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Avaliação 365 – Volkswagen up! tem um motor moderno, potente e econômico, mas que não gosta do ar-condicionado

volkswagen-up-motor-tres-cilindros-1a-700x466 Avaliação 365 - Volkswagen up! tem um motor moderno, potente e econômico, mas que não gosta do ar-condicionado

O Volkswagen up! não foi o primeiro carro a ter apenas três cilindros no Brasil, nos últimos anos. O Kia Picanto tem motor 1.0 de três cilindros já por vários anos. Depois dele vimos o lançamento do Hyundai HB20 no final de 2012, também com três cilindros e 12 válvulas, com uma potência menor que a do Picanto (que chega a 80 cavalos) mas que também não faz feio: são 75 cavalos de potência.



Mas o up! trouxe uma novidade no bem tradicional nicho de carros populares com motor 1.0, que aqui no Brasil sempre tiveram quatro cilindros. Dizer que uma marca tradicional como a Volkswagen teria um carro com motor três cilindros em nosso país seria algo difícil de se imaginar, mas finalmente esse dia chegou, e tudo indica que se trata de uma tendência, pois os populares tem de receber motores mais modernos para que possam ficar mais econômicos sem perder força e desempenho.

Desempenho

Nas primeiras reportagens que fizemos sobre o nosso Volkswagen up! da Avaliação 365, não fomos tão otimistas quanto alguns veículos da imprensa, que chegaram a dizer que o modelo tem performance de carro com motor 1.4, porque não achamos que este seja o caso, mas elogiamos o desempenho da novidade.

Ainda é um carro 1.0 que está com baixa quilometragem e que leva algum tempo para ficar mais solto, mas se trata sim de um desempenho surpreendente para quem está acostumado com outros modelos 1.0. Para alcançar este bom desempenho, o up! ganhou o motor EA211 1.0 com três cilindros e 12 válvulas.

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Neste propulsor inteiramente feito de alumínio, o comando de válvulas de admissão tem controle variável, e serem 12 válvulas ao invés de apenas 6 faz com que a partir de 2.500 rotações o up! fique bem esperto. Três cilindros tem menos partes móveis do que quatro cilindros, por isso a energia é mais bem aproveitada. Os números em si não são nada revolucionários, mas 75 cavalos com gasolina e 82 cavalos com álcool são ótimos para um motor 1.0.

A partir de 2.000 giros, 85% do torque de até 10,4 kgfm já está disponível. Na prática, o que percebemos é que o up! tem de ser levado a rotações um pouco mais altas antes de engatarmos a próxima marcha, mas dirigindo assim o motorista não terá decepções.

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Consumo

Estamos marcando um consumo médio interessante, em vista do que vimos anteriormente com outros modelos 1.0. Com gasolina e ar-condicionado ligado o tempo todo, 11,5 km/l são facilmente alcançados andando na cidade. No entanto, o consumo é mais interessante com gasolina do que com álcool, em termos de custo por quilômetro rodado. Notamos que o up! tem uma perda de mais de 30% com álcool, mostrando que ele vai melhor com gasolina.

Um ponto negativo a destacarmos fica por conta do aumento significativo de consumo quando estamos com o ar-condicionado ligado. Parece que o pequeno motor EA211 não gosta do peso extra do condicionador de ar. Percebemos reduções de até 1,5 km/l na cidade quando o equipamento está ligado. Já na estrada a diferença é menor, e o consumo continua bom. Recentemente medimos 17,9 km/l com gasolina andando a 110 km/h, com ar-condicionado ligado e quatro pessoas a bordo.

Ruído

O ruído do motor do Volkswagen up! é bem diferente do que existe em motores 1.0 com quatro cilindros. Dentro da cabine, ele aparece um pouco apenas quando passamos de 4.500 giros, mas o isolamento acústico do up! é de se elogiar. Já na parte externa, notamos um ruído diferenciado, mas que não chega a ser irritante. Algo que notamos rapidamente é o vibrar característico de motores com número ímpar de cilindros, que em ponto morto pode até ser sentido no corpo dos ocupantes. Mas usando o up! já por um pouco mais de um mês, não notamos mais isso, é algo que você se acostuma rapidamente.

5.0

  • Angelo_RSF

    Sabem dizer se o comando de válvulas é acionado por correia ou por corrente???

    • CAORJ

      Correia dentada que se verifica aos 120.000km e troca com 240.000km.
      Olhei no manual do meu

      • Louis

        Troca da correia só com 240 mil km?!?! E pensar que os carros mais antigos se trocava no máximo com 80 mil km….

        • Absurdo

          brincadeira isto… pra mim sempre entendi que era de 50k em 50k.

          • thinkt4nk

            Nas correias de antigamente. Essa ideia já foi pro ralo, o material de correia melhorou muito.

        • PortoWF

          Rapaz eu sou desconfiado, no meu não deixo passar de 80 mil nem a pau Juvenal.

          • Bikudin

            Aff!! Sou mais desconfiado ainda, trocaria no máximo com 60.000… he hehe

            • PortoWF

              dos ultimos 2 carros q troquei com essa quilometragem 60 mil, o estado da correia estava muito bom, acredito que dê pra levar até 80 mil sem risco.

            • alexhmoraes

              Caraka to bem precoce então eu nao ando mais que 40mil km com a correia!

              • Bikudin

                É o mais certo a fazer, eu tb troco do meu Prisma a cada 40.000 ou 3 anos

          • O_Corsario

            Depende muito, e isso para correia, vela, filtros, etc…
            O grande problema é o cara que troca a correia original e coloca uma paralela, que não aguenta nem 60.000 e quer rodar os 240.000 com a genérica… rs

            • Igor

              E tbem tem o tempo não mensurável, que é aquele em que o motor esta trabalhando e o hodometro não marca… que o diga os carros de São Paulo nos engarrafamentos todos os dias… quanto das correias destes carros não é contabilizado?

          • marciosr

            Depende de onde o carro roda. Regiões onde há muito pó de minério o desgaste da correia dentada é absudamente maior então o cuidado deve ser redobrado.
            O focus com motor sigma tem correia dentada para alta quilometragem, entretanto fiquei sabendo de casos em que ela se desgastou muito mais rapidamente por rodar em BH em locais com muito pó de minério de ferro.

