Avaliações Kia Matérias NA Sedãs

Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

kia-cerato-avaliacao-interior-1 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Agora falamos sobre o interior do Kia Cerato que estamos avaliando. De uma maneira geral, a cabine apresenta uma boa preocupação da Kia com os detalhes. As peças são bem encaixadas, não fazem muito ruído, e o design como um todo é bem acertado. Já a qualidade das peças e dos materiais não acompanha o mesmo nível.

As portas tem em sua maior parte um plástico pobre, duro, que não passa uma boa impressão em um modelo de 56.900 reais. Apenas a área de contato com o braço tem tecido, um tecido simples. O painel também tem um plástico duro na maior parte, exceto pequenas áreas com uma superfície um pouco macia.

kia-cerato-avaliacao-interior-2 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Essa área fica ao redor das saídas de ar e aos lados do relógio no centro do painel. A parte inferior do painel não tem nada de macio, e quem tiver 1,80 ou mais vai sentir isso nos joelhos. Dizemos que a parte melhor do painel é “um pouco macia” pois se trata daquele material que se afunda 0,3 centímetro quando você pressiona com a ponta do dedo, não é do tipo que afunda mais.

kia-cerato-avaliacao-interior-3 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

O teste do “knock-knock”, como se você estivesse batendo em uma porta, deixa claro que a qualidade destas áreas (portas e painel) poderia ser bem melhor. O Kia Cerato compensa a baixa qualidade dos plásticos no design geral dos componentes no interior.

kia-cerato-avaliacao-interior-4 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Mais uma vez comentando que tenho um Mondeo 2004, modelo esse que foi lançado na Europa em 2001, entrando no Cerato nota-se a enorme atualização que os interiores receberam em alguns anos. O Cerato deixa claro que é um carro 6 anos mais novo.

kia-cerato-avaliacao-interior-5 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Tudo em seu visual interno é bem moderno, até mesmo em comparação com alguns modelos recentes. E certamente perante o comprador leigo é isso que ganha a venda. Tanto ser moderno no exterior quanto no interior.

kia-cerato-avaliacao-interior-6 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

O espaço interno do Cerato é bom para um carro com quatro metros e meio. Devemos isso ao entre-eixos amplo, de 2,65 metros. Acertando os bancos dianteiros para duas pessoas do meu tamanho (1,82 metro) foi possível que duas pessoas com 1,80 sentassem no banco traseiro, embora suas pernas fiquem bem rentes aos encostos dos bancos dianteiros. Espaço ótimo para andar dentro da cidade e um pouco sofrível para viagens de longa duração.

kia-cerato-avaliacao-interior-7 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

O teste do Cerato com cinco adultos no interior e o porta-malas carregado será feito mais adiante, mas certamente já notamos que a pessoa que vai no meio do banco traseiro tem que ser menor, uma criança, adolescente ou mulher pequena.

kia-cerato-avaliacao-interior-8 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Sentando no banco do motorista, notei que o espaço é bom, apenas estranhei bastante que a posição de dirigir do Cerato é mais alta, não a normal de um sedã. Mesmo baixando completamente a posição do banco do motorista, você ainda fica um pouco acima do normal. Ótimo para pessoas baixas em geral. No meu caso, com 1.82 de altura, não posso erguer o banco por completo, pois se o fizer, tenho que abaixar a cabeça, que bate no teto.

kia-cerato-avaliacao-interior-9 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Certamente para uma economia de custos, a Kia agregou todos os comandos do Cerato nas hastes que ficam atrás do volante. Eu pessoalmente não gosto deste layout, prefiro a iluminação no canto esquerdo do painel, mas se pensarmos em termos de rapidez de acesso, a idéia é boa. Também é boa se pensarmos que não é necessário tirar completamente uma mão do volante para acessar os comandos.

kia-cerato-avaliacao-interior-10 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Do lado esquerdo fica a seta, as lanternas, faróis, faróis de neblina. Ali também está o comando AUTO do farol, que o acende automaticamente quando o ambiente se escurece. Do lado direito temos os comandos do parabrisa. O botão do computador de bordo fica em um lugar estranho, á frente da haste do parabrisa, no painel, um pouco abaixo do mostrador do combustível.

kia-cerato-avaliacao-interior-11 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Seria bem melhor que os comandos do computador de bordo estivessem do lado direito do volante, já que ele tem comandos do som do lado esquerdo. Esses comandos dão um toque de requinte ao Cerato, mas o volante fica um pouco estranho com comandos apenas de um lado.

kia-cerato-avaliacao-interior-12 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

A área de acionamento da buzina é bem pequena. Você tem que procurar ela na hora de a acionar. E quando você a pressiona…… ouve um som que parece vindo de um Fusca ou um Fiat 147. Um som bem agudo, que não condiz com um sedã deste preço. Por outro lado, é um som bem audível.

kia-cerato-avaliacao-interior-13 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

A forração de couro do volante, com costuras vermelhas, é muito bonita. Mas o aro do volante, embaixo do forro de couro, não tem espuma, ou seja o volante é totalmente duro nesta área. Uma espuma que fosse colocada ali daria outro toque á peça.

kia-cerato-avaliacao-interior-14 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Eu pessoalmente gosto de volante mais espesso. Meu Mondeo tem um volante forrado em couro com uma espessura maior, então minha mão, que é relativamente grande, encaixa certinho no volante, o que não acontece no Cerato.

kia-cerato-avaliacao-interior-15 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

O painel de instrumentos do Cerato é bem simples, mas bonito. A ótima impressão vem á noite, quando você nota o quão moderno é o sistema de iluminação do painel deste sedã. Eu tenho a visão um pouco deficiente, com meio grau de miopia em ambos os olhos. Não uso óculos para nada, mas meu oftalmologista me disse que deveria usar óculos para dirigir e para ver TV, pois a uma certa distância as coisas embaçam um pouco. Pois bem, com o painel do Cerato, foi possível para mim distinguir completamente os itens mostrados, mesmo sem óculos, graças à ótima iluminação.

kia-cerato-avaliacao-interior-16 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Apenas achei que se você dirigir durante muito tempo, a iluminação forte começa a cansar a vista. Os visores do som e do ar-condicionado, no centro do painel, com displays enormes iluminados por um vermelho super vivo, também são claros demais em minha opinião.

kia-cerato-avaliacao-interior-17 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

A parte central do painel é bem resolvida, com detalhes de bom gosto, como o cromado no botão grande do ar-condicionado e nos botões pequenos do som. Os outros botões são grandes, de fácil acionamento. O que estraga essa área é o relógio simples demais, que fica no topo. Se a unidade digital fosse mais elaborada, a sensação seria outra. Ou então que existisse um relógio analógico ali.

kia-cerato-avaliacao-interior-18 Avaliação NA – Kia Cerato 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Perto do freio de mão temos dois porta-copos bem práticos. O descansa braço tem um bom acabamento, e apóia bem o braço. Embaixo dele temos um porta-objetos profundo, que leva bastante coisa.

Ambos os para-sóis tem espelhos, que ficam dentro de um compartimento. Acima do para-sol, temos iluminação, o que para a mulherada é indispensável na hora de retocar a maquiagem. A peça também tem um extensor, para bloquear o sol quando o colocamos para o lado. Junto da iluminação do teto, temos um compartimento para guardar óculos.

Os bancos do Cerato, embora tenham uma espuma um pouco dura e o tecido seja um pouco áspero, seguram bem o corpo e não cansam depois de algum tempo sentado neles. Apenas achei que o encosto é muito inclinado para a frente.

O sistema de som tem acionamento simples e fácil, embora a qualidade do som seja mediana.

Amanhã continuamos com outro texto bem detalhado de nossa avaliação do Kia Cerato!

  • Paulo Kuster

    Ótima matéria, Eber. Espero que o NA incremente esse tipo de reportagem. O Cerato é uma feliz atualização do desenho do Honda Civic – coisa que a própria Honda não conseguiu fazer, se as fotos do novo Civic que já vazaram, forem confirmadas. A Kia precisa dar só uma melhorada geral no seu acabamento (nas versões que vêm para o Brasil) : melhores plásticos, tecidos e forrações. Talvez um volante com um desenho mais esportivo, um motor com mais fôlego, opção de bancos de couro (já tem?) e claro, lançar logo a versão Koup no Brasil – um carro muito bonito e dependendo do preço, vai vender muito. Ah, e apesar da Kia ser controlada pela Hyunda, seu distribuidor no Brasil é mil vezes melhor que a tal CAOA.

  • DanieL

    achei o interior muito bem resolvido pelo o que custa e melhor que vectra,tiida sedan,polo,city e etc…

    as portas de corola e civic não tbm nao sao um primor em acabamento em relaçao aos plasticos usados.

    A avaliaçao esta sendo otima, a NA ta de parabens!

  • Victor Hugo

    Eber o sistema de som tem bluetooth ow soh existe numa versão acima?

  • Jacques

    O carro é lindo por fora e por dentro, a Kia tá de parabéns! E o NA sempre proporcionando o melhor para os leitores! =) Ótima avaliação ;)

    • valeu jacques!

      • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

        Vou ser sincero. O texto parece que está sempre buscando defeitos.

        Umas dicas: relate pontos negativos sempre comparando com concorrentes, pois se não, pra quem está lendo dá a sensação que a concorrencia é um luxo. Brasileiro já é preguiçoso de ler e pesquisar, então quando uma revista fala mal demais do Gol, pra muitos dá sensação que o Uno é Ferrari.

        Apos relatar os pontos negativos, dê uma enaltecida nos pontos positivos. Sei que é dificil sem uma comparação direta, e creio que voce está fazendo com o Mondeo.

        Evite tambem de usar a palavra "EU". Em avaliações, é sempre bom pensar do ponto de vista do publico alvo pra determinado produto avaliado. Ex: Voce falou da sua visão, do seu gosto de volante mais grosso, do layoult, do espaço pra pernas, etc.

        Como é o leitor que vai comprar, logo é bom avaliar sempre de uma maneira geral. No caso do espaço para pernas, pelo que eu li é bem espaçoso, mas o seu texto dá uma sensação que é apertado. Pois mesmo com 1,82 na frente, e ainda dá pra 1,80 atras, isso é bemm espaçoso. Deve ser parecido com meu Focus Sedan, que leva uma certa vantagem por ser automatico e não preciso que o banco esteje tão proximo ao volante para alcançar a embreagem, uma vez que o mesmo inexiste. (tenho 1,80). Comparando, o new fiesta é bemmm apertado, eu diria até impossivel alguem sentar atras.

        Layout já é mais gosto de cada um, portanto acho que não era necessario expor o seu gosto. Assim como a grossura do volante depende da mao de cada um. E som da buzina tambem é gosto de cada um.

        Sei que voce está tentando ser o mais possivel detalhista, pois um tempo atras eu avaliava produtos de informatica pra sites especializados, e ser imparcial as vezes é bem dificil, devido a gosto. Por isso eu sempre comparava com outro produto da mesma categoria e faixa de preço. Assim dá pra levar o texto mais coerente.

        Não me leve a mal, mas é que quando se lê algumas frases, dá sensação que um Siena é bem melhor. heheheh

        • a comparação não é direta com o mondeo, apenas citei meu carro mostrando detalhes que poderiam ser um pouco melhores no cerato!

          • fudencio10

            O problema que o mondeo é um sedan grande,de categoria superior,apesar de antigo,a comparação tem de ser feita com focus,civic,sentra e corolla.

        • Ppanno

          Concordo plenamente, principalmente no final. Acabei de trocar meu Siena Tetrafuel por um Cerato E.263, que pego semana que vem, e a sensação que tive foi a mesma "que saudades vou sentir do meu Siena!!!" rs…

          • ismajunior

            JAMAIS!

            • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

              Ele foi ironico.

        • Fanboy_da_KIA

          Bons apontamentos os seus, FANBOY_CHERY_JAC_BYD.

          Eu aconselhei este review da NA do Cerato para um amigo meu que está cogitando um, e ele, após ler este texto acima, comentou a mim que se decepcionou com o carro devido às abordagens carregadamente negativas, sem referência de categoria. Agora que li o texto, entendi o porquê.

    • HCO

      É bonito mais ainda prefiro o interior do New Fiesta.
      Éber sera que a KIA num tem um Sorento pra vc avaliar?

      • é o que veremos em breve, hehe

  • pauloomota

    A unica coisa que não gostei foi esse revestimento dos bancos :/
    Fora isso.. O interior ta muito bom!

    • alfredo_araujo

      É um opcional de 800,00 reais !! Ótimo preço !!
      Sem contar o sensor de estacionamento q tmb é opcional, por 300,00 reais !!

      Bom se visesse de série, mais se tratando de Brasil e os preços desses itens praticados pelas outras montadoras, está ótimo!

  • DanielPilfer

    Éber, esse carro tem piloto automático???

    Não sabia que a Kia disponibilizava esse equipamento pro Cerato no Brasil.

    Confirma isso pra mim….

    • Daniel, me desculpe, me referia ao computador de bordo e escrevi piloto automático. Já corrigi no texto.

      • Rodrigo

        Eber, sobre o som…
        Faça o seguinte, pressione o botão redondo do lado direito que entra em modo de equalização( graves, médios e agudos) é possível elevar a qualidade.
        Abraços.

  • vicente_xxx

    Carros mais baratos que esse têm bancos forrados em veludo

    • mmcinza

      Mas se levar em conta que 80% das pessoas que compram esse tipo de carro, trocam por forração de couro, então isso é algo pouco relevante.

    • fudencio10

      Alguns carros mais caros que esse não tem bancos forrados em veludo também.

  • Jonathanfs

    É, realmente o Cerato é o melhor custo-beneficio da categoria!

    • GMV

      O melhor é o Voyage. (ironia)

    • FernandoVW

      Já reparou no Nissa Sentra?

      • Jonathanfs

        Sim! Um ótimo carro, mas injustiçado pelo mercado… ainda assim prefiro o Cerato (claro que na configuração top com rodas 17")

  • gustavogro

    Avaliação sensacional, nada daquelas made in "Auto Esporte".
    Mostra a realidade do carro

    Parabens Eber!

  • Robson_Iecker

    gostei continue assim…..
    mas eber o plastico naun tem q ser duro?
    em geral melhor q do vectra, polo e entre outros

    • vc tá falando das portas e painel? sim, plástico é sempre duro, mas se tivesse uma superfície como a parte central do painel, com uma pequena espuma por baixo, daria um toque 1.000 vezes melhor.

    • __Lange__

      não sei se já andasse no focus antigo, mas a impressão de bom acabamento interno fica bem evidente com o painel "acolchoado"

  • rcaron

    Éber, a não ser que eu esteja enganado o cerato não tem encosto de cabeça para o 5º passageiro nem cinto de 3 pontos, portanto, o mais adequado é dizer que a sua capacidade é para 4 pessoas e não 5 ( em termos de passageiros seguros). Aliás este é um problema da KIA, pois nem a Sorento velha, nem a Sorento nova, nem a Mohave e provavelmente nem a nova Sportage vem equipadas ( no Brasil, é claro) com cinto de 3 pontos para o 5º passageiro. Portanto as notas nos testes de segurança não são feitos com os modelos que vem para o Brasil.

  • gabrielthw

    Sobre a buzina, é muito comum ser águda (pelo que entendi lendo a avaliação), pois "irrita" mais o ouvido, logo, as pessas escutam melhor ou prestão mais a atenção quando o som é águdo.

    • sim, eu imaginei que deva ser assim por esse motivo. é que eu, que tenho buzina de caminhão no meu carro, estranho esse som agudo demais, haha.

      • tandre_br

        Carro asiático, com raras exceções, tem essa buzina aguda :D

        • mmcinza

          A do Megane tbm é esse lixo…a minha esposa vivia tirando o sarro, qdo tinha esse carro.

        • ALEZAO

          eh verdade, por isso que em avaliações profissionais são feitas comparações apenas com modelos de categoria ou preço similares

          não é porque a preferência pessoal é por buzina mais grave que as buzinas mais agudas serão avaliadas de maneira negativa

          • se pra você a avaliação não foi profissional, fazer o que…. mas a avaliação mostra o que o modelo tem de negativo, e uma buzina aguda dessa é negativo, sem dúvida.

      • MTakeo

        Só adicionando, carros asiáticos em geral usam esse tom agudo que faz qualquer carrão perder o respeito instantaneamente rsrsrs

      • Romulo_Max

        Ainda não ouvi a buzina do Cerato, mas a do i30 considero uma desgraça, não sei se é um problema especifico do carro em q eu ando, mas a buzina é tão baixa, tão fraca q com os vidros fechados eu nem escuto e com o vidro aberto me irrito com a apatia. Parece q a do Sonata tbm não é lá essas coisas

    • T. Motta

      Isso é uma verdade. Essas buzinas são preparadas para chamar mais a atenção, pois a maioria das pessoas andam de vidro fechado curtindo um sonzinho…

      Não tem nada a ver com o valor do veículo, a buzina da Prado é horrível, enquanto a do meu Siena é melhorzinha.

      Mas como buzina não é brinquedo de criança, o bom é que irrite até quem a tocar.

    • GMV4545

      As famosas buzinas de moto.

  • Fungo

    Ja entrei em todos os sedans médios da atualidade, e apesar do painel do cerato ter bastante plastico como muitos afirmam, ele em momento algum passou sensação de ser inferior quando comparado com os outros sedans da categoria, mas sim sempre passando a sensação de ser de uma categoria superior. O plastico existe em qualquer carro sem contar que qualquer carro que use um plastico com boa aparencia, ele fica com "cara" de borracha. Eu nao vejo tanta necessidade assim dos carros terem que ter acabamento em material macio no painel, mesmo porque eu nao dirijo apertando o painel a todo momento. Para carros desta categoria eu vejo isso como completamente aceitável. Não da pra aceitar em sedans do nível de bmw/audi pra cima.

    • pode ser que não seja necessário o painel ter um toque macio, mas seria um item que custaria uns 100 reais a mais por carro mas que faria uma diferença danada. mas é claro que sabemos que estamos no brasil, então deixa pra lá.

      • Fungo

        Também concordo com você, mas acredito que seja tao barato assim. E mesmo que fosse, já imaginou o quanto custaria 100 reais na produção de milhoes de unidades?
        Mas enfim, pra quem nao sabe, os primeiros ceratos que vieram, não tinham essa parte macia no painel, isso é apenas um forro. Provavelmente, este tipo de acabamento vem exclusivamente para nós. Pode ser que em outros mercados isso seja daquele material mais macio (tipo borracha)

  • duhehe

    Isso que é avaliação !

    Eu namoro a um tempo o Cerato, porem infelizmente as propostas comerciais da Kia no brasil ainda são um pouco fracas, estou comprando um Sentra 2.0 CVT por 57.500 em 24 meses sem juros.

    Pessoal antes de sair mandando materias falando de seus carros, deviam pegar essa e ler bem atentamente, para ver como se faz !

    • marcospcl

      acho o Sentra mais carro, para mim é de um categoria superior competindo com corolla e civic, o cerato seria em uma categoria abaixo

      • _Hofmann_

        não, cerato é maior que o civic e quase do mesmo tamanho do corolla, logo, concorre com corolla, civic, sentra, vectra, focus sedan, c4 pallas, etc, é um sedan médio como eles, apesar do preço bem abaixo, e do pacote de equipamentos em geral superior. o único porém do cerato é o motor 1.6, que rende muito bem (126cv, mais que o 2.0 da vw, por exemplo), mas é inferior em desempenho aos concorrentes "de verdade" que, em geral, tem motores 1.8 e 2.0.

        no patamar logo abaixo a que você se refere se encontram sedans compactos "premium", ou seja, porte de voyage, motor 1.5 a 1.75 e equipamentos (ou somente preço, como o city e o linea) de sedan médio, e os que fazem parte são o honda city 1.5, o new fiesta 1.6 e linea 1.75. nos EUA, o cerato tem motor 2.0 e 2.4 apenas, e concorre com o corolla e o civic, inclusive em preço. infelizmente temos que nos contentar com o cerato 1.6, porque o 2.0 parece que não vem tão cedo.

        • marcospcl

          Vlw amigo! Acho q é isso mesmo, é q sempre vi o cerato desta maneira, não sei se é o preço menor, ou a largura dele.. não sei explicar pq, mas se é como vc falou, então tá falado!

        • fudencio10

          Pois é,uma pena o 2.0,mas iria aumentar seu preço,pois alem do valor,do impostos sobre o valor,teria maior imposto pela cilindrada do motor se não me engano,mas só complementand,o desempenho,ele tem relação peso x potencia de 9,77k/cv,civic e corolla 1.8 tem relação 9,0 e uns quebrados,focus 2.0 tem 9,22,o unico "salvo" dessa é o corolla 2.0 que tem relação 8,07,o que deixa ele andando nem 1 segundo atrás dos outros na aceleração.

      • duhehe

        é então, andando você fica maravilhado, o cambio cvt é demais … parece que o carro flutua.

        Não sou fan boy de nenhuma marca, mais sei quais são mais confiaveis, e estou atras de comprar o melhor carro com o menor desenbolso financeiro possivel.
        O fato de ter o financiamento sem juros, só vem a contribuir, pois o tanto que eu vou perder na desvalorização desse modelo que é maior que os concorrentes pop ( civic..corol..) vai ser compensado nos juros que não irei pagar.

        Sem falar que um corolla 2.0 com alguns mimos que vem de serie e que no sentra não vem custa 75 mil ! … Prefiro ficar com mais 18 mil no banco a ter ar digital !

        • marcospcl

          Eu sei como é amigo.. o carro é um espetáculo, comprei um modelo 2010 preto versão S com CVT, vc disse tudo, o carro flutua mesmo, nunca vi nada parecido(quem já andou sabe do q estou falando), e olha q fiz teste drive em focus q sempre fui fã, corolla, civic, c4 pallas e 307 sw. Não andei em um cerato, mas acredito q não terei a mesma sensação de estar andando em um carro de nivel ainda maior q o sentra me passa em um cerato, e mais, em relação ao design o pessoal fala mal, e eu tb não achava bonito, apenas diferente, mas hoje neste facelift to achando o carro cada dia mais bonito, as rodas de liga a nova grade e os novos parachoques e farois deixaram a frente mt bonita, ja viu como ele fica a noite quando vc só liga a lanterna? é um espetáculo!!! A traseira mudou mas ainda não é aquela beleza não, mas melhorou um pouco, dentre os sedans médios, acho melhor resolvida q a do 307 e o focus sedan apenas.

        • marcospcl

          Vc comprou o seu em 24 vezes sem juros e sem entrada ?

          • duhehe

            entrada ( meu antigo carro) + saldo em 24 parcelas !

  • Rochahofman

    fico legal o cerato no interior, por fora tbm fico lindo, a kia ta respeitando o mercado brasileiro

    • Hadowquen

      Eu também gostei muito, e quero comprar um o ano que vem, quando vier o flex, isso se o preço não aumentar mais do que já aumentou, pois esse é manual e sai por 56k!!! Parece que no início estava mais barato. Agora mais de 60k num carro para mim é algo impraticavel, muita grana num carro.

  • nando_acf

    este cerato tem um bom custo x beneficio, quero ver a versão flex dele, bem como o cerato hacht…

  • V8_sempre

    Acho o Cerato um grande carro…. Embora eu ainda prefira o Civic… Mas… Com a diferença de preço, mal dá pra comparar !

    Infelizmente o Cerato (Assim como o Civic) não é tudo isso que falam dele… Vi reportagem semelhante na 4R… Reclamando tbém dos materias do acabamento, etc…

    Não tem piloto automático (Mas nem FIESTA e FOCUS tem)…. Acho chato isso, pq até o FRANK AGILE tem de série ! E eu sou fã desses tipos de mimos !

    Mas depois de ver Siena por 48 mil…. Que carrão que ele vira !!!

    Pra mim… Confiança no carro é o mais importante !!! E as coreanos estão se saindo melhor que as nossas nacionais neste quesito ! Compraria sim !

    • Sias

      O Focus Ghia tem piloto automático.

      • fudencio10

        Por 75 mil,os concorrentes tem isso e ainda 6 airbag e esp,o que fica no preço do cerato top,o focus glx não tem.

        • Sias

          O comentário diz: o Focus não tem. Mas tem sim, no Ghia…mas tem. E aqui em Porto Alegre tem sedan Ghia a 66 mil.

          • fudencio10

            cerato da matéria (57) tão equipado quanto.

            • mmuniz75

              O Focus Ghia é muito mais completo, direção eletro hidraulica, piloto automatico, CD com bluetooth e comando de voz, banco eletrico, teto solar, piloto automatico, banco de couro, suspensao Multi-link, controle de estabilidade, … note que é só acessorio de peso não é bestetinha não. Vocês estao fazendo umas comparações meio sem sentido, o Cerato é carro de 50 mil e o Focus Ghia de 70 mil, estão pegando um Cerato carão e comprando com Focus com desconto de fim de estoque de virada de ano.

              • fudencio10

                Não tem controle de estabilidade,e to comparando com o glx,é mais equipado.

                • mmuniz75

                  Se você olhar na lista de acessórios do Focus tem : freios ABS com EBD e CBC
                  (Curve Break Control) , acho que isso é o controle de estabilidade, eu não disse controle de tração.

                  Comparando com GLX ai faz sentido, apesar que eu prefiro Hatch a sedan,mas parece que o Hatch do Cerato vem. Se vier Flex e com cambio automatico de 6 marchas, entra na minha lista de possivel futuro carro.

                  • Sias

                    Aí não tem mesmo: CBC não é o controle de estabilidade.

          • Romulo_Max

            Focus por 66mil só pq eles tão querendo queimar estoque pra quando chegar o Focus 2011 e 1/2, com modificações para deixa-lo bem mais carro e afastar do New Fiesta

        • Marcelo

          Cerao Top, E 263 aut. com desconto fica R$ 61.500,00 com o couro, preço que paguei.

  • mtwilight

    Eber, vc disse que o painel pode cansar à noite, mas o painel nao tem uma regulagem da iluminação? Até meu Golzinho tem.

    • V8_sempre

      Probleminha de ler o manual de novo ?

      A 4 Rodas tbém reclamava das luzes do painel no AGILE (Teste 60 mil km deles) !

      Até que "descobriram" uma tal "função noturna" do painel !

      Com ela ativada…. Tudo desliga, deixando só o velocímetro parcialmente aceso… E se caso alguma irregularidade ou mesmo a gasolina estiver acabando… Aí aparece alguma mensagem avisando !

      • não é probleminha de ler o manual. as luzes tem regulagem sim, mas nunca vi outro modelo onde a regulagem de iluminação no mais forte chegasse a irritar os olhos de tão forte.

    • GMV4545

      Até o Agile tem.

  • mmcinza

    Éber,

    Parabéns pela riqueza de detalhes e alguns comentários e perguntas para você:

    – Já que recentemente foi discutido o Latin-NCAP, você tem aí quantas estrelas esse carro tem? Imagino que neste caso a referência seja o Euro-NCAP.
    – Você comentou sobre a haste esquerda que tem todos os comandos. Tanto o Megane, como o Corolla, por exemplo também tem todos esses comandos na haste esquerda, então acho que é mais tendência, do que economia.
    – Você reparou se nos bancos traseiros, ele tem a barra para a fixação da cadeira de criança, atendendo o padrão ISOFIX? Nos nacionais, tenho certeza que não tem, mas como ele é importado, pode ser que ele tenha e quase ninguém fala.

    abs

  • Snoop_Fox

    Parabéns! Se eu estivesse na dúvida sobre comprar um Cerato, seriam coisas como essas que eu gostaria de ler! Melhor que os blogs da concorrência, que passam dias discutindo se o carro é bonitinho ou não. Achei o tecido dos bancos parecido com o do Gol G3 que já tive, e os plásticos realmente aparentam ser mais baratos do que deveriam. A Kia deveria prestar mais atenção a isso, pois mesmo sendo mais barato que os outros, o comprador de um carro desses deseja um certo requinte, que pode ser a diferença entre o Cerato ou outro modelo. Note também que na 12ª foto o plástico perto do banco já está arranhado. No mais, achei o tapete bem pobre, e de fato os carros coreanos tem uma buzina que lembra as das motos. Dá pra confundir e rir um pouco.

  • bilharinho

    Nossa, mas que carro. As fotos ficaram muito boas, sempre quis saber com mais detalhes como era o interior. É realmente um projeto de 1a. Falta só o brasileiro valorizar mais as marcas novas e deixar de priorizar as montadoras mais tradicionais.

    A Kia está de parabéns pelo produto. Nota 10.

    • CARnivoroBH

      Concordo… as fotos dos detalhes do interior moderno me deixou mais fã do carro… Só não sabia que ele tinha tanto plastico.. a Kia poderia ter colocado pelo menos mais tecido nas portas.. mas de qualquer forma o desenho do interior é muito bacana e tem detalhes que deixam o carro com aparencia mais sofisticada…

  • Delicious M. Sweetness

    Eber, excelente matéria! Muito bom!

    Dá um banho de qualidade em "teste dos 100 dias" e "quarentena"

  • seinao_ein

    APESAR do pacote "interessante", esse carro é muito caro para o que oferece e pelo que é no quesito QUALIDADE (coisa q so se percebe com uns 2 anos de uso). ORA, O i30 ja foi vendido a 58.000 2.0 automatico !

    59.000 num cerato automatico me parece a mesma bobagem do preco abusivo de um City , Civic ….

    55.000 no automatico seria o preco minimamente justo para valer considerar esse carro.

    • fudencio10

      sHUSuhsUHSHUSuhsUH nem vale a pena responder sério isso,de tanta bobagem que tu falo,mas só para comentar sobre qualidade,se os coreanos não tivessem qualidade,que apareceram nos eua no final dos anos 90,depois de 5~6 anos não venderiam mais nada,pois quem compraria aqueles carros que não prestavam ? não,prestavam sim,e por isso compram hoje.

      • seinao_ein

        pelo jeito q vc escreve portugues nota-se que voce é no minimo um tipico semi-analfabeto de internet ou piloto de carro popular…nao entendi seu ponto de vista nem vou fazer esforço para entender essa linguagem de moleque de rua.

        • eds2010

          Então vamos lá. Vamos polir o comentário do fudencio.

          O que ele quis dizer é que o que você cita de valor caro para o modelo não necessariamente reflete a essa realidade. Ele é um legitimo sedan médio, tem maior espaço que muitos carros no Brasil, é um carro externamente e internamente bonito, é bem "completo" considerando nosso mercado e o motor que muitos julgam ser "ruim" para o porte do carro anda muito bem e tem como desempenho parecido com os 1.8 de outras marcas.

          Sabe qual é a diferença entre Cerato e City ? é que simplesmente o City é menor, o acabamento é inferior, alguns detalhes internos ficam expostos como por exemplo a lataria e o motor carece bastante principalmente em estradas. O Cerato pelo que já ouvi (infelizmente nao andei) não tem o que reclamar disso. Inclusive na cidade é extremamente economico.

          Acho que agora ajudou a clarear a mensagem =) Abraços

        • fudencio10

          Meu português,conheço VíRGULAS ao menos,e uso acentos também,e tu me fala do meu português ?

          • seinao_ein

            pivete…EU FALO – TU FALAS….virgulas: se vc conhece entao nao seja estupido de coloca-las apos e nao antes conectivos. Mesmo assim continua escrevendo igual a um analfabeto de internet, sem coerencia nenhuma. MALDITA INCLUSAO DIGITAL.

    • GMV4545

      Aqui aonde eu moro é R$ 52.000 o i30

      • seinao_ein

        onde vc mora?

  • fudencio10

    A qualidade do material do acabamento pode não ser bom,mas qual sedan médio tem acabamento todo macio no painel e portas ? só megane e 307 que te exelente acabamento,eu tive uma impressão muito rapida do civic,já uma maior de megane,corolla e focus,deste só o megane tem um acabamento macio na porta,e também no painel,fora isso corolla e focus tem um acabamento bem ruim,o focus,tem um acabamento tosco da porta,o focus antigo tem uma acabamento bem melhor da porta.
    Enfim,para um sedan médio com preço de compactos como city e fiesta,tem boas qualidades para encarar os médios,se o mesmo tivesse o motor 2.0 ele custaria apartir de 55k mais ou menos,ainda seria uma exelente opção.

    • eds2010

      Posso dizer porque meu cunhado tem o Civic. E ele tem sim tecido emborrachado nas portas e painel. Nisso o Civic detona e inclusive o revestimento acustico do Civic é tão que por mais que você passe nas buraqueiras, ele simplesmente não faz barulho interno. Até os porta trecos do Civic são emborrachados.

      Comparando diretamente ao Cerato, acho que dois (pegando como base o Civic LXL) os itens que o Cerato tem a mais é o computador de bordo e ar digital. Mas ainda podem me criticar, o Civic é mais carro. Tem um interno mto bem acabado, alguns detalhes que se ve no Civic realmente fazem a diferença, é um carro com suspensão multi link e querendo ou nao mais arrojado que o Cerato. O grande trunfo do Cerato é preço, mas se o Civic fosse mais em conta, digamos uns 61000 reais a Versao LXL, com certeza continuaria sendo o sedan mais vendido. Eu gosto mto do Civic. Eu estou sendo justo aqui espero que entendam que tem o meu ponto de vista mas também sendo justo. Pelo preço atual o Cerato não tem o que dizer, disputa seriamente com C4 Pallas e Sentra que são outros dois otimos carros.

      Abraços
      Edson

  • fl4v10r04l

    olha.. entrando no Cerato.. a impressão que se tem é de que é um carro de categoria superior!

    o pessoal se atém somente às criticas.
    o acabamento do painel tem plástico.. tem.. mas ele não está lá isolado..
    o conjunto fica muito mais agradável do que a concorrência!

    • eds2010

      É que cada item pode ter uma colorização diferenciada e também, a textura que de um lugar para outro se diferencia. Mas realmente esse carro apresenta um interno interessante.

      Podem me criticar, mas ele chama mto mais atenção que o painel por exemplo do Sentra. Acho que linhas simples que fazem um carro perder seu valor, e nisso a Nissan peca em seus veiculos apesar de serem otimos veiculos.

      Abraços
      Edson

      • Sias

        Está aí um dos maiores problemas da Nissan (nos modelos vendidos aqui): até podem ser bons, mas são sem sal…

  • HenriqueHJ

    gostei das primeiras avaliações. são bem honestas. de testes estou gostando do NA (pelo menos ate agora) e da BCWS (que eu acho são os mais completos, são mais completos até que as revistas que eu costumo ler). parabens, continue assim

  • bailascomigo72

    Eber, umas fotos noturnas, especialmente do interior, cairão bem para a finalização… ;)

  • Jonathan1985

    Parabéns pela avaliação, acho esse carro muito bonito, na minha opiniao, e a melhor compra na sua faixa de preço, falando de carros zero km…

    Tinha interesse em saber mais sobre o carro, pois futuramente podemos vir a ter um casa, quem sabe né… hehehe

  • Jonathan1985

    Parabéns pela avaliação, acho esse carro muito bonito, na minha opiniao, e a melhor compra na sua faixa de preço, falando de carros zero km…

    Tinha interesse em saber mais sobre o carro, pois futuramente podemos vir a ter um casa, quem sabe né… hehehe

    Essa avaliação com certeza está sendo muito útil e, muito completa. Mais uma vez, parabéns!

    Quem sabe futuramente uma avaliação da Livina, que tambem tenho um certo interesse em saber mais sobre esse carro…

  • LevyOliveira

    Muito boa a avaliação,já estou aguardando a próxima avaliação do Kia Cerato.. :D

  • bourgelat

    Maravilosa constatação, Éber. No primeiro dia não oficial da chegada aqui em Fortaleza fui conferí-lo, só não guiei pois disseram não tê-lo para teste, e foi exatamente o que senti ao ver e depois quando adentrei: lindo por fora, mais a simplicidade do acabamento não permitiu aquela paixão tresloucada para adquirir. Além disto, achei que poderia ser maior o interior para os ocupantes detrás Outra, o cruiser control faz falta. Detalhe, na época tinha um Corolla SEG 20004.

  • 4x4Brasilia

    Eber,eu tenho um cerato e acho o som muito bom,isso porque eu tenho em casa um super Home Theater em casa com otima qualidade e sistema do cerato não fica muito atrás.

    Tente regular melhor,no menu dele têm regulagem de médio.agudo e grave,e segurando no menu aparace outra configuração para melhorar os graves e aumentar e diminuir o volume do som de acordo com a velocidade.

    Muito boa a avaliação,nada de ficar só falando da beleza do carro,igual faz a revista auto-esporte.

    • nós regulamos o som sim, mesmo assim a qualidade foi média.

  • Maxtremus

    Muito bom o review, só acho que você deveria focar mais as comparações em relação a modelos concorrentes como Corolla, Civic, Sentra, Focus e Vectra. Comparar com um Mondeo não fica muito legal porque é um carro de categoria superior.
    Só lamento pelo fato de terem dado um carro manual pra avaliação, a maioria do pessoal que compra um sedã médio geralmente pega automático…

    • não estamos comparando com o mondeo, apenas citei o que poderia ser melhor no cerato.

  • Cil

    Muito bom! Acho esse carro absolutamente um sonho. Esse painel é lindo!

  • digodiano

    Será que os diretores das "marcas padrão" (GM, VW, Fiat, Ford…) que nos vendem carros caros e sem nada de frescuras (os famosos "pé-de-boi") conseguem dormir tranquilamente quando vêm um carro por este preço e com tudo isso de qualidade?…

    Sério… eu sonho com o dia em que as marcas chinesas (assim como as coreanas já fazem) passarão a dar dor de cabeça para estas "marcas padrão"…

  • MarceloRJ

    Eber,vc nao citou a terrivel falta do marcador de temperatura,q para mim é indispensável .Eu nao consigo entender como alguns modelos como:city,cerato,fity,new fiesta e outros podem vir sem este equipamento.

  • seilatbne

    Eber,

    Se o carro nao tem seguro (como dito no primeiro post), como vc faz se bater ou se roubarem?

    • tandre_br

      Pelos meus cálculos, ele senta e chora.

    • se isso acontecer eu "mifu"

      • loxa

        Po cara… que isso…… cuidado hein…….. não tinha nem uma cláusulasinha que voce poderia pagar por um seguro?!

        Na Europa quando voce "aluga" um carro por comodato voce pode optar pelo seguro…. estranho nao terem te oferecido isso…

    • Jnetuno

      REZA!!!! E REZA MUITO!!! Hehehehehehehe

      • LOXA

        hahahahaha

        Isso é complicado né EBER….. cuidado….. faz o teste somente no quarteirão da sua casa!

  • jonathan1985

    Parabéns pela avaliação, acho esse carro muito bonito, na minha opiniao, e a melhor compra na sua faixa de preço, falando de carros zero km…
    Tinha interesse em saber mais sobre o carro, pois futuramente podemos vir a ter um casa, quem sabe né… hehehe
    Essa avaliação com certeza está sendo muito útil e, muito completa. Mais uma vez, parabéns!

    Quem sabe futuramente uma avaliação da Livina, que tambem tenho um certo interesse em saber mais sobre esse carro…

  • Porcodio

    Eber! As fotos!
    Eu ja havia comentado na atualização anterior, mas talvez você não tenha lido.
    Se você aprender a mexer na compensação de exposição da maquina, as fotos ficarão bem melhores.
    Nesse caso, o interior escuro confunde a câmera, que acaba superespondo a imagem.

    • sim, eu li seus comentários anteriores, porém o foco da nossa avaliação é fazer um relato completo e detalhado, não tirar fotos profissionais.

      • Porcodio

        Eu estou falando de um ajuste simples e rápido (mesmo!) , que melhoraria bastante a qualidade das fotos, e não de algo como isso: http://www.nmmu.ac.za/photos/photography/studio_c
        Não que as fotos estejam ruins, elas estão cumprindo bem o papel, apenas ficariam com uma aparência mais profissional mesmo. Afinal de contas, essa é uma avaliação profissional, não é?

        Em todo caso, estou achando que a análise está muito boa! E vocês do NA tem uma vantagem enorme devido ao formato do meio que permite essa interação diária com o leitor durante o período de testes.

        Que venham muito mais carros!

  • bailascomigo72

    Faltou falar da falta do termometro do motor, algo INDISPENSÁVEL, uma vez que quando a luz acender, é pra desligar o carro. Com o termometro, você pode ir controlando a temperatura até chegar em um lugar seguro ou na oficina.

    • Sias

      Economia porca de muitas montadoras….quando a luz acender é porque já chegou no limite, tu nem fica sabendo quando o motor está aquecendo mais do que o normal ou mesmo nem chegando na temperatura ideal de trabalho.

    • fudencio10

      Não fala o que não sabe.
      http://4.bp.blogspot.com/_jDD9_z2VW4I/TECiT0emnlI

      É só mudar a função no computador de bordo e deixar,pronto,tem varios carros que são assim.

      • bailascomigo72

        Então não seria o caso de constar na reportagem? Nas fotos e no texto não consta nada. Mas, como eu disse, brasileiro não dá a mínima pra isso, quer saber de comprar carro por metro, interior de couro e rodas grandes. Daí ninguém comentar em reportagens se há ou não o necessário instrumento.

  • rodrigorsr

    Lendo a reportagem só confirmo que o Cerato não é tudo isso e que as coreanas ainda devem bastante em acabamento e pequenos detalhes.

    Fico satisfeito por ter optado pelo Focus.

    • fudencio10

      O que tu quer ? o cerato importando custando menos que um focus,pelo preço do focus 1.6 com freio tambor e pelado tu leva um cerato 1.6,com o preço do focus glx leva um cerato c/ sensor de chuva,luz,rodas 17,comandos no volante e ar digital,e o acabamento do focus não é melhor que o do cerato,e detalhes ? soleira e descanço de pé,pequenos detalhes que o focus não conta.

      • rodrigorsr

        Desculpe, mas o Ford tem bem mais qualidade, motor mais potente e credibilidade.

        Goste ou não, as coreanas ainda não chegaram ao nível das europeias.

        Focus é mais carro, fato.

        • Rodrigo

          Esse tipo de comentário só leva a brigas. Cada um tem seu ponto de vista. Tentar impor crenças e opiniões só leva você a ser um chato.
          Abraços.

          • rodrigorsr

            Democracia é isso!

    • Romulo_Max

      Realmente, quanto ao Focus Ghia não tem nem o q falar o carro é mto bom…por um preço bem distante do Cerato, mas qnd vc vai analisar o Focus de entrada GL, GLX, mais proximo do coreano,o negocio pega; o acabamento é uma lastima, digno de carro popular, só é vc dar uma conferida no Teste dos 100 dias da Revista Carro, plastico da coluna q solta, banco do motorista com falha na costura, peça enferrujada, maçanetas q parecem de Celta e por ai vai….

      • rodrigorsr

        A construção do GL, GLX e Ghia é a mesma. O que muda são os detalhes em couro e apliques cromados nas maçanetas, que só o Ghia tem.

        O Focus pode não ter o acabamento digno de um Golf (velho, mas ainda imbatível nesse quesito), mas tá bem longe de ser comparado a um popular, além de superior ao Cerato.

        • Romulo_Max

          Rodrigo,
          sinceramente eu não concordo. Acho a diferença entre a Ghia e a GL, GLX consideravelmente grande. A Ford economizou aonde pode, não é a toa q a diferença desses "detalhes" custa mais de 20mil. Eu tenho fé q o modelo 2011 e 1/2 (mais caro q o atual) traga boas melhorias no acabamento, pois considero o focus um otimo carro, minha unica ressalva até o momento é o acabamento.

  • sulamy

    Foi uma coisa que dei por falta também, onde esta o danado do termômetro do cerato, lance dos plásticos só da para saber mesmo comparando com o vectra e polo que são concorrentes direitos nessa faixa de preço.

    • eds2010

      Se vc olhar um comentario do Fudencio10 verá que ele colocou. Esses dados se veem no computador de bordo do proprio velocimetro é só mudar a função que ele aparece.

      Abraços
      Edson

      • o ruim é que você tem que deixar de ver um item do computador de bordo pra poder ver a temperatura do motor.

  • Paulo_Ricardo

    muito boa avaliação, mostrou todos os pontos do interior do carro.

    quanto a iluminação, apesar de ser flamenguista… não gosto de vermelho. prefiro azul, tipo do i30, bem mais agradável.

    agora… sem termômetro de temperatura aki no Brasil, definitivamente hein kia???

    • tandre_br

      Já pensou se ele tivesse, pra compensar a falta do termômetro de temperatura, um termômetro de umidade, ou, melhor ainda, um termômetro de pressão atmosférica, ou, quem sabe, um de velocidade do vento???

  • Carlinhos9090

    esse botao do "trip" atras do volante nao ficou nada funcional… eu acho horrivel!
    devia ser integrado ao volante ou perto do som entra o ar digital e o sistema de som!

  • NandoConnor

    Gente, ele ganha em certos detalhes e perde em outros, mas, todos os carros dessa faixa de preço tbm são assim, depende do que você está querendo do carro, algumas coisas dependem do gosto de cada um e da utilização que se vai dar para o carro.

  • marco aurelio

    Parabéns pelo trabalho de avaliação, melhor e mais detalhado que muita publicação especializada, espero que consiga cada vez mais carros para avaliar…

  • mmuniz75

    Eu acho até bonito e tem um boa gama de acessorios pelo preco, mas achei o painel meio feio. O acabamento é interno parece inferior ao do Linea e Polo Sedan. Ficou faltando direção eletrica e piloto automatico, já que tem sensores e ar digital está na mesma linha de acessório.

  • exmarujo

    dúvido que você não ponha defeito de acabamento e espaço em rolls royce

  • Rodrigo_Galera

    Meu vélho tem um Golf 1.6 Sportile e o acabamento do painel E das portas é num plástico macio e de alta qualidade. Sem contar os bancos, parte das portas e o volante em couro. Com direito a sensor de ré, piloto automático e outros mimos. Tudo isso por R$ 53.000,00 em dezembro de 2009! Olhando melhor eu acho que realmente o Cerato carece de um acabamento interno melhor, pelo preço que ele é praticado. Mas entre os outros Sedãs médios, ele realmente é o melhor custo benefício. Pagar tudo aquilo que pedem num Civic, Corolla ou pior num City é totalmente injusto e fora de nossa realidade.
    Mudando um pouco de assunto, aqui em Sorocaba (interior de São Paulo) tem uma concessionária Chery Motors e vou dizer: estão vendendo BEM PRA CARAMBA! Já vi vários carros da marca na rua e confesso que achei muito bonitos. Aproveitando que a loja fica perto de casa fui dar um olhada e fiquei surpreso com o que vi: carros com acabamentos "justos" pela faixa de preço e pelo que o carro oferece. A única coisa agora é esperar pra ver a durabilidade dos carros e o custo com manutenção. Se a chinesa se sair bem… que se cuide as 4 primeiras do mercado!

  • Jnetuno

    O carro assume realmente a proposta a se se propõe… Mas vc, meu amigo; na auto descrição que faz tá mais para FRANKSTEIN… Hehehehheheheheheh (1,82cm, mão grandes, miope…) hehehehehhehehehe – brincadeira!!!!

    • 1) se você prestou mais atenção no avaliador do que no carro, to achando que não é de carro que você gosta hein….

      2) e se você achou 1,82 de altura alto demais, deve ser um anão de jardim

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Jnetuno

        Quer isso rapa!!! – Que violência é essa?!! hehehehehehehehe
        Abraço e parabéns pelo trabalho!

  • c061338

    Um coreano será sempre um coreano.. quer carro? compra um japones.

    • Kreator7

      Quem dizer isso no exterior eh chamado de otario, eh o mesmo no Brasil? faz tanto tempo que nao moro la.

    • mmedinas

      E o brasileiro será sempre brasileiro…!!!!

  • moleque_piranha

    Parabéns pelo excelente review!!

    Eu ja entrei num cerato e tive as mesmas impressoes que vc. Por fora o carro é muito bonito, mas por dentro é péssimo!

    Pra mim, o interior do carro conta e MUITO! Mais até que o exterior, já que é lá q passo a maior parte do tempo

Send this to a friend