Avaliações Citroen Matérias NA Minivans

Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

citroen-aircross-avaliacao-terra-1 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

Como o Citroen Aircross é um modelo que pelo seu visual e marketing deseja ter apelo off-road, mesmo que leve, levamos ele para uma volta por estradas de terra. Passamos umas três horas em áreas rurais, verificando as habilidades do modelo em situações diversas. Por “situações diversas” nos referimos a percursos difíceis para carros normais, já que o Aircross não tem um conjunto verdadeiramente off-road, seja em termos de tração integral, suspensão mais alta e reforçada, etc.



Em áreas onde anteriormente já estivemos com carros normais (mais baixos) notamos que o Aircross se comporta muito bem diante de valetas grandes, rachaduras na terra, pedriscos, e todo tipo de coisa que se encontra em estradas de terra. Ele sofre menos ao passar por esses obstáculos, e também proporciona uma condução mais tranquila na terra, permitindo que você até mesmo ande em velocidades maiores, sem que a cabine receba muito as imperfeições. Ela não passa isso para os ocupantes. Mas por que o Aircross consegue este diferencial?

citroen-aircross-avaliacao-terra-2 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

Grande parte da diferença notada em comparação com carros feitos para andar apenas no asfalto se deve aos pneus de uso misto, bem altos, de medida 205/60 R16 e também à suspensão que é bem firme. Em uma pequena estrada de terra é necessário andar em velocidades entre 30 e 40 km/h para que nem o carro nem os ocupantes dele sofram muito com as chacoalhadas. No Aircross foi possível fazer o mesmo percurso a 60 km/h e até mesmo a 80 km/h, tranquilamente.

citroen-aircross-avaliacao-terra-3 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

Sobre o consumo, o Aircross não gostou muito de ser exigido a níveis altos em um dia quente com ar-condicionado ligado. Depois de nosso percurso na terra, o consumo médio verificado foi de 4,7 km/l com gasolina.

citroen-aircross-avaliacao-terra-4 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

Então no final das contas, se você vive na cidade e gosta de ir para um sítio ou chácara no final de semana para descansar um pouco, saiba que o Aircross é uma boa escolha para fazer este trajeto. Seus ângulos de entrada e saída são bons, permitindo andar por subidas e descidas íngremes.

citroen-aircross-avaliacao-terra-5 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

Mas lembrando: use o Aircross desde que não esteja chovendo e a estrada não seja muito difícil de percorrer. Se aquele trecho faz com que carros normais atolem, não arrisque com o Aircross, pois se ele terá uma vantagem sobre carros “urbanos”, esta vantagem é pequena, mais no sentido de não sofrer com o terreno.

Veja um vídeo do Aircross na terra:

citroen-aircross-avaliacao-terra-6 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

citroen-aircross-avaliacao-terra-7 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

citroen-aircross-avaliacao-terra-8 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

citroen-aircross-avaliacao-terra-9 Avaliação NA – Citroen Aircross 5 – Comportamento e consumo na terra

  • misterbass

    Carro todo de plástico, com motor fraco e consumo de 4,7 km/l pelo preço de 53,900???

    Não, obrigado

    • johnnygalvao

      Melhor que um Gol Vintage
      kkkkkk

    • wolfburger

      Bebe mais que eu….

    • JefJam

      MEU DEUS!!! 4,7 km/l na gasolina?

      Nem meu Astra com seu motor antigo faz um consumo tão péssimo quanto esse..

  • RBuriti

    Eber, sem querer ser chato. Essa estrada de terra está até que boa pelas fotos. Muitos carros passam aí tranquilo, nao necessariamente reduzindo a velocidade. Pensei que o teste seria feito numa estrada de terra mais cruel, como tem no interior da Bahia e Minas, nao sei sobre sua regiao pois nunca foi aí.

    Por experiencia propria, andei com um sedan medio (nao vou dizer qual) na Bahia durante as ferias. Na ida estiva seguindo um carro, num trecho de 20km fizemos em cerca de 20-25minutos. Na volta como estavamos sozinho demoramos 1h pois era um trecho horrivelmente ruim, com aquelas "costela de vaca". Acredito que trechos como aquele seriam mais crueis que esse da foto, e colocaria o "Off-road" do carro à prova. Como adicional, tive uma pena enorme do carro quando voltamos pro hotel.

    No mais, parabens pela iniciativa e blog, todo dia vejo suas noticias.

    • Thgfelipe

      pensei nisso tambem, da quase p/ andar de skate nessa estrada uahuah.

      mais pensando por outro lado, o Heber não sujeitaria o veiculo a condições mais severas, pois seria arriscado, pois o carro não é dele rs.

    • Romulo_Max

      Realmente a estrada não foi das mais dificeis, mas não dava pra pedir algo pior q isso pro Aircross enfrentar. Foi um "offroad" bem light, mas se numa estrada tão light o consumo já disparou desse jeito…imagina em algo q pedisse mais esforço do carro, ia acabar fazendo um 1km/l. E o conselho de evitar a chuva é realmente bom, pois com esse peso todo e esse motor fraco ele deve atolar com uma facilidade incrivel.

    • DCald

      Nessa estrada de terra das fotos, dá pra andar a 60-80km/h com qualquer carro… alias, qto maior a velocidade, menor é a vibração nesse caso…

      Me desculpe, mas com essas fotos de estradas praticamente asfaltadas, esse teste não valeu! hehehe…

      Agora, consumo absurdo hein? O Eber tem certeza que não esqueceu o motor ligado durante a noite? (até pq o carro é silencioso!) Só isso pra explicar essa bebedeira toda… Um vectra 2.0 automatico faz media melhor que essa! hehehe

      • mas eu não andei apenas nas estradas das fotos, andamos em outras piores.

    • o problema é que se você coloca em uma estrada muito ruim, vai exigir qualificações off-road que o aircross não tem. pra estradas muito ruins, ele não é indicado.

  • exmarujo

    Têm qualquer coisa de errado com esse motor, issi dá uma média de quase 22 litros para fazer 100 Klm, impossivel, isso anda a deitar gasolina pelo escapamento ou algum tubo de gasolina roto de certeza, consome mais que um nissan pathfinder 3.0 v6??????

  • Taí a prova de que a vocação do carro é urbana e não off-road. Se tem melhorias no carro, então a versão normal é terrível. Já andei em fox em estradas até piores do que essa e em velocidades maiores e o carro se comportou pacecido com o aircross. Claro que dentro do Citröen deve-se sentir alguma diferença, mas não justificável pelo preço. Sem falar na abundância de plásticos, que devem ser duros e, se continuar sendo usado em trilhas, ao passar do tempo vão ficar batendo e produzindo um som muito ruim.

  • vini_c_a

    Tem rua asfaltada pior que esta estrada perto de casa, e eu moro na mooca!

  • leopbrito

    4,7km/L com… gasolina.

    Essa coisa aí tem autonomia de carro elétrico e gasto de pickup grande para abastecer. Tô fora!

  • philippesx

    essa estrada de terra ai é muito boa mas o eber já deve ter entregado o carro se não poderia procurar uma 'roça' de verdade

  • sadala31

    Eu não achei não. Achei o trajeto bem adequado pela proposta do carro. Só queria ver um pouco mais de "subidas" e "decidas" de estrada de terras. E um ponto a destacar é o silêncio do motor.

  • O_Corsario

    Pra que criticar o óbvio? A idéia é essa mesmo, uma estradinha leve e olha lá. Ninguém vai meter estes "adventures" numa trilha pesada que óbvio que não darão conta.
    Uma coisa que fiquei curioso foi dizer que o ângulo de entrada e saída é bom. É bom mesmo? O de saída me parece que sim, mas o de entrada não sei não…

    • DCald

      Precisa ver o buraco que o GPS me meteu no meio de uma chuva (pra desviar de um trecho alagado da Regis) subida e descida com aquelas valetas de erosão jorrando agua, aquele "barro-sabão" e eu com um todo-off-road Corsa Premium 1.4 com 4 adultos mais bagagem no meio da noite… hahaha… e não é que o Corsinha passou sem chiar?
      Pelo depoimento do Eber, se eu tentasse o mesmo com o aircross teria ficado atolado… haha

  • Paulo_Ricardo

    mas q consumo é esse????? bebe mais que um landau

    tá loko!!!

    esse carro nem de lonje supera um palio adv.

    o meu geração 2 já deixa esse carro no chinelo, imagine a G4 com locker…
    antes que venha algum engraçadinho falar alguma coisa eu pus meu carro a prova sim, consegui colocar quase 100km/h numa estrada repleta de buracos no interior do Rio vindo de espirito santo, passanto por macuco, cordeiro e etc… o carro aguentou firmemente e nessa época as estradas pra praia da figueira em arraial era de terram batida cheia de ondulações e pra saquarema também e esse carrinho aguentava com bravura, mais de 100 mil km e nunca bateu um plástico.

    esse aircross duvido q dure muito em condições severas.

    ter plataforma vinda do 147 tem seu lado bom também hehehe

    bendo o vídeo parece até as trilhas daki perto de casa hehe

    • Thgfelipe

      o Landau do meu Avô fazia 6 por litro , e com a suspensão que era bem macia passava cantando nessa estradinha

      • DCald

        E com muito mais estilo! hehehe…

  • guatura

    Legal que o acabamento nao faz barulho, se fosse na Ecosport que tivemos seria nhec nhec pra todo lado. Mas esse preço, e o consumo….. nao animam ninguem. Falta uma politica de precos agressiva. O mesmo para a Peugeot que vende o 207, um 206 com plastica no rosto por 30 mil, uma vergonha.