        • Ricardo_Alves

          meu fox 1.6 12/12 no manual diz 120.000 km nunca que vou rodar ate este km, no 60.000 já to trocando.

        • joserodney

          NUNCA VAI PRECISAR TROCAR CORREIA. POIS O MOTORZINHO DE GELADEIRA ACABA PRIMEIRO QUE A CORREIA. KLKKKKKKK

      • Bikudin

        Vc vai pagar pra ver? Só se fosse uma correia metálica, parecida com aquelas q se usa nos cambios CVT… Brincadeira. Olha, na boa, correia é correia, pode até ter um material mais resistente mas não tanto assim, eu aposto com vc q quando for trocar a correia vai trocar tb todas as rodas dentadas pois a borracha gasta muito mais do q uma corrente lubrificada, e tem mais, geralmente quando se chega aos 120.000 o carro ja perdeu a garantia, acho q nem tudo q se diz no manual pode se levar em conta, tem manual q diz q bicos injetores são auto-limpantes, veja q absurdo!!!

        Abços

        • CharlesAle

          Sim,acho que essa troca de correia com alta KM só se consegue com condições Européias.Aqui,com poeira,além de graxas,óleos etc podem abreviar sobremaneira a vida útil da correia,o certo é sempre estar inspecionando visualmente a mesma……..

          • gcarlos

            Que o diga as Amarokas…

          • Bikudin

            Veja esse video, ford new fiesta. https://www.youtube.com/watch?v=YmuxwhSASME

            • Leandro1978

              Acho que era um Focus, segunda geração…

              • Bikudin

                He he he…isso, exato

                • CharlesAle

                  Pois é Bikudin,vi o vídeo,e é aquilo que eu disse,em certas condições mais criticas,é impossível se conseguir que a correia dure tanto…Sobre o Focus do vídeo,se o dono volte e meia,tirasse a capinha e fizesse uma inspeção visual,veria que a correia estava se deteriorando rapidamente devido,creio eu,ao pó de ferro da região….

                  • Bikudin

                    É mesmo, conta muito o lugar onde moramos e as condições q andamos com o carro, vai ver tb esse cara só anda na cidade o q seria condição severa.

        • yagogabriell

          É o que eu digo o senhor Marea. Ótimo carro, mas um erro no manual pôs a perder tudo.

          • Edson Roberto

            Troca de oleo ferrou tudo. Incompreensivel erro da Fiat.

            • CharlesAle

              Pois é Edson,quando não erram com excesso de rodagem(no caso do Marea)erram por troca precoce demais,acho 6 meses para troca de óleo sintético um absurdo de pouco prazo.Ford,VW e GM(se não me engano),tem de rever esses prazos para pelo menos um ano ou 10 mil Km….

      • Guidope

        240mil km??!!!!
        Sensacional
        Espero que dure

        • alexhmoraes

          240mil km? Duvido que o motor em si dure isso tudo, quem dirá a correia!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Brasileiro não curte muito manutenção preventiva e original….. 240km vai te nego já retificando motor.

          • sergiopsy

            Bem, minha irmã tem um gol Power 1.6 com 200.000 e ainda não foi preciso fuça-lo não. É um carro rude de se andar, mas o motor tá aguentando. Não li ainda no manual do meu Golf não, mas vou dar uma olhada para ver quanto deverá durar!

            • Igor

              90 mil… pode olhar!

          • Ricardo_Alves

            veja bem os esticadores rolamentos, bomba dagua, vai ter manutenção primeiro e ai você aproveita e troca a correia…..você teria coragem de fazer todas as manutenções e ano trocar a correia…sei la acredito não.

      • FelipeBR14

        Não duvido da sua informação, mas nunca trocaria com essa quilometragem.
        70000km no máximo.

      • Luiz Prestes

        Malz ae mas vai trocar esse manual pois no meu esta escrito 120000 a troca da dentada.

      • lightness RS

        correia dentada com essa quilometragem NUNCA!!!!!!!!!!!

        SE está dizendo para trocar com essa quilometragem, com toda certeza é CORRENTE!

      • Castle_Bravo

        Impressionante! nos motores linha GM no manual a recomendação é de troca a cada 50 mil. :O

        • Guidope

          No Cruze é aos 90mil KM.
          Nos motores antigos é aos 50mil KM

          • 4lex

            NA, diz qual carro 1000 que gosta de ar condicionado ..

      • joserodney

        ESTES MOTORES DE GELADEIRA NÃO VÃO AGUENTAR 30 MIL KM. SÃO UMAS PORCARIAS PARA ENGANAR OS BRASILEIROS JA BURROS POR NATUREZA. ANDANDO SÓ O MOTORISTA AGUENTA UNS 30 MIL KM. SE ANDAR COM MAIS DE 3 PESSOAS ACABA COM 20 MIL. MOTOR DE GELADEIRA E DOS VAGABUNDOS AINDA. PUSERAM UMA TURBININHA XOXA . E BRASILEIRO TONTO COMPROU. E VAI SE FUDER. ISSO É LIXO.

    • Gilson

      Além da alta resistência da correia que é revestida com teflon, o tensor utilizado No UP! foi projetado para reduzir o desgaste.

  • teles

    esse he o carrinho!

    • 4lex

      tb acho um belo carro, pelo que se divulgou em testes de segurança;

      se tivesse 30k pra gastar , certamente o cogitaria (mas acho que forçaria um onix semi-novo ainda)..

      • 4lex

        mas com motor 1.0, ainda que de tecnologia atual, é esperado um esforço para suportar o ac ..

  • O_Corsario

    Achei normal a diferença de consumo com o ar e sem o ar, em torno de 1,5 km/l.
    A maior pergunta para mim é sobre o desempenho, ele sofre muito?

    • Eu não achei normal pois normalmente vejo diferenças de 10% a 12%, no caso do up ficou acima disso. O desempenho com A/C passa a ser de um 1.0 como os outros… sem A/C ele se destaca por ser mais esperto que os concorrentes, com o equipamento ligado essa vantagem fica bem reduzida.

