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Avaliação NA – Chevrolet Onix 1.0 (4) – Comportamento e consumo na estrada

chevrolet-onix-estrada-620x348 Avaliação NA - Chevrolet Onix 1.0 (4) - Comportamento e consumo na estrada

Apesar de ser apenas mais um popular com motor subdimensionado, o Chevrolet Onix nos surpreendeu positivamente em alguns aspectos na estrada – lugar que certamente não é o habitat natural deste tipo de carro. Ele tem um desempenho razoável para um 1.0, tem relações de marcha adequadas, etc. O destaque negativo fica para a mudança do desempenho quando ligamos o ar-condicionado. Com este equipamento o Onix fica sensivelmente mais fraco.



Andamos em torno de 200 quilômetros com o Onix essa semana na estrada e percebemos que ele tem várias qualidades. Além do desempenho razoável, ele também tem boa estabilidade nas curvas. Notamos que é possível fazer curvas rápidas e ele não reclama. Seus pneus não cantam, pois são largos o suficiente para segurar o carrinho nas curvas um pouco mais exigentes.

Ao mesmo tempo que o perfil dos pneus é alto para entregar conforto, a largura 185 é boa para um carro popular – isso era largura de pneus de carros médios até pouco tempo atrás, conforme nos lembrou um leitor recentemente. A pena é que o banco do motorista não apoia nada o motorista nessas curvas, ou seja, ele não acompanha a estabilidade dos bons pneus do Onix.

Mesmo com chuva forte o Onix não decepcionou. Pequenos trechos alagados não fizeram o popular aquaplanar. O problema ao andar com o Onix na estrada é que pequenas subidas já te fazem reduzir para quarta marcha, infelizmente disso a gente não consegue fugir ao usar carros 1.0 na estrada.

O interior do Onix é bem espaçoso, não percebemos peças soltas ou rangidos até o momento, o banco acolhe bem o motorista e a visibilidade para o condutor é boa, auxiliada pela regulagem de altura do banco do motorista (que aliás tem apenas o assento móvel ao regular a altura, não o banco todo). No conjunto, é um popular 1.0 que tem boas qualidades. Não é o carro mais adequado para se pegar estrada, mas se você precisar fazer isso esporadicamente, terá um carro bom para tal.

O consumo que conseguimos foi de 12,9 km/l de gasolina, andando a 110 km/h com o ar-condicionado ligado. O consumo é alto por conta da baixa quilometragem do nosso Onix, mas infelizmente um 1.0 grande como ele é nunca conseguirá alcançar mais do que uns 15 km/l na estrada, nessas mesmas condições. Então fica aí apenas o ponto negativo do consumo e o que falamos no começo da matéria: o desempenho fraco com ar-condicionado ligado.

Como avaliação aqui no NA é completa, você verá a evolução do consumo do Onix até chegarmos a 30.000 quilômetros.

4.0

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  • BlueGopher

    Se os impostos fossem calculados em função da economia proporcionada pelo motor, ao invés de seu tamanho, teríamos opções muito mais interessantes do que os populares com motor 1.0 .
    Em todo o caso, se a grana der, é melhor sempre comprar a versão com motor mais potente do Onix, do Gol, do Fiesta, do Uno, do etc, etc, etc.
    O prazer de dirigir é muito maior, vale um pequeno gasto a mais de combustível.

    • MecanicoDigital

      Realmente, se tributassem os carros tendo como base sua eficiência, dentro de cada categoria, e não sua cilindrada, a coisa seria bem mais justa.
      Afinal, como o amigo bem disse, é muito melhor ter um carro mais potente, do que um 1.0.

    • Castle_Bravo

      Eu já seria mais favorável à tributar igualmente qualquer carro. Por que privilegiar uns em detrimento de outros? se eu quiser um carro que gaste mais combustível preciso ser punido duplamente, além de maior gasto na bomba maior fatia para o governo que por tabela ganha também com a venda maior de combustível? não faz sentido.

  • blindzector

    Ai Eber… sera q ele casaria com um modelo com 1.8 por ex?

    Q o carrim ateh entao, e bem bolado… como vc mesmo diz, tem bons acertos, e é valido o carro… porem, com motor 1.0 e 1.4 compensa mesmo?! Ainda mais para um uso frequente no rodoviario?!

  • Cruz

    Achei o consumo muito alto, mesmo sendo o motor novo, parece o meu Astrassauro 1.8.

    Com certeza vale a pena comprar apenas a versão de motor 1.4, a falta de potência não está sendo compensada pelo consumo no 1.0.

    • rogeriulima

      É o que eu falo, a obrigação de carro com motor 1.0 é ser econômico e não adianta nda ter bom desempenho se ele for gastão.
      Eu criticava bastante a GM mas estou gostando bastante desta nova fase dela, porém ainda tá devendo bons motores para os veículos abaixo dos 50 mil.

    • RafaelPimenta

      meu pai teve um escort 1.8 16v 1998 e ele andava mais que o astra 1.8 e 2.0 e era mais economico. chegou a fazer 16,5 km/l.

      • Leandro1978

        Não é raro atingir algo em torno disso com a minha perua Escort. Realmente este motor (1.8 16v) é muito bom.

      • vanleon

        Todos os escorts zetec tem um consumo abaixo da média principalmente para motores e carros grandes como ele. Só que brasileiro é foda achou o escort um carro ruim por ser 16v ta ai agora carro fracos e gastões…

        • RafaelPimenta

          o unico problema do escort era a manutençao um pouco cara devido a ele ser importado, mas manutençao vai de motorista em motorista. geralmente os que mais reclamam sao aqueles donos de Volkswagen que mal colocam oleo e agua no carro. só andam e tocam o foda-se pra manutençao. ai quando pegam um carro mais moderno e mais exigente eles reclamam que o carro quebra a toa e que a manutençao é cara

    • Edson Roberto

      To até vendo eu ler abaixo que teria que andar no mesmo trecho de estrada para se dizer que os outros carros tbm nao sejam beberroes….

    • radiobrasilcombr

      O Captiva 2.4 faz 12.5 fácil na estrada…. e é beeem mais pesado… Por ser 1.0, que "dizem" ser economico, o Onix bebe muito.

  • paixaoporcarros

    Pois eh. Gostei do Onix ao conhecê-lo e fazer um teste drive, até agora, e pelas avaliações publicadas, o carro está dentro do esperado. Seus diferenciais não estão no desempenho, pelo menos não nessa versão 1.4. Estão no conforto, estabilidade e no seu custoXbenefício, incluindo inovações como o Mylink!

    • Ughadoo

      O carro testado tem motor 1.0 e não 1.4. O NA falou que pretende testar também um Onix 1.4, mas pegando ele emprestado pela GM e não comprando um, como o do presente teste.

  • TecoPadaratz

    Em alguns casos, até mais economia de combustível.

  • Acelerando

    Definitivamente economia de combustível não argumento para se compra carro 1.0.
    Acho que um motor 1.6 casaria muito bem no Onix, 1.4 seria insuficiente ainda e 1.8 para versão mais apimentada.

    • RafaelPimenta

      1.6 ficaria igual ao sonic e o 1.8 teria um preço e consumo muito elevado se tratando de gm

    • Edson Roberto

      Na minha opnião, o Onix com o motor 1.4 será adequado. Não acho que será ruim não.

      • Acelerando

        Tive um Corsa 1.4 e apesar de não ter desempenho fraco, as marchas eram um pouco curtas para uso na estrada, daí eu achar que o 1.6 casaria melhor, equilibrando desempenho, conforto e economia de combustível.

  • thales_sr

    Vectra 2.0 saía com pneus nessa largura, acho que o pneu tá largo demais. Esse pneu 185 no 1.0 mata desempenho e consumo…

    • vitimsl

      Pior ainda… Vectra Milenium 2001 2.2 8V saia com pneus 185/70R14, 2.2!

    • MecanicoDigital

      Mas ganha na estabilidade.

      • thales_sr

        Ganha em aderência (estabilidade é outra coisa), mas devemos ver qual a proposta do carro. Um pneu mais fino vai melhorar aceleração, retomadas e velocidade máxima, além de consumo e custo para reposição dos pneus, itens mais interessantes para um comprador de 1.0.

        • MecanicoDigital

          Ops, é verdade, ganha em aderência .. é que eu estava pensando uma coisa e acabei escrevendo errado, rssss … Obrigado por me corrigir.
          Mas esta questão é relativa, pois sabemos que, apesar das vantagens citadas, temos a desvantagem de ter um carro com menor aderência nas curvas…

    • silasrana

      Com todo respeito, mas há carros e carros.
      Tenho um Sandero 1.0 que, assim como Onix, tem mais de uma tonelada e usa pneus 185/70 r14. Meu percurso diário é de cerca 30km, sendo pelo menos 20 deles em estrada.
      Alternando o uso do AC, tenho consumo combinado de 14,92km/l segundo minhas planilhas de custos, atualizadas a cada abastecimento/gasto. Não acho que isso seja fator decisivo (os pneus).
      E isso porque meu consumo não é nenhuma maravilha. Não é mais que obrigação para este tipo de motor. E deveria ser ainda maior se a gasolina fosse melhor e uma série de outros parâmetros ajudassem…

      • thales_sr

        Você tem razão, não são os pneus os únicos responsáveis por esse consumo. Peso, aerodinâmica, eficiência do motor, o fato de estar ainda pouco rodado, tudo isso influencia.
        Porém, colocar pneus tão largos em um carro que o objetivo é economia, me parece um contra-senso, e vai na contramão de conseguir melhores números de consumo.

        • silasrana

          Sim, claro. Concordo plenamente.
          Porém há de ser considerado uma coisa. Assim como o Sandero, o Onix é daqueles hatch metidos a carro grande (tamanho/peso), colocar um pneu mais estreito, significa diminuir a aderência de uma massa muito maior, quando comparado a um Celta, por exemplo. Por isso acho que estas medidas são boas (talvez o 175, como limite mínimo também seja válido).
          Confesso que até procurei algum destes 'pneus verdes' pro meu carro, estes de baixo atrito de rodagem que prometem alguma melhora no consumo, e não achei na medida do meu carro…

  • CanalhaRS

    Acho que a uns 90Km/h e com o AC desligado, podemos chegar a 15km/l fácil….
    Infelizmente carro 1.0 não foi feito para estrada, ainda mais para se viajar a 110Km/h. Infelizmente essa é a realidade.

    • thales_sr

      Talvez, mas nessa velocidade e com o AC desligado, meu 1.6 com pneus 195 e pesando 1100 kg fez 17…

    • Stark

      90 kmh, AC desligado, 15 km/l qualquer 1.8 e 2.0 fazem!

    • AMLAJD

      Se você andar a 90 KM/h é capaz de passarem por cima. Infelizmente acham que porque o limte é 110, você tem que andar a 110km/h. E não adianta ficar na faixa da direita, aí vem aqueles brutamontes de 60 toneladas encostando na sua traseira.
      A verdade é que os números de consumo do ONIX até agora são decepcionantes, e o fato de estar "amaciando" não é desculpa não.

  • RafaelPimenta

    pra que muita estabilidade num carro 1.0? deixa os pneus 185 pra versao 1.4

    • MecanicoDigital

      Hummm …. comentários assim explicam o porque das montadoras deixarem de lado itens de segurança importantes nos populares, como ABS e AB2…
      Se temos agora, é por força de lei, já que o povo não se importa em dirigir um carro inseguro, se ele é barato.

      • rogeriulima

        O que o colega quis dizer é que carro 1.0 é feito pra andar na cidade, onde ele dificilmente vai passar dos 80km/h. Nesse cenário pra que prejudicar o consumo em prol da estabilidade?

        • MecanicoDigital

          Até entendo o seu ponto de vista, mas nós sabemos bem que o comprador deste tipo de veículo não fica só na cidade rodando com ele … vez ou outra, por necessidade, acaba pegando uma via de trânsito rápido, ou mesmo estrada. E é ai que o pneu com maior área de contato faz diferença.

          • thales_sr

            Na boa, pneu 165 já faz mais curva do que o necessário nesse tipo de carro. Falo isso pela experiência de 5 anos com um celta. O 185 talvez faça diferença quando o cara for fazer curvas a uns 160 km/h, velocidade que o Onix 1.0 quase nunca vai atingir, mesmo se o dono quiser.

            • MecanicoDigital

              Minha ex tinha um Celta 2006 com os mesmos pneus 165 que vc citou, que na minha opinião, pode até ter uma boa estabilidade, mas só se levarmos em conta a concorrência.
              Faça uma curva de 45 graus (vire em um cruzamento) com um pouco mais de ímpeto que vc verá a frente sair de cena como uma bailarina desengonçada… Vc nem vai precisar ultrapassar o limite de velocidade da via pra conseguir isso… basta se distrair um pouco…. ou pegar um semáforo verde que de repente ficou amarelo…
              Pneus finos não favorecem em nada um bom tangenciamento de curva. Fato.

              • thales_sr

                Novamente, proposta de carro 1.0 não é desempenho. E qualquer curva acentuada feita em carros normais (mesmo um astra, vectra, etc), o carro fica "frentudo" mesmo. Mas essas são situações atípicas.

                • MecanicoDigital

                  Não mesmo…. Tenho um Astra 2.0 (pneus 205/55R16), e pra onde vc aponta a frente ele vai, não tem essa de escorregar a frente não….

                  • thales_sr

                    Ele nunca escorrega? Tá certo… rsrsrs Nunca em momento algum? Tá bom.

          • rogeriulima

            Mais aí é obrigação do motorista saber a limitação do carro.

            • MecanicoDigital

              Ou seja, mais prudência com os pequeninos, senão … rssss ….

        • therianore

          entendo o ponto de vista, mas dizer que carro 1.0 foi feito só pra cidade não condiz com nossa realidade. Poucos são os compradores de carro 1.0 que têm dinheiro para ter um outro mais potente quando precisar pegar a estrada. Portanto a obrigação das montadoras é oferecer segurança e baixo consumo e não escolher um ou outro. Mas estamos no Brasil né?

          • AMLAJD

            Sempre tive carros 1.0…Clio, GOL, FOX com pneu 175/65 , andei muito em estrada e nunca tive problemas, e olha que sempre ando pesado. A diferença é que você tem que dirigir dentro das possibilidades de segurança que o carro oferece.
            Carro 1.0 no Brasil tem que estar permanentemente preparado para enfrentar estradas, pois a maioria não pode se dar ao luxo de ter 2 carros ou 1 carro mais caro que seja bom nos 2 casos, cidade e estrada.

        • RafaelPimenta

          EXATO, pelo menos alguem me entendeu kkk

      • Absinthe666

        amigo é que o motor 1.0 já está sofrendo com o peso do veículo, deveriam usar aqueles pneus verdes, usados na linha VW, são mais finos e altos, garantindo um menos esforço e contribuindo no desempenho e consumo, ninguém vai querer fazer curvas em alta velocidade em um carro 1.0, esse pneu 185 so está atrapalhando e não garante segurança nenhum, se você entrar em uma curva a 120~130 por hora não vai ser o pneu que vai te segurar, vai do bom senso, carro 1.0 e velocidade não andam juntos
        meu KA 1.6 tem pneu aro 14 e 175 original ele é bom de curvas, nunca perdi aderência fazendo curvas na estrada e cidade e olha que é um motor 1.6 que passa fácil dos 120 na estrada

        • LS7

          Não há dúvida de que o pneu na largura 185 traz mais aderência, melhorando sim a estabilidade. Já tive Vectra que originalmente vinha com rodas aro 14 e pneus 185/70. Troquei as rodas para aro 15 e os pneus para 205/60. Não só a aderência melhorou muito, como a estabilidade também. O carro apoia melhor.
          Aliás, quem se lembra de quando a GM lançou o Kadett? Ele vinha com pneus 165, que eram muito finos para o porte (até menor que o Onix) e o desempenho do motor 1.8. Nas últimas versões ele passou a usar 185.

          • Absinthe666

            os dois exemplos que tu citou são carros com motor de 100cv pra cima, ai sim os pneus largos conseguem suportar o arrasto maior fornecido pelos pneus mantendo o conjunto balanceado
            o onix testado é um motor 1.0, faz 0-100 em mais de 15s e so falta não andar com o ar ligado igual a muitos carros 1.0
            pra que mais aderência em um carro assim? para fazer super curvas na cidade a 20km/h ou andar em retas de estradas?
            se fosse controle de tração e estabilidade ai sim eu não diria nada, mas para uso normal, desempenho e economia 175 estariam de bom tamanho

            • marcosldesouza

              O grande problema desse carro não serão as curvas…pra isso um pneu 175 serve…mas a massa do carro é muito grande, e numa freada a diferença de aderencia de um pneu 175 pra um 185 é grande…e pode significar a segurança de muitos motoristas…afinal, pra fazer uma curva vc até manera na velocidade e não deixa o carro fazer acima do limite do pneu…mas uma FREADA de 80km/h a 0 numa estrada ou dentro de uma cidade tem uma variação muito grande na distancia percorrida até 0.
              acho que até deveria existir um teste ou uma avaliação mostrando exatamente isso…10, 20 metros a menos numa freada significam muito…

              • Absinthe666

                Não sei até onde o tamanho do pneu influencia, segundo testes, acho que do autoesporte o onix se saiu bem mal no teste de frenagem mesmo tendo ABS
                perdeu até para carros sem ABS e com pneu mais fino

    • W_Costa

      Não sei ao certo, mas talvez o pneu tenha sido escolhido pelo peso do veículo, Celta e Classic não usam essas medidas pois são bem mais leves…

      • thales_sr

        O Vectra pesava 1200 kg e usava 185. Esse Onix pesa 200 kg a menos e precisa do 185 também?

    • AMLAJD

      Acredito que no caso específico do Onix, assim como aconteceu no FOX, o tamanho do pneu faz parte da estética do carro. Esse carro deve ficar muito estranho com uma roda aro 14 e pneus finos. Lembro que quando tinha o FOX 2006, era estranho quando se olhava êle por trás com aquele pneu fino, era no mínimo estranho. Depois que colocaram o 195/55 e Aro 15 de série, mudou muito a estética do carro, ficou mais equilibrado.

      • thales_sr

        Ficou mais equilibrado e mais manco, choco e beberrão. Aí depois tome-lhe reclamação que "1.0 nem anda nem é econômico".

  • Adriano_Silva

    No finado Corsa Sedã ja fiz media de 12km/l a 110/120 km/h mesmo sendo um motor mais moderno não parece ter evoluído muito, espero que com o tempo realmente melhore.

  • tiago90j

    To curioso pra saber as médias com etanol.

  • sebastian_185

    Meu Sandero 1.6 16v automático faz 8,5 Km/L na cidade com o ar ligado 100% do tempo, na estrada já consegui 14km/L tudo na gasolina, já no alcool faz 5km/L na cidade. Tive um Fiesta 2010 1.0 e fazia a mesma média do Sandero na cidade, ja na estrada fazia 12Km/L.
    Em resumo, nunca mais compro carro 1.0, é ilusão dizer que 1.0 é econômico.

    • fschulz84

      Pois é…

      Meu primeiro carro foi um Fiesta Rocam 2001 1.0.

      Fazia 12 km/l na cidade

      Meu veículo atual é um Mégane Sedan 1.6 16V e olha que coisa, com o AC ligado, faço quase que os mesmos 12km/l na cidade também!!!

      Na estrada ai que a diferença é grande, no Fiesta andando a 110km/h parecia que o carro ia desmontar de tão alto que ficava o giro e o consumo não passava dos 14km/l.

      Já no Mégane, andando a 110km/h com o piloto automático ligado, o pc de bordo depois de meia hora de viagem apontava quase 17km/l

    • RodWH

      seu Sandeiro é bem beberrão, corolla faz 11 na cidade fácil

  • W_Costa

    Mudando um pouco o assunto…, vi ontem um Onix LTZ aqui na minha cidade e achei seu porte semelhante ao do HB20, já o Gol com o último facelift me pareceu mais robusto visualmente, talvez porque agora ele use rodas 16", sei lá, não sou fã de marca X ou Y, mas em porte o Gol me pareceu superior, aliás hoje é uma tendência (e show de bola na minha opinião) carros novos oferecerem rodas maiores as de projeto, seja numa série especial ou como opcional, mesmo perdendo algo em desempenho/autonomia o ganho no visual (além de aderência e frenagem) e a satisfação do dono não têm preço…, no meu ponto de vista é ponto para VW.

    • thales_sr

      Roda maior não traz mais aderência, nem frenagem.

      • W_Costa

        Prezado, toda roda maior (em geral) usa pneus com perfil mais baixo e mais largos…

        • thales_sr

          O texto entre parênteses mata seu argumento… Pneu mais largo sim, aumenta área de contato. Mas não pede rodas maiores pra isso. Carro de f1 usa roda aro 13.

          • W_Costa

            Cara, vc está querendo distorcer o que estou escrevendo?? Escrevi "em geral" porque me referi a carros comuns de rua originais de fábrica,
            e como vc mesmo replicou existem as exceções como os carros de corrida ou tunados que têm como objetivo principal a performance, sabendo dessas exceções usei parenteses…

      • Absinthe666

        realmente, se aumentar o tamanho e diâmetro do conjunto Roda e pneu e não alterar os freios o carro fica horrível
        um amigo meu tem um novo uno com aro 17 e nossa o freio é muito ruim

  • Com esses pneus se ganha em aderencia, segurança, frenagem, etc. Mas por outro lado, arrasto aerodinamico pode sim influenciar no consumo do carro.
    Mesmo que seja, 5% ou 10%, no caso se deduz que quem comprou o 1.0 no mínimo não vai pegar muita rodovia e andar em altas velocidades (acima de 100 Km/h).
    Enfim, detalhes que tornam o mundo automotivo tão legal.
    PS: É uma pena, como citado na avaliação, a falta de apoio lateral nos bancos dos carros, uma pena mesmo.

  • anderson_sp

    O pneu ideal seria um 175/65 R14, estaria mais equilibrado, é o mesmo que uso no meu Fiesta 2011, mais largo que isso compromete o desempenho e consumo, pois há mais atrito com o solo pela banda de rolagem ser maior, só digitar no Google que tem várias explicações sobre isso.

    Sobre o motor claro que há um limite por ser 1.0, mas há tempos que nossa industria não investe em motores, só estamos vendo algo novo agora com a entrada destes motores com 3 cilindros e quem sabe no futuro os Twin Air não dêem o ar da graça também.

    "Nossos" motores são carentes de bloco de alumínio, cabeçote multiválvulas (12,16v), comando inteligente de abertura das válvulas, Start/Stop e outras que não lembro, ficar dependendo de engenheiros McGayver pra extrair potência de algo já limitado fica difícil.

  • Gaf1991

    Pessoal do NA teria como vcs pegarem algúm Punto Sporting Dualogic Plus , Linea Dualogic Plus e Bravo Sporting Dualogic Plus, para mostrar essa 2a versão do cambio dualogic , pois tem falado mt bem dele , que suavizaram bem a troca de marchas e mostrar aquele creeping que tem falado , pois agora sim está mt proximo a um automatico convencional .

  • duhehe

    Mesmo supostamente gastanto mais combustivel prefiro um pneu mais largo, pneu fino parece carrinho de feira ( City LX que o diga) !

    Sem falar na estetica que melhora muito, meu carro veio com 195x55x16 , quando for trocar quero pelo menos 205 …

  • erickluuh

    1.4 neles, já que era pra inovar, não custava ter Onix 1.4 de entrada e o 1.8 na versão TOP (:

  • Castle_Bravo

    Eu até suportaria um 1.0L meio manco, caso ele tivesse ao menos a opção de câmbio automático ou automatizado, porque é frustrante a cada pequena inclinação na estrada precisar ficar reduzindo marcha, com um automático ele que se virasse pra fazer esse trabalho.

    Sobre o consumo está BEM alto para um 1.0L, claro que tudo depende do pé e o ar condicionado ligado ajuda a queimar um pouco mais gasolina, mas até 100 km/h ele precisava fazer no mínimo uns 17 km/l, que é o consumo da concorrência e até mesmo de motores mais fortes.

    • TecoPadaratz

      Cara, 17 km/l ?

      Raríssimos os carros que fazem isso aqui no Brasil.

      E tem que ser 1.0 andando menos que 100km/h em linha reta.

      • Castle_Bravo

        Os Econo.Flex da GM 1.4 fazem fácil, bem com os 1.6L da VW que equipam o Gol, Voyage e Fox e ainda os 1.6L da Nissan que equipam Versa e March. Todos rodando com gasolina na estrada fazem mais de 18 km/l.

        [youtube q3VIEwOUP6c youtube] [youtube q3VIEwOUP6c http://www.youtube.com/watch?v=q3VIEwOUP6c youtube] youtube]

        Pode-se dizer que são raros os que não fazem essas médias.

        • thales_sr

          Pois é, meu 1.6L com 1100 kg e pneus 195 faz mais de 17 km/l nessa velocidade.

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