_Destaque _Featured Avaliações Jaguar SUVs

Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-1 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

O segmento de utilitários esportivos está em alta no mercado mundial e mesmo marcas que jamais tiveram presença entre SUVs e crossovers, agora possuem de alguma forma um representante nesse novo filão.



Com a Jaguar não foi diferente. Mesmo após a união definitiva com a Land Rover, a marca inglesa não ficou de fora desse mercado e acabou criando sua própria proposta diante da irmã e conterrânea, tradicional no segmento, onde atua exclusivamente desde o começo dos anos 50.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-103 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Assim, o primeiro produto da Jaguar para o segmento é o F-Pace. O crossover – aqui classificado pela marca como SUV – chegou com proposta mais esportiva e focada no asfalto, embora tenha capacidade off-road, evidentemente distante dos modelos da Land Rover.

Feito em alumínio, o Jaguar F-Pace chegou ao Brasil com três opções, sendo uma com motor diesel 2.0 Ingenium com 180 cv e duas com motor V6 3.0 Supercharged de 340 ou 380 cv. Mas, além das três, trouxe também uma edição limitada de lançamento com 19 unidades e por preço sugerido de R$ 416.400. Esta é a First Edition, avaliada agora pelo NA.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-6 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

 

Por fora…

O Jaguar F-Pace tem estilo musculoso e agressivo, compartilhando elementos estéticos com outros dos irmãos da marca. A frente é importada do Novo XF, tendo faróis Full LED com desenho cerrado, grade malhada com o felino característico e grandes entradas de ar laterais nessa versão First Edition, que é baseada na S.

Linha de cintura alta e janelas envolventes marcam o F-Pace, que na traseira apresenta lanternas inspiradas no esportivo F-Type. Na First Edition, as rodas de liga leve aro 20 polegadas são pintadas de preto brilhante e as pinças de freio são vermelhas.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-11 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Detalhes em tonalidade cinza se destacam nos para-choques e base das portas, tendo ainda teto solar panorâmico, antena em formato de barbatana, frisos em preto brilhante nas janelas e saídas de ar laterais, escape duplo cromado e uma pintura azul muito chamativa.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-19 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Por dentro…

No interior, assim como no exterior, o Jaguar F-Pace First Edition reproduz o ambiente visto no Novo XF e também no menor XE. Portas e painel são unidos por um arco bem proeminente, originalmente introduzido no Jaguar F-Type. O aspecto é bem esportivo.

Materiais de primeira linha no acabamento, tais como couro costurado, soft touch, detalhes em alumínio e guarnição em preto brilhante. O Jaguar F-Pace First Edition tem pedais de alumínio, volante de três raios de estilo esportivo e bancos em couro bem envolventes.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-31 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

 

O quadro de instrumentos é digital e configurável, tendo três temas diferentes de visualização das informações, podendo inclusive ter uma tela quase inteira apenas para o mapa de navegação. Com 12,3 polegadas, ela exibe grafismos sofisticados, que se alteram conforme as escolhas e o modo de condução.

Outra tela que chama atenção é a da multimídia InControl Touch Pro com 10,2 polegadas, que também exibe um mapa enorme de navegação. Aliás, as duas telas podem apresentar ao condutor o mesmo mapa. Por falta de orientação o motorista não poderá reclamar. Essa central de entretenimento é intuitiva e possui várias funcionalidades, apresentadas em um ambiente que lembra o Microsoft Windows 10. Há desde seleção de fontes de mídia até itens exclusivos da versão, tais como o gráfico de força G e o cronômetro para aceleração de 0 a 100 km/h, bem como tempo de volta através do GPS.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-35 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

A multimídia também apresenta o modo de tração, onde é possível visualizar as forças atuantes nos dois eixos. Câmera de ré, TV Digital, climatização, DVD, entre outros, também podem ser manipulados pelo dispositivo. Há também ajuste de até 10 tonalidades para iluminação interna, bem como gráficos de condução e economia. O HD interno tem 60 GB de espaço.

O ar-condicionado dual zone é também semelhante ao dos XE e XF, assim como o console central com o botão retrátil e giratório para a seleção de marcha. O conjunto destoa um pouco da proposta esportiva do Jaguar F-Pace First Edition, ainda mais com os comandos paralelos dos modos de condução Dinâmico, Normal, Eco e Inverno, pouco intuitivos. Um joystick de marchas com base de alumínio talvez existirá apenas em um eventual F-Pace R ou SVR no futuro.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-25 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

O acabamento é preto, mas com bancos e portas revestidos em couro claro. Os assentos dianteiros possuem ajustes elétricos e memória para o condutor. Revestimentos em fibra de carbono nas portas dão um toque a mais de esportividade. O sistema de som Meridian tem 17 alto-falantes e 825 watts de potência.

Nota-se que os vidros elétricos dianteiros possuem comandos sobre o corpo da porta como nos Land Rover, enquanto os traseiros ficam nos apoios de braço. Atrás, o espaço é bom e vem com difusores de ar e um banco tripartido bem confortável. O porta-malas tem bons 508 litros e tampa com abertura elétrica, enquanto o estepe é fino.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-100 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Por ruas e estradas…

O Jaguar F-Pace First Edition apresenta posição de dirigir que mescla conforto e esportividade. A visibilidade geral é aceitável e o condutor ainda dispõe de HUD holográfico. O volante com paddle shifts tem boa pegada e ajuste elétrico indexado à memória do assento. Por fim, ao entrar, o botão de partida com o pulsar do coração humano dá as boas-vindas.