      • Tosca16

        Eber olhando os resultados de seus testes , entre o UP e o J2 somente pela questão mecânica qual se sai melhor no dia dia ? Um motor maior como o Jac para um carro pequeno como aquele é sim uma boa sacada ou um motor menor e mais "moderno" como esse 3 cilindros já é suficiente ? Outra é o J2 também sofreu com o ar igual o UP ?

        • Um motor 1.4 como do J2 faz com que o uso do carro no dia-a-dia seja bem mais gostoso. O motor tem torque adicional… andando em um Jac J2, Etios 1.5 ou Logan 1.6 é outra coisa, você não tem que levar as rotações até lá em cima, troca em 3.000 giros e vai de boa.

          • Tosca16

            hum, bem o que pensava … vlw !

        • yuri calmon

          O JAC J2 é o citycar com a melhor relação custoXbenefício !!!

      • CAORJ

        No meu, que já está com 800km rodados, ele fez 11.8km/l, conferidos manualmente e no CB,no etanol, com ar ligado o tempo todo, após reabastecimento! Agora, estou testando com gasolina premium!
        Obs: só rodei na cidade

        • Luiz Prestes

          Estranhei esse consumo na gasolina tb, estou rodando com etanol e estou com media de 11,3 no etanol medido na bomba e não no CB

          • Gustavo73

            Qual o tamanho de roda do seu carro.

      • O_Corsario

        Mas então, está tão longe assim dos 10%? Pelo que entendi faz em torno de 11km/l com A/C ligado, quantos faz com ele desligado?

        • Tá dando uns 15%, 17%, o que é 50% a mais do que eu estava acostumado em outros carros. Também notamos uma boa diferença entre AC ligado e desligado na nossa matéria de 24 medições de consumo na estrada. Não em todas as velocidades, mas em algumas.

        • PortoWF

          nos comentários o Eber disse que á dando 15% a menos.

    • PortoWF

      Tá muito alto Corsario essa diferença!!! Puxa , todos os meus carros tinham aumento médio de consumo no máximo 10% mas na maioria das vezes a diferença era só 0,5km/l, no atual Fiesta é ainda menor q isso.

    • The Sun

      Então se o up! gasta muito movido a álcool e é melhor abastecê-lo com gasolina com 75 cv, é bom lembrar que o Celta com seus 77 cv quando abastecido com gasolina, tem 3 cv a mais.
      Então o Celta não seria mais eficiente?
      É de pensar..

  • Tosca16

    Normal que um motor pequeno sofra com ar ligado mas se fosse um chinês desceriam aqui nos comentários falando sobre isso, se não fosse o consumo preferiria ainda um motor maior como o 1.4 do J2 ; acho interessante um carro compacto com um motor um pouco maior mas para uma proposta diferente do UP , no que o UP propuseste fazer está fazendo com certo louvor. Não achei um primor de carro mas olhando outros da VW vejo uma luz no fim do túnel .

  • Vinícius

    O carro está sendo testado com ar ligado o tempo todo ou não? Pois a média de consumo anunciada é com ar ligado o tempo todo na matéria. Mas algumas linhas abaixo, diz que ha diferenças de 1 – 1,5 km/l Qual é o correto?

    • Sim, com A/C ligado o tempo todo, notamos que com o A/C desligado a média fica bem melhor que 11,5 km/l com gasolina, chega a passar dos 13 km/l.

  • Brunocarro1998

    Esse carro sem dúvida está entre os melhores do segmento. Mas, o preço ta um pouco puxado, se a VW ajustar o preço (e dos opcionais), pode ser tornar um dos mais vendidos.

  • superxman2k
    • Absurdo

      Cano de escape ficou inteiro, vou comprar!

      • alexhmoraes

        Eu ri bacarai… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ah nao morri aqui mano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Gustavo

        Não dá pra ler essas coisas no trabalho kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Caretinha

        Dá até pra vender o cano no mercado de peças usadas depois …… kkkkkkkkk vc recupera, sei lá, uns "20 real" do preju …. kkkkkkk

    • Claro, um BUSÃO bater a mais de 110km/h ( 70mp/h ) atrás de um carro tu queria o que ? pode colocar qualquer hatch ai, o resultado não vai ser muito diferente.

      • alexhmoraes

        Poderia colocar ai um Landaw

        • Matheusbio

          se fosse um landau tinha dado pt no onibus

          • alexhmoraes

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei aqui imaginando a cena

      • superxman2k

        O ônibus estava a quase 70 km/h (Stundenkilometer =km/h).

    • JCS_2000

      Amigo, Aqui neste caso o UP foi esmagado por um Onibus. Nestas condiçoes não tem carro que resista. Lembra do Corolla la em SP? Não dá para esperar muito, a não ser a morte, quando temos 40 Ton versus 1.2 tom.

      • Bob Granna

        parece que ele não foi prensado conta outro ônibus.

      • superxman2k
      • superxman2k

        Há uns anos atrás, já vi os destroços de uma forte batida frontal entre um Ônibus e um Ômega australiano 1999.

        Um ladrão invadiu uma casa em Paulista-Pe (grande Recife) e passou a noite tomando whisky e de manhã bem cedo, pegou a chave do Ômega automático (quase zerado) e bateu com um ônibus.

        O habitáculo do Ômega ficou inteiro, mas deu PT e o ônibus teve a roda arrancada na batida.

        Não aconteceu nada com o ladrão e ele escapou de ser linchado pela população.

    • Dragoniten

      Assustador…

    • Marcos

      Amigo, esse up foi atropelado por um ônibus a 120km/h. Qualquer outro veiculo sofreria consequências semelhantes as ocasionadas no up.

      • superxman2k

        Conforme descrito no texto do jornal alemão, o ônibus estava a quase 70 km/h.

    • Thiago G

      Pois é, um ônibus à 70 km/k com ele parado na sinaleira… ae fica difícil…

      • superxman2k

        Veja o video do crash test do Volvo V60 a 88,5km/h. https://www.youtube.com/watch?v=l0YSBFeFg3Q

        • Gustavo73

          Quanto custa o S60 e o up na Europa mesmo?

          • superxman2k

            No Brasil um Volvo V60 custa 155mil Reais.

            Eu só citei esse Volvo para exemplificar que os testes de colisão são muito falhos e não podemos somente comparar carros diferentes pelo numero de estrelas.

            Uma pickup com 1 estrela, será quase sempre mais segura do que um hatch pequeno de 5 estrelas. Assim como um simples sedan popular, é mais seguro do que o UP em uma colisão traseira.

          • Coerência

            Sua pergunta tende a distorçer os fatos; acho que uma pergunta mais dentro da realidade é: quantas estrelas tem no Euro Ncap estes 2 carros?

    • Diego

      quem seria louco de comprar um carro desses e colocar filhos?? prefiro uma minivan usada.

      • Edson Roberto

        Então quer dizer que quando seu pai teve um Fusca ele foi louco? Porque certamente no passado, qualquer carro perto dos atuais é um real bateu morreu.

      • Gustavo73

        Porque ela resistiria muito melhor a um ônibus batendo na sua traseira a uns 110 km/h segundo alguns…

        • superxman2k

          O ônibus estava a quase 70 km/h (Stundenkilometer =km/h).

          Qualquer veiculo sedan, como um simples Siena, Classic ou Fiesta tem um área maior de absorção de impactos (tanto traseira, como dianteira).

          Normalmente o que mata os ocupantes em uma batida é a alta força G.

          Quanto mais área de absorção no veículo, menor a força G e menor as lesões internas dos passageiros.

          Outro fator muito importante é a massa dos veículos.

          Em um estudo americano sobre colisões frontais, quem dirige um carro tem 17 vezes mais risco de morrer em comparação com uma pickup.

          • Gustavo73

            A área de absorção maior só pode ser comparada se utilizar os mesmos materiais. Duvido que Siena Classic ou Fiesta Rocam tenham. Não cliquei no link, por isso utilizei a velocidade citada por outros. E claro que um carro maior e utilizando materiais similares será mais seguro. Um carro grande será mais seguro que um médio que será mais seguro que um compacto. Se utilizarem material parecido. A segurança das picapes está mais ligada a altura em que ficam os ocupantes.

    • Thiagusss

      nesse caso poderia ser até um volvo!!!!…
      o ônibus é um pouquinho pesado…né?!

      • FelipeLange

        Tá bom, mas me explique como foi a batida, amigo.

      • superxman2k

        O ônibus estava a quase 70 km/h (Stundenkilometer =km/h).

        Neste crash test do Volvo V60, a batida ocorre 88,5km/h.

        Veja a diferença. https://www.youtube.com/watch?v=l0YSBFeFg3Q

        • Thiagusss

          sim sim, realmente o teste do Volvo é excelente!

          mas me diga uma coisa..
          compare o impacto de um carro a 88,5 km/h em outro carro com o impacto de um ônibus a 70 km/h em um carro…

          as intensidades/forças são semelhantes?

          • superxman2k

            Não são iguais, mas são bem semelhantes.

            A frente de um ônibus ou um caminhão é quase indeformavel, mas a velocidade do teste da Volvo foi em velocidade superior.

            No teste abaixo executado com carretas em velocidade de 56Km/h (35mph), os resultados são bem semelhantes aos aplicados na mesma velocidade utilizando carros (assista ao quarto teste em 8:15s).
            https://www.youtube.com/watch?v=kZIK1aOY0L0

            • Thiagusss

              não são nada semelhantes…
              faça algumas contas de física que vai descobrir…

    • Super seguro MessmO!!!

    • ahsoliveira

      Os testes são para os principais tipos de impacto que um carro sofreria, e ser atropelado por um ônibus a mais de 100 não é deles, coloque seus filhos eu um gol, uno, palio, ka… e afins para ver se o resultado é melhor que esse.

      • O_Corsario

        E vale lembrar que o teste simula um impacto contra outro veículo IGUAL, ou seja, um Up batendo num Up, por exemplo.

        • superxman2k

          "O teste de impacto (crash test) consiste no impacto de veículos automotores contra barreiras indeformáveis (blocos de concreto ou ferro) ou deformaveis (bloco deformavel metalico)."

          Então o impacto de um VW UP contra um bloco deformavel é diferente de um contra o outro.

    • duhehe

      Ter 5 estrelas em crash test não significa que o carro é indestrutivel.

      Saiba diferenciar as coisas

      • Gustavo73

        Ele sabe, só não quer…

        • Thiagusss

          falou tudo!!!!

    • ekler

      O mais engraçado é ver os fanáticos arranjando uma desculpe para o desmonte do carrinho. Como me divirto. kkkkkk

      • Ubaldir

        Como tem gente boçal nesse mundo. Dai-me paciência, ó pai.
        Como se fosse preciso mesmo de uma desculpa para justificar que um carro atingido por um ônibus na traseira fique no estado do dessa foto…

        • mauricio

          A Audi quis fazar isso com o Fiat 500.

        • Gustavo73

          Não é boçal Ubaldir, é hater mesmo. Torcida é assim mesmo.

    • Bikudin

      Caraca!!!

    • tiago

      Como é desligado né não sabe que os testes são feito as 60km/h ? aff então compra um popular de outra marca hauhau fik a dica

  • PortoWF

    Fico pensando se não há como a tecnologia evoluir para os Ar condicionados tal como evoluiu para a Direção Hidráulica.
    Será que já não há engenharia barata o suficiente para que veículos tenham uma central elétrica e autônoma para funcionar o condicionador de Ar?

    • FelipeBR14

      Problema estaria no custo adicional, e como nós sabemos q aqui no nosso país as montadoras abusam no "downgrade" nos modelos de entrada. E, geralmente, quem compra um carro de entrada não tem muita opção e aceita essa deficiência. Eu tive q aceitar essa deficiência (sou dono de um golzinho 2009).

      • PortoWF

        entendo o dilema do custo mas independente disso, não há alternativa tecnologia, pelo menos não q eu conheça.

        • CharlesAle

          Tem razão,está na hora de evoluir os compressores,para que não usem mais o motor para seu acionamento.Um motor elétrico seria uma saída!!

          • FelipeLange

            Um dia, os motores 1.0 serão tão fortes como os 1.4 de hoje. Os motores dos carros evoluem ao longo do tempo.

            Tenham certeza de que vai ter um momento em que o sistema de ar condicionado irá evoluir.

            • Edson Roberto

              Na verdade, se pegra os 1.0 de hoje, serão até mais fortes que inclusive motores 6 cilindros.

          • Lorenzo Frigerio

            Aí, usarão a bateria do carro, que terá de ser maior e mais pesada, e terá de ser carregada por um alternador muito potente, o que roubará potência do motor da mesma maneira. Então, é mais fácil e barato acioná-lo direto pelo motor, como é feito hoje.

        • Edson Roberto

          O problema é que além de existir um subsistema, iria encarecer o projeto, a manutenção e principalmente, seria algo que vc teria que abrir espaço. Em um subcompacto como o up seria um tanto dificil fazer isso.

          Mas que seria interessante, seria.

          • thinkt4nk

            O problema seria a bateria mesmo. O Lorenzo explicou bem a questão, uma bateria maior só pioraria tudo. A coisa mudaria somente se a tecnologia das baterias fosse revolucionada.

    • Chronosky

      Não adianta nada tirar a força do acionamento mecanico direto do motor para adiciona-lo novamente via arrastro do alternador. O motor que controla a direção eletrica dos carros pode girar em uma velocidade baixa e usar uma caixa de redução para aliviar o consumo elétrico oque até hoje não é tecnicamente viável para os compressores de ar condicionado e refrigeradores

    • joniocosta

      É evidente que tais sistemas existem. Vide Chevrolet Volt, Nissan Leaf, etc…

      • thinkt4nk

        Olha o tamanho das baterias deles, esse é o problema.

    • duhehe

      Não sou engenheiro mas manjo um pouco dessa area.

      Eu acho que na vdd em termos de eficiencia energetica o compressor do ar acoplado ao motor é a melhor solução.

      No caso de colocar um compressor eletrico, teriamos que ter um gerador de energia ( alternador) ligado ao motor para suprir a demanda do compressor do ar, esse alternador teria por sua vez que ter uma resistência a rodagem para gerar a energia necessaria, um ar condicionado convercional desses bem pequenos consome por volta de 800w, oq equivale a 1cv em termos de força.
      Até onde eu sei, quando o ar esta ligado o compressor ''consome'' 10cv da força do propulsor, não estou levando em conta o fato de precisarmos entrar em questões de força e tensão que no carro por ser 12v teria que ser muito maior.
      Acho que os engenheiros já pensaram nisso e um compressor eletrico gerando a energia iria pesar muito mais no motor que compressor sozinho.
      Sem falar no tamanho do conjunto da obra.

      Não faço ideia de como é o sistema de ar num Leaf por exemplo, que provavelmente deve ser eletrico, mas até ai o motor do Leaf é alimentado por uma bateria de 360v, oq muda totalmente a historia.

      • PortoWF

        Sim, sem aumentar a capacidade de armazenamento e a Voltagem de Bateria não tem como.
        Mas não há solução para gerar energia que não seja através do alternador?
        Tipo KERS.

  • SLABTOMAS

    Não sei se é possível, mas esses carros com motores menores não poderiam ter um apoio elétrico para funcionamento do ar-condicionado, liberando o motor em momentos de necessidade? Por certo que a bateria teria que ser outra e mais potente.

    • Chronosky

      quem alimenta toda a parte eletrica do carro durante o funcionamento é o alternador que está conectado ao motor, voce só estaria trocando o "peso" de lugar

  • Thiago G

    Quanto à questão do consumo, a gasolina premium (podium) faria alguma diferença, tento em vista que ele tem 11,5 de taxa de compressão? Compensaria a diferença de preço?

  • Junior

    O motor do HB20 1.0 também tem 80 CV com álcool e 75 Cv com gasolina, assim como o Picanto . Parece que inclusive é o mesmo motor.
    O HB20 é sem dúvida o melhor 1.0 do segmento. Esse UP! é apenas mais uma enganação da VolksWagen. Carro pelado e com propaganda baseada numa possível segurança passiva . Será que o carro que foi testado era um brasileiro ?

  • Nenhum carro 1.0 é bom quando liga o ar condicionado.
    Achei o consumo com ar alto quando comparado ao consumo sem ar.

    • alexhmoraes

      Agora imagina um Fiesta Rocam 1.0 com o ar ligado?

      • É horrível!
        Eu tinha um Fiesta Rocam 1.0 SEM AR e já era muito lento na gasolina. Ficava só (um pouco) esperto no álcool, chegando aos 72cv no álcool, mas o peso do carro não ajudava.
        Por esse motivo isso vendi e comprei um Sedan 1.6 com ar, muito melhor!
        Carro 1.0, pra mim, NUNCA MAIS (só se for por extrema necessidade ou falta de grana)…

  • Nascimento

    Já fiz 600 km com meu Up andando 95% na BR 116/SC. As médias de consumo estão bem animadoras. Levando em consideração que viajo sozinho e sem ar condicionado, a pior média foi 20,5 km/l e a melhor foi 22,5 km/l em um percurso de 110 km diários. Meu Celta 2012 fazia 17 km/l no máximo.

    • Guidope

      Andando a que velocidade?

      • Nascimento

        Como a BR 116 é de pista simples e eu também não costumo abusar da velocidade, ando a 90, 100 km/h.
        Claro que prezo pela economia e principalmente pela segurança.

        • Gustavo73

          Qual o tamanho das rodas do seu up?

          • Nascimento

            Aro 14.

            • Gustavo73

              O da NA usa 15, se não me engano é 185 mm de largura. Provavelmente a largura do seu é menor. Isso pode ter alguma influência?

              • Nascimento

                Acredito que sim, mas não saberia precisar o quanto. Temos outro carro, um Fiat Bravo e no mesmo percurso que faço com o Up conduzindo de maneira semelhante cheguei a fazer 14,8 km/l. É uma diferença considerável para quem controla os gastos no posto de gasolina.

