Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo

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A tendência de mercado mais recente é a dos SUVs com estilo cupê. Bem, talvez não seja assim tão recente, mas gera frutos interessantes como o Audi Q5 Sportback.


O modelo vem do México, mas tem alma germânica. Irmão do Q5 tradicional, já bem conhecido, esta foca no estilo mais individualista para se destacar.

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Carregando um quatro cilindros 2.0 TFSI de 249 cavalos, mais o elogiado S tronic com suas duas embreagens, o Q5 Sportback navega com agilidade em sua tração Quattro.

Bem completo e digital, o SUV das quatro argolas não brinca em serviço, nem mesmo no preço: R$ 443.990, e, no avaliado, alcança R$ 493.690 na S line com pacote Black. Caro?

Por fora…

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Visualmente, o Audi Q5 Sportback é interessante com seu teto curvado que vai deslizando sobre a traseira, com colunas C bem inclinadas. Dá um ar mais jovial e isso é uma boa.

Na frente, os faróis Matrix LED têm luzes diurnas que se fundem literalmente com os piscas coreografados. A grade com elementos hexagonais é o RG dos SUVs da Audi.

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Na traseira, as lanternas OLED exigem que você escolha três opções de grafismo triplo para as lentes, sendo este com o “Q”. Escolheu, vai até o fim do carro ou a troca das lanternas.

Sem escape aparente, como no Q5, o Sportback realça a beleza com o pacote S line e belas rodas aro 20, tendo ainda retrovisores com capas de carbono e um vistoso teto panorâmico.

Por dentro…

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No habitáculo, o Audi Q5 Sportback reproduz o irmão com acabamento condizente, mas ainda muito formal. O aplique preto do pacote Black ajuda a tirar certa sisudez estilística.

O cluster digital Audi Virtual Cockpit ainda exige que se vá até a multimídia MMI para alterar a apresentação das informações. O visual, no entanto, continua a agradar.

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Já a MMI Touch eliminou de vez o touchpad e arrancou a Audi da profusão de comandos manuais para uma tela mais agradável e intuitiva. O ar-condicionado tri-zone agrada.

Em compensação, o volante de quatro raios é maior que o desejável, mas tem boa empunhadura. Na coluna de direção, a haste do ACC ainda é algo que você tem que engolir.

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Entre os bancos, o túnel do Q5 Sportback agrada pela alavanca em estilo manete e os arredores limpos, apenas com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold e volume.

Porta-objetos aparecem ali e mais acima, entre a fonte 12V e o botão de partida, com luz. O Audi Select Drive, com os modos de condução, fica em posição aceitável.

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Tendo bancos bem largos e confortáveis, o Audi Q5 Sportback oferece aos ocupantes dianteiros ajustes elétricos, com duas memórias para o motorista. Nos dois, o extensor de assento ajuda muito.

Com apoio de braço central com ajustes em altura, o Sportback tem ainda um bom porta-objetos entre os bancos com interessante carregador wireless móvel.

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Além disso, o que agrada também no Audi Q5 Sportback é o som Bang & Olufsen, muito potente e com sonoridade de qualidade indiscutível.

Atrás, bom espaço para pernas e ajuste de climatização, tendo ainda a claridade bem-vinda do teto solar panorâmico. No bagageiro, 510 litros são mais que suficientes para a família.

Por ruas e estradas…

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O Audi Q5 Sportback se apoia bem na tecnologia para obter um bom desempenho com um motor 2.0 litros. Esse é o EA888 2.0 TFSI de 249 cavalos entre 5.000 rpm e 6.000 rpm.

Além de boa potência, ele exibe um torque expressivo de 37,7 kgfm entre 1.600 rpm e 4.500 rpm. Com tudo isso, o SUV-cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos com final em 237 km/h.

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Montado em posição longitudinal com a DQ501, a caixa automatizada de dupla embreagem S tronic de sete marchas, o Q5 Sportback tem um conjunto que garante respostas prontas o tempo todo.

Com os modos auto, efficiency, dynamic, comfort, off road e individual, o Q5 Sportback tem seis opções de condução que alteram diversos parâmetros do funcionamento do carro.

Na ordem de “grandeza”, o efficiency foca na economia, sendo um modo agradável para se estender a autonomia.

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Já o comfort dá uma dosagem a mais de resposta, sem perder a frugalidade. No auto, o Q5 Sportback atua com destreza, dada a força do motor em baixa e respostas imediatas.

No modo dynamic, tudo fica mais sensível, seja na direção ou no pedal do acelerador, fazendo o SUV-cupê da Audi se comportar como um esportivo de fato.

Subir o giro até 6.500 rpm, por exemplo, é saber que já se está pilotando e não dirigindo. Tudo isso com a tração Quattro ultra colocando mais força nas rodas de trás, para empurrar forte.

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Tendo as marchas passadas de forma imperceptível e com o ponteiro virtual indicando perda mínima de força, o Audi Q5 Sportback 45 TSFI mostra que seu pacote não é elogiado à toa.

Ainda assim, há que se comentar que o volume da música continua sendo agradável em alta rotação nesse EA888 com pronúncia da Alta Baviera.

Em baixa, porém, o achamos acima do desejável, ainda que não seja de todo ruim. Para quem gosta de explorar a mecânica, o Audi Q5 Sportback tem mudanças manuais na alavanca.

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No volante grande, as trocas ficam nos discretos paddle shifts. Com eles, pode-se obter mais do excelente casamento de motor e câmbio que, aliás, é um “trisal”, já que a tração quatro ultra se une aos dois.

O “ultra”, convém lembrar, tratar-se de um sistema de acoplamento eletromecânico que desliga a tração nas rodas traseiras quando em modos como o efficiency ou não se exige o pé.

Entretanto, ele desliga mais que o acoplamento central, também os semieixos traseiros, deixando assim cardã e diferencial imóveis, o que economiza combustível, em primeiro lugar.

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Falando em economizar, o sistema Start&Stop usa bateria de lítio e desliga o motor pouco antes de parar, mas seu sistema é de 12V e não “navega” desligado como no MHEV de 48V.

Ainda assim, ajuda quando pode. Com ele, conseguimos 8,4 km/l na cidade. Sem ele, na estrada, alcançamos 12,1 km/l no modo efficiency. Não se pode esperar muito com um peso alto de 1.930 kg.

Guiando, o Q5 Sportback tem uma boa posição de dirigir, ainda que o volante seja um pouco grande demais. O HUD colorido ajuda na condução e o pacote de assistência é algo que desejamos.

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O controle de cruzeiro adaptativo vem com tudo dentro, incluindo leitor de faixa e de saída de pista, corrigindo para que o carro fique na faixa.

Se tirar as mãos, ele rapidamente pede para assumir novamente e ainda é preciso convencê-lo disso mexendo o volante por um instante a mais para voltar ao controle automático.

No Q5 Sportback, basta ajustar velocidade e distância do carro à frente e ir embora. Mesmo nas aproximações laterais, as luzes de alerta nos retrovisores vão te aborrecer.

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Isso é bom, afinal, para que serve alerta? Preservar a segurança, é claro, e no Audi Q5 Sportback, está cumprindo bem até ao se dar a ré em manobra, com o Audi pre sense de olho no tráfego traseiro.

Com uma suspensão bem calibrada, o Q5 Sportback entrega conforto e firmeza em doses bem calculadas. O conjunto exibe ótimo equilíbrio num carro tão grande e pesado.

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Os freios atuam muito bem, enquanto a direção se apoia em respostas rápidas, ainda mais com rodas enormes de aro 20 polegadas, calçadas com pneus 255/45 R20.

A atuação da tração quattro ultra em vetorização de torque nas curvas é exemplar, tornando a condução bem mais agradável. Com handling excelente, o Audi Q5 Sportback merece aplauso.

Por você…

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Mesmo importado do México, o Audi Q5 Sportback não conseguiu se livrar dos preços altos que o mercado impôs aos carros nessa crise pandêmica (que ainda não terminou de fato).

Com bom conjunto motriz, que deixa o SUV-cupê mais leve e ágil diante de seu porte e peso, o Q5 Sportback peca por ter opcionais demais, o que encarece essa versão em R$ 49.700.

Ainda assim, seu rival direto tem quase 10 cavalos a mais e custa R$ 540.900. Quem? O Mercedes-Benz GLC 300 Coupé.

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Contudo, há o BMW X4 xDrive M Sport por R$ 444.950…

Pesando na balança, é interessante também dar uma olhada no catarinense, o qual provamos há bastante tempo. Nesse caso, entre os três, lhe indicamos o que testamos agora.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Audi Q5 Sportback S line Black 45 TFSI S tronic 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.984 cm³

Potência – 249 cv a 5.000 rpm

Torque – 37,7 kgfm a 1.600 rpm

Transmissão – Automatizada de dupla embreagem de 7 marchas com mudanças manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,3 segundos

Velocidade máxima – 237 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.400 rpm

Consumo urbano – 8,4 km/litro

Consumo rodoviário – 12,1 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 20 com pneus 255/45 R20

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.689 mm

Largura – 1.893 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.660 mm

Entre-eixos – 2.819 mm

Peso em ordem de marcha – 1.930 kg

Tanque – 70 litros

Porta-malas – 510 litros

Preço: R$ 443.990 (preço base) R$ 493.690 (versão avaliada)

Audi Q5 Sportback 2022 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.