Avaliações Citroen Crossovers

Avaliação NA: Citroen DS5

citroen-ds5-fotos-avaliacao-na-4-620x412 Avaliação NA: Citroen DS5

“Muito bonito o seu carro, viu, parabéns!” “Como que chama ele?” “E que motor ele tem?” Estas foram frases ditas por um senhor de uns 50 anos de idade andando a bordo de um Hyundai Azera modelo 2007-2009, aqui no centro da cidade, enquanto eu estava indo no sentido contrário e esperando o semáforo abrir. Ele parou seu carro no meio da rua, fechou o trânsito e começou a falar comigo sobre o Citroen DS5 que estava avaliando naquela semana.



Além dele, que se mostrou mais avançado e chegou a falar comigo sobre o carro, vários amigos e conhecidos expressaram admiração pelas linhas do DS5, que a julgar apenas pelo visual parece uma aeronave, ou um Evoque de quem não tem quase 200.000 reais para desembolsar em um carro: é um modelo que coloca o visual acima de muitas coisas; tem um visual que não se encaixa muito em qualquer segmento definido de carrocerias, e por último é um carro que perde em algumas outras coisas, como espaço interno, a favor do visual chamativo acima de tudo.

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O Citroen DS5 é baixo, parece um cupê, parece um crossover, parece uma minivan anabolizada, etc… e no final não se parece com nada disso, tem comportamento de sedã de luxo em um formato único e chamativo. O modelo mais sofisticado da Citroen à venda aqui no Brasil hoje tem tabela na casa dos 124.900 reais, e está na Avaliação NA.

O DS5 não tem lista de equipamentos opcionais, apenas cobra a mais caso você more em regiões afastadas do país (chega a 128.800 reais) e cobra também pela pintura perolizada, caso seja de seu interesse. Neste valor, temos itens esperados para o segmento e até algumas coisas presentes somente em carros mais caros, como os faróis de xenon direcionais, que viram ligeiramente para os lados quando o motorista esterça em uma curva, por exemplo.

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Se por um lado o DS5 tem o mesmo motor de seu irmão DS3, que aliás custa uns 45.000 reais a menos, por outro lado entrega detalhes únicos e interessantes, feitos para cativar quem se importa bastante com a aparência e fazer com que essa pessoa assine o cheque de 125.000 reais, mesmo sabendo que um carro francês deste nível poderá desvalorizar rapidamente, fruto da mentalidade existente em nosso país.

Citroen DS5 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

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O interior do Citroen DS5 segue o mesmo tom da parte externa, chama a atenção e cativa a quem gosta de beleza e linhas elegantes. O acabamento interno é caprichado, e apresenta alguns detalhes que geralmente não encontramos em modelos desta faixa de preço, como acabamento em couro na área do painel logo acima do quadro de instrumentos e também um carpete forrando as laterais do console central, onde geralmente encostamos as pernas.

A cabine tem iluminação abundante feita por LEDs. O quadro de instrumentos é todo digital, sobrando apenas o ponteiro de velocidade com o carro desligado. Todo o restante fica apagado, e quando se acende, mostra as informações com elegância e um toque de esportividade.

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O universo dos aviões é a inspiração declarada do interior do DS5, com linhas e botões que imitam os detalhes de aviões de caça, e também lembram os interiores de modelos como Porsche 911 e Lamborghini Aventador. O head-up display é um toque interessante: a tela que mostra a velocidade gira e se levanta a cada partida do motor, depois se esconde ao desligar o carro.

O painel tem acabamento macio em toda a sua parte superior, e este mesmo material de boa qualidade se estende ao acabamento interno das portas. Os bancos tem um acabamento de couro muito bonito e também são bem confortáveis, embora os bancos dianteiros do Citroen DS3 fiquem um pouco acima em conforto, em nossa opinião.

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Aliás, os bancos do DS5 tem regulagens elétricas, memórias, aquecimento e também fazem massagem no motorista, se desejado. Faltou apenas a ventilação dos bancos, item que existia na Passat Variant completa que avaliamos. O programa de massagem do banco do motorista do Citroen DS5 dura uma hora, e é composto de seis ciclos de dez minutos: por seis minutos ele massageia as costas do motorista e por quatro minutos fica inativo.

Só que o painel, com suas linhas bonitas, acaba tomando muito da parte central do carro e não deixa muito espaço para as pernas dos dois ocupantes dianteiros. Ainda falando de espaço interno, a linha baixa do teto também deixa o ambiente um pouco claustrofóbico.

Atrás, é possível andar com três pessoas, mas elas ficarão um pouco apertadas. Na altura da cabeça, quem tem mais de 1,75 metro encontrará um pouco de aperto na parte traseira e terá de andar com a cabeça ligeiramente abaixada.

Citroen DS5 – Vídeo de detalhes

Citroen DS5 – Comportamento e consumo na cidade

Quando começamos a andar com o DS5 na cidade em que fazemos nossos vídeos já percebemos como que um modelo importado sofre com as ruas péssimas que temos no Brasil. Primeiro que a frente baixa e bicuda do Citroen DS5 raspa em tudo que é lugar, seja na saída da garagem da minha casa, seja em ruas onde o asfalto tem uma depressão maior.

Outra coisa é que o modelo chacoalha pra todo lado e não consegue filtrar as imperfeições completamente, em grande parte por causa dos pneus de 18 polegadas com perfil baixo. Com isso não temos o conforto esperado de um carro tão caro (para um Citroen) e tão chamativo.

Aceleramos forte e percebemos que os 1.480 quilos do Citroen DS5 não combinam muito bem com o motor 1.6 turbo de 165 cavalos que ele leva. Se este motor faz do DS3 um foguetinho esportivo, no DS5 não empolga muito. Não que o comprador desse carro exija um comportamento totalmente esportivo, mas quem paga caro por um carro desse tipo sempre quer ver boas e imediatas reações ao pisar no acelerador.

É claro que o Citroen DS5 já apresenta um desempenho superior ao que teríamos em um carro desse peso com motor 2.0 convencional. É um exagero o que alguns na imprensa chegaram a dizer sobre o DS5, comentando que ele tem desempenho de carro com motor 2.0, só se for um carro com uns 1.300 quilos e motor 2.0, aí sim.

Para entregar um desempenho empolgante, parecido com o desempenho do DS3, o DS5 precisaria de um motor com uns 200 cavalos e algo em torno de 28 kgfm de torque, ou mais. Com o motor que tem, a condução não é esportiva, isso é certeza.

Um ponto interessante que percebemos a respeito do comportamento do câmbio automático do Citroen DS5 na cidade é que quando você pisa bem fundo ele mantém as marchas por mais tempo, mesmo sem o botão S estar acionado.

Ele percebe que você está buscando uma tocada mais forte e segura a marcha, surpreendentemente até por um tempo demasiado, fazendo com que o motorista tenha de pisar de leve no acelerador para mostrar ao câmbio que é hora de acalmar um pouco.

Com relação à suspensão, quando estamos em asfalto de boa qualidade, tudo vai bem. O DS5 mantém uma boa dose de conforto e também boa estabilidade, mas quando chegamos em asfalto ruim, o conforto fica bem prejudicado. Quando passamos em buracos, a pancada seca nos pneus dá até dó. Por isso é necessário avaliar onde o carro será usado. Se você for andar em asfalto ruim o tempo todo, pense várias vezes antes de comprar um DS5.

O consumo aferido do Citroen DS5 foi de 5,9 km/l com gasolina e ar-condicionado ligado o tempo todo. Se trata de um consumo bem alto, muito acima do que consumiu o DS3, que conseguiu 8,5 km/l. No vídeo do DS5 na cidade cheguei a comentar que o DS3 teve um consumo de 6,5 km/l, mas foi um erro.

Este consumo do DS5 mostra pra nós que ele poderia ter motor um pouco mais potente, pois aí o consumo não ficaria muito pior, e pelo menos teríamos como justificar tal sede exagerada.

Citroen DS5 – Comportamento e consumo na estrada

O desempenho do Citroen DS5 na estrada é suficiente para o uso normal que a maioria das pessoas irá fazer. O veículo acelera de maneira constante e não muito esportiva, mas o turbo sem dúvida é um adicional legal na hora de ultrapassagens e retomadas, dando um fôlego extra e aquela empurrada ágil de torque.

O conjunto de qualidades necessário para agradar quem anda bastante na estrada está sim presente. Temos um torque razoável, conforto, silêncio a bordo e um baixo nível de rotações em velocidades de cruzeiro. O câmbio automático de seis marchas do DS5 mantém 2.000 rotações a 100 km/h e 2.200 rotações a 110 km/h.

Andando a 120 km/h ou mais, os giros já ficam mais altos, e com isso o nível de ruído interno aumenta um pouco. Não por causa do motor, mas infelizmente por causa de uma certa falta de vedação acústica acima das rodas traseiras. Notamos um alto (para o segmento) nível de ruído vindo da parte traseira do veículo.

Fora isso, o silêncio a bordo do Citroen DS5 é muito bom. O motor fica bem isolado da cabine e as portas não trazem ruído aerodinâmico, aquele barulho de vento passando por ali que está quase sempre presente em vários modelos testados pelo NA.

Com relação à estabilidade nas estradas, o DS5 é excelente. Ele está sempre colado no chão e faz curvas um pouco mais fechadas acima de 100 km/h tranquilamente. Nesse sentido os pneus de perfil baixo que retiram um pouco do conforto na cidade ajudam bastante.

E o consumo marcado em nossa avaliação foi de 13,8 km/l, andando a 110 km/h e com o ar-condicionado ligado. Se trata de um número ligeiramente pior que o DS3, que marcou 14,2 km/l. Para o tamanho e peso do DS5 é um consumo adequado na estrada, diferente do que ele mostrou na cidade, bebendo demais.

