Avaliações Citroen Minivans

Avaliação NA – Citroen C4 Picasso 1 – Fotos e detalhes do modelo

citroen-c4-picasso-fotos-externas-2 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 1 - Fotos e detalhes do modelo

A minivan Citroen C4 Picasso foi muito elogiada pela imprensa quando chegou ao mercado brasileiro no começo de 2009, quase um ano depois de sua irmã maior, a Citroen C4 Grand Picasso, de sete lugares. E não é porque já se passaram praticamente três anos que o modelo estaria ultrapassado.



Não, muito pelo contrário, continua sendo uma das melhores opções de seu segmento e faixa de preço, conforme atestamos nesta unidade 2010/2011 com 12.000 quilômetros rodados que a Citroen do Brasil nos cedeu por 10 dias.

Quando olhamos para ela, vemos que claramente se trata de uma espécie de evolução da já jurássica Xsara Picasso, que através do preço baixo de 53.990 reais, motorização única e da falta de atualizações mostra que está bem no final de sua vida.

citroen-c4-picasso-fotos-externas-8 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 1 - Fotos e detalhes do modelo

A C4 Picasso tem um visual muito mais interessante, com dianteira e traseira modernas, além de uma lateral interessante, deixando de lado a quase regra existente no Brasil de que minivan tem que ser feia, meio esquisita e ultrapassada.

Também podemos citar como qualidades o ótimo espaço interno e os vários equipamentos de série. O motor da Citroen C4 Picasso é o já conhecido 2.0 16v de 143 cavalos, que também equipa por exemplo o Citroen C5.

A Citroen C4 Picasso tinha preço de 78.000 reais quando a avaliamos, no final do ano passado, mas agora é ofertada por 84.490 reais no site da marca no Brasil. Pintura metálica adiciona 1.190 reais, deixando seu preço final em 85.680 reais.

Um valor não tão atraente quanto era antes do IPI mais alto, claro, mas bem melhor que o preço atual da Grand C4 Picasso, que está em 97.990 reais.

Esse motor 2.0 16v da C4 Picasso não é Flex no caso dos modelos mais caros da Citroen (diferentemente do C4 e do C4 Pallas) pois se trata de veículos feitos na França.

Sobre os equipamentos de série dela, a lista é bem completa:

Segurança

6 Air bags – 2 frontais, 2 laterais e 2 cortinas
Alerta de falta de uso dos cintos de segurança para todos os lugares
Faróis de neblina dianteiros e traseiros
Faróis halógenos com acendimento automático e regulagem elétrica de altura e profundidade
Fixação ISOFIX de três pontos para cadeiras de crianças (3 lugares da fila 2)
Freio de estacionamento elétrico automático
Freios com ABS + ESP + ASR + AFU + REF
Pára-brisa atérmico com sensor de chuva
Retrovisores externos com regulagem elétrica, rebatíveis eletricamente e indexado à marcha ré
Vidros elétricos com dispositivo “um toque” para subir/descer com antiesmagamento nas 4 portas

Conforto

Ar-condicionado digital e automático com regulagem individual de temperatura Quadri-Zone
Bancos traseiros individuais escamotáveis – espaço interno modulável
Bancos traseiros segunda fileira – 3 bancos de mesma largura independentes com posição “conforto”
Câmbio automático e sequencial com opção de trocas das marchas no volante
Compartimentos com cobertura (3 no painel frontal sendo 1 refrigerado)
Compartimentos com cobertura sob assoalho da segunda fileira
Lanterna móvel no porta-malas
Mesas “tipo avião” e “porta-revistas” na parte traseira dos bancos dianteiros
Modubox – carrinho móvel multiuso
Painel digital com computador de bordo
Pára-brisa “Panorâmico” com para-sol deslizante para motorista e passageiro
Rádio CD Player MP3 com comando no volante + 6 Alto-falantes
Regulador / Limitador de velocidade
Tampa do tanque de combustível com abertura interna elétrica
Volante com comando de caixa de velocidade e palhetas
Volante com comandos centrais fixos com regulagem de altura e profundidade

Nesta avaliação da minivan francesa você verá que apesar de lhe faltar força em certos momentos, a C4 Picasso pode muito bem ser a melhor escolha da faixa de pouco mais de 80.000 reais para a mãe moderna que vive na cidade grande.

