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Avaliação NA – Chery Tiggo 4 – Comportamento e consumo na estrada

chery-tiggo-avaliacao-estrada Avaliação NA - Chery Tiggo 4 - Comportamento e consumo na estrada

Gostei ainda mais de andar com o Chery Tiggo na estrada. Apesar de seu motor ser 2.0 16v, ele conta com torque suficiente para levar uma condução tranquila, com baixas rotações. Andando a 100 km/h, temos 2.500 rotações, um bom número.



É interessante andar na estrada sempre com baixas rotações, percebendo que o motor tem fôlego para acelerar sem reduções. Acelerando até 120 km/h, ainda ficamos com menos de 3.000 rotações, e temos a vantagem de que nesta velocidade o Tiggo fica em uma faixa de giro mais adequada para suas dezesseis válvulas.

Digo isso pois a 100 km/h o motor não consegue manter uma velocidade constante em algumas subidas mais fortes. Um pequeno ponto negativo que o câmbio longo apresenta. Mas mesmo assim prefiro essas relações longas.

Entre 100 e 110 km/h, o consumo foi de 12,2 km/l, um pouco alto, assim como aconteceu na cidade. A suspensão macia do Tiggo não foi um problema nas estradas, até porque nas curvas temos a ajuda dos largos pneus 235/60 R16.

As colunas A são bem finas, o que ajuda na visibilidade. Um item que falta no Tiggo é um controlador de velocidade, item que ele poderia muito bem ter. O nível de ruído interno é um pouco alto, tanto por conta do ruído aerodinâmico nas portas quanto pelo sistema de escapamento.

Nesta unidade especificamente, o silencioso traseiro tinha um princípio de corrosão, o que prejudicou o Tiggo em nossas medições de ruído interno. O que poderia ser revisto é a forração das portas, que parecem não muito bem encaixadas.

Mas de um modo geral, o Tiggo é um carrinho que agrada na estrada, apresenta rotações baixas e também bancos confortáveis para longos trajetos. Se tivesse um interior mais moderno e preço menor, seria ainda mais interessante.

4.0

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  • igorcerino

    Mudaram bem a parte frontal na reestilização apresentada agora no Salão da China, com certeza o interior também foi revisto.
    Vamos ver se o preço fica onde está para valer o investimento.

  • juninho1000

    O consumo dele tinha que ser melhor.

  • ubiratamuniz

    "Nesta unidade especificamente, o silencioso traseiro tinha um princípio de corrosão"

    em um carro novo?

    pfff….

    • radiobrasilcombr

      Imagina em 3, 4 anos… em cidades litorâneas… fica TENSO kkk

      • fmarcanzoni

        Nossa, nem precisa tudo isso, com 2 já estaria podre hehe.

    • Acelerando

      Culpa da nossa gasolina hidratada.

  • TiagoMegane

    O consumo dele ta aceitável em vista dos concorrentes apesar que teria que ser melhor por ele ser só a gasolina

  • MecanicoDigital

    "Digo isso pois a 100 km/h o motor não consegue manter uma velocidade constante em algumas subidas mais fortes. Um pequeno ponto negativo que o câmbio longo apresenta"
    Muito bem observado. Este problema acontece com boa parte dos motores multiválvulas que equipam os carros que rodam aqui no Brasil. O motor só possui o torque em um regime muito alto, que na maioria das vezes não é alcançado, deixando de se aproveitar toda a força que o motor possui. E se tentarmos usar o motor constantemente neste regime alto (no caso do Tiggo 2.0, entre 4300rpm e 4500rpm), o carro fica barulhento e gastão, além de ter uma dirigibilidade mais desconfortável .

    • Edson Roberto

      Acredito que a proposta é ter sobra de potencia e para uma ultrapassagem seja bom. Mas não vejo coisa além disso.

  • andre_poa

    Acho legal o design desse carro, mas não arriscaria comprar…. ainda. Carro novo já com escapamento/silenciador corroído e aquela de não abrir a tampa de abastecimento foi medonho.

  • suguii

    Eber, na sua opinião, vale a pena investir neste carro? Faz meses que estou pesquisando qual carro comprar e ainda não tirei esse carro da minha cabeça, apesar de não estar em primeiro da minha lista…

    • Talvez em um usado….. o novo tem preço muito perto de modelos mais tradicionais… deveria custar um pouco menos.

      • giodoesitbetter

        Eber, esse carro foi cedido pela Chery ou é de particular?

        • meu caro, sempre os carros são cedidos pelas montadoras, salvo caso em que deixamos isso claro no texto, como foi o palio, por causa da fiat não nos ceder carros, e o cobalt, que conseguimos com um amigo bem no lançamento, final de dezembro, antes mesmo de a chevrolet começar a ceder cobalts para avaliação.

  • CharlesAle

    Sendo curto e grosso,acho que não vale a pena comprar um tiggo zero,são muitos detalhes(defeitos)tanto no carro,como falhas de fabricação que aborrecem……….

  • Prudencia e um copo de água não fazem mal a ninguém eheheh.

  • YoOdEx

    A única vantagem que vejo em um cambio com relação longas é o resultado em consumo mais moderado. O que não é o caso desse Tiggo. Prefiro ter o carro a 120km/h em 3200 rpms do que em 2800 rpms, sendo os dois modelos com o mesmo consumo.

    • Edson Roberto

      Isso sem contar que esse motor em especifico, mostra que a maior faixa de torque é em uma rotação bem mais elevada…

  • Acport

    Eu prefiro carro com câmbio de relações longas. O conforto, principalmente em viagens longas, é muito bom. Se precisar de mais potência em uma retomada, basta reduzir uma ou duas marchas.
    O brasileiro é engraçado, não gosta de mudar marchas, mas também não gosta muito de câmbio automático. Vai entender.

    • Edson Roberto

      Mas não pode ter um cambio mediano? Eu não gosto para carros comuns, de cambio curtos (close Ratio), mas gostaria de um cambio longo sem ser ao exagero.

      O bom do Tiggo é ter relativa força mesmo em uso em baixa rotação. Mas melhor do que ele, nesse aspecto o Duratec e o ajuste da Ford é perfeito para um cambio com relações longas. (não é exagerado e permite condução com apenas 1500rpm sem comprometer o consumo e ao mesmo tempo o desempenho).

  • crigosp

    Já estão oferecendo o Tiggo aqui em SP por R$ 47.661,00!! Acho que com um BOM CHORO.. cai para a casa dos 46, 45 MIL…

    Ontem fui ver uma Idea versão de entrada motor 1.4 completa, ar+conjunto elétrico, ABS+Airbags, R$ 44 MIL…

    Daí fico na dúvida… entre esses dois Idea (pela confiabilidade da marca FIAT)… ou ir pela emoção num Tiggo.

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