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Avaliação 365 – Revisão de 10.000 km do up! – Concessionária ainda não “sabe” fazer alinhamento/balanceamento

volkswagen-up-revisao-700x525 Avaliação 365 - Revisão de 10.000 km do up! - Concessionária ainda não "sabe" fazer alinhamento/balanceamento

A revisão de 10.000 km do nosso Volkswagen up! teria tudo para ser feita sem maiores problemas. Afinal, são feitas poucas coisas: troca de três litros e meio de óleo do motor (5W40), filtro de óleo, bujão de escoamento e filtro de combustível, a um valor de tabela de R$ 236, divididos em até quatro vezes no cartão.



Valor mais alto que o site, pra variar

Parece que é quase uma regra, independente da marca. Quando vamos fazer uma revisão a concessionária tenta cobrar mais do que o site da montadora indica. Na hora de deixar o up! na loja, o valor que nos foi passado foi de R$ 271.

Tinhamos aceitado a inclusão de um produto para colocar no reservatório do limpador do parabrisa por R$ 6, que seria para melhorar a visibilidade, mas ainda assim o valor estava acima. Reclamamos que o valor do site era de R$ 236, mas o consultor disse que o up! leva mais óleo no motor do que os outros modelos 1.0 da marca. Dissemos que isso não tem muito a ver, pois o preço que citamos é para o up!, no site da marca, não para Gol ou Fox.

Quando fomos pegar o carro e pagar, a mesma pessoa fez R$ 230, pois afirmou que esse era o preço que tinhamos visto no site (na verdade tinhamos falado R$ 236). Tudo bem, fomos ao caixa da concessionária e então pedimos para pagar em uma vez no crédito. A moça do caixa então disse que no pagamento em apenas uma parcela tinhamos direito a um desconto adicional de 15%, baixando o total para R$ 197.

Ou seja, quanto aos valores cobrados, não temos nenhuma reclamação a fazer, ao contrário de nossa experiência com o Onix, em que as concessionárias queriam cobrar até R$ 700 por uma revisão, inserindo muitos itens não obrigatórios na conta.

Rodizio de pneus? Esqueça

Ao deixar o carro para fazer a revisão, questionamos o consultor da concessionária se não deveria ser feito o rodízio de pneus. Ele disse que sim, mas logo em seguida disse que não poderia o fazer, já que junto com rodízio de pneus tem de ser feito alinhamento e balanceamento e que a rampa de alinhamento e balanceamento da concessionária ainda não tinha o “programa” do up!.

Ou seja, seis meses depois do lançamento de um modelo “popular” e de entrada, a concessionária ainda não tem isso. Lamentável, visto que notamos que já existe uma quantidade boa de up! rodando nas ruas. Iremos então fazer o rodízio e também o alinhamento/balanceamento por fora, em um centro automotivo de confiança. Talvez seja até preferível, pois geralmente o preço do mercado é bem menor do que o cobrado dentro da concessionária.

3.0

  • Lucas de Lucca

    Como assim? Pra fazer só rodízio é obrigado balancear e alinhar?

    • oloko

      É recomendado porque o balanceamento é diferente das rodas dianteiras pra traseiras, se não estou errado, por isso que ao fazer o rodizio tem que ser refeito o balanceamento

      • Vitor

        Eu acho que não hein… o balanceamento é igual para as 4 rodas. Pode fazer o tanto de rodízio que quiser, o balanceamento não influi

        • oloko

          bom então retiro o ”se não” do “se não estou errado” hahaha

          • Piantino

            Talvez tivesse que realinhar devido ao desgaste ser diferente em cada um dos pneus. Mas o balanceamento, como é feito na roda fora do carro, não há nenhuma influência.

      • Pablo Lourenço

        Falou besteira.

        • Carfur

          E das grandes

          • Boris

            bem grandes

      • Quando o balanceamento feito é aquele em que a roda permanece no carro, no qual se acerta o centro de gravidade de todo o conjunto (incluindo discos ou campânulas), é imprescindível o balanceamento no rodízio. Quando a roda foi balanceada em máquinas externas, fora do carro, não.
        Já o alinhamento… se a geometria da suspensão está perfeita, não entendo no que o rodízio poderia ocasionar desequilíbrio. Só mesmo se houver uma roda amassada na traseira que vai para frente. Mesmo assim a solução não estaria no alinhamento da suspensão. Acho que foi mesmo só um caô do atendente da concessionária para justificar não fazer o rodízio.

        • GPE

          Corretíssimo

      • Carfur

        Viajou legal

    • Eng Turbo

      Nem um, nem outro. O balanceamento somente seria necessário se for o “Balanceamento local”, no qual a maquina gira a roda já aparafusada no carro, ai sim poderia haver alguma diferença, pois por minima que seja a tolerancia entre os 4 parafuso, poderia gerar uma vibração (minima).
      Se o balanceamento for convencional, ou seja, realizado com a roda na maquina e depois recolocada no carro, não tem o por que!!

      • Marcelo Mart

        Ai disse tudo quem sabe fala!!!Profissional……

      • ekler

        É simples: se for de graça, pode fazer…. se for cobrado..nem pensar……………

    • Bruno Brasil

      Concessionárias sempre lêem no lugar de “recomendável” a palavra “obrigatório”, com isso forçam clientes a fazer serviços muitas vezes desnecessários…
      Mas o balanceamento é tão barato, que não tem o porque não fazer assim q se faz o alinhamento e rodizio.

      • Pablo Lourenço

        Barato? Aqui e 12 reais por roda. Da 48 reais a mais na conta. Eu não to rasgando dinheiro ainda. 48 reais e um dia de um ajudante.

        • Bruno Brasil

          Então, mas depende do quanto esta gastanto em serviço, tem carro que uma revisão sai por volta dos 1000 reais, então não vai ser 48 reais q vai impactar muito no final.

          • Piantino

            Mas é melhor fazer em algum lugar de confiança e pagar 5 reais do que pagar os 12 da concessionária.

          • Pablo Lourenço

            A questão não e o quanto vai impactar, e que e um serviço desnecessário se voce não tiver trocado de pneu. E mania dessas loja de alinhamento purrar alinhamento balanceamento e cambagem sendo na maioria das vezes só precisa do alinhamento. E igual quando troca de pneu e a loja quer empurrar troca de bico. Eu já falo pra usar os mesmo. Meu dinheiro não e capim.

            • Bruno Brasil

              Não é só por ter trocado de pneu, se vc pegar um buraco por exemplo pode provocar um desbalancemento, mas claro q vc percebe isso ao andar em velocidade com o carro. Troca de bico realmente tem isso, mas se os bicos estiverem tanto tempo na roda, outro custo tb q não acho nada absurdo em se precaver de um problema de vazamento de bico.

              • Pablo Lourenço

                Na verdade o bico só vão estragar se rodar sem a tampinha. E msm se estragar a válvula pode se trocar só ela. Não precisa trocar o bico inteiro. Sei disso pq já aconteceu comigo.

                • Bruno Brasil

                  Bico é de borracha, e com o tempo vai ressecar, isso é fato. Sem dizer q ele tem um mecanismo interno, se vc calibra toda a semana, fatalmente uma hora vai ter problema. Concordo q não tem q fazer essa troca em poucos meses, mas quem tem carro por alguns anos e principalmente se fica muito parado, eu aconselharia a trocar sim.

        • Marcos Vinicius Bittencourt

          Então é melhor nem ter carro. Imagina abastecer o carro com a gasolina custando R$3! Melhor andar de bicicleta.

          • Murillo Balbo

            “imagina” ?

            Já é realidade faz tempo aqui rsrsrs.

        • Edson Fernandes

          Eu já prefiro gastar 48 reais do que no futuro precoce ter que trocar pneus e se for do meu carro é por volta de R$1200.

          • Pablo Lourenço

            To ligado. Eu TB faco o alinhamento. Só disse que a cada dia que passa eles inventam nomes diferentes só pra cobrar mais caro o msm serviço.

            • Edson Fernandes

              Ah sim… mas nesse caso, eu recuso o que não forr da manutenção básica. Curisoamente, a proprai Citroen nunca me empurrou nenhum tip0o de serviço fora das manutenções. Na verdade, eu mesmo que pedi.

    • Louis

      Que eu saiba não tem relação. É recomendável fazer, mas se o carro estiver alinhado e os pneus balanceados, só o fato de trocar os pneus de lugar não desalinharia o carro nem desbalancearia os pneus.

      • Bruno Brasil

        O que acontece é que na frente vc tem a tração, consequentemente um consumo maior de pneus e as vezes com uma geometria diferente, dai trocando pode afetar o alinhamento.

        • Louis

          Não sei se o desgaste do pneu influenciaria no alinhamento… Nas vezes que vi meu carro sendo alinhado, um equipamento é encaixado na roda, e este equipamento verifica a convergência das rodas.

          • Bruno Brasil

            Esse equipamento verifica toda geometria do carro.

        • Daniel

          Whatttt?????????
          E desde quando o alinhamento considera o desgaste do pneu?
          Alinhamento é do sistema de direção/suspensão, nada a ver com o pneu!

          Pneu só influencia no balanceamento.

          • Bruno Brasil

            Coloque então pneus na frente com desgastes diferente na frente e depois vc me fala o resultado…

            • Daniel

              colocar pneus com desgastes diferentes no mesmo eixo dá diferença…

              Se tirar os pneus mais gastos do outro eixo e trocar (aos pares) não tem problema nenhum…
              No maximo, se colocar os pneus com muito desgaste na frente, ele vai começar a derrapar, etc…

              Agora, DESALINHAR? só se usar marreta pra trocar os pneus! huehuheu…
              Tanto é que o alinhamento não considera o pneu… no maximo a roda (onde o leitor fica preso)

              Faça o teste… alinhe o carro, depois troque os pneus e coloque na maquinha pra alinhar… vai estar a mesma coisa…

    • Rodrigo

      Os pneus se desgastam de forma diferente entre o eixo dianteiro (motriz, na maioria dos carros) e o eixo traseiro. Ao fazer o rodízio, recomenda-se fazer o alinhamento pois uma diferença pode ser (veja bem, pode ser!) sentida no volante por conta dessa diferença de desgaste. Só por isso. Não tem muito a ver com balanceamento, já que pra fazer rodízio não precisa desmontar os pneus das rodas. Balanceamento só é mandatório fazer quando caímos num buraco e sentimos trepidar a roda ou quando o pneu fura e você precisa desmontá-lo da roda pra consertar.

    • Chicão

      Eita, só mecânico nos comentários hahahaha

      • Bruno Brasil

        Conhecimento de qualquer “gearhead”…

      • Lucas de Lucca

        Cara não fiz um comentário de mecânico. Apenas fiz uma pergunta de algo que não sei ao certo. Sempre ouvi que não precisava alinhar e balancear quando faz o rodízio.

    • Netovski

      A Nissan diz a mesma coisa. Inclusive se negavam a fazer somente o rodízio.

      Quando fui numa oficina independente ele falou que não tinha nada a ver.

    • m_Ferrari

      É recomendável fazer alinhamento e balanceamento a cada 10.000km, normal isso.

    • Daniel

      Papo de “consultor” de concessionaria, que não entende nada de carro…

      Pra ter ideia, já fiz muito rodizio em casa mesmo, sem precisar alinhar nem balancear…

  • Bikudin

    Fiasco, Fiasco, Fiasco, Fiasco, Fiasco, Fiasco, Fiasco,

  • NORDSK

    Eu nunca deixei fazer balanceamento e alinhamento em concessionária. Além de cobrarem um absurdo, raramente fica bom. O melhor mesmo é levar numa oficina de confiança.

    • CorsarioViajante

      Mas será que as oficinas tem os parâmetros corretos para um lançamento como o Up?

      • Myph13 .

        Me corrija se estiver errado, afinal não manjo muito(Leia-se NADA), mas acredito que quando se é feito de forma Manual e não naquelas maquinas das CSS, não é preciso um “parâmetro” diferenciado, acho que manualmente se resolve qualquer coisa.

        Digo isso porque um amigo meu tem um Jetta e chegou a levar o carro 5x na CSS e NUNCA ficava bom (5x em 1 mês, pagou 1x e ficou voltando pra resolverem) dai falei pra ele levar num lugar bom, e de confiança, onde eles fazem o processo manual e não como nas CSS (Aqui no caso foi na Dellavia) e acertaram de primeira.

        • CorsarioViajante

          Eu tbm não entendo nada, quando alinham meu carro fico olhando tentando entender o que está acontecendo mas está além da minha compreensão! rs

          • Marcos Souza

            Quando eu tinha um kia soul, fui trocar os pneus e o cara não fez o alinhamento pq não tinha os parâmetros. Ele ate foi procurar na internet e não achou….

      • Hofmann

        Cara, o último carro 0km que tive foi em 1991, tenho ele até hoje e revisão na concessionária, eu só fiz até os 20.000 km. Isso não presta. Pra te falar a verdade, as boas oficinas particulares, boas de verdade, o mínimo que fazem é pagar anuidade de programas computadorizados – às vezes nem programas são, pois as informações são online – que tem todo tipo de informação para qualquer carro.

        Você entra lá e tem desde o óleo usado no compressor do ar condicionado (pois é, descobri que isso existe), até o torque angular do 4o parafuso da junção do cárter, e essas informações são atualizadas com quase tanta frequência quanto de um antivírus. Oficina que não sabe fazer balanceamento e alinhamento em um carro lançado há 6 meses, pra mim não tem competência nem pra calibrar o pneu do meu carro. Eu passaria longe.

        • Zoran Borut

          Só porque a concessionária do seu carro não prestava em 1991, quer dizer que 23 anos depois nenhuma concessionária de nenhuma marca em nenhuma cidade presta para fazer nenhuma revisão de nenhum modelo? Quanta revolta, jovem.

          • Hofmann

            Mereço… Você leu direito? Eu disse que meu último carro 0km foi em 1991, mas você realmente acha que eu só tive esse carro desde então? Que a última vez que eu fiz revisão em concessionária foi em 1991? E em algum momento eu falei que todas as concessionárias, de todas as marcas, em todas as cidades, são ruins? Menos…

            Por experiência ao longo de décadas com carros de várias marcas, digo que oficina de concessionária é enfeite, reduto de gente incompetente querendo engordar a comissão. Raras exceções. Quer discordar, use argumentos inteligentes, não ironias, isso na internet é sinônimo de ser hostil. Desculpe se não foi essa a intenção.

            • Zoran Borut

              Bem, você acaba de confirmar o que eu entendi, ao escrever “oficina de concessionária é enfeite, reduto de gente incompetente querendo engordar a comissão”.

              E muito provavelmente você não mora nem nunca morou em cidades interioranas, onde é mais fácil achar um mecânico preparado numa concessionária do que em todas as oficinas da cidade. Sabia que muita gente nessas cidades escolhe o carro com base na opinião do mexânico, para só comprar um em que ele saiba mexer depois? Meus cabelos caem quando lembro desses casos.

              Ah, e tome maracujina antes de comentar na internet, rs.

              • Hofmann

                Suponhamos que eu estivesse realmente generalizando, ou seja, que eu disse que é tudo uma porcaria e pronto (quem teve a boa vontade de realmente LER, viu que não). No mínimo, você está fazendo o mesmo, quando sai dizendo que no interior, concessionária é o lugar onde o mecânico bem preparado trabalha e que é difícil achar bons mecânicos em qualquer oficina dessas cidades. Usou uma, duas ou três experiências suas, talvez dez (no máximo, eu diria), pra construir uma teoria que abrange tudo em vários locais.

                Oficina de concessionária não tem ferramentas pra lidar com os carros e quando tem, o mecânico não usa, pra terminar mais rápido e pegar o próximo carro, aumentando a comissão do dia/semana/mês. Isso é fato corrente na maioria (MAIORIA não é TUDO, só pra deixar um pouquinho mais claro) das concessionárias por aí, seja ela em São Paulo, BH, Rio, ou no interior do Amapá. Trabalhei poucas semanas como secretário em oficina (quando ainda era novo, rs). Por sorte durou poucas semanas, pois arrumei um bom emprego, mas a melhor lição que tirei foi: Carro que vem de concessionária quase sempre está com serviço feito “nas coxas”. Até hoje acompanho algumas coisas do ramo da manutenção (pois carro é minha vida) e isso não mudou quase nada de 10 ou 15 anos pra cá. Existem exceções? Existem, é ÓBVIO e já falei 2 ou 3 vezes que existem, embora você insista em ignorar.

                Eu preciso de maracujina mesmo, concordo, ainda mais pra aturar esse tipo de “picuinha”… Quem sabe assim eu nem perderia tempo respondendo um comentário desse “tipo”, o que seria ótimo, pois me sobraria mais tempo e paciência pra fazer coisas mais úteis – convenhamos, não é tão difícil achar coisas mais úteis que discutir com desconhecidos nesses fóruns. Mas já me dou por satisfeito em não encontrar erros ortográficos e um texto bem escrito, o que é raro, parabéns. O problema é que pra escrever direitinho, economizou na interpretação de texto. Então eu passo.

        • CorsarioViajante

          Hahaha tipo de óleo do A/C, ângulo de inclinação de parafusos, coisas que vc só descobre quando fica muito tempo com um carro… Eu já estou no caminho, sei o código de um monte de peças do carro e alguns macetes.

          • Daniel

            Da caravan que meu pai teve por 18 anos, eu tinha o “CEP Chevrolet” e sabia o codigo de algumas peças de cabeça! hehehe…

          • Hofmann

            Hehehe… Tenho dois carros, esse de 1991 e outro de 2005, que tenho desde 2010, e já descobri bastante coisa dos dois carros, até porque, direto eu acesso os fóruns dos clubes, alguns tópicos são bem interessantes. Mas mesmo assim, ficando muito tempo com um carro ou não, esse é o tipo de coisa que só quem gosta vai procurar saber. E rodar 350 mil km num carro antigo e quase 200 mil num “moderno”, que é meu caso, também não é comum hoje em dia.

      • Pacheco

        Eu acho q para aquela maquina de alinhamento digital… aquela computadorizada. Ja o alinhamento q tem aquele espelho nao precisa de parametros.

  • Preetinho

    Argumentou e evitou um gasto de mais de 70 reais!!
    É assim que deve fazer..
    Agora, na minha opinião, se esse preço abusivo fosse realmente cobrado, seria uma atitude de má fé da concessionaria!
    quanto ao alinhamento/balanceamento explica o porque que o pós vendas da marca é tão criticado por alguns.

    • Netovski

      E aí fica evidente a importância de sites como o NA e do poder que o consumidor informado tem.

      Se todos os brasileiros entendessem um pouquinho mais de carro, a realidade do nosso mercado seria MUITO diferente e não veríamos carros com “motor de monza” nas concessionárias até hoje.

      • CorsarioViajante

        O problema é que para quem gosta isso é um prazer, mas para a maioria o carro só deve levar do ponto a ao b sem encher o saco. Minha mãe, por exemplo, quando foi fazer a segunda (e última) revisão em seu Polo, me ligou, que queriam cobrar uma fortuna… O pacote de sempre: limpeza de bicos injetores, espelhamento de pintura, hidratação dos bancos, etc etc. Se ela estivesse sozinha, com o papo-terror dos caras, teria feito tudo. Eu mesmo já caí em tanto golpe…

  • V.mario

    Tendo em vista outros modelos, até que o valor da revisão foi bom, principalmente pelo desconto.

    • Bruno Brasil

      Pois é, mas tem q ver q é só 10mil/km, talvez nas próximas venham surpresas. Um dos ultimos videos do ADG ele mostra um Palio com 30mil/km tendo q trocar discos de freio, aditivo do radiador ja não fazendo efeito, etc,etc. e ficando a pequena bagatela de R$ 2mil !

  • Bruno Brasil

    Ridículo, nunca usei serviços da VW, mas pelo visto nada muda para a FIAT que conheço bem por aqui…

    Se posso dar uma dica, procurem por alinhamento 3D, é o que tem mais de avançado no assunto alinhamento, aqui achei uma mecanica que faz pelo metade do preço do que a CS Honda cobra.

    • Chicão

      Não dá pra generalizar.
      A css da vw que frequento não tem desses problemas.

      • Bruno Brasil

        Realmente, mas raramente ouço falar bem de CS.

    • Pablo Lourenço

      Cada dia nego inventa nome mais bonito pra cobrar mais. Antigamente o alinhamento era feito na linha e sempre funcionou.

      • Bruno Brasil

        Antigamente com um alicate e pedaço de arame se consertava carro e sempre dava certo :)

      • CorsarioViajante

        Ué, continua alinhando na linha então… Tem um monte de oficina que ainda deve trabalhar assim.

      • Deadlock

        As concessionárias, com raras exceções, estão se tornando empurradores de coisa que vc não precisa (se precisasse estaria na revisão obrigatória). Tenho dois carros, um da Ford e outro da Honda. A Ford sempre tenta cobrar bem mais pela revisão. A Honda só cobra o preço de tabela.

  • CorsarioViajante

    Acho isso um descaso horrível.
    No primeiro dia com o carro vc pode cair num buraco ou estourar um pneu, e aí, como faz? Fica sem alinhar? Valeria a pena ligar em concessionárias de outros lugares para ver se é geral ou se é dessa concessionária e, neste caso, até ligar no SAC da VW.
    De resto, empurroterapia, seria bom se as concessionárias entendessem que enganar o cliente não é a melhor forma de fidelizá-lo… Pelo menos no fim deu certo, mas essas desculpas, me poupe. Aliás, agora com as longas garantias, parece que muita concessionárias acreditam ter um mercado cativo e que podem deitar e rolar.

    • Bruno Brasil

      Mas nesse caso devem ter esquecido de fazer e deram a desculpa.

    • marcfreitas

      Como toda empresa automotiva que lança um carro novo no mercado, o minimo que o consumidor espera é que haja ferramental e conhecimento para manter o produto em boa qualidade. Inacreditável VW.

    • oloko

      Pois é, toda concessionária que eu fui tem o pacote de revisão recomendado deles e tem o básico recomendado pela montadora. O deles sempre tem um monte de coisa e é caro pra caraio, eu sempre peço o básico que está no site da montadora ou no manual, ainda sai caro pelo fato de a mão de obra ser ridiculamente cara, mas sai mais barato que a revisão da css

  • Gustavo73

    Com o “desconto” o preço não ficou ruim. Mas é aquele negocio. Tem que ficar atento e cobrar os valores do site. Quanto a história do balanceamento. Que desculpa esfarrapada css.

    • Leandro1978

      Eu lembro que a QR passou por problema semelhante quando testou o 3008. Infelizmente, parece que as concessionárias e fabricantes não estão dando a devida atenção ao que oferecem ao consumidor.

      • Gustavo73

        Nesse caso atribuo a falha só a css. É só lembrar como são feitos os lançamentos hoje. Reunião de todas as equipes das css e etc. Isso me soa como desculpa esfarrapada. O motivo pode ser outro.

      • CorsarioViajante

        Eu lembrei disto também, foi uma novela e tanto, e creio que o teste acabou e não conseguiram alinhar o bendito.

    • CorsarioViajante

      Mas vale lembrar que o preço ficou bom por que nas duas primeiras revisões VW não cobra mão-de-obra.

      • Gustavo73

        Bem lembrado Corsário.

    • Netovski

      Olha não só não ficou ruim como desconfio que menos que isso não se paga pra carro algum, nem mesmo um Uno Mille.

      • CorsarioViajante

        Lembrando que o óleo usado é o 5w40, um óleo bem caro.

  • Rodrigo

    “Talvez seja até preferível, pois geralmente o preço do mercado é bem menor do que o cobrado dentro da concessionária.”

    Não é o que eu vejo na prática. Na CSS onde levo meus carros, alinhamento + balanceamento + rodízio custa R$90. Num autocentro da Michelin que tem perto de casa, cobram absurdos R$190 (mais que o dobro). Num da Pirelli (Dellavia) cobram R$160.
    O lema é pesquisar, sempre!

    • Dragoniten

      Nossa. Na minha oficina de confiança pra Alinhamento e Balanceamento aqui em Curitiba eles vendem por R$55 o alinhamento + balanceamento de rodas de ferro e se não me engano R$90 para as de liga. O alinhamento que eles fazem sempre fica impecável e balanceamento não tem como errar. Rodízio a maioria dos lugares nem cobra nada.

    • Zoran Borut

      Que cidade, Rodrigo? Por curiosidade.

      • Rodrigo

        Em São Paulo mesmo. A Michelin fica no Butantã (Av. Corifeu de Azevedo Marques) e a Dellavia fica na Lapa.
        A CSS que faço as revisões fica na Granja Vianna.

    • GPE

      Mt estranho. Aqui em Recife a média de alinh+balan+rodíz+calibração dos pneus com nitrogênio fica entre 50 e 60. Qnd precisa alinhar o eixo traseiro (carros com susp. independente) aumenta p 80.

      • Rodrigo

        Por isso que digo que tem que pesquisar bastante.
        Normalmente nesses autocenters eles enfiam a faca com coisas inúteis. Querem fazer cambagem em carro com 20 mil km rodados e coisas do tipo. Vc compra os pneus e eles fazem uma inspeção condenando um monte de peça. Se vc se recusa a fazer, eles querem cancelar a garantia dos pneus.
        Sem contar que em carros com ESP (caso do Cruze aqui de casa) como o Eber citou, tem que ter o programa específico do carro para fazer o alinhamento e em muitas lojas eles não tem ou não sabem fazer. Por isso prefiro levar na autorizada.
        Se serve como dica, fujam de uma rede de lojas chamada Oficina Brasil. Tive experiências terríveis lá com outros carros.

  • Rodrigo

    Quanto aos preços tabelados x praticados das revisões, isso é culpa de um único fator: comissionamento de mecânico. Mecânico (ou técnico, como eles costumam chamar) não é vendedor, não deveria receber comissão por serviços. São poucas as marcas que não adotam essa nova modalidade de lucro (acho que Honda e Toyota não), o resto virou esse comércio aí… Importante, nessas horas, é já deixar claro com a atendente na hora de agendar a revisão que quer exatamente os serviços obrigatórios e nada mais (ou no máximo alinhamento e balanceamento que são pagos à parte) e confirmar na hora de deixar o carro. Ser firme e não ceder.
    Posso afirmar que fazendo isso, mesmo na Chevrolet (que possuímos 2 carros da marca, ainda na garantia), consigo fazer o preço do site ou o mesmo desconto de 15% em caso de pagamento à vista.

    • HenriqueHJ

      A css Honda aqui perto de casa faz emperraterapia sim. o meu fit sempre que eu vou levar para fazer a revisão eles me empurram a limpeza de bicos. filtro de ar do cabine (sendo que o meu modelo FIT não tem nem acesso ao filtro de ar pois é lacrado no local onde deveria ter o filtro) e isso desde os revisão de 10.000 km.

      a toyota não sei porque não tenho toyota.

      a nissan aqui perto de casa não me empurrou nada quando levo o sentra pra revisão. só ofereceu alinhamento e balanceamento. mas não empurrou limpeza de bico, flush, cristalização de pintura e etc…

      • GPE

        Mt estranho a Honda fazer isso. Aqui em PE eles tem um livro para mostrar pros clientes cheio de recortes de reportagens falando da empurroterapia e que é errado, etc…

  • Thiago_NCO

    Ué??? Não era só a rede francesa que não prestava??? Que estranho! Aguardando os “apzeiros” me esclarecerem esta dúvida…

    • Aristeu Junior

      manutenção pejô!

    • Gustavo73

      Mas foi cara a revisão? Erraram alguma coisa. Ou só o balanceamento que inventaram uma desculpa esfarrapada estragou todo o serviço?

      • Fanjos

        Mas a VW é a pior css que já vi na minha vida, eu nem vou colocar a lista de problemas que tive porque já postei diversas vezes, mas garanto que chega a dar nojo

        • Gustavo73

          Já tive 2 VW e nunca tive problemas. Hoje tenho um Punto e também não tive. Tenho amigos com Pug que e nunca reclamaram. Em compensação tive um amigo com um Honda, que apesar de gostar dos carros, desistiu pelos problemas com a css.

          • Fanjos

            Olha , para falar que nenhuma presta, vou falar que uma das css eu fui muito bem atendido e fizeram um trabalho muito bom quando bateram no meu carro, foi a VW Toriba da Lapa, foi a unica que prestou, já a Alta Tancredo Neves e a Brasilwagen Cambuci são dois lixos que não recomendo a ninguém.

            • Gustavo73

              Infelizmente o que falta é padrão. Para mim as fabricantes deveriam ter algumas css próprias e serviriam como o padrão da marca.

              • CorsarioViajante

                Eles deveriam ficar em cima das concessionárias. Podiam começar dando atenção para as reclamações do SAC. É só querer.

                • Gustavo73

                  Isso é o mínimo. Não ouvir seu consumidor é um grande erro. Principalmente nesses casos.

      • Thiago_NCO

        Eu acho um absurdo não ser possível por falta de “programa” (ou ferramental, ou qualquer coisa) fazer um simples balanceamento. Ainda mais pra um carro que tem a pretensão de ser o “Gol do séc XXI” e foi lançado há meses. Bola fora TOTAL, furada digna das piores chinesas.

        • Dragoniten

          E o pior é que é verdade. Não defendendo as chinesas, mas se o J3 tivesse o mesmo problema 1 mês que fosse depois de começarem as vendas, ia chover comentário falando sobre a falta de comprometimento e qualidade das chinesas. Mas veja só, SEIS MESES do lançamento do Up e ainda não tem os dados pra fazer o serviço em um popular? Tá feia a coisa…

        • Gustavo73

          Também acho. Mas acho difícil ser um problema da fábrica. E sim da css, como assim não tem o “programa”. Que programa? Ninguém está falando em reprogramar um módulo de injeção ou coisa parecida. Os parâmetros com certeza foram divulgados. Se a css não tem competência. Ai sim vale um puxão de orelha da VWB.

