Avaliações Citroen Minivans

Avaliação NA – Citroen C4 Picasso 2 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

citroen-c4-picasso-fotos-interior-5 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

A mesma boa impressão que temos com a Citroen C4 Picasso ao avaliar seu exterior temos quando entramos e verificamos a qualidade de acabamento e a ergonomia de seu interior. Se trata claramente de um carro muito bem pensado para seu objetivo principal: ser uma minivan.



Este tipo de veículo deve prezar pelo bom espaço interno, entregar uma boa vida a bordo e mimar a família proprietária com bons equipamentos de série e conforto de sobra. E isso a C4 Picasso faz muito bem.

citroen-c4-picasso-fotos-interior-5 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Foi bom que a Citroen C4 Picasso chegou a ter preço menor em 2011 do que quando foi lançada por aqui, quase três anos antes. Era inicialmente 80.700 reais, passando a 78.490. Hoje está em 84.490 reais, um valor mais salgado, mas com aumento comparável ao que outros modelos importados tiveram.

A diferença para a versão de sete lugares, chamada de Grand C4 Picasso, é grande, de cerca de 13.000 reais. Isso deixa essa versão com espaço para cinco pessoas mais atraente. A versatilidade de seu interior é bem interessante, e os detalhes diferenciados típicos da Citroen se mostram presentes, destacando a grande diferença entre um modelo “abrasileirado” como o C3 Picasso para um genuinamente francês.

citroen-c4-picasso-fotos-interior-5 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Temos aquele volante com miolo fixo, painel digital inovador no centro do painel, design geral chamativo e também o ar-condicionado digital de quatro zonas, item que com certeza não se encontra em modelos abaixo de 100.000 reais. De maneira alguma.

Como uma minivan dessas geralmente irá transportar uma família com uma, duas ou três crianças, todas essas pessoas serão bem servidas, com mesinhas do tipo avião para quem vai atrás, compartimento refrigerado no centro do painel, vários porta-objetos para todos os lados, bancos traseiros que correm em trilhos e podem ter seu encosto empurrado mais para trás, etc.

citroen-c4-picasso-fotos-interior-5 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

E em termos de equipamentos de série, tudo agrada. Quer seja os vários comandos abrigados no volante, o ar-condicionado que entrega a temperatura ideal para cada um dos ocupantes ou as informações detalhadas fornecidas no painel digital.

O parabrisa panorâmico também é um show à parte, dando uma visibilidade muito melhor do que temos em outras minivans. O único problema dele é que em dias de muito sol, se você o deixar totalmente aberto, ou seja, sem os parasóis deslocados para a frente, vai sentir a pele queimar bem mais rápido.

citroen-c4-picasso-fotos-interior-5 Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 2 - Impressões do interior e qualidade de acabamento

Mas como a C4 Picasso se comporta no dia-a-dia? O visual externo e interno é uma maravilha, mas e a motorização? Aí o papo muda um pouco de rumo. Vamos entrar em detalhes nas próximas matérias.

COMPARTILHAR:
  • Vitor_Augusto

    realmente o parabrisa panorâmico é show de bola.. agora vamos ver como essa minivan se sai em consumo e desempenho.

    • Clock

      Já fiz test drive e comprovo a qualidade do acabamento e o incrível Parabrisa Panorâmico.

      Sobre o consumo prepare=se… certeza que será algo perto de 6km/litro no Etanol.

      • Sias

        Na gasolina, não? Ela não é flex.

        • jhonatanwo

          Ela é a Gasolina sim, a do meu pai está fazendo entre 7~8,5Km/l depende se ta com AC ligado, ou se o pé ta mais embaixo tbm…=D

        • Clock

          Verdade kkkkkkkk

          A idéia era alertar para o alto consumo rsss

          Vlw pela correção!

      • TiagoMegane

        Então ta de boa porque o idea da minha mãe faz isso

  • Diego Casagrande

    A sensação de entrar no carro e não encontrar o câmbio no console central deve ser bem estranho, rsrs. Gostei muito dos gráficos do painel e tecidos, muito bem acertado.

    • AutoIng

      Bom que bandido nenhum vai se interessar pegar esse carro…

  • Brazillian

    Eu acho esse interior muito feio !

    • erickluuh

      É né, muito feio, os feitos aqui são bem mais bonitos e modernos, já viu uma tal de SpaceFox?

      • Leandro1978

        O cara só expressou uma opinião. Não está falando mal do carro, não está questionando a qualidade do material utilizado, nada. Apenas, não gostou do interior. Agora todo mudo deve ter a mesma opinião sobre tudo? Até onde sei, gosto é pessoal e neste site ainda é permitido expressar opiniões, desde que não sejam ofensivas, o que não me parece ser o caso. Vamos aprender a respeitar a opinião dos outros ou isso vira baderna como a apuração das escolas de samba de SP…

        • kikofar

          O pessoal aqui gosta de justificar uma coisa falando de outra pior! rsrsrs

          • Brazillian

            Pois, concordo com os amigos aí de cima, mas creio os comentários foram disponiblizados para levantar opniões e/ou Críticas.. No comentário que postei logo acima, expressei minha opnião, e o meu ponto de vista.. !

        • erickluuh

          Respeito a opinião dele meu querido, em algum momento disse que o mesmo estava errado? Só estou fazendo uma comparação, não estou desmerecendo ngm! :)

    • AF1979

      Vou entender "interior muito feio" por "interior que choca quem não estiver acostumado com o fato de que carros da Citroën são feitos mesmo para serem estranhos e se não forem estranhos, não vendem".

  • cgpneto

    Mais de 80.000 em um carro que vem com o mesmo sonzinho "peba" do Peugeot 307 da minha mãe… Não sei se tem alguma alteração neste, mas no 307 a qualidade do som é ruim, as vezes custa pra ler um CD-R e não tem uma mísera entrada USB. E o pior de tudo é que nem posso trocar, já que os comandos do computador de bordo e sensor de estacionamento vem integrados nesse aparelho. Já estava na hora da PSA trocá-lo. Pra mim uma dos poucos, mas relevante, problemas desse C4.

    • carfanbra

      esta enganado sobre o som, que é excelente com caixas e twitters que sao de qualidade muito superior se comparado aos auto falantes que equipam os carros coreanos na mesma faixa de preco.

      Alem disso bluetooth com streaming de audio, leitor de mp3, pendrive (leitura e navegacao por pastas muito rapida) sincronizacao com o celular, incluindo agenda, comandos de voz para ligacao e controle pelo volante.

      • cgpneto

        Bom, se a qualidade do áudio for superior aos do C4 (Pallas e Hatch) e do 307, ponto positivo, porque desses é horrível. Não cheguei a ouvir o som dessa C4 Picasso, mas o aparelho é o mesmo. Agora todas as outras características (Bluetooth, MP3, comandos de voz, etc) também tem no 307, exceto entrada para pendrive. Segundo as fotos, aparentemente não tem entrada USB. Aonde fica então?

      • gilson

        Fala Amigo. Tenho um C4 Picasso 2010 e não tem nada disso no som. Somente o controle no volante. Onde fica esse bluetooth?

    • Xerosu

      É que sua mãe comprou peba! Os Citro vem com um sistema de som até bom (BT, MP3, USB, AUX, BT áudio) como disse o carfanbra abaixo.

      • cgpneto

        Informe-se melhor. Ela não comprou o "peba". Tanto os Citroën C4 (Pallas e Hatch) quanto os Peugeot 307 vem exatamente com o mesmo sistema de som. Esse é (ou era no caso do 307, que foi substituído) a única opção para as linhas. Quando fomos comprar o 307 olhamos também o C4 Hatch. Das funções que você citou, o 307 tem Bluetooth, BT Audio, CD com MP3, AUX além de controle de som no volante. NENHUM 307 nem C4 (tanto o Pallas quanto o Hatch) vem com USB, esse aparelho NÃO tem esse tipo de entrada. E antes que você diga que a minha versão do 307 é a "peba", informo-lhe que é a Feline A/T (com o péssimo câmbio Automático), a mais completa da linha (o carro é 2010).

