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Avaliação NA – Honda CR-V 3 – Comportamento e consumo na cidade

honda-cr-v-andando-cidade Avaliação NA - Honda CR-V 3 - Comportamento e consumo na cidade

Imagine um carro com mais de 1.600 quilos, motor 2.0, tração integral e câmbio automático. Todos os ingredientes para um consumo ruim estão reunidos no Honda CR-V EXL, resultando em idas bem frequentes ao posto de gasolina.



Em nossos testes chegamos a um consumo urbano de 6,8 km/l, alto pelo fato de o CR-V consumir apenas gasolina, mas não tão alto quanto se pensaria, pois alguns modelos menores e sem tração integral consomem o mesmo hoje em dia. O ar-condicionado foi usado em apenas 30% do tempo. Com o CR-V você consegue andar sem pisar muito em retas. Já em subidas, é necessário pisar fundo. Aí o utilitário reduz uma marcha e grita com vontade, ganhando velocidade lentamente.

Fica claro que o motor fraco para seu peso é um dos maiores problemas do modelo. Quem gosta de bom desempenho deve ficar longe do CR-V e seus 150 cavalos. Se ele tivesse pelo menos um motor 2.4 com uns 180 cavalos, como acontece nos EUA, o consumo seria melhor, e o motorista não precisaria de tanta paciência nos momentos de aceleração forte. Note no entanto que no anda e para da cidade o motor 2.0 dá sim conta do recado, para quem quer apenas certa agilidade e não desempenho impressionante. O freio é bem eficiente.

Fora isso, é interessante usar o CR-V na cidade. Ele aparenta ser maior do que realmente é, mas seus 4,57 metros não apresentam maiores problemas em ruas estreitas e na hora de estacionar. O modelo tem uma suspensão firme mas um tanto macia, seus bancos são confortáveis, o descansa-braço apóia bem, a posição de dirigir e a visibilidade são boas, e os largos pneus 225/65 R17 absorvem bem as irregularidades do piso.

A altura para se entrar dentro da cabine do CR-V é relativamente baixa, facilitando para mulheres, pessoas de estatura menor e idosos. O nível de ruído dentro da cidade é bom. Não notamos peças soltas, barulhos de acabamento mal encaixado ou nada parecido. As portas vedam bem o ruído externo e o ar-condicionado é forte, gelando até demais.

Veja também mais fotos do Honda CR-V, impressões do interior e qualidade de acabamento do Honda CR-V, e comportamento do Honda CR-V na estrada.

OBS.: Como ficamos com o Honda CR-V em uma semana onde tivemos muitos compromissos e eventos para comparecer, não foi possível fazer um vídeo avaliando ele na cidade. Apenas temos um vídeo que foi feito na cidade ao testarmos um sistema diferente de fixação da câmera no vidro (sistema esse que se mostrou tão ruim quanto o anterior). No entanto, neste vídeo eu não falo nada, são apenas imagens do carro andando na cidade. Já o vídeo de avaliação na estrada foi feito normalmente.

  • Lauolling

    Cadê os designers de tais sistemas de fixação para câmeras dentro dos carros numa hora dessa?:D

    • Existir até existe, no Brasil que é difícil de achar… tem um suporte que usa um imã e daí é só colocar no teto do carro… por aqui já vi usarem aqueles suportes que os atletas colocam na cabeça ou braço, é tipo uma fita, daí é só colocar no para-sol do carro ou no encosto de cabeça.

    • RMN14

      Só comprar uma Go Pro….

  • RafaelRabeloo

    O Eber e a avaliação do Azera?

  • Romulo_Max

    Que pena que não vai ter video na cidade… ia ser interessante ver op CR-V se esgoelando pra subir os morros da sua cidade. rsss
    PS. Consumo superior que a Santa fé 3.5 V6. :S

    • RBuriti

      Um vizinho do prédio tem uma SF e a dele faz 4km/l na cidade. =O

      O CRV tem um casamento nao muito adequado com o motor. Muito pesado e pouco forte. Ainda acredito que o captiva e ASX tenham um melhor conjunto que o CRV.

      • Romulo_Max

        O pai de um amigo que tem uma SF falou que a dele tá fazendo entre 6,5-9km/l na cidade (dependendo do trânsito, mas com AC sempre ligado), recentemente o carro teve média de 11km/l na estrada, confirmado pelo tanque e pelo computador de bordo. Mas logico que isso tbm varia mto do pé e dos lugares por onde as pessoas rodam.

        • fredggp

          Cara, é difícil às vezes acreditar que um SF faça 6,5 km/l num trânsito pesado. Acho que faz bem menos. Ou, como ele fez o cálculo pelo tanque e pelo CB, o trânsito pesado dele é o meu leve. Só acredito se ele me informar qual a velocidade média (se tiver no CB) para comparar o nível de congestionamento da cidade dele com a minha. Digo isso, pois meu Fox (1.6) faz 6,8 na gasolina no trânsito pesado (Vm=13 km/h). Sei que o Fox não é exemplo de economia, mas nas estrada ( a 100 km/h) chega a fazer 16 km/l, o que considero bom.

    • joaopbezerra

      Acho que seu senso de superior e inferior pra consumo ta equivocado.

      Santa Fe 3.5 V6 nao faz mais de 6km/l urbanos, não tem pé leve que faça.

  • thiagolamim

    Bem complicado andar com um carro 4 Cil bebendo desse jeito, se ainda fosse um V6, V8 com aquele barulho gostoso dava até pra aguentar pela emoção.

  • spok

    Nossa que consumo de V6 meu deus..
    resumindo carro de madame e ponto.

  • RSM

    Eber, será que é muito dispendioso pra você gastar 100 reais numa micro câmera HD pra essa finalidade?

  • lndnfsu2

    gastao heim! e ja vi gente falando que por ser 2.0 era mais economico que os rivais 2.4 e V6

    • Renato_Bauru

      Me falaram que a EXL, por ser 4×4, gasta mais que a LX (4×2). Agora nao sei se isso procede.

  • BlueGopher

    Como o CRV vende bem, aparentemente os brasileiros pesam mais o desempenho estático do que o desempenho dinâmico do carro.

  • car_critic

    esse carro ai th mto morto…se custasse 20.000R$ a menos seria interessante…so vende pelo nome que a Honda AINDA POR ENQUANTO tem

  • libenter_crv

    Tenho uma CR-V EXL a 6 meses, com 10 mil km – substituição de um New Civic.
    Estes dados de consumo são bem próximos da realidade.
    A minha na cidade faz entre 5,5 e 6 km/l – rodando a maior parte do tempo em 2a marcha por ser cidade pequena.
    Na estrada pra fazer menos de 10km/l tem que ter pé pesado. Na cidade o civic bebia mais, por ser flex, e na estrada menos.
    A falta de torque é muito perceptível, chegando a desanimar no começo. Como já acostumei com o motor/câmbio, e sei que a 2a marcha vai quase até 120km/h, é só voltar 2a e fazer a ultrapassagem com segurança – mas aos berros.
    Quando fui comprá-la eu andei em praticamente todos os carros entre 90 e 120 mil reais (Freelander, Outlander, RAV4, SW4).
    Ela foi a única que combinou baixo consumo com um valor de seguro aceitável. O que mais me empolgou foi o Outlander V6, mas a desvalorização é muito grande. A RAV4 ficou no meio termo mas a cotação do seguro voltou em 5 paus. A SW4 não vale o que pedem, nem a usada! A CR-V aliou da melhor forma economia, desvalorização, manutenção, preço e seguro.
    Se fizer questão de desempenho gaste mais um pouco e compre um carro com motor V6 – ou pelo menos 2.4L.
    Quem tem 100 mil reais pra dar num carro pode gastar 100-150 reais a mais por mês com combustível.
    Eu optei por gastar menos e pago o preço nas ultrapassagens e retomadas lentas.

  • joaopbezerra

    O consumo está pouquissimo acima de minha TR4 2.0 MT, monofuel. Ela faz 7.3km/l, urbano.

    Em casa tambem temos uma C4 Grand Picasso, 2.0 AT4, e o consumo ta na faixa dos 5.3km/l na cidade. Realmente o consumo do CRV nâo ta nada mal.

  • juncobrasil

    A minha CRV 4×2 em Brasília – DF chega a fazer 10 KM/l, não só a aminha, conheço varios outros proprietários. Este consumo divulgado pela reportagem causa estranheza!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • libenter_crv

      Caro Juncobrasil,
      Em BSB, pela estrutura viária e topografia plana, os carros tendem a ser mais econômicos.
      Nos diversos fóruns da internet você verá que tal diferença é normal.

    • Alesr50

      Cara DF é planejada e plana…até os "frex" se tão bem ai…huauhaua

  • thiagoelero

    Quinzenalmente viajo cerca de 1000 quilometros com um CRV 2011 e ando muito pouco com ele na cidade e é o maior problema do Honda é sua falta de folego nas ultrapassagens, você partindo de cerca de 60km/h para mais de 100km/h tem que pensar 10x antes de iniciar a retomada ja que o carro nao tem torque para o seu peso, ja o resto o carro é fantastico! otimo espaco interno e intens de conforto otimos, e na estrada o carro faz cerca de 9,5km/l e sua traçao 4×4 é muito prazeroso tanto nas curvas quanto na chuva!

  • davixt

    Esse conssumo em se tratando de Minas Gerais, tá ótimo, lá ou vc sobe ou vc desce!!!! rsrsrs

  • Renato_Bauru

    Eber e o consumo medio na estrada?

  • Cil

    Bebe muito. É super pesadão para uns cavalinhos… e o pior é preço que eles cobram!

  • roddy

    Azerão, Eber. Por favor!!

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