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Avaliação NA – Citroen DS3 (1) – Fotos e detalhes do modelo

citroen-ds3-fotos-61-620x412 Avaliação NA - Citroen DS3 (1) - Fotos e detalhes do modelo

Você está buscando um carro diferenciado, chamativo, esportivo, com presença marcante, mas ao mesmo tempo não quer pagar uma fortuna. Pois bem, o Citroen DS3 pode ser o carro certo nessa sua indecisão. Essa é uma das conclusões às quais chegamos depois de avaliar o esportivo francês por 15 dias.



A começar pelo seu design. Veja só o carro das fotos… ele é chamativo, não é mesmo? Para todos os lugares em que fomos com o DS3, ele torceu muitos pescoços por aí, em algumas ocasiões ainda mais do que a BMW X5 Sport fez.

citroen-ds3-fotos-16-620x412 Avaliação NA - Citroen DS3 (1) - Fotos e detalhes do modelo

Sua cor de pintura juntamente com as luzes diurnas de LEDs são um conjunto irresistível para muitos. E as pessoas pensam que o Citroen DS3 é muito mais caro do que ele realmente é. Você paga de rico sem precisar ser! Brincadeiras à parte, achamos mesmo que o DS3 tem um algo mais que muitos jovens buscando um esportivo possam se interessar.

O carro que a Citroen nos cedeu já está com mais de 13.000 quilômetros, e tem o pacote mais completo de equipamentos, com os bancos em couro, que são o único opcional disponível para o DS3 aqui no Brasil. A pintura amarela é sólida, então você não tem que pagar 1.190 reais por ela… paga apenas os salgados 2.900 reais dos bancos em couro, totalizando 82.800 para um carro exatamente como esse.

citroen-ds3-fotos-24-620x412 Avaliação NA - Citroen DS3 (1) - Fotos e detalhes do modelo

A motorização do hatch amarelo é 1.6 turbo, com 165 cavalos, aquele motor da PSA Peugeot Citroen que você já conhece, e que também é usado em outros modelos da empresa aqui no nosso país. Ele entrega 24 kgfm de torque mais um boost especial de 2 kgfm adicionais quando o acelerador é pressionado 90% ou mais.

O câmbio é manual de seis marchas, como deve ser em um esportivo, embora achemos que o modelo também poderia ser oferecido aqui no Brasil com câmbio automático – seria uma opção a mais para quem não quer um esportivo puro e prefere mais comodidade. Mas voltando ao câmbio manual de seis marchas, além de ele ser eficiente nas conduções esportivas, também entrega um bom consumo e baixas rotações na estrada. Você verá mais detalhes durante nossa avaliação.

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Ficha técnica – Citroen DS3

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 segundos.
Velocidade máxima: 219 km/h.
Torque máximo: 24,5 kgfm entre 1.400 e 4.500 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com barra de torção, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 205/45 R17.
Freios:Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e cinco lugares. Com 3,94 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,48 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.165 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 280 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Poissy, França.
Lançamento mundial: 2009.
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica, travamento das portas por controle remoto, rodas de liga leve de 17 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, leds de iluminação diurna, rádio/CD com Bluetooth, apoio de cabeça central traseiro, alarme perimétrico.
Preço: R$ 79.900.

5.0

  • FSaccon

    Um carro neste valor não mereceria uma suspensão traseira com braços independentes?

    • Leandro1978

      Não, se a de barra de torção cumprir bem sua função.

      • MecanicoDigital

        Pra uma empresa que no passado era referência em suspensões refinadas e inovadoras, com este sistema a Citroen parece mais uma sombra do que foi antes …
        Tudo em prol do lucro a todo custo….

        • Edson Roberto

          Depende. Vc comenta justamente do Xantia e os outros mais atuais que ele como o C5 que usam a solução diferenciada certo?

          Mas saiba que o ZX foi um dos modelos que a empresa apostou que seus compradores poderiam andar com 3 rodas sem capotar. E o melhor: Isso de fato nunca aconteceu! Só que nesse, a suspensão era simples….

          Ou seja… ainda que eles sempre foram muito bons para apresentar novidades, talvez o DS3 seja um marco principalmente no Brasil.

          Abraços Xará!

          • MecanicoDigital

            Sim sim amigo, estes entre outros tantos… Mas me refiro mesmo ao próprio DS original, que tinha uma suspensão muito avançada no seu tempo!

            Então quando vejo a Citroen colocar o nome DS em um C3 normal com um motor mais apimentado e um acerto mais esportivo, penso o quanto nosso mundo mudou, deixando de lado as paixões pela inovação e se rendendo às praticidades lucrativas do mercado. É como se estivéssemos nos contentando com o que está aí está bom…. como se estivéssemos com preguiça de pensar …. de criar algo realmente novo…
            Aqui tem uma breve descrição sobre o DS original, mas se vc procurar mais, irá se encantar com o que encontrará: http://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_DS

            E eu concordo que nem sempre inovações dão certo, mas o que eu sinto quando leio sobre este carro, por exemplo, é que a Citroen se tornou uma empresa comum, como qualquer outra, abandonando uma de suas mais marcantes características.

            Um abraço meu amigo :)

    • MecanicoDigital

      Pensei a mesma coisa….

    • Teixeiracar

      Carros com suspensão independente em todas as rodas são melhores em questão de estabilidade, principalmente ao fazer curvas fechadas em velocidades mais altas. Mas… isso não denigre a imagem de automoveis com barra de torção que se tiverem uma boa distribuição de peso mandam muito bem em curvas. Lembrando que eixo de torção são preferidos pelas montadoras por terem um custo de produção mais baixo.

    • afonso200

      fui ver o DS5…..impressionante cada detalhe é show, bancos muito legal o desenho, 3 tetos, todos botoes legal, o desenho do volante remete ao aviao F-22 Raptor………..acreditem cobrando 139,780mil reais na CC aqui de Novo Hamburgo – RS……….agio puro

  • rdcotta

    carrinho muito bonito, o meu vizinho tem um vermelho, mas ainda acho muito caro.

  • thiagolamim

    Será que essa barra de torção vai dar uma estabilidade legal?
    Será que não merecia uma independente ou melhor até uma hidropneumatica igual os citroen das boas epocas?
    Acho que pelo preço merecia.

    • thales_sr

      Com um bom acerto, pode render muito bem.

      • thiagolamim

        pode sim, só acho que o pelo preço merecia um sistema mais fino.

        • thales_sr

          Na europa tem versão dele com essa suspensão?

          • thiagolamim

            Não, não.
            A citroen anda perdendo muito da sua inovação nos ultimos anos..
            Parece que quer ficar igual as outras mesmo.. Isso no mundo todo.

    • eduardogege

      Galera exagera nessa idéia de que eixo de torção não da estabilidade. É inferior à uma suspensão independente, mas para motoristas normais cumpre sua função muito bem. Vai perceber diferença quem participa de track day, mas ainda assim as rodas estão perto das extremidades e o carro é baixo, já são dois bons fatores.

      • thiagolamim

        Também acho que pode ser muito bom, mas a diferença é bem sensitiva pra quem curte.
        Tenho certeza que uma barra de torção afinada seja melhor que uma independente mal feita.
        Mas não venha falar que só em track day…
        E sobre a hidropneumatica? Vai falar com um eixo pode ser melhor?

        • eduardogege

          Olha.. Dirijo diariamente um Civic (independente) e antes tinha um Corolla (eixo torção). O Civic é sim mais estável, porém numa BR vai ser muito raro alguém andar no limite de uma curva. Tirando serras ou estradas antigas, o raio das curvas é muito grande o que faz com que a maioria delas sejam feitas sem grande dificuldade mesmo em altas velocidades.
          .. E sinceramente? Sinto saudade do conforto do Corolla.

          PS: Em nenhum momento falei que torção é melhor que independente, então a ultima pergunta não faz sentido.

          • thiagolamim

            Então tenho um Civic G7, e comparando com Corolla realmente você estranha no começo nas curvas é diferente é mais molenga.
            Mas acho que o eixo do corolla trata melhor os ocupantes. Quem quer conforto para todos tem que ir de Corolla.
            Mas nesse caso especifico a diferença é muito grande.

    • Paullo_Oliveira

      Segundo um teste já feito em outro site automotivo entre ele e o Novo Fusca. Mesmo com barra de torção na traseira, ele tem uma exelente estabilidade e comportamente dinâmico. (:

    • Marcelo_Machado

      Sempre tem as viuvas da suspenção Multilink…….. Como se só carro com suspenção independente traseira fosse bom.
      A Bia Figueiredo testou esse DS3 na pista e não reclamou da barra de torção

      caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/tracao-dianteira-x-traseira-ds3-ou-serie-1/3958

    • Rafael4lves

      Ninguém reclama do eixo de torção do Mustang, sendo que em muitos comparativos acaba sendo superior a multilink do Camaro.

      • thiagolamim

        Nunca falei que é ruim.
        Eu quis dizer no caso especifico desse carro que não é alto custo para fabricar.

        • thales_sr

          E no caso do mustang?

  • LFCruz

    mto amarelo pro meu gosto… kkkk mas ja vi um vermelho ao vivo e achei mto bacana…

  • Nunca vi nenhum na rua ainda.. mas é bonito em.

    To esperando fotos do interior..

  • Andrel26

    O design exterior é mesmo lindo! Mas me passa a impressão de carro feminino como no C3 anterior, sou o único? Acho que vou esperar o DS4. Engraçado isso, o C3 tinha cara de carro feminino e o C4 de carro masculino e isso se repete nos DS correspondentes.

  • hugogyn94

    Bela mansao.

  • LuisCarlosCosta

    Cara esse motor me lembra o do Palio 1.6 16v que eu tive, não cabia nada mais no cofre do motor.

    • rpasini1

      Vai ficar só na lembrança, coloca um do lado do outro e arranca que tu vai ver.

  • dudupruvinelli

    Por mais de 80k eu pegaria esse volvo. Só dizendo… http://www.webmotors.com.br/comprar/volvo/c30/2-5

    • Eu também!

    • rdcotta

      o Problema não é comprar este carro mas sim manter ele, o seguro é carissimo, as peças mais ainda e na minha cidade que é capital e varias outras não tem uma concessionaria da Volvo. onde faria as revisões e caso precise de peças.

      fica dificil.

      • Krestu

        Volvo?

    • rpasini1

      Esse volvo C30 T5 é um canhão, mas o problema é como o colega falou, manutenção do mesmo, e tem também o seguro, que deve ser o dobro do valor do DS3.
      E comparar carro novo com usada não rola.

  • PKuster

    Muito bom, mas quero ver detalhes do interior – falam que é meio antigo e com um sistema de som capenga. Curioso: vem da França sem isenção de alíquota e ainda é vendido "somente" por uns R$ 83K. Tem chance de ser fabricado no Brasil ?

  • O_Corsario

    A traseira limpa me agrada muito, mas a frente já acho muito "cheguei", em especial graças aos enormes faróis cheios de nada…
    E aquele cromado na lateral não tem nada a ver com o carro. Ainda mais no amarelo, ficaria muito mais bonito preto.
    FIcaram faltando fotos do interior.

    • luizfelipebc1

      E depois que vc ouve o preço, continua agradando?

      • O_Corsario

        Você diz como se a traseira limpa desmerecesse o carro? Não acho, acho uma traseira bem resolvida, funcional e bonita.

        • dougkmt

          Que o carro é surpreendente, eu não tenho dúvidas.

          Mas não é 100% o que eu encaro como beleza. Explico:

          – Prefiro os retrovisores e maçanetas na cor do veículo.
          – Também não gostei do detalhe cromado na parte inferior da lateral (parecido com o detalhe preto na lateral do C4, independente dar cor do veículo).
          – O símbolo no capô poderia ser igual ao que vai atrás.
          – Não gostei do detalhe amarelo no centro da roda (isso, pelo que lembro, é personalizado conforme a escolha do cliente).
          – E, por último, não gosto da cor amarela, rsrs!

          Mas a parte do teto preto e a "barbatana" de tubarão deram um toque bacana pro carro! Espero ver agora o interior com detalhes, visto que a versão vendida aqui parece ter sido empobrecida comparada com a versão européia… Vamos ver!

          • rpasini1

            Acho que o único item que o nacional perdeu foi a central multimídia. Os bancos desse carro são muito bons, pra falar a verdade o modelo em tecido me agrardou mais que o em couro.

    • Edson Roberto

      Entretanto, ele seria o exemplo do que temos de exemplo de um carro muito divertdo para se usar nas ruas e track days…rs

      As fotos do interior são para a proxima materia…

  • AmmmmmP

    Bocal do tanque com chave? ter que dar a chave para abastecer…. não dá.

    • dougkmt

      Não basta errarem com o 308. Tão fazendo errado com a categoria de luxo da Citroen também…

      Não que eu vá deixar de comprar o carro por isso, mas são detalhes que seriam esperados em um carro de 80.000!!

      • Edson Roberto

        E o som RIDICULO que vem esse carro? Até mesmo a qualidade deveria ser esperada de um produto considerado "premium" pela empresa.

        • dougkmt

          Espero que o Éber mostre isso no vídeo Detalhes.

        • thales_sr

          Só porque o modelo é feio?

  • HumbertoRR

    Belo carro e bela casa!

    • Teixeiracar

      Tambem reparei na casa (rsrsrs). Será que é do editor ? Bem ! Tambem se for eu não tenho nada com isso não é mesmo? Prefiro falar do carro que é o tema do post. Este sim, na minha humilde opinião pode ser chamado de carro Premium.

  • Carro bonito, sem dúvidas, mas parece não estar fazendo sucesso como o pseudo esportivo Veloster, o novo e magnífico Fusca, até Punto TJet, Mini Cooper e A1 já vejo mais do que o DS3. Agora, da linha DS, o maior (DS5?) que carro é aquele???

  • luizfelipebc1

    Pelo amor de deus neh pessoal, tem a santa paciência um carro Baninha desses, parece um C3 com 2 portas, por mais de 80 mil ta amarado em nome de jesus cristo, que eu prefiro um modelo maior, dá para comprar um Fusion, Capitiva, Sportage e outros carrões do mercado.

    • thales_sr

      Pois é, dá pra comprar DUAS (não uma, mas DUAS) Kombi! Muito mais espaçoso!

      • Edu_Airtrek

        "Eu não preciso desse DS3 porque meu marido tem DUAS Kombi!." Rochelle.

        respndendo o Luizfelipe: Carros diferentes, públicos diferentes: Quem compra o DS3 geralmente são pessoas na casa dos 25-35 anos, que são solteiras ou possuem uma família pequena (casal + 1 filho) e pessoas que não querem (principalmente) ou tem dificuldades para dirigir e manobrar um sedã com as dimensões do Fusion.

        Já o Fusion é voltado mais para pessoas acima dos 35 anos, que já estão com a vida bem consolidada financeiramente e possuem uma família um pouco maior (casal + 2 filhos) e precisam de um carro maior, com condições de abrigar bastante bagagem para viajar.

        • Vellored02

          Geralmente solteiros ou casais sem filhos

        • Edson Roberto

          Na minha opinião, o DS3 é aquele terceiro carro utilizado para se divertir em um carro descolado. Certamente quem tem um desses, tem no minimo um outro carro. (e possivelmente poderia ter um sedan médio grande).

          • poiopoio

            Concordo. Quem compra um carro desses já tem um carro pro dia-a-dia e possivelmente um outro. O DS3 é um brinquedão hehe.

    • macaense

      Não sabia que carro deveria ser vendido a metro.

      • luizfelipebc1

        Também não… Mas desde que o carro pareça um esportivo de verdade, com potencia e design de um carro esportivo aí sim vale… mas não essa coisa que vai valer mais ou menos uns 20 mil daki uns 5 anos…

        • Edson Roberto

          Opa ai sim….

          O que vc acha e pensa do Jetta TSI?

          • luizfelipebc1

            Um ótimo carro, mas tem um porem, ele é sem graça e caro tb… Carros tem que marca época, não pode ser apenas mais um entre tantos… Jetta pelo novo padrão VW se tornou um voyagem grande ou quem sabe um novo santana de luxo, que relacionado com aquele chines não tem diferença nenhuma… com 80 mil eu pensaria muito bem antes de investir, Quem sabe em uma Bela Ranger ou quem sabe em até um novo Fusca.. esse sim marcou história…

    • Felix_S

      Não acredito que o consumidor típico do DS3 esteja preocupado se com a grana dá pra comprar um sedã…

  • granrs78

    Esse carro é muito bonito e invocado, mas infelizmente no Brasil os preços são muito alto como quase todos os modelos vendidos por aqui.

  • toledo121

    pesoalmente o carro é muito bonito pricipalmente no amarelo. ate que eu tinha interesse de levar um pra minha garagem. mas como prefiro carro automatico. tive que descartar

  • Moy

    Cromados nããããããããããããããããoooooooooo …..

    • poiopoio

      hahahah
      Não precisava deles ali, né?!

  • MecanicoDigital

    Quem diria hein … que a Citroen, uma empresa que no passado foi mundialmente reconhecida por suas suspensões refinadas e inovadoras … se rendendo à receita pronta do eixo de torção na traseira …
    Tudo pelo lucro máximo ao menor custo possível…
    Triste.

    • thales_sr

      Se o produto saiu bom, não vejo problema. Pior é a "masturbação técnica" resultar em porcarias. Focus Sigma tem motor de alumínio, duplo comando, 16 válvulas, etc… E é manco e beberrão. De que adiantou tanta tecnologia?

      • Stark

        Perfeito comentário! Algumas montadoras investem em 16V, Comando Variável, Blocos, peças e mais peças em alumínio e no final o consumo é o mesmo, e o torque é sacrificado em prol de potência.

        Perfeito seria se os motores modernos tivessem mais tecnologia para menor consumo.

      • MecanicoDigital

        Concordo amigo. Realmente tem muita coisa por aí que andam lançando e que não passam de engodo automobilístico. Não estou criticando o sistema de eixo de torção, que pra mim é o melhor sistema de suspensão traseira atualmente em uso, por permitir um acerto quase tão bom quanto o sistema multibraços, porém custando uma fração do valor deste, tanto na montagem, quanto na manutenção.
        Claro que o sistema de mutibraços é superior quanto ao equilíbrio, mas o eixo de torção, quando bem implementado, chega a resultados próximos.

        Mas eu tinha outra coisa em mente quando escrevi meu comentário.

        Sem tirar sua razão, pois compartilho de seu pensamento, mas eu acredito que a Citroen tinha talvez o melhor sistema de suspensão já criado pelo homem, e abandonou esta tecnologia por não querer mais aperfeiçoar o sistema, que ainda poderia evoluir bastante e até superar os atuais.

  • Carlosmed9

    Sera que o Cabriolet vem?

  • FilipeLafuente

    A propósito, que casa linda essa hein! : )

  • Juniorfillingam

    faltam fotos do interior do carro!!

    • Edu_Airtrek

      O Eber vai mostrar no próximo post da avaliação.

  • Froid_Dalton

    Eu sou mais um desse que um Mini Cooper, mesmo sabendo que o Mini é melhor de curva. Citroën tem essa tradição do rally, juntamente com a Peugeot. Sou fã dos franceses. O DS3 tem aura de um carro visceral, com motor turbo e um simples câmbio manual de 6 marchas, sem as frescuras do câmbio AT. Sem contar que o visual é arrebatador, não se trata apenas de um C3 apimentado, como muitos dizem. É um carro distinto. Do meu ponto de vista, o mais interessante da linha DS.

    Quem sabe um dia eu pego um usado desse.

    • poiopoio

      Um com 2 anos de uso…. sonhar é possível! Quem sabe?!

  • Vinicius_Lima

    Bacana curti muito o design e apelo esportivo desse DS3, enfim não é atoa que fez sucesso e de acordo com o Éber entortou alguns pescoços kkkkkk.

  • guto05

    Sinceramente nao entendo. A galera "desse o pau" no Jetta tsi dizendo que é muito caro por mais ou menos 90k. E esse carrinho por 83k? Eu so li um comentario criticando o preço. Brincadeira de mal gosto!!! 83k neste carro pelo amor de deus. Deve ser um otimo carro, mas neste preço, definitivamente nao da…

    • 430scuderia

      tem jetta pouco usado ai pora 70 e poucos mil, e o DS3 idem, e são carros com propostas diferentes…

      • guto05

        Com certeza sao carros de propostas diferentes. Mas mesmo assim, pra mim, nao da pra comparar. Tenho um jetta tsi, e em questao de esportividade, aceleraçao, é dificil achar que chegue perto. É sinistro. Continuo achando brincadeira um carrinho desse custar quase 90 pau.

  • Stark

    Não sei mas quando olho Jetta TSi (alemão puro) por 80k eu não consigo enxergar vantagem no DS3.

  • Felix_S

    Depois que andei no DS3 fiquei louco pra ter um. Sem dúvidas é carro pra ser o terceiro, quarto carro da casa… mas se fosse em casa iria dar briga pra ver quem sairia com ele… hehe. Andei no Jetta TSI também, mas não dá pra comparar, pois são propostas bem diferentes. O Jetta cativa pela eficiência, mas o DS3 é pura diversão

  • raphacaveira

    Eu fiz o test-drive no DS3, realmente o conjunto mecânico é muito bom mas o carro é demasiadamente simples. Antes de ver o DS3 vi o Fusca, eu achei o volks melhor acabado. Entre pagar 80 no DS3 ou 80 no fusca manual de entrada(isso se achar sem ágio) com certeza iria de fusca.

    • poiopoio

      O DS3 é um brinquedão. O Fusca é mais funcional e é mais sofisticado. A escolha depende da intenção do freguês!

  • W_Costa

    O que mais me cativa na PSA é essa "organização" e capricho sob o capô, pois não se vê fios ou espaços vazios no compartimento do motor, coisa rara no mercado nacional,nisso a PSA se destaca.
    Sem querer ser capcioso, mas na questão custo-benefício, eu ainda iria de T-Jet, diferença fica em torno de 20 mil, (pelos menos pra mim isso é bastante considerável), mesmo sabendo do descaso da Fiat que não sede carros para alguns blogs automotivos (talvez por esse motivo a maioria dos blogs a "queimam", atitude que acho injusta), seria interessante ver um teste com os Fiat (turbo) por aqui, infelizmente essa atitude da Fiat é lamentável.
    Acho que o downsizing unido ao turbo é o caminho mais curto para uma verdadeira eficiência em motores a combustão, pois permite usar um número de cilindros e/ou cilindrada menores atingindo desempenho semelhante de motores "maiores" ficando assim mais econômicos.
    Espero que tenhamos cada vez mais opções de carros turbo e cada vez mais acessíveis.

  • RyanSX

    E eu lendo aqui pensando em 45.000 reais kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quando vi o preço disso, quase me joguei do 6° andar. Preço de FORD FUSION 0km.

  • joaoup

    Por esse preço eu iria de VW Fusca ou ainda VW Jetta TSi (com 1000 a mais) ambos com 200 cv e outras coisas a mais.

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