Citroen DS5 – Ficha técnica

Motor THP 165
Número de Cilindros e Válvulas 4 cilindros 16V
Cilindrada 1598 cm3
Alimentação Injeção eletrônica multiponto com turbo de alta pressão e intercooler
Potência máxima 165 cv (121 kW) a 6000 rpm
Torque máximo 24,5 kgfm (240 Nm) a 1400 rpm
Nível de ruído 77 dB(A)
Velocidade máxima (em circuito) 211 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,9 segundos
Câmbio Automático Sequencial de 6 marchas
Tração Dianteira
Sistema de direção Hidráulica
Suspensão dianteira Pseudo McPherson, com braços inferiores triangulares e barra anti-inclinação
Suspensão traseira Travessa deformável e barra anti-inclinação
Sistema dianteiro Discos ventilados
Sistema traseira Discos
Auxílio à frenagem
ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e
AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência)
Medida dos pneus 225/50 R17 ou 235/45 R18
Rodas Liga leve 17″ ou 18″
Combustível Gasolina
Tanque 60 litros
Comprimento 4530 mm
Largura – largura com retrovisores 1582 mm – 2128 mm
Altura 1513 mm
Entre-eixos 2727 mm
Peso vazio 1480 kg
Peso bruto Total 1998 kg
Carga útil 518 kg
Volume do porta-malas 468 litros
Volume do porta-malas com rebatimento dos bancos 1288 litros
Altura até o porta-pacote 549 mm
Comprimento do assoalho 917 mm
Largura do assoalho 1200 mm
Número de passageiros 5

5.0

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  • Bruno

    Parabéns ao NA por mais uma excelente avaliação, sempre com sinceridade e imparcialidade.
    Com certeza é o melhor e mais idôneo canal de notícias automotivas que existe.
    Muito sucesso a todos.

    • AventadorMan

      Fui na Citroen outro dia para ver o novo C3 e estava esse modelo exatamente igual prata e tinha um preto pronto para entrega, gostei mais do prata até, enfim, realmente é um carro que chama mt atenção é de uma beleza fora do comum, ainda quero ter, mas daqui uns 3 anos ehehhe qd desvalorizar bem, pois outro dia me ofereceram um C5 2011 com 19 mil km no valor de R$50 mil a vista sem troca.

      • nightwishjp

        Concordo contigo. Dei uma olhada em um e a beleza dele é fora do comum mesmo.

      • JCS

        Se eles tivessem colocado o motor do C5 no DS5 justificaria o preço. Se voce gosta de dirigir um carro que responde. Fique com o C5. É tam bonito quanto, anda mais e gasta menos.

        • Matheus_P

          ????? C5 aqui vendido tem motor 2.0 16v aspirado de 143cv…

    • Juliano_Dias27

      Show de bola este carro.
      Pelas fotos e videos ele é uma coisa de louco, o interior é fantastico.
      Ainda nao o vi de perto…so entrei em um DS4 que tb é mto bonito, e o interior mto bem acabado e perfeito.

  • Vish_

    Aposto que quando ele respondeu que o motor é 1.6, o senhor do azera deve ter pensado que o carro não anda nada hehe
    Um belo carro! Parabéns pela avaliação!

    • Bem por aí… não é tão ruim assim, mas ainda anda menos que o Azera antigão, mesmo com turbo.

      • Edson Roberto

        Eber, acredito que pelos carros que vc tem usado talvez não tenha comprado outro modelo no lugar do Azera certo? Ou já pegou o Cadenza? rs

        • Edson, eu comentei esses dias atrás que aqui no blog eu não vou mais comentar a respeito de que carro tenho. Comprei um carro alemão legítimo 2012 depois do Azera e vou me limitar a falar isso (não, não é um Volkswagen rsrs…)

          • Arthiola

            é um Hyundai então? :O
            Depois do comercial que vi deles dizendo que eram melhores que a BMW… kk
            Brincadeiras a parte, ótimas avaliações. Já até tomei uma decisão de compra por causa delas xD

    • ThomazTMartins

      e ele anda algo ? Pra um carro de 130 mil reais ele se parece com 1.0

  • fip_mengo

    Belo carro, parabéns pela avaliação ! Esse motor 1.6 thp pode render mais pelo que eu já vi, algo em torno de 200 cv ! Iria melhorar bem o desempenho do carro, mas seria um bom motivo pra eles aumentarem mais o preço!

    • Iria melhorar mesmo, e 200 cavalos seria mais adequado pro peso do DS5.

      • quirelli

        Me corrija se eu tiver errado Eber, mas ja lí que esse motor só não rende mais cv's por causa da nossa gasolina ruim… Se esse motor rendesse os 200cvs, seria praticamente o carro perfeito!

        • Edson Roberto

          Não é verdade. A verdade é que a Citroen optou apenas usar o motor 1.6 turbo nessa potencia. Ela não fez nenhum tipo de calibração para introdução de maior potencia e uso de cambio automatico, uma vez que há ganhos de tecnologia no modelo de 200cv (que é da BMW a tecnologia introduzida).

          Além disso, os modelos de 200cv com esse motor na citroen somente com cambio manual. Não a toa, se realmente aparecer o DS4R para ser vendido no Brasil ele será unicamente com cambio manual de 6 marchas (o mesmo cambio do DS3).

        • Na Europa esse motor tem opção de 200 cavalos mas é outra calibragem.

          • Matheus_P

            Nao apenas calibragem, mas tb o advento do levantamento variavel das valvulas…

      • zemarreta

        O problema eh q ai ele seria manual e nao mais automatico. Pelo q andei lendo, a versao de 200cv tem um redline acima do q o cambio at da aisin permitiria.

  • jaderf

    nao sou muito chegado nos franceses, mas este interior ta simplesmente lindo demais, esse aço escovado ficou um T !!

  • msbiel13

    pelo que eu vi , aqueles botões no teto que não tem função são o sistema S.O.S ( parecido com o S60 ) , + com relação ao carro , o mais proximo que eu vi de uma cabine de avião

  • dsgdude

    uau NA. vcs estao bem na foto hein. parabens.

  • Eduardo

    Esse carro é muitoooooo lindo!

  • AlessandroSr

    Será que com configuração de rodas 16" e pneu de perfil "menos" baixo….a suspensão sofreria menos??

    Sério deu dó….alias da dó desses carros no nosso solo lunar…

    • Tem como opcional 17, não 16… acho que melhora um pouco sim.

    • jcamazano

      Vou acrescentar esse termo no meu vocabulário quando for me referir ao nosso pavimento de transito… rsrsrsrs muito bom! "SOLO LUNAR"

    • Ubaldir

      Se usar como parâmetro de comparação os Jettas com rodas 16" ou 17", com certeza conclui-se que a melhora deva ser significativa. O sedã da VW ( que tem a suspensão bem firme) com as rodas menores e pneus mais altos apresenta comportamento em termos de conforto bastante distinto, trazendo uma maciez extra significativa em marcha. Imagina de aro 18" pra 16"…

  • FLA

    Podem falar do 1.6, realmente não é tão bom para o carro. Mas que entrar nesse carro da uma sensação única, isso dá. Sem contar no visual, interior e exterior melhor e mais empolgante que os alemães de entrada.

    • Zergling

      Muito mais empolgante que qualquer alemão de entrada sim.

    • Interior e exterior pode ser, mas carro alemão consegue ter um desempenho melhor que o DS5 com menos potência. Ainda mais com câmbios de dupla embreagem e 7 ou 8 marchas.

      • PortoWF

        O Chefe anda dirigindo muito BMW !!! kkkk

    • Felix_S

      O interior é realmente incrível (para sua faixa de preço) e os bancos são muito bonitos. Até um amigo (cujo pai tem um série 5) ficou impressionado com o interior. Mas infelizmente o DS5 e muitos importados não foram feitos para nosso asfalto. Culpa da Citroen?… Claro que não, a vergonha é só nossa mesmo. Mas não achei o carro lento não, mas apenas suficiente. Pena que não tragam na versão de 200 cv…

      • marcondes

        eu tenho um sentra mecanico que em tese faz 0-100 em 10,5s e ja acho excelente (ta certo que custou menos da metade) e vocês estão chamando de lento um carro que faz 0-100 em 8,9s? eu hein…

  • Ale

    avaliação nao foi das mais elaboradas. nem se quer falou do espetacular teto solar com abertura independente p motorista e passageiro q o carro tem. faltou mt detalhes…

    • Isso foi mostrado no vídeo. Se você não ver os vídeos e achar que a avaliação não foi completa, fica complicado né… vê a avaliação por completo primeiro, depois comenta.

      • josevaldop

        Por favor, jamais pare de fazer os videos, eles foram diferenciais para a compra de carros aqui em casa ja, parabens

      • Edson Roberto

        Eber, sei que a ideia de tirar fotos profissionais é para profissionalizar ainda mais seu trabalho, mas não seria possível tirar umas fotos sem efeito para que possamos comparar uma "realidade" desse modelo?

        Fiquei muito curioso para ver fotos daquele acabamento que vc cita em relação ao local das pernas. Não distante, isso também existe por curiosidade, no Xsara hatch. (no qual eu posso).

        Abraços!

        • Seria possível sim, mas eu não iria tirar fotos desse local, entende…. é no pé do console central, uma área nada a ver de fotografar….

      • JanssenJ

        Se vc não viu os vídeos, não viu a matéria completa e não pode afirmar algo, um vídeo de 24 min com o carro parado e 21 dedicados apenas a falar do interior do carro e o camarada chega falando que está incompleto? Por favor, uma coisa é o cidadão AFIMAR que não está na matéria outra é alguns que pelo meio de comunicação não podem ver a matéria completa. São duas coisas distintas! Se eu não vi os 100% eu não afirmo asneiras!

