*Destaque *Featured Avaliações Land Rover SUVs

Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4×4 familiar definitivo

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-1 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

O Discovery sempre pareceu um ônibus dentro da gama da Land Rover. Não é um demérito, pois o SUV britânico com suas colunas verticais e grande área envidraçada é o único da marca que leva sete pessoas com conforto, luxo e sofisticação. Agora, o mais familiar da inglesa não está tão quadradão como antes.



Ganhou um estilo mais fluido e moderno, mas sem perder a valentia que sempre esteve com ele. O Land Rover Discovery First Edition é o suprassumo do LR5 no Brasil, devidamente equipado com motor diesel V6 3.0 de 258 cv, câmbio automático de 8 marchas e o indispensável Terrain Response.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-11 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

E não para por aí, o Land Rover Discovery 2018 ficou nada menos que 480 kg mais leve, mas ainda é um peso pesado do mundo off road, entregando uma performance invejável no fora de estrada e um conforto sem igual sobre asfalto ou qualquer outro pavimento, seja bom ou ruim. Apesar de não ser o topo de linha da marca, seu nível tecnológico é elevado o suficiente para ser comparado aos mais luxuosos da linha Range Rover.

Muito bem equipada, a versão First Edition vem com tudo e mais alguma coisa, incluindo uma série de ajustes elétricos dos bancos e apoios que fará inveja às minivans mais sofisticadas. Isso sem contar suspensão pneumática, multimídia com 10 polegadas, duplo teto solar panorâmico, rodas aro 22… Enfim, muita coisa. Mas, evidentemente, tudo isso tem um preço e ele é alto: R$ 469.000.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-14 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Por fora….

A primeira impressão do Land Rover Discovery 2018 é sem dúvida a fluidez de suas linhas. Isso ajuda na impressão de maior leveza. Ele até parece menor que seus 4,97 metros. O estilo o tornou mais agradável para aqueles que talvez nunca tenham simpatizado com o “quadradão” da Land Rover.

As linhas remetem ao já nacional Discovery Sport, o irmão menor e feito em Itatiaia-RJ. Mas, não se engane, o Land Rover Discovery 2018 não perdeu seu DNA. As colunas A retas e bem inclinadas atestam que este SUV mantém sua identidade em relação ao menor. A frente é agora mais envolvente e dotada de complexos faróis full LED com LEDs diurnos envolventes, grade em preto brilhante, assim como seu nome devidamente estampado no capô e um para-choque com um protetor embutido e entradas de ar verticais bem destacadas.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-16 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Pequenos faróis de neblina em LED ficam no extremo inferior do protetor frontal. Colunas A e retrovisores em preto brilhante, assim como as grandes rodas de liga leve aro 22 polegadas “5051”. Elas são calçadas por enormes pneus 285/40 R22. Apliques laterais nos para-lamas também foram adicionados. Já as colunas C bem grossas reforçam o estilo do Land Rover Discovery 2018, assim como as vigias laterais integradas ao desenho traseiro, que vem com lanternas em LED de estilo similar aos outros modelos da marca.

O para-choque tem aspecto menos envolvente que o dianteiro, enquanto a tampa ostenta a placa do lado esquerdo. Frisos e nome Discovery em preto brilhante estão presentes, assim como o logotipo verde da Land Rover e a obrigatória Union Jack. A tampa pode ser aberta ou fechada sem as mãos (com o passar do pé sob o para-choque). No teto, em preto brilhante, dois vidros bem grandes, sendo apenas o dianteiro com abertura. Barras longitudinais e antena na mesma cor.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-34 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Por dentro….

A linha de produtos da Land Rover, no caso Discovery, Discovery Sport e antes dele o Freelander, sempre tiveram como característica cerca rusticidade e praticidade tanto em estilo quanto em ambiente para os passageiros. Em parte, isso se manteve no Land Rover Discovery 2018, quando se nota um painel devidamente analógico e sem a ostentação dos clusters digitais, que viraram moda e já até chegaram aos carros comuns.

Mas, para perceber essa herança mais valente neste Land Rover, é necessário buscar por detalhes como esse, visto que uma olhada ampla revela um carro muito sofisticado e bem mais luxuoso que a proposta anterior. O acabamento é de primeira qualidade, recheado com materiais macios e revestimentos em alumínio texturizado de boa impressão visual e tátil. Os tradicionais comandos dos vidros e espelhos sobre o acabamento da porta, volante aquecido em couro com comandos satélites e ajuste elétrico da coluna.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-24 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

O conjunto frontal é bem semelhante em aspecto ao do Range Rover, ostentando um porta-luvas superior com senha e o tradicional na parte inferior. Chama atenção o compartimento camuflado atrás do painel do ar-condicionado quadri zone, podendo assim ocultar objetos de valor ou qualquer outra coisa. Na unidade de testes, ele não abria, possivelmente estava com algum defeito.

