Avaliações Chevrolet Sedãs

Avaliação NA – Cobalt 4 – Comportamento e consumo na estrada

Avaliação NA - Cobalt 4 - Comportamento e consumo na estrada

O passeio pelas montanhas do Sul de Minas sob uma chuva de verão mostrou que o recém lançado sedã compacto Chevrolet Cobalt tem boas qualidades também neste ambiente. A posição de dirigir é boa, e o para-brisa é bem amplo. Os espelhos laterais dão segurança nas mudanças de faixa e ultrapassagens, mas temos um pequeno problema dentre tantas boas qualidades.


Mesmo mantendo 3.100 rotações no motor rodando a uma velocidade de 100 km/h (a 120 km/h quase encostamos nas 4.000 rotações), nesta velocidade o motor 1.4 não tem força para aumentar a velocidade rapidamente. Você afunda o pé e fica olhando o velocímetro digital mudar lentamente: 100, 101, 102, 103….

O desempenho é sofrível. A solução é reduzir para uma quarta marcha ou até mesmo para uma terceira, que vai longe, acima dos 100 km/h. Mas aí a condução fica parecendo a de um carro 1.0. Essas reduções de marcha constantes deixam a condução mais cansativa e também pioram bem o consumo. Em estradas com máxima de 110 km/h ou 120 km/h, será mais fácil acelerar sem reduzir no câmbio, já que a rotação do motor já estará mais alta, perto do regime de potência máxima do motor.

Devido a essas aceleradas e reduções, o consumo na estrada não passou dos 9,4 km/l com álcool e ar-condicionado ligado na estrada, andando somente até 100 km/h, sem passar disso. Com gasolina ele passa dos 12 km/l atualmente, mas melhorará, claro, conforme o carro ficar mais rodado, já que esse carro acabou de ser retirado da concessionária.


Quem não se importar muito com o desempenho fraco curtirá uma viagem bem confortável, isso temos que admitir. Os bancos macios ajudam neste sentido, bem como o nível de ruído muito bom, alcançado através de um bom isolamento acústico entre a cabine e o motor.

Rodando na chuva, notamos que o Chevrolet Cobalt tem uma boa estabilidade, e apenas pecou ao enfrentar ventos laterais a 100 km/h, exigindo algumas correções de trajetória. O limpador de parabrisa se mostrou um tanto barulhento, mas fora isso foi tudo bem.

Avaliação NA – Cobalt 4 – Comportamento e consumo na estrada
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email