  • CristianoGriLLo

    Recentemente troquei meu azera 2009-2010 por um DS4 ( DS5 estava além do que eu poderia pagar, sendo cobrado aqui em Porto Alegre na faixa de R$135.000,00). Os carros, obviamente se diferem em vários aspectos, mas em outros são muito parecidos, apesar do DS5 ser muito mais completo que o DS4, gostei muito dos itens apresentados pelo DS4 e devo dizer que a citroen esta de parabéns ao trazer a linha DS para o Brasil, estou muito satisfeito com o veículo. Única ressalva até agora é o alto consumo que vem apresentando, mas até onde li, isso pode ser algo "normal" até os 2000-3000 quilômetros (hj ele esta com 900km). Parabéns pela excelente matéria!

    • msouza91

      Eu não compro carros usados, mas estou tendendo muito a comprar um DS4 ou DS5 daqui a uns 2 ou 3 anos. São carros muito bons, e eu curto muito essa linha DS, pena que não lançaram o DS9…

    • mrguilhermesosa

      CristianoGriLLo, vc comprou por quanto o seu DS4? E qual é a cor ?

      • CristianoGriLLo

        Aqui em POA, me ofereceram de início por R$110.000,00, mas no fim, saiu por R$105.000,00, ainda sim, R$5.000,00 que o preço de tabela (coisa que só fui descobrir após a compra, conhecia muito pouco sobre o carro, meu foco era o DS5 e o novo fusion). Peguei o branco, que já tinha a pronto entrega

    • Jogude

      Isso é verdade, o consumo tende a melhorar quando o carro amacia o motor (no manual ciita até 3.000 milhas). Tenho um Fusion 2.0 ecoboost, troquei recentemente meu Cruze r7d 12/12. O consumo do Cruze girava na cidade entre 8,5 gasolina e 12 estrada, sempre com ar ligado a 110-120 km/h. O fusion está com 1.200 km e faz 6,5 km na cidade e 10-11 na cidade. Acho que a média deve melhorar um pouco, mas o grande problema que vejo é a sobra de potência, não dá para acelerar e o carro ir mais lento (de forma progressiva), sempre ele dá um pulo e acelera muito rápido, mesmo pisando pouco. Acho que esse excesso de potência prejudica no consumo. O fator positivo é o prazer em dirigir que paga qualquer consumo… Quando viajo e chego ao destino sinto vontade de voltar a estrada toda e viajar novamente. Nunca gostei da Ford, mas esse Fusion vai ser meu carro por longos anos! Nem gosto de mostrar pro vizinho, não gosto de sair desfilando, mas eu gosto de carros… Cara, quem dirige esse novo Fusion não consegue escolher outro carro!

    • zemarreta

      Cristiano, o thp aumenta consideravelmente o consumo com muito congestionamento. Entretanto, garanto q se vc pegara freeway e rodar a uns 110 km/h, ele vai fazer perto de 15 de media.

  • ToniMontanha

    A nave, ops, o carro é maravilhoso. Sem dúvida.
    Mas o motor tinha que ser mais forte….
    #calcanhardeaquiles detected!

    • andy_irons

      para mim esse motor não seria o problema, acho ele até bastante moderno e por já ter em vários veículos da psa no Brasil a manutenção acaba por ficar mais prática (rápida e mais em conta), claro que as vezes não é bem assim na prática, mas a tendência é essa. Acho que se partisse para um motor maior a manutenção ia ficar mais cara e o motor mais beberrão. Sem contar que esse tipo de carro não leva muito em conta desempenho. Já para o RCZ eu acho ele meio fraco na opção 165 cv, pois é um carro bem esportivo.

  • Roms

    Eber, fiquei curioso sobre o conforto e a estabilidade do DS5 x Range Rover Evoque… Qual é o melhor de curva e qual tem maior conforto? Abraços.

    • De curva creio que o DS5 seja ligeiramente melhor, por ser beeem mais baixo. Sobre o conforto, acho que o DS5 tem um pouco mais, se o Evoque tiver aqueles bancos esportivos da versão mais cara com pacote Tech. Aqueles bancos são muito duros.

      • Edson Roberto

        E na cidade, dentre os dois, qual deles é mais confortavel?

        Na sua opinião, existe forma de explicar um conforto de maciez entre os dois?

        • Na cidade ambos são sofríveis. O DS5 tem rodas de 18 polegadas e uma suspensão mais firme, pois os pneus não podem ter muito curso, veja como eles já ficam bem perto dos paralamas. O Evoque com aquelas rodas de 20 polegadas dá pancada em tudo que é buraco. Eu não acho nenhum dos dois confortável. O Evoque de entrada talvez seja melhor, mas as rodas pequenas dele ficam feias né.

      • Jogude

        Eber, alguns sites citam a suspensão como barra de torção, isso confere? Seria semi-independente já utilizada em alguns sedãs médios?

        • Não sei te falar… infelizmente não estou mais com o carro aqui comigo.

  • W_Costa

    A linha DS da Citroën é realmente espetacular, e o carro chefe dessa linha não podia ser menos que isso, taí um carro que vale o que custa (ou ao menos passa a impressão disso), porém como nada é perfeito, temos um tradicional eixo de torção na suspensão traseira. O design é um show à parte (interno e externo), mas para quem julga ser um quesito subjetivo, tem opções mais em conta…

  • Jorge

    Sinceramente, prefiro o DS4. Ah, e obrigado, Citroen, por trazer toda a linha DS para o Brasil. Uma marca que merece respeito!

  • mrguilhermesosa

    Eber avalia o DS4. Estou querendo saber se ele é tem a suspenção tão dura como essa. E se vale a pena compra-lo ao invés do 308 THP.

    • Estamos pedindo ele para a Citroen, vamos ver quando eles cederão.

      • guinho_pe

        Opa Eber, estou aguardando essa avaliação sua do DS4. Ele está quase indo pra minha garagem. rs

        • Sayd_Jarrad

          também estou curioso em saber. Um belissimo carro

  • Landrutt

    Uma nave, pessoalmente é ainda mais bonito. Se eu tivesse 125k pra torrar em um carro ficaria balançado em pegar um. O DS5 merecia cores mais chamativas, como o belo tom de vermelho-cereja da PSA, o Ruby (antigo vermelho lucifer, rouge lucifer, vermelho luc ou rouge ruby) ou um tom de azul. Hoje apenas o preto, prata, cinza e branco são ofertados.

    • zemarreta

      Pois eh, faz falta umas cores menos caretas. Essa ditadura do preto/prata eh florida mesmo!

  • ResendeMaster

    O único ponto fraco no DS5 é motor 1.6. Um carro desse tinha que ter motor 2.0 ou 2.4 no máximo…

    • Edson Roberto

      Ainda que o downsizing seja bom, poderia colocar o "antigo" motor V6 que a Citroen usa no C5 da China. Ao menos ele tem um torque bem maior que o motor turbinado e esse consumo se demonstrou ser parelho ao motor V6. (nesse caso dos que equipavam a linha V6 anterior da Citroen).

      • msbiel13

        o problema de motor maior é que ficaria mais caro , pq paga mais imposto , o melhor seria usar msm a versão de 200 , 211 cv desse motor

      • Matheus_P

        Na estrada nao ha v6 q faca 14km/l a 110 c ar ligado

        • Edson Roberto

          Pode até não fazer, mas já vi tanto Fusion como Azera fazendo 12km/l. Só que o diferencial exclusivo é: Melhor eu gastar um pouco menos na estrada do que na cidade para meu tipo de uso. Até porque querendo ou não, meu maior uso hoje em dia é na cidade, o que eu preferiria escolher um carro que tivesse um consumo melhor na cidade do que na estrada.

          Portanto, o DS5 não seria o carro para mim.

  • CharlesAle

    Um carro francês muito bonito,bem estiloso,mas,com suspensão dura,torna se incômodo andar nesse carro,pelo menos na minha região,cheio de ruas e avenidas esburacadas e muitas valetas,raspando a frente,o que convenhamos não é defeito do carro,pois foi feito para Europa,o motor 1.6 é apenas suficiente,para quem vai gastar a grana que irá gastar,pode não gostar do desempenho,enfim,é para aquele que faz questão do carro,pois na minha opinião tem opções melhores pelo preço,como o Fusion,por exemplo,dentre outros…….

  • Thiagusss

    não é exatamente esse mesmo motor que é "retrabalhado" na europa para render 200 cv? capacidade ele tem…agora falta "vontade"…rsss
    (esses dias eu vi um pessoalmente, uma palavra, SENSACIONAL!)

    • Zergling

      Sim é exatamente o mesmo motor. COm conhecimento técnico suficiente, dá pra aumentar pra 200cv o motor sem trocar peça alguma.

    • jcamazano

      Na Zuropa eles conseguem esse "retrabalho" por causa da gasolina, que a nossa está a "ANOS-LUZ" de distância…
      Talvez quando fizerem algo semelhante ao que foi feito com o diesel (S50, S10), possamos ter esse com 200cv.
      Existe a gasolina PODIUM, porém ela tem uma oferta muito baixa e, ainda assim (creio eu), não escapa da adição de metanol.

      • Leandro

        Nossa gasolina pode não ter a mesma qualidade, mas devido ao álcool misturado ela tem uma octanagem bem alta, se o motor de 165cv consegue funcionar com ela não vejo motivo pra não venderem com 200cv.
        Ah, e o álcool vendido nos postos aqui é o Etanol, o Metanol só é usado como combustível em carros de corrida

        • jcamazano

          Perdão pelo erro no nome técnico, etanol… metanol… para nós, leigos, é tudo ÁLCOOL! rsrsrs.
          Agora acredito sim que tenha diferença na regulagem do motor com 165cv e o de 200cv para o combustível e o de 200cv deve precisar de um combustível mais "limpo" e não apenas octanagem, pois (como sempre, creio eu), caso contrário, seria ofertado essa variação nesse carro e no PUG 3008, que compartilha a mesma base.

          • Edson Roberto

            Mas a gasolina em si não tem nada a ver. O problema é que ele na versão de 200cv somente usa cambio manual. E a Citroen insiste em não ofertar um novo motor ou então um cambio que pudesse suportar a nova potencia. Alias, esse DS5 já poderia ofertar o cambio de 8 marchas da ZF.

            • Matheus_P

              Mas há diferenças no motor tambem, como o levantamento variavel das valvulas para chegar a 200cv. Abs

              • Edson Roberto

                Matheus, mas há de concordar comigo que isso não seria fator determinante para se deixar de usar um cambio automático / dupla embreagem não é?

                Nesse caso, ainda já citei a possibilidade de usar o cambio de 8 marchas da ZF pois ele suporta com facilidade essa potencia.

        • Pedro_Rocha

          O metanol já foi utilizado no Brasil em veículos comuns:
          http://super.abril.com.br/ciencia/metanol-veneno-

  • Andrex2501

    Esse carro é mto bonito, tem linhas extremamente chamativas e inovadoras, por isso ao justíssimo nome DS5, vindo da lenda DS q era um carro extremamente inovador pra época!

    Lindo carro mesmo! Poxa Éber, Evoque, X5, DS5, assim vcs do NA deixam a gente mal acostumado hehe

    • Esperamos testar outras naves em breve rsrs….

      • Andrex2501

        Agora eu senti firmeza!

      • Edson Roberto

        Bem que poderia "escolher" de quando em quando um "leitor NA" para conhecer um desses carrões (e dirigir também)…rs

        Dá uma inveja danada de ver carros como esses….

        • Thiagusss

          eu acho a ideia ótima, inclusive participaria, mas como ficaria a responsabilidade sobre o carro, em caso de acidente?
          Inclusive fica a duvida Eber, já aconteceu acidente com algum dos carros testados? apesar de alguns anos lendo o NA, não me lembro que tenha ocorrido…

          • Então, os contratos de comodato detalham que apenas eu posso andar no carro, não posso emprestar pra ninguém. Uma exceção é o editor do NA que traz os carros de SP pra mim aqui. Ele também pode, pois é quem faz as viagens. Sobre acidente uma vez aconteceu com o CR-V de primeira geração. Andando em uma rua estreita, um carro estacionado abriu a porta e pegou o CR-V. Rasgou a lateral direita inteira. Mas quando acidentes acontecem, a montadora conserta o carro e não gera nenhum custo para o jornalista. É claro que se o cidadão faz cagada e capota o carro ou coisa parecida, a montadora conserta, mas nunca mais empresta carro pra aquele site ou veículo da imprensa.

            • Thiagusss

              como imaginei, infelizmente não poderemos concorrer a dirigir essas naves…rsss

        • Infelizmente fica complicado para a maioria dos leitores, pois como estou no Sul de Minas fica fora de mão pra maioria.

      • Thiagusss

        fala a verdade Eber, apesar de todas as preocupações do dia-a-dia, que trabalho "chato" hein?!?!rss
        Parabéns pelo trabalho!

  • AndredeAzambuja

    Não se acha um interior tão bonito quanto o do DS5 nessa faixa de preço pra baixo. Aliás, muito que estão acima disso também não chegam perto, o carro é fantástico. Não me importo muito com a potência do motor em si, mas o consumo é bem desanimador. Mas se um usado 2013 tiver uns 75.000 daqui uns 2 anos, é algo a se pensar hehe

  • Geanmatheus

    Edson Roberto pira… mas também pudera é um carro maravilhoso. O único porém é a altura, que pra mim não serviria.

    • Edson Roberto

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Sabe essa foto do meu intensedebate? Pois bem… eu tive a sorte da Citroen trazer ele para a concessionaria. O "safado" do Eber não queria "pagar" e eu "regulei"…rs

      A bem da verdade é que o Eber já tinha conseguido flagras antes e que já mostrado aqui no NA. Mas curiosamente, o modelo que está no meu perfil, está com um banco aparentemente ligeiramente mais claro. Eu tirei a foto por fora dele inteiro. Não tinha como abrir o carro mas estava sem insulfilm. Ele pessoalmente é maravilhoso. Sem duvida a cor branca na minha opinião é a que melhor cabe para esse modelo. Vendo pessoalmente, vc denota que de fato os materiais escolhidos para o interior do modelo são realmente superiores a diversos produtos aqui vendidos.

      Mas ainda assim, eu não pegaria um DS5. Pelo preço dele sendo que é inferior em itens de série inclusive, eu escolheria por exemplo um BMW Serie 3 320i. Ou então um Fusion. Ambos os modelos me apetecem mais. Mas que esse é lindo ele é…

      Para mim também me incomoda o fato de ser baixo. Mas outro ponto preocupante é não ter uma suspensão multilink para esse modelo. Ele por tudo que carrega deveria receber uma suspensão melhor. A descrição do Eber se encaixa perfeitamente que um carro desse porte deveria ter recebido uma suspensão mais flexivel em funcionamento. (o ideal seria usar a solução do C5, seria o melhor dos mundos)

  • JanssenJ

    Esse carro foi feito pra desfilar em marcha lenta, tem q andar devagar mesmo….desfilando, com calma.(sim poderia ter um motor mais forte, mas não ligaria se um desse viesse para minha casa)

  • Rodrigo Luís

    Pessoal, leram direito a matéria? É um motor 1.6 TURBINADO! Olha só o torque da criança!!! Caramba meu, brasileiro e sua mania de achar que o motor tem que ter cilindrada ALTA para valer a pena! Esses motores menores e turbo alimentados são MUITO MELHORES! Mais econômicos, ótima curva de torque…

    • Infelizmente, com o peso alto de 1.480 quilos, esse motor turbinado não se mostrou muito econômico. Se tivesse 200 cavalos, acho que consumiria o mesmo e seria mais agradável de conduzir.

      • Rodrigo Luís

        Sim, de fato o carro é MUITO pesado… Mas eu sou do tipo que gosta dessa nova tendência "downsizing".
        Mas mesmo com essa quantidade alta de torque, o carro não empolga?

        • Ah Rodrigo, pra 1.480 quilos, 24 quilos de torque infelizmente não é alto não. É apenas correto. Falaram do A1 aí em cima… ele por exemplo tem 20 quilos de torque, e apenas 1.300 quilos… é 280 quilos a menos que o DS5, com um torque bom de 20 quilos.. ainda assim não é muito empolgante. Anda bem mais pelo câmbio de dupla embreagem do que pelo torque.

          • Rodrigo Luís

            Qual seria a solução para um motor dessa cilindrada na sua opinião, Eber? Eu sou à favor do downsizing… Seria aumentar a pressão da turbina? Ou esse é o máximo que você consegue numa turbina com um motor desse tamanho, sem prejudicar a durabilidade?

  • RICHOLL1

    Eber, este carro pode não ser esportivo, mas, 0-100 em 8.9 s e máx de 211 km/h esta muito melhor que a maioria dos carros que temos, e uma pergunta, quem sofreu mais no asfalto da sua cidade, DS5 ou A1?

    • Oba_

      Tive o prazer de dirigir o carro e responde na hora mesmo em baixa graças ao turbo moderno, pode não ser tão rápido como carros que aceleram de 0 a 100 na casa dos 7 a 8 segundos de acordo com a QR fez em 10,6 mas está longe de ser considerado que falta motor ou é lento e anda praticamente igual ao Fusion 2.5 e Azera 2.4.

    • Sim, está melhor que muitos carros, mas temos que colocar o desempenho no contexto do preço, não acha? Nessa faixa de preço 8,9 segundos não é lá muito impressionante. Sobre quem sofreu mais, o DS5 com certeza. O A1 filtrou bem melhor.

      • RICHOLL1

        Concordo sim Eber, pelo preço deveria entregar um propulsor mais potente, obrigado pela resposta.

  • homeromovil

    Eber, bom dia. Para proximas avaliacaos podría poner mas fotos del interior iluminado! gracias! Saludos desde Argentina!

  • Rato_FpolisSC

    Entrei no DS5 no Salão do Automóvel / SP no ano passado. Maravilhoso! Os detalhes em aço escovado no painel central e fibra de carbono no console, além do trabalhado no couro do banco imitando pulseira de relógio, deixaram uma sofisticação impressionante.
    Por fora é um carro muito bonito e imponente, mas o interior é muito mais!
    Aqui em Florianópolis tem vários DS5 rodando, a css daqui está vendendo bem a cota que lhe cabe.

  • Diegorji

    8,9 S no 0 a 100 ? Prefiro Comprar um JAC J3 1.5S, irei ter a mesma aceleração, pagando pouco, com o mesmo conforto e a emoção de estar dentro de um esportivo coo o J3S…

    ….

    …rs

  • PortoWF

    NA cada dia mais V.I.P.
    Esse carro é lindo, não a toa é utilizado como parte da frota oficial Francesa.
    Só o preço no Brasil esta deixando ele um pouco fora da realidade. Por 120 mil Dilmas pesa a escolha contra concorrentes como Fusion,o Fluence GT ou Jetta TSi .

    • mdscom

      Eu acho que são públicos diferentes. Quem compra esse DS5 está procurando mais exclusividade, algo inovador e diferente do trivial. O Jetta não tem nada de inovador, e ainda por cima tem um em cada esquina.

    • Edson Roberto

      Po Thiago, esse fato é muito além do desempenho. Ai é exclusividade.

      Quem olha um DS5 olha Audi, BMW, Mercedes… e julga aquele que oferta o custo x beneficio a seu favor. Necessariamente, não é medido racionalmente e sim o lado emotivo do que a pessoa espera. Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de ficar andando devagar em tudo que é lombada e valeta. (não sou ogro, mas meu parametro é andar normal sem necessidade de quase parar como carros rebaixados, esse modelo é assim, ou seja, até pior que meu C3)

      Eu optaria por um sedan médio premium ou medio-grande/grande de marcas não-premium.

      • PortoWF

        Edson, é que eu tenho grande dificuldade em entender "pagar por exclusividade"

        • JanssenJ

          SÓ entende quem pode, acho eu. Não consigo me imaginar entendendo, mas me imagino dando o paço pra entender(Ganhando muitas Dilmas por mês)

    • Hofmann

      Jetta TSI e Fluence GT? Cara, estamos falando de 125mil reais, Fluence não chega nem a 84 e o Jetta com absolutamente tudo que é possível ter de opcionais, não chega a 100. São pelo menos R$25mil de diferença, dá pra comprar um 1.0 pelado. Além disso, o público é completamente diferente.

