*Featured Avaliação 365 Hatches Populares Volkswagen

Avaliação 365 – VW up! – motor moderno, potente, econômico, não gosta do A/C

Avaliação 365 - VW up! - motor moderno, potente, econômico, não gosta do A/C

O Volkswagen up! não foi o primeiro carro a ter apenas três cilindros no Brasil, nos últimos anos. O Kia Picanto tem motor 1.0 de três cilindros já por vários anos. Depois dele vimos o lançamento do Hyundai HB20 no final de 2012, também com três cilindros e 12 válvulas, com uma potência menor que a do Picanto (que chega a 80 cavalos) mas que também não faz feio: são 75 cavalos de potência.


Mas o up! trouxe uma novidade no bem tradicional nicho de carros populares com motor 1.0, que aqui no Brasil sempre tiveram quatro cilindros. Dizer que uma marca tradicional como a Volkswagen teria um carro com motor três cilindros em nosso país seria algo difícil de se imaginar, mas finalmente esse dia chegou, e tudo indica que se trata de uma tendência, pois os populares tem de receber motores mais modernos para que possam ficar mais econômicos sem perder força e desempenho.

Desempenho

Nas primeiras reportagens que fizemos sobre o nosso Volkswagen up! da Avaliação 365, não fomos tão otimistas quanto alguns veículos da imprensa, que chegaram a dizer que o modelo tem performance de carro com motor 1.4, porque não achamos que este seja o caso, mas elogiamos o desempenho da novidade.

Ainda é um carro 1.0 que está com baixa quilometragem e que leva algum tempo para ficar mais solto, mas se trata sim de um desempenho surpreendente para quem está acostumado com outros modelos 1.0. Para alcançar este bom desempenho, o up! ganhou o motor EA211 1.0 com três cilindros e 12 válvulas.


Avaliação 365 - VW up! - motor moderno, potente, econômico, não gosta do A/C

Neste propulsor inteiramente feito de alumínio, o comando de válvulas de admissão tem controle variável, e serem 12 válvulas ao invés de apenas 6 faz com que a partir de 2.500 rotações o up! fique bem esperto. Três cilindros tem menos partes móveis do que quatro cilindros, por isso a energia é mais bem aproveitada. Os números em si não são nada revolucionários, mas 75 cavalos com gasolina e 82 cavalos com álcool são ótimos para um motor 1.0.

A partir de 2.000 giros, 85% do torque de até 10,4 kgfm já está disponível. Na prática, o que percebemos é que o up! tem de ser levado a rotações um pouco mais altas antes de engatarmos a próxima marcha, mas dirigindo assim o motorista não terá decepções.

Avaliação 365 - VW up! - motor moderno, potente, econômico, não gosta do A/C

Consumo

Estamos marcando um consumo médio interessante, em vista do que vimos anteriormente com outros modelos 1.0. Com gasolina e ar-condicionado ligado o tempo todo, 11,5 km/l são facilmente alcançados andando na cidade. No entanto, o consumo é mais interessante com gasolina do que com álcool, em termos de custo por quilômetro rodado. Notamos que o up! tem uma perda de mais de 30% com álcool, mostrando que ele vai melhor com gasolina.

Um ponto negativo a destacarmos fica por conta do aumento significativo de consumo quando estamos com o ar-condicionado ligado. Parece que o pequeno motor EA211 não gosta do peso extra do condicionador de ar. Percebemos reduções de até 1,5 km/l na cidade quando o equipamento está ligado. Já na estrada a diferença é menor, e o consumo continua bom. Recentemente medimos 17,9 km/l com gasolina andando a 110 km/h, com ar-condicionado ligado e quatro pessoas a bordo.

Ruído

O ruído do motor do Volkswagen up! é bem diferente do que existe em motores 1.0 com quatro cilindros. Dentro da cabine, ele aparece um pouco apenas quando passamos de 4.500 giros, mas o isolamento acústico do up! é de se elogiar. Já na parte externa, notamos um ruído diferenciado, mas que não chega a ser irritante. Algo que notamos rapidamente é o vibrar característico de motores com número ímpar de cilindros, que em ponto morto pode até ser sentido no corpo dos ocupantes. Mas usando o up! já por um pouco mais de um mês, não notamos mais isso, é algo que você se acostuma rapidamente.

Avaliação 365 – VW up! – motor moderno, potente, econômico, não gosta do A/C
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email