Avaliações Ford Matérias NA Sedãs

Avaliação NA – Ford New Fiesta 4 – Comportamento e consumo na estrada

Avaliação NA - Ford New Fiesta 4 - Comportamento e consumo na estrada

Andando com o New Fiesta na estrada, temos alguns pontos bem positivos, e também alguns que não gostamos. Falemos primeiramente das qualidades do sedã compacto. Em termos de desempenho, o rendimento dele é muito bom, acima do que se esperaria de um sedã com motor 1.6 16v, comparado até mesmo ao desempenho de modelos um pouco mais pesados com motor 2.0.


O New Fiesta parece ter maior cavalaria disponível, uns 130 cavalos. Seu peso reduzido de 1.162 quilos ajuda, mas ele certamente é leve assim por ser compacto, o que na largura do veículo é facilmente notado.

Fora o bom desempenho, o conjunto do New Fiesta se mostra adequado para quem quer um carro firme, com respostas rápidas. A direção colabora neste sentido, e a suspensão também, embora em curvas mais fechadas ele demonstre vontade de sair um pouco de frente.

Aliás, depois de usar um modelo com direção elétrica por alguns dias, volto para meu carro com direção hidráulica junto com pneus de largura 235 e sente como a elétrica é leve e mais rápida nas respostas. Sobre as rotações do motor, para um modelo 1.6 o New Fiesta (e também o New Fiesta Sedan) até que mantém um nível baixo em velocidades de nossas estradas. A 100 por hora são 2.600 rotações e a 110 são 2.800.


Avaliação NA - Ford New Fiesta 4 - Comportamento e consumo na estrada

Finalmente, o último ponto positivo que eu gostaria de destacar foi o consumo na estrada, principalmente com gasolina. No uso do etanol, ficamos com o ar-condicionado ligado e obtivemos 11,7 km/l. Já com gasolina, ao rodar com o ar-condicionado ligado o consumo fica entre 15 e 15,5 km/l, ao passo que sem ar-condicionado chegamos a um consumo ótimo de 17,2 km/l.

Um consumo ruim com álcool, mas certamente ótimo com gasolina. Sim, isso mesmo, mais de 17 km/l na estrada sem usar o ar-condicionado, em velocidades entre 100 e 110 km/h. Ou, se você for dos calorentos de plantão, ainda terá um consumo entre 15 km/l e 15,5 km/l, o que ainda é muito bom.

O computador de bordo pode ser um pouco impreciso? Sim, claro, mas a indicação de apenas 5,8 litros de gasolina usados a cada 100 quilômetros foi uma grata surpresa. Talvez até por conta do bom nível de rotações que o modelo mantém a 100 e a 110 por hora é que conseguimos este bom consumo. Mérito também ao bom motor Sigma do New Fiesta.

Avaliação NA - Ford New Fiesta 4 - Comportamento e consumo na estrada

O nível de ruído do New Fiesta na estrada ficou entre 70 e 72 decibéis, variando entre 100 e 110 por hora, o que não é baixo. É até mesmo mais alto que modelos mais simples que testamos. Fica no mesmo nível do Logan, em média. No entanto, andar com o modelo por períodos longos na estrada não se mostrou irritante. O sedã não passa muito as imperfeições da pista, apesar de sua suspensão dura. Um ponto negativo fica por conta da frente, que raspa com facilidade em lombadas e valetas.

As respostas do câmbio são boas. A partir da terceira marcha as relações ficam mais longas, apropriadas para a estrada. Mas… estando em quinta você consegue retomadas razoáveis somente se estiver a 100 km/h. Se estiver em menos, reduza para uma quarta ou até terceira. Os bancos são confortáveis, em um nível razoável para o quanto o New Fiesta custa. Um detalhe que não gostamos foi a largura dos bancos dianteiros, um pouco pequena para quem é grande.

Problemas específicos: o Ford New Fiesta não tem piloto automático, sensores de estacionamento, o som não tem entrada USB e os vidros não sobem com apenas um toque, com exceção do vidro do motorista.

Avaliação NA – Ford New Fiesta 4 – Comportamento e consumo na estrada
Nota média 4.5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email