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Avaliação 365 – Quão eficiente é a saída central do ar-condicionado do up!?

volkswagen-up-ar-condicionado-3-700x466 Avaliação 365 - Quão eficiente é a saída central do ar-condicionado do up!?

Respondendo algumas das dúvidas de nossos leitores antes de publicarmos a avaliação de uma semana do Volkswagen up!, já falamos a respeito do consumo de seu motor de apenas três cilindros e agora esclarecemos se a saída de ar-condicionado acima do painel é eficiente ou não.



Primeiro temos de analisar o porque desta saída ter sido feita assim. O caso é que o up! é um carro compacto e seu painel também é pequeno. Do jeito que o painel foi desenhado, não sobra espaço para mais nada na parte central superior do painel, fora o sistema de som original do veículo. Se o som fosse colocado mais abaixo, existiria espaço para as saídas de ar tranquilamente.

Com isso, os ocupantes dianteiros tem apenas as saídas das extremidades apontadas para eles, e no centro do carro o ar sai de uma saída acima do painel. Ela é grande e ventila bem, tendo aletas apontadas para os ocupantes. É claro que não dá pra sentir o ar-condicionado vindo na altura do rosto, o ar gelado sai um pouco abaixo do retrovisor interno.

volkswagen-up-ar-condicionado-1-700x466 Avaliação 365 - Quão eficiente é a saída central do ar-condicionado do up!?

Eficiência

Para explicarmos se essa saída é eficiente ou não, temos que dividir a resposta em duas:

1) Ela dá uma sensação de frescor aos ocupantes assim que eles entram no carro, já jogando ar gelado neles como acontece em carros com saídas centrais normais?

Não. Neste sentido o funcionamento fica abaixo do esperado. Assim que entramos no carro em um dia bem quente, queremos sentir o ar-condicionado em nosso corpo, para nos aliviarmos do calor, e no up! isso certamente acontece de maneira bem mais lenta do que em outros carros.

2) Depois de alguns minutos a cabine é refrigerada corretamente ou os ocupantes ficam sentindo calor?

Depois desses minutos iniciais, a cabine gela normalmente. No dia em que compramos o up!, tivemos de percorrer avenidas engarrafadas na cidade, e naquele momento logo depois de sair da concessionária, por volta de 16 horas, o termômetro do painel do up! indicava que lá fora estava 41 graus. Muito calor. Mas depois de alguns minutos não sentimos mais o calor, pois o up! demonstra ter um compressor forte do sistema de ar-condicionado.

Possivelmente foi usado um compressor um pouco mais forte justamente por causa dessa deficiência das saídas de ar, para compensar o problema. Depois de pouco mais de uma hora, conforme o sol baixava e a temperatura externa diminuía, tivemos de reduzir um pouco a velocidade do ventilador e também o botão giratório da temperatura, pois estava ficando gelado demais.

Ou seja, o up! tem um compressor forte e também um ventilador forte, para jogar o ar gelado com força na cabine. É claro que isso traz contratempos, como por exemplo o ventilador ser mais barulhento do que deveria. Mas se você está querendo comprar um up! e se preocupa com a temperatura que terá em viagens pelas estradas por aí, fique tranquilo que ele gela bem.

volkswagen-up-ar-condicionado-2-700x466 Avaliação 365 - Quão eficiente é a saída central do ar-condicionado do up!?

Central multimídia Maps & More

Como pode ver nas fotos desta matéria, nosso up! não conta com preparação para Maps & More, que no caso das versões especiais BWR custa R$ 100. Aquele pequeno espaço entre a moldura branca do painel e a saída superior de ar deveria ter ali uma tampinha removível.

Quando os preços dos opcionais do up! foram divulgados, ficamos animados com este preço de R$ 620, mas este não é o preço da central. É o preço para preparar versões mais simples do up! para ter a central. No caso da nossa versão, mais cara, você paga R$ 100 para poder contar com a central e então paga mais R$ 1.200 pelo equipamento em si. Ou seja, mesmo que nosso carro tivesse a preparação, não iríamos adquirir o equipamento, já que em nossa opinião ele é caro demais.

Mais cara ainda é a central MyLink do Chevrolet Onix, que custa R$ 1.400 e ainda por cima não conta com GPS, que no caso do Volkswagen up!, é incluso. O sistema MyLink tem como vantagens ter uma tela maior e é integrado ao painel. No up!, o problema é ser um equipamento separado, que fica apenas encaixado no painel, mas atua como qualquer GPS de R$ 300. Ou seja, em ambos os casos, Volkswagen e Chevrolet, não se trata de uma central completa a integrada, o que então para nós não vale a pena.

4.0

  • Andre M

    Ainda acho que poderiam ter feito como no Honda Fit 2003-2008. Mesmo com as saídas nessa mesma posição, bastava fazer uma elevação no painel com as saídas móveis. A vw não fez porque não quis, por economia mesmo.

    • Rafael_rec

      Penso do mesmo jeito. A solução encontrada pela Honda pode não ser a mais bonita, mas com certeza é a mais eficiente para o caso.

      • experientdriver

        Concordo plenamente. A explicação para o Up não possuir difusores centrais é apenas uma: redução de custo.

        Em tempo: o compressor não é mais forte. Caso contrário perderia o ganho de custo com a economia nos difusores.

        • ALVIN1982

          Acho que não é o compressor que é mais forte, e sim o ventilador que manda o ar pra dentro da cabine.

    • Sérgio D.

      E como a Honda não colocou um botão para fechar elas! Não entendo isso mesmo!

      Edt: Adoro o carro mas falta mesmo isso que falei.

      • Vatttt

        Isso é verdade, sem falar que as vezes entra em pane, quando giro a "roda grande" para mudar a direção (pés, para-brisa…), nem sempre sou atendido. Sobre o Up! quero ver ele aqui na fervura do Nordeste. Vão botar quente no VW.

        • diegogerman

          Possivelmente use o mesmo compressor do Gol, por questão de escala de produção. Se o ventilador vier a ser diferente, a tendência é que seja maior, portanto, nem no interior da minha Paraíba acho que isso será um problema…

      • saosao

        Mas aí é só selecionar outro modo de ventilação que a saída central se fecha automaticamente.

        • Sérgio D.

          Entendo o que fala mas falta sim. Tenho um Clio e ele tem a saída centra e uma de cada lado e todas elas podem ser fechadas individualmente. Se estiver muito quente e querer muiiiiiiiiito vento na cara posso fechar todas e deixar apenas a minha lateral que é menor que a central e vira um furacão na cara. Posso nunca usar isso mas deveria ter.

          Mas claro que isso é detalhe muito pequeno assim como ele não ter luz verde que indica o farol ligado ou repetidor lateral de seta (ambos o mesmo Clio tem). Veja bem, coloquei vários itens que um carro muito inferior tem e ele não. Gosto muito do carro, acho ele perfeito para uso na cidade. Espaçoso e pequeno ao mesmo tempo mas peca por faltar muita coisa simples.

          • Gustavo73

            Isso em um carro que custa a partir de 50 mil reais. Mas ai pode porque é um Honda. Como você disse o carro é bom. Mas faltam coisinhas que carros muito mais baratos tem. Já no caso do up não tem perdão. E sim a VWB poderia ter achado outra solução.

          • diegogerman

            Se a embreagem fosse mais macia, as peças mais baratas, e o preço de aquisição menor, não teria pra ninguém mesmo… Conceitualmente, sou mais um Palio Economy;

            • Sérgio D.

              Bem. Não comparo o Fit com o Clio e tenho os dois. Apenas acho que o Fit, como todo carro da Honda tem menos acessórios e estes pequenos detalhes que a média da categoria dele. Posso comparar o Clio que tenho com o Palio que fica bem mais justo e a escolha acaba indo mais no gosto pessoal. Mas no Palio falta também o repetidor lateral de seta, bem na verdade falta até o indicador interno da seta para o lado certo. Tenho completa agonia daquela luz piscando no centro sem falar para que lado vai (não sei se são todos assim mas o que andei alugado era e acho que o modelo era 2010).

              Isso questão de gosto pq no Clio deve faltar muita coisa que tem no Palio. Nesta faixa de valor ai acho que nenhum é completo nos detalhes.

              Em tempo ainda. Escolhi o Fit por ser CVT e ter Air bag e ABS.

              • Renato Soares

                Vi tal comentário depois ! Sorry!

                :D

          • Renato Soares

            Não sei se entendi errado, mas meu Fit 2005 tem indicador de farol baixo e alto sim, assim como indicador de setas.

            Mas não podemos comparar um FIT com um UP, o consumo do meu CVT chega bem próximo do tão exaltado do UP (infelizmente não temos gasolina de qualidade).

      • AlexandreCE

        Mas mesmo sem o botão dá para direcionar o ar para qualquer lugar que não atinja os ocupantes. Eu também estranhei a ausência de possibilidade de fechamento das saídas centrais mas o fato de poder mandar o ar para o para-brisa é um paliativo.

        E por falar em AC, o do New Fit é tão bom quanto o do New Fiesta. Fora de série.

    • andy_irons

      Não sou fã da volks por essas economias, mas por questão de saúde achei que essa opção ficou até boa.

      • diegogerman

        Realmente, para quem tem alergias, difusor diretamente no rosto não é salutar. E mesmo assim, ainda existe essa opção pelas saídas de ar laterais, e mesmo assim as pessoas criticam porque fugiu do "padrão" dos carros nacionais… Na europa não vi ninguém de mimimi por isso… Ah, e antes de qualquer coisa, eu sei que o Brasil é mais quente do que a maioria dos países europeus, mas não pensem que no verão, em alguns países, a diferença é tão brutal assim…

        • wnery

          Concordo. No verão da Europa tem país, como a Grécia, que registra temperaturas acima de 50 graus! Tem casos de morte por causa do calor excessivo e não há esse mimimi daqui…

    • sergiopsy

      André é tudo questão de centavos a milésimos de centavos de economia parca.

    • afonso200

      olha o picanto antigo, é só copiar

    • RX8

      Já já o mercado paralelo vai criar uma tampa com difunsores virados para o motorista que poderá ser colada no painel, algo tipo aquele calombo que tem no capô Da S10 Anterior e que os manolo quilimei do Xuning adoram. rsrsrsrs

      • MarcosBittencourt

        Deve ser bem mais funcional. Se eu tivesse um up! certamente colocaria essas porcaria, é feio, mas o ar gelado tem que vim no peito.

    • diegogerman

      Sinceramente, pela minha visão de arquiteto, sempre achei excessivas quatro saídas de ar frontais. E vou dar a minha teoria: Se você quiser um ar condicionado mais potente, não é a quantidade de saídas de ar que vai te proporcionar isso, mas sim, a potência do compressor, e do ventilador. Se a necessidade é alta, basta ligar o ventilador na potência máxima, e em visita a css VW tive oportunidade de notar que ela é mais do que satisfatória. Vou além, tínhamos um Mille em 97, que a força do ventilador interno era uma piada, podia-se colocar 30 saídas de ar, que o resultado continuaria sendo pífio… Na verdade, conceitualmente falando, as saídas centrais tem como propósito ventilar a parte traseira do veículo (que por questões de redução de custo, tendem a não possuir tubulação e saídas próprias). Então, se o projeto, que por sinal é de dimensões compactas, tem um bom direcionamento da ventilação, no caso, como diz a matéria, apontada para baixo do retrovisor interno, é notável que a sua função é bem cumprida! Sinceramente, pela minha visão de arquiteto, sempre achei excessivas quatro saídas de ar frontais. E vou dar a minha teoria: Se você quiser um ar condicionado mais potente, não é a quantidade de saídas de ar que vai te proporcionar isso, mas sim, a potência do compressor, e do ventilador. Se a necessidade é alta, basta ligar o ventilador na potência máxima, e em visita a css VW tive oportunidade de notar que ela é mais do que satisfatória. Vou além, tínhamos um Mille em 97, que a força do ventilador interno era uma piada, podia-se colocar 30 saídas de ar, que o resultado continuaria sendo pífio… Na verdade, conceitualmente falando, as saídas centrais tem como propósito ventilar a parte traseira do veículo (que por questões de redução de custo, tendem a não possuir tubulação e saídas próprias). Então, se o projeto, que por sinal é de dimensões compactas, tem um bom direcionamento da ventilação, no caso, como diz a matéria, apontada para baixo do retrovisor interno, é notável que a sua função é bem cumprida! Concluindo, a meu ver, se cada ocupante possuir conceitualmente sua própria saída de ar, acho mais do que eficiente a solução que vier a ser adotada.

  • Louis

    Já eu acho que ventilador barulhento é sinal de que há algo subdimensionado.
    Por exemplo, no meu 206, em dias muito quentes, é preciso ligar o ar-condicionado e ventilação na velocidade 3 ou 4, e fica muito barulhento, incomoda.
    Já percebi em outros carros mais caros que há um forte fluxo de ar e barulho quase imperceptível do sistema.

    • Ou ventilador barulhento é sintoma de pouca forração acústica no painel ou componentes baratos… em um carro de R$ 100.000 o ventilador e todo o conjunto é mais sofisticado.

      • thinkt4nk

        Diria que é projeto ruim mesmo. O escoamento do ar ao se tornar turbulento demais aumenta bastante o ruído. É o que a gente vê nesses splits de marcas ruins, climatizadores chineses e etc. Fluxo de ar sempre vai fazer ruído, mas dá pra melhorar muito com um projeto bom, simulando o escoamento e tudo mais.

        • Edson Roberto

          Depende de muita coisa. A começar pelo rolamento e pá da ventilador. Pode reparar que esse é um item nos sistemas de arrefecimento nada elaborado para carros como Celta e Gol (que fazem um barulhão), mas que em carros como o Fiesta e C3, eles possuem um sistema robusto e eficiente para evitar tal barulho.

          Se for o escoamento do ar, iria gerar zunido o que não é a realidade tanto do Peugeot como do Up!. acredito que o corte seja no ventilador e a pá que esse utiliza para refrigeração. Mas entretanto, acho totalmente aceitavel, já que somente no momento inicial será utilizado com força, mas depois poderá diminuir a intensidade do ar. Pelo menos no C3 que sou dono é assim que faço, pois ele consegue gelar a cabine muito bem em dias bem quentes, usando até o 2. (as vezes só o 1 já resolve mesmo em dias de calor batendo 40 graus como foi no Rio de Janeiro diversas vezes).

          • Rafael

            Eu tenho o novo C3 e moro em Bangu – RJ, para quem não conhece é o bairro mais quente do mundo!!!! E o ar do meu C3 gela absurdamente. Várias vezes me deparei com o termômetro do carro marcando 47-48 graus e o meu ar-condicionado no 1, que por sinal já é muito forte, comparado com o meu antigo carro, um Sandero, que para ter a mesma eficiência no ar-condicionado, utilizava ele no 3, coisa que nunca fiz no C3.

      • J.A.G.Junior

        Na verdade Eber, até em alguns mais em conta, pois tenho um 308 e ele é muito silencioso, só vou ouvir um pouco mais de ruido nos ultimos pontos de velocidade do ventilado (meu ar é digital), posso dizer isso com certeza, pois antes dele tinha um Gol Power G5 e o ventilador gritava na velocidade maxima ou 4 dele, é claro, que quanto maior o valor do carro, mais ira ter, inclusive o silencio na cabine, mas acho que nao difere tanto assim dos modelos medios mais "populares" do nosso mercado, pelo menos essa é a opiniao de quem trabalha na area!

        Forte abraço e parabéns pelo site!

    • Deivid

      Saudades do ar condicionado do Monza/Kadett. Aquilo gelava mais do que muito carro hoje em dia, quem andou em um vai lembrar..

  • FlavioBlom

    É, e pensar que meu primeiro carro foi um Escort Hobby cujo único opcional era a cor prata.

    • Leandro1978

      Outros tempos. Naquela época, carro com ar, só os mais luxuosos e olhe lá. Não era raro ter Monza, Santana, Del Rey, etc sem tal equipamento e outros, como DH, VE, travas, etc. E se vc pensar no "status" do Escort, a Ford meio que foi ousada, hoje, seria como ela fazer um "Focus Hobby" como modelo de entrada.

  • Xeneize87

    Vi um desses na rua hoje vindo em cima de um guincho… achei até interessante o carrinho..

    • Ubaldir

      Ele é agradável visualmente mesmo. Mas passa uma sensação tão grande de ser estreitinho demais…. Mas sem dúvidas é engraçadinho, sim.

      • thinkt4nk

        E é. Na verdade o Up é estreitíssimo, o que o deixa muito interessante pra quem tem garagens problemáticas em prédios. Vejo mais como vantagem, considerando a proposta do carro (andar sozinho ou em no máximo 2 pessoas).

        • wagner

          o carro up foi feito para solteiros

        • Edson Roberto

          O problema é que esse carro sofrerá inicialmente certo preconceito pelo fato de ser "compacto". Muitos irão falar que isso é um problema. O brasileiro quer carro compacto para tudo… não a toa a VW fez o que podia para agradar.

          • DCald

            A galera quer um carro pra levar 7 pessoas, mais mudança e equipamento de pescaria…. tudo isso pra andar a 12km/h sozinho e isolado atras das fitas isolantes nos vidros…. hehehe

          • ALVIN1982

            Já que a VW aumentou o comprimento dele, ela deveria aumentar a largura em pelo menos 15 Cm para dar mais conforto aos passageiros e estabilidade. Aí sim se colocasse um motor um pouco mais potente (quem sabe um 1.4 TSI de 120 cv) iria parecer um Kart (na estabilidade)… seria mais gostoso de dirigir.

        • diegogerman

          Concordo, 2 mil reais a mais num Gol resolve o problema. Só acho que o carrinho devia ser um pouco mais barato pelo tamanho que ele é… Mas, não deixa de ser mais uma excelente opção pra quem quer um carro urbano e que ocupe o menor espaço possível entre vagas de estacionamento, trânsito, e afins… Na minha cidade, João Pessoa, fiz um levantamento: Em horário de pico, 70% dos carros tinham apenas um ocupante. Sinceramente, nesses casos de que Brasileiro pensa que "não uso com mais de duas pessoa, mas é bom saber que posso levar 4" o pensamento é meio elitista e individualista…

  • mmcinza

    Pois é, eu tenho um Jetta Variant e o carro no console central (além das tradicionais saidas de ar) tem uma outra parecedíssima com essa. Aí eu posso escolher entre usar ela ou usar a digamos assim "tradicional-direta" e de fato, em dias de verão, não ajuda em nada essa saida na parte de cima do painel.

    Talvez em épocas do ano mais amenas, até funciona bem, mas no verão de 35 – 40 graus, tem que ser vento gelado direto ou sauna.

    • diegogerman

      A diferença é que no caso do Jetta Variant, esta saída de ar tem aletas direcionadas para as laterais superiores do painel. Meu Sentra também tem a dita saída, e elas são projetadas para desembaçar o parabrisa! No caso do Up, as aletas direcionam o ar para a posição central da cabine (para a parte traseira do veículo). A posição é a mesma, mas o direcionamento e função, são totalmente diferentes…

  • msouza91

    Sobre a central do up!, descordo em partes sobre a utilidade dela, embora ela não seja integrada ao painel, acho interessante as opções de computador de bordo naquela posição, sobretudo de consumo, acabando incentivando ainda mais a tocada mais econômica; mas ao meu ver, se for ter que fazer a opção, trocaria os auto-falantes, pois achei eles bem fraquinhos e distorcem com certa facilidade

    • Mas o computador de bordo mostra essas informações no painel sem a necessidade da central. E quer lugar melhor do que o painel pra mostrar alguma informação?

      • juca jones

        Uma pergunta… no up! com essa central, por acaso não fica exatamente na reta do fluxo de ar da saída central, visto que é inclinada?

        Se for isso mesmo, putz…

        • O ar acaba saindo um pouco acima da central.

      • poderiam comprar como 2° carro pra testar os novos logan ou o sandero parecem ser carros muito bons

  • ABorba

    Todo carro 0km gela bem, afinal o compressor é novo e está com a carga máxima de gás.

    • Não, no caso do JAC J2, que tem o mesmo tipo de central, demora muuuito pra gelar… mesmo sendo novo.

      • BituMattioli

        Chinese ride… haha

      • Vinícius

        Não concordo, Eber! Tenho um J2 e ele gela rápido demais, inclusive. Mesmo sem a peça central do painel voltada para o motorista e passageiro.

        • Mas aí vc precisa avaliar o ar do up! também para poder comparar. No meu caso eu andei nos dois e no up! é mais forte e gela mais rápido.

    • Rmx_ch

      Os da Renaut (Dacia) tipo Sandero, não gela nada, e o aquecimento demora pra esquentar, nesses carros de origem Romena esses componentes são bem Ruins.
      Já tive um Megane e gelava e esquentava muito mais rápido. Fora o compressor que nos Dacia fazem um escandalo!
      Agora tenho um Peugeot 508 e funcionam perfeitamente.

      • ALVIN1982

        É que a cabine deles são bem maiores que os comuns, tipo Clio… aí o equipamento fica subdimensionado e causa esse desconforto. Lembrando que são carros de baixo custo (aproveita peças de outros).

    • Gustavo Cruz

      Até onde eu sei, essa conversa de "carga máxima do gás" é balela. O gás, na teoria, não vaza. Se tá vazando é porque tem algum vazamento no sistema. A perda natural é mínima e não compromete o desempenho do sistema, claro, se feita a correta manutenção.

  • schweinerei

    Alguém (fora o Eber e galera do NA…) já viu algum rodando por aí?

    • BlueGopher

      É meio difícil…
      Até hoje só foram licenciados 530 up!s.
      É mais fácil achar uma pulga em cachorro de madame do que um up! na frota de 50 milhões de veículos brasileiros…

      • augusto__

        saindo do meu trabalho pra ir almoçar vi um vermelho, muito interessante e bem bonito!

        • MauroRF

          É bonitinho sim, mas muito pequeno, depois de vê-lo pessoalmente, achei ele mais caro ainda do que achava antes.

    • SAM

      Vi um RedUp ontem, para mim um carro pequeno demais para seu preco. Comecei a ver Agile, Etios e Onix com bons olhos a partir daquele momento.

      • Faça um test drive antes…

        • SAM

          Carro ridiculo pelo preco que cobram, nao precisa test-drive para perceber isso. Acharia um Fox 1.6 bem mais atraente e o dinheiro bem mais bem utilizado.

          • douglasedu

            Test Drive?

      • tmsales

        Concordo… Achei legal ser um projeto mais seguro, carro simpático e coisa e tal….. Mas acho que a VW tá maluca de cobrar o que está cobrando por esse carro…. PRA MIM irreal……

    • MauroRF

      Sim, aqui em Itapetininga-SP, vi um cinza rodando, não sei qual era a versão, mas visualmente, achei ele um nanico. Colocar 5 adultos nele é que eu quero ver. Quem quiser ficar na marca, melhor pular para o Gol ou o Fox nessa situação. Eu o indicaria para solteiros ou no máximo casal sem filhos.

      • wagner

        fox e o melhor up seria mesmo casal sem filhos

  • CanalhaRS

    NA matando a pau na avaliação do Up. Obrigado por mais essa curiosidade esclarecida!!!

    • Valeu!

      • Alvaro Guatura

        Eber, apenas faltando mais fotos, videos…. os textos e ideias dos topicos a serem mostrados estão otimos, mas está dificil achar imagens e videos da versao brasileira…. se fizessem isso o quanto antes seria um enorme diferencial, antes que seja mais do mesmo

  • Na minha humilde opinião, a saída de ar central é um incomodo. Afinal, se os passageiros da frente demoram a sentir o ar condicionado, o que dirá então dos passageiros de trás? Não é atoa que o carro foi projetado para descer os vidros traseiros até o talo. O ar condicionado em um dia de calor e com o veiculo cheio, se tornará um incomodo. Imagina varias pessoas no veiculo, com o corpo quente, conversando, vai virar uma sauna. Até o ar começar a gelar todo mundo ja morreu de calor.

    Sobre o sistema multimídia, é caro e a adaptação no painel fica de muito mal gosto, hoje em dia se encontra sistemas de GPS e multimídia com sincronização Bluetooth muito mais barato, e se é pra prender no painel ou com o suporte de sucção, prefiro comprar a central melhor por preço intermediário.

    Ainda sobre as centrais multimídias me parece que a da Renault no pacote techno Media NAV 1.2 + Sensor de estacionamento R$850,00 é a mais interessante oferecida no momento pelas montadoras.

    • thinkt4nk

      Como o ar vai escoar bem rente ao teto, provavelmente gela até melhor atrás.

      • Não sei se o que vc falou de fato ocorre na pratica. Mas até mesmo em veiculos com as saidas em seus devidos lugares, acabam comprometendo o refrigeramento de quem vai atras sobre essas condições que eu falei.

        Galera do Norte, Nordeste, e praianos, saberão nos informar com o tempo

    • Leandro1978

      Na Europa, a versão 4 portas possui janelas basculantes. O nacional que foi adaptado para ter os vidros móveis.

      Não gosto dessas telas "penduradas". A impressão que dá, é a de que "esqueceram" de projetá-la no painel. E olha que tem carros bema mais caros com tal "solução".

    • Não vai ser tão complicado assim como vc falou não… se enfrentamos um calor de 41 graus na rua e deu certo, acho que serão poucos os lugares do país onde ficará ainda mais quente que isso e o ar não dará conta.

    • Todos os carros da linha VW tem vidro vigia para descer os laterais traseiros até o final, quem faz economia nesse ponto é a Fiat, meu siena só desce um pedaço… serviço porco…

  • ctnmartins

    Ainda há quem ache diferencial comprar essas centrais xing incompletas por mais de mil reais!
    Se isso não bastasse, os alto-falantes originais são péssimos!
    Prefiro um carro com um bom sistema de som + um aparelho GPS à parte, pois temos mais qualidade por muito menos dinheiro.

  • Navaman74

    Será que essa saída central, em dias chuvosos, não ficará embaçando o vidro por fora?

    • JoaoMartini

      Mas se embaçar por fora e for um dia chuvoso é só ligar os limpadores ué..

    • thinkt4nk

      Pelo que parece ela não pega o pára-brisas. Atinge o início do teto, com o Eber citou.

    • As aletas são inclinadas pra trás, desviando do vidro.

  • Rodolpho

    Brasileiro adora uma "penteadeira" cheia de penduricalhos…. E aceita pagar caro por isso.

    Ainda bem que o Eber não aceitou… Mesmo sendo um carro para avaliação.

    • bourgelat

      Boa , rsrsrs…

    • douglasedu

      Eu acho totalmente dispensável, pois o computador de bordo trará todas as informações necessárias.

      Hoje em dia os celulares já tem GPS. No meu caso tenho o tomtom que não me deixa na mão.

      Abs.

      • jaderf

        Cara, você comprou o tomtom para celular? Android? saiu muito caro? nao consigo achar um APP de gps que preste pra celular…estou usando o CoPilot GPS , mas nao fui muito com a cara dele nao…

        • RX8

          Tem o Sygic p/ Android e OS no "0800" se é que vc me entende, que usa no mapas tom tom 3D show de bola , mostra até o prédios, montanhas etc…

  • HugoCT

    Esse carro vai ter o mesmo destino do Fox, daqui a uns 3 anos reestilização e o interior todo reformulado, essa lataria aparente não me agradou nem um pouco. Quanto ao NA cada vez se mostrando um dos melhores sites automotivos do brasil.

  • O_Corsario

    Interessante, é bem coisa de engenheiro mesmo, o mais importante é refrigerar a cabine, não dar a sensação de que está refrigerando a cabine, mas não sei se acho isso legal, teria que testar, pois o vento gelado na cara realmente é gostoso.
    QUanto à central, também achei um sistema idiota pq te cobra duas vezes, quer dizer, vc tem que pagar para ter a "pre-disposição" para daí pagar de novo pela central. De qualquer forma, como a proposta foi testar o carro completo, acho que fará falta. QUem sabe mais para o meio do ano vocês não compram? Eu tenho muita curiosidade sobre este item e acho que seria importante testá-lo.

    • José nun

      Olha, eu particularmente não gosto de forma nenhuma vento gelado diretamente no rosto, prefiro de forma indireta, ou seja, o ar frio para cima para refrigerar.a cabine em si.
      E sobre as ''centrais multimídia'' nos carros de entrada,já se pode considerar um grande avanço, em outros tempos nem por opcional sequer existia…

      • douglasedu

        Concordo com relação ao Ar condicionado diretamente no rosto. Incomoda pacas.

    • Gustavo73

      Realmente a função é muito importante. E isso ele faz. A BC já tinha falado que era eficiente, mas como você disse a sensação do ar gelado é sim muito boa. Principalmente logo que se liga o ac.
      O M&M concordo que seria interessante testar. Por menos de 700 reais valeria, mas por 1200 + "instalação" não rola. Mesmo sabendo que ele é mais que um GPS, duplicado informações do computador de bordo (provavelmente de maneira melhor) e ter até ecoometro(não sei se está escrito corretamente) não acho que valha.

      • O_Corsario

        Também não acho que valha para o consumidor, assim como não acho que valha a pena o Up BRW. Mas a proposta do teste é mostrar todas as funcionalidades do carro e esta com certeza é uma das que mais despertam curiosidade.

        • Gustavo73

          Entendi, mas acho que o da NA não veio com a possibilidade de instalação do dispositivo. O High up que vi tinha uma tampinha trapezoidal na área livre à frente da saída central. Deve ser ali que se encaixa a central.

          • O_Corsario

            Isso, ele mostra nas fotos, o deles não tem, achei que desse para posteriormente instalar. Provavelmente dá, mas por um custo e risco muito alto.

    • Eu fiz um vídeo testando e acho que ela é pior que o mylink. A tela é pequena, o touch é do tipo resistivo (a do iphone, galaxy s é capacitivo): tem que socar pra funcionar e é bem simplezinha, poucas funções, etc. Acho que o Eber postará com o vídeo de detalhes.

      • Gustavo73

        Tela resistiva?! Ai não dá.

        • Olha, não cheguei a olhar as especificações mas me parece ser.

          • Gustavo73

            Dudu dá para perceber só no toque. Pelo seu relato parece ser sim.

      • Pedro

        A tela do MyLink também é resistiva, mas nada que comprometa a usabilidade. Única coisa que não gosto no MyLink (no caso do Onix, especificamente) é não poder controlar as músicas enquanto se usa o GPS, já que não há controles no volante. De resto, é só alegria.