          • CorsarioViajante

            Até por isso falei em emu comentári que o NA poderia ligar para o SAC da VW e questionar o fato, ou mesmo ligar para outras concessionárias e perguntar se elas alinham o Up, para ver se é um problema geral ou só daquela concessionária.

    • Netovski

      Rede francesa é boa.

      No meu antigo Clio em 2009 a concessionária me entregou um orçamento de 4.600 R$ na revisão dos 60.000.

      Só pude rir e disse que se eu tivesse que gastar isso tudo no carro que eles mesmos me venderam eu iria vender e trocar de marca.

  • Gilson

    Esse negócio de revisão obrigatória a cada 6 meses da vw é só para lucrarem mais.
    E o que já é caro, conseguem ainda cobrar acima da própria tabela superfaturada…hehehe…No mínimo, lamentável…

    • Julia Peres Kitzberger

      Meu up! acabou de completar mil km, e eu tenho ele desde março… Quero ver o que vão me cobrar na revisão de setembro…

      • Gilson

        Com mil km vão sugerir uma retifica…hehehe

        • Julia Peres Kitzberger

          Gilson, eu não entendi…

  • Junoba

    Então esse carro não está preparado para o mercado.

  • Rafael Kleinert Giovannini

    Quando falo que carro zero não é sinônimo de tranquilidade, me crucificam. Paga caro, cobram a mais pelos serviços, não é respeitado, e etc. Minha mãe comprou um Ecosport 0km (mesmo eu sendo contra, mas ela é teimosa), deu no que deu. Em menos de 10 mil KM já trocou uma engrenagem de cambio, trocou embreagem que veio com defeito, retentor do virabrequim (tudo isso dentro da garantia). Garantia essa de 6 em 6 meses com valores cada vez mais absurdos (500 reais para troca de óleo e filtros em um carro de 10 mil km??).

    Quando houve barulho no cambio e não sabiamos o que era, o chefe da oficina de uma CCS Ford disse que o barulho era NORMAL e era devido a SUJEIRA no tambor de freio traseiro… Mostrei pra ele que o barulho ocorria apenas quando a marcha estava engatada e ele insistia que era normal (Achando que a gente era otário e ainda alegando: “quem é o profissional aqui?”)…

    • CorsarioViajante

      E trocaram tudo na garantia. Se não fosse zero o que vc ia fazer com estes problemas? Ou usado não dá problema?

      • Rafael Kleinert Giovannini

        Ok, mas o ponto que quero chegar é que carro zero não é sinônimo de tranquilidade.

        • CorsarioViajante

          Aí concordo.

        • Julia Peres Kitzberger

          Minha sogra tirou o 208 0km da concessionária e o carro com 10mil e pouco teve problema no chicote do motor, o carro AT, do nada perdia a rotação durante a condução, olha que perigo em uma estrada, serra…. Parece que foi resolvido, depois de quase 1mês na concessionária, que foi muito solicita que toda semana enviava posição do que estava sendo feito, muito pelo contrário da Chevrolet que simplesmente ignorava o caso dela, um Sonic também 0km com tantos, mas tantos problemas foi vendido com menos de 6 meses de uso, sendo que 3/4 deles, na concessionária.

      • Heisenberg

        Certamente brasileiro é rico para trocar de carro quando a garantia acabar… ou o carro é pra ser mandado pro ferro velho depois do fim da garantia??

  • Angelo_RSF

    Não sei o que ocorre com estas máquinas de alimento…parecem que só aceitam os dados programados…Deveriam aceitar que se inserisse/ programasse os dados de alinhamento que constam do manual do proprietário

  • Bernardo Figueiredo

    Depois falam das outras marcas. Fui na hyundai e falaram que iam fazer só o necessário. Eu que tive que pedir um alinhamento e balanceamento. Nao empurraram. E falaram que podem fazer outras coisas não obrigatórias. Enfim, meus amigos que tem VW falaram que ja teve revisão de 20mil km pedida pela bagatela 2mil reais…num simples gol G4

    • Gabriel Mazzi

      Temos um i30 da geração anterior e não temos o que reclamar do serviço nas css da Hyundai. O serviço sempre muito bom. Uma vez só que tivemos que esperar muito tempo por uma peça, mas de resto sem reclamações. Serviço muito bem feito.

    • CorsarioViajante

      A rede VW é muito grande, e falta padronização. Eu recebi este mesmo valor, de 2.000,00 para 20.000km do meu polo. Fui em outra e paguei 200,00. O problema é que nem todo mundo tem tempo ou saco de ficar batendo perna, e poucas concessionárias passam preços pelo telefone, por exemplo. Os fabricantes tinham que ver melhor esta questão.

      • Freaky Boss

        Se vc for na sede da VW na Alemanha e contar essas histórias, garanto que eles simplesmente não acreditariam. Como essa falta de padrão e de qualidade pode continuar acontecendo?!?!?!?!

  • Alex

    Cara, isso deve ser mal de VW! Não há uma vez que eu não me aborreça na hora de fazer o orçamento para revisão do meu carro! Eu tenho que levar o impresso da revisão e ainda escuto que “é preço sugerido”. Até conseguir convencê-los a cobrar o que é direito, haja paciência!

    • Max

      Idem!

  • Alexandre Maciel

    Honda cobra a tabela nacional não divulgada no site mas mantida internamente para consulta do cliente. Ford cobra o valor do site. GM, realmente, quer enfiar a faca.

  • João Cagnoni

    O NA tem sido muito profissional em apenas repassar as informações da avaliação, mas eu gostaria de ver uma opinião como “proprietário” de verdade sobre o up e o Ônix, algo do tipo: nunca mais compraríamos essas carroças novamente.

    • Minerius Valioso

      Acho injusto considerar o Up uma carroça. É só um ótimo carro, que foi capado sem dó pela Volkswagen do Brasil.

    • Comment

      Isto se eles acham que eles são carroças…..

    • Max

      Se o UP for carroça, imagine os outros do segmento. A VW pisou na bola com a política de preços, mas convenhamos que o carro introduziu um novo conceito em seu segmento no mercado brasileiro. Tive a oportunidade de dirigir um por mais de 300 km na BR. O carro está acima dos demais 1.0. Anda bem, é econômico e tem um certo nível de conforto.

    • Julia Peres Kitzberger

      Eu tenho meu up! versão High e estou amando ele, não tenho o que reclamar.
      Apenas na revisão, vou citar que o lavador do vidro traseiro fica vazando, uma dor no coração quando você acaba de lavar o carro e vê isso :'(
      O carro me atende em 99%, só sinto falta do porta malas, mas isso porque eu tinha um sedan de quase 450litros, o “famoso” Polo Classic 99 com 34mil km…

  • bedotRJ

    Vejam como são as coisas: a concessionária tinha como cobrar preço MENOR do que o do site. Tanto que assim acabou fazendo. Mas precisou que o cliente reclamasse, criando uma insatisfação absolutamente desnecessária. Um gerenciamento pobre de pessoas e de serviços manchando a imagem da marca por uma bobeira. Se eu sou dono dessa concessionária, teria uma conversa muito séria com os funcionários.

    • CorsarioViajante

      O dono já teve a conversa, e foi assim: “o que puderem empurrar e ganhar em cima, manda brasa. Se tiver um chato que fica enchendo o saco, cobra o preço de tabela logo para ele ir embora mais rápido”.

      • bedotRJ

        Foda, né? rsrs Pior que deve ser assim mesmo…. Brasil-zil-zil-zil-zil….

        • CorsarioViajante

          É batata, quando vc pega estas marcas que tem muitas concessionárias vc vê nitidamente a diferença de “cultura” de uma para outra. Tem umas que são picaretas mesmo, outras que são menos.

      • Max

        Fico pensando a coitada das mulheres levando seus carros para revisão.

    • Freaky Boss

      Mentalidade de Brasileiro.
      Não é só no congresso. É em todos os ambientes.

      (obs: me avisa onde consigo esse avatar do fora dilma…hehehe)

  • dogmarley

    a da Strada 2014 Working no site cota eim R$156,00
    Lá na Itavema aqui da Pereira Barreto – Santo André me cobraram R$240,00
    Questionei, disse que pagaria à vista, recebi um desconto de 15% (não sei exatamente em cima de qual valor) e no fim das contas paguei R$150,00!

    O Gerente da Assistência Técnica, Jairo, é um cara nota 10!

    • Paulo B.

      Me diz onde que no site da fiat conta revisão…
      virei o site e não achei nada…..quero ter noção da revisão dos 75k!!!!

      • Hofmann

        Se preguiça matasse, vc tava numa situação complicada viu amigo… Digitando “revisão fiat” no google, é o primeiro site que aparece, depois dos anúncios… Leva menos de 5 segundos.

        • Paulo B.

          Caro amigo!
          Obrigado por toda a sua educação, isso é sempre bem vindo….
          Ao invés de procurar via google, eu fui direto no site da montadora, na vã esperança de ser fácil encontrar lá, como é nos demais que já visitei….

          • Zoran Borut

            Se preguiça matasse, todos os responsáveis pelo site da Fiat estariam numa situação complicada.

          • Hofmann

            Desculpa aí amigo. Fui grosso por dois motivos: primeiro que é MUITO fácil achar isso no site da fiat (assim como qualquer outro), basta “passar o olho” no menu.

            Segundo que você fala como se digitar algo no google tomasse um tempo absurdo… Mas ao mesmo tempo, quer que os outros percam esse tempo por uma coisa que é interesse seu.

            Não entendo o porque dessa mania que muitos têm, de achar que tem necessidade de perguntar tudo pros outros. Coisas fáceis, que qualquer letrado acha em 3 segundos de google. Como revisões da fiat por exemplo. Dependendo do fórum que estiver, te banem por x horas quando você posta algo assim, pois isso é considerado flood automaticamente.

            É implicância minha nesse caso específico? Talvez. Fui mal educado? Claro, assim como faço com todos que tem essa “mania”. Não é querer te dar lição de moral nem nada, só te explicando que a grosseria da minha parte não foi “gratuita”, apenas desproporcional, por assim dizer. Mas gratuita não. Peço desculpas pela “desproporcionalidade” da resposta. Mas evite fazer esse tipo de pergunta, pelos motivos que já citei. Espero que não se ofenda, é apenas uma “dica” (não exatamente uma dica, mas não achei outra palavra).

      • dogmarley

        man entra no site da Fiat

        MENU > PRODUTOS E SERVIÇOS > SERVIÇOS > REVISÕES PROGAMADAS
        seleciona o carro, ano, modelo, motor, etc, e Tcharammm !!

        nota:
        pelo que vi lá, as revisões são discriminadas (componenentes revisados, bem como valor de parcela ou à vista) apenas até os 50mil KM
        se vc procura por 75mil KM já não sei se achará, boa sorte =)

        • Paulo B.

          Como eu disse, super simples!!!
          Nada intuitivo….
          Mais obrigado mesmo assim, ja tinha verificado e realmente para 75k já não tem mais…..acho que eles nem esperam que o dono faça revisão depois dos 50k.

  • Roger Rosato

    Acho que sei qual a css. Um amigo meu comprou um up! numa VW próximo a Campinas e ficou sabendo de “um doido de Minas, Pouso Alegre, que parecia que ia morrer se não colocasse as mãos no carro antes de qualquer outra pessoa. Comprou sem nota, até!”
    HAUAHUAHUAHUAHUA
    Não sei… mas me parece muita coincidência…

    • Nós cotamos sim com a concessionária de Mogi Mirim…. cotamos em mais de 40 concessionárias, e é bom que você tenha escrito aqui como os vendedores dessa loja se referem aos consumidores. “Doido de Minas”, espero que vários leitores do NA dessa cidade leiam seu comentário e que ele exponha a atitude desse pessoal, que eles percam muitas vendas por isso.

      Mas alguns detalhes a considerar:

      1) A pessoa que fez a compra do nosso up não é de Pouso Alegre

      2) Nosso carro foi comprado com NF, aliás, não é possível comprar um carro novo sem nota fiscal hoje em dia. Aliás, se o carro não foi comprado nessa concessionária citada por você, como eles sabem onde foi comprado? Como eles sabem se foi com NF ou sem? Ou seja, estão inventando a história toda.

      3) Nosso carro foi comprado em uma cidade beeeem longe de Mogi Mirim.

      • Zoran Borut

        Pode ser que tenham lido os relatos do NA e achado graça na história, depois saíram aumentando os pontos. Afinal, são pessoas.

        • Que relatos? Não publicamos nada no nosso site sobre onde cotamos o carro, sobre de onde somos ou nada parecido. Afinal, são pessoas mal-educadas que tiram sarro dos clientes que dão lucro para a empresa onde eles trabalham.

          Estamos aqui fazendo nosso trabalho. Nossa persistência e dedicação à seção “Avaliação 365” nos permitiu iniciar a avaliação no dia 7 de fevereiro, o dia em que o up começou a ser vendido.

          E essa nossa persistência é vista como foco de gozação pelos vendedores dessa concessionária. Aliás, nem insistimos muito com eles, apenas dissemos que queríamos o carro urgente. Quando a concessionária disse que não tinha como fornecer aquele modelo específico, não contactamos a concessionária mais nenhuma vez.

      • Eddie

        Muito bom NA, não deixem margem para comentários sem credito algum. Vcs fazem um trabalho bastante sério, parabéns.

      • Roger Rosato

        Bem… eu peguei a história de segunda mão, né. Não fui eu quem foi na CSS e conversei com os caras. Talvez meu amigo tenha mudado a história de “uma cotação” para “uma compra efetuada”. Achei estranho essa estória da nota fiscal tbm. Mas enfim. Não posso controlar o que as pessoas contam umas pras outras. Já cotei carros naquela CSS e sempre fui muito bem atendido, espero que não tenham falado de mim pelas costas, depois. HUAHAUHAUHUA
        Coisa de cidade pequena, onde não acontece nada de interessante. Relaxa…

    • Max

      Não é possível comprar carro sem nota. Pois ela é necessária para dar entrada no emplacamento no Detran.

  • Danilo

    Se não dão conta de alinhar/balancear um carro o que dirá de um problema mais sério. Incompetência total.

    • Max

      As CSS VW querem pagar o mínimo possível para os mecânicos e cobram por hora mais do que a remuneração de um médico. Daí os bons mecânicos sempre abrem fora e montam seus próprios negócios.

  • Freaky Boss

    Já que está na moda falar bem do povo alemão e de suas empresas/instituições/organizações (e eu concordo com cada elogio destinado a eles!), a pergunta que fica é:
    Como a Volkswagen, ano após ano (porque não é de hoje!), não consegue dar jeito em suas concessionárias no Brasil?!?!?!?!?!?!?!

    (obs: já tive 1 volkswagen em 2003 e sofri tanto com concessionária que hoje penso 2 vezes antes de comprar outro)

    • Max

      Também já sou calejado com o pós venda VW. Só faço o mínimo necessário nas revisões e geralmente compro o óleo fora.

  • ngd_10

    Depois falam do pos venda dos chineses

    • Tosca16

      né… se fosse um Chery, JAC ou Lifan estaria na manchete ” Concessionária Chinesa não sabe fazer um simples balanceamento no veículo” e bote gente aqui falando horrores nos comentários.

  • Comment

    Em 1996 meu pai comprou uma D20 0km….e veio desalinhada de fábrica. A CCS também disse que não tinha o programa e o mecânico que nem sabia fazer aquele serviço nela…..

  • Eleanor

    das auto

  • Tosca16

    Se fosse uma concessionária de veículos chineses só de saber algo do tipo como foi relatado na concessionária VW o pessoal desceria a lenha , e ponhe lenha na fogueira … agora vemos que todas as montadoras tem problemas com concessionários, depois que levamos no mecânico de nossa confiança reclamam … a depender do carro eu nem faria as revisões na concessionária.

  • Max

    Revisão da VW é um lixo! Sempre há problemas e nunca cobram o preço de tabela do site. Se você não brigar e ameaçar ir ao Procon eles não recuam. Pelo menos tem sido assim comigo. Alinhar e balancear na CS nem pensar. Fiz isso algumas vezes junto com as revisões e o carro nunca mais foi o mesmo. Hoje não faço mais alinhamento e balanceamento em meus carros sem causa que justifique. Se o carro não está puxando e não treme o volante é sinal que está tudo Ok. Conheço gente que faz esse serviço a cada 5 mil km e no final das contas os pneus duram do mesmo jeito. É grana jogada fora. Estou me referindo a carros seminovos com até 3 anos ou 50 mil km que o limite de minhas trocas por um novo modelo.
    Semana que vem vou fazer a primeira revisão de meu Golf Highline e depois vou comentar aqui como foi o embate.

  • ObservadorCWB

    Se não consegue balancear o UP…fico imaginando consertar o Turbo ou o câmbio DSG………dos Golf…..Já tenho ouvido queixas da injeção dos Tiguan e Jetta. A DiLLma vai rubricar, afinal rubricar não é ler e assinar os 27% de álcool na goasosa….. vai ficar difícil

  • Julia Peres Kitzberger

    O meu up! fez 1000km agora e eu tenho ele desde março, a revisão acontecerá no final de setembro.. Vão trocar o que??? Pfff… Só vou fazer para não perder a garantia.

  • Jesse Junior

    Não me espanta. Tenho um Fusca TSI e também não “sabem” alinhar até hoje. Depois de muita insistência fizeram o alinhamento. Eu pedi o “laudo” que sai da máquina alinhadora e vi que usaram parâmetros do…. voyage!!! Isso mesmo. Na verdade o alinhador FINGIU que fazia, mas felizmente nem mexeu no mesmo. A rede autorizada VW é arrogante e capaz de tirar o brilho de um bom produto, como é o fusca.

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