Avaliações Fiat Hatches

Avaliação NA – Fiat 500 Cult Dualogic 4 – Comportamento e consumo na estrada

fiat-500-cult-dualogic-estrada-620x348 Avaliação NA - Fiat 500 Cult Dualogic 4 - Comportamento e consumo na estrada

Começamos nosso vídeo de avaliação do Fiat 500 na estrada (você verá o vídeo ainda essa semana) com uma aceleração de 0-100 com o modo Sport acionado. Vemos que as trocas de marcha são mais rápidas do que o normal, mas logo após o carrinho engatar uma marcha, nota-se um certo deslize da embreagem, como se você estivesse em um carro com câmbio manual e começasse a acelerar sem tirar completamente o pé da embreagem.



Fora esse detalhe, o Fiat 500 Cult Dualogic acelera na velocidade que se esperaria de um carro 1.4 – com o modo Sport. Sem ele acionado as trocas são mais lentas. A suspensão firme, sobre a qual reclamamos no vídeo da cidade, apresenta suas vantagens na estrada: entrega um bom comportamento nas curvas e um carro mais firme em situações mais próximas do limite.

Em uma certa ocasião, fiz uma viagem de 200 quilômetros até São Paulo com o modelo e senti que esse bom comportamento nas curvas é interessante, pois você não tem que reduzir muito a velocidade para as contornar. Mas a falta do piloto automático foi bem sentida.

Também vemos que as rotações do motor ficam um tanto altas em velocidades de 110 ou 120 km/h, encostando nos 4.000 giros. Depois de um bom tempo o ruído do motor dentro da cabine começa a incomodar um pouco. Se trata de um ruído relativamente bom para um carro de 40.000 reais, mas não é lá essas coisas.

Diante destes pontos, vemos que se o uso mais rotineiro que você for fazer de um carro for mesmo na estrada, o Fiat 500 com motor 1.4 de oito válvulas não é muito indicado. Seria bom partir para as versões mais caras, que tem dezesseis válvulas e um câmbio automático de verdade.

E o consumo? Será que foi ruim assim como na cidade? Bem, não foi um consumo de todo ruim, mas certamente aquém do que se espera de um carro 1.4. Conseguimos entre 14,5 e 15 km/l com gasolina, um consumo que em outros modelos 1.4 do mesmo porte é um pouco melhor. Se você rodar muito todos os meses, busque outras opções mais econômicas.

(OBS.: A ultrapassagem mostrada na imagem acima começou quando a faixa central ainda estava tracejada.)

4.0

COMPARTILHAR:
  • Boa ultrapassagem.

  • Louis

    (OBS.: A ultrapassagem mostrada na imagem acima começou quando a faixa central ainda estava tracejada.)

    Eber, sem querer ser chato, mas já sendo rsrsrsrs, você poderia ser multado por isso, a ultrapassagem deve terminar antes de começar a linha contínua hehehe Já vi gente tomar multa por isso…

    • thales_sr

      Eu já tomei multa por isso… A rigor, a ultrapassagem deve começar E terminar na faixa tracejada.

      • thiagotoledo1

        Eu tb já tomei uma multa por esse tipo de ultrapassagem

    • Sim, mas será que existe alguém que pode afirmar que sempre fez todas as ultrapassagens começando e terminando da maneira correta? Você está fazendo um vídeo, falando com a câmera, pensando nos detalhes do carro, de repente surge um lerdo na sua frente, você ultrapassa, nem pensa nisso.

      • Louis

        Sim, foi só uma observação, porque da maneira que vc colocou sua frase pode dar a entender que ultrapassagens que começam em linha tracejada são sempre permitidas. Foi só um alerta, já que vi vários casos de pessoas multadas nessa situação. Todo mundo já enfrentou esse tipo de situação, mas se tiver um guardinha de binoculo olhando, ele vai querer multar.

    • BflavioSa

      Se estivesse dirigindo um carro com "motor torcudo" como o velho e bom 1.8 da GM, a ultrapassagem acabaria bem antes de começar a faixa continua!!!

    • Jason

      Eu não só multa, como levei uma "catracada" do guarda. Em uma estrada pouco movimentada, peguei uma carreta a 30 por hora na entrada da curva, eu e um uno atrás… Olhei pra outra faixa e não vinha nada, só tirei, puxei pra terceira marcha e podei, bem no final da faixa pontilhada.. O outro cara veio no puxa comigo…. Quando terminamos a ultrapassagem, a surpresa: o policial estava uns 100m à frente, e fez sinal para os dois carros encostarem. Além da multa, tive que ouvir discurso e ver o carreteiro passando ao lado, a 10 por hora, acho que só pra rir da minha cara, rs

  • LFCruz

    Ah, sei la… eu não acho 15 km/l ruim não…

    • thales_sr

      Não acho ruim, mas também não acho bom…

      • Edson Roberto

        Eu acho ruim sim…sabe porque? Porque um Corolla mais pesado, maior e com menos aerodinamica faz cerca de 17 a 18km/l na estrada com o motor 1.8.

        Eu faço a 90~100km/h 21km/l com meu C3. A 120km/h faço entre 17 a 18km/l. Ele tbm tem um motor 1.4, é mais pesado, pouco menos de cavalaria e torque. E ainda assim, faz mais.

        Ta certo que o cambio é mais longo, mas o peso x potencia desse modelo, deveria permitir de certa forma um consumo similar ao meu carro. Claro que essas médias são de uma estrada continua, sem transito com velocidade constante. Se for para parar em alguns trechos por causa de transito intenso ele baixa. Como não sei a porcentagem do caminho, digo que se for livre com apenas um ou outro caminhão na frente é até alto. Se for quase parado por diversos motivos, ai ele está muito bom.

        • andre_0102

          Concordo q deveria ser melhor, mas depende do pé do motorista, talvez vc alcançasse numeros melhores ao volante. Só para constar o C# pesa MENOS que o Fiat.

          • walbere

            Deve ser porque é um carro urbano.
            Se for esse o problema então por que bebe tanto na cidade?

    • DougSampaNA

      Pensa que um Fit G1 1.35 cvt faz na Rod Castelo Branco até Avaré, a 100 /110 km/h, uma média de 19 km/l de gasolina com ar cond ligado e 2 pessoas mais bagagem…aí vc achará ruim sim…26,7% de diferença, é MUITA DIFERENÇA!

      • Stark

        Realmente é por aí mesmo! O problema não é o consumo do Fiat 500, o problema pro fiat é o consumo desses citados que estão iguais e até melhores.

  • bedotRJ

    O cara tem que se explicar sobre a ultrapassagem já prá se precaver dos malas politicamente corretos que certamente viriam encher o saco ao ver a foto. A gente vive numa ditadura e nem percebe….

    • É bem por aí.

  • rafael_rtg

    Eber manda Placa e CNH ai fazendo o favor, preciso emitir sua multa…. rs

  • MecanicoDigital

    Carrinho gastão.
    O Astra 2.0 Monzatech (que alguns que não tem ou que não sabem usar e dizem que é beberrão) faz de 15 a 17 km/l com gasolina na estrada fácil fácil.

    • thales_sr

      Monofuel, né?

      • MecanicoDigital

        Não senhor. 2008/2009 Flexpower de 121/128cv. Carroceria hatchback.
        O segredo: Manutenção em dia, alinhamento, rodas balanceadas originais 16'' e pneus calibrados, gasolina aditivada de boa procedência e respeito aos limites de velocidade.

  • MecanicoDigital

    Minha ex tinha um VHC 1.0 flex 2006 que fazia 18 nessa mesma pegada, mas era todo original….

    • Edson Roberto

      Talvez a roda aro 16" contribuiu… pois meu C3 1.4 com aro 15" (original) faz 21 nessa situação. Se for com o ar ligado, 19km/l.

  • YoOdEx

    Não sou fã desse motor 1.4 fire da Fiat.. Ele deixa a desejar em desempenho (comparado a outros 1.4 mais modernos) e além disso não é econômico.. Acho que as opções 1.6 16v são indiscutivelmente melhor (claro, nas versões que a possuem, como Punto, Palio, Idea, Strada).

    • andre_0102

      Preferia o twinair ….

      • DrJose_Dentista

        tb este motor twin air do 500 na italia e melhor mais econômico e tao gostoso.. anda bem e não e gastão , mas Vivemos no Brasil

  • Adriano_Silva

    Eu acho que é um dos melhores produtos disponíveis atualmente em nosso mercado, transmite muita segurança e sofisticação ao rodar.

  • mademg

    O motor 1.4 é econômico sim, em relação a qualquer outro produzido no país. O pessoal tá esquecendo do peso do 500. A transmissão é curta e o Cx não é essas coisas. Por falar em 1.4 o meu foi embora essa semana, perfeito, 59.000 Km, sem revisão…só pneus (não sou nenhum santo) velas e filtros e óleo.

  • W_Santos

    O carro possui padrão e qualidade de construção superior ao que é produzido por aqui, na mesma faixa de preço, não temos dúvidas. Os poréns, encontrados no consumo de combustível e desempenho, são heranças dos motores Fire, que é uma gambiarra no carro para o mercado nacional. Por isso que o Multiair é imprescindível ao carro, fecha o conjunto com qualidade. Como não sou a favor de empobrecer o projeto, a Fiat devia ter lançado esse carro somente com o multiair, talvez um turbo ou 1.6 para as versões superiores e manter o 1.4 16v na versão Cult, mesmo que o preço fosse um pouco mais alto .

    • fortal1990

      concordo, o motor 16v é bem melhor

  • Stark

    Consumo pra categoria tá ruim não mas o problema é que existe carros maiores com o mesmo consumo.
    Digo que o consumo poderia ser melhor pois Corolla e Civic são exemplos de economia (Corolla q ñ seja flex e Civic 2012). Até i meu atual que tem um jurássico motor 2.0 é dificil baixar de 12 12.5 km/l na Estrada @ 110..

    Porém na categoria do Fiat 500 eu escolho ele como melhor opção por conta da segurança e por conta de marca!! Só pra relembrar, esse carro tem ESP com TCS!

  • rgrau

    Aro 16, ar-condicionado e motor fraco…até que tá bom!

  • mademg

    Mesmo com o MultAir 105 cv o 500 é lento.

  • Mostarda_69

    Complicado esse consumo, não deiaria de comprá-lo por isso, mas 14-15 é o que faço com meu Logan 1.6 8v. Deve ter o mesmo peso, pois tem todos opcionais e um Cx terrível..ah ahauaehuhaae….

    Mas esperaria uns 16-17 na estrada… 14 eu preciso pisa valendo em todas ultrapassagens e manter 120, senão faz mais…

    Mas se eu não precisá-se de espaço teria sido minha compra..

  • msouza91

    o pessoal esquece de avaliar algumas coisas:
    *o Eber não é necessariamente um cara muito leve…
    *o carro é pouco rodado
    *o trecho percorrido

    o carro é mais econômico que isso, mas apesar do consumo, tem que se ver muito mais que isso ao se comprar um carro…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email