      Com R$125mil, por exemplo, já dá pra comprar um Passat que freia e até estaciona sozinho, 320i, S60 T5, X1… Quem quer comprar um carro nessa quantia e cogita um DS5, não passa nem perto de Jetta ou Fluence, dois carros absolutamente comuns, que são apenas mais do mesmo, não inovam em praticamente nada e não chamam atenção.

      • PortoWF

        Realmente amigo, eu tenho enorme dificuldade para entender o "preço da exclusividade", principalmente quando ela não vem acompanhadas de Grifes como Mercedes, Audi, BMW, Porsche,Ferrari,Aston Martin, Bentley, Cadilac, etc.

        O DS5 é um carro lindíssimo,tem N qualidades, mas continua sendo um Citroen.
        Mal comparando é a mesma coisa de alguém que paga caro por um casaco da GAP.
        Não vejo aonde o FUSION fique atrás em qualquer coisa comparando a esse carro, alias ao que me parere o DS5 não tem tração AWD.

        Cuidado o comentário abaixo é uma piada irônica e sarcástica, por isso não deve ser levado mais a serio do que merece
        Quando você estiver dentro do seu DS5 e ver no seu retrovisor um Fluence GT ou Jetta TSI ou um Fusion piscando Farol pedindo passagem, repita para você em voz alta dez vezes: SOU EXCLUSIVO, SOU EXCLUSIVO, SOU EXCLUSIVO….)

    • Sias

      O dois são otimos carros (Fluence e Jetta) mas eles perto do DS5 parecem carros populares.

      • PortoWF

        no acabamento Sias, pq no rendimento…………………

        • Sias

          Sim, no acabamento e na beleza. O Jetta eu acho um carro bonito, mas já não digo o mesmo do Fluence. O interior dele então é muito fraco. Mas esta questão de ter um rendimento mais esportivo não estaria entre meus requisitos, só acho que pelo fato dele ter este motor é que acabou consumindo demais.

  • Eu preciso ter esse carro!

  • JPaulo10

    Merecia ter, pelo preço, o motor de 200 cv. E se o 1.6 pareceu apenas suficiente para este carro, podemos esperar o mesmo do Peugeot 408 THP, com peso de 1.500 kg.
    Em termos de design e acabamento, como o Eber disse, "show".

  • renanzacarias

    Deixa eu voltar pro trabalho que eu PRECISO de um desse… rsrs

  • JPaulo10

    NA, não compreendi a medida "largura do assoalho". Não seria a distância livre até o solo?

    • Naquela parte ali tem várias medidas depois da litragem do porta-malas. Se referem às dimensões do porta-malas.

  • mdscom

    Muito bonito. A Peugeot e a Citroen estão acertando a mão no design dos seus carros, é um mais lindo que o outro. Esse DS5 ficou bem diferente e inovador. O futuro 308 que está para ser lançado na Europa também ficou lindo. E o bom é que estão trazendo para o Brasil todos os carros lá de fora. Já a Renault, decidiu focar SOMENTE no mercado de baixo custo e hoje só vende tralhas aqui, com exceção do Fluence, uma pena.

  • gerente2003

    Carro muito bonito mesmo!
    Pena o pós venda. Valor da revenda, peças, mão de obra qualificada.
    O preço está salgado.
    Por este preço prefiro o Ford Fusion 2.0 turbo

    • gerente2003

      Concordo em parte. Qual é mais fácil de revender? Qual possui a maior rede de concessionárias?
      Daqui há dois anos, põe para vender este DS 5 e um Ford Fusion pra vender.
      Quantas propostas receberá pelo Fusion?E pelo DS5? Hehehe,,,
      Sem mais comentários.

    • Edson Roberto

      Mania do pessoal responder com um fim depreciativo… (deletei o comentário de quem lhe respondeu a respeito disso)

      Gerente, vou reproduzir a resposta de trecho valido do outro que comentou:
      "O pós venda. Valor da revenda, peças, mão de obra qualificada também se aplica ao Fusion 2.0 Turbo."

      • gerente2003

        Obrigado.

      • Matheus_P

        Vc eh dono do site junto c o Eber? Abs

  • Neanderthal_Man

    NA tirando onda… Antes o Evoque e agora o DS5, simplesmente os dois melhores interiores abaixo de 200k.
    Mas nem tudo são flores, o preço do DS5 obviamente não se traduz em bom CxB. Ou deveria se abaixar este preço ou equipar o carro com motor de 200 cv.

  • Gaf1991

    Tenho visto alguns rodando no sudeste , carro belíssimo ! Puxa mas achava que o espaço no interior ia ser excelente , inclusive com bom espaço para a cabeça , mas foi totalmente ao contrario do que eu imaginava , ele tem o teto baixo por dentro , uma pena . Fora a falta da classica suspensão hidro-ativa da Citroen num carro desses . Acredito que a Citroen podia botar o thp no c5 e abaixar um pouco o preço e ambos (Ds5 e C5) poderiam conviver harmoniosamente na linha . Mas de resto é um belo carro , inclusive muito mais exclusivo (por enquanto) que o proprio evoque , visto que no Rio de Janeiro , São Paulo , Belo Horizonte e Brasília se vê evoque aos montes . Se eu comprasse um carro por design com certeza seria esse .

  • HumbertoRR

    Já tive o prazer de entrar num carro deste (DS5) e dirigir um DS4. A citroen com a linha DS está se superando em design e tecnologia.

  • Leandro1978

    Carro muito bonito. A avaliação do NA, mais uma vez, foi excelente. Mostrando bem as características do carro. Eu sei que muitos torcerão o nariz, falarão que são menos equipados, etc e tal, mas eu procuraria um Passat 2.0 TSI (acho que não reclamariam do desempenho…rs…), um Classe C, um 320 ou um A4, um Fusion 2.0 turbo…. Questão de gosto, nada contra o Citroen.

    • Edson Roberto

      Eu também acho totalmente valida suas escolhas. Seriam justamente as comparações diretas que eu faria.

      Mas hoje, eu acho que o 320i "de entrada" até mais interessante que o Passat de entrada. Mas isso porque a BMW melhorou o conjunto de itens de serie do modelo. Ok, ele chega a custar coisa de até R$6000 a mais, mas o produto ofertar mais também. Entretanto, eu iria ver todos eles para me decidir. Um dos pontos é que mandatoriamente todos eles deveriam ter o interior claro.

      • Leandro1978

        Realmente esta nova geração do Série 3 o deixou muito interessante, talvez esta diferença de R$ 6.000 não pese tanto, afinal estamos falando de modelos acima dos R$ 100 mil, né? Quanto ao interior claro, também gosto muito. Certa vez vi um Passat e um Jetta, ambos na cor azul metálico, com o interior bege, ficaram muito bonitos.

  • Juniorfillingam

    Um bom carro pena q a Citroen pede muito em todos os seus modelos.

  • Eric

    Na Europa tem a versão 1.6 THP de 200cv e 28 Kgfm de torque acoplado a caixa manual de 6 marchas.

  • Eric

    Motores de injeção direta com turbo equivalem a motores aspirados com 50% a mais de cilindrada. 1.6 turbo equivale a 2.4 aspirado.

  • Fabricio

    Eber, o que é aquele "slot" de cartão do lado esquerdo do painel, perto das regulagens do retrovisor?
    Abraço e parabéns pela matéria! Aguardando o DS4!

    • Parece ser um local pra colocar cartões diversos, cartão de estacionamento, cartão de visita, etc… pois é muito grande pra cartão de memória.

  • rdcotta

    para mim é de longe o carro mais bonito que temos a venda por um preço não tão absurdo, claro que temo outros como o Evoke, ferraris etc mas estes não contam.

    quem derá custa-se uns 40 mil reais a menos..rss

    • zemarreta

      Exatamente. Pelo preco dele, nao consigo lembrar de nenhum outro modelo q chame tanto a atencao pela beleza. Definitivamente, esse nao eh um carro para os mais discretos!

  • Ubaldir

    Discordo da afirmação de que o modelo "pode se desvalorizar rapidamente por fruto da mentalidade em nosso país". Qualquer modelo importado, de pouquíssimo volume de venda e na faixa de preço em que opera o DS5 tende a se desvalorizar rápido. Os motivos são racionais e não são fruto de mentalidade: mesmo que ele desvalorize uns 40 mil reais, por exemplo, por 85 mil você tem excelentes carros zero km que se tornam bastante atrativos com relação a um usado; a manutenção tende a ser cara, e com o passar dos quilômetros, torna-se quase proibitiva, uma vez que serão poucas unidades vendidas, o que faz com que as peças de reposição sejam relativamente mais difíceis de serem encontradas; consumidores de veículos desta faixa de preço normalmente optam por carros zero km, sendo bem restrito o mercado para esta faixa de usados, o que leva a uma questão básica de economia que faz o preço de qualquer produto despencar – procura bem abaixo da oferta. Como podemos ver, são argumentos bem racionais, distintos do que poderia se term por efeito de "mentalidade".

  • Ubaldir

    Discordo da afirmação de que o modelo "pode se desvalorizar rapidamente por fruto da mentalidade em nosso país". Qualquer modelo importado, de pouquíssimo volume de venda e na faixa de preço em que opera o DS5 tende a se desvalorizar rápido. Os motivos são racionais e não são fruto de mentalidade: mesmo que ele desvalorize uns 40 mil reais, por exemplo, por 85 mil você tem excelentes carros zero km que se tornam bastante atrativos com relação a um usado; a manutenção tende a ser cara, e com o passar dos quilômetros, torna-se quase proibitiva, uma vez que serão poucas unidades vendidas, o que faz com que as peças de reposição sejam relativamente mais difíceis de serem encontradas; consumidores de veículos desta faixa de preço normalmente optam por carros zero km, sendo bem restrito o mercado para esta faixa de usados, o que leva a uma questão básica de economia que faz o preço de qualquer produto despencar – procura bem abaixo da oferta. Como podemos ver, são argumentos bem racionais, distintos do que poderia se ter por efeito de "mentalidade".

    • Eu acho que para um carro importado premium, o 320i não desvaloriza muito. Muitas vezes vemos carros com um ano de uso por apenas 10.000 reais a menos do que a pessoa pagou. Agora, o DS5 se a pessoa tentar vender por apenas 10.000 a menos, não vai conseguir vender. Podemos usar também outros casos além da 320i, foi apenas um exemplo que usei.

      Sobre a mentalidade do brasileiro em si, veja quanto está um Peugeot 408 usado e você entenderá minha colocação a respeito de franceses.

  • Tiago_Beneditto

    Esses dias comentei aqui no NA que não gostava dos carros da Citroen, mas a linha DS são os únicos modelos que gosto da
    Citroen, Eber não olhei os videos ainda esse modelo tem Câmera de ré e GPS?

    • rdcotta

      tem camera de ré e GPS sim. mostra no primeiro video.

  • diegoandrade1

    se um homem de 50 anos fechou o transito pra falar com vc, imagine as mulheres quando viram, hein ? ;)

    parabéns pela avaliaçao, Éber!

  • Cezar

    Desempenho fraco para o carro e seu preço,… (pouco motor para muito carro) No entanto, achei melhor e mais refinado que o interior do classe A e Audi, …Vão me “apedrejar” agora, mas achei o interior desse Citroen DS5, tão bom quanto o da Land Rover Evoque que é mais caro.

    • JanssenJ

      Se brincar o interior dele entrega mais conforto

  • Karneiro23

    Seria bem interessante ver o comportamento do 508 com este motor, parabéns pela matéria.

  • Marcus Vinicius

    Eber, parabéns por mais uma avaliação, principalmente dessas naves hehe. Gostaria de ver uma avaliação do Peugeot RCZ também.

  • Alciderlei

    Carro muito bonito, interior apaixonante e visual externo maravilhoso, motor atende as necessidades diarias do uso urbano e tambem nas viagens em familia, gostaria de saber porque todos os carros turbo acima de 1300 kg não conseguem fazer mais de 6,5km/l na cidade, será a gasolina utilizada com etanol que faz queimar o combustivel mais rapidamente?, pois olhando o mesmo carro fabricado na europa mesma motorização fazendo muito mais km/l na cidade, é uma diferença a ser considerada, agora no que se refere ao consumo rodoviario ficou bom, mais ainda longe do anunciado na Europa. Carros turbo é sempre divertido de dirigir, mas no uso urbano se mostram consumistas até de certo modo exagerado para um motor 1.6.

  • oscar_fr

    Matéria fantástica, é sempre muito bom ver os vídeos, em particular gostei muito dos do C3 e 208.

  • Tiago_Beneditto

    Eber olhando vídeo em detalhes, eu gostaria de saber por gentileza, a onde fica a entrada USB e Auxiliar do rádio? Quanto ao vídeo
    na estrada ficou espetacular, obrigado pela gentileza.

  • JulienAvril

    simplismente maravilhoso. veiculo mais bonito que 125k podem comprar !

  • Rodrigo

    Será que se colocar gasolina Podium (alta octanagem) o consumo não melhora um pouco?

    • dsgdude

      motor turbo, vc tem razao. Se fosse meu, eu certamente usaria Podium. Bem lembrado.

  • Alvaro Alves

    Fiquei frustrado com o pouco espaço interno do carro, e do alto consumo do motor 1.6 THP. De resto, que espetáculo de carro! Parabéns a Citroen, pela overdose de bom gosto que é o DS5.

  • netovski

    Carro oficial do presidente da França

    Já a Dilma, se não estou enganado, vai de Fusion.

    • rpasini1

      Fusion e Edge.

  • CristianoGriLLo

    Parabéns pela compra Jogude, é um excelente carro. Minha primeira e única opção pra falar a verdade, era trocar meu azera pelo fusion titanium, cheguei a encomenda-lo por duas vezes, mas parece que a ford não queria me vende-lo. Na primeira vez o veículo chegou e sequer fui avisado, sendo vendido para outro cliente, e na segunda vez, após uma espera de 40 dias, me deparo com fusion 2.0 ecoboost, mas a versão com somente tração dianteira, e claro, com menos opcionais que a versão AWD. Como não foi cumprido o combinado, desiste de tentar mais uma vez e ter que esperar mais sabe-se la quanto tempo, comecei a ver outros modelos, com preços nessa faixa, até R$ 120.000,00, e aí me deparo com o DS4. Hoje ela esta fazendo média de 6,8-7km/l a mesma que eu fazia com meu azera, espero que melhore significativamente apos os 3000 km ditos, um 1.6 turbo ter o mesmo consumo que um v6 3.3 é difícil de aturar.

  • Bispo Filho

    Fiquei muito surpreso quando vi o anúncio do teste deste carro. Há umas duas semanas venho "sonhando" com ele, mas não se acham muitas informações que não sejam mais do mesmo na internet. Sempre preferi carros com visual sóbrio, de linhas simples mas imponentes, mas este carro acabou me conquistando, mais pela emoção, talvez mais pelo fascínio que tenho por aviões do que pelo carro em sim. Muito embora eu tenha ficado bastante surpreso positivamente, pois esperava desempenho pior, consumo e maiores reclamações sobre a suspensão. De negativo só encontrei o fato da regulagem do volante não ser elétrica e esperava no mínimo algo como existente na Passat Variant para fechar o porta malas, isto é claro para não citar o preço.

    • Bispo Filho

      Outra coisa que esqueci de comentar, apesar de se chamar DS5, erroneamente eu achava que era feita sob base do C5, mas li em algum lugar que é a plataforma do C4 alongada salvo engano. Talvez se fosse com base no C5, ou pelo menos se tivesse um sistema de suspensão hidropneumática como no citado, teria menos criticas e faria um pouco mais jus ao valor cobrado.

      • mrguilhermesosa

        A base dele é a do 3008

  • kikofar

    Como um 'carro-imagem', ele é show mesmo. Só fico p. da vida com a mania desses franceses de colocar velocímetro com números cujos primeiros dígitos são ímpares, o que dificulta um pouco o controle da velocidade em locais com fiscalização eletrônica (que usa valores cujos primeiros dígitos são pares).

    E estou tentando me lembrar aqui de um carro que tenha tantos botões e tanto ítem de conforto como esse Citroën. Muito massa!

  • mouraddl

    Eber

    Teria como você fazer um teste do Azera do modelo novo?
    Afinal, você ja testou tambem o antigo ne rsss, é bom que da pra fazer um balanço de características entre os dois :)
    Abç

    • Infelizmente a CAOA não tem frota de imprensa.

  • Silas Coul

    O carro realmente é belíssimo. Um obra de arte automotiva. Porém essa suspensão pode ser uma dor de cabeça em quase todas as cidades do país. Tenho um c4 pallas top; carro muito bem equipado e seguro, porém com alto consumo e suspensão péssima, tornando o carro desconfortável em minha cidade.

  • zeuslinux

    O carro é realmente lindo mas não compraria, ainda mais por esse preço salgado. Por 90 mil reais estava bem pago.

    Para ter um carro 1.6 turbo, que bebe como um V6 e não rende tanto assim, preferiria comprar até um carro concorrente com motor aspirado 2.4 ou 2.5.

  • Leco222

    Ubaldir, concordo totalmente e achei o comentário meio sem propósito, afinal, pela mentalidade Européia ou Americana a desvalorização seria muito maior, visto que carro usado não vale nada lá fora, principalmente nos EUA.
    Se o Eber quis dizer que em relação a Citroen há um pré-conceito do brasileiro que causa uma desvalorização maior que o das outras montadoras, ainda assim considero justa, uma vez que, de fato, a manutenção é mais cara e principalmente, todos estes avanços tecnológicos envolvendo o conforto acabam saindo caro quando dão defeito.

    • Sim, quis dizer que carro francês topo de linha no Brasil desvaloriza muito mais rápido que outros carros do mesmo preço.

  • Hofmann

    "Quando você estiver dentro do seu DS5 e ver no seu retrovisor um Fluence GT ou Jetta TSI ou um Fusion piscando Farol pedindo passagem, repita para você em voz alta dez vezes: SOU EXCLUSIVO, SOU EXCLUSIVO, SOU EXCLUSIVO" Você entendeu tudo que eu falei de um jeito torto. Eu não disse que eu concordo com a suposta exclusividade do DS5, muito menos que eu compraria um. Eu também não defendendo o preço dele – que aliás, é bastante fora da realidade, pois não oferece refinamento mecânico algum – mas esse é o pensamento de quem compra o modelo, oras, não fui eu que inventei. Alguém que não liga pra desempenho, não quer um carro eficiente, não liga para refinamento mecânico, quer apenas um carro "diferente", com "creative technologie" e "EXCLUSIVO". rs. É um carro feito pra quem quer ser o centro das atenções, não para quem gosta de carro. ;)

    A questão que eu abordei não foi "pagar por exclusividade", nem mesmo coloquei a palavra exclusividade no meu comentário, se você reparar. Não ligo para grifes, ligo para o fato de um carro oferecer mais do que o outro. Tanto é que citei o Passat como opção muito melhor que o DS5 por esse preço. Volkswagen não é grife nem de longe, até onde eu sei… Os outros três foram citados pelo fato de eu achar que são "mais carro" que o DS5, o que de fato são, pois tem qualidades dinâmicas bem superiores, motores, transmissões e suspensões melhores, etc, não um monte de penduricalhos e itens "frufru" como o DS5. Os três (320i, X1 e S60) serem de marca premium é apenas coincidência, ou melhor, é natural nessa faixa de preço.

    O que eu apontei como principal foi a diferença de preço. Não dá pra comparar um carro com outro que custa 25, 30% mais caro, ainda mais quando se trata de grandes quantias, como é o caso. Um Jetta TSI jamais atrairia a atenção de quem tem R$125mil pra gastar, inclusive duvido que você, querendo e tendo condições de gastar R$125mil em um carro, compraria um carro comum, de acabamento simples e itens triviais como o Jetta TSI, existindo o Passat, com o mesmo motor, oferecendo um acerto melhor de suspensão, mais tecnologia, itens de conforto e na mesma marca, por exemplo. Ou o próprio Fusion Ecoboost AWD (que você citou como se eu tivesse menosprezado, mas nem mesmo citei no meu comentário), muito mais carro que o Jetta. Resumindo: Jetta você considera se tiver R$85 ~ 90mil pra gastar. Tendo R$125mil, já tem coisa melhor até na mesma marca, então a comparação não cabe, na minha opinião.

  • Hofmann

    "Quando você estiver dentro do seu DS5 e ver no seu retrovisor um Fluence GT ou Jetta TSI ou um Fusion piscando Farol pedindo passagem, repita para você em voz alta dez vezes: SOU EXCLUSIVO, SOU EXCLUSIVO, SOU EXCLUSIVO" HAHAHAHAHA, bem por aí a ideia, só que você entendeu tudo que eu falei de um jeito torto. Eu não disse que eu concordo com a suposta exclusividade do DS5, muito menos que eu compraria um. Eu também não defendendo o preço dele – que aliás, é bastante fora da realidade, pois não oferece refinamento mecânico algum – mas esse é o pensamento de quem compra o modelo, oras, não fui eu que inventei. Alguém que não liga pra desempenho, não quer um carro eficiente, não liga para refinamento mecânico, quer apenas um carro "diferente", com "creative technologie" e "EXCLUSIVO". rs. É um carro feito pra quem quer ser o centro das atenções, não para quem gosta de carro. ;)

    A questão que eu abordei não foi "pagar por exclusividade", nem mesmo coloquei a palavra exclusividade no meu comentário, se você reparar. Não ligo para grifes, ligo para o fato de um carro oferecer mais do que o outro. Tanto é que citei o Passat como opção muito melhor que o DS5 por esse preço. Volkswagen não é grife nem de longe, até onde eu sei… Os outros três foram citados pelo fato de eu achar que são "mais carro" que o DS5, o que de fato são, pois tem qualidades dinâmicas bem superiores, motores, transmissões e suspensões melhores, etc, não um monte de penduricalhos e itens "frufru" como o DS5. Os três (320i, X1 e S60) serem de marca premium é apenas coincidência, ou melhor, é natural nessa faixa de preço.

    O que eu apontei como principal foi a diferença de preço. Não dá pra comparar um carro com outro que custa 25, 30% mais caro, ainda mais quando se trata de grandes quantias, como é o caso. Um Jetta TSI jamais atrairia a atenção de quem tem R$125mil pra gastar, inclusive duvido que você, querendo e tendo condições de gastar R$125mil em um carro, compraria um carro comum, de acabamento simples e itens triviais como o Jetta TSI, existindo o Passat, com o mesmo motor, oferecendo um acerto melhor de suspensão, mais tecnologia, itens de conforto e na mesma marca, por exemplo. Ou o próprio Fusion Ecoboost AWD (que você citou como se eu tivesse menosprezado, mas nem mesmo citei no meu comentário), muito mais carro que o Jetta. Resumindo: Jetta você considera se tiver R$85 ~ 90mil pra gastar. Tendo R$125mil, já tem coisa melhor até na mesma marca, então a comparação não cabe, na minha opinião.

  • Você acha mesmo que uma BMW 320i zero de 125.000 reais irá se desvalorizar da mesma maneira que um DS5? Sinto discordar, mas o que sites de classificados de carros usados mostram é bem diferente. Ainda não temos dados a respeito do DS5, mas todo francês topo de linha desvaloriza a uma taxa alarmante.

    • Ubaldir

      Eber, talvez tenha sido mal compreendido: sim, principalmente em comparação com um BMW, marca que tem um glamour diferenciado em todo o mundo, o Citroen se desvalorizará mais. Nem por isso se pode dizer que o BMW 320i se desvalorize pouco. Carros nessa faixa de preço sofrem muito com os motivos que já mencionei, e é muito natural que quanto mais alto o patamar de preço em que um determinado modelo atua no mercado, maior seja a desvalorização percentual anual. Quanto à diferença na desvalorização Citroen x BMW, acredito que ela se repita na maior parte dos mercados onde eles atuam (inclusive na Europa), o que corrobora com a tese de que não se trata de mentalidade do brasileiro em si.
      Há algumas peculiaridades em nosso mercado que ajudam à marca francesa a ter uma certa "falta de credibilidade", em especial nesses carros de nicho de alto custo que ela traz via importação e vende por aqui. Veja o exemplo do C5 que estava sendo vendido aqui até pouco tempo: além da já complicada realidade em termos de preço de revenda para veículos dessa faixa de preço, a Citroen trouxe e pouco depois o retirou do mercado, encerrando as importações. Isso já aconteceu com um número significativo de modelos da marca em períodos recentes (o C6 mesmo, acho que vi uns 2 na vida – acho que era até o mesmo que vi duas vezes… rs). Aí fica difícil alguém apostar neste tipo de produto de empresa francesa, seja ele novo ou usado, o que remete a procura ainda menor que a oferta, levando o preço pra baixo sempre. É um motivo racional, não? Se pode ser chamada de mentalidade, ela está embasada em princípios sólidos e em fatos, em minha modesta opinião. O mercado automobilístico funciona meio que como "manada". Mas raramente uma "manda" estoura em uma determinada direção sem ao menos um motivo, nem que ele seja aparente… Grande abraço. A reportagem está excelente como sempre.

  • PortoWF

    Cara, foi uma piada, relaxa!

    • Hofmann

      Tranquilo, é tanto comentário retardado que eu to respondendo ultimamente, que nem reparei que esse tinha sido feito por alguém (relativamente) sério! hahahaha

      • PortoWF

        Então, eu sei que o DS5 dá um banho de acabamento no Fluence GT e no Jetta TSi, mas penso que deve ser um tanto frustrante o cara pagar R$125k num carro quando os concorrentes de categoria inferior tem desempenho melhor.
        Sacou?

        Quem paga R$125k, quer o pacote completo.

        É a mesma treta que tá rolando em outro tópico com o Bravo da FIAT, alguém lá levantou que era mais vantagem comprar o Fiesta que entregava quase o mesmo por R$15k a menos.
        É bem obvio que são carros de categorias diferentes, não é isso que se pretende abordar, mas o que se obtêm com aquilo que se gasta.
        Pense no odio de um motorista do Bravo tentando acelerar e o Fiestinha atrás dando farol…kkkk

        • Arthiola

          Fui eu que falei dos 15k a menos kk, e acho que você tem razão
          Eu vi um DS5, lindíssimo. Mas só em pensar que há Fusion e até Série 3 por esse preço, corta o coração. O DS5 andando parece algo muito pesado, que não convence. E, sinceramente, por fora o Fusion chama muito atenção também, com aquela bela frente de Aston, e o Série 3 impressiona pela qualidade de montagem e pela marca (claro).
          Por isso estou pensando em comprar um "compacto premium" (assim como você fez :P). Eu sei que muitos dizem que é caro, mas eu prefiro pegar um por 45~50k do que pegar um hatch médio por 65k que vem até com menos equipamentos. Minha família é pequena (só 2 pessoas), eu até prefiro carros pequenos (cabe mais fácil em vagas kk)

        • Hofmann

          Exato, penso assim também, mas tem muita gente que simplesmente não liga pra desempenho – o que definitivamente não é meu caso. Eu particularmente ficaria tentado a pegar um Passat com ACC e Teto solar por esse preço.

          • PortoWF

            É o que eu penso, gosto de ter o máximo de desempenho com aquilo que di$ponho.
            Se puder aliar a isso, segurança,conforto e design, melhor, mas desempenho em primeiro lugar.

            • Matheus_P

              So nao entendi vc trocar seu carro com 4 mil km pelo mesmo carro zero km. Ser powershift nao pode explicar uma troca de carro taooooo cedo…

              • PortoWF

                Meu Deus Matheus, outra vez essa pergunta, já respondi isso 1000 vezes.
                Não troquei um pelo outro.
                Vendi o Mexicano para comprar meu apto, e comprei um 207 usado.
                Agora troquei o 207 pelo Fiesta Nacional.
                Juro , é a ultima vez que explico isso.

                • Matheus_P

                  Amigo, relaxa. Cheguei a te perguntar num outro post e nao vi se vc respondeu. Não iria ficar perguntando novamente só por perguntar. Agora, que chama a atenção alguém trocar um carro 2012 por um 2013/2014, chama. Só isso, abraço

  • Sias

    Este carro é simplesmente fantástico, como alguns já disseram, mas duas coisas me afastariam dele: altura do solo (carro pra andar raspando no chão eu não aguento, me cortaria a alma) e o consumo. De resto….que obra prima sobre rodas.

  • O.G.

    Este carro é de gosto duvidoso dentro desta faixa de preço. Independentemente de vir "recheado" de equipamentos e tecnologia, seu preço é exorbitante e o valor de revenda, com certeza será de arrepiar! Como todo carro turbinado, no momento de força do turbo, dá uma sensação de andar muito. Mas é só sensação, pois em uma aceleração de 0 a mais ou menos 120 com o meu Cruze, o DS5 chegou com uma vantagem de apenas um carro, mostrando que , embora tenha design de apelo esportivo, ele é na verdade um carro pacato.

  • Fellipe

    ÉBER… posso ficar com inveja agora? Posso cara? kkkkkkkkkkkkkkkkkk Pô! Que loucura esse carro cara, bela analise.

    Agora, o consumo desencoraja hein!

  • Tiago_Beneditto

    Eber olhei todos os vídeos e li o texto e fiquei com uma dúvida, afinal que tipo de carroceria ele é? Hatch ou sedan? Olhando o antigo
    Citroen C 6 esse tem porta mala, o C 6 antigo ta mais para um sedan, agora o DS5 na minha opinião, ta mais para um hatch, e fica
    a pergunta qual o tipo de carroceria que ele é? Obrigado pela gentileza.

  • RafaelPimenta

    cara eu ainda nao posso comprar o fusion, mas sigo de boa com meu fiestinha rocam 1.6 2004 com seus 142mil rodados kkk. ta otimo de mecanica e nao bate nada, mas ainda sonho em pegar um fusion quando concluir minha faculdade de engenharia. eu vi um ecoboost awd esses dias na cor vermelha com insu-film bem escuro e rodas enormes e sinceramente me apaixonei. e olha que ja vi todos os carros da mesma categoria que ele, mas os coreanos n me deixaram babando como o fusion me deixou. sem duvida uma coisa linda, parabens pelo carro e parabens tambem por ser um dos felizardos brasileiros que podem comprar um carro desse. voce deve ter sentido muita diferença saindo do 1.8 do cruze para o 2.0 turbo do fusion ne?

    • Jogude

      Muita diferença! O Cruze é um ótimo carro, dizem que ele dá muitos defeitos, mas o meu só deu alegrias. O câmbio automático funcionava bem e tinha bom espaço interno e estabilidade. Os pontos negativos ficavam por conta do desempenho e da suspensão muito dura! O desempenho não era abaixo da categoria, mas abaixo do que eu esperava para um sedã médio. Quando mudei para o Fusion as duas coisas que eu mais senti foram o desempenho que te cola forte no banco, se apertar o pé a 80 km/h o carro canta pneus (pelo menos o meu haha). Quanto à suspensão, a ford dominou com perfeição o Fusion, não é à toa que ele será vendido na Europa. Claro que o que eu digo é opinião pessoal, mas eu compraria o Fusion a qualquer sedan até a faixa dos R$200.000,00. Vale a pena ir a uma concessionária e fazer um teste drive!

  • Nobrega

    Não sei porque, pra mim, se eu tivesse uma casa (pra ter garagem grande e sem colunas) iria de 320i. Este carro é uma nave, mas só se eu fosse um TIO com 2-3 filhos.

  • GUiGoBH

    Eber ,

    Curto sempre estes vídeos que vocês do NA fazem e posso afirmar que nao tem melhor na internet.

    Porém venho mais uma vez pedir para que adicione mais um diferencial aos vídeos e por favor adicione no vídeo de detalhes, um vídeo do carro feito ao anoitecer ou a noite mesmo.

    Creio que não só pra mim, mas pra vários leitores, o impacto que os carros passam a noite é muito importante, principalmente em um carro desse.

    Seria show de bola ver esses faróis do DS5 acesos, ver a cara que ele tem a noite, ver também a iluminação noturna que deve ser bacana demais.

    Pessoa que faça isso com todos os carros, nao só com este.

    Nenhum site faz isso e acho que seria mais um diferencial bacana para o site

    • Richard

      Concordo com o Jovem acima!

    • Amigo, infelizmente fica complicado pra fazer isso… já tenho que gravar e editar 3 vídeos por semana, se for fazer mais coisa eu não consigo fazer mais nada no dia inteiro.

  • dorovanius

    Jogude em materia de conforto ele sofre muito em nossas ruas precarias? Obrigado

    • Jogude

      Eu achei que sofreria muito, mas tive uma bela surpresa… É um carro silencioso que chega a ter vedação tripla nas portas, vedação do cofre do motor… Digo essas coisas, porque a suspensão casa muito bem com tudo isso. É um carro com uma suspensão muito macia na cidade e muito firme em viagens, não havendo bates secos em nenhum momento, nem rolagens da carroceria. Em uma estada com curvas pouco acentuadas o carro pode viajar na velocidade limitada de 195 km/h todo o tempo (essa velocidade o carro chega brincando e ainda empurrando muito forte), mas não o faço por segurança e respeito às leis de trânsito. O que a ford não fez foi a adaptação da proteção do motor ao Brasil. Embaixo de todo o carro há apena um tapume que proteje o motor, inclusive o cano do ar condicionado passa muito próximo a essa proteção. Se houver uma raspagem forte embaixo pode perfurar o sistema de ar condicionado. Mas nada que um pouco de cuidado não ajude, pois o carro é baixo e tem um entreeixos bem grande, assim como a largura. Parece que estou dentro de 1 cruze e meio. Pois tenho a sensação que cabe, mas sempre que paro e olho as vagas, estou a 5 cm do outro carro.

  • Daniel Goldenstein

    nao pago 60 mil dólares num carro da citroen, ponto final.

  • Marcos Ferraz

    É um carro fantástico, sou vendedor da Citroën em Curitiba, e na minha sincera opinião o carro vale o que custa, relação CxB é boa, SIM quando falamos do preço abre um leque de opções nessa faixa, mas ai que entra os detalhes, caixa de câmbio PORSHE SYSTEM, motor BMW, carro com desing e acabamento impecável, SIM todos os carros nessa faixa de preço vem com ABS, EBD, AFU, REF, AIRBAG etc, etc. Mas qual a geração desses itens, afinal abs e airbag existem 7 gerações. A segurança do DS5 é 100%, 5 estrelas na EURO-NCAP, então são muitas coisas a se avaliar, achei excelente a avaliação da NA, mas nem sempre tudo é falado.

  • Jogude

    É um belíssimo carro o DS4, parabéns pela compra! Vou te dizer a verdade do Fusion, eu queria a versão AWD, mas tinha a fila de espera de 120 dias na minha cidade e sem ágio. Quando fui à concecionária fiz o teste drive justamente nessa versão e fiquei encantado. Dois dias depois chegaria um Fusion branco perolizado titanium FWD com teto solar. Fiquei querendo negociar o teste drive que estava com 450 km, mas a concecionária não quis vender. Pensei bem e fechei a conta por 106.990,00 na versão FWD. Quando meu carro chegou, no primeiro teste fiz uma arrancada pra ver se era como o AWD e tive uma surpresa, o FWD é mais esperto. Tinha receio quanto à estabilidade, mas o carro nunca usou o controle de tração e estabilidade em nenhuma curva, nem forçando ao máximo, além disso o consumo apresentado ficou numa casa menor que a do AWD que faz 5,5 km/L na cidade e 9-10 km/L na estrada contra 6,5 km/L e 10-11km/L do FWD. A única hora que ligam esses assistentes elétricos é quando eu arranco com o pé fundo aí canta muito pneu, eu sempre me assusto com os pneus comendo. Acho ruim isso porque cada pneu dessa medida sai por 1.200,00. Espero conseguir domar a fera com mais tranquilidade com o tempo para não pesa no bolso. Pretendo ficar com esse carro por uns 6 anos, pois acho difícil algum carro me fazer mais empolgado. Nem quando ganhei meu primeiro video-games fiquei tão feliz.

  • supremorubaum

    Éber, a largura do carro sem retrovisores está errada, ao invés de 1,58m, o correto é 1,85m. Bela matéria para um belo carro. Nunca tive um carro com estepe que ficasse em baixo do assoalho. Como se tira o mesmo de lá? Existe algum dispositivo interno que facilite ou o cara tem que entrar embaixo do carro para soltá-lo?

  • P500<<

    Só acho, que não deveria ser comentado como o carro se comporta em velocidades superiores às permitidas no país. Quem "costuma" andar acima dos limites, está praticando um crime. >>Não estou dizendo que concordo com os limites<<. Isso pode ser interpretado como um incentivo, já que determinados carros andam tranquilos em velocidades superiores às permitidas.

    P500<<

  • GuiBashop

    Seria mais interessante se o DS5 tivesse uma tela Multi Mídia maior. Ajudaria a reduzir o numero de botões no painel. Acho que isso tirou um pouco da elegância do carro.

  • Parabéns à PSA, essa linha DS conseguiu resgatar o charme, a exuberância e a exclusividade dignas de um ID, CX e XM, felizmente eles conseguiram superar a "geração perdida" dos C5 #1 e Xsara Picasso!

  • Franciscochagas

    Design é o ponto forte, mas a Citroen deixar o resto de fora foi complicado! Conforto, desempenho e economia ficaram de lado nessa beleza sobre rodas.

  • João

    Design inovador. Tive o prazer de ver um pessoalmente rodando. Coisa linda, diferente de qualquer outro já lançado. Posso chamar até de inspiração.

    Mas eu tenho um pensamento quanto a esse carro. Se você ver alguém com um, são duas opções. Ou o dono ficou realmente muito apaixonado pelo carro, ou tem muito dinheiro pra se dar o luxo de sentir uma sensação diferente possuindo um carro exótico. Porque a maioria que aperta um pouco o orçamento pra comprar um carro nessa faixa, vai preferir um carro com mais FAMA, digamos alemães….

  • Matheus_P

    ususalmente versao fwd andam de 0,1 a 0,4s mais rápido que seus irmao awd. E como tracionar as quatro rodas é mais "trabalho", também o consumo é menor. Por isso esses awd sob demanda a maior parte do tempo manda a maior porcentagem da tração para as rodas dianteiras. Tem algum item que tem no awd que nao tem no fwd. Abraço

  • RodB

    Tenho um C4 exclusiv Sport 2.0….meu próximo carro será o DS5.

  • Renato_as

    Eu achei o carro muito bonito msmo e, como sempre, gostei muito da avaliação. O preço tá um pouco alto, acho q uns 100k – 110k seria bem correto (principalmente por causa do motor). Ficar dando exemplo de preço nos EUA num faz sentido pq a ggente tá é no Brasil, intão tem q comparar com os preços – altos – do Brasil.

    Eu tbm queria dar uma opinião pra teste do novo chrysler 300C. Acho ele muito massa e tinha vontade de ver uma avaliação suas dele.

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