Avaliações Ford Matérias NA Pickups SUVs

Avaliação NA – F-250 Tropivan – Comportamento e consumo na cidade

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-3 Avaliação NA - F-250 Tropivan - Comportamento e consumo na cidade

Como andamos mais de 900 quilômetros com a F-250 Tropivan nas estradas de Minas Gerais e São Paulo (gastando uma fortuna com diesel) sobrou pouco tempo para andar com o modelo na cidade. Temos também o fato de que ao mesmo tempo que estávamos com essa pickup, tinhamos outro modelo na garagem, cedido por um fabricante, que será o foco de nossa próxima avaliação. Tinha tanto carro aqui em casa que um teve de ficar na casa de parentes. A quilometragem percorrida com a F-250 Tropivan dentro da cidade foi relativamente pequena, de 78 quilômetros.

Estes 78 quilômetros foram compostos de percursos curtos, feitos com o motor frio (embora sempre cumprimos a determinação de deixar a pickup 30 segundos em ponto morto, para não danificar a turbina), e quase sempre com ar-condicionado ligado. O resultado? Um consumo médio terrível: 3,1 km/l com diesel. Isso mesmo. Foram 25 litros de diesel que entraram no tanque depois deste percurso de 78 quilômetros. Não imaginavamos que seria possível conseguir um consumo tão ruim assim com uma pickup diesel, mas foi o que aconteceu. Lembrando que já descontamos um litro de diesel para os cerca de 20 minutos em que deixamos a pickup ligada para fazer o vídeo detalhado.

avaliacao-f-250-tropivan-fotos-exterior-7 Avaliação NA - F-250 Tropivan - Comportamento e consumo na cidade

Pode ser que o culpado tenha sido a baixa quilometragem da pickup, ou os percursos curtos demais, mas consumo de 3,1 km/l de diesel nos pareceu ainda mais acentuado depois que (essa semana mesmo) conversei com um amigo que é motorista de ônibus da Viação Santa Cruz. Ele faz todos os dias um percurso entre Pouso Alegre e Alfenas, e disse que seu ônibus tem de fazer no mínimo 3,9 km/l, levando em conta as várias paradas que ele faz no caminho para pegar pessoas. Senão, o supervisor chega junto cobrando resultados melhores de consumo. Ou seja, o consumo da F-250 Tropivan foi praticamente o consumo rodoviário de um ônibus de 48 lugares, que tem motor bem maior.

Fora isso, andar na cidade com o modelo é uma atração à parte. Andamos por ruas estreitas, avenidas largas e pequenos trechos de estrada, e em todos esses lugares as pessoas olham, param pra ver você passar, e tiram fotos. As irregularidades do piso são passadas por cima como que por um rolo compressor, e a suspensão macia entrega conforto a todos que estão sentados nos bancos forrados em couro. As respostas do motor e do câmbio são boas. As marchas vão entrando uma a uma, com rapidez. Pisando fundo, particularmente entre 40 e 60 km/h, temos um certo ponto de rotação do motor que entrega um coice forte, e a pickup parece querer engolir os carros à frente, com muita disposição.

avaliacao-na-f-250-tropivan-fotos-interior-10 Avaliação NA - F-250 Tropivan - Comportamento e consumo na cidade

O nível de ruído é melhor do que na estrada, pois não temos ruído aerodinâmico dos vidros laterais e do teto solar adaptado. O que pega é a tremedeira que os bancos sofrem, por causa do asfalto ruim daqui. Aliás, asfalto em algumas ruas, pois em outras, são usados os temíveis bloquetes, que vão se desencaixando e ficam parecendo um quebra-cabeça que foi atacado por uma criança enfezada, de dois anos de idade.

Resumindo, a F-250 Tropivan é gostosa de dirigir na cidade, não se incomoda com as curvas, graças a suas rodas de 20 polegadas, e tem bom desempenho. Mas o interior adaptado apresenta alto nível de ruído. E tem também o ponto do tamanho exagerado da pickup. Não queira procurar uma vaga para estacionar. Eu mesmo nem tentei andar pelo centro da cidade, com suas ruas estreitas e vagas pequenas. Seria dor de cabeça na certa.

avaliacao-na-f-250-tropivan-fotos-interior-16 Avaliação NA - F-250 Tropivan - Comportamento e consumo na cidade

Até mesmo na garagem foi difícil de entrar, mesmo com um portão de 4 metros de largura por 2,10 de altura. Aliás, o engraçado é a cara dos vizinhos, que não conseguem entender porque cada semana tem um carro diferente aqui em casa. Será que ele é traficante? Será que é receptador de carro roubado? Daqui a pouco tem polícia tocando a campainha…

OBS.: Publicaremos também um vídeo com o comportamento da F-250 Tropivan na cidade.

  • Mikael Brian

    soh + comprar um Hummer 2 com esse consumo quase o msm a da murciélago que é muito + potente, mas esse ultilitaio parece ser muito confortavel, tipo casa

  • Marcos_Umbelino

    Quando o NA começou a pegar carros para teste pensei logo nisso…
    Vizinho é F***, tá de olho em tudo e, vendo "do dia para a noite" o cara sempre com carrões diferentes em casa….
    conversa logo com o pessoal aí e explica a situação…..rsrsrs

  • fe_santos

    kkkkkk Vizinho é fogo mesmo! se morasse em prédio ou condominio fechado seria pior ainda!
    Boa matéria da NA! agora 3.1 km/l ? OBRIGADO!

    • DCald

      Eu acho que o percurso curto atrapalha muito nas medias, o ideal seria chegar a 1/2 tanque pelo menos… mas, se ela já bebeu o que bebeu na estrada, não esperava nada melhor do que 4km/l na cidade…
      Tanto é que quem tem essas barcas sempre tem outro carro na garagem… Nos anos 90 meu tio tinha uma F1000 "cabinada" e só usava para ir para o sitio ou viajar… no dia a dia era um santana 1.8 que era suficientemente confortavel e infinitamente mais economico e facil de manobrar…

      • helmygalindo

        Nós tivemos uma F1000 dessas aqui em casa e o consumo sempre esteve acima dos 9km/l…

  • Alefull

    Pessoal do N.A., parabéns pelo empenho em detalhar p/ nós consumidores os pós e contras desse e de outros carros. Esse modelo mesmo, seria um que dificilmente eu encontraria um dono p/ saber detalhes tão peculiares. Sou proprietário de 3 Mit Pajero Full e sempre tenho carros grandes p/ viagens. Como moro no interior, e ando em estradas do PR e MS que além de ruins , as vezes andamos por mais de 100km sem assistência alguma, precisamos de carros com boa autonomia e segurança. Essa tropivan mesmo é um carro que sempre desejei mas que não oferecia o cambio automatico, que p/ mim é essencial.
    Éber, seu site é aberto e democrático, e pelo que vi nos posts anteriores da Tropivan, vc andou tomando pedradas de pessoas que parecem querer apenas testes de bólidos super esportivos. Fique sabendo que boa parte desse Brasil que tem dimensão continental precisa de veículos como esse. Seu trabalho esta muito bom e continue sempre assim! Bom Natal a todos!!

    • Dolggan

      Boa Alefull!
      Meu sonho era ter um carrão desse pra reunir uma turma de amigos e sair viajando por aí…

    • eds2010

      Ale, acho que o ponto talvez mais enfatico dos testes é ter a curiosidade de saber como andam carros que não são aceitos pela grande maioria dos brasileiros ou por não saber ou por simplesmente ignorar uma marca.

      Por esse motivo pedimos outros carros. E infelizmente, sua situação de ter os carros que possuem e possivelmente as mesmas condições financeiras são bem distantes. Outro motivo pelo qual o pessoal realmente não espera um carro que pouquissimas pessoas tem condições. Guardando as proporções financeiras. Mas claro que é importante testar, se existe tal carro é porque ele oferece algo que alguem espera, que é seu caso.

      Abraço

    • valeu meu caro… abs

  • Fabinho3

    Cuidado q o BOPE baixa ai pensando que os traficantes foram do Rio pra MG… rsrsrs

    • DCald

      Acho que ele tem que colocar uma placa com propaganda do site no portao da garagem… dai o pessoal entra no site e entende o que está acontecendo… hehe..

  • Rmx_ch

    So pra dono de posto mesmo!!!!¨¨

    • eds2010

      Dono de posto? Veracruz, SantaFé, Captiva 2.4 e V6, entre muitos outros a gasolina (como os V8 da Land Rover), são todos beberrões. E o consumo NA GASOLINA é proximo disso tbm. Principalmente porque muitos brasileiros não entendem que carros como esses são para uso especifico e não ficar andando em cidade. Esses sim pagam a conta de posto e saem felizes da vida. E nao estamos falando de 1000 reais por mes nao, facilmente se gasta mais de 1500 reais.

  • davi_auto

    Não, obrigado!

  • Matheus Morais

    Não goste da traseira, feia, a dianteira é linda, mas quando olha a traseira… Meu deus!

  • mendanha

    Ontem durante a viagem eu passei foi por uma Dodge Ram Tropivan..sinceramente, ela e muito mais bonita que a F-250.. Passa a impressão de ter um melhor acabamento na transformação..

    Éber, mata uma curiosidade minha. Pra que serve aquele botão de R$ 1,50 que tem do lado da alavanca do cambio automático?

    • sinceramente, apertei ele e não fez nada, rsrs

  • fudencio10

    Olha,eu como sou fã desse tipo de carro,meu sonho não é um fusion,um sonata,ou até mesmo um belo esportivo como um audi TT ou um Camaro,eu quero aquela bela veraneio 72 6cil diesel marrom 100% original,claro que a diesel não é original,mas tudo bem.

    Eu só não compraria essa caminhoneta por um simples motivo,kia mohave diesel.

    R$169 mil.

    6 airbags (essa f250 tem algum ? acho que NENHUM)
    ESP
    ABS
    TCS (controle tração)
    Teto solar de fabrica
    Faróis de xenon
    Motor v6 250cv e 50kg/fm
    7 lugares

    Claro que é menor,4,88 contra 5,20 da f250.

    • bailascomigo72

      E a manutenção também é bem mais complicada, fora não ter autorizada em vários cantos. Mas olha, com esse consumo na cidade, um bom uso acabará compensando mesmo uma Mohave…

      Só que não queria tacar a Mohave em estradas esburacadas. Já a Tropivan com rodas originais, ixe, vai embora…

    • eds2010

      Vale lembrar que nesse pé de valor tem também a Pajero Dakar que também é um senhor carro. Além de ser a diesel e tudo isso que tem na Mohave ainda tem 4×4 normal, 4×4 reduzido e diferencial blocante. Além do melhor e claro… se comportar igual a um sedan.

      • fudencio10

        A Mohave também tem reduzida,alem de assitência de subida e descida,util para fora de estrada,alem de ter mais mimos e um acabamento superior,já que a dakar tem como base a L200,é mais simples,já o mohave tem ar digital de 3 ZONAS,6 airbags,fárois de xenon,a "triton tropivan" tem apenas 2 airbags,bancos com ajustes manuais,na mohave os dianteiros são eletricos,ai vem o motor,o da mohave tem 250cv e 50kg/fm de torque,o pajero apenas 165cv e 35kg/fm de torque,e tudo isso em um cambio de 4 marchas…já a mohave tem 5 marchas.

        Ou seja,essa pajero é o mesmo absurdo que a hilux sw4

  • DCald

    Eber, se precisar de ajuda pra testar os carros, só chamar!

    • Romulo_Max

      [2]

      Qual será o outro carro q o Eber ja tem pra avaliar???? Misterio…
      Eu qeria mto q fosse um Sportage ou algo do genero

  • bailascomigo72

    Eber, uma explicação pode estar na ADAPTAÇÃO de um cambio automatico. Sorry, não deu tempo de ler tudo, não sei se o conj. motor/cambio existe em outro País (e daí a Tropivan teria trazido apenas o cambio), mas acho que não. Logo, como não se passou por uma engenharia complexa, não tem como se exigir desempenho e consumo, até pq as marchas podem não estar corretamente escalonadas.

    Mas não dá pra empolgar: na melhor das hipoteses, uma CD manual faz 6 km/l na cidade com diesel…

    Ah! Ficou faltando voce falar do monstro no transito pesado, tipo Marginal, e dos pontos-cegos.

    • com certeza… o câmbio é adaptado de uma empresa que oferece câmbios para caminhões e ônibus…. aí não sendo algo criado pelo fabricante, o consumo fica péssimo.

      sobre a marginal em SP eu comentei na primeira matéria…. no começo dá medo pois ou você come faixa do lado esquerdo ou do direito…. tem que ficar o tempo todo esperto pra não esbarrar em quem tá do lado.

  • GMV

    Na minha garagem não ia nem entrar, mal coube um Fiat Siena, imagina esse carrão.

  • SeuCanalha

    O consumo está muito alto, mas creio que a proposta do carro seja pra viajem e não pra "cowboy de posto" como diz a Nissan ehehhehehehehe E esse seria o cowboy-dono do posto hahahah

    Talvez a culpa seja do câmbio automático com conversor de torque muito generoso . . . Fica muito macio e confortável, mas perde desempenho e autonomia . . .

    Eber, seria interessante testar carros na estrada com sua lotação máxima de carga ! ! !

    E tb seria perceptível, no caso de outros carros, o pq um 2.0 é muito melhor que um 1.5 numa situação de viagem, mesmo os dois sendo de desempenho similar quando num "racha" com os carros vazios . . .

  • alemaomoreira

    Resumindo: Tem muita coisa melhor por até R$ 200 mil , da para comprar carros de luxo ao invés dessa picape de agroboy com uns bancos a mais.

  • deminho

    Com certeza, o problema está no casamento câmbio/motor.
    3,1 km/L? Não tem condições num motor 3,9 litros de apenas 4 cilindros.
    Esse consumo é equivalente ao de um motor de 12 litros e 6 cilindros.

  • Heumessmo

    Agora perceba uma coisa….
    uma pessoa que tem R$200.000,00 pra pagar nesse carro, mesmo o consumo sendo altissimo nao ta nem pra ele….
    Parabens Eber pelas materias, sao muito boas mesmo…

    Cara, era bom se vc conseguisse fazer a avaliação de carros populares, como voyage, siena, fiesta sedan, e etc..
    pq esses carros que estao acessiveis a maior parte da população brasileira… iria ajudar muito na compra de muitas pessoas…
    mais é so uma sugestao…

    Abração

  • gseverog

    Problema eh o cambio, temos uma f250 4×4 aki em casa, e o consumo eh de 6km/l no minimo, as vezes faz mais, isso no transito da cidade, na estrada faz de 9km/l a 10km/l

  • mikaelbrian

    vc disse q um dia a policia ia bater ai na sua casa, hj depois de um tempão q vc fez essa materia algum vizinho seu sabe q vc é o fundador do site? e alguma policia foi ai?

Send this to a friend