Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

O Honda CR-V 2022 foi atualizado este ano e trouxe mudanças visuais sutis, porém, o destaque fica para a assistência ao condutor, ampliada com o pacote Honda Sensing.


O SUV da Honda, importado do México, chega ainda com mudanças no interior, tornando a habitabilidade mais prática no dia a dia, assim como a impressão de qualidade percebida.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Traz recursos como carregamento indutivo e USB reposicionados, bem como um revitalizado porta-objetos central, botão físico na multimídia e sistema de som melhorado.

Na mecânica, o motor é o mesmo 1.5 VTC Turbo de 190 cavalos e 24,5 kgfm, com transmissão CVT e a tração integral sob demanda, porém, agora com Start&Stop. Preço? Altos R$ 264.900…

Por fora…

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

O Honda CR-V já tinha um visual bem atraente no modelo anterior, mas na linha 2022, ele foi revitalizado com grade redesenhada e com acabamento que acompanha os faróis full LED.

Além disso, os faróis de neblina em LED deixaram o conjunto mais sofisticado, assim como o para-choque com desenho mais robusto, tendo uma moldura retangular e envolvente.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Já as rodas de liga leve aro 18 polegadas são escurecidas agora e agradam visualmente, mantendo os sapatos com medidas 235/60 R18. A Honda adicionou um friso cromado nas laterais.

Na traseira, o visual foi realçado com um olhar escurecido das lanternas em LED, que combinam bem com os faróis. O friso cromado ficou escurecido também.

O para-choque foi redesenhado e recebeu novas ponteiras de escape, mas a melhor novidade para o exterior está no teto, o vidro panorâmico com abertura elétrica finalmente chegou.

Por dentro…

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

No interior, o Honda CR-V 2022 tem um habitáculo com muito espaço e conforto, agora mais iluminado com o teto solar panorâmico. O acabamento bege dos assentos torna o ambiente mais aconchegante.

Além disso, para dar mais percepção de luxo ao interior, o CR-V 2022 recebe aplique imitando madeira no console, painel e portas. Outra novidade é o reposicionamento das duas portas USB.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Agora elas ficam junto ao carregador indutivo de smartphone, sendo necessário acionar um botão para ativá-lo. Quando a luz verde se acende, o aparelho está carregado.

Isso torna o uso do smartphone mais prático, mas Android Auto e CarPlay continuam precisando de cabo. Por isso, a aproximação dos conectores.

Outra novidade é o porta-objeto central, sob o apoio de braço. A prancheta móvel cobre todo o espaço, você também pode deixa-lo parcial ou totalmente aberto, dobrando-se para cima. Ficou mais prático.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

O conjunto interno continua muito bom, com display multifuncional no painel, onde se pode guiar pela navegação do GPS nativo ou ver a força aplicada às rodas, por exemplo.

A multimídia atende bem e traz câmera de ré em 180 graus e com visual do para-choque, bem como a reprodução do LaneWatch, que já existia no modelo.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

O câmbio com alavanca avançada é uma característica do CR-V e agora tem botão do “Idle-Stop”, como a Honda chama (inclusive nas motos) o popular Start&Stop.

No conforto, os bancos em couro são agradáveis, com os dianteiros tendo ajuste elétrico, inclusive lombar, bem como duas memórias para o motorista.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Para quem busca espaço, o CR-V é ideal, com banco traseiro reclinado e pronto para botar a família na estrada. O espaço para as pernas é inquestionável, assim como o bagageiro.

Este vem com 522 litros, mas pode ser ampliado para 1.084. Mais? Tem acionamento automático da tampa, incluindo sensor de aproximação sob o para-choque.

Por ruas e estradas…

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

O Honda CR-V 2022 preserva o bom motor L15 1.5 VTC Turbo, que tem duplo comando variável VTEC no cabeçote, intercooler e injeção direta de alta pressão.

O propulsor de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, de construção em alumínio, entrega 190 cavalos a 5.600 rpm e 24,5 kgfm entre 2.000 rpm e 5.000 rpm.

Bem elástico, o motor da Honda garante sempre uma boa resposta, independente da rotação no cotidiano. No trânsito urbano, por exemplo, ele gira a 1.500 rpm normalmente.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Já na estrada, em cruzeiro, ele fica perto de 2.000 rpm, mas em ultrapassagens ou retomadas, o ponteiro rapidamente salta para 3.500 rpm ou mais. A reação não é totalmente imediata.

O motivo é a transmissão CVT que, por melhor calibrada que seja, ainda desliza e retém uma parte do desempenho do motor, porém, isso fica apenas evidente em cruzeiro no modo Eco.

Também em pequenos aclives, o ponteiro tende a subir rapidamente, buscando força do motor, sendo outra obra do CVT. No geral, porém, a condução é agradável e com boa força.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Enchendo o pé ou buscando o modo Sport, o Honda CR-V 2022 responde muito bem, mesmo com algum deslize por parte do câmbio, mas suficiente para não ficar devendo nada.

Com giros bem altos, a rotação passa um pouco de 6.000 rpm e corta. Também sobra em retomadas e saídas de semáforo, ainda mais impulsionado pela tração nas quatro rodas.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

No entanto, rodando com pé em cima, mesmo em velocidades mais altas, apenas a tração dianteira atua. Basta pressionar um pouco mais para que o AWD atue de forma imediata.

Nas paradas, o Idle-Stop entra em ação para desligar o motor e sua partida é rápida, não incomodando. Ainda assim, o CR-V 2022 gastou mais que o modelo 2019, avaliado pelo NA.

Em circuito urbano, o SUV da Honda fez 9,8 km/l, enquanto na estrada rendeu média de 13 km/l. O modelo também ficou 12 kg mais pesado.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Além disso, durante a condução, seja urbana ou rodoviária, o Honda CR-V manteve a boa característica do rodar macio e silencioso, garantindo maior conforto no dia a dia.

Outro bom atributo do CR-V é a suspensão, que suporta bem pisos irregulares, pavimentos ruins e ruas de terra bem esburacadas, gerando quase nenhum ruído de acabamento.

Em realidade, apenas a cobertura do porta-malas e um ou outro cinto fazem barulho nessa situação.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Na estrada, mesmo em curvas bem fechadas, o Honda CR-V 2022 agrada ao volante.

O controle dinâmico da direção elétrica integrada com os controles de tração e estabilidade dão ao CR-V uma sensibilidade muito boa, ampliando o prazer ao dirigir.

Ao volante, nas ultrapassagens, o condutor conta com o LaneWatch, acionado pela haste do farol ou quando liga o pisca direito, projetando a imagem da lateral do veículo com barras.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Mas, novidade importante mesmo é o pacote do Honda Sensing, que trouxe controle de cruzeiro adaptativo, sendo ajustável em distância no volante.

Além dele, o SUV dispõe do alerta de faixa, seja segmentada ou contínua, sendo que nessa última ele reduza a velocidade. O sistema da Honda é mais moderno que o da GM, por exemplo.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Com uma câmera digital no para-brisa, o sistema centra o CR-V na faixa de rolamento, permitindo até fazer curvas bem abertas, mas rapidamente exigindo as mãos do condutor.

Ele corrige levemente a saída de faixa e “sacode” o volante quando o motorista fica tempo demais sem botar as mãos na direção. O SUV tem ainda alerta de colisão com frenagem ativa.

Com esse pacote, viajar com mais segurança agora é um dos atributos do CR-V, que dispõe de boa posição de dirigir e de recursos que tornam a condução mais agradável.

Por você…

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

O Honda CR-V 2022 não vem para buscar novos clientes para a marca, em realidade, ele quer manter os que já têm. O público desse produto é fiel e muda de geração. São 500 para 2021.

Bem completo, o SUV não quer ostentar luxo, visto que não é sua proposta, apesar do aplique amadeirado… Como um bom SUV, daqueles para ficar um bom tempo na família, o CR-V é ideal.

Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente

Ele oferece recursos como chave presencial com partida remota, faróis adaptativos, tampa do bagageiro elétrica, 2 USB atrás, saídas de ar-condicionado traseiras, ar dual zone, etc.

O conjunto motriz é muito bom e tem a proposta de conforto ao dirigir, bem como frugalidade na operação. Bem espaçoso e com bagageiro generoso, o Honda CR-V cumpre a missão.

Já o preço reflete nossa realidade, visto que deveria estar custando bem menos. Basta olhar para o híbrido Toyota RAV4 por R$ 276.440. Mas, quem é fiel acaba pagando.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Honda CR-V Touring 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta

Cilindrada – 1.498 cm³

Potência – 190 cv a 5.600 rpm (gasolina)

Torque – 24,5 kgfm a 2.000 rpm (gasolina)

Transmissão – CVT com sete marchas virtuais e trocas manuais na alavanca e no volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,0 segundos

Velocidade máxima – 200 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.900 rpm

Consumo urbano – 9,8 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 13,0 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 18 com pneus 235/60 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.631 mm

Largura – 1.855 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.689 mm

Entre-eixos – 2.660 mm

Peso em ordem de marcha – 1.629 kg

Tanque – 57 litros

Porta-malas – 522 litros

Preço: R$ 264.900 (versão avaliada)

Honda CR-V Touring 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.