Avaliações Citroen Matérias NA Minivans

Avaliação NA – C3 Picasso 3 – Comportamento e consumo na cidade

No C3 Picasso temos boa parte das qualidades e defeitos apresentados na avaliação do Aircross, que fizemos no começo deste ano. A minivan tem uma posição alta de dirigir, muito boa, com visibilidade excelente. O interior é moderno e de bom gosto, e as dimensões externas do modelo tornam fácil as tarefas rotineiras dentro de cidades com vagas e ruas apertadas.

Notamos uma calibração mais macia da suspensão, o que entregou maior conforto, apesar de os pneus de perfil baixo absorverem um pouco mais as imperfeições do piso do que os pneus de uso misto existentes no Aircross.


O consumo infelizmente continua sendo alto, como aconteceu na versão aventureira anteriormente. Se na avaliação do Aircross usamos gasolina na cidade e chegamos a uma média de 7,5 km/l com este combustível, com o C3 Picasso usamos o etanol, e a média foi de terríveis 5,0 km/l.

Sim, você não leu errado. Embora possa se esperar um consumo de 30% a 40% pior com etanol do que com gasolina, mesmo assim o consumo é alto demais. Para um modelo deste porte e com motor 1.6, algo em torno de 7,0 km/l seria mais dentro da realidade do consumo ruim de modelos Flex no Brasil.

Estamos em uma cidade pequena, com percursos curtos e também muitas subidas/descidas, mas mesmo assim… quem comprar um C3 Picasso não poderá esperar nada melhor do que 6,5 km/l na cidade com etanol. Digo isso pois andamos de forma econômica, usando o ar-condicionado raramente, e mesmo assim a média foi sofrível.


Já a respeito do desempenho, que foi igualmente ruim no caso do Aircross, no C3 Picasso temos boas novas: o peso inferior da versão sem excesso de plásticos fez com que a minivan passasse a ter desempenho de carro 1.6, e não inferior, como acontecia no modelo pseudo off-road.

A diferença não é muito grande, não passa dos 50 quilos, mas o Citroën C3 Picasso foi notavelmente mais esperto na cidade, principalmente quando estava apenas com o motorista a bordo. Em pisos planos, ele ganha velocidade com rapidez. Já em subidas a morosidade continua, só que mais amenizada.

Dois pontos negativos notados por algumas pessoas que entraram em contato com o modelo: o câmbio com engates ruins e o quão geladas ficam as superfícies de alumínio do câmbio e do volante. Em dias frios, é incômodo.

Avaliação NA – C3 Picasso 3 – Comportamento e consumo na cidade
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email