    • alexhmoraes

      Cara eu tive um GM Classic LS 2011 zero km, e vi um video no Youtube sobre a autonomia abastecido com gasolina o tanque com 54 litros de gasolina…. deu mais ou menos essa média mesmo 18km/l rodando 100% em trecho rodoviário com velocidades entre 100km/h 110km/h no máximo, fiz o teste pra ver se era verdade pois nao tinha acreditado no comercial que dizia que 54 litros rodaria quase 900km cara fiquei de bobeira rodei 890km com um tanque de gasolina

  • fabritch

    Interessante a questão do consumo.
    Enquanto isso nas vendas de março…
    Gol – 2459
    Palio – 2130
    Onix – 1848
    up – 497

    • Edson Neto

      Up! – FLOP até agora… Merecidíssmo pelo preço que está sendo cobrado… o/

      • O_Corsario

        "Flop" descreve bem. A VW errou muito feio nos valores e versões.
        Vc pode quebrar a cabeça por horas no configurador, e sempre vai acabar com algo na faixa entre 35 a 40.

    • ricbarr

      Na época do lançamento do Fox me lembro de uma declaração do presidente da VW na qual ele afirmava que brasileiro não comprava carro com menos de 3,83m. Me parece que o up! vai sofrer com isso por uns meses, pois se realmente tiver as qualidades ditas nas maiorias das avaliações ele vai acabar engrenando nas vendas. Ainda faltam chegar a versão duas portas que é chamariz pelo preço inicial menor, a Cross que os brasileiros adoram, e a automatizada. Portanto, realmente as vendas estão bem aquém do esperado principalmente considerando o número de concessionárias da VW, mas vou esperar alguns meses para concluir se o carrinho deu ou não certo. A maioria dos brasileiros compra carro por metro, vamos ver se o up! terá força pra quebrar isso sem ter que diminuir os preços elevados. O antigo Uno Mille era pouco maior mas sempre foi bem mais barato que os concorrentes, o que não é o caso do up! Veremos…

  • driguetto

    Quando sair o UP! TSI (3 cilindros, turbo) vai resolver esta questão de perda com o ar…..

  • Quem precisa de Ar-condicionado??? Sendo que aqui está apenas 36º

  • CAORJ

    Meu up, da versão move, tá bem econômico mesmo!
    Rodei, desde que tirei o carro da concessionária, exatos 804km e o abasteci com 8km, com etanol!
    Com 614 km, fiz um 1o reabastecimento com gasolina premium, para comparar e ver qual me sairia mais econômico!
    Completei com 39,77lts, o que resulta em 11,2km/l, o que considero uma marca excelente!
    Vale frisar que rodei o tempo todo na cidade e com ar ligado, pois moro no "forno" do Rio de Janeiro!
    Agora, com quase 200km rodados na gasosa, o CB marca, 14,5km/l, na média

    • ferreirapvh

      amigão, como aí no Rio tá quente e aqui onde moro é entre a terra e o sol, deixa eu te perguntar: como é a refrigeração com a saída de ar central por cima do painel:? ainda não pude ir na css dirigir um para ver como é.

  • FelipeLange

    Um ótimo carro popular. Mas sem custo-benefício, e infelizmente foi capado em itens de segurança.

    Não percam, nesse ano, assistam as novas trapalhadas das marcas que mais exploram o consumidor, depenam carros e se endinheiram com gordos lucros! É garantia de altas confusões da turma do barulho!

    • Nascimento

      Quais ítens de segurança a que você se refere? Pois trata-se de um veículo de entrada mas que recebeu nota máxima no Latin Cap.

      • FelipeLange

        É que em outros países, a versão de topo tem ESP e 4 airbags. Por isso…

    • Se o fato de endinheirar-se com gordos lucros pode ser considerado trapalhada, então queria eu ser trapalhão como essas marcas! Acho que assim ficaria bom também:

      Não percam, nesse ano (e nos próximos também), assistam as (velhas) novas trapalhadas do consumidor brasileiro, que é o que mais dá gordos lucros às marcas, pois compra carros depenados antes mesmo do lançamento por preços astronômicos e se endivida alegremente em financiamentos infinitos, só para "se amostrar"! É garantia de altas confusões para ele mesmo!

  • velhomisantropo

    Motor de dentista, cheio de valvulas, girando como louco pra acompanhar os outros carros e com correia dentada de "longa duraçao?" Vai ser uma delica quando comecar a estourar correia, chuto que com uns 70mikm esses carros vão bombar!!!

    • yagogabriell

      Nossa cara.. pra que esse pessimismo todo? :|

      • thinkt4nk

        Ele é fã de "APzão de ferro 8v"…

        • velhomisantropo

          não cara, sou fa de corrente de comando!!!!

    • ahsoliveira

      Rapaz dá para fazer durar sob estas condições sim!
      O problema é que nenhum processo produtivo é perfeito e nos testes não foram previstas todas as condições que o carro enfrentara.

    • Bikudin

      Vapo, acho q pagaria 40.000 em um New Fit 2010 ou 11, bem mais confiavel e não usa correia dentada.

    • Lorenzo Frigerio

      Trocar correia dentada é uma baba… o motorzinho de dentista é que não ajuda, e os carros de baixa cilindrada são os que mais sofrem com ar ligado, pois ele segura o motor já em baixa rotação.

  • GUGASP

    Quando do lançamento do up! eu achei o carrinho genial, que ia vender "milhões" por dia aqui no Brasil, pois oferecia mais conteúdo e segurança por um preço um pouco acima dos outros.
    Mudei de opinião, acho que as versões mais equipadas do pequenino VW são caríssimas pelo que oferecem, invadindo a faixa de preço de carros bem mais interessantes e potentes, como NFiesta 1.5 e outros tantos no mercado.
    De bom mesmo só o consumo de 17km/l na estrada com gasolina, mas até aí meu Focus Duratec 2012 mecânico faz 13 e a diferença final no posto não vai levar ninguém à falência.

    • MauroRF

      Cara, tenho um igual ao seu, faço 12,5 em média com o ar ligado e 110 km/h, às vezes esticando até 120 km/h, isso no interior de SP.

    • CharlesAle

      CArros pequeninos são complicados no Brasil,pois nem sempre o preço reduz como o tamanho.Nessa parte,a Ford foi mais experta(acho que aprendeu com o velho Ka)e fez um Ka bem maior,mais espaçoso,mas com a proposta de ser um concorrente do UP,com também 3 cilindros!!Se a Ford caprichar no Ka(acabamento,consumo etc)pode até vender bem mais que o VW………

  • Sidão

    ei pessoal da NA, poderiam fazer um simples teste num circuito que eu acho interessante? Descer a Rodovia dos Tamoios e subir a Oswaldo Cruz (serra de Taubaté), com quatro pessoas dentro e com o ar condicionado ligado? E depois inverter o sentido, descendo a Oswaldo Cruz e Subindo a Tamois? Depois voces me falam da média e também se os freios são realmente eficientes.

  • ALEX

    Esse UP é polemico e traz otimos resultados. Vai esmagar o FIAT 500 e o PICANTO

    • gcarlos

      Vai…. com certeza. Pois não concorrentes. Só se for no tamanho. Outra proposta mano. Se o Up! não entrar entre os 10 mais vendidos, não será um sucesso. A meta da VW é vender 8k mensais. Ele seria um carro de entrada. 500 não!

    • Wagner

      Esse manja!

    • alexhmoraes

      Up! tem a ver o que com o Fiat 500 e Picanto??? Não entendi…. o tamanho né???

      • Gustavo73

        Com o 500 nada. Com o Picanto são carros da mesma categoria. Mas claro que um sendo nacional e o outro importado fora a diferença do no número de css. O número de vendas do up será maior, mesmo que sejam fracas como hoje.

  • mauricar23

    "…Nas primeiras reportagens que fizemos sobre o nosso Volkswagen up! da Avaliação 365, não fomos tão otimistas quanto alguns veículos da imprensa, que chegaram a dizer que o modelo tem performance de carro com motor 1.4, porque não achamos que este seja o caso, mas elogiamos o desempenho da novidade…"

    Concordo com a colocação. Nem a pau que esse 1.0 12v anda igual um motor 1.4. Ele é sim, um excelente 1.0, inegável. A equipe do NA sempre sensata e imparcial. Assim que se faz bom jornalismo automotivo.

  • Tavares

    Três cilindros..o primeiro foi um DKW , 2 tempos, uma bobina para cada cilindro, 900cc…..tudo isso em 1958.

    • ahsoliveira

      Fora os asiáticos importados no início da década 90.
      Swift, Vivio…

    • alexhmoraes

      Isso é aquela mesma história… do primeiro veículo flex no Brasil, eles dizem ser o Gol G3, lero lero, aqui no Brasil foi o Ford Fiesta em 2002, só que a Ford nao quis colocar no mercado, no ano seguinte a VW lançou o Gol.

  • mauricar23

    "…Neste propulsor inteiramente feito de alumínio, o comando de válvulas de admissão tem controle variável, e serem 12 válvulas ao invés de apenas 6 faz com que a partir de 2.500 rotações o up! fique bem esperto…"

    Cadê aquele colega de forum que disse que o carro era bom já em baixos giros? Eber, essa foi exatamente a sensação que eu tive. Como tenho um carro com motor e-torq, já estou acostumado com esse tipo de tocada melhor acima de 2.500 giros, como desse motorzinho 12v. Não é ruim, é só diferente, e como tempo se acostuma.

    Só pra ratificar.

    "…Na prática, o que percebemos é que o up! tem de ser levado a rotações um pouco mais altas antes de engatarmos a próxima marcha, mas dirigindo assim o motorista não terá decepções…"

    • Abaixo de 2.500 giros ele não é ruim não… é que acima disso ele desperta mesmo.

      • mauricar23

        Mas não disse que era ruim. Só não disse que era bom. Achei normal, e que o desempenho melhora bem acima dos 2.500 giros.

  • XST150

    O UP é um carro interessante. agora pelo andar da carruagem o três cilindros vai parar no Gol 1.nada também.

    • mauricar23

      Tomara… esse 1.0 12v é bem melhor que o 1.0 8v atual da linha.

      • XST150

        Sim isso é verdade. deu conta até do pesadão Fox imagina do Gol, mas primeiro a VW vai estrear o 1.616V da família EA 211 nele e depois provavelmente venha o 1.nada 12V mas não sei quando….

  • Diegorji

    Emplacamentos do UP ontem 169 unidades, hoje, 131 unidades, segundo a Fenabrave, total de 494 unidades este mês.

    Bem longe das 600 unidades diárias estipuladas pela VW.

    • duhehe

      O carro tem male ma 1 mes de lançamento, calma, brasileiro é lento para algumas coisas.

      Sem falar que o numero só vai ficar bom quando os frotistas começarem a comprar UP ao inves de Gol

      • Diegorji

        O UP foi lançado em 7 de fevereiro, hoje já é dia 12 de Março, acredito que já tenha tido tempo para comprar o carro, ainda mais que o Gol continua a vender bem e no mesmo local que está o Gol, está o UP.

    • marcfreitaz

      Aqui no Ceará não vi nenhum andando na rua, só parado na CSS… estranho isso.

  • Fabio Slenio

    Recentemente adquiri um Honda FIT LXL 1.4 84cv ano 2008 com os mesmos ítens e até algo a mais que a versão completa do UP por R$ 28.500. Me surpreendi d+ com a qualidade do carro que foi pego com 65mil km e já ouvi até comentários do tipo "parece carro zero". A autonomia deste modelo é muito parecida com a do UP, chegando a fazer 16/17km/L em estrada gasolina e média de 13/14 em circuito urbano. No etanol chega a fazer 11/12 no etanol com uso intenso de A/C em circuito urbano e na estrada já chegou a fazer 13/14. Antes que venham falar que sou fã boy da honda, digo que estudei todas opções de mercado, cogitei hb20, UP, Onix entre outros, mas hoje tenho a absoluta certeza que fiz o melhor negócio que poderia.

    • mho

      Mas aí você está comparando o FIT que é o city car perfeito com um popular a preços de Compacto Premium.

      • ENVEMO

        O Fit (até 2008) foi o melhor carro produzido no Brasil em todos os tempos, a Honda do Brasil conseguiu estragar a nova versão eliminando o CVT, aumentando o peso e instalando motores beberrões. Tive 3.