Veja abaixo a ficha técnica da Citroen C4 Picasso:

PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Citroen C4 Picasso
Motor 2.0 16v
Potência 143 cv a 6.000 rpm
Torque 20,0 kgfm a 4.000 rpm
Combustível gasolina
Tanque 60 litros
Câmbio automático
Direção hidraulica de assistência variável
Suspensão independente, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios a disco nas quatro rodas
Pneus 215/50 R17
Rodas em liga leve 17″
Peso vazio (kg) 1511
Carga útil (kg) 529
Volume do porta-malas 490 / 597

  • Diego Casagrande

    Acho muito lindo este Monovolume, a Citroen está com belos modelos.

    PS.: A redação até que poderia bater estas fotos em um campo aberto para ter um bom visual de fundo, daria mais qualidade a estas matérias.

    • kikofar

      Concordo com seu comentário, principalmente em relação às fotos com campo de fundo mais distante, realçaria o carro. O problema é ter um ambiente assim, tipo um pátio. Se houver algum descampado ou mesmo um shopping por perto, até dá pra se fazer fotos assim, caso contrário, fica inviável, na minha opinião.

  • Jr_Jr

    Quando eu tiver 40 anos, uns dois filhos, provavelmente uma perua assim tera motores mais modernos e um câmbio descente, ai até dá para pensar…como carro da minha mulher, meu não.
    A posição de dirigir "sentado" com os joelhos quase totalmente flexionados não me agrada nenhum pouco!!!

    • Leandro1978

      Basicamente, posição de Kombi…rs… Esse é um dos motivos de preferir peruas a minivans.

  • fabiohai

    Mesmo sendo já de idade o visual deste modelo ainda não cansou. Pena para as minivans e peruas e a modinha da vez ser SUV.

  • BlueGopher

    Pensando ecologicamente, duro é o desperdício de energia para movimentar um carro cujo peso vazio é de 1.511 kg levando apenas uma pessoa de 60/70 kg para passear, como é comum por aí.
    Até que este é um carro usado por algumas famílias grandes, aí tem sua lógica.

  • Marcelo K.

    Ar digital quadri-zone numa faixa de preço que alguns (nem tão poucos assim) modelos ainda não têm nem ar digital ou ESP….

    • Edson Roberto

      Ou a grande maioria não possui isso na faixa de preço dela.

  • nightwishjp

    Os itens de série dele são realmente surpreendentes…

  • TiagoMegane

    os Franceses sempre a frente em design

  • Leandro1978

    Pessoalmente não a acho muito bonita (assim como os demais Citroen). Porém é uma boa opção para quem tem família grande, além de ter bastante equipamentos. Pelo preço cobrado, acredito que alguns optem por um SUV. Pessoalmente, por preferir peruas, acabaria ficando com a Jetta Variant.

  • carfanbra

    SENSACIONAL! Belissimo carro!

    Os itens de seguranca e conforto arrebentam com a concorrencia, nao tem pra ninguem!

  • JPaulo10

    Só uma pequena correção: essa perua é fabricada pela Citroën na Espanha.
    Com esse preço, ela está concorrendo diretamente com a Freemont. Curiosamente, as duas padecem do mesmo problema: motor fraco para o porte do veículo e câmbio ruim.
    Mas que ela é belíssima, isso é.

  • Marcelo_Machado

    O que seria Modubox – carrinho móvel multiuso?
    Tem foto?

    No geral parece um belo caro para quem precisa de um assim. Apesar de achar bonita e bem equipada não teria um de jeito nenhum. Não gosto de carro alto, com posição de van. No máximo dirigir na estrada com toda família (5 pessoas). Caso seja menos que isso, um bom hatch ou sedã médio já da conta do recado.

    • koniecyna

      Sim. A modubox é um carrinho ecológico e rebatível que fica preso no porta-malas. É muito útil. Creio que nas fotos internas ele aparecerá. Nós adoramos a do nosso C4 Picasso.

    • mjprio

      Veja a imagem dele neste link http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/….
      Serve pra ir a feira ou ao mercado. Depois de usado fica dobrável na mala. Muito prático.

      • Marcelo_Machado

        Muito obrigado pelo link. Realmente parece muito bom e útil. Principalmente agora que supermercados aboliram as sacolinhas….

  • canino_preto

    O design da Citroen é realmente de se tirar o chapéu. Perguntado sobre onde se estaria realizando um belo trabalho de design automobilístico atualmente, o festejado Peter Schrier foi taxativo: CITROEN. Fui ver esse carro e o irmão maior dele na concessionária e fiquei impressionado com o que vi, muito bom em termos de equipamento e acabamento. Acima da média do que é vendido por aqui. Por que não comprei? O powertrain: motor e câmbio ou a combinação deles, numa palavra, broxante!!! Ou o grupo PSA acaba com esses motores e câmbios ou eles acabam com a Citroen e a Peugeot. Bota Prince THP e câmbio de 6 marchas nesses carros que eu volto a comprar – na linha toda e não só em tops a partir de 80K. Do contrário, tô fora e ainda levo meus amigos e parentes para outras marcas.

    • Porcodio

      Também acho, mete o 1.6 turbo de 200 cv e uma versao mais mansa (150-170cv) em TODOS os modelos (inclusive C3), assim barateia o motor e a manutenção pela padronização e eles nao iam dar conta de atender tanta demanda.

      Tem coisa mais triste que ver aquele C5 perua com aquele trem de força? Aquele carro eh tezão demais pra Citroen BR estragar ele :/

  • kikofar

    Bom… já falei e repito: adoro esse carro. Só perde, em termos de minivans, para as da Chysler. Muitos bons equipamentos de segurança e conforto, sem falar no ótimo espaço, cabine alta… mas considero que o assoalho do motorista é meio fundo, fazendo o mesmo ficar com pernas muito dobradas. Em longas viagens, isso é um problema, pois dificulta o retorno venoso, sobretudo pelo fato do carro ser automático e se trabalhar menos com as pernas do que se fosse manual, o que provoca maior cansaço.

    Mas, é uma baita minivan!

  • Kadu Wd

    falto um fundo legal, e umas fotos mais produzidas heim! do mais esta muito bom, parabens

  • mjprio

    Eu que sou pai de família adoraria ter uma carro desses. Contudo, o que me desanima é o fato de ser Citroèn. Motores obsoletos, subdimensionados. Cambio horroroso(BVA 4AT), pós venda sofrível e desvalorização assombrosa, fazem eu fugir da PSA. Estou acompanhando os 60 mil km dos peugeot 3008 e fico impressionado com o número de avarias e com o amadorismo da Peugeot. Saibam que montaram os amortecedores invertidos!!! o JAC J3 da frota da 4 patas teve menos defeitos em termos qualitativos e quantitativos que ele e o Cruze( que até agora estava com A/C defeituoso).

    • Felix_S

      O pós-venda aqui na minha cidade é bem simpático. É MUITO melhor que o da Ford. O que mata mesmo é a desvalorização acima da média da Citroen. Mas parece que essa desvalorização excessiva dos franceses não é exclusividade do Brasil.

    • 3ic

      mas o j3 teve um alerta de e-mail para todas as concessionarias da rede com a placa e cor do peiculo da 4 patas. Estavam realizando serviços extras de mimos por conta disso sem autorização do "dono" do veículo. Por isso não apresenta problemas, pois o mesmo é sempre camuflado para não se queimar feio na avaliação.
      retirado da propria 4 rodas
      Anunciando-se como ex-funcionário de uma concessionária JAC, um leitor nos enviou um e-mail informando que a marca havia soltado uma espécie de alerta geral com a placa do J3 de Longa Duração. Dizia um trecho: “… a ordem expressa é parar tudo o que estiver fazendo e dar atenção total ao carro”. O autor do e-mail ainda insinuava que o atendimento repleto de gentilezas dispensadas pela rede na maioria das paradas do carro para manutenção programada tinha a ver com a descoberta de que o carro era de QUATRO RODAS.

      • mjprio

        Eu li sobre isso, é verdade, mas se você comparar os diários de bordo dos dois carros. Um carro como o 3008 ter dois amortecedores e o jogo de pneus indo pro saco com menos de 60 mil me pareceu peças subdimensionadas pro projeto. O que eu fiquei surpreso com j3 é que do jeito que falam dos chineses e etc.. eu pensei que o carro iria fazer seu desmonte sozinho. De qualquer maneira, com essa informação o teste acabou ficando "viciado", mas vamos ver a opinião da 4R sobre o desempenho global do carro. Ainda assim me decepcionei com o Peugeot, em que pese eu ficar com uma vontade de comprar um 408 toda vez que eu vejo o carro.

  • O carro é lindo, o interior é espetacular, os itens de série são fartos.

    Mas a suspensão não é adequada ao nosso piso (bate bastante em pisos irregulares), o ângulo de ataque é péssimo (raspa bastante, e embora o carro não seja alto, um bom ângulo de ataque resolveria), e o câmbio de 4 marchas é insuficiente pro motor.

    Somado isso a manutenção caríssima da Citroen, pra quem tem família, ficamos de um lado com a C4 moderna porém com estes defeitos ou com a jurássica Zafira, beberrona mas com baixo custo de manutenção e confiável.

  • Porcodio

    Vai uma dica pras fotos; use um tripé, ou qualquer gambiarra pra deixar a camera estável, vale até uma cadeira em cima da outra e um saco de feijão.)

  • Felix_S

    O interior é mesmo muito bacana! Cheio de detalhes e surpresas. Mas é carro de "mamãe" demais…hehe. Brincadeiras à parte, para quem tem filhos pequenos é mesmo espetacular. Uma vez experimentei esse carro e fiz uma simulação de retomada na estrada: numa subida suave deixei a velocidade cair e pisei fundo e….nada, ou quase nada aconteceu! O carro é muito pesado para o motor! Mas sem pressa o motor até dá conta, mas acho quem compra esse tipo de carro não prioriza prazer em dirigir mesmo.

  • geoshina

    Só uma correção: este carro e o C4 Gran Picasso são feitos em Vigo, Espanha!

  • Edson Roberto

    Eber, curioso é ter dito que ele possui 6 air bags. Pois ele possui o Air Bag de joelhos também não?

  • JCsr

    Se eu precisasse de uma minivan essa seria minha escolha. B)

  • EFA21

    hoje a grand c4 custa 97.000,00. Um amigo me vende uma 2011 por R$ 60.000,00. eu não preciso de um carro tão grande, mas analiso pela oportunidade de negócio, pois depois posso vender sem perder investimento devido a alta desvalorização desse carro.

    o que acham?

  • lucaomc

    LINDA, MARAVILHOSA, MAIS É SAFADA, tive uma e vendi no fim do ano passado, pra ser mais exato 07/12/2011. aguentei ela por 2 anos, por não achava quem desse R$ 50.000 nela, sendo que paguei R$ 82.000 nela… Meu carro tinha varios problemas que nenhuma concessionaria conseguiu resolver, levei em campinas, aqui na minha cidade, em sorocaba e americana. Um dos problemas dela era que quando vc colocava ela no D, ela pedia pra vc voltar o cambio na posição P. E quando conseguia convencer ela de que vc queria andar, pisava no acelerador e o carro não obtia resposta alguma, parecia que estava desligado, e quando vc desistia de sair, ela saia acelerada. Um outro problema deu nos amortecedores dela, que no começo eu a achava uma delicia nas estradas porque ela parecia um autorama. podia entrar em curvas do jeito que quisesse, ela fazia, quando ela chegou nos 22.000 km os amortecedores dela foram pro espaço, sendo que eu vinha reclamando dela na concessionaria fazia tempo( tinha garantia ainda, mais ninguem achava o defeito), foi nisso que fiz uma viagem para Foz Do Iguaçu, com minha familia, e quase fui parar no barranco, porque o carro no fez o curva, isso foi a gota D'água, cheguei em minha cidade fui a concessionaria, expliquei o ocorrido, e sem por a mão no carro me disseram que meu carro estava sem amortecedor, enfim, tomei com R$ 2.500, fazia 7 meses que eu estava querendo vender ela, anunciada no Web Motors. O carro é uma delicia, motor empurra muito bem, espaçoso, mais concessionario, a citroen esta a PÉ, os mecanicos diziam que era coisa da minha cabeça…

    • o_unico

      Vendeu para concessionária, loja de usados, deu como entrada ou para particular? Minha família está pensando em trocar de carro, mas somos inexperientes nessa parte.

      • lucaomc

        Amigo, minha c4 eu troquei por uma Pajero Dakar, foi um grande alivio, e se vc quer uma opiniao, num compre a c4 não, eh um carro bom td, mais eh muito barulhenta e eu so chato pra barulho em carro, e comprar ela é perder dinheiro na certa. Pra vc ter uma ideia, comprei ela por R$ 82.000 e consegui acha um estacionamento que pago R$ 54.000 mil, com dois anos de uso, e 29.000km… Ai ele tinha o carro do meu agrado, então fizemos negocio…. Abraço.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend