_Destaque _Featured Avaliações Chevrolet Pickups

Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-47 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático







O elemento que faltava na extensa gama de opção da picape S10 finalmente chegou. A Chevrolet S10 Flex com transmissão automática de seis velocidades trouxe mais conforto ao dirigir e economia para quem a utiliza mais na cidade e no dia a dia.

Modificações foram feitas não só no motor Ecotec 2.5 SIDI Flex, mas também na caixa de câmbio, bem como na suspensão e no amortecimento da cabine. O resultado é uma Chevrolet S10 com funcionamento mais suave e agradável.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-48 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

A novidade chega com preços partindo de R$ 107.990, mas na Avaliação NA, pegamos a versão mais completa: LTZ 4×4. Essa custa R$ 129.990. Ou seja, existem as opções 4×2 e 4×4 das versões LT e LTZ, em um total de quatro opções.

No mercado, a Chevrolet S10 briga para vencer sua arquirrival Hilux, que continua ganhando em vendas. A picape média da GM vendeu 8.066 unidades de janeiro a abril, enquanto a japonesa emplacou 9.921 exemplares.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-2 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Por fora….

A Chevrolet S10 2018 mantém o visual atualizado recentemente, mas agora com a mudança na nomenclatura existente na carroceria. O nome do modelo agora está estampado no lado esquerdo da caçamba, e a versão fica do lado direito. Nas portas dianteiras, a designação do produto também foi fixada.

No mais, sem novidades, apresentando na versão LTZ faróis duplos com LEDs diurnos, grade com barra em preto brilhante e detalhes cromados, faróis de neblina e sensor de estacionamento dianteiro. As rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18 tem bom aspecto visual.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-13 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

As laterais da Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex AT6 apresentam retrovisores com capa cromada e repetidores de direção, além de basculamento elétrico. As maçanetas são cromadas, assim como detalhes das barras longitudinais no teto. O estribo lateral compõe o visual, sendo bastante útil no dia a dia.

Nas laterais da caçamba, a versão 4×4 ganha identificação exclusiva. A caçamba vem ainda com santantônio personalizado e cromado, capota marítima e ganchos móveis para amarração de carga, além do revestimento em plástico para proteção. A tampa incorpora a câmera de ré e tem maçaneta cromada com fechadura independente. O para-choque tem detalhes laterais cromados, degrau central e sensor de estacionamento traseiro. As lanternas com LEDs não possuem detalhes diferenciados.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-18 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Por dentro….

O ambiente revitalizado com o último facelift deixou a Chevrolet S10 com um bom aspecto em termos de acabamento e visual, especialmente com difusores de ar verticais e revestimento cinza imitando couro na parte central. Essa versão LTZ apresenta conteúdo similar ao da versão diesel.

Destaque para os sistemas de alerta de colisão e aviso de invasão de faixa, acionados no volante e console, respectivamente. Outra novidade é a partida remota pela chave canivete, até então exclusiva da versão diesel, mantendo o veículo trancado e com funções desabilitadas, incluindo a direção. Mas, o ar-condicionado é ativado, mantendo a temperatura interior.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-29 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

O quadro de instrumentos é bem espaçado e tem boa visibilidade, assim como um computador de bordo bem completo, que inclui tensão da bateria, pressão do óleo e pressão dos pneus, entre outros. Ele também avisa sobre a ativação do alerta de colisão, ajustável em três níveis. O volante em couro tem aspecto robusto e funções de mídia e telefonia, bem como piloto automático e o alerta de colisão.

Na parte central, os difusores de ar apresentam acabamento prateado, enquanto a multimídia MyLink 2 vem com tudo incluído: Android Auto, Car Play, OnStar, navegador GPS com mapas em 3D, comandos de voz, envio e recebimento de mensagens, câmera de ré, entre outros. Comandos físicos de mídia e ar-condicionado ficam logo abaixo.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-34 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Pouco acima do console estão as teclas do aviso de invasão de faixa, bem como controle de descida, luz de alerta, desativação do controle de tração/estabilidade e do sensor de estacionamento. Abaixo, duas tomadas de 12V e a nova (na versão Flex) alavanca cromada da transmissão automática. O seletor de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida fica próximo.

As entradas USB e auxiliar (uma de cada) ficam sob o apoio de braço central. A S10 tem vários porta-copos/garrafas/objetos entre os bancos e nas portas. Falando nos assentos, os bancos possuem revestimentos em couro de tonalidade cinza, sendo que o banco do motorista vem com ajustes elétricos. O assento traseiro tem cinto de três pontos central, mas peca por não ter apoio de cabeça nesse caso. Há uma fonte 12V para quem vai atrás.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-26 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

As portas possuem um acabamento bom, tendo detalhes interessantes, como a marca Chevrolet em detalhes metalizados na parte superior. O porta-objetos tem revestimento em camurça. Todos os vidros possuem abertura do tipo um toque para subir e descer. O revestimento central é macio e também em cinza. Os espelhos têm ajuste próximo dos vidros, o que é bom. As maçanetas são cromadas.

A S10 LTZ Flex Automática traz também retrovisor interno eletrocrômico com comandos do OnStar, faróis automáticos, limpadores com sensor de chuva, luzes de leitura, alças nas colunas A para facilitar o acesso, coluna de direção ajustável em altura, porta-luvas com espaço razoável e encaixes para porta-copos no painel, que infelizmente eliminou os dispositivos retráteis anteriores.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-8 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Por ruas e estradas….

A Chevrolet S10 Flex com transmissão automática mantém o bom propulsor Ecotec SIDI 2.5 Flex, que chama atenção por ter injeção direta de combustível, além de ser feito todo em alumínio.

O motor entrega 197 cv com gasolina e 206 cv com etanol, mas em rotações diferentes, sendo 6.300 rpm no derivado de petróleo e 6.000 rpm no produto da cana. Já o torque é de 26,3 kgfm quando com gasolina e 27,3 kgfm no caso do etanol, mas ambos surgem a 4.400 rpm.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-43 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

O 2.5 Ecotec é um motor de funcionamento macio e silencioso, entregando uma boa resposta ao acelerador, mesmo para um veículo 4×4 com 1.934 kg de peso. A disposição com a nova calibragem mantém a rotação na casa de 2.000 rpm durante a condução, subindo para 2.500 rpm em aclives longos, tais como uma serra. Ultrapassagens normalmente não exigem mais do que 3.500 rpm.

Apenas em retomadas mais vigorosas e saindo na frente dos outros é que o ponteiro pulará para entre 4.500 e 5.000 rpm, já se sentindo o ronco mais alto do propulsor, antes bem comedido. O desempenho do Ecotec 2.5 está em harmonia com a caixa de câmbio automática de seis velocidades.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-31 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

A transmissão vem com seis velocidades e funcionalidades novas integradas, tais como o Clutch to Clutch, que torna as mudanças mais rápidas e suaves. Verificamos que, em relação à versão diesel, o câmbio tem engates melhores. Outra novidade desse câmbio é uma embreagem dentro do conversor de torque, que ajuda a transferir mais força para as rodas. Nas reduções, o freio-motor funciona como na versão diesel, poupando freios e o consumo.

A GM modificou bastante o mapeamento do motor e a calibração da caixa de mudanças, a fim de obter um melhor resultado em performance, economia e conforto. Aparentemente, essas alterações surtiram efeito numa condução mais prazerosa dessa S10 Flex Automática. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca pouco mais de 2.000 rpm. Para um controle mais pessoal, a alavanca conta com opção manual, com certa independência do gerenciamento eletrônico.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-30 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

O consumo urbano não foi tão bom quanto o esperado, após a divulgação de números do Inmetro, fazendo 6,4 km/litro na cidade. Já na estrada, foi melhor: 10,4 km/litro. Para um carro de 5,36 m de comprimento, tração 4×4 e quase 2 toneladas, os números são até compreensíveis, com gasolina, é claro.

Com tanque de 76 litros e mantendo-se máxima de 110 km/h, dá para percorrer teoricamente 790 km, o que também não é ruim, especialmente por não ser um veículo diesel. O bom desempenho do conjunto motriz também é compartilhado por outros elementos importantes da Chevrolet S10 Flex AT6.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-28 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

A direção elétrica é leve e tem boa resposta, mas não é tão firme na estrada. Com o tempo, pega-se essa sensibilidade ao volante e a questão está resolvida. Os freios são suficientes para a proposta da picape. Já a suspensão foi levemente recalibrada para oferecer mais conforto ao dirigir. Nas curvas, a tendência natural é sair de traseira, inclinando de forma moderada. Controle de tração e estabilidade ajuda bastante em situações mais exigentes.

O conjunto absorve boa parte das irregularidades, sobrepujando os obstáculos mais difíceis. No dia a dia, a S10 Flex AT6 se mostra um carro agradável em pisos ruins, mas em pisos com buracos lunares e grandes depressões, tende a pular e sacudir bastante, devido também por conta com pneus altos de série 60.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-14 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Com bom curso de suspensão, a Chevrolet S10 Flex Automática tem ângulos de entrada e saída que facilitam muito seu uso no off-road, assim como controle de descida e a redução na tração 4×4, facilmente selecionável no console.

O propulsor mantém um funcionamento adequado em situações que exigem mais força no 4×4. Na vida urbana, assistente de partida em rampa ajuda a manter o veículo em segurança nos aclives.

O alerta de colisão, quando ativado, dispara um alarme com luzes vermelhas sobre o painel e desabilita o piloto automático. Já o alerta de invasão de faixa, também dispara um aviso sonoro e um alerta no painel. Bem que esta função poderia corrigir a trajetória, como no Cruze.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-44 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Por você….

No geral, a Chevrolet S10 Flex AT6 na versão LTZ e com tração 4×4 tem um conjunto bem equilibrado, trazendo vários itens de segurança e tecnologia que antes só estavam presentes na versão diesel, que custa quase R$ 170 mil.

Em desempenho, mostrou disposição e um consumo bom no geral. Conforto ao dirigir e pacote de equipamentos também são destaques, especialmente as funcionalidades do pacote exclusivo do OnStar. Este oferece navegação auxiliar através de setas e as mais variadas informações ao condutor, incluindo um aplicativo com alerta de valet, monitoramento de rota, socorro mecânico, entre outros.

chevrolet-s10-flex-at6-2018-avaliação-NA-45 Avaliação: Chevrolet S10 Flex melhora em conforto com câmbio automático

Assim, por R$ 129.990, essa nova opção se torna muito interessante para quem não necessita de autonomia tão elevada e nem a força de um propulsor diesel, usando-a mais no dia a dia das cidades, especialmente em regiões onde ruas e estradas locais possuem pavimentos muito ruins ou geralmente alagam com chuvas, aproveitando ainda para ir ao campo em fim de semana ou férias. Para quem se encaixa nesse perfil, a S10 Flex AT6 4×4 vale a pena.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex AT6 4×4 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 2.457 cm³

Potência – 197/206 cv a 6.300/6.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 26,3/27,3 kgfm a 4.400 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças sequenciais na alavanca

Tração – 4×4 com reduzida

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – ND

Velocidade máxima – 9,5 segundos

Rotação a 110 km/h – 2.100 rpm

Consumo urbano – 6,4 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 10,4 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – Braços articulados independentes/Traseira – Eixo rígido com feixe de molas

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 5.361 mm

Largura – 1.874 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.831 mm

Entre eixos – 3.096 mm

Peso em ordem de marcha – 1.934 kg

Capacidade de carga – 816 kg

Dimensões da caçamba (Comprimento/Largura/Altura) – 1.484/1.534/466 mm

Tanque – 76 litros

Preço: R$ 129.990 (versão avaliada)

Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex AT6 4×4 2018 – Galeria de fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.




Send this to a friend