A multimídia InControl Touch Pro tem tela sensível ao toque de 10 polegadas com inúmeras funções além daquelas que já conhecemos em outros dispositivos tipo. Ela basicamente tem navegador, TV digital, DVD, interface com smartphones, conexões USB (2), HDMI e auxiliar, entre outros.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-30 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

No entanto, parte da tecnologia embarcada do Land Rover Discovery First Edition 2018 está exatamente na InControl Touch Pro. A começar, ele possui funcionalidades para climatização, incluindo refrigeração ou aquecimento dos bancos. Bem intuitiva, lembrando um layout do Windows 10, o sistema ainda oferece comandos para rebatimento dos apoios de cabeça das segunda e terceira fileiras, bem como o rebatimento coletivo ou individual destes assentos.

Além disso, a InControl Touch Pro traz também ajustes de câmeras com zoom e controle individual, podendo o motorista ver em 360 graus, em dois dos lados ou apenas em um deles, seja lateral, frontal ou traseiro, mesmo com o veículo em movimento. Há o modo Valet, que bloqueia a tela e também o porta-luvas superior.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-32 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

O Eco Data possui informações de condução e do veículo. Nela também é possível alterar tonalidade e intensidade da iluminação interna com cinco opções. Há também detalhes das dimensões do veículo e linha e linha d´água em travessias (90 cm), bem como as funções do Terrain Response demonstradas em animações no aplicativo 4x4i. Pode-se ajustar também o estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares, bem como saídas de vaga. O sistema de som Meridian tem 380 watts e 11 alto-falantes, mas pode-se optar pelo premium com 825 watts, 14 alto-falantes e subwoofer.

O SUV conta ainda com pulseira eletrônica que permite fechar o carro com a chave dentro, sendo esta à prova d´água. Entre os assentos, devidamente forrados em couro perfurado e formato envolvente, o Land Rover Discovery First Edition 2018 apresenta o túnel central com o já conhecido botão retrátil e giratório de marchas, bem como uma placa de alumínio exclusiva com o nome “First Edition” em baixo relevo.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-48 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

O Terrain Response se apresenta com seus vários modos de condução e terreno, além de freio de estacionamento eletrônico, altura da suspensão e pilotos automáticos para baixa velocidade e off road. Chama atenção o porta-copos deslizante ao lado da alavanca, que tem ainda cobertura. Abaixo dele, um porta-objetos que pode ser ocultado. Mais atrás, outro porta-objetos, mas refrigerado e sob o apoio de braço central. Falando nisso, há também os característicos apoios de braço retráteis individuais na frente.

O banco do motorista tem três memórias integradas ao ajuste da direção e também com função de acesso fácil. Mas, devemos relatar que a ausência de alças nas colunas A dificulta a entrada no veículo em fora de estrada. Aliás, as colunas A são tão recuadas que uma pessoa com mais de 1,80 m pode bater a cabeça ao acessar o veículo. Bom, mas fora esses detalhes, não há o que relatar de ruim na acessibilidade do Land Rover Discovery First Edition 2018. Ele inclusive tem o modo de acesso também com o rebaixamento da altura da suspensão.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-45 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Atrás, duas zonas de temperatura do ar-condicionado e mais aquecimento dos bancos (tripartido) da segunda fileira. Os difusores de ar ficam nas laterais. O banco da segunda fileira tem regulagem de distância manual, mas elétrico para o encosto, junto ao assento. No encosto, ficam os comandos elétricos para inclinar o encosto da segunda fileira por quem vai atrás. Junto das portas, mais dois botões em cada para rebatimento da terceira fileira. Além disso, a segunda fileira possui modo de acesso com o deslocamento automático dos bancos do motorista e passageiro.

Se você achou que isso já é muito, então precisa ver o que se esconde no porta-malas. Antes disso, devemos relatar que o espaço na terceira fileira é bom, assim como na segunda. De volta ao bagageiro, este tem 258 litros com sete assentos postos, 698 com cinco e 2.406 com todos rebatidos. A tampa pode ser aberta ou fechada pelo painel, chave, maçaneta sobre a placa ou com o pé.

No compartimento, no lado esquerdo, diversos botões chamam atenção, pois eles rebatem e erguem individualmente ou em coletivo os cinco assentos traseiros, assim como os apoios (exceto levantar). E tem mais, dois deles ajustam a altura da suspensão traseira, a fim de facilitar embarque ou desembarque de objetos. Acabou né? Não! Já íamos esquecendo a prancha retrátil que se dobra para fora, criando uma extensão do assoalho do porta-malas. Sim, ela sobe e desce eletricamente.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-91 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Por ruas e estradas….

O Land Rover Discovery First Edition 2018 anda bem mais do que se poderia imaginar para um motor V6 de 258 cv. Claro, deve-se levar em conta que se trata de um turbo diesel e que a cavalaria é mais do que suficiente para as pretensões do SUV. São obtidos a 3.750 rpm, mas o que faz a diferença mesmo são os 61,2 kgfm entre 1.750 e 2.250 rpm. Essa força toda permite ao utilitário de luxo ir e vir sem problemas de qualquer lugar onde um veículo possa trafegar.

O propulsor tem funcionamento imediato e suave, não demandando ruído excessivo. Aliás, para quem gosta do som de um motor deste ciclo, o V6 3.0 é um prato cheio, com direito ao silvo da turbina a qualquer pisada mais forte no acelerador. Basta apenas deixar os vidros abertos, pois o isolamento acústico é muito bom e atenua muitos sons do exterior, especialmente este.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-76 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Para um veículo de 2.230 kg, os 258 cv garantem uma boa performance, com saídas satisfatórias, dentro de sua proposta. Não espere saídas como de um motor a gasolina, ele responde em seu tempo, mas não decepciona. Vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem máxima de 209 km/h. Ou seja, ele esconde seu segredo até o momento em que o condutor resolve coloca-lo à prova. Com ele, uma caixa ZF 8HP de oito velocidades conta com modo Sport e permite retomadas e ultrapassagens com folga, mesmo para um veículo que chega a ter PBT de 3,17 toneladas. Sim, mais um pouco e seria necessário ter CNH categoria D para conduzi-lo.

No modo Drive, o giro sobe rapidamente também, mas mantendo-se boa parte do tempo entre 1.000 e 1.500 rpm em condução na cidade. Confortável ao extremo, o Land Rover Discovery First Edition 2018 permite uma condução com muito prazer, fazendo as trocas com pouca percepção de mudanças e mantendo um giro adequado com a enorme carga de torque disponível.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-56 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

 

Quem preferir, ainda pode utilizar os paddle shifts no volante para controlar mais as trocas, podendo até manter por algum tempo em 1.000 rpm, pouco acima do ponto morto. Se descer mais, a eletrônica protege o propulsor em um “estol”. Mas, as borboletas servem mais para uma condução esportiva, onde o V6 3.0 diesel pode ser explorado melhor.

Na estrada, o Land Rover Discovery First Edition 2018 sobra, entregando um desempenho muito bom, exigindo pouca força do motor para manter altas velocidades, mesmo em aclives longos ou subidas de serra. A 110 km/h e em oitava marcha, ele permite manter 1.600 rpm, o que confere excelente conforto e economia. Na cidade fizemos bons 9,5 km/litro, enquanto na estrada alcançamos ótimos 13,7 km/litro. Tudo bem, não alcançou o Range Rover Sport V8 4.4 com seus 339 cv e 14,2 km/litro, mas ainda assim é muito bom, garantindo autonomia teórica de 1.164 km.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-102 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

A direção elétrica é bem leve e precisa, garantindo maior controle e conforto ao dirigir. Os freios atuam de forma progressiva e são bem eficientes quando exigidos em frenagens fortes. Com suspensão pneumática, o Land Rover Discovery First Edition 2018 flutua em asfalto, absorvendo bem várias irregularidades do pavimento, preservando um rodar confortável. Os pneus extra largos 285/40 R22 não produzem tanto ruído e nem passam demais os defeitos da estrada, como poderíamos imaginar.

Eles também garantem uma excelente estabilidade para o Land Rover Discovery First Edition 2018, mesmo com seus 1,85 m de altura. A suspensão a ar é adaptativa e reconhece os movimentos do veículo. Uma série de sistemas de auxílio à condução mantém o enorme SUV na linha, mesmo em curvas bem fechadas, demandando pouca habilidade do condutor para manter o controle.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-106 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

O utilitário esportivo de luxo não tem um modo dinâmico de condução para se optar, mas vem com controle de cruzeiro e limitador de velocidade, bem como piloto automático para baixas velocidades no anda e para das cidades. Nesse ambiente, o modelo conta ainda com estacionamento automático, facilitando a vida do motorista, especialmente pelo carro ter 4,97 metros. Buracos no asfalto e trechos alagados não são problema para este SUV. Mas, não conseguimos evitar um deles (buraco) na Marginal de Pinheiros. Após dezenas de quilômetros, já com o carro parado, um dos pneus esvaziou. Resultado, um rasgo na parede lateral.

Com ajustes elétricos para quase tudo, o SUV não tem nada automático para troca de pneus. A troca do pneu avariado pelo estepe, que é do mesmo tipo, é feita por um compartimento abaixo do assoalho do bagageiro e demanda esforço para que a enorme roda aro 22 desça até o chão, isso sem contar a grande força que tem de ser empregada para levantar o Land Rover Discovery First Edition 2018 com um macaco simples, lembrando que a suspensão pneumática tem um curso muito longo. Imagina se fosse no off road…

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-96 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Mas, falando no fora de estrada, o Land Rover Discovery First Edition 2018 encontra nos caminhos difíceis e intransitáveis, a sua casa. O SUV possui o Terrain Response II, que apresenta os modos de condução e terreno Direção Geral, Areia/Grama, Cascalho, Neve, Pedras e Lama/Buracos.

Cada um deles modula de forma eficiente as forças em cada roda, permitindo ao LR5 sair de situações bem difíceis, e isso ele faz com desenvoltura. Robusto, o modelo engana quem pensa que, por ser um dos maiores da Land Rover e ter lotação completa, o SUV tem dificuldades por causa de seu peso e tamanho.

Além disso, o condutor pode monitorar o tempo todo o movimento do veículo nessas situações, podendo assim tomar qualquer ação que seja necessária. Tudo é observado pela InControl Touch Pro no aplicativo 4x4i. Bloqueio do diferencial central, ajustes de suspensão e tração podem ser feitas e controladas de forma fácil. O controle de descida é outro recurso que permite ao SUV descer ladeiras bem inclinadas, ajustando os freios e o movimento do veículo.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-110 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

 

Para quem tem pouca experiência ou quer mais conforto sem ter que ficar manuseando o Terrain Response, há o All Terrain Progress Control (ATPC), que permite ao veículo controlar aceleração e frenagem de forma automática no fora de estrada e em velocidade reduzida, permitindo assim que o motorista se preocupe apenas com a direção. Com monitoramento do piso, o sistema permite até a mudança de modos de forma autônoma.

Em trechos alagados, o condutor pode ainda acompanhar a travessia e observar o exterior pelas câmeras externas. A suspensão pneumática tem curso bem longo e evita ao máximo que uma das rodas fique fora do chão, mas se acontecer, a rigidez estrutural permite pêndulos com altos ângulos de inclinação. Tudo sem rangido de carroceria. Em todos os casos, o trabalho de motor e câmbio são excelentes.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-87 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

Por você….

O Land Rover Discovery First Edition 2018 sem dúvida possui um nível tecnológico elevado e um pacote de equipamentos extremamente generoso, contando com um sistema de ajustes elétricos dos assentos não observado antes no segmento. Devidamente equipado com motor V6 3.0 turbo diesel, que é a preferência lógica de seus clientes, o SUV britânico se renovou completamente, ficando mais leve estruturalmente e visualmente.

O preço da versão First Edition já era esperado para ser alto mesmo, o que não o difere de outros do segmento. Mas, as capacidades no fora de estrada, bem como a versatilidade no arranjo interno e o nível de luxo sensivelmente ampliado nesta quinta geração, fazem do Land Rover Discovery 2018 um produto bastante desejável.

land-rover-discovery-2018-avaliação-NA-79 Avaliação: Land Rover Discovery 2018 é o 4x4 familiar definitivo

O recheio é ainda mais consistente e será preciso ao futuro proprietário algum tempo para conhecer todos os detalhes (e segredos) que se escondem sob as mais de 2,2 toneladas desse gigante 4×4. Apesar disso, ele apresenta bom desempenho e também eficiência no consumo de combustível, ajudado ainda por um atuante sistema Start&Stop, bem como pela relação de oito marchas bem escalonada.

Se o preço ainda parece ser muito alto, saiba que as opções começam mais abaixo. No diesel, ele parte de R$ 363.000. Gasolina? Só sob encomenda e a partir de R$ 358.000. Para quem tem família grande, dinheiro e quer rodar em praticamente qualquer lugar, com ou sem estrada, então o Land Rover Discovery 2018 é o carro ideal.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Land Rover Discovery First Edition TDV6 3.0 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 6 em linha V, turbo diesel

Cilindrada – 2993 cm³

Potência – 258 cv a 3.750 rpm

Torque – 61,2 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão – Automática com 8 marchas e mudanças manuais no volante

Tração – Integral nas quatro rodas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 209 km/h

Velocidade máxima – 8,1 segundos

Rotação a 110 km/h – 1.600 rpm

Consumo urbano – 9,5 km/litro

Consumo rodoviário – 13,7 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – Braços triangulares/Traseira – Braços triangulares

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 22 com pneus 285/40 R22

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.970 mm

Largura – 2.073 mm (retrovisores rebatidos)

Altura – 1.852 mm

Entre eixos – 2.923 mm

Peso em ordem de marcha – 2.230 kg

Tanque – 85 litros

Porta-malas – 258 litros (7 lugares) 698 litros (5 lugares) e 2.406 litros (total)

Preço: R$ 469.000 (versão avaliada)

Land Rover Discovery First Edition 2018 – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • Esquilo Tranquilo

    Dado o preço que vai custar, tem q ser definitivo eternamente kk

    • rspfreire

      Caríssima, o preço de 02 Hilux SW4.

  • Jeremias Flores

    sei que faz parte da tradição da Disco, mas essa placa assimétrica ainda não caiu no meu gosto.

    • Edu

      Provavelmente vem da época em que tinham um estepe pendurado e deslocado atrás. Também não me agradou.

  • Michel Soares Pintor

    “Aceleração de 0 a 100 km/h – 209 km/h

    Velocidade máxima – 8,1 segundos”

    • dallebu

      Acho que escapou a ficha técnica da versão feita para o Chuck Norris, que de 0 a 100 alcança picos de 209 km/h e chega na velocidade máxima em 8,1 segundos.

  • Lucas086

    Ainda prefiro a quadradinhos kkkk espetáaaaaaaculo esse carro, e com tecnologia de sobra, LR sempre mostrando a que veio.

  • Edu

    Resumindo: UAU!!!!

  • yurieu

    Não sei por que o Brasil tem Land Rover, BMW X6 e Volvo CX90 mas não Tahoe, Suburban, Explorer, Expedition… cabeças atrasadas brasileiras.

    • DinhoRoxxx

      x6 acho o carro mais sem propósito criado e que vende, como algo tao grande por fora consegue ser tão pequeno por dentro

  • Alvarenga

    Uma coisa que aprendi sobre as marcas Inglesas de origem: Muita fama e pouca qualidade. Jaguar, Land Rover, Aston Martin, MG, etc…..Cheios de problemas, uma dor de cabeça, nada daquilo que aparenta.

    • Car’s Fan

      Precisa se atualizar meu caro… esse estigma já era!!!

      • Alvarenga

        Tem razão, elas agora pertencem a chinesas e Indianas, kkkkkkk !!!!!

      • DinhoRoxxx

        Me lembra do top gear USA em que o Tanner Foust num desafio de 3 carros escolheu um Range Rover (acredito que era o sport e nao o vogue) 0KM e o carro vazava agua do teto solar fechado toda vez que chovia

      • GPE

        Já era? Pq o que eu conheço de relatos de LR q deram bronca em carros usados p ir p shopping nao é brincadeira. Imagina nos q vão p lama… E sempre a paulada é acima de 20mil reais.

        Infinidade de problemas elétricos e no motor tbm.
        Vc não vê bmw e Mercedes dando tanto problema como vê LR. Todas as marcas vc vai achar relatos de quebras absurdas/estranhas. Porém, a LR é premiada nisso.

    • RRN

      O que escuto falar muito da LR é que se você der azar de ter problema com a eletrônica do carro senta e chora, pq a garantia vai brigar até o fim pra não assumir o B.O. e se você der o segundo azar de ter que pagar pode vender o carro por quilo que ganhará mais dinheiro de tão caro que são os componentes, beirando alguns na casa de dezenas de milhares de reais.
      Entendo que são caros caros para um público abonado mas acho que ninguém gosta de rasgar dinheiro.

    • GPE

      Exato!

  • André Gonçalves

    3 carros em 1. capo de 1, porta dianteira e coluna de outro e traseira de outro. Achei bem feio para um land rover.

  • Léo Dalzochio

    Magnífico. Exceto por essa onda esquizofrênica de rodonas enormes em veículos que podem trafegar fora do asfalto. Um aro 18′ com pneu de maior banda seria irretocável.

  • Rinaldo Olimpio de Lima Filho

    Esse preço e nem sinal de um simples controle de cruzeiro adaptativo?!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email