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Avaliação NA – Honda CR-V 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

honda-cr-v-avaliacao-na-exterior-5 Avaliação NA - Honda CR-V 1 - Fotos e detalhes gerais do modelo

O Honda CR-V ganhou o design que tem hoje em sua linha 2007, portanto deixou de ser uma novidade há muito tempo. No entanto, continua com boas vendas, ainda mais depois que teve o preço da versão de entrada reduzido para 88.410 reais. A confiança que o brasileiro tem na marca Honda tira um pouco o destaque dos preços altos e motor fraco para seu peso, que sempre foram dois problemas citados em avaliações do utilitário.



Apesar de a versão mais acessível ser a LX, do preço acima citado, a Honda (como sempre faz) nos forneceu a versão topo de linha, EXL, que custa 102.910 reais. Mais de 100.000 reais em um modelo 2.0? Sim, pode crer. Mesmo assim, iremos mostrar todos os defeitos e qualidades do CR-V aqui nessa avaliação, para que nossos leitores conheçam bem o modelo, independente de seu preço.

A unidade que avaliamos é 2009/2010, e estava com 17.000 quilômetros rodados. A motorização é a mesma nas duas versões, com 150 cavalos, e na versão EXL a tração é 4×4 real time, que entra em ação quando necessário. O câmbio é automático de cinco marchas. O CR-V tem 4,57 de comprimento, 1,69 de altura, 1,82 de largura, 2,62 de entre-eixos e peso de 1.544 quilos na versão 4×2 e 1.612 quilos na versão 4×4. O tanque de combustível leva 58 litros.

honda-cr-v-avaliacao-na-exterior-11 Avaliação NA - Honda CR-V 1 - Fotos e detalhes gerais do modelo

Em termos de diferença entre as duas versões, temos os detalhes cromados externos, as rodas diferentes, faróis de neblina, maçanetas cromadas, teto solar elétrico, sensor de chuva no parabrisa, volante e alavanca de câmbio forrados em couro, o ar-condicionado dual zone, bancos em couro, rádio CD e MP3 com disqueteira para 6 discos com tweeter e subwoofer, controles do som no volante, seis airbags, e sistema VSA, de estabilidade assistida.

O pacote de equipamentos justifica a diferença de preço de 14.000 reais entre os dois modelos? Essa diferença poderia ser de uns 8.000 ou 9.000 reais. Apenas o teto solar elétrico soma em torno de 3.000 reais, na média, mas 14.000 reais é salgado. O problema é que a versão LX já é cara, o que faz com que a EXL fique ainda mais cara. Lembrando que o Honda CR-V é feito no México e nos EUA uma versão idêntica a essa que testamos custa pouco mais de 27.000 dólares, lembrando que lá o motor é um 2.4 de 180 cavalos.

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A respeito do design do CR-V, ele é bonito na dianteira, e a traseira com certeza é controversa, pois muitos a acham feia. Pessoalmente vejo que na versão mais cara, com rodas mais bonitas, detalhes cromados, faróis de neblina e teto solar o CR-V não faz feio. Com certeza é bem menos chamativo que concorrentes mais modernos, como Hyundai ix35 e Kia Sportage, mas para quem quer algo sóbrio e não chamativo, é uma boa aposta. No entanto, existem outras cores que realçam melhor os detalhes do CR-V, em comparação com esse prata.

As fotos que você está vendo aqui foram feitas no primeiro Graal da Rodovia Castelo Branco, perto de São Paulo. Na próxima matéria mostraremos todos os detalhes do interior do Honda CR-V.

Ficha Técnica Honda CR-V

Item LX EXL
Motor 2.0 16V SOHC i-VTEC 2.0 16V SOHC i-VTEC
Cilindrada (cm3) 1.997 1.997
Potência (cv x rpm) 150 cv x 6.200 150 cv x 6.200
Torque (kgf.m x rpm) 19,4 x 4200 19,4 x 4200
Diâmetro x curso 81,0 x 96,9 81,0 x 96,9
Taxa de compressão 10.5:1 10.5:1
Tração Dianteira 4×4 – Real Time
Transmissão automática com Grade Logic Control e Overdrive 5 velocidades 5 velocidades
Pneus 225/65R17 225/65R17
Rodas de liga leve (pol) 17 x 6,5 JJ 17 x 6,5 JJ
Estepe em aço aro 17’’ aro 17’’
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS) n n
Suspensão dianteira independente tipo McPherson n n
Suspensão traseira independente tipo Double Wishbone n n
Dimensões
Distância entre eixos (mm) 2.620 2.620
Comprimento (mm) 4.575 4.575
Altura (mm) 1.690 1.690
Largura (mm) 1.820 1.820
Peso em ordem de marcha (kg) 1544 1612
Peso bruto total (kg) 1990 2060
Capacidade do tanque de combustível (l) 58 58
Volume do porta-malas: normal / rebatido (l) 1.011 / 2.064 1.011 / 2.064

  • shdn2010

    Estava paquerando uma SUV, não sei se para alguns da para considerar a CR-V como uma SUV. Fiz test drive deste carro e desisti, carro horrivel fraco, nao tem motor, e muito menos alguma tecnologia pelo que cobram, a honda deveria e ja demorou em trocar este modelo e principalmente o motor.

    • RBuriti

      Ter motor ele tem, o porém é seu peso de elefante. 1600kg para um carro desse porte com um motorzinho de 150cv não vale a pena, e como característica de sua categoria, quem for viajar com o carro cheio (5 pessoas com +- 70kg e adicional de bagagem) ele pesaria no total uns 2mil kg. Ou seja, ficaria muito mais manco do que já é.

      Por isso se analizarmos os concorrentes ainda prefiro uma captiva, até a versao 2.4 em números está bem melhor ;D

      • Romulo_Max

        O fato de ter "motorzinho" e 150 cv nem é tão importante assim, por exemplo: O Peugeot 3008 usa um 1.6 com turbo, de 156cv e pesa praticamente a mesma coisa que esse CR-V, mas tem um desempenho e consumo elogiado por todos que testaram, pois o CR-V tem seus 150cv à 6.200 rpm, o 3008 156cv à 6.000 rpm, o grande trunfo é que no 3008 o torque de 24,5 kgfm já aparece em 1.400 rpm, enquanto no CR-V os 19,4 kgfm aparecem apenas em 4.200 rpm

        O 3008 tem um dos melhores custoxbeneficio da categoria.

        • rb10rs

          Na verdade o Peso X potencia da cr-v é melhor, como você falou, a diferença está no peso x torque, que no cr-vé de 79 e no 3008 67, alem de aparecer cedo como você falou, isso faz com que o 3008 seja quase 3seg mais rápido que a cr-v.
          Até mesmo se compararmos com outros 2.0 como o ix35 ela perde, o ix35 tem 168cv e 20,1kgfm, mas todos, incluindo a captiva 4cc ficam no 0-100 na casa dos 12seg, só o 3008 e captiva v6 se destacam, mas por 99 mil é possivel comprar um tiguan que é tão equipado quanto todos os outros e ainda mais que captiva v6 e 3008, se quiser algo maior tem o Kia sorento, 2.4 de 170cv e pesando mais de 1,8 toneladas anda junto com os menores 2.0, mas com bem mais espaço.

        • RBuriti

          Verdade, no caso a relacao peso X torque do 3008 é melhor. Tem esse detalhe. Mesmo assim o CR-V é manco, Provavelmente anda menos que o 3008 (nunca andei no 3008, mas ja andei no CR-V 2011 e Captiva 2011 para test drive quando estava vendo um carro para trocar o atual).

          Vamos esperar o teste do NA.

    • Vitão

      Mas aí que tá, se trazer a nova versão vai botar o preçõ lá em cima……. Sendo a versão de entrada a partir dos R$ 100 mil…..

  • Na minha opinião, a pior compra da categoria.

    • offspringbnc

      Ainda bem que é na TUA. As revisões são baratas, manutenção super em conta, econômica, bonita, mais barata que as concorrentes.

      Ultimamente, tendo em vista a falta de Sorento, tenho cogitado a CR-V – ainda mais porque uma 0km foi me oferecida a 83K com couro e bagageiro, além do emplacamento e IPVA integral.

      A minha segunda opção é o Captiva, mas só se for V6…

      Ps. Lindão o Bel Air 1955 transformado em taxi!

      • Renato_Bauru

        offspring aonde voce achou por esse preco? To pegando uma LX e ta dificil deles "darem" essas cortesias: couro, bagageiro, emplacamento e IPVA. Se voce puder me ajuda agradeco. Abracos.

        • Gambixx

          sei lá, encaro muito mais a Sportage como concorrente da CR-V. Mesmo com aquele acabamento manco dela. A Sorento é um onibus perto…

    • zemarreta

      É a compra mais racional da categoria, isso sim. Ele não dá defeitos, as revisões são baratíssimas, as concessionárias Honda em geral não fazem (muita) empurroterapia e o valor de revenda é altíssimo. Os outros podem ter mais motor, ou mais equipamentos, mas não têm a mesma confiabilidade da Honda. Por isso esse carro vende tanto.

      • JHerzév

        Concordo totalmente, é a melhor compra da categoria. Quem quer carro pro vizinho ver compra os ix35 e Sportage, quem quer tranquilidade compra um CR-V. Minha mãe possui um igual, EXL, que só deu alegrias nesses anos de uso.

      • GuilhermeD.

        Os concorrentes dão muito defeito? Qual o valor das revisões na Honda?

  • andrefrade

    Pra mim esse carro é um dos mais "SEM SAL" que já vi……..
    (vamos ver o interior) Quem sabe eu mude

    • netto

      E do jeito que a Honda está com seu desenho nos últimos carros, sua próxima geração vai ser ainda mais esquisita e feia! o.0

    • Romulo_Max

      Ai que vc vai achar sem sal mesmo!!!
      Nessa versão top acredito que seja um pouco melhor, mas na versão de entrada é de uma simplicidade frustrante pra um carro de quase 90mil reais

  • BlueGopher

    O Chevy 1955 roubou a cena!

  • Romulo_Max

    A traseira nem é tão "feia", ela é apenas estranha pra um SUV, tem cara de minivan ou um carro bem familiar, não passa a robustez que se espera dos modelos desse segmento.
    Agora esse motor 2.0… deveria ser no minimo um 2.4 nessa versão top, ainda mais qnd tem concorrente com motor V6 pelo mesmo preço. :S

    PS. Esse belo classico amarelo chamou bem mais a minha atenção. Desculpe a ignorância, mas q modelo é esse?

  • Gustavo

    Acho o motor o calcanhar de Aquliles desse carro. Muito fraco pro porte dele.

  • mm2

    Captiva engole ela em todos os sentidos, sem comparação, mesmo com sua suspensão dura e mais ruidosa é muito melhor!

    • zemarreta

      A Captiva é tão sem sal quanto a CRV, mas pelo menos a Honda tem muito mais confiabilidade que a GM. Nessa faixa de preço para ter mais emoção iria de Tiguan.

  • skulla7x

    Ele já ta com um visual cansado… cara de estar uns 10 anos atrasado…

    Obs: não venham falar de Gm, kombi e etc, por favor. ;) que isso entristece.

    • Cosmo__kramer

      Bom, falar de GM nesse caso é falar da Captiva, e aí o CRv dança com força, porque nesse preço é da Captiva de quase 270 cavalos que estamos falando.
      Eu fiz o test drive nesse CRV a pouco tempo, ele simplesmente não anda, só na reta, embalado. E olha que rodei com o carro vazio, imagina carregado.
      Já a Captiva 6 canecos, aff…. só não peguei por causa do porta-malas ridículo (como quase todos os Suv's, diga-se de passagem).

      • skulla7x

        Não meu caro, não quis comparar com o captiva… quis comparar com carros de visual ( e alguns não só o visual) antigo, estilo Astra, Celta, Kombi e companhia.

        Abraço

      • RMN14

        Quero ver essa alegria na hora de abastecer a captiva….pisar no carro de test drive tudo bem, é a loja que bota gasolina….

        • GuilhermeD.

          Pra quem gasta R$ 100mil em um carro, qual o problema em gastar R$ 600 por semana em gasolina?

      • zemarreta

        A Captiva 6 bocas bebe como reunião do Lula com o Bush e o Putin e faz mais barulho que escola de samba.

  • Alex_cps

    Não curto esses veiculos tipo SUV.
    Mas de qualquer forma parabéns à Honda por não ter usado aqueles horríveis estepes para fora!!!

  • João Paulo Vizioli

    Meu amigo teve um desse até há pouco tempo atrás… Topo de linha: Motor 2.4, 4WD, teto solar, bancos forrados em Alcântara, GPS, rodas 18" mas o mesmo acabamento fraco do painel e portas e o estilo cansado (que nunca me agradou). Preço: 3.900.000 ienes ou R$ 76.000,00

    Caro até para os padrões japoneses… (também o doido comprou com todos os opcionais possíveis, com esse valor dava para comprar uma Land Cruiser Prado 2.7 intermediária…)

  • maiamachadoch

    Não gosto da frente, aquela quebra entre a grade e o parachoques, mata o carro

  • Jonathanfs

    Pior opção da categoria, manco, visual fraco e muito caro pelo que oferece!

  • Normio

    Tem certeza que é 4×4 permanente? Pelo que eu sei, ele tem um sistema 4×4 que em condições normais, atua só no eixo dianteiro e quando o computador sentir a falta de aderência, ai o carro passa a ter tração nas quatro rodas. É um modo automático que não dá pro motorista escolher._Me corrijam se eu estiver enganado!

    • zemarreta

      Está correto, "on demand".

      • Normio

        Pois é, há muitas denominações que me confundem também. 4×4 permanente, 4×4 integral, 4×4 on-demand, AWD, etc…
        Agora só esperar o Eber corrigir

  • TudoParaEmpresas

    Essa avaliações são muito grandes. Nunca leio. Dava pra fazer um resumo com conclusões objetivas no final.

    • zemarreta

      É o que quem lê o blog busca: avaliações longas, ponderadas e feitas por quem entende do assunto. Para ler umas informações genéricas ou jabá de montadora, tem muitos outros sites à disposição.

  • Marco_Reis

    Éber, dentro dos 14.000 reais vc esqueceu do sistema de tração integral. Item, ao meu ver, principal diferencial entre as duas.

  • CanalhaRS

    A Honda abusa da confiança que tem do consumidor. Nenhum de seus carros vendidos aqui vale o que pedem.
    É uma pena o que a mentalidade torta do pessoal que comanda essas marcas fazem em nosso mercado. Todo mundo vem pra cá nos explorar, com a desculpa de que "os outros também fazem". Se fossem assim eu poderia roubar e matar porque outras pessoas também praticam isso, mas isso não torna a atitude menos criminosa.Tá mais que na hora de darmos um basta nisso.

  • Eder_

    Não consigo gostar desses SUVs de shopping. SUV de verdade, para mim, tem de ter capacidade off-road. Se é para ter um carro para usar somente no asfalto, por preço menor que o do CRV compra-se um sedan ou hatch mais equipados.

    • spok

      Entao estais ferrado … nao existe o melhor dos dois mundos . Ou é jurassico como a mitsubishi ou é urbano como todos os outros.
      Talvez uma land rover ainda tenha DNAs off roads só que da pena né

    • zemarreta

      Pelo contrário, acho que as SUV são opções muito melhores que os sedãs para nosso offroad urbano. Tenho um sedã grande e estou de olho numa SUV porque é um tal de raspar o "bigode" em rampas, bater o meio do carro em lombada, cair em crateras, etc.
      Por outro lado, uma SUV de verdade é muito pelada, e não tem os confortos de sedã como essa CRV tem.

  • mauricio3167

    Quem compra um CR-V não está nem aí para o preço ou status, esses consumidores querem um carro robusto e confiável. Um carro que em eventual manutenção não fique parado na concessionária por três meses devido falta de peças

    • zemarreta

      É o melhor comentário aqui desse tópico. Quem compra esse Honda, compra por uma escolha racional, porque é um carro cuja chance de dar dor de cabeça é próxima de zero, e que na hora de revender vai ser fácil.

    • Normio

      Sim e além disso a sua manuntenção e revisão são bem barato

      • Tiago Max

        Concordo…

  • exmarujo

    Nota-se nas fotos a nivel de parachoques e capot dianteiro um mau encaixe das peças, não gostei mesmo nada desse pormenor

  • zemarreta

    Vc está enganado. O valor de revenda dela é ótimo. Consulte o Webmotors e compare os preços da nova e das usadas.

  • zemarreta

    Eber, esqueci de escrever no outro tópico mais uma dúvida que tenho sobre a CRV. Tive um Fit 1.5 e o VTEC mais CVT dele operava verdadeiros milagres, o carro era muito muito esperto na saída dos sinais, tinha muito torque em baixa rotação. A CRV não tem CVT, mas tem VTEC. Já sei que o motor é pouco para o tamanho do carro, mas gostaria de saber se o VTEC consegue operar algum milagre pelo menos em rotações mais baixas, deixando o carro gostoso (ou pelo menos não sendo irritante) de dirigir pelo menos na cidade.

  • lndnfsu2

    pena que o motor é fraco pelo preço dele…

    propaganda do Graal heim! xD sempre paro neles

  • Soichiro_Honda

    No mercado brasileiro, temos que levar em consideração que os carros são caros. E neste caso, se tratando de um Honda, quem já teve um, sabe que vale cada centavo a mais… Porque uma montadora cobraria o mesmo preço se sabe que seu produto é de melhor qualidade? Uma refeição no bandejão e na tratoria matam a fome, mas a qualidade é diferente não é?

  • CanalhaRS

    Acho que você não entendeu meu texto:
    "Todo mundo vem pra cá nos explorar, com a desculpa de que "os outros também fazem"."

    Eu falei exatamente disso. De um fabricante vir pra cá e praticar preços diferentes do normal só porque os outros aqui já nos assaltam. Cobrar o que cobram só porque o consumidor paga, não é justificativa. É falta de ética, mesmo se tratando de empresas que precisam dar lucros.

  • mikaelbrian

    tem algo vazando no carro pq pela foto 23 parece q ta vazando algo, mas o ix35 e o sportage tbm passam os 100k nas versões + kras

    • GuilhermeD.

      Pode ser água do ar-condicionado.

    • KTA2010

      Acho que uma Outlander 2.0 está valendo bem mais que Captiva, IX 35, Sportage e CRV….

  • hpeluffo

    vocês vão ver. Na subida ele é meio broxa. em uma ultrapassagem ou em subidas voce é obrigado a usar a tecla D3 no cambio. Que reduz pra 3ª ….

  • CarlosPrado

    Apesar deste design já durar 6 ou 7 anos, continua me agradando. É claro que se comparar com o Sportage, parecerá meio ultrapassado. De qualquer forma, devemos lembrar que é um carro discreto e isto agrada a muitas famílias. Pontos a serem enaltecidos nele é o conforto, espaço e economia.

  • Said

    É outra categoria, quer desempenho compre um v6, quer um carro confortável e econômico, compre um crv e se sabe dirijir, vai conseguir fazer seu crv deixar de ser tão lento como dizem…ali potencia é nos 4mil giros…

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