    • Tecnicamente falando, a melhor maneira de gelar rapidamente a cabine é mandar o ar gelado para baixo. É uma questão simples de fisica, você manda o ar gelado e mais denso para baixo, isso vai expulsar o ar quente e menos denso pela janela. Pelo que entendi a intenção do UP é resfriar o ar da cabine… Mesmo assim o ar condicionado do UP deve ser suficiente…

      • visanpai

        Claro, até por isso os ar condicionados são todos instalados nos pisos e não próximos ao teto, tá serto!

  • VININITEROI

    O volante parece igual ao do Fusca, é mais fino tambem ?

    • msouza91

      Eu achei bem fininho

    • Gustavo73

      Não sei se mais fino, não vi o do Fusca. Mas deve ter um raio maior.

  • GUGASP

    Essa central multimídia do up! é simplesmente ridícula, carrinho novo, todo moderninho e um treco desses pendurado no painel…gambiarra feita às pressas.

    • fip_mengo

      Se você achar algum espaço no painel pra colocar uma tela de 5 polegadas, por exemplo, me avise!

      • GUGASP

        Te avisar?
        Essa gambiarra vai ser um sucesso como moeda de droga nas favelas do RJ etc.

        • fip_mengo

          Nossa, o do Audi A6 é gambiarra também né? porque também é pendurada

          • GUGASP

            Audi A6, BMW, Atlantis da Nasa…gambiarra é gambiarra, meu caro. E essa do up! é uma também, não tem outro nome para dar.

        • Gustavo73

          Será? Ela pode ser removida, e não funciona em outro carro. Fora que tem que ter a pré disposição para oa CMM. Mas concordo que poderia ser feito de maneira diferente.

        • Leonardo

          Se esquecer de retirar a central ja pode se preparar!!!
          PREJUIZO na certa!!!

  • bedotRJ

    Não cheguei a achar que essa saída de ar central fosse, de fato, impedir a refrigeração da cabine. Esperava uma solução melhor, mas essa não chega a comprometer o carro. O problema é que nas versões com Maps e More o fluxo de ar frio (ou quente, afinal existe inverno) irá direto na parte de trás do aparelho, comprometendo sua vida útil. O mais correto teria sido aproveitar aquele espaço morto que existe no console central prá acomodar os comandos de ventilação e o som e, no espaço destes, meter o multimídia integrado ou saídas de ar centrais. Mais convencional e mais eficiente.

    • JoaoMartini

      Deviam ter feito igual ao Novo Fusca. Um rádio 2 din tipo do Fox no meio, saídas verticais ao lado do rádio e os comandos do AC em baixo.
      Apesar de que ficaria muito grande para o porte do carro, achei que ficou bem harmonioso e limpo assim.

    • Creio que ar frio em um equipamento eletrônico não reduz sua vida útil, pelo contrário. Não é por isso que salas cheias de amplificadores de alta potência, em locais de shows, são refrigeradas no talo?

  • VZS

    Eber, mas a saída de ar não fica interrompida pelo infotainment quando o mesmo está acoplado ao painel? Me parece, num primeiro momento, que ela obstruiria bem a saída central. Confere?

    • O ar sai por cima da central.

  • xrs250

    Bom se gelar bem está valendo. não interessa onde é a saída de ar , mas eu confesso que achei que não ia gelar…

  • duhehe

    Eber, ainda falando do ar, como o motor se comporta quando o ar esta ligado ?

    O peso do compressor pesa muito e faz o desempenho ficar sofrivel ou a condução continua boa só piorando o consumo pelo fato de precisar acelerar mais para ganhar velocidade ?

    No Fox 1.0 40 com ar e DH, em alguns casos o carro não sobe nem ladeira.

    • Sim, pesa bem, como os outros 1.0.

  • ENVEMO

    Sejamos diretos: a VW terá que modificar este painel em breve, o sistema não funciona corretamente em situações críticas (norte e nordeste do país). Acabei de fazer o test drive no novo compacto em Salvador e o ar não dá conta do recado, especialmente por não poder ser direcionado. Para quem usa o carro para almoçar e voltar ao trabalho o sistema é praticamente inútil, pois somente após 5 minutos parei de reclamar com o vendedor, e é a distância que percorro do trabalho até o local onde almoço, mas os 3 ocupantes que estavam apertados no banco traseiro, não sentiram o funcionamento do ar-condicionado. O compressor é exatamente igual ao do Fox (Bluemotion) e a diferença a favor do modelo antigo modelo é expressiva, gostaria de saber de onde o NA tirou esta informação. O sistema é muito barulhento, o que não quer dizer que seja pelo maior volume de ar, mas o do Fox também é, assim como todos os compactos. A impressão, que não pode ser comprovada, passada através da avaliação de que a cabine gela muito, pode ser explicada pelo menor volume, especificamente quando comparado ao Fox e até mesmo o Gol, o carro é pequeno.

    Isto será um ponto de bastante debate até a mudança do painel. O sistema não funciona no nordeste, especialmente para quem anda com o carro cheio, e não é só por causa do ineficiente difusor central, o compressor parece armar e desarmar com frequência quando o motor é solicitado no anda e para da cidade, isso também pode ser medido com a instalação de uma luz vigia que acenda durante os testes. Com o carro parado (trânsito das cidades), as entradas de ar dianteiras podem não ser suficientes para a nossa realidade, outro ponto que deve ser corrigido na breve atualização que o modelo fatalmente terá.

    Sugiro que o NA tenha muito cuidado com este ponto, o carro é bom, mas precisamos ser críticos. A próxima informação que deve ser contestada é a do baixo custo de reparação, a carroceria com aço de alta e ultra resistência não faz milagres e o minúsculo cofre do motor deixa pouco espaço para deformação fazendo com que componentes mecânicos, como o próprio compressor do ar, sejam facilmente danificados. Que tal verificar o preço das principais peças de reposição, incluindo radiador e condensador, apoios do motor e compressor do ar? Outro possível problema é a posição do número do chassi, muito próxima da extremidade direita do carro, os especialistas devem ser consultados a respeito.

    • PKuster

      Perfeito o seu comentário. Já tinha comentado isso na primeira matéria do NA sobre o up!.
      Tenho certeza absoluta que a modificação daquela saída de ar em cima do painel, será uma das primeiras que sofrerá o modelo no Brasil. A Volkswagen bem que poderia ter se antecipado, já que o up! sofreu várias adaptações para rodar no nosso País.

    • DaysanF

      Concordo totalmente contigo!

    • Não falamos que o compressor foi modificado para ser colocado no up!, falamos que ele é mais forte do que seria em um carro pequeno e de entrada. Como vc falou que é o do Fox, aí está a resposta…. é de um carro com interior um pouco maior, daí a sensação de que ele é bom para o tamanho da cabine.

      Sobre você sentir calor no test/drive, eu confesso que não sou daqueles que exigem ar condicionado trincando de frio, como o pessoal aí da Bahia. Quando vou aí e ando de vans de transfer, até reclamo de estar muito gelado. É exagero.

      • ENVEMO

        Pegamos um trecho engarrafado que foi um tormento, apostaria tranquilamente que a mudança do painel do novo VW acontecerá mais rápido do que a mudança do painel do Etios. Veremos…

    • MG2004

      Com todo respeito ao articulista. O carro é pequeno e a cabine também, naturalmente um compressor normal de ar-condicionado seria capaz de, em uma cidade com um clima menos quente como São Paulo, fazer "não sentir calor".
      Eu acho que se colocassem um compressor e ventilador maior, como diz o artigo, mais potência seria necessária, o que seria irreal para a proposta do veículo de ser econômico e não lerdo demais na cidade.
      Por essas razões discordo da afirmação de utilizarem um compressor de ar-condicionado e um ventilador maiores.
      Estou na região norte e não tenho dúvidas de que o ar-condicionado será insuficiente para proporcionar conforto térmico a mais de dois ocupantes.

      • ENVEMO

        "não tenho dúvidas de que o ar-condicionado será insuficiente para proporcionar conforto térmico a mais de dois ocupantes.

        Faça o teste no carro, como eu fiz, e tire suas conclusões…

        Tenho sempre dúvidas.

        • ALVIN1982

          Pelo jeito se você comprar o Up! vai ter que comprar aquele ventiladorzinho de Kombis e Camioneiros… rsrs…

    • Angelo_Jr

      A próxima informação que deve ser contestada é a do baixo custo de reparação, a carroceria com aço de alta e ultra resistência não faz milagres e o minúsculo cofre do motor deixa pouco espaço para deformação fazendo com que componentes mecânicos, como o próprio compressor do ar, sejam facilmente danificados. Que tal verificar o preço das principais peças de reposição, incluindo radiador e condensador, apoios do motor e compressor do ar?

      essa informação já foi divulgada pelo CESVI, eles bateram o carro e verificaram o preço das peças quebradas, e ficou como um dos mais baixos.

      • ENVEMO

        Você confia no CESVI? O JAC já teve o menor custo de reparação, mesmo não tendo peças de reposição, aliás, mesmo após absurdos aumentos de peças, ele continua entre os primeiros… Na prática as coisas funcionam de maneira diferente, especialmente para o consumidor.

  • AmmmmmP

    A preparação para se ter a central, com ou sem tela de GPS, custar 100 nos mais caros e 620 nos mais baratos tem nome: oportunismo, exploração da ingenuidade do consumidor, termo previsto em código.

    A preparação ou o chicote eletrônico da central é o mesmíssimo não importa a versão. Isso é induzir o consumidor, empurrar mesmo, para versões mais caras. Essa prática é antiga no Brasil. Até Ar Condicionado é mais barato nas versões mais caras e caríssimo nas mais baratas…. um horror.

    No mais, o up é uma evolução da Kombi. Só colocar o painel de um e de outro lado a lado, são iguais!

  • DaysanF

    Esse é o painel do carro top de linha?

    Putz… e tão fazendo tanto alarde com esse carrinho… Painel feio… se fosse chinês essas saídas de ar tava todo mundo criticando… Mas como é uma Mercedes… ops digo VW (quase isso no Brasil)…. pode e só tem elogios…

    Carrinho sem sal!

    • fip_mengo

      quem tá elogiando?

    • Willian

      Bonito mesmo é o painel "futurama" dos Hyundai HAAHAHAHHAAHAHHA

  • bilharinho

    A questão da saída de ar é fato concreto. É ridícula, ponto negativo para o carro. O ideal é deixar o ocupante escolher como prefere o fluxo de ar. Até no Mille que era o rei da economia podia-se regular o fluxo de ar. Agora, no próximo post sobre o Up! o NA poderia comentar mais sobre o interior como um todo.

    • fip_mengo

      Virá o vídeo de detalhes em breve!

  • DaysanF

    Tão adaptando as telas xing ling nos carros… e o brasileiro adora…

    Já vi neguim deixando de comprar um NEW FIESTA para pegar um onix por causa da tela xing ling… É por isso que essas montadoras literalmente montam no consumidor brasileiro!

    • JulienAvril

      Se fosse pela central do 208 até entendo, pois a do onix é ruim demais!
      Agora pior ainda é o new fiesta que não tem NADA !

      • DaysanF

        Sinceramente… Por quase o mesmo preço que se comprou este up… Vc compra um New Fiesta com motor 1.5…

        Se o Brasileiro tá tão doido por um xing ling na tela…. é de se considerar…

        E o Fiesta 1.6 tem um sistema de som bem legal… Controle por voz etc… O que acho que seja bem legal… Poderia ter o mesmo sistema do argentino (sem dúvida)… O cara deixou de comprar um New Fiesta com controle de estabilidade, tração e rampa… motor 1.6 130cv, carro completinho… por causa de um xing ling na tela… por isso digo… O mercado é definido pelo consumidor… e o brasileiro é o mais bobo deles!

      • DaysanF

        Nada em relação ao uma tele multimídia colorida né?

        Pq em relação a equipamento não tem nenhum carro no Brasil até 50mil reais… que chegue nem perto do que o New Fiesta oferece… E estou falando em equipamentos importantes para te manter vivo (o que é importante em um país onde morre mais gente de acidentes no mundo)… Então ele não tem NADA de Telinha xing ling mesmo….

        Mas tem o que nenhum outro carro tem… e isso pode te manter vivo… pode ter certeza… POr isso que esse mercado não muda… Pq o Brasileiro valoriza coisas sem valor… Vamos mudar primeiro a segurança dessas carroças… ai depois nós vamos atrás de roda bonita, telina xing ling, cromadinho em algumas partes etc……

        • JulienAvril

          Falando em equipamentos importantes para te manter vivo, você viu algum Crash test do New fiesta nacional?
          O mais importante de todos é a estrutura do carro.
          Não adianta ter 7 airbags se a estrutura não presta!
          O mexicano conseguiu 4 estrelas, no latincap (Que tem um teste muito mais porco que o Euroncap).
          Já o brasileiro não boto muita fé, graças ao nivel de depenação do mesmo!

          O primeiro passo não é ter 7 airbags em todos os carros, e sim levar os testes de colisão a sério.
          Coisa que na Europa e EUA são levados a serio, vide IIHS e Euroncap.

          • DaysanF

            Meu amigo… Vc leu realmente o post?

            Vc quer dizer quem o ESP não salva vidas?

            Dá licença…. PAREI por AQUI!

    • Também tenho um amigo que fez isso. Disse que no Onix vinha a telinha, mas no Fiesta não.

    • Willian

      Xing ling de onde? Essa tela está no Up! Europeu desde o começo.

  • Fernando

    O que não dá para entender é o preço da central multimídia do HB20, que está em R$ 2.550,00!

    • RX8

      Haaaaaaaaa!! tem certeza que vc não sabe porque a CMM do HB20 custa 2.500 Dilmas? Vou quebrar essa pra Vc, Simplesmente porque é a mais moderna do Mundo! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

  • Fabiano

    E pensar que nos anos 80 os carros nem ventilador tinham (Fusca…) e os que tinham (Chevette, 147…) tinham apenas uma tecla de liga e desliga… ar gelado? tinha de abrir o quebra vento (ventarola) mesmo… ar-condicionado? artigo de luxo somente em Laudau´s da vida…

  • AdmSC2003

    Como assim, "não sobra espaço para mais nada na parte central do painel, fora o sistema de som original do veículo"???? O que os controles do ar condicionado estão fazendo naquela posição??? Por que não encontraram uma forma de colocá-los logo abaixo do sistema de som???? Quanta economia porca!!!! Pra mim, isso aí é o ETIOS da VW.

    • DaysanF

      Como eu disse se fosse um chinês o comentário teria sido outro… E não "faltou espaço"…

      Isso é uma engenharia porca… Cheio de gambiarra (tela multimídia)… Sinceramente… Podem criticar o que for (pq é VW e ninguém pode falar)… Painel simples demais… Tinha espaço para colocar as saídas de ar e o multimidia sim… olha o vão entre painel e a marcha…

      • Por favor não nos acuse de sermos favoráveis à VW, pois não somos. Não sobra espaço no painel DO JEITO QUE ELE FOI PROJETADO… não que não sobre em todo o resto.

        • DaysanF

          Então o problema é no projeto do carro… que não dimensionou de forma à atender as necessidades do consumidor… Assim como muitos chineses, como o próprio ETIOS… Então é uma falha grave em um carro que será comercializado em um país tropical… Merecia ser melhor observado essa falha….

          Sei que vcs não favorecem… até pq sou leitor a muitoooo tempoo… E continuo aqui pela imparcialidade…

          • Obrigado! Tentamos mesmo ser o máximo imparciais possível…. valeu.

  • jackson_sch

    "Primeiro temos de analisar o porque desta saída ter sido feita assim. O caso é que o up! é um carro compacto e seu painel também é pequeno. Com isso, não sobra espaço para mais nada na parte central do painel, fora o sistema de som original do veículo". Discordo com esse comentário, afinal o Mille também era compacto e tinha 4 saídas, bem como o antigo KA, o QQ, ou seja, falar que tem somente 2 saídas de ar laterais porque é compacto, não está correto.

    • Não sobra espaço no painel DO JEITO QUE ELE FOI PROJETADO… não que não sobre em todo o resto.

  • Anderson_sp

    Deveria ter o espaço desde as versões básicas para a instalação do GPS.

  • Froid_Dalton

    Ar condicionado é um dos itens mais importantes atualmente, pois o calor tá terrível.

    A VW sem dúvida terá que bolar uma saída central direcionável pra esse carro. A saída central(ou saídas) é muito mais importante que as demais. No meu C3 a saída lateral é quase irrelevante, por ter o fluxo de ar "bloqueado" pelo aro do volante. As duas centrais eu direciono pro meu rosto quando estou sozinho e assim fico sussa. Muita gente vai deixar de comprar o carro por causa desse detalhe.

  • caique313131

    O princípio da convecção também se aplica ao habitáculo de carros, portanto, levando em conta apenas a posição da saída principal de ar, esse ar deveria refrigerar o ambiente de uma maneira muito mais eficiente do que em 99% dos carros oferecidos no mercado.

    • Froid_Dalton

      Depois de um tempo funcionando, não tenho dúvidas de que ele deva ser muito bom, o problema são os primeiros instantes, quando vc entra dentro do carro depois de o mesmo ter ficado sob o sol(podemos chamar de sauna sobre rodas). É nesses instantes que queremos jogar o ar gelado na cara.

    • dumaluf

      A teoria é assim mesmo, vamos ver se na pratica realmente funciona a tal da convecção …. detalhe, no novo Uno mesmo tendo 4 saidas tmb demora um pouco para gelar devido a estrategia de liga / desliga do compressor economizar combustivel …

  • André Luiz

    Acabei de vir do test drive do UP! é um carro bom… Mas tenho que dizer que falta eficiência no sistema de freios, não estou exagerando, mas o sistema de freio da Fiat, por exemplo é mais preciso, mesmo sem ABS ( eles são mais sensíveis), com isso acaba passando certa segurança para o motorista. E o motor também merece atenção melhor em baixas rotações, por ter 12 válvulas, acaba perdendo muito folego, ( em certas ocasiões, como depois de passar em lombadas, ele pedia até 1º marcha.
    Minha conclusão:
    É um carro que tem a dirigibilidade muito parecida com a do Fox. Posso afirmar que são idênticos no comportamento dinâmico ( o que não é nenhum demérito, muito pelo contrario), suspensão muito bem calibrada, é bastante estável e confortável ao mesmo tempo. A direção é muito prazerosa, muito boa para manobrar. e em altas velocidades você sente ela firme… mas como disse antes, só não gostei dos freios e do motor em baixas rotações, que para mim incomodou muito.

    • phaelrj

      mas a modulação de freios é uma questão bem pessoal, eu tenho uma palio e não gosto de encostar e o carro quase "travar" as rodas…..prefiro uma modulação menos sensível no freio…..

  • Galera do NA, dúvida para vocês que já possuem um desses:

    Não há opção de instalação de vidros elétricos traseiros nem na concessionária como acessório?

  • oscar_fr

    Quem tem sanidade de colocar R$40.000 nesse carro? Precisará colocar ainda mais R$1.200 para ter o GPS e ficará com motor 1.0! É muito melhor você optar por um 208 Active Pack que por volta de R$43.00 oferece um GPS de fato integrado ao carro e não como no Up, um motor muito mais forte e muito mais conforto.

    • Gustavo73

      Esse carro só vale até uns 34 mil.

      • oscar_fr

        Como todo popular, mas mesmo nesta faixa eu veria o que conseguiria em um Renault Sandero, pena que este fica bom só no 1.6 tenho dúvidas que o 1.0 dê conta.

        • Gustavo73

          O Sandero seria uma boa opção. Principalmente se o comprador precisar de espaço. Uma amiga tinha um 1.6 e dizia que era bom. O Up cabem no máximo dois adultos atrás e ponto. Fiz o teste e tenho 1,75. Gostei do que vi no carro, dentro da proposta e dos concorrentes. Mas tem que esperar essa fase de lançamento. Em 2010 pediram 35 mil no lançamento do Novo Uno 1.0 com ar condicionado direção e trio. E naquela época se comprava bem mais com esse montante de dinheiro.

    • MarcosBittencourt

      mais 4 mil leva teto panoramico.

  • Julia

    Eu até achei legal a saída de ar ser perto do maps e more, geralmente os GPS ficam assando e podem até estragar, estando perto da refrigeração, a durabilidade dele será maior.

    • DaysanF

      hEHEHE ai quem assa é vc!!!

  • ediomardiego

    Quem lembra do tempra e do marea que tinham saída de ar na parte superior do painel e na frente também?pra mim um dos melhores sistemas de climatização em carros nacionais,especialmente o do tempra que foi o primeiro ar digital em um carro nacional,gelava demais aquele conjunto.

  • CoroNeL

    Esse GPS pendurado é completamente ridículo…
    Pra fazer isso eu compor por R$ 80,00 GPS com TV ainda.

    Acho completamente infundado lançar um carro com "sistema multimídia" sem GPS no mesmo… ridículo!

  • Não tem espaço pra saída de ar mas o porta treco é maior que o porta malas. Perfeito.

  • Rodrigo

    Ou seja… Ridículo!

    Esta saída de ar para rodar aqui em Recife?

    Não, muito obrigado!

  • jkpops

    duvido ele galar igual ao ar do opala diplomata aquilo sim era uma deliciosa geladeira pra que gosta do ventinho frio no rosto

    • Adriano_Silva

      Até hoje acho uma das melhores saídas de ar "posição".

  • Adriano_Silva

    Ou seja, sensação de frescor….. passa bem longe srrsrsrsrs.
    Mas afinal de contas, quantas pessoas cabem no banco de trás? Pessoas grandes ficam bem acomodadas?

    • Gustavo73

      Adultos no banco traseiro cabem dois. E só.

  • Leandro

    Espaço para a saida de ar central tem…mas não quiseram colocar por algum motivo $$$$$……. que nem imagino qual seja.

    E o banco traseiro? Tive a impressao que apenas esticaram o carro, mas não alargaram.

    • Rajeneesh

      Bingo!

  • fpfor

    Se é difícil com essa saída, nessa posição… IMAGINE só com o sistema Maps and More atrapalhando a saída de ar.

    A cena é triste

  • Rajeneesh

    Não acredito que não fizeram nem umas saídas de ar decentes. Quanta chinelagem do setor de projeto hein………..

  • lcac123

    juro como eu NUNCA tinha percebido isso! hahaha

  • CharlesAle

    O carro,assim como o Ka,será um modelo ame-o ou deixe-o.Justamnte por essas falhas da VW,como esse painel extremamente simples(sejamos justos,é mesmo,mesmo no completão)e seu desenho que ora agrada,hora desagrada……….

  • Mas com o Maps & More bem na frente da saída do ar, isso não prejudicaria a circulação?

  • tulio

    Eu vejo nos comentários muita gente reclamando nos comentários que o carro é pequeno, simplório.
    Ora esta é a proposta um carro de entrada, se querem um carro mais sofisticado, sem "economia porca", esta não é a sua categoria.
    O carro poderia ser melhor? Claro. Mas pela proposta até que tem alguns atributos que os concorrentes diretos não tem, ainda que invisivel aos olhos hehe No mais apesar dos apesares ma parece um carro honesto no que se propoe, ainda que caro.

