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Avaliação: Ford New Fiesta Titanium Plus 2018 é atraente em conteúdo

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Ele se renovou em 2017, mas não como alteração de meia vida. Na verdade, o New Fiesta 2018 surgiu como alternativa para não morrer antes do tempo. Como a nova geração não vem e a produção no México findará esse ano, o hatch feito no ABC Paulista será a única opção para a região latino-americana.


Por conta disso, a Ford investiu para que seu compacto “premium” tivesse um visual levemente atualizado, a fim de manter-se por mais tempo no mercado nacional. As mudanças não ocorreram apenas no visual, mas também no conteúdo, conforto e conectividade.

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Com a motorização centrada no já conhecido Sigma 1.6 Ti-VCT de até 128 cavalos – embora o Style seja um alento com o bom EcoBoost 1.0 – o New Fiesta Titanium Plus 2018 se mostra um carro comportado, completo e ainda belo. Seu preço está na faixa dos mais completos do segmento: R$ 75.190. Por aí você encontra VW Polo Highline e Fiat Argo Precision, por exemplo.


E no mercado? O Ford New Fiesta continua a vender razoavelmente bem, tendo emplacado 19.057 unidades em 2017 e 2.859 exemplares só no primeiro bimestre de 2018. Com boa variedade de opções, o compacto se mantém bem por aqui. E ao volante? Vejamos.

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Por fora….

Ele não é novo, mas a pequena atualização visual na linha 2018 trouxe um reforço no belo visual que o New Fiesta exibe desde o lançamento da atual geração em 2010. O compacto tem um design fluído e linhas harmônicas que superam a de muitos concorrentes ainda hoje.

O conjunto ótico dianteiro com LEDs diurnos melhorou o que já era bom. Já a grade revisada com elementos cromados isolados, dá ao compacto um ar mais sofisticado e elegante. As molduras laterais em forma de “L” com cromados e faróis de neblina, atualizam o New Fiesta de São Bernardo do Campo com o equivalente de nova geração, feito em Colônia, Alemanha.

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As rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/50 R16 são elegantes e combinam com o visual, que ainda conta com retrovisores dotados de repetidores de direção. A base das janelas nesta versão Titanium Plus apresenta frisos cromados.

As lanternas com detalhes cromados e iluminação parcial em LED realçam o visual da traseira, para alguns, enquanto outros não gostaram da atualização. Ali ainda vemos um friso cromado sobre a placa e para-choque atualizado com sensores de estacionamento. Há câmera de ré também. No teto, spoiler e antena simples poderiam muito bem ter a companhia de um teto solar.

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Por dentro….

Sem mudanças no design base do painel, o New Fiesta 2019 apresenta como destaque a tela de 6,5 polegadas sensível ao toque do SYNC 3, que é um acréscimo muito bom ao conteúdo do hatch da Ford, trazendo consigo os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, além do AppLink, imagens da câmera de ré, comandos de voz e um navegador nativo com mapas em 3D.

O conjunto é completo e ainda é realçado com conexão Bluetooth, hot spot Wi-Fi e duas entradas USB. Ou seja, para quem criticava o antigo SYNC com sua telinha pouco amigável, agora dispõe de uma central de entretenimento intuitiva e de aparência mais convidativa. Mas, sua tela é envolvida por uma cobertura que denota a idade do projeto do New Fiesta. Poderia ser uma capa curta e vertical, e não um prolongamento, que parece saltar de dentro do conjunto.

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No mais, o painel mantém a boa instrumentação, de fácil leitura, embora com display digital ainda diminuto e seguindo a tendência anterior. O mesmo em relação ao ar-condicionado automático. O volante tem boa empunhadura e o suficiente em termos de controles, mas faltaram paddle shifts.

Visualmente com acabamento aceitável para a realidade do segmento, o New Fiesta Titanium Plus vem ainda com bancos em couro dotados de espuma de densidade ampliada, que são mais firmes e parecem que não agradam num primeiro momento, mas com o tempo, percebe-se que eles têm efeito contrário, tornando a condução menos cansativa ao acomodar melhor o corpo. Poderiam apenas ser mais fechados nas laterais para segurar melhor o corpo, mas fora isso agradam.

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Com boa visibilidade e ergonomia aceitável, o New Fiesta 2019 tem espaço mediano na parte traseira, embora a altura interna seja razoável, assim como a largura. Já o porta-malas carece de um pouco mais de espaço, ainda mais quando se compara com os rivais mais recentes.

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Por ruas e estradas….

Para quem esperava pelo Dragon 1.5 Ti-VCT do EcoSport 2019, ver o Sigma 1.6 Ti-VCT pode ter sido uma decepção, mas apesar da idade, o propulsor da Ford ainda cumpre seu papel na proposta que a marca definiu para ele, que não é a de inovar, apontando para o futuro. Isso deve ficar a cargo do Ka 2019.

Além disso, como se sabe, o New Fiesta brasileiro não deve ir muito longe de forma isolada, ainda mais na condição financeira em que se encontra a região onde passa a atuar. Por isso, não parece mesmo lógico ter um motor mais moderno. Como já dito, com o Sigma ele ainda vai bem.

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O propulsor de quatro cilindros entrega 125 cavalos com gasolina e 128 cavalos no etanol, ambos a altos 6.500 rpm. Com torques de 15,8 kgfm no primeiro e 16,0 kgfm no segundo, ambos a 5.000 rpm, o Sigma Ti-VCT até que funciona bem quando usado em baixa rotação, ajudado enormemente pelo duplo comando de válvulas variável.

O motor responde a contento, não decepcionando ao ser exigido. Com subida rápida de giro, ele oferece nível de ruído um pouco elevado, no entanto. Com o criticado câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, o chamado Powershift, o New Fiesta tem um desempenho bom com o Sigma 1.6, trocando as marchas de forma suave e sem tranco aparente.

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Mas, é perceptível certo ruído no funcionamento. Com ele, o compacto da Ford tem retomadas adequadas, garantindo boas ultrapassagens e com certa elevação de giro, na casa dos 4.000 rpm, sendo algo esperado em um motor aspirado. Nessa hora é que lembramos mais do EcoBoost 1.0… Rodando a 110 km/h, ele se mantém pouco abaixo de 3.000 rpm.

Na cidade, a frugalidade do Sigma foi revelada com média de 11,5 km/litro na gasolina, enquanto na estrada ele fez bons 15,3 km/litro, números que o deixam em paridade com os rivais já citados. Carregado, ele se ressente um pouco, buscando força em alta, mas não entregando nada surpreendente.

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As mudanças manuais na alavanca são pouco ergonômicas e o gerenciamento não dá muita liberdade para explorá-las. No modo Sport, o New Fiesta 1.6 2018 mantém giro alto e disposição extra com respostas interessantes, sempre com o motor cheio para eventuais retomadas com pé embaixo. No dia a dia, é um carro comportado e de boa dirigibilidade. A direção elétrica é muito leve e precisa, gostosa de manusear.

Com posição de dirigir correta, o Ford New Fiesta 2019 tem um ajuste de suspensão muito firme e que em pisos com muitos defeitos ou de outros tipos, como bloquetes e paralelepípedos, passa muito desse contato irregular para o interior, não agradando muito nesse aspecto. Nas curvas, ele mostra boa estabilidade e controle, assim como nas frenagens mais fortes.

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Por você….

O Ford New Fiesta 2019 é uma opção interessante para clientes que buscam estilo, mesmo que o carro já tenha lá seus sete anos de vida. Ele também oferece uma conectividade mais intuitiva e completa que os principais rivais, bem como design interno coerente. O pacote de equipamentos é bom também, assim como a segurança nessa versão topo de linha.

São sete airbags, afinal, bem como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix, MyKey e assistente de frenagem de emergência, fora o assistente de emergência propriamente dito, que liga para o SAMU (192) caso os airbags sejam acionados ou haja uma colisão traseira. Coisas que não podem ser ignoradas na hora de considerar sua compra.

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Partida por botão, trio elétrico completo, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, piloto automático, sensor crepuscular, som com seis alto-falantes, entre outros, fazem parte do pacote. Mas, o New Fiesta 2019 tem ainda um custo de manutenção alto até 60.000 km, cujo custo chega a R$ 4.036. Só a quarta revisão custa nada menos que R$ 1.128!

Em resumo, o New Fiesta Titanium 2018 é um bom carro, que poderia ser um pouco mais silencioso e macio, bem como poderia oferecer um custo de revisão menor. Fora isso, tem estilo, conectividade em dia e performance satisfatória. Vale a pena? De certo modo sim.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Ford New Fiesta Titanium Plus 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1597 cm³

Potência – 125/128 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 15,8/16,0 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automatizado de dupla embreagem com seis marchas e trocas manuais na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 12,1 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 190 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.900 rpm

Consumo urbano – 11,5 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 15,3 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 16 com pneus 195/50 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 3.969 mm

Largura – 1.722 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.464 mm

Entre eixos – 2.489 mm

Peso em ordem de marcha – 1.152 kg

Tanque – 51 litros

Porta-malas – 281 litros

Preço: R$ 56.690 (básico) – R$ 75.190 (versão avaliada)

Ford New Fiesta Titanium Plus 2018 – Galeria de fotos

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