Avaliações Citroen Matérias NA Minivans

Avaliação NA – Citroen C3 Picasso 3 – Comportamento e consumo na cidade

citroen-c3-picasso-cidade Avaliação NA - Citroen C3 Picasso 3 - Comportamento e consumo na cidade

No C3 Picasso temos boa parte das qualidades e defeitos apresentados na avaliação do Aircross, que fizemos no começo deste ano. A minivan tem uma posição alta de dirigir, muito boa, com visibilidade excelente. O interior é moderno e de bom gosto, e as dimensões externas do modelo tornam fácil as tarefas rotineiras dentro de cidades com vagas e ruas apertadas.



Notamos uma calibração mais macia da suspensão, o que entregou maior conforto, apesar de os pneus de perfil baixo absorverem um pouco mais as imperfeições do piso do que os pneus de uso misto existentes no Aircross.

O consumo infelizmente continua sendo alto, como aconteceu na versão aventureira anteriormente. Se na avaliação do Aircross usamos gasolina na cidade e chegamos a uma média de 7,5 km/l com este combustível, com o C3 Picasso usamos o etanol, e a média foi de terríveis 5,0 km/l.

Sim, você não leu errado. Embora possa se esperar um consumo de 30% a 40% pior com etanol do que com gasolina, mesmo assim o consumo é alto demais. Para um modelo deste porte e com motor 1.6, algo em torno de 7,0 km/l seria mais dentro da realidade do consumo ruim de modelos Flex no Brasil.

Estamos em uma cidade pequena, com percursos curtos e também muitas subidas/descidas, mas mesmo assim… quem comprar um C3 Picasso não poderá esperar nada melhor do que 6,5 km/l na cidade com etanol. Digo isso pois andamos de forma econômica, usando o ar-condicionado raramente, e mesmo assim a média foi sofrível.

Já a respeito do desempenho, que foi igualmente ruim no caso do Aircross, no C3 Picasso temos boas novas: o peso inferior da versão sem excesso de plásticos fez com que a minivan passasse a ter desempenho de carro 1.6, e não inferior, como acontecia no modelo pseudo off-road.

A diferença não é muito grande, não passa dos 50 quilos, mas o C3 Picasso foi notavelmente mais esperto na cidade, principalmente quando estava apenas com o motorista a bordo. Em pisos planos, ele ganha velocidade com rapidez. Já em subidas a morosidade continua, só que mais amenizada.

Dois pontos negativos notados por algumas pessoas que entraram em contato com o modelo: o câmbio com engates ruins e o quão geladas ficam as superfícies de alumínio do câmbio e do volante. Em dias frios, é incômodo.

  • JCsr

    O consumo desse 1.6 16v da Citroën é um absurdo mesmo. No C3 hatch ele oferece desempenho até bom, mas bebe feito louco.

    • Edson Roberto

      Depende. Se for na versão manual, ele é economico ainda, mas na versão automatica… chega a ser pior as medidas que o Picasso da materia.

    • Rmonteggia

      Cara isso depende estou no meu terceiro carro com esse motor, 206 SW, 307 e agora um C4 e fazia com gasolina médias de 11 com a 206, 10 com o 307 e uns 8,5 com o C4 (mas está com 500 km a recém). Eu considero o motor ao menos nos carros referido muito bom, ao menos na minha experiência!

      • JCsr

        O motor é bom, pelo menos no C3 da minha irmã, que, creio eu, oferece desempenho melhor do que o C4 por ser mais leve. Mas rodando na cidade com AC ligado direto e com gasolina não passa de 8km/l, isso sem engarrafamento e rodando em vias mais "expressas", como a BR-101 aqui de Natal. Se pega trânsito pesado em horário de pico essa média desce pra 6,0km/l, 6,5 no máximo, e isso desde que foi comprado zero em 2009.

  • Jr_Jr

    Essa não é aquela versão com motor V8??? ou é aquela voltada a "amizade"??? Devem estar pensando que "amizade", estou falando daquela que você vai fazer com os frentistas!!!

  • Ph4ntomf4

    Eita!!!
    Só fiquei imaginando o automático então, com aquele câmbio modorrento da PSA e andando com etanol… Vai fazer o quê? 3 km/l????
    Consumo de Dojão, desempenho de Busão!!!

    • Edson Roberto

      Pelo menos no C3 "comum", o consumo na cidade com transito carregado é entre 4,5km/l a 5,5km/l. Na estrada aumenta 3km/l na mesma proporção.

      Isso não é achismo é tirado do site onde donos optam por dar a média… e ele é o c3clube.com.br.