Ao tocar o botão do coração do Jaguar F-Pace First Edition, o ronco grave do motor V6 3.0 Supercharged se faz notar sem delongas. O propulsor entrega 380 cv a 6.500 rpm e 45,9 kgfm a 4.500 rpm. Poderoso, o V6 surpreende pela grande capacidade de aceleração e resposta nas retomadas.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-85 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Apenas no modo Eco sua força é bem atenuada, mas nada que uma pisada mais forte no acelerador não faça ele responder como se deve. No modo Dinâmico, associado com o modo Sport do câmbio, o Jaguar F-Pace First Edition incorpora o F-Type e apresenta uma condução muito mais agressiva.

O giro rapidamente se aproxima da faixa vermelha e a agressividade desse felino de 1.861 kg parece ter sido extraída de um V8. Com as mudanças manuais no bom câmbio automático ZF 8HP de oito marchas, o Jaguar F-Pace First Edition pode entrar facilmente no track day, evidentemente respeitando-se seu porte e categoria.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-55 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Em condução normal, ele ainda é um SUV bem esportivo, apresentando excelente dirigibilidade e um conforto a bordo exemplar. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.800 rpm em oitava marcha. Na cidade, o ajuste de suspensão é bom, sendo bem mais macio do que o esperado e muito superior ao de SUVs menores de marcas de luxo concorrentes.

A direção elétrica tem respostas mais rápidas nas configurações esportivas, mas é bem confortável nos modos Eco e Normal. Os freios possuem enorme capacidade de frenagem, surpreendendo em condução esportiva. O conjunto geral é bem equilibrado com boa distribuição de torque entre os eixos, além de torque vetorial eficiente, que gruda o carro nas curvas, inclinando muito pouco a carroceria.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-47 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

No fora de estrada, o Jaguar F-Pace First Edition pode encarar muitos caminhos ruins, mas não possui os recursos do Terrain Response da Land Rover, por exemplo. Mas, a Jaguar adicionou um piloto automático de baixa velocidade para terrenos sem pavimento, o ASPC.

Esse sistema permite que o veículo ajuste a velocidade e tração de acordo com os obstáculos, deixando apenas que o condutor guie o veículo. Há também um controle de saída para pisos de baixa aderência, o chamado LFL (Low Friction Launch). A ASI Suite permite visualizar a atuação da tração e a direção das rodas.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-53 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Como notado, o foco do Jaguar F-Pace First Edition e das versões restantes é o asfalto, mas ele encara bem se o caminho for com pedras, areia ou lama. Tudo isso é feito com um bom nível de ruído interno. A tração é geralmente 100% na traseira, variando até 50/50 dependendo da condução ou piso.

O Jaguar F-Pace First Edition também dispõe do piloto automático de baixa velocidade para uso no trânsito, bem como limitador no controle de cruzeiro normal. Infelizmente, ele não oferece os sistemas de condução do Novo XF, por exemplo, tais como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão ou leitor de faixas com correção de direção.

O nível de consumo não poderia ser diferente para um SUV V6 de quase 400 cv. Fez 6,5 km/litro na cidade e bons 11,2 km/litro na estrada. Isso levando-se em conta o uso do modo Eco, caso contrário os números infelizmente são muito menores. Para amenizar a coisa, o Jaguar F-Pace First Edition ainda conta com Start&Stop, que reduz o consumo no trânsito pesado.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-115 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Por você…

O Jaguar F-Pace First Edition é para quem quer um crossover ou SUV com pegada bem esportiva, sem ser tão potente (e caro) quanto os esportivos SVR da marca, por exemplo. Nessa edição limitada, o utilitário esportivo traz a exclusividade na bagagem, já que menos de duas dezenas estão à disposição.

O preço de R$ 416.400 está na média salgada do segmento, ainda mais com o foco na esportividade proporcionada pela versão S e realçado com o pacote First Edition. É bem completo, como deve ser, mas faltaram os sistemas vistos no Novo XF. Como outros carros da Jaguar Land Rover no Brasil, também não possui estacionamento automático.

jaguar-f-pace-first-edition-avaliação-NA-82 Avaliação: Jaguar F-Pace First Edition impressiona pela performance e exclusividade

Ainda como exclusividade – embora presente na versão S – o Jaguar F-Pace First Edition traz a pulseira de acesso ao veículo, que permite deixar a chave dentro do carro. À prova d´água, ela destrava o veículo através do toque na letra “J” do nome Jaguar na tampa traseira. Mas isso custa R$ 1.600.

Falando em custos, a Jaguar oferece também um pacote de revisões de menos de R$ 1.000 por ano, bem como seguro reduzido e uma gama generosa de acessórios para o SUV. Bem equilibrado, o Jaguar F-Pace First Edition é uma opção muito interessante para quem pode dispor de mais de R$ 400 mil estacionados na garagem. Sem dúvida, o gasto é grande, mas pelo menos o SUV britânico não deixa a desejar nem um pouco em emoção e prazer ao dirigir.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Jaguar F-Pace First Edition V6 3.0

Motor/Transmissão

Número de cilindros – V6

Cilindrada – 2995 cm³

Potência – 380 cv a 6.500 rpm (gasolina)

Torque – 45,9 kgfm a 4.500 rpm (gasolina)

Transmissão – Automática de oito marchas com paddle shifts

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 5,5 segundos

Velocidade máxima – 250 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm

Consumo urbano – 6,5 km/litro

Consumo rodoviário – 11,2 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 20 polegadas com pneus 255/50 R20

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.731 mm

Largura – 1.936 mm

Altura – 1.651 mm

Entre eixos – 2.874 mm

Peso em ordem de marcha – 1.861 kg

Tanque – 63 litros

Porta-malas – 508 litros

Preço – R$ 416.400

Jaguar F-Pace First Edition V6 3.0 – Galeria de fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend