Avaliações Citroen Minivans

Avaliação NA – Citroen C4 Picasso 4 – Comportamento e consumo na estrada

citroen-c4-estrada Avaliação NA - Citroen C4 Picasso 4 - Comportamento e consumo na estrada

Fiz uma viagem com a C4 Picasso do Sul de Minas até Ubatuba, no litoral paulista, em um trecho de aproximadamente 500 quilômetros no total da ida e da volta. A viagem foi bem gostosa, pois a minivan da Citroen oferece um ambiente bem agradável aos seus ocupantes.



Tudo é bem pensado para favorecer conforto e comodidade. Era um domingo de sol, e o parabrisa panorâmico nos deu a oportunidade de reparar mais nas belas paisagens que encontramos no caminho.

Poderíamos ter uma viagem melhor e mais rápida se tivéssemos um pouco mais de potência disponível no pedal do acelerador. Como o trecho é cheio de subidas e descidas, além de uma serra bem “espinhosa”, entre Taubaté e Ubatuba, fica fácil perceber que o motor 2.0 trabalha no máximo de sua capacidade e ainda assim fica devendo um pouco.

Quem gosta de um carro mais forte geralmente não gosta de minivans, mas é claro que existem algumas pessoas que apreciariam conjugar as duas coisas. No caso da C4 Picasso fica complicado.

Isso nos faz apreciar as outras qualidades do veículo na viagem que fizemos. Aí pensamos na suspensão bem macia, a estabilidade boa mesmo em curvas mais fechadas (graças também aos bons pneus Michelin de 17 polegadas) e também na boa vida a bordo.

Um aspecto que contribui muito para essa boa vida a bordo é o ar-condicionado com temperaturas específicas para cada um dos quatro cantos da cabine. Cada pessoa consegue configurar o ar-condicionado do jeito que mais lhe convém.

O nível de ruído é muito bom e o consumo que conseguimos foi de 9,3 km/l, um tanto alto, mas leve em conta que pegamos trechos de serra e fizemos várias retomadas e acelerações mais fortes. De qualquer maneira, isso deixa claro que consumo não é a praia da C4 Picasso.

Sobre o desempenho do câmbio automático de quatro marchas, é aquilo que comentamos na matéria da cidade: trocas um tanto lentas e motor que berra demais nas reduções de marcha….. mas se você não estiver em subidas, a C4 Picasso consegue ganhar velocidade razoavelmente.

  • andrebritoleite

    Sinceramente não achei o consumo tão alto, comparando com os demais carros.
    Digo isso porque no carnaval passei por esse mesmo trecho: saindo de BH, passando por Pouso Alegre, chegando em Ubatuba, e com meu Vectra GT, looooootado 5 pessoas mais mta tralha no porta malas, ar ligado, fez 10,2 !!! Ele bebe também! Hehehheh

    • Edson Roberto

      Nossa assustador. Nessas condições um amigo meu também com um Vectra GT fez 13.3km/l.

    • Stark

      O Consumo do seu não está normal… O seu Vectra deve ser o de 140cv sem atualização da injeção ou o de 128cv pois nessas condições era pra ser uns 12 km/l no mínimo.

      • andrebritoleite

        Realmente meu Vectra é o de 140 cv. Relamente corro esse risco dele não ter essa atualização. Basta ir a uma concessionária e solicitar?

        Valeu!!!

        • Stark

          Chega na css e diga que o consumo esta alto e diga que voce quer que façam uma atualizaçao na injeçao (se tiiver)

          Igual o edson tbm disse, carregando 5 pessoas na rodovia era pra ser uns 13 km/l

  • zemarreta

    Há solução para a falta de torque e do consumo excessivo. Aliás ela já foi implantada na França: chama-se 1.6THP.
    Por que a Picasso não é vendida aqui com o THP é um mistério que eu não consigo entender!

    • Porcodio

      Acho que eles não gostam de vender

      • mouraddl

        sem falar no cambio de 4 marchas que ja era pra estar aposentado a tempos!

        Se alguem aqui mora na Europa e lê o N.A. testa pra nos o C4 Picasso. Nos conte o quanto o cambio de 6 marchas realmente altera no desempenho!

        • zemarreta

          Aqui a gente já tem o 3008, com esse câmbio e o motor THP. Eu tenho um, e na minha opinião, o motor é excelente. Econômico e muito gostoso de dirigir, especialmente na cidade. Talvez falte um pouquinho mais de potência em alta rotação (nada que incomode), mas torque ele tem de sobra. Quanto ao câmbio, é bom, mas eu preferia um CVT. De qualquer maneira, eu conheço um camarada que tinha um 307 com o AT de 4 marchas e agora tem o 3008, e ele fala que a diferença é da água pro vinho.

          • Edson Roberto

            Zé, pelo menos o 408 THP, ele simplesmente gira até 7000rpm sem reclamar ou ser aspero. Ele me deu apenas uma sensação que algo segura ele na hora de arrancar, mas fora isso ele tem o funcionamento muito forte. Como vc disse, ele não tem falta de torque e a potencia é muito bem explorada pelo cambio.

            Acho que se o C4 Picasso (5 lugares) viesse com esse conjunto, eu abriria mão de um sedan para ter uma minivan. Pois a C4 Picasso tem uma estabilidade impressionante para uma Minivan. E claro que contando com todos os itens de série, ela fica imbativel perante muitos rivais.

            • zemarreta

              Edson, é que o 3008 tem 156CV, para uns 1550Kg de massa, ou seja, mais ou menos 10kg/CV. É quase o mesmo que meu Fit antigo, que tinha 1080Kg para 105 CV, ou bem menos que o Clio da esposa que tinha 115CV para bem menos de 1000Kg, e certamente muito menos que o A4 (comprado usado :) ) que pesava uns 1300kg e tinha 163CV. Na prática, se vc cravar o pé no acelerador no Clio ou e principalmente no A4 ele te cola no banco e acelera até rápido demais pro meu gosto rs. No 3008 é como no Fit, ele acelera bem, mas não é aqueeeela coisa, entende.
              Mas não estou reclamando, longe disso. A excelente disposição dele em baixa rotação (98% das situações) mais que compensa o comportamento apenas correto no que se refere a aceleração com o pé cravado.
              PS: no meu, se não me engano, o conta giros só vai até 6000RPM.
              PS2: eu também ficaria muito tentado a comprar uma Picasso de 7 lugares com o motor THP. Sem ele, nem cogito. Prefiro esperar a PM7 ou a Lodgy, que pelo menos não vão cobrar mais de 100 mil pra ter esse câmbio xexelento.

  • Diego Casagrande

    Nunca vi tantos elogios da redação do N.A. em um carro só. Dá para perceber que a Citroen está com um ótimo produto.

    • Realmente, é um carro muito bom. Diferentemente do C3 Picasso que avaliamos anteriormente.

  • Leandro1978

    É um carro para, até pela área envidraçada, apreciar a paisagem. Se quiser desempenho mais "esportivo", terá que partir para outro modelo.

    • Edson Roberto

      Poderia ser ao menos razoavel, coisa que não é. Só falta ter desempenho, pois o restante é perfeito para uma Minivan.

  • Pedro_Rocha

    Estranhei a falta de considerações sobre o desempenho do famigerado câmbio de 4 marchas.

    • É aquilo que falamos na matéria do carro na cidade….. câmbio lento, que berra bastante nas reduções, etc…. mas vou incluir um parágrafo sobre isso nessa matéria aqui, agora.

    • fkas

      Conheço porque uso uma com frequência: O cãmbio funciona bem. É suave, de operação bem "lisa" e com trocas quase imperceptíveis. Ou seja, com a calibração certa ele funciona macio. O problema não é esse: Com muito pêso e relativamente pouco motor, só ter 4 marchas penaliza um bocado o desempenho e a "tranquilidade operacional". Mas a operação do câmbio em si, tanto no funcionamento do conversor de torque (largadas "limpas" sem muito deslizamento), quanto nas trocas para cima e para baixo é bem decente. E as borboletas ajudam nas situações onde a gente "pensa" diferente do computador dele…

  • Eu sou um que tenho esposa e 2 filhos pequenos, e gostei da praticidade das minivans. Amo de paixão a C4, mas fui de Zafira porque ter motor pra carregar tudo e fazer ultrapassagens seguras é algo vital pra mim.

    • zemarreta

      Mas Rael, se não me falha a memória, a Zafira tem apenas 140 CV, contra 143 da Picasso!!

      • A diferença é que com 8 válvulas você tem um motor com mais torque, que responde mais cedo…. é mais gostoso…

    • fkas

      Mas o da 2.0 Citroen é (bem) mais forte que o da GM… A Zafira também sofre muito com o pêso…

      • O torque da Zafira faz com que a condução dela seja mais agradável.

        • E o câmbio Aisin, se não me engano, é o mesmo modelo usado no Corolla, tem ótimo escalonamento, as trocas são quase imperceptíveis.

          Não estou falando pra "sacanear" não, a C4 (de 5 lugares) eu namoro todo dia nas concessionárias daqui. Mas trocar a Zafira, de condução agradabilíssima, e confiabilidade mecânica comprovada pela C4, só se o motor e câmbio correspondessem.

          Enfim, eu aguardo bastante esse dia. A C4 é superior em praticamente tudo.

          • Edson Roberto

            Ambos usam cambio Aisin mas são cambios diferentes. O da Zafira é um cambio de versão anterior do Corolla. Ele usa lubrificação em grandes partes do cambio e mais peças para composição. O Corolla não precisa de lubrificação em algumas partes sem contar usa menos peças, portanto com menos manutenção e maior tempo de durabilidade.

            • Edson, obrigado pela nota.

              Depois que você comentou, fui procurar os modelos. Da Zafira é AW50-42LE, do Corolla A245E. Mas fica aí seu comentário, já que eu não entendo do assunto :)

        • zemarreta

          Isso que eu ia te perguntar, se vc achava que fazia realmente tanta diferença o fato de ser 8 válvulas…
          Será que não é o câmbio do Picasso o real culpado pela impressão ruim do desempenho em relação à Zafira?

          • Edson Roberto

            Eu já tenho certeza. A Zafira mesmo bem carregada puxa muito mais.

            Digo também que a entrega total de torque (2800rpm) contribui muito na vida a bordo com a Zafira. Só que ela faz muito mais barulho também. Alias, a Zafira é o tipo de carro que gosta de trabalhar mais em terceira marcha do que quarta em qualquer necessidade de força.

            Eu quando pude andar no Rio de Janeiro com uma, andei durante uma semana e qualquer pisada um pouco mais pesada, ele diminuia uma marcha. Eu acho que é positivo pois o carro responde a necessidade.

            Porém cobra no ruido interno que por conta do revestimento acustico e ao mesmo tempo essa funcionalidade, faz ela ser mais barulhenta. Mas é uma coisa que somente com novo projeto para melhorar, pois não dá para fazer muito além do que a GM fez pela Zafira.Mas o interessante é que a Zafira a 120km/h fica em quarta e por ter um cambio de apenas quatro marchas ela impressionantemente é silenciosa.

            • zemarreta

              Edson, repetindo a pergunta feita pro Rael, vc chegou a dirigir a Carens? Se sim, o que achou do câmbio de 4 marchas dela?

              • Edson Roberto

                Ze, não dirigi a Carens. Na verdade o maximo que fiz foi olhar o interior dela parado. MAs é um carro que nunca cheguei a conhecer profundamente.

                Eu já dirigi a antiga Chrysler Grand Caravan e te digo que na realidade ela se parece com uma barca tipicamente americana. Possivelmente para uma viagem vc iria gostar, pois me pareceu ter força interessante, mas sem qualquer estabilidade… não por mal, mas é carro de carregar criançada para levar na escola…rs

                Abraços!

        • fkas

          Eber, já andei com as duas em estrada, e não vi nenhuma vantagem da Zafira, muito pelo contrário. E olhando as fichas das duas a gente até entende. Se a Zafira é mais leve (muito menos equipamentos e uma estrutura menos forte), a Citroën tem mais TORQUE, e principalmente o tem em rotação mais alta. Então para uso na estrada, e principalmente com carga, a Zafira perde desempenho muito antes da C4. O torque máximo da Zafira, que ocorre a apenas 2.600 rpm, é menor que o da C4, que surge mais alto, e na estrada isso faz uma diferença maior que o peso delas. Na cidade pode até ser, mas só…

          • "Perde desempenho muito antes" ou "entrega desempenho muito antes"? Afinal entregar torque mais cedo não significa que a curva vá cair antes.

            Mas deixo minha nota honesta: não dirigi a C4 em estrada, portanto só posso opinar sobre a Zafira. Fui pela opinião de proprietários e as análises do leitor no Bestcars, além da Zafira que a 4Rodas teve em 2002 na Longa Duração.

            Da próxima vez que eu passar na concessionária e babar de novo pela C4, vou pedir pra fazer um test drive e tentar pegar um trechinho de estrada.

            • fkas

              Bote carga nas duas, vá para a estrada e ande a 120km/h. Depois me diga o que achou.

  • Infelizmente não. E você? Gostaria de ouvir opiniões também!

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