  • plataototeles

    sempre afirmo: proteja sua familia, nem estudante colegial americano aceita isso

  • Limelight

    Será que esse up! vai micar? Nem o Etios foi tão mal em vendas no lançamento.

  • Josiel

    Me lembrei de um gol gIII sport que tive, tinha um excelente motor 1.0 16v que andava muito e não quebrava (se comparado a outra bomba que tive, chamada gol g5 que só me deu problema e fez eu nunca mais olhar pra VW). Pois bem esse carro não tinha valor de revenda porque falavam que era "carro de entrada e donos nunca davam manutenção preventiva, daí quando quebravam a conta era mais cara (devido a maior qtd de válvulas)", o meu valia na fipe na época 21.900 e tive que aceitar 16.000 pq senão virava casamento. Vamos ver daqui uns anos quando ninguém quiser comprar os usados como ficará o precinho dessas viaturas.

  • HugoCT

    huahahhauha

  • Flima08

    O up esbarra no preço, unicamente isso. Se vc pensar que meu irmão pegou um hb20 1.6 automático 0km por 40k e um up "completo" esta 40k nao tem nem o que pensar, nem o mais fan boy da vw aceita pagar isso… Coloca o up com ar e direcao por 30 mil pra vc ver o que é chuva de vendas

    • RTEC29

      Se tem gente que elogia como o melhor, e vende, pra que baixar?
      O carro é seguro, econômico e bom desempenho para 1.0 (por ter peso menor que os concorrentes) mas é simplório e pequeno ao ponto que o brasileiro normal questiona sua compra.
      Agora, duvido que a maioria que fala bem, encarra um UP na garagem e gastaria mais de 35K nele, pra rodar todo dia, como único carro ( já que essa é a necessidade da maioria dos brasileiros que podem comprar um automóvel).

  • ViniciusSantoro

    Só pra constar, a VW veio ao brasil a partir da Vemag, empresa paulista que possuía acordo de motores com a alemã, comprada pela VW, DKW, e os modelos aqui vendidos tinham 3 cilindros, hahaha, então é um 'voltar às origens' :p, brincadeiras à parte, ressalto que o que o "peso" do ar-condicionado é chamado Força Contra-eletromotriz, e ele influencia muito no gasto energético de um motor à combustão. Assisti em minha faculdade uma palestra da GM, e dito por eles, e se não estou equivocado, os dados sobre percentual de gasto energético do ar-condicionado, pode chegar a 23%.

    • Antonio Sergio

      "a VW veio ao brasil a partir da Vemag"
      Ao contrário! A Volkswagen chegou ao Brasil antes da Vemag fabricar por aqui o DKW.
      Nunca houve, no Brasil, qualquer vinculo entre as duas fábricas até o ano de 1967 quando a VW comprou a Vemag.

  • rmedeirosduarte

    eu acho que a engenharia deveria inventar um compreensor que pesasse no motor de acordo com a temperatura interna do veiculo, ajudaria até no melhor desempenho do veiculo, e economia de combustível.

    • Gilson

      Esse compressor já existe há vários anos em carros como Polo, Golf, Jetta…etc.

  • Anderson_sp

    Esse negócio de consumo é relativo, tem vários fatores que interferem negativamente e positivamente, vai desde a qualidade do combustível, nível em relação ao mar, relevo, trânsito, pneus calibrados, filtros novos e por aí vai, esses comentários "eu tenho um e faço 20km/l com ar" é furado, as vezes nem o próprio CB é confiável, mostra um coisa quando na verdade é outra.

  • Diegorji

    Emplacamento do UP divulgados hoje, 158 Unidades, total de 652 unidades vendidas.

    Gol continua na ponta com 3205 unidades emplacadas vs 2914 unidades do Pálio.

    Lembrando que as vendas do UP deveriam ser maiores, pois ainda é uma novidade no mercado.

  • Gustavo Vargas

    quando vi esse carrinho aqui no NA fiquei entusiasmado, por foto é um carrinho muito bonito, e ainda a promessa era de preços amigáveis, mas quando caí na real foi triste, até hoje só vi um carro desse na rua e outro na frente da concessionária, e que carrinho mais feio!!!!!!!!!!!! e ainda pagar tudo isso por ele?
    é claro que tem seu valor, é totalmente moderno e tal, mas se fosse pra comprar algo da vw, compraria um gol mesmo.

  • Kleyton Silva

    tenho um gol 1.6 e faz 11 com um litro com ar ligado nao vi vantagem nesse up

  • Bartolomeu87

    Normalmente esses motores menores são mais econômicos quando estão parados, pois o consumo litros por hora é menor. Esse 3 cilindros deve ter menos atrito e consumir menos. Essa condição de consumo parado normalmente ocorre nos congestionamentos pois fica boa parte do tempo com o carro imóvel e gastando combustivel. Andando porem precisam rodar em uma rotação mais alta para compensar o menor torque, que aumenta as perdas por atrito e reduz a vantagem de menor peso e menos cilindros. Na estrada rodando "esgoelado" em altíssimas rotações devido a menor potência pode gastar mais que um motor maior rodando em baixa rotação devido a maior perda por atrito. Se ligar o ar condicionado nesses motores vai ter que esgoelar e aumentar a rotação mais ainda para ter o torque suficiente, o que significa mais consumo.

    • velhomisantropo

      E PORQUE teria menos atrito? Os cilindros são maiores para compensar a falta do quarto, inclusive bielas e afins.

      • Bartolomeu87

        NÃO É SÓ ATRITO DOS CILINDROS. Há uma redução em 25% do números de peças móveis (diretamente relacionadas ao cilindro), seus atritos e suas perda de energia pela sua movimentação, como válvulas, balancins, tuchos, rolamentos, mancais, menos canais de lubrificação, menor perda de energia térmica, etc. Apesar do aumento do diâmetro do cilindro aumentar o atrito, há também ganhos na melhor eficiência de queima (mais rápida e melhor) pelo melhor posicionamento das velas, por exemplo.

  • careca

    Uma vergonha! em pleno 2014 ainda não instalam AC elétrico em caros de 35 mil!

  • FJN

    Alguém poderia me informar os modelos dos motores de partida valeo utilizados no VW UP? Obrigado

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