    • emanueloa

      Tenho uma ecosprt 2010 e digo que está bem melhor já andei em varias estradas piores que essa e não faz barulho algum, qunto a essa estrada dá até para disputar um rally

    • emanuelbm

      Bem, comentário de quem generaliza por baixo… Eu tenho um Celta 2007 e há uma semana tive que ir a uma fazenda de um amigo. Claro que não fui no meu carro, então peguei a Ecosport xls 2007 da minha mãe emprestada e peguei a estrada.

      O que eu posso te dizer, meu caro, é que andei, até chegar na fazenda, 15km em uma estrada de terra batida, cheia de buracos e de pontos alagados (onde com certeza meu celta atolaria), muito pior que a do vídeo acima, mas muito mesmo, e que o carro aguentou firme sem nenhum barulho ou "nhec nhec". Não teve barulho interno, nem mesmo barulho da suspensão, que também aguentou satisfatoriamente, teve. Aliás, teve um barulho sim, pois acho que tem algo preso na saida do ar condicionado, que incomodou quando estava na velocidade 3 ou 4. Fora isso, muito silencioso.

      Ah, sim… O carro tá com 30.000km e com todas as revisões feitas, em quase 4 anos com o carro nunca teve um problema sequer. Não que o carro seja perfeito, mas para andar nas ruas esburacadas de Fortaleza e pegar uma estrada leve de terra é ótimo, um bom custo/benefício.

      Tenho vontade, depois de 4 anos com o carro da minha mãe, de comprar um carro desse segmento da Ecosport/Aircross, por isso quero dar meus parabéns ao Eber. Avaliação do Aircross foi ótima! Tirou muitas dúvidas quanto ao modelo. Todo dia olho esse site. Continuem assim. Abraço!

  • alyalysson

    [ironic=OFF] bom, o ultimo paragrafo, ali antes do vídeo, diz muitaaa coisa sobre o carro.

  • MARCOS10011

    Para ultrapassar as vendas do eco com preço alto e alto consumo,É DIFICIL……..

  • Pedro_Lourenco

    4,7 Km/L na gasolina? ????????????????
    Estão certos esses números???????????
    (Imagino no etanol)

    • DCald

      Que ainda assim seria alto!

    • sim, está certo. mas aviso que foi um percurso com muito anda e para, por isso ficou desse jeito.

  • BlueGopher

    Realmente este consumo é assustador, espanta a clientela.
    Será que este carro em particular não está com algum problema?
    Eu fazia esta média com uma velha Veraneio 6 cilindros!
    De resto, achei um carro bem interessante, será melhor ainda quando deixar de ser novidade e começarem os descontos.

    • O_Corsario

      Na minha opinião, o carro tem sim um problema: é flex! rs

      • douglasmartins1

        O Problema desse, e de todos os carros, são os motores Flex que acabam piorando o Consumo….

        Ótimos tempos que compravamos carros e escolhiamos se o motor seria à Gasolina ou à Álcool.

      • DCald

        Mas esse está pior que os outros tambem flex…

        Esta clarissimo que esse motor é subdimensionado para o carro! Se colocassem o 2.0 bem capaz de o carro ficar mais economico…

        Pior de tudo é saber que vai ter C3 picasso 1.4….. vai fazer 3km/l de gasolina e o 0-100 em 3minutos! huahauhau…. (tempo até se arrastar pra uma ladeira)

  • philippesx

    contudo estou pensando em comprar um carro desse pq ele de perto é bonito pra caramba mas eu penso na revenda que devo perder uma nota…

  • vynycyus

    Vendo o video tive a impressão que o carro é muito duro, (tipo o FIT).

  • AlissonMSS

    Passei com um Palio Adventure G3 numa estradinha que tinha aquela areia de praia na boa, dps disso, choveu muito e eu voltei pela mesma estradinha, passei tranquilo, claro que deu um pouco de medo, a areia raspou um pouco em baixo do carro, a traseira foi um pouco pro lado, mas passei tranquilo. Imagina isso no Palio Adventure G4 (Locker)..
    Eu tava pensando em trocar meu Palio Adventure (G3) por um Aircross, só que agora já to pensando mais..

  • Bruno2727

    Caramba!!! O povo anda acelerando muito!!!
    Quase não comprei somente vendo alguns comentários, mas acabei comprando e não estou assustado com o consumo pelo carro que é!!!
    O meu faz 8,0 na cidade andando com gasolina comum e quase 13 na estrada!!! Isso no computador de bordo!!!
    Não usei álcool ainda, mas pelo que está fazendo na Gasolina está mais do que bom!!!
    Se o objetivo é economia tem andar de popular ou moto, BIZ, CG!! etc!!!

    • 3ic

      mesmo assim ta beberrão. Minha zafira com sobe e desce no percurso urbano com serra faz 7,5 km/l vide comp de bordo dela

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend