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Avaliação: Mitsubishi L200 Triton Sport 2018 tem boa pegada

Avaliação: Mitsubishi L200 Triton Sport 2018 tem boa pegada

Em nova geração, a Mitsubishi L200 Triton se apresenta como Triton Sport no Brasil para se diferenciar da geração anterior, que é vendida como Savana e Outdoor. Famosa no meio 4×4, a picape de origem japonesa é feita em Catalão-GO e nessa versão HPE, é oferecida com preço sugerido de R$ 154.990.


Com um design moderno, apesar do estilo frontal não agradar a todos, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 mantém a linha “J” em seu estilo de cabine, algo bem exclusivo do produto. Bem equipada, mesmo não sendo a versão topo de linha, a picape oferece muito conforto, bom nível de conectividade e desempenho condizente com a proposta.

Avaliação: Mitsubishi L200 Triton Sport 2018 tem boa pegada

Ela é equipada com motor turbo diesel 2.4 de 190 cv, que é menor e mais potente que o velho conhecido 3.2 de 180 cv, que ainda equipa o modelo antigo. Além disso, vem com câmbio automático de cinco marchas e, evidentemente, tração nas quatro rodas com reduzida. O pacote de conforto conta de retrovisores com rebatimento elétrico à multimídia com CD e DVD.


Oferecida com preços que vão de R$ 126.990 a R$ 174.990, a Mitsubishi L200 Triton Sport 2018 fechou 2017 com 9.946 unidades, mas aí soma-se também a geração antiga, vendida nas versões citadas acima. O produto ficou em 11º entre os comerciais leves no ano passado e em sexto no segmento de picapes médias.

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Por fora….

Com uma certa agressividade nas linhas, fruto de sua origem asiática, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 preserva o estilo da cabine com a chamada linha “J”, uma curva acentuada da parte inferior desta, que permite à caçamba invadir mais a área que seria do habitáculo. Isso também se traduz em um entre-eixos menor que a média, 3,00 m, que é quase o mesmo que o da Fiat Toro, por exemplo.

Na frente, faróis com lentes prolongadas que possuem parábola única e sem LEDs diurnos, como na mais cara HPE com FTP. As lâmpadas são comuns e não de xênon como no topo de linha. A grade, da mesma forma, tem acabamento diferenciado nessa opção intermediária, o chamado Dark Chrome.

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O para-choque apresenta dois faróis de neblina e possui um formato que permite um bom ângulo de entrada de 33°, tendo ainda um protetor central de cor cinza. Nas laterais, rodas de liga leve aro 16 polegadas de desenho esportivo, além de pneus 265/70 R16. Os retrovisores são cromados e possuem repetidores de direção, tendo ainda basculamento elétrico.

Cromadas também são as maçanetas das portas, enquanto o acesso ao veículo é facilitado pela presença de estribos laterais. Na traseira, as lanternas também apesentam prolongamento como os faróis, mas seu conjunto é mais vertical.

A tampa da caçamba vem com maçaneta cromada, luz auxiliar de freio e câmera de ré. Nada de cromados no para-choque, que tem a mesma cor da carroceria e aplique pretos. O ângulo de saída é de 24°. Uma capota marítima cobre facilmente a caçamba, mas não há proteção do vidro traseiro e muito menos um santantônio. A caçamba te revestimento plástico protetor e ganchos para amarração da carga.

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Por dentro….

No interior, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 apresenta um ambiente com um leve toque esportivo, tendo especialmente um volante multifuncional com paddle shifts enormes e fixos. A instrumentação é simples, analógica, porém, funcional. Há detalhes em preto brilhante na multimídia e junto à alavanca de câmbio.

Outras partes possuem detalhes em cinza brilhante e o painel tem dois tons, sendo cinza bem escuro na parte superior e claro na inferior. Com difusores de ar verticais, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 possui ar-condicionado dual zone bem eficiente. Além disso, tem ainda multimídia com CD, DVD, Bluetooth, navegador GPS, hot spot Wi-Fi, espelhamento de smartphone e câmera de ré.

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Mais abaixo, comandos de bloqueio do diferencial traseiro e duas entradas USB e auxiliar, bem como fonte 12V. Do lado esquerdo do volante, fica o ajuste dos espelhos retrovisores, que não possuem iluminação e ficam longe da mão do motorista. O rebatimento elétrico também fica na mesma posição. Do lado oposto, o porta-luvas tem espaço mediano.

Na alavanca, o seletor permite mudança de marchas de modo manual, assim como no volante. Há também o seletor de tração com 2H (4×2), 4H (4×4), 4HLc (4×4 com diferencial central bloqueado) e 4LLc (4×4 bloqueado e reduzido). O ambiente tem ainda bancos em couro, porta-copos central, alças nas colunas A, maçanetas cromadas e apoios de braço em couro nas portas.

Atrás, o banco tem apoio de braço central com porta-copos, bem como três apoios de cabeça e cintos completos, além de Isofix. Não há difusores de ar, o que é ruim. O espaço para as pernas é mediano, mas garante conforto em viagens.

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Por ruas e estradas….

A Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 tem um bom desempenho e uma condução prazerosa. A picape japonesa vem com motor 2.4 MIVEC turbo diesel com 190 cv a 3.500 rpm e bons 43,9 kgfm até 2.500 rpm.

O novo propulsor tem uma boa resposta em baixa rotação, garantindo força extra nas saídas e permitindo a manutenção de um giro baixo durante a maior parte do tempo. O câmbio automático de cinco velocidades tem engates suaves e não cria buracos entre as marchas, mas bem que poderia ter uma sexta mais longa e uma quinta mais curta.

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Isso ajudaria não só a extrair mais do rendimento do motor, mas também garantiria agilidade nas marchas mais baixas e conforto adicional em viagens, reduzindo o esforço do motor em velocidade de cruzeiro. Os paddle shifts fixos ajudam a ter mais controle nas trocas, de forma limitada.

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.500 rpm. Ainda assim, o propulsor não se torna ruidoso como seria de esperar, o que contribui sem dúvidas para a comodidade a bordo. No ciclo urbano, a rotação fica na casa dos 1.500 rpm, o que é bom para o conforto e o consumo também, onde conseguimos ótimos 10,1 km/litro. Na estrada, porém, ficou abaixo do que esperávamos: 12,6 km/litro.

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Com um bom conjunto mecânico, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 tem boa dirigibilidade, embora haja uma ressalva para a direção hidráulica. Assim como ocorreu no lançamento do modelo, onde a testamos no interior paulista, o sistema de direção se mostra mais pesado do que o ideal em manobras e leve demais em condução. Bem que poderia ser elétrica e com maior progressividade.

Fora esse detalhe, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 apresenta bons freios, bem como uma suspensão macia, que filtra muitas irregularidades do solo e também diversos buracos. Como toda picape com feixe de molas e eixo rígido, ela pula bastante na traseira, mas o conjunto não surpreende de forma negativa, entrega o que é esperado por um modelo dessa categoria.

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O conforto geral nesse caso é bom, pois não há estrada de chão, trilhas ou asfalto ruim que seja um empecilho para se trafegar com a picape da Mitsubishi. A estabilidade nas curvas requer, como é normal, alguma atenção, especialmente com as saídas de traseira por conta da caçamba longa, mas tudo de fácil correção.

Além disso, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE 2018 traz também o sistema de tração 4×4 Super Select, que permite variação de tração entre os eixos, bem como engate do 4×4 até 100 km/h. Outro item importante é o modo 4×4 4LLc, que permite sair de atoleiros e situações onde a picape está quase atolada, o que dá uma enorme segurança em locais ou estradas de péssimo estado.

Com o motor 2.4 turbo diesel trabalhando de forma mansa, mas entregando muito torque em baixa, além de bons ângulos de entrada e saída, a L200 está mais do que apta para percorrer diversos caminhos sem pavimentação ou mesmo os que nem parecem de fato com estradas.

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Por você….

A L200 Triton Sport HPE é o resumo de uma picape com boa fama no mercado, e não por acaso, dada suas aptidões para enfrentar o fora de estrada e ainda assim apresentar conforto e dirigibilidade no dia a dia. Isso tudo com economia e bom nível de equipamentos de série.

Nesta versão, apenas o sensor de estacionamento é opcional, mas há câmera de ré, que compensa em parte esta ausência. Bem completa, traz ar-condicionado dual zone, trio elétrico, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos em couro, multimídia com DVD/GPS/Wi-Fi/USB, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, volante multifuncional, controle de cruzeiro, entre outros, por um valor de R$ 154.990.

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Há também uma boa caçamba com tampa leve, proteção e capota marítima, o que favorece muito o transporte de carga, se necessário. Ela vem também com um moderno e potente motor diesel 2.4, que traz ainda a comodidade da transmissão automática, permitindo até trocas de marchas no volante, como um esportivo. E então, vale a pena? Pelo preço pedido em comparação com algumas concorrentes e pelas características do produto, vale.

Medidas e números….

Ficha Técnica da Mitsubishi L200 Triton Sport HPE

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo Common-Rail

Cilindrada – 2442 cm³

Potência – 190 cv a 3.500 rpm (diesel)

Torque – 43,9 kgfm a 2.500 rpm (diesel)

Transmissão – Automática de cinco marchas com mudanças manuais na alavanca e no volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,4 segundos

Velocidade máxima – 175 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.500 rpm

Consumo urbano – 10,1 km/litro

Consumo rodoviário – 12,6 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – Braços duplos/Traseira – Eixo rígido e feixe de molas

Hidráulica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 16 com pneus 265/70 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 5.280 mm

Largura – 1.815 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.795 mm

Entre-eixos – 3.000 mm

Peso em ordem de marcha – 1.890 kg

Capacidade de carga – 1.060 kg

Tanque – 75 litros

Preço: R$ 154.990

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE – Galeria de fotos

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