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Avaliação NA – F-250 Tropivan 3 – Comportamento e consumo na estrada

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Viajar com a F-250 Tropivan pelas estradas foi uma experiência bem diferente. Nos primeiros quilômetros, a sensação é de que a carroceria inclina demais e de que será necessário reduzir bastante a velocidade nas curvas, para algo como 60 km/h, mas quando se acostuma, essa sensação vai embora. Concluímos que quando a estrada é razoavelmente boa, como foi o caso da Fernão Dias, Dom Pedro e algumas outras no interior do estado de São Paulo, a viagem é bem agradável, mesmo existindo uma suspensão de pickup embaixo das duas fileiras traseiras de bancos.



Se você parar para prestar atenção, nota que o barulho dentro do carro é um pouco maior do que em um carro de passeio. O nível de ruído que aferimos foi de 62,7 decibéis em ponto morto, 72,4 a 100 km/h, 73,3 a 110 km/h e 73,7 decibéis a 120 quilômetros por hora. Um nível de ruído que pode incomodar depois de várias horas. A partir de 110 quilômetros por hora, percebe-se um ruído adicional nas frestas dos vidros laterais e também no teto-solar da Webasto. As rotações do motor – 1.700, 1.900 e 2.100 rotações, andando a 100, 110 e 120 km/h, respectivamente.

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As respostas do câmbio automático são boas. Pisando fundo, ao sair de um pedágio, por exemplo, a F-250 Tropivan acelera com força, e pega velocidade rapidamente. Particularmente entre 40 e 60 km/h, o torque é violento, afinal, são 56 kgfm. Os pneus de 20 polegadas, com perfil baixo, fazem com que a Tropivan sinta um pouco mais as imperfeições do piso, em comparação com uma F-250 com rodas originais, mas a suavidade da suspensão e dos bancos filtra isso. Um ponto que nos deixou bem preocupados em alguns momentos foi que a F-250 Tropivan teve desvios fortes na trajetória, quando passamos por quantidades grandes de água, que geralmente atravessam a Fernão Dias. Imaginávamos que os pneus Yokohama de 20 polegadas dariam conta mais facilmente deste aspecto. Sobre a velocidade em que isso aconteceu: 80 km/h.

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O acabamento foi considerado bom pelas quatro pessoas a bordo do veículo, ao passo que o acesso aos comandos foi visto como ruim. O espaço para as pernas é amplo, tanto na frente como atrás. O ar-condicionado praticamente não faz diferença alguma na potência e no torque do motor turbodiesel de 203 cavalos. Em um percurso de 483 quilômetros, onde aferimos o consumo de diesel, tivemos de abastecer 61,5 litros do combustível, chegando a uma média de 7,8 km/l na estrada, com o ar-condicionado ligado o tempo todo, já que o tempo chuvoso deixava o parabrisa embaçado o tempo todo. A média sem ar-condicionado não mudaria muita coisa, no máximo 5%. Consideramos esta média um pouco abaixo do esperado, que seria de pelo menos 9 km/l na estrada.

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Mas mesmo assim, se você considerar que o diesel estava R$ 1,88 onde abastecemos, o quilômetro rodado sai 24 centavos. Bem barato para um modelo deste porte e que leva até oito pessoas. Esta é uma das vantagens das pickups diesel. Um detalhe que os potenciais compradores deste modelo deverão encomendar, sem falta, é o piloto automático. Guiar um veículo sem este item, em trechos longos, já é sofrível o suficiente. Com o acelerador alto da F-250, fica ainda pior.

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Mas, de modo geral, para o conforto dos ocupantes em geral, viagens na F-250 Tropivan são ótimas. Em uma de nossas viagens, como saímos às 6 da manhã, teve quem dormiu profundamente na fileira do meio, com direito a travesseiro e tudo. E comentou depois que as tremidas e chacoalhadas que normalmente acordam as pessoas em veículos pequenos praticamente não existem nesta pickup.

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  • DinhoRoxx

    Não sei como vc se segura para não arrancar o adesivo de wi-fi zone, se fosse eu aquilo já tinha ido embora a muito tempo

    • Jonathanfs

      kkkkkkkkkkkkkk
      Concordo com vc!

      Em relação ao carro parece ser muito confortavel msm, ideal para fazer longas viagens, mas o que esta pegando msm é o preço…!

    • tiards

      Quando o carro não é da gente, o jeito é se segurar…

  • Ravs_Fiasa

    Não sei porque..mas olhando esse carro de perfil ele é estranho…horas dá impressão que é grade…horas dá impressão que é pequena…tem alguma coisa desproporcional ali…alem do preço…

  • philippesx

    verdade ela ta lotada de adesivos e emblemas…se fosse minha teria arrancado quase tudo já…

  • Romulo_Max

    Eu achei os numeros da medição do ruido bem altos.
    Esse carro deve ser realmente mto bom para longas viagens pros passageiros, pq pro motorista… eu ja tive o desprazer de dirigir uma f250 e não gostei nenhum pouco, a ergonomia é pessima, ela é super espaçosa, mas todos os comandos q vc precisa estão igualmente distantes na cabine. Rodar mais de 400km num carro desse tamanho sem piloto automatico e com o acelerador alto deve ser terrivel, ainda bem q ela tem câmbio automatico.

    Um ponto q eu fico em duvida sobre esse carro é como a direção se comporta em baixas e altas velocidades, mto mole, dura, pesada, direção hidraulica ou assistencia eletrica??

  • Guerraex

    Dio Mio, chega dessa avaliação sem cabimento algum. Carro estilo anos 80, feio que dói e caríssimo.

    Ta doido, isso aí ja deu o que tinha que dar. Carro de cigano isso sim.

    • Porque sem cabimento algum? Vamos fazer com ela a mesma quantidade de matérias que fizemos com outros modelos. Se o modelo não é interessante para você, pode ser para outros.

      • Guilherme S.

        Isso mesmo. Eu também acho feio e caro, mas acho a avaliação interessantíssima, pois sequer a Quatro Rodas ja testou um carro desses. Que eu me lembre, o NA é o primeiro a testá-lo!!

        • Fanboy_OldScholl_GEN

          é verdade eu nunca achei nenhuma avaliação dela a internet.

        • A QR fez uma reportagem com a Tropivan F-Max, mas somente para mostrar o estilo, nada demais.
          E mesmo se fizesse o teste, já sei o resultado, rsrs

    • alyalysson

      tu gosta do quê então, Guerraex?
      gosta de carro novo, né?
      barato, né?
      carro bonito, né?
      economico, né?
      flex, né?
      o que foi considerado o melhor do ano, né?
      NOVO UNO, né?

  • _Hofmann_

    o carrão é até interessante, mas um veículo de 200mil que não tem computador de bordo, piloto automático, abs, e com apenas um airbag, eu não conseguiria comprar. com esse valor, eu compro um volvo xc60 top e ainda sobra "troco" para o seguro. ou, caso queira algo maior, compraria um land rover discovery 4, que custa a partir de 180mil, e tanto ele quanto o xc60 são infinitamente mais completos e confortáveis do que a F-250 Tropivan, por um carro popular a menos. se fosse para escolher entre os modelos tropivan, ficaria com a dodge ram, que é mais atual e tem muito mais motor que a f-250. 330cv e 81kgfm de torque seria bem mais interessante.

    • Debraido

      é carro para loucos, apesar de ser grande não acredito que entregue muito conforto.

    • doug_bc

      A Dodge Ram deve ser mais interessante mesmo… 81 kgfm de força… minha nossa…

    • bailascomigo72

      RAM, XC 60, até Discovery – ok, são melhores de fato na maioria dos aspectos. Mas quero ver acender uma luz-espia no painel lá no Nordeste, ou em Rondônia, ou numa estrada bem ruim e longe da autorizada. E isso é MUITO comum, especialmente pra quem compra esse tipo de carro (que vai colocar em estradas ruins, ou seja, a maioria absoluta do Brasil).

      Enfim, como não existe só SP, RJ, PR e DF, e tem muita gente com grana no Norte e Nordeste do País, onde não há Volvo, Land Rover, etc., esse carro é ideal para o público específico. ;)

      • Romulo_Max

        Concordo com vc em parte, realmente pra qm vai comprar dá a impressão q é mais seguro ter um carro nacional, com maior variedade de peças à disposição, cara de "tanque de guerra" e tal… Mas sinceramente falando como alguem q roda pelas pessimas (na verdade são terriveis) e poucas estradas do interior do Amazonas, se seu carro der defeito lá… esqece, tanto faz ser Ford, Land Rover ou Volvo, vc tah ferrado do mesmo jeito…pq nem sinal de celular tem nessas estradas. Eu prefiro confiar na maquina q eu tenho em mãos (nesse caso fazer manutenção é indispensavel), nesse caso fico com a LR, q tem os melhores OFFRoads do mundo, e aposto com vc q iria aguentar o tranco sem dar problemas, de uma forma q uma F250 jamais aguentaria, ou será q alguem duvida da qualidade superior da LR na construção desses brutamontes fora de estrada?!?! O pessoal acaba confundindo tamanho e brutalidade com robustez. E é nesse nicho q essa f250 da tropical foca, o q não deixa de ser interessante para o mercado

        • CaioAMelo

          Cara, uma F-250 aguenta sim, tanto ou mais que um LR Defender.
          O que acho que o colega que comentou acima de você quis citar foi a robustez de um veículo feito para o trabalho pesado. Perceba que a F-250 é uma picape feita com esse intuito, possui peças extremamente resistentes (diferenciais dana 60 ou até 70, por exemplo), que carrega mais que 1150kg, traciona 5500kg e exige carta C para dirigir qualquer versão ("Observação" em http://www.ford.com.br/showroom.asp?veiculo=21&am…. É praticamente um caminhão!

      • matheusar

        No Nordeste há Volvo, Land Rover, BMW, Mercedes e etc…
        Basta ir até recife, fortaleza que você encontra =D

        • CaioAMelo

          São veículos completamente diferentes… Não há como comparar!
          Não se deixe enganar pelo formato de SUV da Tropivan. Ele esconde um caminhão!

  • RicardoBH

    A ultima foto é até engraçada. Olha de que tamanho ficou o Spacefox na frente do monstrinho. xD

  • plyndagos

    Mesmo não custando 200 mil na versão mais simples, é meio complicado comprar um carro que com rodas 20'' tem aquaplanagem exagerada. Desvios fortes de trajetória a 80km/h é dose. A única vez que passei por isso foi a bordo de um Fiat Mille 2003 que um tio tinha, com aro 13, e o carro estava a 100km/h…
    Fora o alto ruído interno que pra proposta do carro, que é de ser grande e confortável, é uma grande bola fora. Tá bom, esse motor é barulhento, ok, mas deveriam ter caprichado mais no isolamento acustico.
    Sobre o DVD, na foto está desligado… Não foram assistindo um showzinho? heheh No Siena que temos aqui em casa, qualquer viagenzinha de 100km tá lá rolando um show legal de MPB…

    • Duda1565

      Vi uma vez um teste, onde quando mais largo era o pneu, mais cedo aquaplanva (iam aumentando a velocidade). Não sei bem a lógica, mas foi o que os testes mostraram…

      • SeuCanalha

        A fina afunda mais, "toca mais" o chão, proporcionando maior atrito e, consequentemente, maior resposta . . . A larga "esquia" e perde a resposta . . .

        No barro funciona quase do mesmo jeito, onde o pneu largo serve pra passar por cima (ou pelos lados) do atoleiro e o fino pra cavocar e chegar na terra firme ! ! !

        • _rabitz

          exato. é a mesma coisa que ter um Palio, Uno, GOL, (ou qualquer carro popular) e usar pneus 225… o "playboy" acha que tá abafando, acha que ganha estabilidade (realmente, ganha em pista seca), mas basta uma chuvinha para começar a "dança".

          pneus mais largos tem maior dificuldade em "afundar" e tocar a pista.

          Pouquíssimas marcas de pneus conseguem o "milagre" de fabricarem pneus largos, e manter boa dirigibilidade na chuva.

          Eu bato na tecla, sempre, já mandei diversos e-mail para 4rodas… queria ver um Teste de pneus. usando 3 categorias de automóveis, e cada automóvel, usando pneus de diversas marcas/modelos (desde os xing-longs, até os TOPs), mantendo as medidas originais… e alguns testes complementares, utilizando outras medidas. Um teste destes, acabaria com diversas inverdades e mitos.

  • Paulo_Ricardo

    sou mais a F-maxxx cabine tripla hahahaha

  • bailascomigo72

    Eber, apenas quanto ao apontamento da mudança de trajetória na chuva (acredito ser aquaplanagem, não?), as rodas 20" – e muito mais os pneus larguíssimos… – são os maiores responsáveis, pode ter certeza… Esses pneus não conseguem "furar" a água, especialmente os dianteiros (nos esportivos normalmente são bem mais estreitos que os traseiros). Salvo engano, aqui é "tudo igual", na frente e atrás.

    • danielGT

      Ia dizer exatamente isso. Combinação de rodas grandes com pneus largos oferecem extrema aderencia no seco, no molhado depende muito do tipo do pneu e mesmo assim se for lago mesmo não tem jeito…..é muita borracha no asfalto, é dificil dar "vazão" mesmo.

  • LuisRenatoJoia

    Acho até legal esse suv, mais caro demais!Bom para quem gosta de carros grandes tá bom.

  • GMV

    Deve se gastar muito diesel com esse suv.

  • DCald

    Legal deve ser pedir passagem pra ultrapassar.. um trambolhão desse, até caminhoneiro respeita! hehehe…

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