      Abraços!

  • Wandersound

    Consumo de V8 num carro 1.6 é de doer mesmo. to fora!!!

    • Romulo_Max

      Levando em conta consumo x desempenho x prazer no volante o consumo da X5 BiTurbo nem parece ser tão alto assim. rss

  • guilhermeluizsp

    Esses motores 1.4 e 1.6 já estão muito defasados, PSA precisa desenvolver novos blocos urgente… =P

    • Edson Roberto

      O problema não é ser defasado, é ter o ajuste errado de escalonamento de marchas, o modo que o motor entrega a potencia entre outros.

      Esses motores da PSA tem o comando de valvulas em aluminio e são mais leves que os blocos de ferros de outros motores similares. O problema da PSA é o fato de sempre utilizar um cambio com escalonamento longo o que não propicia bom desempenho. Aliado ao Picasso da materia, ter um cambio longo só prejudica pelo peso que carrega.

      PS: tenho um C3 1.4 e acho o desempenho para um 1.4 condizente. E ele é bem economico.

      • luis_ten

        Minha esposa tem 207 Passion 1.4 (acredito que seja o mesmo motor) e ele é bem esperto na cidade e também é econômico, principalmente com gasolina.

      • Pablo_RB

        Cara, o C3 Picasso tem escalonamento curto do cambio . O Aircross é longo, por isso essa diferença percebida no teste.

    • andre_0102

      O problema é o Flex, tem montadora que não deveria aplicar a "tecnologia" aos seus modelos, outro exemplo é a honda que tinha no seu popular Fit um campeão de consumo, agora o novo fit virou um pinguço. Alguém acha que as vendas da Honda aumentaram p/ motores serem Flex?

  • Corvo

    Bonito, caro, beberrão e carro de mulher

  • Marcelo K.

    Esse consumo foi com carro vazio? Se foi, imagina com o carro cheio…. E teoricamente, é um carro de caráter familiar, pra levar pai, mãe, filhos, avó, bagagens de todos….

  • vitimsl

    Consumo de Vectra Elite 2.4… Fala sério…

  • VININITEROI

    Faço 10 km/l dentro da cidade de 1.8 com mais de 100000km rodados e não andando tão devagar.
    Esse golpe do Flex eu luto até o fim para não precisar cair.

    • Wikle

      É verdade. Acho que todos motores desenvolvidos para gasolina, quando da conversão para flex, pioraram o consumo de gasolina e também gastam muito usando etanol. Qual a vantagem mesmo, a não ser a ecológica?

      Lembro que a Ford, já no século passado, desenvolveu ótimos motores (em termos de consumo e funcionamento regular) exclusivamente à álcool. Queria ver um projeto com tecnologia atual para uso de etanol, mas o que se vê por aí é só gambiarra.

      • VININITEROI

        E quem que vai querer ajudar o planeta pagando 2,70 o litro do etanol (pelo menos aqui em Porto Alegre) ?! Não existe vantagem e cada vez mais existem menos opções de motores só a gasolina,tirando os carros de mais de 70 mil reais.

        • andre_0102

          Verdade isso me preocupa bastante, qual será meu próximo carro? Carros compactos para o dia-a-dia, não se encontra mais, lá se foram o Picanto, o 500(Cult), Marsch, entre outros, estamos ficando sem opção…

  • Dragoniten

    Nossa, o consumo está digno de um motor GM :D

    • Carlos_brown

      4.1, 6 cilindros da década de 1970, viba a evolução!!! PS.Saudades do Opala, pelo menos compensava.

    • ambrosio1974

      Não faço questão de defender marca alguma, mas se meu Astra 2.0 (2008) tivesse um consumo desse já teria vendido ele. Em Brasília, faço com gasolina uma média de 10,5 km/l pisando bem. Com alcool só abasteci uma vez (não compensa pelo preço) e o defasado motor fez 8,5. Acho que o grande mal da Citroen seja mesmo os motores, não em termos de potência, mas consumo – junta-se a isso o câmbio de 4 marchas aí a coisa fica feia.

      • Dragoniten

        Sim sim, foi uma brincadeira, rs.

        Quando eu era menor, tínhamos um Corsa Classic Sedan 1.6. O carro era um monstro, respondia super bem e fazia 11~12km/l na cidade, quase 16km/l na estrada :D

        Mas é que sabe como é né, esse consumo do C3 tá comparável ao do Vectra 2.4…

  • Karneiro23

    Estranho esse consumo do C3, possuo um C4 como o mesmo propulsor (1.6)ne consumo é bem inferior, pelo menos com gasolina, com álcool realmente "evapora" rápido. Creio que as montadoras devem logo se adequarem a moda dos "comandos variáveis".

  • Tudo dentro do esperado, infelizmente os c3 não são bons de motor nem de consumo.

    • Edson Roberto

      Rox, o meu que é 1.4 tem desempenho condizente com a cilindrada e é super economico. Os beberrões que eu considero perante a PSA são:
      Peugeot 207 1.6 Automatico
      Peugeot 307 1.6
      C4 hatch 1.6
      C3 1.6 automatico
      Xsara Picasso 1.6 (mas essa diferente do C3 Picasso tem razoavel desempenho apesar do peso do carro).

      Ou seja, em cima sempre desses motores 1.6 o que pega ou é um cambio que não se entende com o modelo ou o peso do carro colabora com um consumo maior. Isso sem contar que o cambio longo acaba com a possibilidade de ter um desempenho modesto.

      • Rmonteggia

        Edson tinha um 307 2009 e o consumo do carro na gasolina é muito bom eu fazia média de 10 km/l na cidade e 14 na estrada, motivo esse que me fez trocar por um C4 1.6 que fez média de 8,5 km/l (tá com 500 km, e isso foi no primeiro tanque a recém), moro em Porto Alegre e o transito aqui é ruim.
        O pessoal adora falar mal, mas ouviu alguém falar… No automático, realmente ai o bicho pega.

        • Edson Roberto

          R,
          Na verdade, o que eu falo sobre o consumo aferido infelizmente é de internet e algumas pessoas. Realmente eu não tenho como conferir (exceto o C3 e 206 automaticos que tem um consumo horrivel mesmo).

          Eu acho esse consumo dito por vc otimo! Corrobora então ao que dizem por ai e ainda sei que esse motor apesar de não ter nenhuma pretensão de uma pegada mais esportiva tem bom desempenho.

  • garciapepe22

    Meu Comodoro 87 2.5A rodando GxA@40×60 com carburador corroído e folga no eixo da borboleta, em trajetos de 2km faz 6. Acho que é hora de eu parar de reclamar do consumo kkkkk.

  • bauboni

    O meu Kadett 1.8 1993 Álcool faz 7-8 km/l na cidade. E ele vale R$6 mil.

    Como um carro de R$60 mil, de quase 20 anos mais novo, faz menos doq isso?

    RIDÍCULO!

    CITROEN/PEUGEUT pra mim tão no mesmo nível das 4 grandes!

    Carro até R$70 mil no Brasil, é Nissan ou Renault!

  • adilson05

    Carro até R$70 mil no Brasil, é Nissan ou Renault! ²

  • LucaassFerreira

    Cadê a injeção direta? O mundo progredindo e o Brasil estacionado na busca por tecnologias, este país me causa tanta vergonha, melhor nem entrar ao mérito deste assunto…

  • 3ic

    tenho uma vizinha pé de cana que comprou um aircross. vendo essa matéria, vi que ela fez a escolha certa: beberrão e lerdo pela ressaca como ela.kkkkkkkkk

  • MecanicoDigital

    Bem … vamos lá …
    Meu primeiro carro foi uma Ford Belina LDO 1.6 1982 q comprei com motor azul (Renault, ainda não era o CHT) fumando, fiz o motor do carro, a polia eletromagnética dele (q muitos mexânicos travam por "dar muito problema"), e a bixinha com todo aquele peso fazia 7,5Km/l na cidade, e na estrada conseguia a proeza de fazer 11Km/l … Tudo bem q não andava, mas tinha a contrapartida no consumo …

  • MecanicoDigital

    Eu tive um Monza SL/E 2.0 1993 EFI a álcool q comprei com 78.000Km rodados, fiquei com ele por 6 anos, () vendi com 220.000Km rodados e a pior média q eu consegui foi 5.5km/l em uma semana em que eu percorri 7KM em 2 horas com o ar ligado no trânsito de São Paulo … Na estrada ele fazia entre 8,5 e 9,5 Km/l … dependia da pressa ….
    Hoje eu tenho um Astra 2.0 q comprei zero, o bixo é um avião, ando sempre com o Ar ligado e faço de 6 a 6,5Km/l com álcool na cidade de Sampa, e com gasolina faço 8,5Km/l ….. Já na estrada, consegui médias de 10,5 a 11Km/l no álcool, e (acreditem!) 15Km/l na gasolina …
    É.. parece que os motores Monzatech tão criticados não são tão ruins assim …

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend