Avaliações Citroen Matérias NA Minivans

Avaliação NA – Citroen C3 Picasso 4 – Comportamento e consumo na estrada

citroen-c3-picasso-estrada-avaliacao Avaliação NA - Citroen C3 Picasso 4 - Comportamento e consumo na estrada

A disposição do C3 Picasso também é nitidamente melhor na estrada, em comparação com o que sentimos com o Aircross. Pode ser que a unidade avaliada do primeiro modelo estivesse um pouco “amarrada”, mas acredito que a redução de peso também tenha cumprido seu papel.



A posição de dirigir é ótima, e os bancos são muito confortáveis, apesar de serem um pouco estreitos e não abrigarem bem pessoas com ombros mais largos. O consumo foi igualmente alto, em comparação com o que mensuramos na cidade. A 100 km/h, temos entre 8,0 e 8,5 km/l com etanol, o que resulta em uma autonomia bem pequena.

Por causa da dificuldade do motor 1.6 16v de movimentar o peso todo do C3 Picasso, é claro que seu câmbio iria ter relações mais curtas, e isso também atrapalha no consumo. É um círculo vicioso: pouco motor para muito peso e câmbio curto para compensar pelo motor fraco.

A 100 km/h já estamos um pouco acima de 3.000 rotações, e a 120 km/h chegamos em 4.000. Isso faz com que o estilo de condução mais econômico seja alcançado apenas a velocidades menores, de 80 ou 90 km/h.

Mas não é por isso que acabamos ouvindo muito o ruído do motor, não. Ele é bem abafado pela forração acústica que existe entre nós e o cofre do motor. O que se ouve mais é o ar passando pela fresta dos vidros laterais, isso poderia ser melhor planejado no modelo.

Para viagens, o espaço é adequado para quatro pessoas. Uma quinta sofre no meio do banco traseiro. Ou seja: tudo sendo dito a respeito do C3 Picasso, cabe ao prospectivo comprador de uma minivan comparar ele com os modelos concorrentes.

Se o visual mais moderno tanto do interior quanto do exterior for algo bem interessante para você, e o consumo elevado e desempenho mediano não o irritar, leve o C3 Picasso para casa e seja feliz.

  • clock31

    Decepção na estrada…. alto consumo + alto ruído…
    Esse carro merecia um motor melhor.

    Mesmo caso do Duster 1.6, que consome mais que o 2.0.
    Pelo menos a Duster não tem esses absurdos 4000 RPM para 120km/hora

    O Sandero 1.0 do meu irmão fica a 4000… mas é 1.0!

    • silvio_Brito

      Acho que 8 para um carro deste porte não é de tudo ruim.
      O problema mesmo deve ser o desempenho que deve ser = ao meu paio 1.3 2005.

      • ohasi

        Acho que nós brasileiros, estamos ficando anestesiados com o consumo dos carros Flex. Gente, é péssimo. Tá certo, que esse motor está subdimensionado para esse carro pesado, mas 8 km/L é ruim até se fosse águool (alcool + muita água) no tanque. Poxa, tenho um focus 2.0 16V, 147 CV, viajei 1200 KM nele a 2 semanas. 4 pessoas, ar condicionado fulltime, porta malas cheio, 110 a 120 o tempo todo, média de 13,5 KM/L.
        Como pode um carro 1.6 fazer 8 na estrada?
        Temos que tomar cuidado pra não acostumar com esses consumos pífios, AINDA MAIS, agora que a farsa do alcool acabou, e muita gente voltou pra gasolina.

    • Corvo

      Até o Sandero 1.6 8v a 120 por hora fica em 3100 rpm

      • Edson Roberto

        Faço coro ao meu C3 1.4 que fica a 3450rpm em 120km/h…

        • Corvo

          Por ser 1.4 estão muito bem essas rpm. Geralmente os 1.4 ficam na faixa dos 4 mil rpm

  • jersaosp

    caramba 4mil rpm a 120km/h… o meu a essa velocidade tá um pouco mais da metade disso…

  • Sr_Andante

    Os consumidores jamais devem aceitar um consumo de combustível nesse patamar independentemente do restante dos quesitos a serem avaliados.

  • BlueGopher

    Com o preço do etanol nas alturas, seria muito interessante saber qual o consumo com gasolina, que é o combustível que a maioria do pessoal está sendo obrigado a usar.

  • Guilherme

    Beberrão pra cacete esse carro em, Tá passando longe da minha lista … :/

  • Infelizmente um carro legal mas com mecânica e consumo ruins.
    Incrível como o povo engole essas coisas, temos carros com menos de 2litros de motor bebendo igual v8 antigo…

    • Corvo

      Pior de tudo que estamos na contramão das novas tecnologias na Europa onde existem motores 1.2, 1.3 com 120 cv e muito torque já disponíveis em baixas rotações e aqui ainda continuamos com os ''AP'' da vida. Nós como consumidores também somos culpados por continuar engolindo isso

  • CharlesAle

    Consome muito,um crime na época atual,onde combustíveis estão nas alturas!!!!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend