_Destaque _Featured Avaliações Fiat Hatches

Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-27 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

O Uno 2017 ganhou uma atualização visual no ano passado e adotou mais equipamentos para se destacar no segmento de hatches compactos, onde vinha tendo problemas com a concorrência e as vendas, ficando em 21º em dezembro e em 15º no acumulado do ano, quando emplacou 34.626 unidades.

Nesse último caso, as coisas não melhoraram, mas o carro em si, evoluiu bastante. Além dos novos motores Firefly 1.0 e 1.3 (GSE), o Novo Uno 2017 ganhou também equipamentos mais modernos, tais como direção elétrica com modo City, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

Nesta versão Sporting com câmbio Dualogic, avaliada pelo NA, o Fiat Uno 2017 vem com motor 1.3 Firefly de até 109 cv. O motor é bem disposto, apesar do automatizado matar uma boa parte de seu fôlego. Será que anda melhor que o 1.4 anterior? Confira abaixo nossa avaliação da versão Sporting Dualogic, que tinha dois pacotes de opcionais, elevando seu preço de R$ 53.690 para R$ 57.550.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-40 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Por fora….

O Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic 2017 apresentou uma pegada esportiva em seu estilo que antes não correspondia ao que era apresentado em termos de performance. Faróis com máscara negra, grade bipartida com filetes vermelhos, que também adornam os faróis de neblina, para-choque alto e design um pouco mais agressivo chama atenção na nova frente.

Os para-lamas abaulados possuem proteção nas saias de rodas, como num “aventureiro”, mas as rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/60 chamam mais a atenção. O desenho é atraente e o acabamento é vistoso. Nas laterais, mescla de tonalidades, tendo retrovisores com repetidores de direção em preto brilhante, cinza com personalização nas colunas B e faixas decorativas com cores em vermelho e cinza.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-34 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Na traseira, as lanternas de lente transparente acomodam os displays internos personalizados. Um defletor de ar em preto brilhante repousa discretamente sobre a tampa do porta-malas, enquanto o chamativo escape duplo central dá o tom da mensagem desta versão “esportiva”. Ele vem acompanhando por difusor de ar e falsas saídas de ar laterais.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-15 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Por dentro….

O interior do Uno Sporting tem volante grande e dotado de mídia e telefonia, assim como computador de bordo. Não tem couro, mas a pegada é agradável. Ele vem com os úteis paddle shifts. Na instrumentação, grafismos novos em vermelho, com direito a conta-giros. O painel apresenta revestimento central com impressão metalizada de boa aparência.

Ao centro, o Uno 2017 vem com difusores de ar e sistema de rádio com acabamento em preto brilhante, contrastando com o vermelho vivo na base da direção e nas maçanetas. Mas é abaixo que aparecem as diferenças mais importantes para o modelo anterior, sendo elas os comandos de Start&Stop, função City da direção e desativação dos controles de tração e estabilidade.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-20 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

O rádio é razoável, poderia ter uma multimídia em seu lugar. Esta versão oferece o Live On, que transforma o smartphone em dispositivo de entretenimento, mas isso custa R$ 3.170 e deixa o celular exposto dentro do veículo. No console, botões do Dualogic no melhor estilo Alfa Romeo. Os bancos possuem padronagem com temática esportiva e costuras vermelhas, tendo até apoio de braço para o condutor.

O traseiro é bipartido – lembrando que este e outros itens dos kits Tech e Comfort são opcionais – com três apoios de cabeça e três cintos triplos. Teto e colunas são pretos, tendo ainda um console suspenso com espelho para visão traseira e porta-documentos. O porta-malas continua com aquele forro envolvendo o estepe e passando uma impressão pobre.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-5 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Por ruas e estradas….

O motor GSE, batizado aqui de Firefly, possui nesta versão 1.3 quatro cilindros, enquanto o 1.0 tem somente três. A Fiat apostou nas duas válvulas para obter melhor torque em baixa rotação (e ter menor custo, claro). Com 101 cv na gasolina e 109 cv no etanol, o propulsor precisa ir até 6.250 rpm para ter tudo isso.

No caso do torque, a alteração apareceu na forma de 13,7/14,2 kgfm aos 3.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. A força não é maior porque o motor é pequeno e aspirado, mas a disposição é muito superior ao antigo Fire 1.4 com seus parcos 88 cv. Até o ronco é mais grave e passa a sensação de mais força.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-25 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Na versão manual, surpreendeu bastante a bordo do Uno 2017. Já com o câmbio Dualogic, sempre fica o temor de que a performance cairá drasticamente. Pois bem, como dissemos em nossas impressões ao dirigir, durante o lançamento, o sistema rouba o brilho da novidade.

A impressão inicial é que o 1.3 foi morto pelo Dualogic, mas basta um pouco mais de tempo com o carro para perceber que ele resiste um pouco à lerdeza do automatizado nas retomadas e acelerações.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-19 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Sem o uso dos paddle shifts, o Firefly dá conta do recado, mas ainda abaixo do visto no manual. As trocas ocorrem abaixo de 3.000 rpm geralmente, mas pode-se deixá-lo ir além, a fim de extrair mais. As trocas de marchas continuam bem pausadas no Uno 2017 com Dualogic.

A entrada da embreagem segura o carro por poucos milésimos de segundo, mas é o suficiente para condutor perceber. Como dissemos, com o tempo, dá até para prever as trocas e liberar suavemente o pé, matando a sensação ruim das mudanças, embora não melhorando as respostas.

As trocas manuais são satisfatórias e ajudam a conhecer mais do Firefly e saber o que ele pode fazer, mesmo mascarado pelo Dualogic. O modo Sport ajuda, mas não da mesma maneira. Rodando a 110 km/h, o Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic 2017 mantém 3.000 rpm. O nível de ruído é adequado e o consumo com o etanol fornecido pela fabricante, dentro do esperado. Fez 8,5 km/litro na cidade (muito bom) e 11,2 km/litro na estrada.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-22 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Além da boa disposição do Firefly, o Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic apresenta direção elétrica bem leve e progressiva. Ela é um dos pequenos exageros do Uno 2017. Não é necessário um modo City, que a deixa ainda mais leve, tanto que basta empurrar a direção para o volante girar livremente.

O Start&Stop tem boa resposta nas saídas, até melhor que alguns carros importados, ajudando bastante na economia de combustível no anda e para do trânsito urbano. O Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic 2017 tem estabilidade mediana, já que a suspensão é focada no conforto. Mesmo assim, TCS e ESP ajudam, especialmente em pista molhada. Já o assistente de partida em rampa garante saídas mais seguras.

O espaço interno é pequeno, especialmente atrás. A posição de dirigir é razoável, mas a visibilidade geral é boa, já que a linha de cintura é baixa.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-45 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Por você….

O Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic 2017 apresenta desempenho razoável. Nem de longe é esportivo, mas agrada mais que o modelo anterior por conta do motor mais potente. Os novos itens de segurança trouxeram mais controle para o compacto, além dos equipamentos de conforto adicionais.

O problema é que o preço é muito elevado, chegando quase a R$ 58 mil. Infelizmente ele não é o único a custar mais do que deveria, claro. Com pacote completo, supera rivais mais bem-sucedidos no mercado, especialmente em segurança.

fiat-uno-sporting-dualogic-13-avaliação-NA-3 Avaliação: Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic tem desempenho razoável com automatizado

Ar-condicionado, direção elétrica ajustável, rodas de liga leve aro 15, trio elétrico, sistema de áudio com Bluetooth, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, paddle shifts, console no teto, faróis de neblina e Start&Stop estão entre os itens oferecidos de série ou nos kits.

Mas, por exemplo, falta um piloto automático, já que as mudanças são automáticas e há até o apoio de braço… Isso daria mais conforto em viagens com essa versão topo de linha. Para quem quer a melhor performance de um Fiat Uno Sporting com motor 1.3 Firefly, sem dúvida, a melhor opção é a manual. Mas se o automatizado for necessário, então melhor pagar pela versão Way Dualogic, que custa um pouco menos.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic 2017

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1332 cm³

Potência – 101/109cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automatizada de cinco marchas com paddle shifts

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,1 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 177,2 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 3.000 rpm

Consumo urbano – 8,5 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 11,2 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 3.820 mm

Largura – 1.673 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.487 mm

Entre-eixos – 2.376 mm

Peso em ordem de marcha – 1.055 kg

Tanque – 48 litros

Porta-malas – 280 litros

Preço: R$ 53.690 (básico) – R$ 57.550 (versão testada)

Fiat Uno Sporting 1.3 Dualogic 2017 – Galeria de fotos

Send this to a friend