Avaliações BMW SUVs

Avaliação NA – BMW X5 Sport 4 – Comportamento e consumo na estrada

Onde temos mais espaço para se divertir com o desempenho do X5 Sport, a alegria é ainda maior. Além de percorrermos a Fernão Dias entre São Paulo e Minas, também fizemos uma viagem pelo interior de São Paulo, onde temos pistas melhores e também maiores limites de velocidade permitidos.

Andar a 120 km/h em uma pista perfeita acaba sendo até entediante com esse carro. Parece que você está parado, como minha esposa chegou a comentar. O câmbio automático de oito marchas mantém incríveis 1.800 rotações nessa velocidade. É brincadeira?

Você desliza pelo asfalto sem preocupações e também sem escutar nada do ronco daquele V8 com dois turbos e injeção direta. Mas basta pisar levemente no acelerador para obter respostas rapidíssimas.

Fiz até uma comparação e concluí que para obter um desempenho equivalente ao de um Jetta TSI basta pressionar o pedal do acelerador até a metade. Pisando até o fundo o corpo literalmente cola no banco e em poucos segundos você passa de 100 km/h para 150 km/h, ao fazer uma ultrapassagem, por exemplo. Hora de reduzir!

Quem cola na sua traseira pedindo passagem simplesmente não acredita na velocidade em que você se distancia dele. A estabilidade é incrível, nem parece que você está em um utilitário. As curvas podem ser vencidas com mais facilidade do que em grandes sedãs de alta potência.

Mas acelerando forte assim, como fica o consumo? Bem, andando a 110 km/h, você talvez consiga com muita dificuldade fazer 8 km/l, se a estrada for bem plana, e ficarmos abaixo de 2.000 rotações o tempo todo.

Já a 120 km/h, com subidas e descidas, o consumo fica em 7 km/l, e essa média baixa para 6 km/l se você pisar até o fundo de vez em quando para deixar alguém para trás. Estes números nem mesmo parecem médias de consumo na estrada, não é mesmo?

Mas tudo a respeito do X5 Sport é assim, superlativo. Afinal, quem gasta quase 400.000 reais em um carro não se importa com essa baboseira de consumo alto, desgaste excessivo de pneus e assim por diante.







Send this to friend