcional uma pessoa cobrir os danos causados à outrem, seja de maneira proposital ou acidental. Desproporcional seria prender o motorista por ele ter quebrado um retrovisor, o que seria de fato, um absurdo. Desproporcional é prender por 20 anos um ladrão de pão. Cobrir os danos causados não é desproporcional.

            • fschulz84

              A questão é simples colega, basta o tiozinho que tem 5 filhos e guia um caminhão para sobreviver se lembrar disso e tomar mais cuidado… Não importa se o retrovisor custa 10 ou 100000 reais, isso não teria acontecido se ele tivesse prestado atenção, pois até onde notei no relato, o up! estava ESTACIONADO!

              E isso não se aplica somente ao tiozinho que tem 5 filhos e guia um caminhão para sobreviver… Se aplica a ele, ao “playboy” que dirige uma Ferrari, ao entregador que pilota uma moto e ao piloto de NASCAR que nas horas vagas, pilota um Challenger nas ruas… Não importa!

              Eu concordo que é triste o preço e sei o quanto vai pesar no bolso do caminhoneiro, mas o acidente ocorreu por causa dele!

    • Louis

      Pois que o motorista preste mais atenção ao dirigir…

    • rogeriuslima

      Ele poderia muito bem fazer um acordo com o dono do carro para que ele utilizasse o seguro e pagar a franquia para ele (claro, se o dono tiver seguro).
      500 reais é muito dinheiro mas infelizmente é a média para um retrovisor eletrico.

      • Pessoal insiste em uso de seguro. Vocês não sabem que quem fica acionando seguro toda hora tem certos detalhes vinculados a seu CPF junto às seguradoras e consequentemente acaba pagando mais caro em novos seguros no futuro? Nada sai de graça, gente.

      • zeuslinux

        500 reais é dinheiro ?! Qualquer franquia de seguro hoje em dia é bem mais do que isso.

        Todo mundo que possui veículos, ainda mais empresas, deveriam ter um seguro e um fundo para pagar os prejuízos e/ou franquia do seguro.

    • RafaelVerdelli

      Normalmente eu leio essas coisas e nem falo nada, mas dessa vez não deu pra aguentar.
      Interessante essa lógica, quanto mais pobre e sofrido o cara for mais ele pode destruir seu patrimônio e passar por cima da lei. Se a pessoa estaciona um Camaro, vem o caminhão e detona o carro inteirinho (que estava ESTACIONADO) é só ele colocar a cabeça pra fora e falar “EU TENHO 5 FILHOS E SOU SOFRIDO, O SOL TA MUITO QUENTE! FLW!” ai acelera e vai embora. Parece bem razoável né? Se ele for mais pobre e sofrido ainda acho que ele poderia sair do caminhão e dar um tiro na perna do dono do carro que ele destruiu, coitado tava trabalhando no sol em um momento de estresse, merece aliviar a raiva dele (y)
      500 reais é bem caro pra um retrovisor de popular, mas o dono do UP pagou por tudo isso quando comprou o carro. O fato do motorista que quebrou a peça (e foi embora fingindo que não viu) ser pobre vai diminuir os gastos pro dono do up? A VW não vai cobrar os 500 reais dele por isso?

    • Odair Martinez Martinez Filho

      Isso é facil de resolver se qualquer um dos dois envolvidos no acidente tiver seguro e esse cobrir o retrovisor é só pagar a franquia do mesmo que gira em torno de 90 reais e não afeta a franquia principal e trocar o retrovisor por um novo. Agora se não tem seguro está sujeito a gastar muito mais.

  • Boris

    eu acho q pela lei trabalhista ele não pode cobrar do funcionário…….

    • Pode sim. Pois danos causados de forma proposital, podem ser cobrados deste funcionário. Desde que se prove o dolo do motorista.

      • Rafael Matera

        Tem de ser provado. O dono da empresa pra não ficar “feio” no site, resolveu em 30 seg…. foi investigado? Foi analisado? Foi dado o direito de defesa ao motorista? Isso é uma piada!!!!!

        • fschulz84

          Eu me envolvi em um acidente com um ônibus (ele invadiu a faixa em que eu estava e levou minha lateral inteira embora).

          Na empresa de ônibus, existia uma área que era responsável somente por este tipo de ocorrência, onde é feita uma acareação entre o motorista e o envolvido para que ambos discorram sobre o ocorrido e, comprovada a culpa do motorista, segundo a empresa, uma medida sócio-educativa é adotada em um primeiro momento e posteriormente, caso o mesmo motorista se envolva em outro acidente onde seja comprovada a culpa do mesmo, ai sim, o reparo (ou a franquia do seguro) é descontada do motorista.

        • Pois é. Mas essa história deve se desenvolver em duas partes:

          1ª – A empresa paga ao NA o dano causado.

          2ª – A empresa deve apurar se houve dolo do motorista. Geralmente, em empresas cujo veículo é disponibilizado ao funcionário, há os termos de responsabilidade do funcionário em relação ao veículo (patrimônio da empresa). Se foi por dolo do motorista e tiver como provar, pode se aplicar o desconto. Caso não haja, a empresa é a responsável.

          • Se um caminhão anda por uma rua estreita tirando fina de vários carros e finalmente acertando um espelho, a meu ver o motorista andou de forma desleixada, não sendo o profissional que deveria ser. Ali tinha espaço para caminhão até maior passar sem dar fina em carros.

            • Então é dolo do motorista. Não sabia da largura da via…

        • Para sua informação neste processo todo NINGUÉM ficou sabendo que o up está sendo avaliado pelo NA. Aliás, NUNCA informamos qualquer pessoa que seja que o carro é de avaliação. Para o cidadão que pagou o espelho, o carro é do fulano que o estava dirigindo.

    • Rafael Matera

      O pior de tudo é ser censurado. Escrevi um texto enorme explicando esse equivoco da empresa e o NA não “libera” o comentário…

      • Gustavo73

        colocou algum link. Ou algum “palavrão”. Se sim vai demorara mesmo.

      • Comentários falando que o NA é “criminoso” por deixar que um funcionário pague por um espelho sempre serão deletados, filhão. Aqui não é a casa da dona joana pra você chegar falando qualquer besteira que quiser não.

        • iCardex

          E cadê a liberdade de expressão Moderador? Queria ler o que o cidadão tinha para escrever e tomar o meu próprio juízo de valor. Para mim quem danifica um veículo alheio é automaticamente responsável pelo reparo, e com peças originais e fornecidas por concessionária autorizada. E sem questionamentos..

          • Espaços particulares não são democracias meu caro, não somos obrigados a liberar comentários onde a pessoa ofende nosso próprio site. Você concederia liberdade de expressão a alguém que fosse na sua casa lhe ofender?

            Se ele quiser te informar do assunto para você tomar seu juízo de valor, que ele escreva com educação, aí seu comentário será aprovado. Ou estamos pedindo demais, que ele seja educado?

  • Marcio

    Irônico é essa matéria vir logo depois daquela em que mostra que o UP é indestrutível e seguro ao capotar…rs

    • Guilherme

      Por que?

      • Marcio

        Por que é irônico…

        • iCardex

          Oi???

        • Guilherme

          É meio idiota pensar que o retrovisor é indestrutível porque o carro é 5 estrelas no LatinCap…

          • Marcio

            Idiota é pensar que eu disse que o retrovisor era indestrutível…

  • Guilherme Batista

    Os retrovisores dos vectras modelos 200 – 2002 eram caros também, se não me engano custavam uns 600 reais na época, lembro também que tinha que ficar experto pois roubavam os retrovisores

  • Rafael Matera

    E tome comentário censurado….

  • Marvan Boff

    Aconteceu algo semelhante com o meu amigo, porém ele não estava presente no local, e ninguém conseguiu anotar a placa.

    Ele tem um New Fiesta 2014 TT Vermelho Vermont. O valor do reparo deu quase R$ 800,00.

    • Guilherme Batista

      Na ford tudo é mais caro, foda viu

      • Alexandre Maciel

        Nessas horas o cara apela para trazer de fora. Fazia isso com o New Fit e, se precisar, farei com o Fiesta.

        • Guilherme Batista

          Pois é. Fui olhar o farol de neblina : 1000 reais. frisos cromados da janela: 1700 reais. Isso na css. E nem adianta ficar pesquisando nas css que os preços são praticamente os mesmos.
          Resolvi comprar de fora e original. O farol de neblina ficou em 160 reais e os frisos em 256 reais, isso incluindo o frete

          • Alex Dusfri

            Peraí. Pára tudo! Sério que os frisos cromados das janelas do New Fiesta custa 1700 reais? Danou-se. 1700 reais foi o seguro que minha irmã pagou no SE Powershift dela, e cobre tudo.

  • Gran RS 78

    Ainda bem que não foi em uma BMW X1, pois um amigo meu possui uma 2012, e um motoqueiro bateu e quebrou o retrovisor dela, o estrago: R$ 3.200,00.

    • Gustavo73

      Uia!!!!
      Val lá comprar uma Bimmier, Mercedez ou Audi usada no lugar de um médio nacional. Se não puder manter, vai ficar igual a M3 das primeiras importadas que vi na Avenida Suburbana aqui no Rio. Sem um retrovisor e com o parabrisa tricado.

  • DPSilva

    Já ouviu falar de algo chamado seguro com cobertura para retrovisores? Você paga uma franquia básica e a seguradora providencia a troca do retrovisor. Menos estresse e mais economia para todo mundo!

    • Nós utilizamos franquia de seguro para acidentes causados por nós mesmos. Acidente causado pelos outros tem de ser pago por eles mesmos.

  • Itallo

    Não tem seguro? Era só pagar a franquia que em média não passa de R$100,00!

  • Douglas

    O motorista vai ficar quase sem salário.
    Eu terminaria pagando pois me sentiria desconfortável saber que o patrão vai descontar do motorista.

    • Tiago

      Sério mesmo que voce pagaria 500 reais sem culpa nenhuma? Se algum dia por algum descuido eu bata o carro, torço pra que seja em voce! Brincadeira Hahaha

    • iCardex

      E se fosse o contrário? As vezes a gente almeja demais o bem aos outros e acaba causando-lhes o mal. A coisa mais sensata é que o motorista arque com os danos causados até para dirigir com mais prudência e responsabilidade. Se não dói no bolso alheio, simplesmente não dói!

  • Peraldiano

    Já trabalhei nesse ramo de relações trabalhistas e o empregado assume a responsailidade pelos prejuízos causados a equipamentos e mobiliários da empresa, e isso inclui veículos.
    Parece fora de dúvida que o motorista do caminhão quebrou o espelho numa manobra. Se teve intenção ou não, problema dele e do patrão. O que não pode é o dono do carro ficar com o prejuízo.
    Geralmente o patrão desconta do salário em parcelas que não sacrifiquem o empregado. E cada qual que assuma a responsabilidade pelo que faz.

  • Tosca16

    O carro que muitos querem ver na próxima Avaliação 365 é um Chinês, especialmente o Celer 1° nacionalizado … e sobre o UP, bom carro mas por N motivos está abaixo das expectativas da marca e de muitos consumidores .

    • Mas o que seria mais útil para os leitores do NA, uma avaliação de um ano do up, carro de entrada da VW, que vende mais de 6.000 unidades por mês, ou de um chinês que não vai vender nem 800 unidades? Avaliamos aquilo que é útil pra mais gente.

      • Tosca16

        Eu não disse para tirarem o UP, muito boa escolha por sinal … eu só disse que muitos hoje querem ver algum chinês no teste de longa duração de vocês e usar justamente o 1° nacionalizado seria um marco enorme. A questão é que muitos confiam em vocês, mérito de vocês por que ainda tem credibilidade em si falando de mídia automotiva .

      • Tosca16

        Em outros tópicos pode ver NA sugeriram o 530, mas ao meu ver se formos ver o Celer por ser nacionalizado é mais emblemático . Muitas revistas especialmente podem ter certeza farão testes longos nesse 1° “chinês-brasileiro” mas grande maioria destas não nos passam a devida confiança . E a questão das vendas é sim um fator importante, mas nesse caso a evolução ou não de uma indústria não tradicional é mais chamativo que as vendas em si , mas é lógico que é critério de vocês encarar ou não um chinês agora ou esperar de fato a nova geração de modelos aqui em no máximo 2 anos pelo que se sabe.

    • Jackson

      Bem eu troquei um Fiesta Rocam por um Up e o carro superou as minhas expectativas.

  • Luis_Zo

    NA – Não tem seguro não? A franquia pra uma reposição dessas é ao redor de 80-100 reais…

    • Temos sim, mas não acionamos nosso seguro para pagar por erro dos outros.

      • Luis_Zo

        Só pra deixar claro, não to dizendo que o que vocês fizeram foi errado…

        A gente as vezes esquece que paga a mais pra ter essa cobertura, e muitas vezes não conseguem “pegar” o culpado… logo o mais “comum” é acabar resolvendo as coisas sozinhos. Eu seria um que iria por esse lado, mas confesso que gostaria de ter a coragem (ou não ter preguiça) de fazer o que vocês fizeram.

        • É, se não conseguissemos ir atrás da pessoa na hora, talvez o jeito seria acionar o seguro mesmo. Eu geralmente não gosto pois ficar usando o seguro muitas vezes afeta o seu nome com a seguradora. Conheço gente que as seguradoras nem mesmo aceitam fazer qualquer coisa com ela, de tanto que acionou anteriormente.

  • Fabio Marquez

    Estes acidente também foi brutal??? kkkkkk

    • DiegueteCG

      Todos os ocupantes sobreviveram neste acidente, o up tá com moral!

  • Alexandre Maciel

    Atitude correta: cobrar de quem causou o acidente.

    Já disseram que o patrão vai descontar em parcelas do salário do funcionário e isso deve ser o que realmente acontecerá.

    No mais, fica a lição para motorista ser mais diligente quando conduzir um veículo de transporte de carga.

  • Luccas Villela

    Nossa, é por isso que esse país tá do jeito que tá. Agora tão achando que o caminhoneiro é um coitadinho? Uai, ele é caminhoneiro porque quer, assumiu os riscos da profissão. TEM que pagar, QUEBROU, TEM QUE PAGAR, seja 10 reais ou 10 mil.

    • É… depois tem leitor tentando dizer aqui que o NA é “criminoso” por deixar o coitadinho pagar….. é cada uma viu…

  • Pedro Paulo ()

    Uma verdadeira Odisseia….
    Mas é muito bom saber como os proprietários dos veículos estão lidando com situações comuns que qualquer um poderia passar.
    Gostei dessa matéria.

  • Sérgio Niski Junior

    Sei lá, não acho justo o motorista do caminhão pagar, acredito que quem deveria pagar é o dono da empresa que o motorista trabalha…

    • Pedro Paulo ()

      Veja bem… quem estava dirigindo na hora do acidente era o empregado e não o empregador, certos prejuízos, quem tem que arcar é o funcionário e não patrão.
      O Patrão só forneceu a ferramenta de trabalho (o veículo em questão) a responsabilidade de uso é do funcionário.

      • Sérgio Niski Junior

        Pois é, mas é complicado né, o motorista trabalha o tempo todo na rua acidentes podem acontecer, e o salário dele que já não deve ser lá essas coisas se vai bem rapidinho, de repente se o patrão dividir ou estipular até um valor para danos por ano que ele cobre, ou então que pague um extra para o motorista pelo risco hehe

        • Pedro Paulo ()

          aí fica caro ter funcionários.
          Mas eu entendi seu lado.

          • Lukoh

            O motorista estava dirigindo por imposição do empregador, pra gerar lucro pro empregador. O risco é de quem???

            • Pedro Paulo ()

              Mas o motorista tem que ser profissional, a ponto de perceber que quem causou o acidente foi ele e não o veículo que ele dirigia, se fosse o caso do veículo estar danificado ou com alguma tipo de avaria que gerasse o acidente, aí sim, o responsável seria o empregador, o empregador sequer deveria colocar a disposição ao empregado esse veículo, nesse caso, o empregador deveria ressarci o empregado por colocá-lo em risco de morte ou acidente grave, caso contrário, o responsável continua a ser o motorista que cometeu um erro e provocou um acidente.
              Falha humana e não da máquina.

        • Não foi acidente… foi desleixo na direção mesmo… ele foi tirando fina de vários carros, dirigindo perigosamente.

    • Se algum dia você ver o tanto de coisa absurda que alguns funcionários fazem, acho que você irá mudar seu conceito, rsrs.

      • Sérgio Niski Junior

        Pois é, pode ser que sim hehe, só falei pensando no melhor funcionário que trabalha certinho e corre risco de ter que pagar por algum eventual acidente, mas se o cara foi desleixado tem mais é que pagar mesmo. Provavelmente até foi por isso que o dono fez ele pagar porque já conhece o funcionário que tem (só supondo né) hehe abraço.

        • Ah sim, quando o funcionário é bom o patrão tem prazer em pagar por algum erro dele, vale a pena.

  • dogmarley

    avaliações muito fracas…..

  • Jackson

    Eu sempre que estaciono o carro tenho o costume de recolher o retrovisor. As vezes até uma pessoa pode esbarrar nele e quebrar.

  • _oliveira

    É uma pilantragem esse negócio de repetidor no retrovisor.
    Na lateral do carro, além de ser muito mais visível, não corre esse risco.

    • Lukoh

      O custo real de um espelho desses, com repetidor, não deve passar de 100,00….. o problema é que a fábrica sabe que é um dos itens que mais quebra… por isso cobram caro.

  • Alexandre Zutter

    Após quase um mês em dúvida,entre o Up e novo Ka, peguei hoje meu Up. O carro é sensacional. Pra quem ainda está na dúvida, pode comprar sem medo.

  • Fábio Dantas

    Nessas horas meu Cliozinho me deixa sossegado… Já quebraram duas vezes meu retrovisor, mas foi simples e barato trocar. 90 reais e quem trocou fui eu mesmo. =)

  • afonso200

    e tem gente dizendo que é carro popular, nos EUA um kit desse de um civic ou corolla, é 88dolares(sem pintura) na cor é 102,73cents

  • Diggo

    Por ser prata justifica ter a peça pintada.

  • RyanSX

    É comum achar esses retrovisores por menos de 170~200 reais original e ja pintado na cor do veiculo com ajuste elétrico e repetidor de direção em led. Absurdo pagar mais de 500 dilmas em um mero retrovisor, mas concessionários metem a mão bem fundo no bolso dos consumidores

  • Pablo Lourenço

    Vcs não tem seguro do carro?

  • Raul Fontana

    Motorista de caminhão pequeno só faz merda, é igual motorista de onibus coletivo. Não vão parar até não comecarem a tomar porrada

  • Careca

    Ponto pra mim, sempre rebato o retrovisor quando estaciono!

  • Andre Henrique Melo

    do HB20 minha amiga pagou R$ 6oo reais. Esperou 2 meses. Teve uma batida com minha Palio Nova somente o Farol na Css R$ 670.00 sem a mão de obra. Para choque dianteiro R$ 980,00.sem a pintura e nem colocado.Traseiro R$ 860,00 sem olho de gato que custou R$ 50,00 reais. No final o concerto R$ 4000,00 reais paga pelo seguro da causadora

  • AndersonRomeiro

    500 conto num retrovisor do UP e ainda acham que está dentro da média, tá bom de mais! Puts é por isso que essas montadoras só fazem carro 1.0 chegando nos 50 mil

  • COMENTARISTA MEDÍOCRE.

    Motoquero adora os do novo Fit, absurdamente grandes. $$$$$$$ E que ideia ‘e essa de fechar o caminhão? Bastava pegar a placa e pronto. Atitude totalmente errada,perigosa e at’e violenta.

  • Redpeak77

    Se esse cara é um coitado, imagine o cara que arrancou o retrovisor da Town & Country da empresa de onde trabalho… A empresa não aceitou de jeito algum instalar um retrovisor “paralelo”, apenas original instalado na css.
    Não lembro o preço agora, mas era assustador.

  • Thaís Estrella

    Sei que o post já é antigo, mas não custa a tentativa…
    Estou exatamente na mesma situação deste post. Com a diferença de que busquei autopeças que tinham o retrovisor em questão, e não encontrei nenhuma. Alguém sabe de alguma que tenha pronta entrega ou que seja no RJ? Estou meio desesperada pela morosidade do Judiciário e pelo preço exorbitante cobrado pela concessionária. Se puder ser uma autopeças de confiança ficaria agradecida, não sei se dá pra confiar nessas vendas pela internet, ainda mais que vi o retrovisor por 320 reais, o que destoa do preço médio de mercado, conforme o que disseram.

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