  • Fellipe

    Ouvi falar, então não há muito fundamento cientifico no que vou dizer. Portanto, não xinguem, não é a minha opinião.

    Essa entrada foi desenha para ser de baixo custo e em casos de chuva, resfriar uma boa parte do para-brisa… evitando assim que embace. Pois o "ventilador" desse Up! tem menos eficiência.

    Não sei se é verdade, mas está provado que não presta.

    • teles

      não presta???

  • Deivid

    Cada matéria que eu leio eu crio mais nojo pela gambiarra UP!
    Que porqueira essa redução de custo com difusores de ar.. Se para o motorista, o ar apenas 'refresca', quem fica atrás provavelmente sofre.

  • Limelight

    As vendas do Up! devem estar indo bem, pois as vendas do Gol caíram. E, por essa ninguém esperava, quem deverá assumir a ponta é a "Fiat Starada". Essa a VW não tem como bater.

  • capitain_sky

    O grande pecado das fábricas "brasileiras?" é fazer versões "iguais" dos carros, poucos itens visuais diferenciam o básico do luxo, e o pior é pagarmos caro por isso e ainda ter de procurar o mercado paralelo para ter algo diferente, enquanto lá fora quem paga mais por determinado modelo, realmente leva algo diferente, com garantia e tudo. Bom exemplo nos EUA o fiesta e o fiesta rs, citando um modelo que existe aqui.
    Uma história que aconteceu comigo na época em que eu trabalhava numa concessionária Fiat de SP quando o Palio acabou de ser lançado:
    Chegou um Palio 1.6 16v , que o dono comprou novo no mercado paralelo no interior de Goiás, reclamando de motor sem potência, examinando, por fora os logos e parachoques pintados e por dentro a forração eram do 1.6, ao abrir o capô o motor era 1.0, checando pelo nº do chassi era um modelo 1.0 que se acidentou durante o transporte. Resumindo o cara comprou um carro novo falso e batido!
    Me pergunto quantas lojas hoje pegam modelos básicos, equipam com peças paralelas e vendem como originais completos!

  • Betto Don

    Em dias muito quentes é até recomendável não entrar num ambiente muito mais frio com muita RAPIDEZ, a aclimatação nesses minutinhos vem a calhar.

  • Junior

    Acho um marketing muito bom esse! E quanto não ter espaço no painel por ser pequeno não tem nada a ver, uma coisa pequena como o primeiro Ka ou o Renault Twingo tem saidas de ar normais… vocês poderiam usar o minimo de bom senso e falar que é pobre mesmo e é economia mesmo…

  • dsgdude

    Gosto sempre do interior do carro bem gelado, mas detesto o fluxo de ar direto em mim. Portanto, acho a solução muito boa. Acaba ate o jogo-de-empurra com o passageiro ao lado, quando nenhum dos dois gosta de receber diretamente o vento.

  • Junior

    É brincadeira dizer que não há espaço no painel para as 4 saídas de ar porque o carro é pequeno … Será que celta, picanto, pálio, etc também não são pequenos e tem as 4 saídas de ar no painel . Com certeza foi economia da VolksWagen pois se o painel fosse melhor desenhado caberia sim as 4 saídas de ar. Em todos os automóveis os botões de ar condicionado ficam abaixo do painel, no prolongamento da console. Foi com certeza mais uma economia porca que vai matar de calor o pessoal do nordeste.

  • José

    Uma das coisas que eu gostava no Gol G4 era o ar condicionado que gelava muito bem.

  • Edite

    Fiz o teste drive no move up! o pequeno carro eh muito bom, excelente posição de dirigir, direção elétrica muito leve em manobras e precisa. O ar-condicionado com saída central funciona perfeitamente. Discordo que a central multimídia não vale a pena, vale sim, fazer e receber ligações com segurança e conforto vc tem acesso a agenda e ligações feitas, gps facílimo de operar e possibilita ter acesso a várias informações úteis, a posição da tela esta perfeita. Sem dúvida alguma eu compraria o up! Equipado com Multimídia .

  • Naka

    Fiz um test-drive no Up e o carrinho superou as minhas expectativas. Realmente falta aquele direcionamento de ar do lado direito quando você acaba de entrar no carro, mas pelo menos, o ar que sai é muito gelado mesmo e o ventilador grita meio alto. Achei o barulho do motor agradável, é um ronco mais grave que os 1.0 de 4 cilindros. Às vezes vibra um pouco em baixa, mas nada grave. O volante é extremamente leve e não tive oportunidade de sentir se ele é progressivo. Quanto ao desempenho, foi o 1.0 mais forte que já dirigi, tive a impressão que é mais forte que o do hb20. O porta malas é bem fundo sem aquela tampa "save". As portas são bem pesadas, e fecham com um som abafado, por causa do duplo emborrachamento, coisa típica de carros mais caros.

  • Naka

    A central maps & more mostra um gráfico de condução econômica e também conta com mostradores do computador de bordo, o que é bem interessante e mostra que é um diferencial em relação à um gps comum, por exemplo. De qualquer forma tem o display no painel que também mostra informações do CB

  • marco carvalho

    Engraçado,quando foi lançado o J2 ,da JAC Motors, que tem uma saída de ar similar, ele foi muito criticado.Então gostaria de saber se a crítica a ele na época foram excessivas, pois não lembro de terem feito uma análise tão boa quanto esta do UP,.

  • Hudson Sebastiao

    se passar up e etios na peneira , nao sobra nem uma carroça . todos dois tem painel meia boca ´´ A ECONOMIA E A BASE DA PORCARIA ´´

  • marcos nogueira

    Nao me preocupo com esse empurra da vw com seus clientes,pois nao gostei nem umpouco do carro e phoda se a saida de ar dele.

  • Rod

    Eber, é possível fazer uma avaliação do Up a moda antiga? Com vídeos, fotos….

  • André

    A explicação de que não tem espaço, mas para solucionar o problema colocaram um propulsor mais forte… Sei, dona Volkswagen. Isso pra mim tá com cara de contenção de despesas. Vão retirando ajuste de altura do cinto de segurança, repetidores de seta (que de um tempo pra cá solucionaram colocando-as nos retrovisores, não precisando mais fazer furos na carroceria). Em carros muito menores as saídas de ar centrais estão lá, como o Smart Fortwo e Geely GC2, fora em key cars japoneses. Já no JAC J2 e agora no UP, voilá. Em dias quentes, com o sol batendo no para-brisa, não tem a menor condição. Passo (e esse é o principal motivo).

  • plataototeles

    vai micar

  • jackson_sch

    E quem não tiver ar condicionado no carro, como fica? Única solução será andar com os vidros abertos.

  • dumaluf

    AS vezes inventar é piorar o produto, pra que reinventar algo que funciona muito bem como as 4 saidas …. assim como Etios, o painel conta pontos e nesse caso é super negativo.

  • Augusto

    Condicionador de ar condicionado não é ventilador, portanto, ao usá-lo, os difusores devem estar apontados para cima. Assim também aproveita-se o fato do ar frio sempre descer, e a refrigeração se tornar homogênea.

    Num site sobre carros, todos já deveriam saber disso.

  • Márcio Gomieri

    Srs., boa noite. Quando o veiculo é equipado com o MAPS&MORE, a tela desse sistema nao TAMPA o fluxo de ar que sai da saida central do painel?

    Abraços,

    • Will

      olá, não atrapalham não pois comprei o meu e fiz esse teste. O ar vai para cima e depois se disperça pelas laterais do veiculo. Alem de deixar o aparelho MAPS&MORE sempre ventilado :D rsrsrs at mais.

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