        • MM_

          Na verdade o Pallas tem desde 2010 e o Hatch desde 2011. Eles usaram uma das tomadas 12V (ao lado do acendedor de cigarros) e transformaram em USB.

        • Edson Roberto

          Acredite, até no 308 e 408 (sem ser as versões de topo) é o mesmo tipo de som. O que o pessoal tem feito? Trocado por centrais multimidia (principalmente da Pioneer ou se quiser uma de qualidade, Alpine).

    • DougSampaNA

      Somzinho peba é o do Honda newFit LX / LXL, não tem entrada USB, Não tem leitor de cartão, Não tem BlueTooth, só tem saida 3,5mm pra iphone ou similares…ruim demais o som original dos Honda, talvez no EX / EXL seja melhor, mas porra…o LXL custa 58k !!!

  • Sias

    Gosto demais deste carro. Se ele tivesse o conjunto do 3008 seria perfeito.

    • Xerosu

      Também acho! Mas aqui onde moro custa R$89.000,00 na css citroen. Parece que não querem vender.

      • Sias

        Estava namorando uma destas mas depois do aumento do IPI ficou inviável, já chega na faixa de preço de outros carros.

  • Jr_Jr

    Que show o ar-condicionado nas saídas de ar!!!
    O som é tão feio e desproporcional ao interior que deram um jeito de escondê-lo, rs.

    • AutoIng

      Estranho mesmo! Esse interior ao mesmo tempo tem muito refinamento tecnológico, mas parece que faltou design! Tá tudo ali, só falta desenhar direito!

    • Marcelo_Machado

      Realmente essa tampa para esconder o som, não é para evitar roubos, mas pq ele é feio e de aparencia pauperrima.

  • MM_

    Poderiam ter seguido essa linha de interior para o C3 Picasso nacional.

    Por outro lado, esse carro (como outros Citroen) começa a mostrar sinais de envelhecimento, começando pelo visual antigo do som, além da inexplicável ausência de entrada Auxiliar e USB.

    Outra falta nesse carro (como em praticamente todos os franceses) é de porta copos que realmente caibam copos/garrafas. No C4 até dá pra passar, tendo em vista que culturalmente carros franceses não possuem isso (como os americanos, que são generosos), entretanto para uma Minivan é essencial.

    • Sias

      Era só colocar o som Pionner do Aircross/C3 Picasso. A qualidade é ótima se for levar em consideração que é um original de fábrica e ainda tem USB e bluetooth.

      • Edson Roberto

        Ou como já vi muitos por ai… coloca essas centrais multimidia 1 DIN com rebatimento de tela do DVD. (tal como da Pioneer).

        • Sias

          Acho que não é possível usar estes modelos porque o aparelho fica recuado em relação ao painel. Mas seria a primeira coisa que trocaria que comprasse uma C4.

  • Leandro1978

    Qual a qualidade dos tecido dos bancos? As portas são recobertas com o mesmo tecido? E o painel e portas, possuem plástico emborrachado ou duro? Em relação ao ar condicionado, os passageiros de trás podem controlá-lo (notei as saídas de ar na coluna)?

    • tiago90j

      Sim, o ar-condicionado eh do tipo quadri-zone.
      agora, alguem sabe como isso funciona? sao quatro compressores?

      • AutoIng

        Provavelmente só muda a mistura do ar quente/frio, tendo um misturador separado pra cada saída…

        • _Lex_

          Também é possível alterar, além da temperatura, a força do fluxo de ar.

  • lbonventi

    Será que ainda não existe modelos com bancos de couro como opcional pelo menos? Pois parece que isso é um dos poucos itens, mais considerado um mimo, mas que deveria estar presente em um modelo desse preço.

  • DimitriDiegoli

    Muito plástico pra pouco luxo. Um carro que por fora tem um design diferente, por dentro o painel é basicamente plástico.

