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Avaliação NA – Chery Face 3 – Comportamento e consumo na estrada

chery-face-avaliacao-estrada-1 Avaliação NA - Chery Face 3 - Comportamento e consumo na estrada

Percorremos mais de 500 quilômetros com o Chery Face pelo Sul de Minas e também interior e capital de São Paulo. E esta época de final de ano é perfeita para testar o comportamento de um veículo sob chuva, pois parece que chove sem parar, principalmente em Minas. Aliás, por causa da chuva muito forte nem chegamos a fazer as tradicionais fotos na beira da estrada. Fora o limpador de parabrisa barulhento e um pouco pequeno para a área do parabrisa, os outros equipamentos utilizados sob chuva se comportaram bem. O carrinho vai bem e o ar-condicionado é eficiente.



Um detalhe que não gostamos foi a falta de estabilidade em alta velocidade. Por exemplo, na Rodovia Castelo Branco, que pegamos para devolver o Face em Salto depois de ter ido até São Paulo, a velocidade permitida é de 120 km/h, e ali o Face se abala bastante com os ventos laterais, chegando até a desviar um pouco de trajetória. O câmbio é longo, e em algumas retomadas e reduzidas, o Face leva mais tempo para ganhar velocidade.

chery-face-avaliacao-estrada-2 Avaliação NA - Chery Face 3 - Comportamento e consumo na estrada

Os níveis de ruído registrados com nosso decibelímetro: ponto morto 54 decibéis, 100 km/h 65,5 decibéis e 110 km/h 71,2 decibéis. Nestes números também fica claro que a 110 por hora e acima o Face tem um alto nível de ruído, nem tanto pelo motor e mais pelo ruído aerodinâmico do vento batendo nos vidros laterais. E por falar na velocidade de 110 km/h, neste ponto o motor funciona com 3.000 rotações, em quinta marcha.

A suspensão do Face é firme, mas não chega a ser dura. O único problema nesta área é o curso muito curto da suspensão. Ao passar por lombadas, tanto dentro da cidade quanto na estrada, mesmo que você passe em uma velocidade considerada “normal”, a pancada no batente é forte. Ou seja, falta curso. Praticamente em qualquer lombada que você passar, ouvirá a batida. Acaba sendo irritante.

chery-face-avaliacao-estrada-3 Avaliação NA - Chery Face 3 - Comportamento e consumo na estrada

Os que andaram conosco no Face acharam que o interior dele tem um design simples, mas agradável. O acesso aos comandos foi considerado bom, tudo foi visto como sendo melhor do que em um popular nacional. O rádio foi um pouco difícil de programar, mas depois se acostuma. A dirigibilidade é boa, e os bancos são confortáveis, apesar de estreitos. O espaço para as pernas é razoável, e a reação das pessoas ao ver o Face foi boa. Todos o acharam bonito e perguntaram que carro era. Se surpreenderam com os equipamentos de série.

Vamos falar do consumo? O Chery Face fez 14,9 km/l na estrada, na maior parte do tempo com o ar-condicionado ligado. Encaramos como uma média razoável. E com o ar-condicionado ligado, o desempenho não foi muito afetado.

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Alguns aspectos negativos: o cinto de segurança solta com muita força, batendo na porta ou na coluna, o velocímetro tem leitura um pouco difícil, como já comentamos na matéria anterior, o porta-luvas é muito pequeno e as bolsas laterais nas portas, para guardar objetos, são muito pequenas.

Alguns aspectos positivos: sensor de estacionamento eficiente e criativo, alarme fecha os vidros automaticamente, a iluminação do painel é boa e os equipamentos de série contribuem para um uso mais confortável.

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chery-face-avaliacao-interior-acabamento-1 Avaliação NA - Chery Face 3 - Comportamento e consumo na estrada

  • PEDRO MACHADO

    boas..sem duvida um otimo carrinho…………e a chery.mandando ver..vivo em lisboa e comprei O MATIZ pra minha esposa..o o CHERY QQ QUE LOGO CHEGA.. depois dou uns toques do carro…

  • alyalysson

    ótimo post, mas e o consumo na cidade, como fica?

    • Romulo_Max

      Fica pro proximo post. Esse é sobre consumo e comportamento na estrada, o proximo é sobre consumo e comportamento na cidade.

  • MythBH

    Eber e em relação ao picanto? Não daria para pegar um picanto e testar tb, para depois comparar os dois?

    • como teremos o novo picanto aqui no Brasil até o final do ano, se avaliarmos o picanto atual será um desperdício. quando formos pegar outros modelos da kia, vamos dar preferência a modelos lançados recentemente.

      • Fredxyz

        justo! tomara que lance logo o novo picanto e q vcs consigam fazer uma avaliação logo que sair! :)

  • CARnivoroBH

    Eber… eu não entendi a parte do consumo…. tem um erro na matéria… afinal de contas.. o consumo de 14,9km foi com o ar LIGADO ou DESLIGADO??

    "…O Chery Face fez 14,9 km/l na estrada, na maior parte do tempo com o ar-condicionado ligado. Encaramos como uma média razoável. E com o ar-condicionado ligado, o desempenho não foi muito afetado…"

    NÃO CONSEGUI ENTENDER…

    • Gui_Nunes

      Tem um ponto ali, ele disse que não foi 100% do trajeto com o ar ligado, mas na maior parte sim e depois tem um ponto. a segunda parte diz que com o ar-condicionado ligado o desempenho do motor não ficou muito diferente do que com o ar ligado!

    • mr_pereba

      pelo que entendi foi com o ar LIGADO…..na segunda colocação em relação ao desempenho, creio que seja com relação à potencia e torque, visto que muitos carros ficam totalmente mancos quando se liga o ar…..em outras palavras, no Face o funcionamento do ar não rouba muito a força do motor….

      • CARnivoroBH

        u

    • digamos que você anda 5 horas com o carro na estrada. 4 horas com ar e 1 hora sem ar. pronto, foi uma parte ligado e outra desligado.

  • zingen

    Evidentemente o Face é um carro urbano – essa é a sua proposta! Até dá para fazer pequenas viagens com alguma tolerância! Não podemos exigir mais do que isso. E também não existe "carro perfeito"….

  • Turbo_Car

    "Praticamente em qualquer lombada que você passar, ouvirá a batida. Acaba sendo irritante."
    Deixe-me adivinhar… você é daqueles que encaram a lombada com o carro engrenado na 2a. Acertei?

    • DCald

      Por favor, não diga que vc é daqueles que para na lombada… e ainda por cima passa em diagonal (pq o carro é rebaixado)… hehehe

    • Paulo_Ricardo

      passar de segunda na lombada é absolutamente normal, principalmente com o meu carro q a primeira marcha é curtíssima.

      mas claro se for um quebra molas naum dá, tem q ser devagar.

      pra quem não entendeu, lombada tem as dimensões exigidas por lei e dá pra passar com traquilidade.

      quebra molas é akela porcaria mal feita geralmente por pião de bairro q por mais normal q seja a suspensão do seu carro vc precisa passar até de lado senão raspa no assoalho.

      • tiago90j

        deveriam ter, mas em muitos lugares tem umas lombadas pra lá de estranhas, muito altas e estreitas, tem q passar em primeira, as lombadas normai dá pra passar em terceira, na maioria, a 30 por hora, uma vantagem da susp macia do palio.
        e quando é uma lombada seguida de subida meio forte é segunda mesmo, n~~ao tem jeito.

      • eu falo lombada pois sou do interior de SP. aqui no sul deminas falam quebra-mola, mas no final das contas é a mesma coisa. é como semáforo e farol.

        • landocar

          Eber, aqui no Rio tem diferença. é esxtamente como o Paulo Ricardo falou. nao sei se ele é do rio tbm, mas a explicação dele ta perfeita para o q a gente ve por aqui.

      • Bem… com um Corsa VHC querer botar primeira é receber tranco nas costas e passar nervoso. Mas contextualizou bem. Graças a Deus meu C3 já tem novo ajuste (são dos modelos 2008 em diante) e ai nao tenho problema de bater seco.

    • com o face você pode passar na lombada do jeito que quiser. se estiver acima de uns 30 por hora, é batente na certa.

      • Mas Eber, em comparação aos famosos franceses que batiam seco, esse é igual ou pior? na questao de atravessar lombada? No meu C3 eu passo em segunda marcha mas tem que ser uma rotação minima, porque além do incomodo que há de passar em lombadas curtas nao gosto do comportamento, mas nao bate seco. Lombadas mais planas e "normais" eu passo justamente por volta de 30km/h.

        Poderia definir se puder?

        E novamente: Belissimo trabalho!!!

        Abraços

        • creio que é mais ou menos o mesmo problema viu.

  • FabricioW

    Éber, no proximo post explica como funciona o sensor de estacionamento do Face..

    • eu expliquei no vídeo de 4a feira.

  • Paulo_Ricardo

    me assustou o fato do carro ir mal a mais de 110km/h pq eu não gosto de andar devagar, mas pensando bem ele é um carro urbano e não pra pegar estrada.

    há de se levar e consideração que este carro foi feito para os chineses, portanto tudo nele é voltado praquela região.

    o soco nos batentes é pq o brasil é uns dos poucos países que usam lombadas (senão o único), o formato dos bancos são pra pessoas de estaturar menor q a nossa pois chineses são pequenos, então isso quer dizer q talvez 5 chineses viajem bem no carro.

    o cambio longo é q chineses naum são apressados como nós pois mal saíram das bicicletas então boa maioria tá acostumada a andar devagar…

    mas o carro parece ser bem mais econÔmico que os ''nacionais''. só é uma pena q uma futura versão flex acabará com essa economia.

    quanto ao rádio, existem centrais multimidia para o face já no brasil, com dvd, tv, gps, e até internet com os android, só não sei quanto custa, mas quem quiser colocar outra central qualquer acha no mercadolivre.com molduras para encaixar uma de formato normal. só q é 200 reais a moldurinha…

    • Bem Paulo, podemos entender ele sofrer com vento lateral o mesmo de dizer de rivais. A questão é que o Eber levanta de forma imparcial e apenas do carro para nao gerar brigas nos comentarios dizendo que X é melhor e que o Eber que esta errado.

      Pode ver que esse problema tbm ocorre com Celta, Agile, Montana (nova), Gol G4 (infelizmente só andei na cidade com o G5), Fox (pelo menos o 1.0 sente), Mille e Palio. Dos sedans eu só posso optar pelo Siena que é do meu pai e andei muito pouco nos demais para avaliar de forma mais concreta, mas ele sofre com ventos laterais, mas logicamente menos que um hatch até pelo tamanho. No caso do meu pai, o problema de rolagem do veiculo é amenizado pois possui pneus 185/60 R14, mas os ventos laterais estão ali.

      Entenda, nossos carros até por falta de itens como barra estabilizadora (caso do Celta, Agile e Montana) sofrem com esse tipo de coisa.

      • Cil

        Verdade. Eu viajei de carona em um G4. Foi a pior experiência da minha vida. Imagine pelo litoral de Sergipe a Alagoas, que é lindo, mas muito irregular em um carro a 140 km/h.

  • Maxtremus

    Gostaria que houvesse uma comparação maior em relação aos carros nacionais

  • spectrum84

    Verdade!!
    Mas to gostando do carro. Parece que vem pra ficar. Fora a JAC que tá chegando, entre os chineses os q eu mais tenho gostado são os da Chery. Parecem ser bem feitos.

    • Ou pelo menos até agora os melhores na relação a que veio para ficar: Custo x beneficio por um produto razoavel. Teria ele em detrimento a Celta, Mille, Effa e Gol G4. O Ka pode ter barulho de rolagem ao rodar, mas é bem no chao e transmite segurança. Agora, verdade seja dita, ele ao preço que esta (Face) está bem atraente.

      Que pena que não temos uma revista ou alguem para relatar uma longa duração com o veiculo, seria otimo para definirmos se realmente o carro vale a pena.

  • DanielPilfer

    Em suma, tem seus defeitos mas é melhor que as carroças "populares" peladas que os fabricantes nacionais vendem.

    Gostei. Minha prima estava de olho nesse chinesinho, vou recomendar a compra depois desse teste.

  • cristian_sp

    não entendi o "sensor de estacionamento eficiente e criativo" ….qual a criatividade esperada para esse tipo de equipamento?

    sobre o curso da suspensão…demonstra que as próximas versões devem ser melhor adaptdas ao nosso solo lunar ….rs…

    • Deve ser o display que indica a distancia. Ao inves de ser instalado na frente, ele fica instalado atras. Entao ao mesmo tempo que vc olha o carro indo para tras vc ve o indicador te indicando qto falta para fazer "cahada" …rs

  • Por enquanto tenho achado positivo o teste.

    Eber, se vc tbm puder me responder… ele tem o mal dos carros nacionais de ter direção torta? pedal torto? ou pedal proximo um dos outros? (já vi as imagens, mas na pratica é diferente… por mais que imagem mostre algo normal, pode ser diferente no uso com o comportamento do carro).

    Abraço.

    • Cil

      Eheheheheheh… meu KA G2 tinha a direção torta, mas como era meu primeiro carro, só fui perceber depois que troquei pelo Picanto. Este último, você pode soltar as mãos do volante que ele segue reto… já o KA sempre pendia para a esquerda… e não era problema de alinhamento.

      • Cil, na verdade qdo eu me refiro aos itens tortos seria na realidade a posição das peças. No celta do meu pai por exemplo, vc fica jogado para a esquerda e a direção te "sobra" braço na direita enquanto fica com o braço esticado da esquerda. O KA G1 e G2 não tem esse mal, até pq o primeiro é um projeto mundial e o segundo é um projeto em cima de uma plataforma bem feita.

        No caso minha irmã ela teve um KA G2 2008, mas nao tinha nenhum tipo de problema de alinhamento (na verdade, pode ser erro até no projeto feito no carro por isso tal problema de alinhamento). Me lembro que um conhecido teve um Focus 0km 2007 2.0 Ghia que como mecanico ele percebeu que a roda por dentro raspava na suspensão, mesmo com troca da suspensão toda, varios tipos de alinhamento (inclusive fora especificação) foi percebido que um lado do carro tive uma diferença de milimetros para o outro lado. Ou seja, o carro nunca iria ser consertado e teria desgaste maior das peças.

        Talvez tenha sido o mal do seu Ka. Ainda bem que o Picanto veio tudo redondo.

  • GuilhermeMMatos

    Eber, a Hyundai já lhe ofereceu algum carro para testar?

    • de jeito nenhum. aliás, nenhuma empresa oferece, eu que tenho que pedir. ou melhor, IMPLORAR. tem que pedir umas 20x até eles serem vencidos pelo cansaço.

  • GuilhermeD.

    Eber, quando vai ser a Avaliação do C4?

    • citroen c4? o modelo já está há muito tempo no mercado. vamos dar preferência para as novidades.

      • GuilhermeD.

        Entendo. Realmente ele está há bastante tempo no mercado, mas eu acredito que ele consegue se sobressair sobre os seus concorrentes mais novos e ainda é uma ótima opção de compra.

        Falta apenas divulgação, pois pelo mesmo preço dos concorrentes ele entrega muito mais.

        Mas é isso aí, fica o meu voto para o C4.

        Abraço.

  • totorocho

    Quando a Quatro Rodas falou que o carro tinha problemas em altas velocidades com os ventos laterais ninguém acreditou…

  • DUDU-BR

    Eber, quanto ac falta de curso da suspencao, me parece mais a falta de batente hidraulico dos amortecedores do que propiamente falta de curso., Isso ocorria com frequencia nos anos 90 com carros importados nao adaptados ao nosso solo , ja que eram produzidos para vias planas sem buracos ou lombadas.

  • wdoug

    Hoje fiz um rápido test drive no Face. No geral o carro agrada, mas para uso urbano. Achei a 3ª marcha longa de mais e o carro demora a embalar (tem que acelerar mesmo) e olha que eu tenho um Classic 1.0. Mas o mais engraçado de tudo foi o vendedor me dizer que o motor é 1.0L… A loja vende apenas 3 modelos de carro (Face, Ciele e Tiggo) e o cara me erra isso, fala sério… Pior que isso só a Recepcionista de Peugeot dizer que tem 307 1.4L

    • DougSampaNA

      vendedorzim ruim este hein? O cara tem é que estudar o produto, ruminar o assunto e fazer aulas com os mecanicos da fabrica antes de por a cara diante do consumidor, se me pegasse pela frente, tava frito.

  • marciors01

    Aqui no Brasil não existe essa de carro urbano, em paises de primeiro mundo é comum a família ter o carro principal e o carro da cidade, aqui a maior parte dos consumidores tem um carro que serve para tudo.
    Neste ponto o face sai atrás porque além do porta malas minúsculo a suspensão realmente parece ser ruim, na avaliação com video eu comentei sobre ela ser com eixo rígido, digna de um fusca, este comentário sobre a estabilidade e a falta de absorção de irregularidades apenas confirma isto.

  • João

    Fiz um test-drive hoje, pense num carrinho horrível, acabamento péssimo, péssima estabilidade, as portas precisam de um tombo para fecharem, parece porta de carro velho!!! Enfim, não recomendo a ninguém, só se baixarem o preço, que está muito alto pelo fato de ser um chinês com qualidade duvidosa!!

  • Michele helen

    Deixei o preconceito de lado e em 2011 comprei meu chery face MINHA MELHOR COMPRA !!! muito bom mesmo, nunca me deu nenhum probleminha si quer!! nenhum ruido(como já vi reclamações), muito econômico, designer inigualável, conforto nota 10!! Amo meu chery! ele realmente está chegando no brasil com tudo!!

  • Waldo Pereira

    já rodei pouco mais de 2300Km no meu face, estou surpreso, está além das expectativas. Muito confortável e macio.

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