    • AutoIng

      Mas todo painel é de plástico. Você deve estar se referindo à qualidade dos plásticos em si, certo? Só pela foto não dá pra dizer muita coisa, mas o material parece de ótima qualidade na verdade. O que não ficou bom é o desenho, talvez seja isso que esteja te chamando a atenção.

      • DimitriDiegoli

        Talvez uns detalhes em madeira ou em aço escovado já melhoraria, alguma coisa que quebrasse esse cinza.

        • MM_

          Madeira??? Pra mim é a coisa mais medonha que já tentaram colocar em um painel de carro.

          • Marcelo_Machado

            Nossa….. Esses paineis com madeira realmente são horrorosos.

        • Edson Roberto

          Dimitri, em contrapartida o painel é emborrachado e os plasticos macios. Em cima de cada tampa tem ainda vinil para ajudar na sensação da maciez. O que ajuda a melhorar esse aspecto que vc criticou, é justamente o painel aceso e com as informações que tira esse ar de simplicidade.

    • Sias

      O painel é emborrachado assim como o C4.

    • koniecyna

      O painel não é só plastico. As partes que são plástico é a dos porta-luvas superiores, o inferior e a geladeira central. No resto, é todo emborrachado e a parte que fica acima do display também é um tipo de borracha. De longe parece plástico, mas basta apertar que verá que é borracha. Falo isso pois temos uma 2012;

  • o_unico

    Essa redinha na janela, para que serve?

    • Sias

      Tapa sol para quem está no banco.

      • o_unico

        Interessante, obrigado pela rápida resposta.
        mas é um tecido furado, adianta tapar o sol com uma peneira? Quero dizer, é efetivo?

        • AutoIng

          É uma cortina solar, ela minimiza o efeito do sol sim… O Tempra no início dos anos 90 já tinha isso, lembra?

          • o_unico

            Não, não lembro ;) . Gosto de carros antigos, mas, infelizmente, dos carros da Fiat nunca entrei em algo mais requintado. Só Unos e Palios.

          • Leandro1978

            O Omega também possuía.

        • Sias

          Até funciona… É igual a umas redes que se usava antigamente presas no vidro com ventosas. Quebra bem o sol.

  • hyundaielantra

    Horrível. Quando entrei até pareceu moderno, mas já está cansado, merece uma atualização. Prefiro mil vezes o Freemont e em segundo lugar o 3008.

  • JPaulo10

    Eber, o Fiat Freemont (R$ 82-87 mil) também possui ar condicionado com quatro saidas independentes?

    • tiago90j

      nao, o do freemont eh dual-zone esse eh quadri-zone.

    • hyundaielantra

      No Emotion (5 lugares) é dualzone e no Precision (7lugares) é trizone.

  • Alex_JW

    Interessante o carro, as tive péssimas experiências com carros do grupo PSA.

    Nessa faixa de preços olharia com carinho para a Freemont. O 3008 seria uma boa opção, mas como há disse lembrar do atendimento da Peugeot e Citroen né dá calafrios.

    E parece que não mudou, vide o teste de longa duração da 4 rodas com o próprio 3008… até prometer trocar amortecedores, sem na verdade trocá-los, aconteceu.

  • Leandro1978

    Minha opção também seria pelo Fiat. Até porque a rede de autorizadas é bem maior (uma coisa é ter carros em grandes centros urbanos como RJ ou SP, outra é morar no interior do país). O BestCars testou um Freemont por um mês e os comentários foram positivos, inclusive do consultor técnico, que afirmou que o carro é muito bem projetado e construído. Em relação ao 3008, também venho acompanhando o teste de Longa Duração da QR, e acho um absurdo até hoje terem dificuldades no alinhamento, além da troca não feita dos amortecedores. Depois as vendas não correspondem e as pessoas falam que o consumidor não aceita certas marcas. Há casos em que tal atitude é completamente compreensível. Por isso que sempre falo que nada adianta ter um bom produto em mãos se a manutenção/atendimento não correspondem.

    http://bestcars.uol.com.br/mes/fiat-freemont-prec

    • Sias

      O que me espantou foi o consumo da Freemont…pensei que ele seria um pouco melhor.

      • Alex_JW

        Sias, para um carro desse porte, peso e tamanho, AT e de 4 marchas, os números não chegam a assustar, aliás eu até esperava por tais resultados.

        A verdade é que quem tem um carro desse tamanho não se preocupa muito com isso.

        Minha mãe pegou um Kia Sorento faz uns 3 ou 4 meses, carraço, confortável e tudo o mais, entretanto tá fazendo ali perto de 5 km/l na cidade. É mole? Vai ter de virar sócia de posto de gasolina, naõ tem jeito…

        • Sias

          É até aceitável um consumo alto neste tipo de carro, mas não fazer nem 10km/l na estrada é demais. Se não me engano o CR-V faz por volta de 12km/l.

          Por isto ainda acho que pra este tipo de carro o melhor motor é o diesel.

          • Alex_JW

            Sias, da CRV posso dizer, pois meu chefe tem uma, inclusive fui com ele no dia que a comprou, na Honda Rio Tokio, aqui no Rio…. ele vem dizendo que o carro tá fazendo 5,7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, sempre com ar ligado.

            E olha que ele não é de correr e subir giro….

            Acho que nesse segmento não tem muito milagre, não vai fugir muito disso.

            abçs!

            • Sias

              Valeu Alex!
              Esta informação do consumo tirei do BCWS (teste do leitor). Não adianta mesmo… o consumo sempre vai ser alto.

              Abraço!

    • Alex_JW

      Leandro,

      Obrigado pela leitura (link por vc fornecido), ainda mais sendo do Best Cars, fonte que respeito. A Freemont é um putza custo x benefício, fala-se muito da Journey que de fato é melhor, mas em compensação custa 20 mil reais a mais!

      Fico feliz que a minha conclusão tenha sido a mesma que a sua no segmento, Leandro, ainda mais pelo alto nível de conhecimento de mercado automotivo que vc demonstra ter, sempre pautando suas opiniões de forma racional e, acima de tudo, educada. Seus posts pra mim são de leitura obrigatória.

      É como vc disse, a rede de CCS~s é muito importante, e mais ainda, a qualidade do serviço! Já tivemos carros do grupo PSA na família, já cheguei a ser até Adm do Peugeot Sport Clube (que acabou pq todos os sócios trocaram seus Pjôs por carros de outras marcas), mas apesar dos carros serem bons e bonitos, o pós-venda é sofrível. Imaginei q tivesse mudado, mas por relatos mais recentes de amigos e fontes na internet, parece que Pjô e Citroen não melhoraram.

      abçs!

  • Sias

    E também não deve ser de série já que as Gran que estive olhando não tinham banco de couro.

    • Edson Roberto

      Não são mesmo. E o pior, é que é caro mexer nisso.

      É coisa de R$600~8000 para colocar couro em um modelo assim, tudo por culpa de ser um couro que tenha adaptação para o dispositivo do air bag lateral e ao mesmo tempo consiga estourar sem prejudicar o funcionamento. Detalhe: Botou couro, a Citroen tira a garantia do veiculo.

      • Sias

        Mas o airbag não é igual ao do Aircross? Se for ele, ele tem uma tampa, não estoura o estofamento junto.

  • dferraz88

    Caramba, para quem comprar este carro é bom dar uma boa olhada no manual primeiro..diferente de muitos outros modelos do mercado..rsrs..acho que até acostumar leva tempo, aqui em casa tendo carro manual e automatico, no dia em que pego um ou pego outro eu já estranho pra caramba..imagina esse ai..rsrsrs

  • Marcelo_Machado

    Pessoalmente eu abomino esse painel central e digital. Achei horrível o painel e o volante que parece ter funçoes de mais, muito botão pra pouco volante. Sem falar do som que parece ter saido dos anos 90 e mereceu até uma tampa para escondê-lo.
    O carro tem boa proposta, bom acabamento, bom espaço. O Ar Condicionado de 4 zonas com comando individual e de fácil acesso é excelente.
    Mas com esse painel e volante estraga toda vontade de ter o carro.

    • Bruno Cerquiare

      Amigão, o volante é show, o painel depende do gosto pessoal, mais esse volante é um show a parte, voce controla a velocidade do carro por ele, atende celular, muda musica, é uma delicia, demora um poco até se acostumar mas depois q vc memoriza os botoes é muito chato dirigir um carro "normal", só quem tem mesmo pra saber como é bom esse volante…

      • 3ic

        o carro é muito bonito, mas tecnicamente ( falando" engonomicamente"), esse painél é péssimo, tanto por ser central e digital. Leva o motorista a perder o foco da condução e o digital tem um "delay" que chega a ser coisa de motorista amador coisa que omega ( esse não aceito, por esse carro ser uma verdadeir amáquina na época), kadett, monza, tempra SW tinham esse painel digital

        • Bruno Cerquiare

          Ah sim, isso é questão de gosto, tenho um c4 e o painel central não me encomoda em nada, e é até bacana ver a velocidade aumentando de vários em vários números, a única parte que citei é o volante que é um show aparte, desconsiderando o resto do painel que realmente gera uma divisão de opniões

      • Marcelo_Machado

        Eu acho o volante muito feio e estraga o prazer de dirigir o carro, assim como todo o painel. Mas como vc mesmo disse gosto é pessoal.

        No meu carro controlo tudo isso que vc citou e ainda troco as marchas no volante e nas hastes ao redor dele e com muita facilidade, mas meu volante é 1000 vezes mais bonito que desse C4 Picasso.

  • Acport

    Será que só eu vi o consumo de 3,3km/l informado pelo computador de bordo? Não tem lógica consumir tanto assim, esse número deve estar errado. E o pior, deve ser consumo médio, afinal o carro está parado.

    • sabbathbh

      Mas olha ao lado a velocidade média: 11km/h. Aí fica difícil ter um consumo decente…

    • thiagolamim

      eu vi tambem.
      Incrivel, tive que vir procurar alguem que tivesse comentado.

  • YoOdEx

    Não gostei do design do rádio.. pode ser bom, porém faltou capricho!

  • Felix_S

    Esse interior é show. Cheio de mimos para a família. Só achei realmente muito estranho é a alavanca do câmbio: parece que esqueceram de colocar e improvisaram um palito. Sei que gosto é gosto, mas esse carro faz a alegria das mamães e da criançada.

  • marciors01

    O único pecado do carro é o famigerado cambio al4, lento e problemático, se utilizasse um outro cãmbio com cinco ou seis marchas seria outro carro, inclusive perdendo parte desta lentidão característica da c4 picasso.

    • felipevielmo

      na europa ele usa cambios de 5 e 6 marchas(dependendo da motorização) fora o acabamento em couro até no painel e a opção de trocar esse som monstruoso

  • JCsr

    Só eu achei os bancos piores que os da Xsara Picasso? Os traseiros parecem que vieram diretamente da 3ª fileira do C4 Grand de tão acanhados. Deveriam ser de couro, de série. São pelo menos aveludados? Um carro de 85 mil com bancos de tecido "simples" é de lascar, veludo é o mínimo aceitável.

    • Edson Roberto

      É de veludo sim. Mas pensa na situação de uma dona de casa e seus 2 filhos……….ai eles derrubam iogurte e salgadinho…. e o pior…. eles tem aquele formato que parece "perfurado" sabe?

      Então, mesmo sendo de veludo a sujeira faria a festa no interior.

  • blindzector

    humm… bunito interior e exterior… mas … tem consumo de carros superiores e maioria em V6… nem nem nem!
    O cambio nao casa com o motor beberrao!

    O carro e bunito, mas pra ficar melhor, falta a melhor parte do carro O MOTOR!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email